Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pronto Socorro de Cuiabá passa a utilizar aparelho de ecocardiograma

Aparelho, orçado em R$ 270 mil reais, inicialmente vai atender a ala pediátrica, e na próxima semana deve ser disponibilizado para os adultos

Nesta quarta-feira (27), o Pronto Socorro de Cuiabá começou a operar o equipamento de Ecocardiograma modelo Vivid 3, da GE, que adquiriu para promover agilidade nos exames, até então feitos em unidades da rede privada e no Hospital Júlio Müller, o que demandava custos e riscos no transporte de pacientes com patologias cardíacas.

O aparelho, orçado em R$ 270 mil reais, inicialmente vai atender a ala pediátrica, e na próxima semana deve ser disponibilizado para os adultos.

Segundo a instituição, o aparelho ajuda no diagnóstico complementar de doenças morfológicas cardíacas. E será de muita serventia ao Pronto Socorro, que não contava com dispositivo semelhante para de tectar doenças cardiovasculares graves. Sua operação requer treinamento técnico com engenheiros especialistas do fabricante. O mais importante é que os pacientes agora não precisam mais sair do PS para realizar os exames, deslocamento que sempre implica em riscos e custos.

O equipamento faz ultrassom do coração e dos vasos sanguíneos para avaliação da anatomia e funcionamento cardíaco em adultos e crianças, além de ecocardiograma fetal, ecocardiograma com estresse farmacológico e ecocardiograma transesofágico.

O grande diferencial desse equipamento, conforme o fabricante é sua capacidade de realizar exames mais detalhados, principalmente através do ecocardiograma transesofágico, um tipo de ultrassom do coração que, por meio de uma sonda endoscópica, fornece “mais detalhes do que o ultrassom do tórax”.

O Vivid 3 realiza também o exame de ecocardiograma de estresse, que simula o desempenho do coração como se o paciente estivesse correndo na esteira, recurso que tem sido utilizado para substituir o sistema de esteira àquelas pessoas que não conseguem realizar esse teste.

Segundo o hospital, o aparelho também permite a realização de ecofast. E ressalta que atualmente o ultrassom é utilizado na urgência e emergência para realização de exames na beira de leito, passagem de catéteres em veias profundas, drenagens de pneumotórax e derrames pericárdicos, aumentando a segurança dos procedimentos, que são feitos com a maior rapidez e seguranças possíveis. Além disso,poderá ser utilizado até nas paradas cardiorespiratórias como é recomendado nas mais atualizadas diretrizes de ressuscitação.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário