Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Portugal: Leite cru e colhido de madrugada é mais amigo do sono, revela investigação

Ordenhar vacas de madrugada pode ser penoso para os lavradores mas garante a produção de um leite mais rico em melatonina, uma neurohormona que regula o sono e que os idosos têm mais dificuldade em produzir.

A conclusão consta de um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade dos Açores com base em leite recolhido em vários períodos do dia em explorações pecuárias localizadas em diversas zonas da ilha de S. Miguel.

José Batista, um dos investigadores envolvidos nas pesquisas, adiantou à Lusa que a investigação concluiu igualmente que os níveis de melatonina presentes no leite varia também em função da estação do ano, sendo mais elevados no inverno do que no verão.

O estudo, baseado em amostras colhidas nas zonas do Nordeste, Feteiras e Fenais da Luz, apurou ainda que a quantidade de melatonina presente no leite diminui com o seu tratamento.

Em cru, o leite apresenta níveis da neurohormona muito mais elevados, que baixam consideravelmente com o processo de pasteurização e ultrapasteurização, explicou o investigador.

Segundo José Batista, as conclusões deste estudo permitem perspetivar o lançamento no mercado de um produto natural capaz de ajudar as pessoas a adormecer.

Um leite especial, colhido de madrugada e não submetido a tratamento com altas temperaturas poderá substituir as pílulas usadas por idosos para “conciliar o sono”, referiu o investigador, adiantando que a sua equipa vai aprofundar o estudo, promovendo a recolha de um maior número de amostras em outros pontos de S. Miguel.

Independentemente da realização de novas pesquisas e da eventual introdução da ordenha das vacas de madrugada, José Batista considera que uma medida pode já ser lançada para ajudar a adormecer é o regresso às prateleiras dos supermercados do denominado 'leite do dia', mais amigo dos idosos e dos trabalhadores por turnos do que o ultrapasteurizado.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário