Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Hospital Pasteur ganha programa de residência médica

Foto: Reprodução
O Hospital Pasteur inicia, dia 12 de março, sua residência médica, programa inédito da unidade, com quatro vagas para o curso de clínica médica
 
Para Pablo Quesado, chefe da Clínica Médica do Hospital , esse é um grande avanço para a unidade, que já conta com uma estrutura tecnológica e de pessoal e agora abrirá novas frentes, de ensino e pesquisa. “Investir em educação continuada e na qualificação de novos profissionais é um ganho para o hospital, pois, além de um grande complexo assistencial, o Pasteur está caminhando para se tornar referência acadêmica, pela formação de profissionais especializados em clínica médica com o padrão de exigência de uma unidade hospitalar de alta complexidade”, aponta.
 
De acordo com Ricardo Fraga, coordenador da residência médica em clínica médica, o diferencial do curso é o ensino focado também na área de gestão hospitalar. “O objetivo não é formar somente especialistas; para nós é primordial a formação de médicos com postura de liderança. Para isso, o curso trará a abordagem técnica da profissão e também conteúdos relacionados com a gestão de pessoas”, afirma Fraga.
 
O projeto de residência, planejado há cerca de dois anos, passou pela certificação da Comissão Nacional da Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação para o reconhecimento do curso e oferece uma estrutura completa para fomentar o ensino e gerar conhecimento para os médicos recém-formados. “O Pasteur quer oferecer um ambiente de ensino e de crescimento, com segurança e bom nível técnico, que seja ético e permita a todos desenvolverem sua melhor medicina. A intenção é gerar discussão acadêmica e preparar especialistas capazes de investigar e questionar um quadro clínico, a fim de estabelecer um diagnóstico preciso para os pacientes”, destaca Raphael Zenatti, coordenador geral da Residência Médica.
 
O curso terá duração de dois anos e contará com uma carga horária de 60 horas semanais. Os residentes terão a vivência da prática médica por meio do contato direto com cerca de 20 médicos, que os supervisionarão no atendimento na Emergência, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e na Unidade Avançada da Tijuca, com atendimento ambulatorial, entre outros setores do hospital.
 
Para ingressar, os candidatos deverão ser formados em medicina e aprovados nas provas teórica (24 de fevereiro) e prática (27 de fevereiro). O teste teórico terá 75 questões de múltipla escolha e vale 60% da nota. Já a avaliação prática será composta por um estudo de caso clínico.
 
As inscrições vão até o dia 12 deste mês, com possibilidade de prorrogação. Os interessados poderão se candidatar de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h, diretamente no hospital, que fica na Rua Amaro Cavalcanti, 495, com os seguintes documentos: uma foto 3X4; currículo; original e cópia autenticada da carteira de identidade; original e cópia autenticada do CPF; original e cópia autenticada do registro no conselho de classe (CRM) ou comprovante de inscrição no CRM e cópia do comprovante de depósito da taxa de inscrição – R$ 150 depositados no Itaú, agência 4076, conta-corrente 14584-8, em nome da Amil LifeSciences –, que deverá ser identificado com o CPF do candidato.

O edital do concurso pode ser visto no site do hospital http://www.hospitalpasteur.com.br/

Rachel Lopes
rachel@saudeempauta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário