Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 12 de março de 2013

Governo autoriza reajuste no preço de medicamentos

O IPCA será utilizado no cálculo para o reajuste dos preços
 dos medicamentos
Deverá ser utilizado para a formação dos preços a inflação medida pelo IPCA, calculada pelo IBGE, acumulada no período de março de 2011 até fevereiro de 2012
 
O governo, por meio do Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), autorizou, nesta terça-feira, reajuste de preços de medicamentos a partir de 30 de março. O ajuste deverá adotar como referência o Preço Fabricante usado a partir de 31 de março de 2012. Deverá ser utilizado para a formação dos preços o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulado no período de março de 2011 até fevereiro de 2012.
 
Após a publicação oficial do IPCA de fevereiro de 2013, que ficou em 0,60%, a CMED editará resolução específica sobre a forma de definição do Preço Fabricante e do Preço Máximo ao Consumidor dos medicamentos e da forma de apresentação de Relatório de Comercialização pelas empresas produtoras, destaca a resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU).
 
Fonte Estadão

Turma Parauapebas

Turma da pós em Administração Hospitalar da Pró Saúde - Hospital Yutaka Takeda na  Serra dos Carajás
Parauapebas - PA 09/03/2013
 Obrigado pela atenção dispensada dentro e fora da sala de aula.
Desejo-lhes sucesso profissional nos novos desafios que estão chegando!

Grupo no Samu batia ponto com dedos falsos

Uma médica foi flagrada pela Guarda Municipal de Ferraz de Vasconcelos marcando ponto para colegas com dedos de silicone por volta das 7h deste domingo (10). Ela trabalha para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que é administrado pela prefeitura.
 
A funcionária foi levada para a delegacia, onde, segundo a Secretaria Municipal de Segurança, denunciou um esquema que envolveria 11 médicos, 20 enfermeiros e seria organizado pelo coordenador do Samu no município, Jorge Cury. Com ela, foram apreendidos seis dedos de silicone.
 
Na delegacia, a médica Thauane Nunes Ferreira, de 29 anos, "confessou que fazia os registros em nome de médicos a mando do diretor Jorge Cury", segundo o boletim de ocorrência. Thauane vai responder por falsificação de documento público. Ela foi detida, mas às 12h15 o advogado dela, Celestino Gomes Antunes, estava no plantão judiciário, em Mogi das Cruzes, em busca de um habeas corpus para que a médica fosse liberada. Ele disse que a cliente fazia a marcação de ponto de colegas "em função do emprego, era uma condição de contratação" e ainda completou que "ela entrou ontem (sábado) às 19h e nem ganharia essas horas. Às 7h de hoje (domingo) era o horário que ela deveria entrar para ficar até amanhã."
 
O coordenador do Samu, Jorge Cury, disse às 11h35 deste domingo ao G1, que não tinha conhecimento das irregularidades e que foi surpreendido pela notícia. “O secretário de Saúde me ligou e estou indo para a delegacia. Isso é um absurdo! Sou funcionário da prefeitura há 25 anos. Eu nunca soube disso. Passo no Samu todo domingo e nunca faltava funcionário. Hoje que não fui aconteceu isso.”
 
O secretário municipal de Segurança, Carlos César Alves, disse que guardas municipais ficaram a postos para flagrar a irregularidade na manhã deste domingo por causa de uma denúncia anônima. Os profissionais do Samu batem cartão na sede da prefeitura. Além dos dedos de silicone, também foram apreendidos comprovantes impressos quando os funcionários batem o ponto. De acordo com o boletim de ocorrência, com o consentimento do Ministério Público, a Guarda Municipal fez imagens do momento em que a médica usava os dedos.
 
O secretário municipal de Saúde Juracy Ferreira da Silva esteve na delegacia na manhã deste domingo. Ele disse que ainda vai avaliar quais medidas vão ser tomadas.
 
Fonte G1

Médica que atendeu ciclista se diz indignada e chama motorista de 'monstro'

Luiz Claudio Barbosa/Futura Press
O motorista Alex Siwek que atropelou o ciclista que perdeu
um braço na Avenida Paulista, chega ao 78º DP na região
 dos Jardins em São Paulo
Rachel Baptista, da equipe do Hospital das Clínicas, publicou 'desabafo' em seu perfil no Facebook sobre o atropelamento do ciclista que teve o braço amputado
 
A médica Rachel Baptista, da equipe do Hospital das Clínicas que atendeu o ciclista que teve o braço decepado no domingo (10) em um acidente na Avenida Paulista, pediu por punição através de uma mensagem publicada em sua página pessoal no Facebook. "Quero manifestar a minha indignação quanto à atitude desse monstro que atropelou o ciclista na Avenida Paulista e que inviabilizou a chance desse menino de 21 anos tentar recuperar o braço", escreveu.
 
Depois da repercussão do post, Rachel apagou a mensagem de seu Facebook na manhã desta segunda-feira. "Já fiz meu desabafo como cidadã sobre o caso", disse após pedido de entrevista da reportagem.
 
David Santos Souza, de 21 anos, ia trabalhar quando foi atropelado por volta das 5h30 pelo estudante de psicologia Alex Siwek, de 21 anos, que voltava de uma balada com um amigo. O braço do ciclista foi arrancado e ficou preso no para-brisa do carro de Siwek. Depois de fugir do local do crime, o estudante jogou o braço do rapaz no Córrego do Ipiranga, na Avenida Ricardo Jafet, zona sul, perto de onde mora.
 
"Estávamos prontos para tentar o reimplante e infelizmente a polícia juntamente com os bombeiros não conseguiram encontrar o braço no rio", detalhou Rachel no Facebook. Após passar por uma cirurgia para limpeza e sutura da ferida, David segue internado na UTI do HC. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o quadro do ciclista segue estável.
 
Siwek foi encaminhado para a Casa de Detenção Provisória Belém II, em São Paulo. De acordo com o Serviço de Administração Penitenciário, ele estará em Regime de observação, isolado dos outros presos e só podendo receber visita de advogados. De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado no 78º DP (Jardins), o estudante vai responder por tentativa de homicídio, fuga do local do acidente, embriaguez ao volante e manobras arriscadas.
 
O acidente ocorreu na madrugada de domingo, e Siwek, que voltava de uma festa com um amigo, fugiu sem prestar socorro. De acordo com o Boletim de Ocorrência, Siwek estava "em alta velocidade e ultrapassava os carros, aparentemente embriagado, quando invadiu a faixa do ciclista".
 
Horas depois ele se apresentou voluntariamente à polícia. Ao refazer o trajeto após o atropelamento, o homem teria confessado que ao perceber que o braço da vítima ficou preso no carro, ele jogou o membro em um córrego na região da avenida Ricardo Jafet, na zona sul da cidade. Siwex passou a noite na 2ª DP de São Paulo, no Bom Retiro.
 
Os bombeiros atenderam o chamado às 5h50 e levaram ciclista ao pronto socorro do Hospital das Clínicas (HC). Segundo o hospital, a vítima já chegou com o braço amputado, passou por uma cirurgia no final da tarde de ontem e seu estado está "estável".
 
O acidente ocorreu no cruzamento com a avenida Maria Figueiredo, sentido Paraíso, próximo à estação Brigadeiro do Metrô. No local, aos domingos e feriados, é implantada a ciclofaixa de lazer das 7h às 16h. No momento do acidente, a faixa exclusiva ainda não estava em funcionamento, apesar de alguns cones já estarem no local para iniciar a separação entre carros e bicicletas. Devido ao acidente, três faixas da esquerda da avenida Paulista, no sentido Paraíso, foram interditadas
 
Fonte iG

Como a dieta ortomolecular combate os radicais livres através da alimentação

veggie diet happy Como a dieta ortomolecular combate os radicais livres através da alimentação
Frutas e vegetais possuem antioxidantes poderosos
Estima-se que cerca de dez mil vezes ao dia as células do corpo são bombardeadas pelos radicais livres. Esses átomos ou moléculas em desequilíbrio são produtos de reações normais do organismo. Altamente reativos, os radicais livres agridem as células. Logo, surge o envelhecimento e com ele as doenças associadas.

O radical livre mais perigoso é o oxigênio, que pode se transformar em superóxido e em peróxido de hidrogênio. Muitos oxidantes podem vir dos poluentes do ar, de produtos químicos ou industriais, dos agrotóxicos ou da combustão de automóveis. O cigarro, a exposição solar, os exercícios físicos exagerados e alguns medicamentos também podem ser responsáveis pelo acúmulo de oxidantes, assim como a depressão, a ansiedade e o medo.
 
Essencial para quem quer viver bem e de forma saudável, a Prática Ortomolecular visa o tratamento das doenças e a prevenção da saúde através da eliminação dos radicais livres existentes no corpo. É uma medicina natural que utiliza a alimentação funcional como fator determinante de saúde.

Não há como controlar a qualidade do ar que se respira nem os aspectos emocionais, por isso a solução é controlar o que se come. O melhor sistema antioxidante para as células está na alimentação. Por intermédio dos alimentos ricos em antioxidantes pode-se atacar, interceptar e destruir as moléculas de oxigênio maléficas.
 
Frutas e vegetais possuem antioxidantes poderosos. O ideal é escolher os alimentos mais coloridos, pois quanto mais forte a cor, maior a quantidade de antioxidantes. Cebola roxa, alho cru, verduras de folha verde escura e frutas como goiaba, laranja, melancia e uvas vermelhas são riquíssimos em antioxidantes.
 
Os radicais livres são eliminados normalmente pelo sistema enzimático antioxidante do corpo. Com a retirada dessas substâncias, é possível equilibrar o organismo e promover o rejuvenescimento celular dos órgãos envolvidos no metabolismo.
 
Alimentos antioxidantes:
 
- Acerola, laranja, manga, melão, papaia, morango, limão, kiwi, couve-flor, pimentão, batata – ricos em Vitamina C

- Fígado, batata, carne vermelha, germe de trigo, levedo de cerveja – ricos em Ácido lipóico

- Lecitina de soja, ovos, peixes, couve-flor, amendoim – ricos em Colina

- Damasco, azeite, óleos de germe de trigo, milho, girassol e oliva, leite, batata-doce, abacate, amêndoas – ricos em Vitamina E

- Fígado, leite, ovos, queijo, manteiga, cenoura, espinafre, maracujá, abóbora, acelga, melão – ricos em Vitamina A

- Limão, laranja, lima-da-pérsia, uva, damasco, cereja, ameixa, mamão, pimentão, brócolis – ricos em Bioflavonoides
 
Fonte Corposaun

Ingestão de cafeína melhora desempenho de atletas em altitudes elevadas

Voluntário participa de teste: simulação de uma altitude equivalente a 2.500 metros
Foto Divulgação
Voluntário participa de teste: simulação de uma altitude
 equivalente a 2.500 metros
Segundo pesquisa da Unicamp, por desconhecimento, muitos ainda não fazem uso da substância para melhorar resultados
 
A cafeína melhora em 12% o desempenho de atletas em altitudes elevadas. É o que aponta a pesquisa da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Já é consenso na literatura que a cafeína melhora muito o desempenho aeróbio de esportistas no nível do mar. Porém, é pouco estudado se a substância seria indicada para quem pratica esportes em altitudes elevadas" , explica o autor do estudo, o educador físico Bruno de Paula Caraça Smirmaul.
 
Os testes foram realizados nos laboratórios da Universidade de Kent, durante período de estudos na Inglaterra. Segundo ele, só duas pesquisas anteriores à dele mostram este aspecto sem, no entanto, esclarecer sobre os mecanismos que levam a cafeína a ser tão eficaz, particularmente em altitude, em que a fadiga muscular ocorre de forma mais rápida.
 
Desde 2004, a substância foi liberada pela Agência Mundial Antidoping e, no entanto, persistem dúvidas quanto à sua utilização. Smirmaul relata que muitos atletas ainda desconhecem a liberação, e acabam não fazendo uso da cafeína para incrementar os resultados do seu esforço. Ele recomenda que os praticantes de esportes como, por exemplo, corrida, escalada e futebol, quando estiverem em altitudes elevadas, façam a ingestão da substância para um efeito benéfico.
 
Os sete voluntários do estudo se submeteram a exercícios em uma bicicleta ergométrica e, a partir de um equipamento que reduz a fração de oxigênio, foi realizada a simulação de uma altitude equivalente a 2.500 metros do nível do mar. " Desta forma, pudemos mensurar diversos parâmetros como fadiga periférica e central, frequência cardíaca, saturação de oxigênio, lactato e, até mesmo, oxigenação cerebral para entender o mecanismo pelo qual a cafeína melhora o desempenho dos indivíduos" , esclarece.
 
A pesquisa comparou o efeito da ingestão de cafeína e de placebo, mas os voluntários não tinham conhecimento quando estavam ingerindo um ou outro. Com isso, foi possível perceber que a cafeína diminuiu substancialmente a sensação de fadiga e a percepção de esforço dos sujeitos e melhorou parâmetros neuromusculares durante os exercícios.

Com informações da Unicamp
 
Por isaude.net

Alteração na estrutura óssea dos pés causa dor em obesos graves

A dor induzida pela obesidade grave pode levar à incapacidade
 funcional dessas pessoas
Pesquisa da USP mostra que a dor induzida pela obesidade grave pode levar à incapacidade funcional dessas pessoas
 
As dores causadas por alterações na estrutura óssea e articulações dos pés em pacientes obesos graves representam papel chave na deficiência dessas pessoas, afetando sua capacidade de realizar atividades da vida cotidiana, como caminhar. " A dor induzida pela obesidade grave pode levar à incapacidade funcional dessas pessoas, como a fraqueza muscular, e uma piora em sua qualidade de vida" , esclarece a fisioterapeuta Sonia Maria Fabris Luiz.
 
Em sua tese de doutorado Impacto de dois níveis de obesidade grave sobre as alterações ostearticulares e funcionais de joelho e pé, desenvolvida na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Sonia avaliou o impacto do excesso de peso sobre o joelho e pé, buscando verificar a prevalência do pé plano em super obesos, bem como suas repercussões.
 
A pesquisa avaliou uma população de 81 pacientes do ambulatório de cirurgia do aparelho digestivo do Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), os quais estavam na fila de espera para a realização da gastroplastia (cirurgia de redução do estômago). Havia representantes de dois níveis de obesidade grave: com Índice de Massa Corpórea (IMC) de 40 a 50 quilos por metro quadrado (Kg/m²) e maior do que 50 Kg/m². O IMC, medida utilizada para identificar se alguém está no peso ideal, é calculado a partir da divisão do peso da pessoa pelo quadrado de sua altura. Os participantes foram submetidos a uma avaliação inicial de idade, peso e estatura, para depois passarem por exames específicos para a medição do arco plantar (curvatura) dos pés e verificação da presença de osteoartrite nos joelhos.

Presença de pé plano e osteoartrite
Embora em um dos exames a baropodometria, que avalia a impressão da superfície do pé o resultado tenha apontado que apenas 20% dos pacientes apresentavam pé plano, a avaliação de imagens radiográficas mostrou existente a aplanação do arco plantar, com diferentes graus, em 100% deles. "
 
O excesso de peso que esses pacientes tem força o arco plantar em direção ao chão. Há, então, uma distensão dessa região da musculatura, dos tendões, uma fraqueza muscular. Com isso o pé fica mais aplanado" , explica Sonia. A diferença entre os resultados pode ser explicada pela natureza de cada exame, já que a radiografia permite a observação da estrutura óssea do pé, enquanto a baropodometria avalia as razões entre as regiões do mediopé e retropé (respectivamente as porções intermediária e anterior do pé) da impressão plantar.
 
Já com relação à presença de osteoartrite dos joelhos, os testes demonstraram que 81,5% dos pacientes apresentavam a degeneração nas articulações, em diferentes níveis. No entanto, não foi possível associar estatisticamente esse desgaste ao IMC. " A distribuição entre os graus de osteoartrite foi heterogênea" , conta Sonia. Ela explica que o possível motivo da ausência de relação entre as duas variáveis seja o fato de os pacientes ainda serem jovens, com idade máxima de 50 anos. " Acredito que se acompanhássemos essas pessoas nos próximos anos, veríamos uma progressão da osteoartrite nos joelhos relacionada à IMC" , comenta.

Efeito nas atividades cotidianas
Além dos exames, os pacientes também responderam dois questionários relacionados aos aspectos funcionais dos pés e joelhos: o Western Ontario and McMaster Universities Ostheoarthritis Index (WOMAC), para avaliar a rigidez articular e funcionalidade do joelho em relação à osteoartrite; e o Foot and Ankle Outcome Score (FAOS), que dá a percepção da pessoa em relação às alterações que apresenta no pé e no tornozelo.
 
Os questionários permitem o conhecimento do grau da dor em relação a uma série de atividades do dia a dia, como caminhar no plano, subir e descer escadas, entrar em carros, tirar e calçar meias, movimentar o pé em várias posições, etc. " Com base no resultado dos exames e nos questionários, tivemos uma avaliação global, não só em termos de alteração estrutural, mas também em termos de sintomatologia de dor e de funcionalidade" , relata a fisioterapeuta.
 
A maioria dos pacientes dizia que tinha dificuldades para realizar exercícios cotidianos simples, como caminhadas regulares, em função da dor no pé e no joelho. " Vimos que a dor induzida pela obesidade pode favorecer o abandono desse paciente em programas de atividade física para a perda de peso e, consequentemente, favorecer o sedentarismo nessa população" , acrescenta Sonia.
 
A pesquisa também sugere uma possível relação entre as alterações morfológicas no pé e a dor e disfunção na articulação do joelho durante as atividades.
 
Fonte isaude.net

Equipe transforma iPhone em microscópio capaz de diagnosticar infecções

Imagem mostra telefone celular com microscópio adaptado
Foto: Isaac Bogoch
Imagem mostra telefone celular com microscópio adaptado
Aparelho pode se tornar uma ferramenta valiosa na detecção de infecções por vermes em regiões pobres e remotas
 
Cientistas que trabalham na área rural da Tanzânia transformaram um aparelho de celular em um microscópio capaz de diagnosticar infecções por vermes intestinais em crianças.
 
Pesquisa sugere que microscópios adaptados em telefones celulares podem em breve se tornar uma ferramenta valiosa no diagnóstico de doenças em regiões pobres e remotas.
 
A equipe usou uma lente de vidro simples, uma tira de fita dupla-face, e uma lanterna barata para converter um iPhone em um microscópio de campo.
 
"Há várias adaptações em laboratórios com microscópios de telefones celulares, mas esta é a primeira vez que a tecnologia tem sido usada no campo para diagnosticar parasitas intestinais", afirma o principal autor do estudo Isaac Bogoch, do Toronto General Hospital, no Canadá.
 
Os cientistas utilizaram um microscópio de telefone celular, em conjunto com um microscópio de luz padrão, para avaliar amostras de fezes de 199 crianças que tinham sido preparadas em uma lâmina de laboratório típica. As crianças estavam participando de um ensaio clínico em Pemba, na Tanzânia, que testava a eficácia de tratamentos com medicamentos diferentes para se livrar de vermes intestinais.
 
Para examinar uma amostra de fezes, os pesquisadores cobriram o slide em celofane, usaram a fita dupla face para anexá-lo à câmara, iluminaram com a lanterna e depois tiraram uma fotografia.
 
Embora o microscópio iPhone não tenha sido tão sensível quanto um microscópio padrão para a detecção de vermes intestinais em amostras de fezes, Bogoch e seus colegas acreditam que, com alguns ajustes, ele pode chegar muito perto. "Acreditamos que microscópios de telefone celular podem em breve se tornar uma ferramenta valiosa no diagnóstico de doenças em regiões pobres e remotas, onde os vermes intestinais são um grave problema de saúde, principalmente em crianças", afirma.
 
No geral, o microscópio celular detectou evidência de infecções por vermes intestinais (por revelar a presença de ovos) em cerca de 70% das amostras que haviam sido consideradas infectadas através de um microscópio padrão.
 
A sensibilidade do microscópio celular variou muito, dependendo do tipo de intensidade da infecção. Ele detectou 81% das infecções por lombriga gigante (A. lumbricoides) e 54% das infecções por lombrigas (T. trichiura). No entanto, revelou apenas 14% de todas as infecções pelo ancilóstomo, que os pesquisadores atribuem ao fato de as infecções por esse parasita deixarem menos ovos do que os outros. "Foi muito bem sucedido na detecção de infecções moderadas a fortes, mas não muito bons em detectar infecções leves onde pode haver apenas alguns ovos na amostra", observa Bogoch.
 
A equipe está confiante de que, no futuro próximo, vão ver microscópios de telefone celular amplamente utilizados em locais de poucos recursos. "Eles são fáceis de fazer, portáteis e hoje você pode encontrar telefones celulares com câmeras mesmo em algumas das regiões mais remotas do mundo", destaca Bogoch.
 
 
Fonte isaude.net

Remédio para disfunção erétil não protege contra insuficiência cardíaca

Pesquisa analisou o efeito da droga sobre a capacidade de tratar insuficiência cardíaca
Foto: Pfizer Canada
Pesquisa analisou o efeito da droga sobre a capacidade
 de tratar insuficiência cardíaca
Estudo realizado com 216 pacientes ambulatoriais não encontrou efeito benéfico do Viagra sobre a condição cardíaca
 
Um medicamento comumente usado disfunção erétil, o sildenafil ou Viagra, não é eficaz no tratamento de insuficiência cardíaca. É o que mostra estudo de pesquisadores da Mayo Clinic, nos EUA.
 
O estudo RELAX, apresentado na American College of Cardiology's 62nd Annual Scientific Session, mostrou resultados decepcionantes, segundo os pesquisadores.
 
A pesquisa contradiz trabalhos anteriores que mostraram que o sildenafil, inibidor da fosfodiesterase-5, poderia ser benéfico para pessoas e animais com insuficiência cardíaca diastólica.
 
Os pesquisadores analisaram o efeito da droga sobre a capacidade máxima de exercício, avaliada pelo consumo máximo de oxigênio e até quão longe as pessoas podiam andar em seis minutos, o seu estado clínico e sua estrutura e função do coração. "Eles não encontraram nenhum benefício. Foi uma surpresa e uma decepção, e era contraditória com a nossa hipótese. Há poucas opções de ajuda para estes pacientes, e nós esperávamos encontrar alguma coisa", afirma a autora da pesquisa Margaret Redfield.
 
Quando o coração não bombeia sangue corretamente, isso pode resultar em sintomas de insuficiência cardíaca, tais como falta de ar, cansaço e fraqueza.
 
De acordo com os investigadores, o estudo RELAX é o primeiro multicêntrico a olhar para o efeito da terapia com sildenafil sobre esta condição, também conhecida como insuficiência cardíaca diastólica.
 
O estudo foi realizado com 216 pacientes ambulatoriais estáveis com insuficiência cardíaca, com capacidade de exercício reduzida e idade média de 69 anos. Os participantes foram inscritos durante um período de 3,5 anos a partir de 26 centros dos EUA.
 
"Este foi um estudo muito complexo e os critérios eram muito rígidos. Mas é mais provável que nós não tenhamos visto os resultados que esperávamos porque este tipo de insuficiência cardíaca apenas não responde a esta droga", afirma Redfield.
 
Fonte isaude.net

No Rio, vítimas de violência física e sexual terão atendimento diferenciado

Em 2012 foram notificados quase 1.500 casos de violência doméstica apenas nos hospitais estaduais do Rio
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Em 2012 foram notificados quase 1.500 casos de violência
doméstica apenas nos hospitais estaduais do Rio
O Hospital Estadual Albert Schweitzer será o primeiro a implementar o atendimento com equipe multidisciplinar
 
As unidades de saúde do estado do Rio vão oferecer atendimento diferenciado para vítimas de violência física e sexual, em especial, para crianças e mulheres, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, principalmente, para levar apoio psicólogico aos pacientes e familiares. O Hospital Estadual Albert Schweitzer será o primeiro a implementar este tipo de atendimento nos próximos meses.
 
Para isso, coordenadores dos sete hospitais de emergência e dos Hospitais da Mulher Heloneida Studart e da Mãe, em Mesquita, participam de oficinas de capacitação, coordenadas pela equipe de humanização e área técnica de violência da Secretaria de Estado de Saúde. Também será adotado um protocolo diferenciado de atendimento para esses pacientes.
 
Somente em 2012, foram notificados quase 1.500 casos de violência doméstica apenas nos hospitais estaduais do Rio, sendo que 51% eram mulheres. No ano passado, os Hospitais Estaduais Getúlio Vargas e Adão Pereira Nunes foram os que mais atenderam mulheres vítimas de violência doméstica.

Desde 2010, o estado tem implementado a Ficha de Notificação/Investigação de Violência Doméstica, Sexual e/ou outras Violências. O serviço foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de unificar as notificações compulsórias de violência da criança, adolescente, mulher e idoso. As informações alimentam sistema próprio criado pelo MS, a Vigilância de Violência e Acidentes (Viva).
 
Fonte isaude.net

Relatório alerta para ataques a hospitais como tática de guerra na Síria

Além de hospitais e centros de saúde destruídos, profissionais de saúde são capturados para evitar socorro aos feridos
 
A Comissão de Inquérito sobre a Síria anunciou, nesta segunda-feira (11), que registrou casos de ataques a centros de tratamento médico como tática de guerra.

De acordo com o presidente da Comissão, Paulo Sérgio Pinheiro, vários hospitais e centros de saúde foram destruídos, e ocorre a captura dos profissionais de saúde para evitar o socorro aos feridos.

O representante falou, em Genebra, da atualização do relatório de 18 de fevereiro sobre a situação da violência na Síria. Pinheiro lembrou que o número de sírios que fogem para os países vizinhos é de mais de 1 milhão.

Paulo Sérgio Pinheiro disse que tanto o governo como a oposição não protegem os civis, que são submetidos ao que chamou de "brutalidade da guerra."

O relatório aponta como rotina o bombardeamento de cidades, assassinatos em massa e o fogo cruzado contra alvos civis.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que cerca de 100 mil sírios foram feridos pelo conflito, tendo um quarto adquirido deficiência física para o resto da vida.

Com informações da ONU
 
Por isaude.net

Saúde bucal pode ser adotada como marcador de risco para doença cardíaca

Saúde bucal pode ser um marcador de risco útil para doença cardíaca
Foto: Oral Health
Saúde bucal pode ser um marcador de risco útil para doença cardíaca
Pesquisa global confirma associação da saúde oral ruim a fatores de risco cardiovascular como diabetes, tabagismo e obesidade
 
Dados de um estudo global realizado por pesquisadores da Uppsala University, na Suécia sugerem que a saúde bucal pode ser um marcador de risco útil para doença cardíaca no futuro.
 
O relatório demonstra que a saúde dental pobre, especialmente perda do dente, está associada a vários fatores de risco cardiovasculares estabelecidos, incluindo diabetes, tabagismo, pressão arterial, obesidade e outros fatores de risco novos.
 
Embora vários estudos tenham proposto uma ligação entre doença periodontal e doença cardíaca coronária, o conhecimento sobre a doença periodontal em pacientes com doença cardíaca estabelecida ainda é pequeno.
 
Os pesquisadores investigaram a prevalência de perda dentária e a ocorrência de sangramentos gengivais, como marcadores de doença periodontal, e sua relação com fatores de risco cardiovascular em pacientes de alto risco para doença cardíaca coronária que participaram do estudo STABILITY em andamento.
 
No início do estudo, 15.828 participantes de 39 países relataram seu número restante de dentes, categorizados como nenhum; 1 a 14; 15 a 19; 20 a 25 ou 26 a 32, e a frequência da hemorragia na gengiva dividida em nunca/raramente; às vezes; frequentemente ou sempre.
 
Dados sobre fatores de risco cardiovascular também foram obtidos, e análises estatísticas foram realizadas. Aproximadamente 40% dos participantes tinham menos de 15 dentes e 16% não tinham dentes; 25% dos indivíduos relataram ter sangramento de gengiva.
 
Para cada decréscimo no número de dentes, os investigadores observaram aumento dos níveis de Lp-PLA2, enzima que aumenta a inflamação e promove o endurecimento das artérias, bem como um aumento de outros marcadores de risco cardíaco, incluindo LDL, ou "mau" colesterol, açúcar no sangue, pressão arterial e circunferência da cintura.
 
Os participantes com menos dentes também tinham maior probabilidade de ter diabetes. Sangramentos na gengiva também estavam associados a níveis mais elevados de mau colesterol e pressão arterial.
 
O líder da pesquisa Ola Vedin adverte que os pesquisadores ainda estão incertos sobre o que está por trás da associação entre a perda do dente, a saúde da gengiva e saúde do coração. "Se a doença periodontal, na verdade, leva à doença coronária continua a ser indefinido. Pode ser que as duas condições compartilhem fatores de risco comuns de forma independente. Aqueles que acreditam que existe uma relação causal propõem várias teorias, incluindo a inflamação sistêmica, a presença de bactérias no sangue de dentes infectados e bactérias invasoras das placas coronárias", afirma Vedin.
 
Segundo a equipe, estudos adicionais são necessários para desvendar o potencial da saúde periodontal como um marcador de risco útil para doenças do coração. Se pesquisas futuras puderem confirmar uma relação causal, os dentistas podem desempenhar um papel importante na avaliação do risco cardiovascular.
 
 
Fonte isaude.net

Concurso Prefeitura de Planalto - SP

A Prefeitura de Planalto, Estado de São Paulo, publicou edital N° 01/2013 de concurso público organizado pela Instituição Soler de Ensino Ltda, destinado ao provimento de três (03) vagas para cargo de médico, com salários de até R$ 6.454,13.
 
As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, até ás 24hs do dia 24 de março de 2013.
 
As provas serão realizadas em escolas do Município de Planalto, provavelmente, no dia 07 de abril de 2013, em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Planalto.

Concurso Prefeitura de Bastos - SP

A Prefeitura de Bastos, Estado de São Paulo, lançou edital de concurso público N° 001/2013, com objetivo de preencher 04 vagas nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Radiologia e Médico II. O concurso será realizado pela empresa Ápice Concursos Públicos LTDA.
 
As vagas são para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com vencimentos variados de R$ 678,00 a R$ 2.777,31 em carga horária de 20 e 40h semanais.
 
Inscrições
As inscrições seguem abertas até o dia 24 de março de 2013, devendo ser efetuadas pela internet, através do site www.apiceconcursos.com.br, podendo ser pagas até a data limite de 25 de Março de 2013.
 
Taxas
Ensino Fundamental Completo: R$ 30,00;
Ensino Médio/Técnico: R$ 50,00;
Ensino Superior: R$ 70,00.
 
Provas
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Bastos, previstas para o dia 07 de Abril de 2013 em local a ser divulgado, através de Edital que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal de circulação no município e através dos sites: www.apiceconcursos.com.br e www.bastos.sp.gov.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 01 ano a partir da homologação do resultado final publicado no jornal de circulação do Município, podendo, a critério da Prefeitura Municipal de Bastos, ser prorrogado por igual período.

Concurso Saúde - ES 2013: Edital e Inscrição

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) abriu concurso público visando o preenchimento de 2.121 vagas para profissionais que substituirão vínculos temporários. As oportunidades são para profissionais com formação de nível superior e técnico, os quais poderão fazer jus a vencimentos entre R$ 1.455,00 e R$ 8.250,00, para o cumprimento de jornadas que poderão variar de 20 a 40 horas semanais.
 
Somente para médicos, são 773 oportunidades em 50 especialidades e 3 áreas de atuação. Para outros profissionais de nível superior, há 577 vagas em 11 áreas: assistente social, biólogo, enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico-bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.
 
Já para os postos que exigem formação técnica, há chances para técnicos em enfermagem, em imobilização ortopédica, em laboratório, em necropsia, em nutrição, em órtese e prótese e em radiologia, totalizando 771 oportunidades.
 
Os locais de atuação para todos os cargos estão distribuídos entre a Grande Vitória e interior do Estado.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas até 1º de abril de 2013, e serão feitas somente pela Internet - no site http://www.cespe.unb.br/concursos/sesa_es_13. As taxas de inscrição variam entre R$ 55,00 e R$ 95,00, dependendo do cargo escolhido.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas objetivas, a avaliação de títulos e a perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência serão realizadas na cidade de Vitória/ES.

As provas objetivas para os cargos de formação técnica de nível médio terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 19 de maio de 2013, no turno da manhã. Já as provas objetivas para os cargos de nível superior terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 19 de maio de 2013, no turno da tarde.

Na data provável de 7 de maio de 2013, será publicado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo edital informando a disponibilização da consulta aos locais e ao horário de realização das provas na Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/sesa_es_13.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, a partir das 19 horas da data provável de 22 de maio de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
 
Substituição gradativa de temporários
“É com muita alegria que anunciamos esse concurso", disse o secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, ao anunciar, juntamente com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e demais autoridades, a realização deste certame. "Vamos fazer a substituição gradativa de profissionais com designação temporária por concursados, que terão estabilidade e um plano de cargos e salários. É uma chance para aqueles que estão estudando e se preparando. Sem esse investimento o SUS não funciona”, detalhou o secretário.
 
Edição com informações do portal do Governo do Espírito Santo.

Prefeitura de Garopaba (SC) divulga edital de processo seletivo

No município de Garopaba, estado de Santa Catarina, a Prefeitura divulgou edital n° 008/2013 para realização de processo seletivo que visa contratar pessoal, por prazo determinado. As contratações servirão para reposição de vagas e para formação de cadastro reserva de funcionários que possam atuar em diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba.
 
No total, são ofertadas três vagas imediatas mais cadastro reserva de níveis fundamental e superior, com salário de até R$ 4.341,30 por jornada de atrabalho de 10, 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Atendente de Consultório Dentário, Odontólogo e Médico (Especialista em Cirurgia de Cabeça/Pescoço, Ginecologista, Cardiologista, Ortopedista e Urologista).
 
As inscrições serão recebidas até o dia 26 de março de 2013, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada na Rua Antonio José Botelho- Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC.
 
No ato da inscrição o candidato deverá informar dados pessoais e fornecer cópias e originais dos documentos a seguir:
 
Carteira de Identidade;

CPF;

Curriculum vitae documentado com todos os comprovantes;

Registro no órgão de classe de Santa Catarina;

Diploma, conforme formação exigida para o cargo;

Comprovante de Residência.
 
A seleção será constituída de somatório de pontos da contagem de títulos, experiência comprovada e entrevista.
 
A entrevista será realizada por profissional com experiência na área, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC, em data, horário e local a serem divulgadas no site www.garopaba.sc.gov.br e em locais de livre acesso, após finalizadas as inscrições.

Concurso Prefeitura de Gentio do Ouro - BA

A Prefeitura de Gentio do Ouro, Estado da Bahia, lançou o edital n°01/2013 de concurso público e processo seletivo, ambos organizados pela Solução.Gov. A finalidade dos certames é prover 169 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Enfermeiro, Médico, Dentista, Farmacêutico, Assistente Social, Digitador, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Dentista, Assistente de Farmácia, Recepcionista, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Cozinheiro, entre outros. São reservados aos portadores de necessidades especiais o percentual 5% do total de vagas por cargo.
 
Inscrições
As inscrições ficarão abertas até o dia 22 de Março de 2013, através do site www.solucaogov.com.br.
 
Taxas
Nível Alfabetizado - R$ 25,00.
Nível Fundamental Completo e Incompleto - R$ 30,00.
Nível Médio - R$ 50,00.
Nível Superior - R$ 70,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas no Município de Gentio do Ouro em horário e local a serem publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e através da Internet no endereço eletrônico www.solucaogov.com.br. O candidato deverá a partir do 7º (sétimo) dia útil do encerramento das inscrições obter informações quanto ao local da prova. É de responsabilidade exclusiva do candidato à identificação correta da data, local e horário de realização das provas.
 
Os gabaritos serão divulgados, provavelmente, nos dias 09 e 16 de abril de 2013.
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos prorrogável por igual período a critério da autoridade competente.

Justiça Federal no Maranhão abre vagas de estágio

Entre os dias 13 e 15 de março de 2013, estará aberta a inscrições para a seleção de estagiários do curso de Direito, que objetiva compor cadastro reserva para o preenchimento de vagas que vierem a surgir no âmbito da Justiça Federal no Maranhão.
 
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados e que até a data de sua convocação para preenchimento da vaga esteja matriculado até o 9º período do curso de Direito. No caso de estudante matriculado no 9º período, seu ingresso será admitido se o semestre letivo encontrar-se em andamento. Aos alunos portadores de deficiência inscritos na seleção serão reservados 10% do total de vagas que vierem a ser preenchidas.
 
O valor atual da bolsa é de 700 reais e a carga horária é de 20 horas semanais. Também será concedido auxílio transporte.
 
As inscrições poderão ser feitas, gratuitamente, pela Internet no endereço eletrônico http://portal.trf1.jus.br/sjma/concursos/estagios/estagios.htm, onde poderá também ser acessado o edital.
 
A realização da prova está prevista para o dia 24 de março de 2013, mas a confirmação da data e informações sobre o horário e o local serão divulgadas a partir do dia 20 de março, no site da Justiça Federal.
 
O concurso constará de 40 questões objetivas de múltipla escolha e questões discursivas, abordando as áreas do Direito de acordo com o programa que consta do edital.
 
Edição com informações da Justiça Federal do Maranhão

Justiça Federal de Minas Gerais abre vagas de estágio

A Subseção Judiciária de Varginha está promovendo o Processo Seletivo nº 01/2013 para estagiários de nível superior, área de Direito, destinado à formação de quadro reserva. Confira o Edital.
 
As inscrições serão realizadas no período de 18 a 26 de março de 2013, na administração da Subseção Judiciária de Varginha, situada na Rua Delfim Moreira, 451, centro, Varginha - MG (Prédio da Justiça Federal), das 13 às 18 horas.
 
O processo seletivo será realizado em duas etapas: a primeira, eliminatória e classificatória, composta de 20 questões de múltipla escolha e uma redação com tema jurídico dentro do programa anexo, no valor total de 30 pontos e, a segunda, de caráter classificatório, consistente em entrevista pessoal, no valor de dez pontos.
 
A primeira etapa será realizada no dia 11 de abril de 2013, às 14 horas, em local a ser informado no ato da inscrição. Todos os candidatos habilitados serão convocados para a segunda etapa do certame, relativa à entrevista pessoal, a ser realizada nos dias 29 e 30 de abril de 2013, em horário e local também a serem divulgados.

Prefeitura de Apuí (AM) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Apuí, município localizado a 408 km de Manaus, estado do Amazonas, está realizando o processo seletivo nº. 02/2013 no qual são oferecidas 04 vagas de nível superior para atuação na área de Assistente Social. O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de 11 de março de 2013.
 
A remuneração é de até R$ 2.870,00, por jornada de trabalho de 30 horas semanais, lembrando que são reservadas 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Os interessados deverão se inscrever na Secretaria de Administração – SEMAD, localizada na Av. Treze de novembro, s/nº, Praça dos Três Poderes, (Prefeitura Municipal de Apuí) nesta Cidade de Apuí/AM, até o dia 18 de março de 2013, das 08h às 11h e das 14h às 17h.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
 
Original da identidade com foto ou Xerox autenticado do documento;

2 fotografias 3x4 recentes e iguais;

Originais e cópias do CPF, Título de eleitor, Alistamento militar (sexo masculino);

Envelope identificado com cópia dos títulos de que é detentor.
 
O processo seletivo será composto de avaliação curricular e contagem dos títulos. A validade do certame será de 02 anos, podendo por necessidade de serviço ser prorrogado por igual período, extinguindo-se quando cessar o objeto da contratação ou por razões de interesse da administração.

Prefeitura de São José da Safira – MG abre processo seletivo

A Prefeitura de São José da Safira, Estado de Minas Gerais, abriu edital de processo seletivo N° 01/2013 para o provimento de 25 vagas em diversos cargos. Há postos vagos em todos os níveis de escolaridade (fundamental, médio e superior), com oferta salarial entre R$ 678,00 e R$ 10.500,00, em carga horária de 40h semanais.
 
O certame será executado pela empresa Máxima – Auditoria, Consultoria e Treinamentos Ltda.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate à Endemias, Auxiliar de Consultório Odontológico, Enfermeiro PSF, Farmacêutico, Médico PSF, Motorista CNH D, Odontólogo e Técnico em Enfermagem.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período de 14 a 24 de março de 2013, na Prefeitura Municipal de São José da Safira, Praça Cônego Lafaiete, 03 – Centro - São José da Safira/MG, das 08h às 11h e das 13h às 16h, exceto sábados, domingos e feriados, ou via internet, no endereço eletrônico www.maximaauditores.com.br (horário de Brasília/DF). As taxas variam de R$ 10,00 a R$ 250,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas escrita e prática serão aplicadas na data prevista de 07 de abril de 2013, na Escola Municipal Maria da Conceição Silva, Rua São Vicente, Nº 30, Centro, São José da Safira - MG. O gabarito será divulgado na data prevista de 08 de abril de 2013, às 09 horas, no Quadro de Avisos da Prefeitura.

Validade
O certame terá prazo de validade de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Vagas de estágio na Defensoria Pública do Estado de Sergipe

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe está realizando seleção para provimento de 50 vagas e formação de cadastro reserva de estágio remunerado. Serão ofertadas 24 vagas para alunos do curso de direito, 10 em administração, 5 serviço social, 8 psicologia, 2 para jornalismo e 1 ciências contábeis. O edital nº 001/2013 pode ser lido aqui.

Para participar da seleção, é preciso que o candidato esteja matriculado a partir do 5º período dos cursos que exijam prazo de cinco anos e 3º período para cursos com quatro anos, até a data da posse.

No estágio, o estudante selecionado vai desempenhar suas atividades nas unidades da Defensoria Pública, localizadas no município de Aracaju. A carga horária será de 4 horas diárias e o contrato de estágio terá duração de um ano, sendo prorrogável por igual período. O aluno receberá como bolsa de incentivo o valor mensal de R$ 415,00.
 
Inscrições e Seleção
Os interessados devem imprimir a ficha de inscrição disponibilizada no site: www.defensoria.se.gov.br, preencher e entregar na sede da Defensoria Pública, localizada na Travessa João Francisco da Silveira, nº 115 (continuação da Avenida Barão de Maruim), bairro São José, no período de 8 a 19 de abril, das 8 às 12 horas de segunda a sexta-feira. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00.

A seleção será realizada em única etapa através de prova objetiva de múltipla escolha, com 30 (trinta) questões, sendo quatro itens cada.

Concurso IFRO 2013

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu editais N°s 10 e 11/2013 de concurso público com a intenção de ocupar 196 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar até R$ 8.422,77.

As remunerações poderão ser acrescidas de:

- Percentual de Incentivo à Qualificação para os candidatos que possuam escolaridade superior à exigência para ocupação do cargo;

- Auxílio-transporte;

- Auxílio Pré-Escolar no valor de R$ 66,00 por dependente, até os 05 anos de idade.

De acordo com os editais, as vagas serão distribuídas entre os campi de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena, e Reitoria, em Porto Velho.

Cargos
Nível Fundamental - Assistente de Alunos e Auxiliar de Biblioteca;

Nível Médio - Assistente em Administração, Diagramador, Técnico de Laboratório - Química, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Audiovisual, Técnico em Edificações e Técnico em Eletrotécnica;

Nível Superior - Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Analista de Tecnologia da Informação para as áreas de Infraestrutura e Redes e de Sistemas de Informação, Assistente Social, Bibliotecário - Documentalista, Contador, Diretor de Artes Cênicas, Engenheiro Civil, Médico-Veterinário, Nutricionista, Pedagogo - Orientação, Pedagogo - Supervisão, Professor, Programador Visual, Psicólogo - Educação e Técnico em Assuntos Educacionais.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas somente pela internet, nos endereços eletrônicos www.makiyama.com.br/concursos/ifro001 e ww.ifro.edu.br, até as 23 horas e 59 minutos do dia 25 de março de 2013. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 85,00.

Provas
A Prova Objetiva será realizada nos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, na data prevista de 14 de abril de 2013, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 15 de abril de 2013, a partir das 9 horas, nos mesmos sites já informados.

Validade
O concurso público terá validade por 1 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do IFRO.

Vagas de estágio na Prefeitura de Arez - RN

A Prefeitura de Arez, estado do Rio Grande do Norte, publicou edital para realização de processo seletivo que visa preencher 19 vagas de estágio, direcionadas a alunos regularmente matriculados em cursos de licenciatura em pedagogia. O estágio será realizado nas escolas e creches públicas do município.
 
Poderá participar da seleção todo aluno regularmente matriculado e frequente em cursos de licenciatura em pedagogia. O aprovado fará jus a bolsa de estudos no valor com a finalidade de estágio de R$ 300,00, devendo cumprir os dias letivos e carga horária exigida de 20 horas semanais em sala de aula.
 
O aluno interessado em participar do presente processo seletivo deverá dirigir-se à Secretaria Municipal de Educação, até o dia 12 de março de 2013, no horário das 8hàs 12h e das 13h às 16h com os seguintes documentos: Cópias do RG, CPF, Comprovante de residência e Curriculum VITAE devidamente comprovado e preencher uma ficha de inscrição disponibilizada pela secretaria.
 
O processo seletivo constará de avaliação de títulos e redação.
 
A redação será aplicada na data provável de 13 de março de 2013, na Escola Municipal João Guió, localizada à Rua Leônidas de Paula e terá duração de 3h com início previsto para às 8 horas.
 
O resultado da presente seleção será divulgado no mural da SME, no mural da Prefeitura de Arez e através do Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte, a partir do dia 15 de março de 2013.
 
O estágio terá duração máxima prevista para 10 meses a contar da data de assinatura do termo de compromisso entre a instituição de ensino superior e a autarquia municipal competente.
 
O edital - Nº. 04/2013 - foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, edição de 11 de março de 2013.

A.A.D.F. de Ourinhos (SP) abre processo seletivo

A Associação de Assistência ao Deficiente Físico (A.A.D.F.), sediada em Ourinhos, São Paulo, está promovendo o processo seletivo nº 01/2013, organizado pela OM Consultoria, para a contratação de Auxiliares de serviços gerais (4 vagas), Cuidadores (10) e Técnico de Enfermagem (1).
 
As oportunidades são para contratação pelo regime celetista e por prazo indeterminado. Para concorrer aos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Cuidador é preciso ter Ensino Fundamental e Médio, respectivamente. O salário para essas funções será de até R$ 895,00 (mais vale alimentação de R$ 82,35 e adicional de insalubridade de R$ 151,00). A jornada de trabalho poderá chegar a 40 horas semanais. A taxa de inscrição custa R$ 27,00 e R$ 37,00.
 
Já para disputar a vaga de Técnico de Enfermagem, é preciso ter o devido registro no COREN. O contratado trabalhará em jornada de 40 horas semanais, com vencimento de R$ 1.300,00 e direito aos mesmos benefícios adicionais dos outros cargos.
 
Está reservada para os candidatos com deficiência, inscritos e aprovados, 01 (uma) vaga de CUIDADOR.
 
Os interessados poderão efetuar a inscrição no período de 11 a 25 de março de 2013, por meio do endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br. Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão se dirigir ao "Acessa São Paulo", no Centro de Conveniência "Benedito Eloy".
 
A data, o horário e o local das provas serão divulgados pelo Diário Oficial do Município de Ourinhos e pelo site de inscrição com 5 dias de antecedência.

Concurso Prefeitura de Guaraçaí - SP

A Prefeitura de Guaraçaí, Estado de São Paulo, através da empresa Publica Assessoria, lançou edital de concurso público N° 01/2013, destinado ao provimento de 01 vaga no cargo de Médico Generalista - ESF, com salário de R$ 7.359,24 em carga horária de 40h semanais.

As inscrições, no valor de R$ 80,00, deverão ser efetuadas pela internet no endereço www.concursospublica.com.br até às 23 horas e 59 minutos do dia 24 de março de 2013 (domingo).

A data prevista para aplicação das provas é 14 de abril de 2013, no período da manhã, devendo os locais e horários exatos serem divulgados em Edital de Convocação oportunamente no site: www.concursospublica.com.br.
 
A convocação para a prova escrita será afixada no quadro de avisos da Prefeitura e disponibilizada na Internet no dia 27 de março de 2013, contendo informações quanto à data, ao horário e local das provas.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contado a partir da data de sua homologação.

Prefeitura de Itanhaém - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Itanhaém, estado de São Paulo, divulgou os editais nºs 005 e 006/2013 de processo seletivo com intuito de preencher vagas para os cargos de Motorista e Auxiliar de Saúde Bucal.
 
As inscrições poderão ser realizadas no período de 13 a 15 de março de 2013, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), na Av. Harry Forssell, nº 1.505 - Jd. Sabaúna - Itanhaém, no horário das 09h às 12h e das 13h30 às 16h30.
 
A remuneração será de R$ 1.046,00 por até 44 horas semanais. Para participar deste certame, é necessário ter Ensino Médio Completo e, para o cargo de Auxiliar de Saúde Bucal é preciso também ter registro no Conselho Regional de Odontologia. Já para Motorista, é exigido o Ensino Fundamental Completo e carteira de habilitação categoria "D".
 
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Itanhaém/SP. A data da prova será divulgada no dia 20 de março de 2013, no endereço eletrônico www.itanhaém.sp.gov.br e por listas afixadas na Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém e no PAT.

Concurso BHTrans

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) publicou edital Nº 01/2013 para realização de concurso público visando o preenchimento de 118 vagas em 25 cargos que requerem níveis médio, técnico e superior. O vencimento oferecido pode chegar a R$ 5.287,96.
 
Confira os cargos disponíveis
Atendente (3 vagas), Operador de Central de Atendimento (1 vaga), Técnico de Administração (21 vagas), Técnico de Segurança do Trabalho (2 vagas), Técnico de Transporte e Trânsito (40 vagas), Técnico em Contabilidade (1 vaga), Técnico em Eletrônica (1 vaga), Técnico em Enfermagem do Trabalho (1 vaga), Técnico em Mecânica (2 vagas), Advogado (1 vaga), Analista Contábil (2 vagas), Analista de Administração e Finanças (4 vaga), Analista de Comunicação Social (1 vaga), Analista de Gerenciamento de Projetos (3 vagas), Analista de Gestão da Informação (2 vagas), Analista de Recursos Humanos (1 vaga), Analista de Sistemas de Tráfego (5 vagas), Analista de Tarifas e Custos (1 vaga), Analista de Transporte e Trânsito (Ênfase: Engenharia Civil) (18 vagas), Analista de Transporte e Trânsito (Ênfase: Arquitetura) (2 vagas), Assistente Social (1 vaga), Engenheiro de Segurança do Trabalho (1 vaga), Engenheiro Eletroeletrônico (1 vaga), Engenheiro Mecânico (1 vaga), Médico do Trabalho (1 vaga) e Pedagogo (1 vaga).
 
As inscrições serão realizadas no período de 20 de maio a 21 de junho de 2013, no site www.gestaodeconcursos.com.br. Para os cargos de nível Médio será cobrada taxa de R$ 45,00 e para os de nível Superior R$ 75,00. Para quem não tiver acesso à internet, um computador e uma impressora serão disponibilizados para inscrições, na FUNDEP/Gerência de Concursos: Avenida Presidente Antônio Carlos, n. 6.627 - Unidade Administrativa II - 3º andar - Campus Pampulha/UFMG (acesso pela Av. Antônio Abraão Caram - Portão 2).
 
O processo seletivo constará de Provas Objetiva e de Redação. As provas serão aplicadas na cidade de Belo Horizonte, provavelmente no dia 04 de agosto de 2013. Os gabaritos serão divulgados no endereço de inscrição, no dia 06 de agosto de 2013.
 
Os contratados serão vinculados à BHTrans pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e trabalharão em jornada de 40 horas semanais.

Metrópoles de SP e RJ terão cartão pré-pago saúde

Atualmente a rede Ônix conta com 1600 locais de atendimento sendo 300 deles nos municípios paulistas e outros 1300 em cidades cariocas
 
A Ônix Serviços de Valor Agregado, voltada para operação e gestão de cartões pré-pagos de saúde, acelera o credenciamento de médicos, clínicas e laboratórios para a aceitação do pagamento de seus serviços por meio deste sistema cujo modelo se assemelha ao dos telefones celulares. A empresa almeja chegar ao final do primeiro semestre tendo uma rede com pontos de atendimento para consultas e exames em todas as cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Pertencente ao Grupo APPI Tecnologia S/A, a Ônix encerrou no final do ano passado um período de operação piloto nas cidades de Osasco e Carapicuíba, na zona oeste da região metropolitana de São Paulo. A empresa também concluiu o processo de estruturação de parcerias com companhias que trabalham na modalidade white label, que se constituem em marcas de aceitação usadas somente por um emissor, com rede restrita.
 
Atualmente a rede conta com 1600 locais de atendimento sendo 300 deles nos municípios paulistas citados e outros 1300 em cidades cariocas. Eles estão aptos a receber pagamentos feitos com cartões distribuídos por sete emissores que atuam em duas modalidades de operação.
 
Fonte Saudeweb

Hospital de Itapecerica da Serra é acreditado pela JCI

O Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), na Grande São Paulo recebeu o selo Internacional de Padrão de Qualidade da Joint Commission Internation (JCI).
 
A unidade do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pelo Seconci-SP, através do modelo de gestão por Organização Social de Saúde, obteve em 2009 a acreditação com excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
 
Em 2010, o HGIS conheceu a metodologia da JCI e alinhou seus processos às exigências necessárias para obter o selo.

Dois anos depois, a unidade recebeu uma equipe internacional de avaliadores, que apontou ao final que dos 1.221 itens avaliados, 1.189 estavam em conformidade e garantiu o selo de padrão de qualidade internacional ao hospital.
 
Fonte Saudeweb

Anvisa firma acordo de cooperação técnica com Cade

Objetivo é intensificar a relação com o Conselho e oficializar eventuais trocas de informações e documentos, comuns aos dois órgãos
 
A Anvisa firmou, esta semana, Acordo de Cooperação Técnica com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O objetivo é intensificar a relação com o Conselho e oficializar eventuais trocas de informações e documentos, comuns aos dois órgãos.
 
O Acordo prevê a realização de reuniões, workshops, visitas técnicas, intercâmbio de servidores, realização conjunta de estudos e pesquisas, e a organização de eventos de capacitação.
 
A atuação da Anvisa, no campo da regulação de mercado, em muitos momentos dialoga com as competências do Cade, que tem por função analisar o negócio pelo ponto de vista concorrencial. Antes da reestruturação institucional do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC), já existia interface entre a Agência e o Conselho, principalmente para análise de atos de concentração ou de condutas potencialmente anticompetitivas no setor farmacêutico.
 
O Acordo de Cooperação, cujo extrato foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (5/3), tem prazo de vigência de dois anos, podendo ser renovado por períodos sucessivos, se houver interesse das instituições envolvidas.
 
Fonte ANVISA

Conheça a história da cirurgia bariátrica

A história da cirurgia bariátrica partiu da observação que pacientes gastrectomizados ( exemplo:cirurgia de úlcera gástrica com retirada de parte do estômago) evoluíam com restrição gástrica e conseqüente perda de peso, assim como aqueles que perdiam parte do segmento intestinal evoluíam com disabsorção e também conseqüente perda de peso.

As primeiras cirurgias para o emagrecimento, realizadas na década de 50, tiveram como objetivo a redução da absorção dos nutrientes. Os primeiros procedimentos cirúrgicos para fins de perda ponderal foram realizados por PAYNE em 1956 e consistiam em um “By-pass” jejunal, ou seja, puramente disabsortivos,com resultados insatisfatórios provavelmente pelo pequeno entendimento das bases fisio-patológicas da doença obesidade e da repercussão clínica deste procedimento, desencorajando os cirurgiões da época .

O comprimento intestinal era reduzido através de uma anastomose entre o jejuno proximal e o íleo proximal e, assim, ocorria diminuição da superfície de absorção. Apesar de promoverem redução de aproximadamente 40% do peso pré-cirúrgico, foram observadas algumas complicações nutricionais e metabólicas decorrentes da má-absorção. Insuficiência hepática, cirrose, esteatose, litíase renal, enterite na porção exclusa do trato alimentar, hipocalemia, e hipovitaminose (vitaminas B12 e K) foram algumas das complicações relacionadas a este tipo de cirurgia.

Na década de 60, surgiram os primeiros trabalhos restringindo a capacidade gástrica. Através da gastroplastia e de alterações na parte distal do estômago, foram verificadas mudanças nos hábitos alimentares e reduções no consumo de alimentos sólidos. Inicialmente, a gastroplastia foi realizada no plano horizontal e dividia o estômago em dois compartimentos de tamanhos diferentes, unidos por um pequeno orifício de passagem. As primeiras gastroplastias foram realizadas por MASON em 1967 com resultados mais animadores por procedimentos gastro-restritivos, iniciando uma nova era na cirurgia da obesidade. MASON, em 1982, foi o primeiro a utilizar o plano vertical para a redução da cavidade gástrica. A exclusão de parte do estômago do trânsito digestivo também tem sido proposto para tratar a obesidade. Através da utilização de grampos metálicos, foi obtida uma linha de grampeamento que se estendia da porção proximal do estômago até a ângulo de His. Associada a esta linha foi proposta uma banda de reforço na abertura distal da nova cavidade, com o objetivo de evitar o seu alargamento e a dilatação da cavidade. Essa técnica passou a ser conhecida como gastroplastia vertical com bandagem. Nos últimos anos, foi proposto o uso de um anel de contenção, para diminuir a velocidade de esvaziamento gástrico.

A ingestão de alimentos hipercalóricos sob a forma líquida, a deiscência da linha de grampeamento e a estenose da anastomose gastrojejunal foram algumas complicações relacionadas a esta técnica. Alguns estudos mostraram que a perda de peso obtida ao longo de períodos maiores que dois anos foi insatisfatória. Isto levou alguns cirurgiões a abandonarem esta técnica, enquanto outros propuseram modificações na proposta inicial.

Procedimentos mistos (restrição+disabsorção), porém com o componente disabsortivo predominando, iniciaram com SCOPINARO em 1979 . Importantes publicações sobre este tipo de procedimento surgiram no final da década de 80 e início da década de 90, respectivamente pelos doutores FOBI e CAPELLA. A cirurgia original dividia o estômago em uma cavidade menor, vertical, com aproximadamente 30 ml de capacidade, próxima à cárdia e outra maior, distal, que excluía o restante do estômago e o duodeno do trânsito alimentar, mas ligadas ao intestino em Y de Roux. A partir de 1991 inicia a era da videolaparoscopia em cirurgia bariátrica.

Ainda na década de 90, WITTGROVE e CLARK publicaram os resultados de seus primeiros 500 pacientes submetidos ao bypass gástrico, dessa vez por videolaparoscopia. Nunca se estudou, pesquisou e operou tantos pacientes em tão pouco tempo como no início desse século. Passamos a entender não somente o efeito mecânico de restrição alimentar e menor absorção que esse procedimento produz, mas também efeitos hormonais tão importantes quanto os efeitos mecânicos.

Outra variação da cirurgia bariátrica é o bypass bilio-pancreático, descrito por SCORPINARO (citado acima). Esta técnica utiliza o princípio da má-absorção de nutrientes, mas tem como principal mecanismo o escoamento das secreções pancreáticas e biliares para o íleo distal, a uma distância de 50 cm da junção íleo-ceco. Desta forma, os alimentos entram em contato com as secreções digestivas apenas nesta porção intestinal. Além deste procedimento, é feita uma gastrectomia distal. Assim, a combinação de uma gastro-ileostomia, um trato biliar longo e um canal alimentar comum curto resulta em uma significativa má-digestão e má-absorção. Estes procedimentos têm sido reportados como muito eficientes em promover e manter um intenso emagrecimento, em pacientes extremamente obesos ou super obesos (com IMC=50). Apesar de ser uma das técnicas mais eficientes para o emagrecimento, foram observados vários efeitos colaterais tais como: má-absorção de ferro, cálcio e vitaminas lipossolúveis (A, D. E e K). O bypass bilio-pancreático com duodenal switch, combina os efeitos de uma restrição gástrica a uma parcial má-absorção e má-digestão. Nesta técnica, os nutrientes e as secreções digestivas se encontram a aproximadamente 100 cm da junção íleo-ceco, formando um canal digestivo. Apesar dos bons resultados em relação à perda de peso, o risco de subnutrição, a deficiência de vitaminas e minerais persiste.

A utilização de bandas gástricas ajustáveis surgiu como proposta para o emagrecimento nos últimos anos. É colocada ao redor do estômago proximal, geralmente por via laparoscópica e tem a função de restringir a quantidade de alimento ingerida. Esse procedimento, considerado interessante por alguns cirurgiões por ser pouco invasivo, tem tido resultados insatisfatórios em relação à manutenção da perda de peso em longos períodos. Complicações como erosão, sangramentos e obstruções têm sido associadas ao seu uso e alguns estudos mostram alta incidência de refluxo gastro-esofágico.

Porém , qual a melhor cirurgia ? Qual seria a mais indicada para o meu caso? Estas questões são melhores discutidas no consultório, com cirurgião e sua equipe , e , após exposto todas as vantagens e desvantagens de cada técnica , o paciente desenvolve uma visão crítica ajudando na escolha da que melhor se adaptará ao seu caso.Devemos sempre lembrar , que os pacientes são diferentes , com perfis nutricionais , psicológicos e estilo de vida diferentes , e todos estes aspectos influenciam nesta decisão.

Fonte www.aobesidade.com.br
Segundo dados da ANS, procedimento bariátrico é segunda maior negativa de convênios de saúde, atrás somente das consultas
 
O volume de cirurgias bariátricas e metabólicas por videolaparoscopia dobrou em 2012, somando 54 mil procedimentos. O salto na adesão à videolaparoscopia verificado em apenas um ano deve-se à mudança na legislação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Desde de janeiro de 2012, o novo rol de cobertura obriga os planos e operadoras de saúde a oferecer tratamento cirúrgico sem qualquer restrição aos portadores de obesidade mórbida, respeitando a decisão médica e o direito do paciente.
 
Mais seguro, confortável e vantajoso ao paciente, o método menos invasivo já representa 75% das cerca de 72 mil operações bariátricas que são realizadas no país. Para se ter uma ideia do tamanho dessa evolução, a cirurgia convencional aberta, mais invasiva e dolorosa, predominou em 60% das operações feitas em 2011.
 
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Almino Ramos, a medida representa um enorme avanço na atenção ao paciente bariátrico, por ter beneficiado milhares de pessoas com uma tecnologia avançada e consagrada mundialmente.
 
“Mesmo assim, muitos pacientes ainda continuam sendo submetidos à cirurgia aberta, que é mais dolorosa e exige uma recuperação lenta. Tudo isso demonstra que, para o pleno atendimento dessa demanda, a rede de saúde suplementar precisa expandir e adaptar seus centros cirúrgicos, leitos e unidades de terapia intensiva, além de assegurar o acompanhamento multidisciplinar do paciente antes e depois da operação”, afirma Ramos.
 
Negativas
Dados mais recentes divulgados pela ANS posicionam a cirurgia bariátrica como o segundo procedimento mais negado pelas operadoras de saúde, perdendo apenas para a marcação de consultas médicas. Em 2012, das reclamações registradas de janeiro a maio, 23,1% para consultas médicas e 3,1% para procedimentos bariátricos. Do terceiro procedimento em diante, registrado pela pesquisa, a representatividade de reclamações não ultrapassou o índice de 1%.
 
Para estes casos, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que o consumidor tente, em primeiro lugar, entrar em contato diretamente com o fornecedor, expondo seu problema e exigindo uma solução, preferencialmente por escrito. Não obtendo sucesso, ou mesmo em caso de emergência, é possível entrar na Justiça. É importante notificar os órgãos de defesa do consumidor e a ANS para o registro dos problemas e maior fiscalização.
 
Benefícios da videolaparoscopia
As vantagens da cirurgia bariátrica por videolaparoscopia para o paciente são muitas, desde a redução do tempo de cirurgia, diminuição do risco de infecção, menor incidência de hérnia no local do corte até a volta às atividades normais em menos tempo. Em vez de abrir o abdômen do paciente, o cirurgião realiza de quatro a cinco mini-incisões de 0,5 cm cada uma, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo. Apesar do custo mais elevado, o método representa uma economia bastante significativa em médio prazo, devido à redução dos dias de internação e da incidência de possíveis complicações posteriores.
 
Outro detalhe importante é que o registro do procedimento feito pela câmera de vídeo fica gravado e o paciente pode levar consigo uma cópia do DVD, que constitui um documento da operação.
 
Evolução da cirurgia bariátrica no Brasil
Na última década, o desenvolvimento tecnológico é um dos fatores que tem mudado o cenário da cirurgia bariátrica e metabólica no país, com o aumento do número de cirurgiões habilitados e maior esclarecimento dos pacientes sobre as indicações de cada técnica cirúrgica e as vantagens da abordagem menos invasiva.
 
A SBCBM, por meio de suas regionais espalhadas por todo o país, vem realizando cursos para capacitar os cirurgiões e para certificar os hospitais brasileiros como Centros de Excelência em Cirurgia Bariátrica. “Não apenas a inclusão da videolaparoscopia no rol da ANS é importante. É necessário o empenho de todas as entidades para promover a educação continuada, com o objetivo de capacitar e aperfeiçoar os profissionais de saúde no método cirúrgico menos invasivo, e garantir um serviço cada vez melhor ao paciente bariátrico”, completa Ramos.
 
Indicação da cirurgia bariátrica
Atualmente, a cirurgia bariátrica e metabólica é indicada para portadores de obesidade mórbida que não conseguem perder peso apenas com o tratamento clínico tradicional (dieta, medicamentos e exercícios). Estão nesse parâmetro pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35 kg/m² com uma ou mais doenças associadas (diabetes, apneia do sono, hipertensão etc.) ou com IMC acima de 40 kg/m², independentemente da presença de outras doenças. O IMC é calculado pela divisão do peso (em quilos) pela altura (em metros) elevada ao quadrado.
 
Fonte Saudeweb