Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

As doenças crônicas no mundo

Conheça as estatísticas mundiais da Organização Mundial de Saúde para as principais enfermidades crônicas

Os Números:

CâncerDe acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, uma em cada oito mortes no mundo já é causada por câncer e a estimativa da entidade é de que em 2030 o total de óbitos no planeta chegue a 13,5 milhões, quase o dobro dos 7,6 milhões registrados em 2008.
Diabetes

Segundo a OMS, mais de 220 milhões de pessoas mundo têm diabetes e mais de 80% das mortes causadas pela doença estão em países pobres ou em desenvolvimento. A projeção da OMS é de que o total de afetados pela doença dobre até 2030.

Doenças cardiovascularesSozinhas, correspondem a 29% do total de óbitos no mundo, sendo a principal causa de morte em todo o planeta. Desse total, 82% dos casos vêm de países pobres e em desenvolvimento. Até 2030, segundo estimativas da OMS, 23,6 milhões de pessoas vão morrer de doenças cardiovasculares, especialmente de doenças do coração e acidente vascular cerebral (AVC).

Doenças respiratóriasO último levantamento da OMS, feito em 2004, apontou: somando apenas os casos de asma e de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) o total de afetados chega a quase 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Em 2008, 4,2 milhões morreram desse grupo de doenças que engloba, além das duas mais prevalentes, as bronquites, as rinites e sinusites alérgicas e a hipertensão pulmonar.

Organização Mundial de Saúde e Agência Internacional de Pesquisa em Câncer

Fonte IG

Câmara aprova obrigatoriedade de alimentos saudáveis em escolas

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira o Projeto de Lei 127/07, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que obriga as creches e escolas do nível fundamental a substituir, em suas dependências e para os fins de comercialização, os alimentos não saudáveis por alimentos saudáveis, conforme critérios a serem estabelecidos por autoridades sanitárias.

O projeto vale para estabelecimentos públicos e privados. Aprovada em caráter conclusivo, a proposta segue para o Senado.

Conforme a proposta, os estabelecimentos não poderão oferecer alimentos não saudáveis em suas dependências, sob nenhum pretexto, nem fazer propaganda deles.

Os estabelecimentos infratores estarão sujeitos às penas previstas na Lei 6.437/77, que define as infrações à legislação sanitária federal. As penas vão desde advertência e multa ao fechamento do estabelecimento infrator.

Doenças
Lobbe Neto destaca que o aumento da taxa de obesidade infanto-juvenil tem provocado maior incidência de doenças como diabetes e hipertensão, ocorrência de cáries e disfunções do aparelho gastrointestinal. Ele lembra, por exemplo, que obesidade e diabetes já foram consideradas doenças típicas de idades mais avançadas.

Na avaliação do parlamentar, uma das causas mais evidentes dessa situação é a mudança dos padrões alimentares e de recreação da população jovem. "O consumo de guloseimas, refrigerantes, frituras e outros produtos calóricos não nutritivos, preparados com conservantes, tem sido um fator determinante responsável pelas doenças precoces e outras insuficiências enfrentadas pela população infanto-juvenil", destacou.

Lobbe Neto acrescenta que muitas crianças e jovens deixaram de brincar e praticar esportes nas ruas e locais públicos, em razão da falta de segurança. "A escola não pode se isentar de responsabilidade. Pelo menos durante o tempo em que estão na escola, nossas crianças e jovens devem estar livres da pressão e tentação de consumo de produtos inadequados ao seu desenvolvimento saudável", afirmou.

A proposta foi aprovada na forma do parecer do relator, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), que fez ajustes de redação.

Fonte IG

Faltam metas detalhadas para plano do governo contra doenças crônicas

Mais ações de estímulo à alimentação saudável e à prática de atividade física precisam de objetivos definidos para saírem do papel

Há quase dois meses, o Brasil definiu estratégias para enfrentar o aumento de casos de doenças crônicas não-transmissíveis – principalmente diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer.

Cada uma reúne várias ações que ainda não têm indicadores e metas específicas para serem alcançadas durante o tempo de vigência do plano, que vai até 2022. A previsão de quanto o plano gastará também não está pronta e ainda não há previsão para terminá-la.

Consultores do Ministério da Saúde que ajudaram a definir as ações necessárias para mudar os hábitos da população (dieta e atividade física), considerados essenciais no enfrentamento dessas doenças, acreditam que estabelecer esses objetivos é essencial para tornar as intenções do governo uma realidade. Apesar do plano já estar em vigor e dessa importância, ainda não há data para que essas novas metas sejam definidas, segundo o ministério.

A construção das Academias da Saúde e a promoção de alimentação saudável nas escolas são as duas das estratégias de promoção à saúde que, de fato, têm metas definidas para os próximos anos. Até o ano que vem, o governo espera ter 1 mil academias funcionando no País para promover atividades físicas. Em 2013, o objetivo é que 3 mil estejam funcionando e, até 2019, 4,5 mil. No fim do plano, em 2022, a expectativa é ter 5 mil unidades espalhadas pelos municípios.

O ministério recebeu 6.505 propostas de mais de 3 mil municípios interessados em construir os espaços. As academias terão de ficar sob cuidados de unidades de saúde e serão usadas para a realização de atividades físicas e de lazer. A primeira parcela do dinheiro será enviada até o fim deste ano e o funcionamento só deve ocorrer no ano que vem. As unidades selecionadas também vão receber recursos para manter as academias funcionando. Mas tudo ainda no futuro.

A burocracia e a dificuldade de aliar prefeituras, governos estaduais e a União trabalhando no projeto fazem com que especialistas ainda sejam céticos em relação aos efeitos dessas medidas, como mostrou o iG no lançamento do plano.

De fato, alguns projetos que compõem o plano são ambições antigas de diferentes ministérios, mas ainda não se concretizaram. Caso das dietas saudáveis e balanceadas, que deveriam fazer parte dos cardápios de todas as escolas públicas brasileiras desde o ano passado. O Programa Nacional de Alimentação Escolar existe desde 1955 no Brasil e, em 2009, novas regras definiram que todas as prefeituras e os Estados teriam de utilizar pelo menos 30% dos recursos recebidos na aquisição de produtos da agricultura familiar.
A proposta era comprar alimentos frescos e saudáveis para compor o cardápio das crianças e dos adolescentes brasileiros. Esperava-se que, em 2010, todos os sistemas de ensino já estivessem com essas compras garantidas, mas não é o que acontece. Rosane Nascimento, coordenadora de Alimentação e Nutrição do programa, afirma que apenas 54% dos municípios conseguem comprar esses produtos. Isso significa que 24 milhões de alunos ainda não são beneficiados pela decisão.

“Estamos nos empenhando em ajudar os agricultores a se organizar para vender esses produtos. Não queremos que a lei seja letra morta, mas as coisas não acontecem com a velocidade que a lei impõe. Já fizemos muitos encontros e seminários com o setor produtivo e temos de buscar mais mecanismos, porque não podemos esperar mais 10 anos para que a lei se torne realidade”, analisa a coordenadora.

O plano do Ministério da Saúde reforça a necessidade de se investir na alimentação saudável nas escolas. Porém, as metas para 2022 sugerem que 80% das escolas consigam oferecer esse tipo de cardápio.

Cobranças
Ana Carolina Feldenheimer, consultora técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, reconhece que as metas que envolvem mudanças de hábitos são audaciosas e difíceis de serem atingidas. Ela acredita, porém, que o fato de haver objetivos claros no projeto é importante porque cria obrigações, força a reserva de mais dinheiro para financiar as ações e permite a cobrança do cumprimento das metas.

“Muitas ações são previstas, mas acabam não tendo capilaridade. Ao entrar no plano, tem meta a cumprir, pacto feito, é obrigado a dar resultado, do início ao fim. Além disso, o plano dá visibilidade às doenças crônicas, que estão aumentando e podemos conseguir mais verbas para financiar isso”, opina. José Eudes Barroso Vieira, outro consultor, acredita que o plano compactua diferentes áreas para que as ações ocorram.
De acordo com o Ministério da Saúde, o plano será avaliado por meio de uma ferramenta implantada pelo Serpro, o Sistema para Controle, Acompanhamento e Avaliação de Resultados (E-Car). Esse sistema vai monitorar as ações do plano a cada mês, em parceria com secretarias municipais e estaduais de saúde. Os estudos já feitos pelo ministério, como o Vigitel, também serão usados no monitoramento das metas.

Novo plano
Em breve, a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição vai lançar um novo plano. Dessa vez, o alvo é a obesidade. A estratégia nacional para combater o excesso de peso na população brasileira é considerada por Ana Carolina essencial para que o Plano de Enfrentamento de Doenças Crônicas Não-transmissíveis dê certo. Em março, o projeto que está sendo construído com outros ministérios ficará pronto.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, documento oficial que define diretrizes alimentares para população, criado em 2006, será revisado. A previsão é de que a nova versão fique pronta em dois anos.

“Nosso desafio é fazer com que todas as equipes de saúde passem a usá-lo também. Precisamos melhorar a metodologia para que isso aconteça e divulgá-lo melhor também”, diz Ana Carolina.

Fonte IG

Aprenda 12 maneiras de combater a cólica menstrual

Todo mês é um verdadeiro inferno? Você não está só: há muitas mulheres na mesma situação. Veja como se livrar desse incômodo

Todo mês é a mesma coisa: você nem tem vontade de sair de casa por causa das terríveis cólicas. Pois saiba que algumas atitudes simples podem ajudar a amenizar.

“A dor é provocada pelo aumento de substâncias do útero chamadas prostaglandinas, que promovem as contrações uterinas que acompanham os ciclos menstruais normais”, explica a ginecologista Rosa Maria Neme. Para te ajudar a se livrar deste incômodo, separamos 12 dicas de vários especialistas. Escolha o seu método.

1. Tome medicamentos com orientação médica
“Os tratamentos são à base de antiespasmódicos ou com anticoncepcional, caso os sintomas da TPM sejam muito intensos”, comenta o médico Alex Botsaris.

2. Aposte na homeopatia
“Alguns remédios como Lachesis, Sépia, Calcarea Carbônica, Caulophyllum e Chamomilla são indicados para as cólicas, mas a recomendação depende das características de cada paciente”, diz Botsaris.

3. Descanse
“O simples ato de se deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a, já ameniza as dores”, diz a fisioterapeuta Deborah Supino.

4. Faça exercícios físicos
Atividades como alongamento, ioga, caminha ou andar de bicicleta ajudam. “Feitos de forma regular e moderada, liberam endorfinas e amenizam as dores”, explica Deborah Supino.
Siga esses exemplos: deite-se de costas, com joelhos dobrados, pés no chão e braços para trás. Ao mesmo tempo, levante os braços para a frente e estique as pernas para a posição sentada. Incline-se para a frente e tente alcançar os pés com os dedos das mãos. Retorne à posição normal.
Outro exercício: fique em pé, de frente para a parede, a uma distância de 30 cm. Cruze os braços na altura dos ombros. Incline a barriga até que toque a parede. Permaneça nesta posição por um minuto, mantendo os calcanhares no chão e os joelhos retos. Retorne à posição inicial.

5. Pratique pilates
“As dores são amenizadas pelo trabalho realizado no centro de força, localizado na região abdominal. O controle respiratório também contribui para a diminuição das tensões que agravam as dores”, argumenta a professora Cristina Abrami. “As aulas nesses períodos devem ser modificadas, diminuindo a intensidade dos exercícios, principalmente os abdominais”.

6. Beba chás
“Prefira ervas como Angélica chinesa, que tem efeito antiespasmódico, agoniada (Himatanthus lancifolius), que age também como analgésica, ou canela, que é utilizada desde a antiguidade no tratamento da cólica”, indica Alex Botsaris.

7. Passe por uma sessão de acupuntura
O tradicional tratamento com agulhas tem efeito analgésico e regula o ciclo menstrual.

8. Use a boa e velha bolsa de água quente
Coloque-a na região lombar e no abdômen. “O calor estimula a irrigação, relaxa a musculatura e ameniza o impacto das contrações do útero”, explica Deborah Supino.

9. Faça uma massagem
A chinesa ou a Ayurvédica possuem pontos que, ao serem apertados, tratam a TPM e as cólicas. O mais usado é um chamado Zi Gong Xué, que fica perto das bordas do púbis.

10. Abuse dos alimentos certos
Alimentos com cálcio (laticínios e vegetais escuros), magnésio (soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve e abobrinha) e gorduras poliinsaturadas (salmão, atum e castanha do Pará) podem te ajudar. “Eles são relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório natural”, orienta a médica ortomolecular Mariana Muniz, especialista em medicina anti-aging.

11. Fuja dos alimentos errados
Esqueça os alimentos ricos em gorduras, pois favorecem uma maior produção de hormônios femininos. Evite ainda os embutidos e as bebidas com cafeína (café, chá preto e refrigerantes).

12. Evite situações estressantes
“Muitas pessoas com dores ficam mais irritadas e perdem a paciência. Para estes casos, recomendo os florais de Bach, que neutralizam a agressividade”, comenta a terapeuta holística Maria Aparecida das Neves. Os mais indicados são Rescue Remedy, Holly e Cherry Plum.

Fonte IG

Malhação em excesso ligada à menopausa precoce

Aquelas que se exercitavam entre 8 e 10 dez horas por semana foram 17% mais propensas a iniciar a menopausa precocemente

Mulheres que passam muito tempo se exercitando ou que mantêm uma dieta saudável para o coração aparentemente chegam à menopausa mais cedo, constatou um novo estudo japonês.

Embora essa constatação não prove que malhação em excesso e alimentos saudáveis são diretamente responsáveis pela antecipação da menopausa, os pesquisadores dizem que a descoberta pode ser importante para a prevenção do câncer.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam mais de 3.100 mulheres na pré-menopausa durante 10 anos. Aquelas que se exercitavam mais – entre oito e dez horas por semana – eram 17% mais propensas a iniciar a menopausa durante o estudo do que seus pares sedentários.

Da mesma forma, mulheres que comeram mais gorduras poliinsaturadas – encontradas em muitos peixes e óleos vegetais – eram 15% mais propensas a chegar à menopausa do que aquelas que comeram menos quantidades dessas gorduras.

Durante a menopausa, os ovários de uma mulher deixam de produzir óvulos e ela não pode mais engravidar. De acordo com Margery Gass, da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, esse período da vida da mulher normalmente começa entre os 41 e 55 anos.

No novo estudo, publicado na revista Menopause, Chisato Nagata e seus colegas, da Universidade de Gifu, no Japão, forneceram questionários sobre comida e atividade física para mulheres com idade entre 35 e 56 anos.

Na década seguinte, cerca de 1.800 dessas mulheres entraram na menopausa. Embora ainda não tenha ficado claro quantos anos elas tinham quando isto aconteceu, os resultados sugerem que as mulheres muito ativas e as que consumiam grandes quantidades de gorduras poliinsaturadas tiveram uma maior chance de alcançar a menopausa precocemente.

Fazendo isso, as mulheres têm menos exposição a altos níveis de estrogênio, disse JoAnn E. Manson, presidente da Sociedade Norte-Americana de Menopausa. O hormônio promove tumores de mama, e isso pode explicar por que a menopausa precoce está ligada a um menor risco de câncer de mama. Por outro lado, disse Manson à Reuters Health, menopausa precoce também tem sido associada ao aumento do risco de doença cardíaca e perda de massa óssea.

“Eu não gostaria que as mulheres começassem a se preocupar com maior risco de doença cardiovascular ou osteoporose ao optarem por fazer modificações no estilo de vida”, advertiu a médica. “Os benefícios superam largamente os riscos.”
Manson observou o estudo não prova uma relação de causa e efeito, e outros fatores além da dieta e do exercício poderiam afetar na chegada da menopausa.

Muitos estudos sobre a menopausa também têm sido contraditórios. Por exemplo, altos níveis de atividade física – geralmente cinco ou mais horas de exercício por semana – já foram vinculados ao aparecimento precoce da menopausa. Mas eles também vêm sendo associados a ciclos menstruais irregulares, o que poderia levar à menopausa anos mais tarde.
Mesmo neste último estudo, os pesquisadores chamaram a relação entre o exercício e a chegada da menopausa de “pequena ou nula”. Gordura total, bem como gordura saturada, que vem em grande parte dos animais, não tiveram qualquer efeito sobre a chegada da menopausa, observaram os pesquisadores japoneses.

Manson, que também atua na Escola de Medicina de Harvard, em Boston, disse que a atividade física reduz os níveis de estrogênio, e que pode ser por isso que ela está ligada ao início precoce da menopausa.

“A mensagem para levar para casa a partir deste estudo é: se exercitar sem exageros. A atividade física regular é aconselhável para reduzir o risco para vários hormônios relacionados ao câncer e à osteoporose”, disse ela. “É um efeito modesto, mas é importante.”

Fonte IG

Estudo comprova que bebida alcoólica altera a percepção da simetria

Resultado explicaria por que a bebida deixa as pessoas mais "atraentes"


O cenário é de festa, música alta e pouca luz. Para alguns, o ambiente parece perfeito para encontrar um par romântico, principalmente após alguns drinques. No dia seguinte, porém, além da dor de cabeça, pode surgir um certo desapontamento com a beleza do parceiro, e é comum que se culpe a bebida. Pois a velha desculpa tem agora respaldo científico. Pesquisadores da Universidade de Roehampton, em Londres, acrescentaram mais um item à lista de malefícios do consumo do álcool: a alteração da percepção da simetria.

Os pesquisadores desenvolveram um experimento envolvendo imagens de rostos que foram previamente modificados para torná-los perfeitamente simétricos ou um pouco assimétricos.

— Saímos para os bares do campus da universidade com um laptop em que essas imagens estavam arquivadas e perguntamos aos alunos se gostariam de participar do estudo — conta Lewis Halsey, um dos pesquisadores responsáveis, frisando que os voluntários não foram estimulados pela equipe a se embriagar.

Sessenta e quatro pesquisados observaram então 40 rostos, que foram mostrados em pares formados por um simétrico e outro assimétrico, e apontaram qual dos dois achavam mais atraente. Em seguida, os cientistas mostraram rostos individualmente, e os participantes tinham de dizer se consideravam as faces simétricas ou assimétricas. Por fim, testes indicavam a quantidade de álcool consumido pelos alunos, que eram classificados como sóbrios ou embriagados.

Os pesquisadores observaram que o primeiro grupo apresentou clara preferência pelos rostos simétricos, o que não ocorreu de forma tão evidente entre os embriagados. Além disso, aqueles que não tinham bebido exageradamente tiveram mais facilidade em acertar quais rostos eram simétricos. Outra conclusão foi a de que o álcool afetou mais a percepção das mulheres, o que surpreendeu os pesquisadores.

— Foi inesperado. Mas a diferença provavelmente tem a ver com a tendência dos homens a serem mais estimulados por aquilo que veem — diz Halsey.

A conclusão não causa espanto entre os frequentadores de bares e baladas. A estudante Raíssa Moraes, 21 anos, acredita que a bebida afeta não só o sentido visual.

— Às vezes, o cara não tem nada de interessante, mas a mulher vai bebendo e passa a não achá-lo tão mau. Começa a pensar que ele é mais bonito, mais legal, mais educado.

Para a jovem, a beleza tem um sentido diferente para as mulheres e os homens.
— Se ela enxerga outras qualidades, a aparência perde muito a importância, e é como se ela o visse mais bonito — considera.

O estudo de Lewis Halsey, feito em conjunto com os colegas Joerg Huber, Richard Bufton e A.C. Little, teve seus resultados publicados na revista Alcohol. 

Veja algumas das habilidades afetadas pelo álcool:
:: Mecanismos de coordenação;

:: Cognição;

:: Noções de simetria;

:: Reflexos;

:: Distinção de rostos;

:: Capacidade de tomar decisões;

:: Noção do que é certo ou errado;

:: Equilíbrio;

:: Atenção;

:: Percepções do sistema nervoso como som, luz e ruídos.


Fonte Zero Hora

Sucos ajudam na digestão e combatem a flacidez e o estresse

Nutricionista dá receitas deliciosas e saudáveis de sucos funcionais


Com a chegada do calor, aumenta a necessidade de ingestão de líquidos para a hidratação do corpo. Segundo a nutricionista da Nutrihouse Ellen Yonobi, são recomendados 2 litros de água diariamente e o ideal é que os refrigerantes e as bebidas artificiais sejam evitados.

— Para quem não gosta muito de beber água e mesmo para quem bebe bastante, os sucos naturais de frutas podem ser complementares e além de hidratar têm propriedades funcionais e trazem benefícios para à saude — orienta.

De acordo com Ellen, deve-se tomar três porções diárias da bebida. O ideal é beber o suco durante o lanche ou nos intervalos entre as refeições.

Benefícios
Para a hidratação, pode-se apostar nas vitaminas de melão e melancia. O mamão e o abacaxi possuem, respectivamente, bromerina e papaína que auxiliam na digestão.

A vitamina C, presente em frutas como laranja, goiaba e kiwi, previne contra a flacidez, pois mantém a resistência da pele. Quem está precisando "desestressar", pode fazer um suco de abacate. A fruta ajuda na modulçao do cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

Confira receitas da nutricionista para fazer sucos deliciosos e funcionais:
:: Digestão
- 1 rodela média de abacaxi
- 4 cubos médios de mamão
- 1 copo de água mineral

:: Antiflacidez
- 1 laranja
- 1/2 kiwi
- 1/2 goiaba
- 1/2 copo de água mineral

:: Antiestresse
- 1/4 de abacate
- 1 colher de sobremesa de limão
- 2 colheres de sopa de extrato de soja tipo leite
- 1 copo de água mineral

:: Em todos os casos, pode-se acrescentar uma colher de sopa de farinha de linhaça dourada, gérmen de trigo, quinoa em flocos ou granola.

:: Para preparar, basta bater todos os ingredientes no liquidificador.
Fonte Zero Hora

Vagas de empregos Agência do Trabalhador DF

A Secretaria do Trabalho divulga a lista de vagas disponíveis para esta sexta-feira (14/10). São 445 oportunidades de emprego para pessoas com experiência ou não. Há vagas para aqueles que completaram ensino fundamental, médio ou superior, com salários que variam de R$ 545 a 1.300.

Confira a lista aqui.

Açougueiro

Ajudante de açougueiro (comércio)

Ajudante de carga e descarga de mercadoria

Ajudante de depósito

Ajudante de farmácia

Ajudante de marceneiro

Ajudante de motorista

Ajudante de serralheiro

Assistente administrativo

Atendente de balcão

Atendente de lanchonete

Atendente de restaurante

Atendente de telemarketing

Atendente hospitalar

Auxiliar administrativo

Auxiliar de almoxarifado

Auxiliar de confeitaria

Auxiliar de cozinha

Auxiliar de departamento de pessoal

Auxiliar de depósito

Auxiliar de limpeza

Auxiliar de linha de produção

Auxiliar de mecânico de autos

Auxiliar de pizzaiolo

Barman

Bombeiro hidráulico

Borracheiro

Caixa

Camareiro

Chapeiro

Conferente de carga e descarga

Cortador de roupas

Costureira

Costureira de máquinas industriais

Cozinheiro geral

Eletricista

Empacotador a mão

Encarregado de departamento de pessoal

Encarregados de frios

Estoquista

Fiscal de loja

Forneiro (pizzaria)

Garçom

Marceneiro

Mecânico

Montador de móveis

Motoboy

Motociclista no transporte de documentos e pequenos volumes

Motorista

Motorista categoria AB ou AD

Motorista de caminhão

Motorista entregador

Office boy

Operador de caixa

Operador de empilhadeira

Operador de telemarketing ativo

Padeiro

Pedreiro

Pedreiro de fachada

Pintor

Professor de Administração

Professor de administração

Professor de Inglês

Professora de séries iniciais

Recepcionista atendente

Recepcionista secretária

Repositor de mercadoria

Repositor em supermercados

Saladeira

Secretária

Serigrafista

Serralheiro

Servente

Servente de limpeza

Servente de obras

Telefonista recepcionista

Vendedor

Vendedor externo

Vendedor interno

Vendedor pracista

Vigia noturno

Vigilante

Os interessados podem procurar as Agências do Trabalhador nos seguintes endereços:

- Brasília: SCN Q. 1 Bloco D - Galeria Oeste

- Brazlândia: SCDN, Bl K, Ljs 01/05.

- Ceilândia: EQNM 18/20 - Bl. B – Lojas 01/05 - Praça do Cidadão - Ceilândia Norte - (ao lado do PROCON)

- Guará: QR 02 Lote N Área Especial – Guará I

- P. Sul: EQNP 26/30, Bloco: G. Loja: 05. Av. P3

- Planaltina: Av. Independência, Qd. 01, Bl. B, Lj.05.

- Recanto das Emas: Quadra 205, Lotes 101/102

- Riacho Fundo: AC 03 Praça Central Lote 06 (Riacho Fundo I)

- Samambaia: QN: 303. Conjunto: 01. Lote 03

- Santa Maria: QCE 211, Galpão Cultural (ao lado da Administração Regional)

- Sobradinho: Quadra 08, Área Especial 3 (ao lado da Emater)

- Taguatinga: Setor Hoteleiro Sul - Proj. A - Ed. German - Subsolo - Taguatinga Sul
Secretaria de Trabalho

CIAT de Ribas do Rio Pardo oferece várias vagas de emprego

Confira as vagas disponíveis para esta sexta-feira (14/10) no CIAT de Ribas do Rio Pardo
COZINHEIRA - 03 VAGAS
Com experiência comprovada, acima de 18 anos, ficar alojada, alimentação e alojamento por conta da empregadora, salário de R$ 800,00 * NOVA

COZINHEIRA – 02 VAGAS
Com experiência comprovada, acima de 18 anos, disponibilidade de horário, trabalho na cidade, salário de R$ 800,00 + cesta básica * NOVA

AUXILIAR DE COZINHEIRA - 03 VAGAS
Com experiência comprovada, acima de 18 anos, ficar alojada, alimentação e alojamento por conta da empregadora, salário mensal de R$ 800,00 * NOVA

ATENDENTE BALCONISTA – 03 VAGAS
Com experiência não comprovada, acima de 18 anos, ficar alojada, alimentação e alojamento por conta da empregadora, salário de R$ 800,00 * NOVA

SECRETÁRIA RECEPCIONISTA – 01 VAGA
Não exige experiência comprovada, acima de 18 anos, com ensino médio concluído, com informática, com disponibilidade de horário, salário de R$ 545,00 * NOVA

ESTOQUISTA (LOJA) – 02 VAGAS
Trabalhar em loja de material de construção, empregadora exige experiência, com CNH AB, acima de 18 anos, disponibilidade de horário, ensino fundamental concluído, salário de R$ 680,00 * NOVA

AUXILIAR DE PEDREIRO (SERVENTE) – 50 VAGAS
Experiência comprovada, acima de 18 anos, salário de R$ 600,60 * NOVA

CARPINTEIRO – 26 VAGAS
Experiência comprovada, acima de 25 anos, salário de R$ 924,00 * NOVA

PEDREIRO – 40 VAGAS
Experiência comprovada, acima de 25 anos, salário de R$ 924,00 * NOVA

ELETRICISTA – 02 VAGAS
Experiência comprovada, acima de 25 anos, salário de R$ 924,00 * NOVA

EMPREGADA DOMÉSTICA (DIARISTA) - 01 VAGA
Empregadora exige experiência; exige referência; acima de 18 anos; lavar, passar e fazer limpeza em geral; trabalhar 03 vezes na semana; salário revelado na entrevista * NOVA

CUIDADOR DE IDOSO DOMICILIAR – 01 VAGA
Não exige experiência, acima de 18 anos, trabalhar em fazenda, salário revelado mediante entrevista * NOVA

AUXILIAR DE FATURAMENTO (FATURISTA) – 01 VAGA
Empregadora não exige experiência, acima de 18 anos, com reservista, com ensino médio concluído, com informática, ficar alojado, salário de R$ 700,00 + Benefícios * NOVA

AUXILIAR DE TAPECEIRO – 01 VAGA
Empregadora não exige experiência, contrata aprendiz, acima de 18 anos, horário comercial, salário de R$ 545,00 * NOVA

VIVEIRISTA – 20 VAGAS
Não exige experiência, 03 vagas p/ homens e 17 vagas p/ mulheres, acima de 18 anos, trabalho na cidade, salário de R$ 621,00 + benefícios

AJUDANTE DE REFLORESTAMENTO (PLANTIO) – 10 VAGAS
Empregadora não exige experiência, acima de 18 anos, p/ ambos os sexos, com reservista, salário de R$ 890,00

AUX. DE MONTADOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS - 02 VAGAS
Com experiência comprovada em CTPS, salário de R$ 709,00

AUXILIAR DE LAVANDERIA – 05 VAGAS
Não exige experiência; ficar alojada; alimentação + moradia + transporte por conta da empregadora; salário de R$ 642,00

ACABADOR DE MÁRMORE E GRANITO – 02 VAGAS
Com experiência comprovada, acima de 18 anos, ambos os sexos, salário de R$ 800,00

AJUDANTE FLORESTAL (PLANTIO) - 10 VAGAS
Empregadora não exige experiência, acima de 18 anos, com reservista, trabalho na região de Ribas, transporte por conta da empresa, salário de R$ 621,00 + benefícios

AJUDANTE FLORESTAL (PLANTIO) – 06 VAGAS
Empresa não exige experiência; acima de 18 anos; com reservista; alojamento + transporte + alimentação por conta da empregadora; salário de R$ 621,00 + gratificações (podendo chegar a R$1.000,00 por mês)

AUXILIAR DE PEDREIRO (SERVENTE) – 30 VAGAS
Empregadora não exige experiência, acima de 18 anos, salário de R$ 700,00

AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS – 01 VAGA
Com experiência em coleta de sangue, acima de 18 anos, horário comercial, com curso técnico na área, salário inicial de R$ 610,00

CLASSIFICADOR DE MADEIRAS – 16 VAGAS
Empregadora não exige experiência, acima de 18 anos, ambos os sexos, salário + horas extras + benefícios

CAMPEIRO – NA AGROPECUÁRIA – 10 VAGAS
Empresa contrata homem solteiro para morar em fazenda, acima de 18 anos, exige experiência na função, salário de R$ 708,00

CAIXA (COMÉRCIO) – 01 VAGA
Empregadora exige experiência, acima de 18 anos, com ensino fundamental concluído, com informática, horário comercial de trabalho, salário de R$ 610,00

CASEIRO (CHACAREIRO) – 01 VAGA
Empregadora exige experiência e referência, vaga p/ solteiro, p/ cuidar de chácara próximo a Ribas, salário revelado mediante entrevista

COZINHEIRO – 01 VAGA
Com experiência, acima de 18 anos, com reservista, alimentação + transporte + alojamento por conta da empregadora, salário de R$ 700,00

EMPREGADA DOMÉSTICA - 02 VAGAS
Empregadora exige experiência, exige referência, acima de 18 anos, cozinhar, lavar, passar e fazer limpeza em geral, salário de R$ 545,00

ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL – 01 VAGA
Exige experiência comprovada, com curso de eletricista, acima de 18 anos, com reservista, com disponibilidade de horário, salário revelado mediante entrevista

FISCAL FLORESTAL – 01 VAGA
Com experiência, acima de 18 anos, com reservista, alimentação + transporte + alojamento por conta da empregadora, salário de R$ 650,00 + produção

MONTADOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS – 04 VAGAS
Com experiência comprovada em CTPS, salário de R$ 1.530,00

MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS – 01 VAGA
Com experiência comprovada em CTPS, acima de 18 anos, salário revelado na entrevista

MONTADOR DE MÓVEIS E ARTEFATOS DE MADEIRA – 01 VAGA
Com experiência, com ensino fundamental concluído, acima de 18 anos, salário de R$ 650,00

MECÂNICO – 01 VAGA
Empregadora exige experiência comprovada, mecânica diesel e tratores em geral, acima de 23 anos, homem casado p/ morar na fazenda, salário de R$ 2.300,00 + benefícios

OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS (SERRARIA) – 05 VAGAS
Empresa não exige experiência, acima de 18 anos, trabalho na cidade, salário de R$ 624,00

PEDREIRO – 30 VAGAS
Com experiência, trabalho na cidade de Recife – PE, salário revelado mediante entrevista

SOLDADOR – 04 VAGAS
Com experiência comprovada em CTPS, salário de R$ 1.530,00

SERVIÇOS GERAIS (FAZENDA) – 01 VAGA
Empregadora exige experiência e referência, conhecimento com trator, gado e serviços manuais, acima de 18 anos, p/ morar em fazenda, salário de R$ 900,00

SERVIÇOS GERAIS (FAZENDA) – 01 VAGA
Empregadora exige experiência, conhecimento com trator, gado e serviços manuais, acima de 18 anos, p/ morar em fazenda, salário de R$ 1.090,00

TRABALHADOR P/ SERRARIA – 10 VAGAS
Empresa não exige experiência, acima de 18 anos, ambos os sexos, salário revelado em entrevista

TRABALHADOR DE PECUÁRIA POLIVALENTE – 01 VAGA
Empregadora exige experiência comprovada, com referência, acima de 18 anos, homem casado p/ morar em fazenda, salário de R$ 700,00

TRATORISTA FLORESTAL – 05 VAGAS
Com experiência, com CNH C, acima de 18 anos, com reservista, salário revelado na entrevista

TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO – 02 VAGAS
Com curso concluído, não exige experiência comprovada, acima de 18 anos, salário revelado na entrevista

VAQUEIRO – 01 VAGA
Com experiência com vacada, com maternidade, com bezerro; trabalhar em fazenda; salário revelado em entrevista

VIGIA NOTURNO - 01 VAGA
Empregadora exige experiência, acima de 18 anos, com reservista, disponibilidade de horário, trabalhar em período integral no final de semana, salário de R$ 800,00

VIGILANTE NOTURNO – 01 VAGA
Empresa não exige experiência, acima de 18 anos, com CNH A, com disponibilidade de horário, salário de R$ 700,00

VAGAS P/ A CIDADE DE CHAPADÃO DO SUL/MS

MECÂNICO AGRÍCOLA – 01 VAGA
Ter experiência em carteira/ Salário: R$ 963,00 + Insalubridade + Horas Extras + Gratificação. Pode ser casado ou solteiro. Morar na fazenda região de Chapadão do Sul.

TÉCNICO AGROPECUÁRIO – 01 VAGA
Ter experiência em carteira/ Salário: R$ 900,00 + Horas Extras. Pode ser casado ou solteiro. Morar na fazenda região de Chapadão do Sul.

VAQUEIRO – 01 VAGA
Ter experiência na lida no campo e com gado. Salário: R$ 621,00 + Horas Extras. Morar na fazenda região Chapadão do Sul.

CAMPEIRO – 01 VAGA
Experiência na área de campo. Salário: R$ 621,00 + Horas Extras.

CAPATAZ – 01 VAGA
Experiência na área. Salário: R$ 1.200,00.

INSEMINADOR – 01 VAGA
Experiência comprovada em carteira. Salário: R$ 800,00.
OS INTERESSADOS, POR FAVOR, COMPARECEREM NO CIAT, MUNIDOS DE CARTEIRA DE TRABALHO (CTPS), IDENTIDADE (RG), CPF E CARTÃO CIDADÃO (CARTÃO DO PIS)
CIAT – Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador
Agência Pública Municipal de Emprego e Renda
R: Dr. Hamilton Fontoura, 1557 – Nsa. Sra. da Conceição II
E-mail: ciat_ribasriopardo@hotmail.com
Fone/fax: (67) 3238-1003
Gerência Geral de Desenvolvimento Econômico
Fone: (67) 3238-1267
Fonte: CIAT – Centro de Apoio ao Trabalhador

Concurso Prefeitura de Carbonita - MG 2011

A Prefeitura de Carbonita, Estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público destinado ao provimento de 99 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior.

O salário varia entre R$ 545,00 e R$ 2.924,13, por jornada de 25 a 40 horas semanais. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa SEAP - Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda.

As inscrições serão realizadas no período de 06 de dezembro a 06 de janeiro de 2012, através do endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br. O candidato deverá preencher formulário eletrônico disponível no site da empresa realizadora do Concurso Público, informando todos os dados pedidos no referido formulário, que serão transmitidos à SEAP via Internet.

A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 70,00, de acordo com o cargo desejado.
As provas objetivas de múltipla escolha de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas na data provável de 05 de fevereiro de 2012.

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no dia 06 de fevereiro de 2012, na Prefeitura Municipal e no site http://www.seapconcursos.com.br/.

O prazo de validade do Concurso é de 2  anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Concurso Carangola (MG) 2011: Prefeitura publica edital

A Prefeitura de Carangola, Estado de Minas Gerais, publicou edital (nº. 001/2011) para realização de concurso público. O concurso de Carangola oferece 249 vagas para nível fundamental médio/técnico e superior. A remuneração varia entre R$ 545,00 e R$ 4.800,00, com carga horária de 20 e 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos
Supervisor, Agente de Endemias, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Dentista, Enfermeiro, Médico, Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico Educacional, Artesão, Assistente Social, Farmacêutico, Auxiliar de Limpeza, Cozinheiro, Porteiro, Vigia, Educador Físico, Agente Administrativo, Técnico Artesão, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor, Psicólogo, Ajudante de Serviços Gerais, Advogado, Educador, Instrutor – Telecentro, Terapeuta Ocupacional, Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Limpeza.

Inscrição
As inscrições serão realizadas na Central de Atendimento ao Candidato do IDECAN, localizado junto ao Setor de Tributação da Prefeitura Municipal, na Praça Cel. Maximiano, 88, Centro, Carangola/MG, no período de 21 de novembro e 15 de dezembro de 2011, exceto sábados, domingos e feriados, das 09h00min às 16h00min, ou através do site http://www.idecan.org.br/.

De acordo com o nível de escolaridade, as taxas de inscrição serão de:
Nível fundamental: R$ 25,00 e 30,00;
Nível médio/técnico: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 50,00.

Prova
As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade de Carangola/MG, com data inicialmente prevista para o dia 15 de janeiro de 2012, o local e horário serão divulgados no CCI – Cartão de Confirmação de Inscrição.

As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala), assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis a partir do dia 09 de janeiro de 2012, no site do IDECAN (www.idecan.org.br), devendo o candidato efetuar a impressão deste Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

Validade
A validade do concurso de Carangola será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Capelinha – MG 2011

A Prefeitura de Capelinha, Estado de Minas Gerais, abre concurso público para preenchimento de 167 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, desde o fundamental até o superior. O Concurso Público será organizado pela empresa EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA.

As contratações serão em regime Estatutário e Celetista com salários que variam de R$ 550,00 a R$ 8.000,00, respectivamente, por jornadas de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos
Fiscal de Obras e Posturas I, Fiscal de Rendas I, Fiscal Sanitário, Médicos, Monitor de Creche, Oficial de Serviços Públicos I – Pedreiro, Operador de Máquinas Leves I, Professor de Ensino Fundamental, Servente Escolar, Técnico de Enfermagem I e Técnico de Nível médio e superior.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 11 de novembro a 11 de dezembro de 2011, na Secretaria Municipal de Cultura, situada à Rua Dr. Hermelindo, nº 382, CEP 39680-000, Centro, Capelinha/MG, exceto sábado, domingo e feriado, das 8h às 11h e 13h às 17h.

Será admitida também inscrição via Internet, através do endereço eletrônico
www.exameconsultores.com.br, solicitada entre 9h do dia 11 de novembro até 23h59 do dia 11 de dezembro de 2011.

Taxa
A taxa de inscrição varia entre R$ 25,00 e R$ 60,00.

Provas
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no Município de Capelinha, no dia 29 de janeiro de 2012. A relação de candidatos inscritos, o local de realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e confirmação de data e horários de provas, serão divulgados até o dia 23 de janeiro de 2012.

Gabarito
O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 31 de janeiro de 2012, às 13h.

Validade
O prazo de validade do Concurso Público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Para obter maiores informações consulte o edital.

Prefeitura de Campo Azul - MG abre processo seletivo

Foi divulgado edital (nº. 1/2011) para realização de processo seletivo da Prefeitura de Campo Azul, Estado de Minas Gerais. A seleção de Campo Azul está oferecendo 26 vagas de nível fundamental, médio/técnico e superior. O salário é de até R$ 11.000,00 e carga horária de 40 horas semanais. Ficam reservadas 5% das vagas para portadores de deficiência.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório de Dentista, Coordenador do CRAS, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico, Odontólogo e Psicólogo.

Inscrição
As inscrições serão feitas somente pela internet, através do site www.cotec.unimontes.br, no período compreendido entre 9 horas do dia 10 e 18 horas do dia 21 de outubro de 2011, horário de Brasília-DF.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 50,00; 80,00; 100,00; 120,00 e 150,00.

Prova
As provas de múltipla escolha serão aplicadas, provavelmente, no dia 13 de novembro de 2011, com início às 9 horas e término às 12 horas, em local a ser divulgado até o dia 8 de novembro de 2011, no site www.cotec.unimontes.br.

O gabarito oficial será divulgado na internet, no site www.cotec.unimontes.br, até 24 horas após o encerramento da prova e afixado na sede da Prefeitura de Campo Azul.

Validade
O prazo de validade do processo seletivo é de 1 ano, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Camacho - MG 2011

A Prefeitura de Camacho, Estado de Minas Gerais, lançou edital para realização de concurso público. O concurso de Camacho é destinado ao provimento de 48 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam entre R$ 545,00 a R$ 7.600,00, com carga horária de 30 a 40h semanais de acordo com o cargo. Serão reservados 5% das vagas a candidatos portadores de deficiência.

Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever no cargo de Supervisor de Obras e Serviços, Pedreiro, Operário, Operador de Máquinas, Motorista, Monitor Escolar, Auxiliar de Consultório e Agente de Saúde.

Quem tem o ensino médio as chances são para Técnico em Enfermagem, Professor PI, Fiscal Municipal, Assistente Administrativo, Assessor Geral, Assessor de Vigilância em Saúde e Agente Administrativo.

Já para quem concluiu o ensino superior as oportunidades são para Supervisor Pedagógico, Psicólogo, Professor de Educação Física, Orientador Educacional, Médico, Farmacêutico, Enfermeiro, Dentista e Assistente Social.

Inscrições
As inscrições serão realizadas no período entre 09 de novembro e 08 de dezembro de 2011, na Sede da Prefeitura de Camacho, das 8h às 11h e 12h às 15h, exceto sábado, domingo e feriado, será admitida também inscrição via Internet, através do endereço eletrônico http://www.exameconsultores.com.br/.

A taxa de inscrição é de:
R$ 50,00 e 60,00, para nível fundamental;
R$ 80,00, nível médio;
R$ 110,00, nível superior.

Provas
A Prova Objetiva será realizada no Município de Camacho, no dia 22 de janeiro de 2012, os locais e horários serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2012.

O gabarito será divulgado no dia 24 de janeiro de 2012, às 13h, no endereço eletrônico da empresa organizadora – www.exameconsultores.com.br e em mídia impressa (Diário Oficial do Estado – “Jornal Minas Gerais” e Jornal de grande circulação da região/município “O Pergaminho”).

Validade
O prazo de validade do concurso de Camacho será de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Para obter maiores informações consulte o edital.

Secretaria de Saúde do Piauí aumenta o número de vagas

A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) aumentou 12 vagas no concurso público, que agora visa preencher 889 vagas efetivas, sendo 735 para cargos de nível superior e 154 para o nível médio, além das oportunidades futuras, já que também será formado um cadastro de reserva. O processo seletivo público será realizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). De acordo com a Legislação em vigor, 10% do total de vagas serão reservadas aos candidatos portadores de deficiências.

Candidatos com formação de nível superior (em uma das áreas listadas no edital) poderão concorrer às vagas de Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra, Enfermeiro Perfusionista, Enfermeiro de Saúde Pública, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Cirurgião Dentista Buco-maxilo facial, Nutricionista, Psicólogo, Administrador Hospitalar, Administrador, Farmacêutico-Bioquímico, Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional, Engenheiro Clínico e Médico (para diversas especialidades). Os aprovados e nomeados para uma dessas ocupações trabalharão em jornadas que variam entre 20 a 30 horas semanais, com vencimentos que podem chegar a R$ 4.027,01.

Já os que possuem nível médio poderão concorrer a uma das vagas para os cargos técnicos de Apoio Administrativo, Patologia, Laboratório, Radiologia e Enfermagem. Para essas funções, a carga horária semanal será de 30 horas e os vencimentos iniciais vão de R$ 534,34 a R$ 732,29.

As vagas oferecidas serão distribuídas entre os 11 territórios que compõem o Estado do Piauí, de acordo com o que ficou estabelecido no edital.

Os interessados poderão se inscrever no período compreendido entre o dia 10 de outubro ao dia 11 de novembro de 2011 (no horário do Piauí), através do endereço eletrônico www.uespi.br/nucepe, mediante o pagamento de uma taxa que varia entre R$ 80,00 a R$ 120,00 (nível médio e superior, respectivamente).

As provas escritas objetivas, versando sobre conhecimentos gerais e específicos, serão aplicadas provavelmente no dia 8 de janeiro de 2012, nas cidades de Bom Jesus, Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Teresina. O candidato que acertar 50% do total de pontos de cada uma das provas será considerado aprovado, desde que esteja dentro do limite quatro vezes superior ao número de vagas, considerando a sua opção por cargo, especialidade e local de lotação.

A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria de Estado da Administração.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Bugre – MG 2011

A Prefeitura de Bugre, Estado de Minas Gerais, lançou edital para realização de concurso público. O concurso de Bugre é destinado ao provimento de 82 vagas, em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam entre R$ 545,00 a R$ 2.076,31, com carga horária de 20 a 40h semanais de acordo com o cargo. Serão reservados 5% das vagas a candidatos portadores de deficiência.

Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever no cargo de Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Serviços Gerais, Chefe de Serviços, Gari, Motorista, Operador de Máquina Pesada, Operário, Pedreiro, Recepcionista e Servente Escolar.

Quem tem o ensino médio as chances são para Técnico em Contabilidade, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Enfermagem, Fiscal de Vigilância Sanitária, Escriturário, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Dentista, Assistente de Saúde, Assistente Contábil, Agente de Controle Interno, Agente Comunitário de Saúde e Agente Administrativo.

Já para quem concluiu o ensino superior as oportunidades são para Enfermeiro, Fisioterapeuta e Professor.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas na Sede da Prefeitura de Bugre e no site www.exameconsultores.com.br, no período entre 9h do dia 31 de outubro até 23h59 do dia 30 de novembro de 2011.

A taxa de inscrição varia entre R$ 38,00 e R$ 106,00 para nível fundamental e médio e R$ 63,00 e 145,00 para nível superior.

Provas
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no Município de Bugre, no dia 15 de janeiro de 2012, os locais e horários serão divulgados até o dia 10 de janeiro de 2012.

O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 17 de janeiro de 2012, às 13h, no quadro de avisos da Prefeitura de Bugre, no endereço eletrônico da empresa organizadora – www.exameconsultores.com.br e em mídia impressa (Diário Oficial do Estado – “Jornal Minas Gerais” e Jornal de grande circulação da região/município “Diário do Aço”).

Validade
O prazo de validade do concurso de Bugre será de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, vedada a sua prorrogação.

Confira o edital de abertura clicando aqui.

Concurso Prefeitura de Botelhos (MG) 2011

A Prefeitura de Botelhos, Estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público e processo seletivo destinado ao provimento de vagas. O concurso de Botelhos oferece 165 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam entre R$ 546,48 e R$ 9.076,32. Serão reservadas 5% das vagas a portadores de deficiência.

Candidatos que tem o Ensino Fundamental podem concorrer ao cargo de Agente Condutor, Agente Especializado, Agente Operacional, Auxiliar Escolar, Condutor Escolar, Motorista da Saúde, Agente Fiscal, Assistente Técnico em Saúde, Fiscal em Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário e Monitor Escolar.

Quem tem o Ensino Médio pode disputar a vaga de Auxiliar de Enfermagem, Monitor Escolar II, Secretário Escolar, Agente Administrativo II, Assistente Técnico em Saúde II.

Para quem possui o Nível Superior as chances são para Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico, Veterinário, Agente de Controle Interno I, Agente Administrativo IV, Agente Social III, Especialista em Saúde I, Professor III e Pedagogo I.

Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 31 de outubro a 30 de novembro de 2011, no horário das 12h00 às 18h00, na sede da Prefeitura Municipal de Botelhos, sita à Praça São Benedito, nº 131 – Bela Vista – Botelhos/MG ou através do site www.consesp.com.br.

As taxas de inscrições variam de R$ 16,90 a R$ 272,29, de acordo com o cargo.

Provas
As provas serão realizadas no dia 18 de dezembro de 2011, às 8h00, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, a partir das 18h da terça-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias úteis.

Validade
A validade do concurso de Botelhos será de 02 anos e o processo seletivo de 01 ano, ambos contados a partir da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Araporã MG 2011

A Prefeitura de Araporã, Estado de Minas Gerais, divulgou edital de inscrição para a realização de concurso público. O concurso de Araporã oferece 579 vagas, sendo 193 vagas imediatas e 386 vagas para reserva técnica de nível fundamental, médio/técnico e superior, com remuneração de até R$ 1.475,84. Serão reservadas 5% das vagas a portadores de deficiência.

Cargos
Agente de Manutenção Geral, Agente de Serviços Gerais, Coletor de lixo, Costureira, Gari, Jardineiro, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Trat. de Água e Esgoto, Pedreiro, Vigia, Auxiliar Desportivo, Eletricista, Encanador, Agente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Fiscal de Obras e Posturas, Monitor, Técnico Agropecuário, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Topógrafo, Assistente Social, Engenheiro Civil, Professor e Supervisor Pedagógico.

Inscrição
A inscrição será presencial ou através de procurador habilitado, no período entre 27 de outubro e 09 de novembro de 2011, no Centro Administrativo da Prefeitura de Araporã com endereço na Rua José Inácio Ferreira nº 58, Cep: 38.435-000, Centro, Araporã/MG, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

As taxas de inscrições são de:

Nível Fundamental: R$ 50,00;
Nível Médio: R$ 55,00 e 70,00;
Nível Superior: R$ 90,00.

Prova
As provas objetivas serão realizadas no dia 03 de dezembro de 2011, em horários e locais previamente divulgados pela Comissão Organizadora do Concurso Público.

O gabarito será divulgado no dia 05 de dezembro de 2011.

Validade
A validade do concurso será de 02 anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Andrelândia – MG 2011: Prefeitura lança edital

Foi publicado edital de concurso público da Prefeitura de Andrelândia, Estado de Minas Gerais. São oferecidas 118 vagas e formação de cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O salário é de até R$ 7.000,00, com carga horária de 20 a 44h semanais. O Concurso Público será realizado pela empresa ALR Assessoria e Concursos Públicos.

Para participar do concurso o candidato precisa ter o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo. Serão reservados, 10% das vagas a candidatos portadores de deficiência.

Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Cantineira, Faxineira, Motorista II, Operador de Máquinas, Fiscal Municipal, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Vigilante Sanitário, Farmacêutico Bioquímico, Psicólogo Clínico, Nutricionista, Técnico de Radiologia, Supervisor de Ensino, Professores, Fisioterapeuta, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Médicos, Dentista do PSF, Auxiliar de Saúde Bucal do Consultório Odontológico do PSF, Assistente Social e Psicólogo.

O candidato deverá realizar sua inscrição no período das 9 (nove) horas do dia 28 de Outubro de 2011 até as 18 (dezoito) horas do dia 28 de Novembro de 2011, através da internet no endereço eletrônico www.alrconcursos.com.br. Já as inscrições presencias serão realizadas pessoalmente ou representado por terceiro, na Prefeitura Municipal de Andrelândia, situada à Av. Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, 208 – Centro – Andrelândia/MG, das 9:00h (nove horas) do dia 28 de Outubro de 2011 até as 16:00h (dezesseis horas) do dia 28 de Novembro de 2011, exceto aos sábados, domingos e feriados.
A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 a R$ 80,00.

O concurso será realizada da seguinte forma:
- A primeira etapa será constituída de Prova Objetiva para todos os cargos/especialidades de caráter eliminatório e classificatório. Para alguns cargos pré-definidos haverá aplicação de redação.
- A segunda etapa será constituída de Prova Prática com caráter eliminatório, e será aplicada exclusivamente para os candidatos que obtiveram nota superior a 60 (sessenta) pontos na prova objetiva escrita para os cargos de: – Auxiliar de Serviços Gerais I – Auxiliar de Serviços Gerais IV – Faxineira – Cantineira – Motorista II – Operador de Máquinas Agrícolas- Operador de Máquinas Pesadas I- Operador de Máquinas Pesadas II

As provas da primeira etapa deste Concurso Público serão aplicadas no município de Andrelândia, no dia 15 de Janeiro de 2012, ficando esta data subordinada à disponibilidade de locais adequados à realização das prova.

O gabarito das Provas Objetivas será publicado no 1° (primeiro) dia útil subsequente ao da realização da prova no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Andrelândia e divulgados nos endereços eletrônicos http://www.alrconcursos.com.br/.

O prazo de validade do Concurso Público será de 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Prefeitura Municipal de Andrelândia.

Saiba mais
» Edital Concurso de Andrelândia 2011

Concurso CRP/MG Divinópolis 2011

O Conselho Regional de Psicologia da 4ª Região – Minas Gerais (CRP/MG), divulgou edital (nº. 001/2011) para realização de concurso público. O concurso do CRP/MG está oferecendo 02 vagas de nível médio e superior, com remuneração de até R$ 2.458,46, mais vale alimentação de R$ 594,00 e plano de saúde unimed.

Cargos
Assistente Administrativo e Psicólogo Técnico de Orientação e Fiscalização.

Inscrição
A inscrição será recebida, exclusivamente, via internet no endereço eletrônico www.imam.org.br, partir das 10:00h do dia 10 até às 23:59h do dia 31 de outubro de 2011. O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente na Sede do IMAM, localizado na Rua Célia de Souza, 55, Bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte-MG, CEP.: 31.030-500, no horário das 09:00 às 17:00h de segunda a sexta-feira, munido de documento de identidade e CPF para realização de sua inscrição e impressão do seu boleto bancário.

As taxas de inscrições são de R$ 40,00 (nível médio) e R$ 70,00 (nível superior).

Prova
As provas serão aplicadas na cidade de Divinópolis-MG, provavelmente no dia 27 de novembro de
2011. O horário e o local serão definidos no Cartão de Inscrição, a partir do dia 19 de novembro de 2011.

O gabarito provisório será publicado pela comissão de concurso, até o 2º dia útil após a realização da respectiva prova, no quadro de avisos do CRP/MG e no site www.imam.org.br.

Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do CRP/MG.

Concurso Betim 2011: Prefeitura publica edital

Está disponibilizado o edital para realização de concurso público na cidade mineira de Betim, a cerca de 32 km de Belo Horizonte. O processo seletivo público é destinado ao provimento de 334 postos de trabalho mais cadastro reserva na área de Saúde do Município, em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior para lotação.

Dependendo do cargo e da carga horária, os salários variam entre R$ 584,86 a R$ 6.444,73. Lembrando que serão reservadas 10% das vagas a candidatos portadores de deficiência, desde que tais deficiências sejam compatíveis com as atribuições de cada cargo.

Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever no cargo de Sapateiro, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Saúde Bucal.

Quem tem o ensino médio as chances são para Fiscal Sanitário, Oficial de Apoio à Saúde, Técnico de Laboratório, Técnico de Raio X, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem, Técnico em Nutrição e Técnico em Saúde Bucal.

Já para quem concluiu o ensino superior as oportunidades são para Analista de Gestão em Saúde, Arquiteto da Saúde, Assistente Social, Bibliotecônomo da Saúde, Biólogo, Biomédico, Bioquímico, Cirurgião Dentista, Contador da Saúde, Educador Físico da Saúde, Enfermeiro, Engenheiro de Alimentos da Saúde, Estatístico da Saúde, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Veterinário, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas a partir das 10:00h do dia 10 de outubro até às 23:59h do dia 10 de novembro de 2011, exclusivamente através do endereço eletrônico da IMAM Concursos Públicos (www.imam.org.br), organizadora do concurso.

A taxa de inscrição é de:
R$ 20,00, para nível fundamental;
R$ 40,00, nível médio;
R$ 80,00, nível superior.

Etapas do Processo Seletivo

Prova Objetiva de Múltipla Escolha, Prova de Títulos (cargos de nível superior) e Prova Prática (cargo de Sapateiro) são as três etapas que irão compor o processo de seleção dos candidatos deste certame. As provas serão aplicadas na cidade de Betim, nos dias 10 e/ou 11 de dezembro de 2011, em dia definitivo, local e horários a serem informados no Cartão de Inscrição (a ser entregue no endereço do candidato até o dia 03 de novembro de 2011).

O Gabarito Provisório será publicado até o2° dia útil após a aplicação das Provas, no Quadro de Avisos da Prefeitura e no site da IMAM.

Validade
O prazo de validade do concurso de Betim será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Ilópolis - RS 2011

A Prefeitura de Ilópolis, Estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Sellector Concursos, publicou edital Nº 010/2011 de concurso público ao provimento dos cargos que integram o quadro de vagas do Município.

Serão disponibilizadas 10 vagas em cargos de nível fundamental e superior. Os salários variam de R$ 534,66 a R$ 3.326,97, com carga horária de 20 a 44h semanais de acordo com o cargo.

Cargos: As oportunidades são para Assistente Social (01), Contador (01), Motorista (02), Nutricionista (01), Oficial de Serviços Gerais (01), Operador de Máquinas (01), Psicólogo (01), Professor História (01) e Professor Língua Inglesa (01).

Inscrições: As inscrições serão realizadas no Setor de Pessoal, na sede da Prefeitura Municipal de Ilópolis, Rua Conselheiro José Bozzetto, nº 987, até o dia 27 de outubro de 2011, das 08h e 30min às 11h e das 13h e 30min às 17h.

Taxa: A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental e R$ 50,00 para cargos de nível superior.

Provas: O concurso público consistirá de exames de conhecimentos, mediante aplicação de Provas Objetivas, Provas Práticas e Prova de Títulos.

As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 20 de novembro de 2011, em locais e horários a serem divulgados. A Prova Prática será aplicada em data, horário e local a serem informados por Edital e destina-se a avaliar a experiência prévia do candidato, seu conhecimento técnico, constando de demonstração prática de sua habilitação.

Gabarito: A divulgação do gabarito, será na data prevista de 22 de novembro de 2011, disponível nos sites www.sellector.com.br e www.ilopolis-rs.com.br.

Validade: O concurso terá validade por 02 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Administração Municipal e através de Decreto do Prefeito Municipal.

Portugal: Hospital sem cirurgiões à noite


Doentes operados em Santo Tirso são levados para Famalicão
O Hospital de Santo Tirso não tem cirurgiões à noite, o que obriga os doentes operados e internados a serem transferidos de urgência para o Hospital de Famalicão. A denúncia partiu da própria equipa de cirurgiões daquela unidade do Centro Hospitalar do Médio Ave. A situação, que existe há quase um ano, já fez com que a Ordem dos Médicos instaurasse um processo disciplinar à administração.


"Chegou ao nosso conhecimento o caso de uma doente operada ao estômago durante a tarde que, tendo começado com uma hemorragia, acabou por ser transferida para Famalicão já tardiamente. No dia seguinte voltou para Santo Tirso. Três dias depois voltou ao mesmo", contou o presidente do Sindicato Independente dos Médicos, Carlos Santos.

A Ordem dos Médicos instaurou um processo ao director do centro hospitalar e à directora clínica. "A Unidade tem uma equipa formada por um enfermeiro e um anestesista. E tem um cirurgião de apoio das 08h00 à meia-noite", disse o presidente do Conselho de Administração, José Dias.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Enfermeiros acusam Forças Armadas de "discriminação"

Profissionais são os únicos sem acesso directo à carreira de oficiais

O candidato a bastonário dos enfermeiros Germano Couto denunciou hoje a "discriminação incompreensível" da classe pelas Forças Armadas, uma vez que são os únicos licenciados que não têm acesso directo à carreira de oficiais.

"Os enfermeiros não têm acesso à patente de oficial e Portugal é o único país da Europa a 27 onde isso acontece", lamentou Germano Couto em declarações à Lusa, lembrando que desde 1993 se reivindica a alteração desse estatuto.

Apesar de licenciados, os enfermeiros podem apenas "ingressar na carreira de sargentos" à qual podem chegar, de uma forma geral, todos os candidatos com ensino secundário.

Perante a situação, um grupo de enfermeiros intentou uma acção administrativa contra o Ministério da Defesa Nacional que aguarda agora recurso no Supremo Tribunal Administrativo.

"Estamos todos à espera de ser oficiais, do reconhecimento da enfermagem no geral", contou um enfermeiro militar, segundo o qual "mesmo que todos transitassem hoje para a classe de oficiais, ficaria mais barato porque, e num horizonte de quatro/cinco anos, as progressões custariam mais na classe de sargento que na de oficial".

E quais as diferenças entre oficiais e sargentos? "Enfermeiros sargentos não têm algumas competências. Não podem, por exemplo, avaliar o desempenho dos seus pares, chefiar ou integrar órgãos de direção e planeamento".

Porém, e como pode ler-se no articulado enviado a tribunal, "na definição dos quadros permanentes das Forças Armadas inexiste a categoria de oficial para enfermeiro e técnico de diagnóstico e terapêutica".

Esta situação determina que os enfermeiros "detenham categoria de sargentos, não obstante serem detentores de habilitação determinante da ascensão à carreira de oficiais", sendo essa lacuna considerada um "óbice à prestação de serviço por profissionais de saúde no seio das forças armadas".

Acresce que se os enfermeiros sargentos quiserem ascender à categoria de oficial, têm de abdicar da sua profissão "transitando para técnico de saúde, com um inexistente conteúdo funcional em termos de regulamentação própria".

O candidato a bastonário Germano Couto considera mesmo que a enfermagem e os enfermeiros "continuam num grau de discriminação incompreensível por parte dos agentes políticos e que coloca inevitavelmente em causa o sucesso do País para uma saúde mais eficiente".

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Estado tira apoio a transplantados

Doentes vão ser obrigados a poupar dinheiro.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Apenas 2% dos doentes que recorrem às urgências têm "dependência total"

Apenas dois por cento dos doentes que recorrem aos serviços de urgência dos hospitais têm uma “dependência total” de assistência médica, revela um estudo da Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros (OE).

“Em termos de nível de dependência, foi possível averiguar que apenas dois por cento dos doentes tinham uma dependência total, subindo para 45 por cento a dependência moderada. A dependência baixa ronda os 50% dos doentes que recorreram a urgência”, adiantam os resultado do estudo.

O estudo que classifica os doentes que recorrem aos serviço de urgência por nível de dependência foi realizado em setembro no Hospital São Francisco Xavier, que recebe uma média de 290 pessoas por dia, no Hospital de Faro (250), no Hospital de Abrantes (160) e no Hospital de Setúbal (150).

“Estamos a falar num universo aproximado de 850 doentes por dia nestas quatro unidades hospitalares, sendo que recolhemos uma amostra de 422 doentes”, disse à agência Lusa o enfermeiro Alexandre Tomás, da Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros.

Alexandre Tomás adiantou que o estudo surgiu da “preocupação” da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros “com a resposta da rede hospitalar em termos de serviço de urgência no Sul do país” e, por isso, decidiu realizar um trabalho para caracterizar estes doentes em função do seu nível de urgência.

“Verificámos que são mais as mulheres que recorrem ao serviço de urgência (64%)”, seguindo-se os homens (35%) e as crianças (cerca de 10%), sendo a média de idade dos doentes de 54 anos.

A maioria das patologias era da área médica (63%), enquanto 37% da área cirúrgica, adianta o estudo que será divulgado na sexta-feira no 2.º Encontro de Enfermeiros da Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros, que decorre hoje e na sexta-feira em Lisboa.

Metade das pessoas que integrou este estudo foi classificada por prioridade de urgência verde ou azul (situações menos urgentes), 39% prioridade amarela e 10% prioridade vermelha ou laranja.

“Na classificação dos doentes nas urgências podemos verificar que o grau de dependência diminuiu em cerca de 20% em quatro horas. Em 80% dos casos o grau de dependência manteve-se”, adiantou o enfermeiro.

A melhoria do nível de dependência deveu-se a dois fatores: controlo da dor e a promoção da autonomia em termos de mobilidade física, explicou Alexandre Tomás, acrescentando que esta recuperação se deve à “intervenção da enfermagem”.

Este estudo, segundo o enfermeiro, “é um extraordinário instrumento para adequar os recursos humanos às pessoas”.

Fonte Destak

Portugal: Leite cru e colhido de madrugada é mais amigo do sono, revela investigação

Ordenhar vacas de madrugada pode ser penoso para os lavradores mas garante a produção de um leite mais rico em melatonina, uma neurohormona que regula o sono e que os idosos têm mais dificuldade em produzir.

A conclusão consta de um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade dos Açores com base em leite recolhido em vários períodos do dia em explorações pecuárias localizadas em diversas zonas da ilha de S. Miguel.

José Batista, um dos investigadores envolvidos nas pesquisas, adiantou à Lusa que a investigação concluiu igualmente que os níveis de melatonina presentes no leite varia também em função da estação do ano, sendo mais elevados no inverno do que no verão.

O estudo, baseado em amostras colhidas nas zonas do Nordeste, Feteiras e Fenais da Luz, apurou ainda que a quantidade de melatonina presente no leite diminui com o seu tratamento.

Em cru, o leite apresenta níveis da neurohormona muito mais elevados, que baixam consideravelmente com o processo de pasteurização e ultrapasteurização, explicou o investigador.

Segundo José Batista, as conclusões deste estudo permitem perspetivar o lançamento no mercado de um produto natural capaz de ajudar as pessoas a adormecer.

Um leite especial, colhido de madrugada e não submetido a tratamento com altas temperaturas poderá substituir as pílulas usadas por idosos para “conciliar o sono”, referiu o investigador, adiantando que a sua equipa vai aprofundar o estudo, promovendo a recolha de um maior número de amostras em outros pontos de S. Miguel.

Independentemente da realização de novas pesquisas e da eventual introdução da ordenha das vacas de madrugada, José Batista considera que uma medida pode já ser lançada para ajudar a adormecer é o regresso às prateleiras dos supermercados do denominado 'leite do dia', mais amigo dos idosos e dos trabalhadores por turnos do que o ultrapasteurizado.

Fonte Destak

Portugal: Dor crónica afecta quase 1/3 da população portuguesa

Quase um terço da população portuguesa é afetada pela dor crónica, um problema que poderia ser diminuído com formação dos profissionais de saúde e com uma rede de referenciação, defende a Associação para o Estudo da Dor (APED).

No Dia Nacional de Luta Contra a Dor, que hoje se assinala, a associação lembra, em comunicado, que as estimativas apontam para cinco mil milhões de pessoas em todo o mundo a viver em países com insuficiente acesso ao tratamento da dor.

Em Portugal, onde o custo anual da dor crónica é de mais de três mil milhões, são apontados vários problemas: “inexistência formal de uma rede de referenciação”, “deficiências de formação na área” e “resignação das pessoas em relação ao fenómeno”.

“Uma questão que limita ou dificulta o adequado tratamento da dor são os mitos associados à prescrição de opióides pelos profissionais de saúde, ou pelos pacientes, o que coloca Portugal num dos países da Europa com maior resistência à utilização destes fármacos”, comenta o presidente da APED, Duarte Correia.

O responsável estima que a extinção do receituário especial para os opióides, que atualmente existe, possa vir a ajudar a combater o estigma da prescrição destes medicamentos.

A dor crónica, que afeta 30% da população portuguesa, pode ser definida como um estado de dor persistente. A osteoartrose, lombalgia crónica e artrite reumatóide são as causas mais frequentes de dor crónica.

Fonte Destak