Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Faltam cálcio e fibra para brasileiros e sobram sódio e gordura

Perfil nutricional do País encontra altos índices de deficiências: 90% precisam comer mais frutas e verduras

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria co o Ministério da Saúde, avaliou o perfil nutricional do País e encontrou altos índices de deficiência de cálcio, fibra e vitaminas, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A mesma pesquisa mostra ainda que há excesso de consumo de sódio, gordura e açúcar na dieta dos brasileiros, um trio que compromete as funções do corpo, gerando doenças como diabetes e hipertensão. Os resultados, divulgados nesta quinta-feira (28) fazem parte do estudo Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, que investigou o padrão alimentar de pessoas maiores de 10 anos em todas as regiões brasileiras (a amostra foi colhida em quase 14 mil domicílios).

Para o consumo de cada alimento, os pesquisadores dividiram os resultados por renda mensal e identificaram que mesmo aqueles que ganham salários mais altos não enriqueceram a qualidade nutricional dos seus pratos.

Foi identificado ainda que 9 em cada 10 pessoas têm ingestão de frutas, legumes e verduras abaixo dos níveis considerados ideais pelo Ministério da Saúde.

Na faixa dos 10 aos 13 anos de idade, 96,4% dos adolescentes do sexo masculino e 97,2% do sexo feminino registraram ingestão de cálcio abaixo do valor mínimo diário recomendável (1.100mg). O mesmo ocorreu com a vitamina D para 99,4% dos meninos e 99,0% das meninas. Na faixa etária de 19 a 59 anos, as maiores prevalências de inadequação de consumo diário ficaram com esta vitamina (menos de 10mcg): 99,6% dos homens e 99,2% das mulheres.

O consumo energético médio da população brasileira variou de 1.490kcal a 2.289kcal, sendo que 28% são gorduras. O consumo diário em excesso de sódio (acima de 2.300mg) – um dos vilões do coração e da obesidade – foi registrado para 88,7% dos homens e 69,7% das mulheres.
Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário