Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Psoriase: novas informações


A psoríase é uma doença de pele genética que tem um componente auto-imune ( as proprias celulas do organismo se auto agridem) É uma doença crônica, hiperproliferativa das celulas da pele( por isso parece que a pele descama), de causa desconhecida, mostrando uma grande variedade na gravidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Em pequenas percentagem e casos existe uma artrite associada, principalmente na coluna vertebral. Homens e mulheres são atingidos de igual forma, na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida e com grande frequência em pessoas da pele branca, sendo raras em negros, índios, asiáticos.

Como é uma doença que afecta a pele, órgão externo e visível, esta doença tem efeitos psicológicos muito evidentes. Muitas vezes a artrite psoriática (ou artrite psoriásica) causa articulações inflamadas e extremamente doloridas. Nesse caso é necessário procurar um reumatologista Mas agora mais um alerta foi lançado aos pacientes com psoriase pois doença pode estar associada a outras enfermidades, como a síndrome metabólica que é caracterizada pela obesidade abdominal, hipertensão arterial, intolerância à glicose, níveis elevados de triglicérides no sangue e diminuição do HDL (bom colesterol).

Acredita-se que a inflamação crônica a que pacientes com psoríase estão submetidos afete não só a pele, mas também órgãos internos e a parede dos vasos sanguíneos. Isso causa alterações, que envolvem principalmente os níveis de substâncias chamadas citocinas, uma espécie de mediadores de inflamações no organismo. Com a inflamação, o metabolismo das gorduras (colesterol e triglicérides) e do açúcar (glicose) do corpo humano pode ser alterado, levando ao acúmulo de gordura, diabetes e depósito de placas de gordura nas artérias: fatores que aumentam o risco de infarto do miocárdio. A National Psoriasis Foundation dos Estados Unidos afirma que pessoas com psoríase grave têm um aumento de 62% nas chances de desenvolver diabetes, independente de peso excessivo, hipertensão ou colesterol alto.

A psoríase não é contagiosa, mas uma doença inflamatória crônica que afeta a pele e pode atingir também as articulações. Apesar de não ter cura, a psoríase pode ser controlada com tratamentos. Entre as alternativas estão medicamentos orais, como imunossupressores e retinóides; ou de aplicação subcutânea como os medicamentos imunobiológicos. Estes últimos são feitos a partir de células vivas (como na produção de vacinas e insulina), que atuam bloqueando o Fator de Necrose Tumoral – TNF (espécie de proteína que estimula a inflamação), produzido em excesso, e interrompem assim a cascata inflamatória que está associada à psoríase.

Fonte: National Psoriasis Foundation January 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário