Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Nitroglicerina transdérmica


 
A nitroglicerina transdérmica é um fármaco vasodilatador, usado em casos de insuficiência cardíaca e coronariana. Age rapidamente nos casos de dor no peito, ligadas as crises de angina.Ela é aplicada na pele, ao contrário dos vasodilatadores mais usados, administrados por via oral ou venosa.Ao dilatar veias e artérias do corpo, ela reduz a congestão(excesso de sangue ) pulmonar, que é a causa primeira da apnéia central do sono, e melhora a ventilação.
Atualmente, o tratamento da apnéia central do sono é feito com a utilização de uma máscara conhecida como CPAP. O aparelho possui um ventilador e um tubo que leva o ar até a máscara, garantindo um fluxo contínuo para o paciente. Apesar da eficiência, o uso do aparelho é desconfortável e, embora os pacientes possam usá-lo em casa, mas seu alto custo limita o acesso.

Christiano Pereira Silva , medico defendeu a tese de doutorado na Faculdade de Medicina da USP em janeiro 2011 sobre o uso da nitroglicerina transdérmica na apneia do sono que atinge 40% dos portadores de insuficiência cardíaca. Quando o paciente com insuficiência cardíaca se deita, há um acúmulo de líquido nos pulmões, que o obriga a respirar mais vezes ( isso chama se taquiapnéia), que atrapalha o sono.

Esse ritmo maior de respiração diminui o gás carbônico do sangue e conseqüentemente o estímulo cerebral, fazendo com que a pessoa pare de respirar e acaba acordando, e depois fica sem dormir. A insuficiência cardíaca é uma das causadoras da apnéia central do sono.
 
Na pesquisa, foram recrutados pacientes do Ambulatório, que passaram por um exame do sono (polissonografia). As pessoas que apresentaram apnéia central participaram dos testes com nitroglicerina transdérmica, aplicada na pele meia hora antes de dormirem. Elas tiveram menos despertares noturnos e freqüência cardíaca mais baixa, indicando melhor qualidade no sono.
 
O fármaco pode ser aplicado em qualquer lugar do corpo, o que poderá tornar o tratamento da apnéia mais simples e acessível. A substância foi utilizada uma única vez pelos pacientes, no dia em que fizeram a polissonografia, constatando-se melhor qualidade de sono.Novos estudos, em um maior período de tempo, serão necessários para avaliar os efeitos do uso contínuo da nitroglicerina transdérmica.

Fonte: Boletim da USP 23/5/2011

6 comentários:

  1. ola...vc sabe me dizer se tal produto é vendido no Brasil?...tenho estudado um caso mas eh para tendões...veja
    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2658939/
    precisava conhecer um medico q saiba do procedimento...seria para mim msm

    ResponderExcluir
  2. Marcio bom dia. Obrigado pelas visitas ao blog.

    Existe um produto do laboratório Novartis que se chama NITRODERM TTS nas dosagens de 5 e 10mg. Consulte seu médico sobre o produto que deve ser vendido somente sob indicação e prescrição de um profissional habilitado.

    Boa sorte!

    Mauro Munhoz

    ResponderExcluir
  3. Pelo que entendi o tratamento é com Óxido Nítrico e não com nitroglicerina transdérmica. São produtos totalmente diferentes!

    Mauro

    ResponderExcluir
  4. oi Mauro...o Oxido Nitrico é uma substancia emitida por enzimas presentens no sangue...a nitroglicerina transdermica faz com q tais enzimas produzam o ON...vlw por responder..os produtos q achei vendem nos eua mas nao no Brasil...e realmente, preciso achar um medico q saiba disso...o q deve ser dificil, visto q eu estou mais atualizado q os medicos daqui, sobre o assunto...abraço

    ResponderExcluir
  5. Ok, obrigado, realmente eu só li o começo da matéria, pois um diretor me chamou, de toda a forma obrigado pela informação, desejo boa sorte meu amigo!

    ResponderExcluir
  6. vlw...caso vc achar alguem q saiba desse uso fique a vontade para me informar...ficarei muito grato...e parabens pelo blog!....abraços

    ResponderExcluir