Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Consumo diário de maconha coloca em risco saúde e bem-estar

Foto: REUTERS/David Snyder/Handout via Reuters
Adolescentes que usam maconha diariamente tem mais risco de suicídio. Eles também são 8 vezes mais propensos a usar outras drogas ilícitas
 
Os adolescentes que usam maconha diariamente correm um risco maior de se tornarem dependentes de drogas, cometer suicídio ou experimentar outras drogas e são menos propensos a ter sucesso em seus estudos do que aqueles que a evitam, anunciaram pesquisadores australianos nesta quarta-feira (10).
 
Em uma análise de estudos sobre a cannabis, os cientistas afirmaram que esses efeitos de longo prazo sobre a saúde e a vida são importantes, uma vez que vários países estão planejando afrouxar a legislação sobre o uso da planta.
 
A cannabis é a droga ilícita mais consumida em todo o mundo, apesar de haver uma tendência para sua descriminalização em alguns países.
 
"Nossas descobertas são particularmente oportunas, dado que vários estados dos EUA e países da América Latina têm feito movimentos para descriminalizar ou legalizar a cannabis, levantando a possibilidade de a droga se tornar mais acessível para os jovens", disse Richard Mattick, professor do Centro Nacional de Pesquisa sobre Drogas e Álcool da Universidade de New South Wales, na Austrália, que co-liderou o estudo.
 
Usando dados de três estudos amplos e de longa duração, os pesquisadores descobriram que as pessoas que começam a fumar maconha diariamente antes dos 17 anos têm uma probabilidade 60% menor de concluir o ensino médio ou obter um diploma universitário.
 
A análise cruzada também indicou que os os que usam diariamente maconha durante a adolescência são 7 vezes mais propensos a tentar o suicídio, tem 18 vezes mais risco de dependência da substância, e são 8 vezes mais propensos a usar outras drogas ilícitas na vida adulta.
 
"Os formuladores de políticas precisam estar cientes de que o uso precoce de cannabis está associado a uma série de resultados negativos para os jovens adultos que afetam sua saúde, bem-estar, e também suas realizações", disse Edmund Silins, também do Centro Nacional de Pesquisa sobre Drogas e Álcool, que apresentou os resultados em uma coletiva de imprensa.
 
Ligações Claras e consistentes
Dados recentes mostram que os jovens em alguns países estão começando a usar maconha mais cedo do que antes e que mais adolescentes estão fazendo uso pesado de maconha.
 
Nos Estados Unidos, cerca de 7% dos estudantes no último ano do ensino médio usam diariamente ou quase diariamente maconha, enquanto na Inglaterra, 4% dos jovens de 11 a 15 anos informou ter usado maconha no mês passado.
 
Na Austrália, cerca de 1% dos jovens de 14 a 19 anos de idade são usuários diários da droga, enquanto 4% fuma semanalmente.
 
Silins disse que quaisquer mudanças na legislação sobre a cannabis devem ser avaliadas cuidadosamente para garantir que elas vão ajudar a reduzir o consumo de maconha na adolescência e prevenir seus efeitos potencialmente adversos.
 
O estudo, publicado na revista "Lancet Psychiatry", analisou dados de até 3.765 participantes consumidores de maconha com relação a sete efeitos no desenvolvimento até a idade de 30 anos.
 
Esses fatores incluíram a conclusão do ensino médio, a obtenção de um diploma universitário, dependência da cannabis, o uso de outras drogas ilícitas, tentativas de suicídio, depressão e o bem-estar.
 
Constataram-se associações claras e consistentes entre frequência do consumo de cannabis durante a adolescência e os resultados na maioria dos jovens adultos investigados, mesmo após o controle de potenciais fatores de interferência como idade, sexo, etnia, nível socioeconômico, uso de outras drogas e doenças mentais.
 
G1

Receita de queijo muçarela caseiro sem lactose

Publicamos recentemente a receita de um requeijão sem lactose

Veja essa receita aqui .

Alguns leitores, porém, questionaram o fato de o requeijão ser com polvilho cru.

A receita está correta e é realmente feita com polvilho cru, que precisa ser, todavia, de uma marca segura e confiável.

Mas, para os leitores que têm receio de usar polvilho cru, encontramos uma opção muito legal também: a muçarela sem lactose e vegetariana.

Ah, não estranhe: muçarela se escreve com "ç" mesmo. Consulte um dicionário e comprove.

Além disso, é muito leve, não tem gordura como a outra tem. Logo, quem está em dieta, querendo perder peso ou baixar o colesterol, se beneficia bastante com o consumo deste queijo caseiro. E ainda tem outra vantagem: o sal reduzido, o que é muito bom para os hipertensos. E como é que se faz esta muçarela?
 
Você vai aprender agora:
 
Ingredientes
- 1 xícara de polvilho doce
 
- 1 xícara de polvilho azedo
 
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
 
- 2 xícaras de água
 
- 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
 
- Sal a gosto (quanto menos, melhor)
 
- Temperos a gosto (sugestão: orégano, pimenta do reino, noz-moscada)
 
Modo de preparo
Bata bem no liquidificador ou processador a água, os polvilhos, o sal, os temperos, o azeite e o amido.
 
Passe o conteúdo liquidificado (que precisa ficar bem líquido) para uma panela antiaderente.
 
Cozinhe no fogo alto, sempre mexendo, até que forme uma massa dura e se desprenda totalmente da panela. Importante: não pare de mexer até que endureça.
 
O processo demora uns 3 minutos.
 
Depois de endurecer, espere esfriar. Então você vai retirar a massa da panela e misturá-la com a mão para ela ficar uniforme.
 
Use um recipiente plástico, como um pote quadrado, para moldar o queijo.
 
Leve a muçarela à geladeira dentro do pote plástico que está servindo de fôrma.
 
Espere 7 dias e, então, o queijo estará pronto.
 
Depois de pronto, ele dura de 7 a 10 dias na geladeira.
 
Mas voltando à receita: a muçarela vegetariana é uma alternativa saudável à muçarela de leite de vaca ou de búfala.

Ela é feita também com polvilho, porém aqui ele passa por cozimento. Então, para quem tem receio de consumi-lo cru, não há nenhum problema.

A grande vantagem desta muçarela vegetariana é o fato de não conter lactose, o que a torna consumível por todos.
 

Óleo de alecrim – Benefícios e propriedades

Planta arbustiva comum nas regiões do Mediterrâneo, o alecrim possui ramos com pequenas folhas e suas flores são levemente azuladas

A erva, que pode chegar a alcançar 1,8 metros de altura, já era aplicada tanto na culinária quanto medicinalmente desde os tempos antigos por reis, rainhas e populares, além de ser muito valorizada pelo seu aroma. Das flores dessa planta, é extraído um óleo essencial que também reúne suas propriedades – assim como o chá  –, mas concentradas, ajudando em tratamentos de saúde.
 
Benefícios e propriedades do óleo de alecrim
Com ação estimulante, o óleo ajuda a melhorar a memória e a concentração, ajudando também no alívio de dores de cabeça. Quando aplicado no couro cabeludo, o óleo serve para combater a caspa e promover o crescimento dos fios, e na pele, ajuda a aliviar sinais de acne e celulites.
 
O óleo é eficaz ainda no tratamento de enxaquecas, pressão baixa, retenção de líquidos e problemas no aparelho respiratório. Quando usado para massagem, o óleo de alecrim auxilia na melhora da circulação, além de agir como calmante e diurético, agindo ainda no combate às dores musculares e dores causadas por reumatismo. Seu cheiro, quando inalado, ajuda a melhorar a energia mental e limpar as vias respiratórias, aliviando dores de garganta, resfriados, garganta inflamada e infecções respiratórias. Pode ser usado também para combater problemas de má digestão, cólicas estomacais, tratamentos do intestino e flatulência. É auxiliar ainda no alívio dos distúrbios do período menstrual, no tratamento de úlcera, pedras nos rins e vesícula, além de ajudar na concentração de esperma.
 
O óleo de alecrim possui ação depurativa, e por isso promove a limpeza do organismo eliminando toxinas que se acumulam no corpo devido ao consumo de medicamentos ou álcool, por exemplo. O consumo ajuda ainda a aliviar dores estomacais devido ao relaxamento que promove nos tecidos lisos – mesma razão pela qual ajuda a aliviar cólicas menstruais.
 
Como usar?
No caso de aplicação no couro cabeludo, o óleo deve ser misturado à cremes e shampoos, prevenindo também a queda capilar. Você pode ainda ingerir o óleo in natura, temperando saladas ou em preparos culinários. Quando sentir que a mente está cansada, inale o óleo para melhorar as energias mentais e, em caso de dores musculares, massageie com o óleo até total absorção. Entre todas as formas de uso estão a massagem que deve ser feita com o óleo de alecrim diluído em outros óleos vegetais, o escalda pés, banhos, calor aromático, difusores, compressas, loções e aromatizantes de ambiente.
 http://www.remedio-caseiro.com/oleo-de-alecrim-beneficios-e-propriedades/

Falta de ar pode ser sinal de doença no coração, alerta especialista

Tosse seca e sem catarro também podem estar ligados a problemas cardíacos
 
Normalmente as pessoas associam apenas dores no peito como um sinal de alerta para problemas no coração. Porém, outros sinais como alteração nos batimentos cardíacos e dificuldade na respiração também podem sinalizar que há algo errado.
 
De acordo com o cirurgião cardíaco da Beneficência Portuguesa de São Paulo Marcelo Sobral, associada às doenças respiratórias, a tosse seca, sem catarro, também pode ser um alerta de que o coração não está saudável.
 
― Esses sinais geralmente aparecem após atividades físicas. Caso o desempenho piore e haja tosse e ou falta de ar durante os exercícios é recomendado procurar um especialista para avaliação.
 
A angina, mais conhecida como dor no peito, é causada pela baixa quantidade de oxigênio no músculo cardíaco, geralmente consequência de algum esforço físico em corações com obstruções nas suas artérias.
 
― Nesses casos, as pessoas sentem uma sensação de peso, aperto ou pressão no peito, que por vezes se estende em forma de formigamento até o pescoço, braço esquerdo ou dorso. Essa angina ainda pode causar náuseas, que quase sempre são relacionadas a sensações de mal estar.
 
Segundo Sobral, a prevenção deve ser feita de forma regular, por meio de consultas periódicas com especialistas, com o objetivo de controlar a pressão arterial, nível de açúcar e gordura no sangue.
 
― Parar de fumar, ter um cardápio diário balanceado, praticar exercícios físicos acompanhados por profissionais e, após os 40 anos, realizar check-up anualmente são algumas dicas para manter um coração saudável.

R7

Estudo mede temperatura do hálito para detectar câncer de pulmão

O câncer de pulmão é considerado um dos mais letais, uma vez que sua
detecção é feita em estágios tardios da doença
Pesquisadores italianos descobriram que ar exalado por pacientes com a doença tem temperatura mais elevada do que por pessoas sem o tumor
 
Pesquisadores da Itália acreditam que um teste que mede a temperatura do hálito de um paciente possa servir para diagnosticar o câncer de pulmão de forma rápida e não invasiva. A eficácia de um teste desse tipo foi demonstrada em um estudo cujos resultados serão apresentados nesta segunda-feira na Alemanha, durante o congresso da Sociedade Respiratória Europeia.
 
A pesquisa se baseou nos dados de 82 pessoas que foram submetidas a exames tradicionais para detectar o câncer de pulmão. Entre elas, 40 receberam o diagnóstico positivo da doença. Os especialistas, então, usaram um aparelho chamado X-Halo para medir a temperatura do hálito dos participantes.
 
Segundo os resultados, o hálito exalado pelos pacientes com câncer de pulmão estava com uma temperatura maior do que o hálito das pessoas sem a doença. Além disso, a temperatura foi maior quanto mais avançado era o estágio do câncer ou quanto maior o tempo em que o paciente era fumante. No estudo, os pesquisadores também conseguiram identificar uma temperatura limite, a partir da qual é possível identificar a doença com maior precisão.

Leia também:

Pesquisa sobre câncer de pulmão sugere tratamentos mais direcionados

Poluição do ar ligada a câncer de pulmão em não-fumantes

Silecioso, câncer de pulmão é o que mais causa de mortes no mundo

Especialistas lançam novas diretrizes médicas para o rastreamento do câncer de pulmão

Para 83% dos que fumam, câncer é lenda

Combate ao fumo ainda é a melhor forma de prevenir o câncer de pulmão

 
Diversas pesquisas já tentaram desenvolver um teste capaz de detectar um câncer pelo hálito do paciente, mas essa é a primeira vez em que um estudo mede a temperatura do ar exalado para chegar ao diagnóstico.
 
“Nossos resultados sugerem que o câncer de pulmão provoca um aumento da temperatura do ar exalado. Essa é uma descoberta importante, que pode mudar a forma como diagnosticamos a doença”, diz Giovanna Elisiana Carpagnano, professora da Universidade de Foggia, na Itália, e coordenadora do estudo. “Se nós pudermos aprimorar um teste que detecta o câncer de pulmão pela temperatura do hálito, melhoraremos o processo de diagnóstico ao oferece um teste que causa menos stress ao paciente, que é mais barato e menos trabalhoso para os médicos.”

Veja

Potássio protege mulheres contra AVC, diz pesquisa

A banana é uma das melhores fontes de potássio.
Nutriente faz bem ao coração da mulher segundo estudo.
Estudo feito com participantes acima dos 50 anos descobriu que consumir maiores quantidades do nutriente diminui risco de derrame
 
Consumir alimentos ricos em potássio, como a banana, o feijão e o espinafre, pode ajudar mulheres a evitar um acidente vascular cerebral (AVC), segundo uma nova pesquisa.
 
O estudo, feito no Albert Einstein College of Medicine, nos Estados Unidos, acompanhou mais de 90 000 mulheres de 50 a 79 anos durante onze anos. Os pesquisadores cruzaram os dados sobre a prevalência de derrame cerebral entre as participantes e a quantidade de potássio que havia na alimentação delas.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de pelo menos 3 500 miligramas de potássio por dia. As participantes do estudo, porém, ingeriam, em média, 2 600 miligramas do nutriente diariamente. Em 100 gramas de banana prata ou de extrato de tomate, é possível obter 358 miligramas e 680 miligramas de potássio, respectivamente.
 
Segundo os resultados da pesquisa, as mulheres que consumiam mais potássio (3 193 miligramas por dia ou mais) foram 12% menos propensas a sofrer um AVC do que as que comiam as menores quantidades do nutriente (menos de 1 925 miligramas ao dia). Além disso, elas tiveram um risco 10% menor de morrer ao longo do estudo por qualquer causa.

Leia também:

Até 15% das vítimas de mini-AVC sofrem AVC completo dentro de três meses

Colesterol alto pode aumentar o risco de AVC

AVC atinge cerca de 15 milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo

Acidente Vascular Cerebral - Derrame

Farinha de banana verde: Esperança para os diabéticos

Curiosidades sobre a banana

 
A pesquisa, publicada no periódico Stroke​, ainda indicou que os benefícios do potássio são maiores em mulheres que não têm pressão arterial elevada. Entre elas, um maior consumo de potássio evitou até 21% dos casos de AVC. “Nossos resultados dão mais um motivo para que as mulheres comam frutas e vegetais, já que esses alimentos são boas fontes de potássio”, diz Sylvia Wassertheil-Smoller, coordenadora do estudo.
 
Segundo a Associação Americana do Coração, idosos e pessoas com problemas nos rins precisam tomar cuidado com o excesso de potássio. Por isso, quem deseja tomar suplementos do nutriente deve consultar um médico para saber a quantidade correta a ser ingerida.
 
Conheça a pesquisa


Onde foi divulgada: Stroke

Quem fez: Arjun Seth, Yasmin Mossavar-Rahmani, Victor Kamensky, Brian Silver, Kamakshi Lakshminarayan, Ross Prentice, Linda Van Horn, e Sylvia Wassertheil-Smoller

Instituição: Albert Einstein College of Medicine, Estados Unidos.

Resultado: Mulheres que mais comem potássio têm risco 12% menor de sofrer AVC e 10% menor de morrer por qualquer causa.
 
Veja

Concurso Prefeitura de Catuípe - RS

A Prefeitura de Catuípe, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital único (n° 01/2014) referente ao concurso público e ao processo seletivo que pretende realizar, provavelmente no dia 15 de novembro de 2014, através de provas objetiva, prática e de títulos. A intenção é preencher 47 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva para convocações futuras. Os cargos disponíveis contemplam candidatos que tenham grau de escolaridade nos ensinos fundamental, médio e superior.
 
A execução dos certames ficará sob a responsabilidade da Empresa PIASCON – Sociedade PI de Assessoria e Consultoria LTDA, a qual compete reservar cerca de 10% das vagas disponíveis para os candidatos portadores de deficiência física.
 
Com salários que variam de R$ 749,36 a R$ 8.874,00 (mais vale alimentação no valor de R$ 100,10), os postos de trabalho ofertados são para: agente comunitário de saúde, agente de controle interno, assistente social, atendente de farmácia, construtor, eletrotécnico, engenheiro civil, fiscal, médico, médico pediatra, médico ginecologista, monitor, motorista "D", nutricionista , operador de máquinas, operário, professor de ciências biológicas, professor (Educação Infantil, Anos Iniciais e Ensino Médio - várias disciplinas), psicopedagogo, servente, técnico em enfermagem, vigilante e visitador do PIM.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até 25 de setembro de 2014, pela internet, através do site www.piascon.com.br. O valor da inscrição vai de R$ 29,90 a R$ 71,15.

Estes certames serão compostos por provas objetivas, aplicadas a todos os inscritos; prova prática, para os candidatos às vagas de construtor, motorista e operador de máquinas; e, por fim, os que disputam os cargos de atendente de farmácia e professores passarão por prova de títulos.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 15 de novembro de 2014, no local que será divulgado no dia 17 de outubro de 2014. O gabarito provisório será disponibilizado no dia 15 de novembro de 2014.
 
O certame terá validade de dois anos a partir da data de homologação do resultado final, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Catuípe/RS, por meio de decreto do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Teixeira Soares - PR (II)

A Prefeitura de Teixeira Soares, no estado do Paraná, divulgou o edital nº 01.03/2014, no qual estabelece normas para a realização do concurso público nº 03/2014, cuja finalidade é preencher 41 vagas de ampla concorrência e 02 para portadores de necessidades especiais. As chances são para candidatos de níveis alfabetizado, fundamental incompleto, médio e superior.
 
Os aprovados e contratados no concurso farão jus a remunerações que variam de R$ 730,40 a R$2.507,13, a depender do cargo e da jornadas de trabalho, que pode ser de 30 ou 40 horas por semana.
 
As vagas disponíveis são: conservador de estrada, encarregado de obras, encarregado do setor pessoal, motorista de ônibus escolar, nutricionista, pedagoga para o CRAS, professor, secretário executivo de escola e zelador urbano.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de outubro de 2014, através do site www.saber.srv.br.
 
A taxa de inscrição varia de R$ 40,00, para candidatos a cargos que exigem os níveis alfabetizado e fundamental; R$ 100,00, para as funções de nível médio; e R$ 150,00, para os inscritos em vagas de nível superior.
 
A prova escrita objetiva está prevista para 19 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados oportunamente.
 
A prova prática provavelmente será aplicada para os candidatos ao cargo de motorista de ônibus escolar, no dia 09 de novembro de 2014, em local e horário a serem informados. 
 
A prova de títulos está prevista para ser aplicada no dia 09 de novembro de 2014, das 8 às 11h, em local e horário a serem informados futuramente. Os títulos poderão ser entregues pessoalmente ou por terceiros, sem necessidade de procuração.
 
O certame ficará sob a responsabilidade do Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber Ltda.
 
O concurso público terá validade por dois anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final. Este prazo poderá ser prorrogável uma única vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Teixeira Soares - PR lança edital de concurso público

Mais três empregos públicos foram disponibilizados no município de Teixeira Soares, no estado do Paraná. A prefeitura local vai admitir, por meio de aprovação em concurso público, profissionais habilitados para atuar como atendentes de consultório dentário. A informação consta no edital nº 01.04/2014, referente à realização do concurso público nº 04/2014, recém publicada pelo Executivo Municipal.
 
Candidatos de nível médio, com curso específico para área solicitada, podem participar do certame. A remuneração prevista para os contratados é de R$ 730,40, por carga horária semanal de 40 horas.
 
As inscrições podem ser feitas até 1º de outubro de 2014, através do site www.saber.srv.br, ao custo de R$ 100,00.
 
A prova escrita objetiva está prevista para ser aplicada em 19 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado a partir das 21 horas do mesmo dia de aplicação das provas.
 
O concurso público, que ficará sob a responsabilidade do Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber Ltda., terá validade por dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Hortolândia - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura de Hortolândia, em São Paulo, sob a organização da empresa RBO Assessoria Política e Projetos Municipais, divulgou o edital nº 003/2014 retificado de concurso público para cargos de níveis médio e superior.
 
São oferecidas 17 vagas para as funções de agente de gestão, agente de políticas sociais, bibliotecário, dentista, enfermeiro e psicólogo, por vencimentos de R$ 2.063,05 a R$ 5.932,21 em jornadas de 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão aceitas até 12 de setembro de 2014, exclusivamente pelo endereço eletrônico: www.rboconcursos.com.br, com taxa de R$ 45,00 para cargos de nível médio e de R$ 60,00 para cargos de nível superior.
 
Será aplicada prova objetiva, estimada para ocorrer em 28 de setembro de 2014. Para confirmar a data, obter o endereço e o horário da prova é necessário que o candidato acompanhe a divulgação dos informativos, previstos para serem publicados a partir do dia 19 de setembro de 2014, em jornal de circulação municipal, nos sites: www.rboconcursos.com.br e www.hortolandia.sp.gov.br e afixados no quadro de avisos da Prefeitura, situado à Rua José Claudio Alves dos Santos nº 585, em Remanso Campineiro, no quadro de avisos da Câmara Municipal, localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy nº 250 (antiga Rua 02), Parque Gabriel e também no quadro de avisos do Departamento de Gestão de Pessoas, na Rua José Camargo nº21, em Remanso Gabriel.
 
A classificação ainda contará com avaliação de títulos, que deverão ser enviados ao endereço da RBO, situado à Rua Itaipu nº 403, Bairro Mirandópolis, São Paulo, CEP 04052-010, até o último dia de inscrições. É necessário que o envelope esteja identificado com o nome do concurso "concurso público nº 03/2014 - Município de Hortolândia". O resultado será informado pelos órgãos de comunicação citados acima.
 
A validade do concurso será contada a partir de sua homologação, com duração de dois anos, prorrogável por igual período, de acordo com o interesse da administração.

Concurso Tribunal de Justiça - AP

Boa oportunidade no Amapá. O Tribunal de Justiça do Estado tornou público o edital nº 001/2014 de concurso público, o qual visa preencher 100 vagas e formar cadastro de reserva aos cargos de Analista e Técnico Judiciário. Os novos servidores serão lotados nos polos de Macapá, Mazagão, Tartarugalzinho, Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari e Oiapoque.

A Fundação Carlos Chagas está na coordenação deste concurso, que reserva ainda, conforme Lei Federal, 5% das vagas para pessoas com deficiência. 
 
Para profissionais de nível superior, serão providas vagas de Analista judiciário nas áreas Judiciária e Administrativa, Execução de Mandados, Administração, Arquitetura, Arquivologia, Contabilidade, Biblioteconomia/Documentação, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, História, Jornalismo, Medicina do Trabalho, Perícia Médica, Psiquiatria, Museologia, Psicologia, Revisão de Texto, Serviço Social, Taquigrafia, Tecnologia da Informação/ Administração em Redes de Computadores, Tecnologia da Informação/Banco de Dados, Tecnologia da Informação/ Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação/ Segurança da Informaçãoe Tecnologia da Informação/ Telecomunicações.

Quem possui ensino médio completo, pode concorrer ao cargo de Técnico Judiciário nas áreas Judiciária e Administrativa.
 
Salários
- Para todas as áreas/especialidades do cargo de Analista Judiciário: R$ 6.009,16;
- Para o cargo de Técnico Judiciário: R$ 4.619,00.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio da Internet, no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), no horário ininterrupto de 10 horas do dia 15 de setembro às 14 horas do dia 15 de outubro de 2014, observado o horário de Brasília.
 
A opção do candidato pelo Polo no ato da inscrição no concurso vincula o candidato à respectiva área de abrangência para lotação.

Taxas
- Para os cargos de Analista Judiciário - todas as áreas/especialidades a inscrição terá o valor de R$ 112,97;

- Para o cargo de Técnico Judiciário – Área Judiciária e Administrativa a inscrição terá o valor de R$ 92,97.

Provas e Gabaritos
A aplicação das provas objetivas para todos os cargos/áreas/especialidades/polo de classificação está prevista para 07 de dezembro de 2014 e realizar-se-á na Cidade de Macapá-AP.

As provas para os cargos de Analista Judiciário (todas as áreas/especialidades) e Técnico Judiciário e Administrativa serão aplicadas no mesmo dia, em períodos distintos. O gabarito será divulgado na data prevista de 08 de dezembro de 2014.

Validade
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, publicada no Diário de Justiça Eletrônico - DJE, podendo ser prorrogado por mais dois anos, a critério do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá.

Prefeitura de Curitibanos - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Curitibanos, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital n° 03/2014 de processo seletivo, visando a contratação de pessoal, em caráter temporário, para suprir necessidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Os vencimentos podem chegar a R$ 2.534,32, por jornada de trabalho de 10 a 40 horas semanais.
 
Há vagas para as funções de Cozinheira, Motorista, Professor (Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries Iniciais, Artes, Inglês, Ciências/Biologia, Geografia, História/Filosofia/Sociologia, Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa, Intérprete de Libras, Ensino Religioso, Educação Especial - Segundo Professor, AEE - Atendimento Educacional Especializado, Educação Física e  Tecnologia Educacional Informática), Servente de Limpeza, Servente Merendeira, Vigia e Nutricionista.
 
As inscrições serão recebidas gratuitamente no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Curitibanos entre os dias 15 a 30 de setembro de 2014, das 13h15 às 17h.
 
O candidato deverá apresentar na Secretaria Municipal de Educação os seguintes documentos, especificamente em envelope identificado com seu nome e o cargo pretendido:
  • 2 fotografias recentes tamanho 3X4,
  • Original e Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF);
  • Original e Fotocópia comprovante de Residência;
  • Original e Fotocópia comprovante de votação da última eleição;
  • Original e Fotocópia Carteira Profissional  parte foto (frente e verso);
  • Original e Fotocópia cadastramento PIS/PASEP (consta na carteira profissional);
  • Original e Fotocópia Certidão de nascimento ou casamento;
  • Original e Fotocópia Certidão dos filhos;
  • Original e Fotocópia do certificado de reservista para os candidatos do sexo masculino;
  • Original e Fotocópia de antecedentes criminais dos últimos 5 anos expedido pelo Fórum;
  • Telefone de contato e e-mail pessoal; (este item é obrigatório para contratação)
  • Original e Fotocópia do documento de comprovação da habilitação mínima exigida;
  • Original e Fotocópia do documento de comprovação do nível de escolaridade;
  • Original e fotocópia do documento de comprovação dos cursos de aperfeiçoamento e atualização;
  • Original e Fotocópia dos cursos nas áreas afins;
Para os candidatos que ainda estiverem cursando o Magistério à inscrição será feita mediante comprovação de conclusão do 3° ano do Magistério no ano corrente da inscrição.
 
A seleção será composta de provas objetivas, práticas e títulos.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 18 de outubro de 2014, com início às 13h30 (quando os portões serão fechados) e término às 16 horas, no Núcleo Municipal Professora Tereza Lemos Preto, situada à Rua Salomão Carneiro de Almeida, nº 1675.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir das 13h de 20 de outubro no site www.curitibanos.sc.gov.br.
 
Para participar da prova de títulos e tempo de serviço, o candidato deverá entregar pessoalmente à Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua  Marcos Gonçalves de Farias, 427, Bairro São José, Curitibanos/SC, a partir do início da inscrição até a data limite de 30 de setembro de 2014, envelope identificado.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, ou seja, de 05 de janeiro de 2015 a 20 de dezembro de 2015, período no qual poderá haver a contratação em caráter temporário caso haja necessidade e justificativa.

Prefeitura de Ibirubá - RS lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ibirubá, no estado do Rio Grande do Sul, torna público o edital de processo seletivo nº 021/2014, destinado à contratação temporária de dois Técnicos de Enfermagem, para manutenção dos serviços prestados na área da saúde. Os vencimentos corresponderão a R$ 1.767,08 mensais, acrescido de auxílio por insalubridade e auxílio alimentação no valor de R$ 250,00.
 
O candidato pode realizar a sua inscrição até 16 de setembro de 2014, na Secretaria de Administração e Planejamento, situada na Rua Tiradentes, nº 700, no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h.
 
Requisitos para inscrição:
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Apresentar xérox da Carteira de Identidade e CPF;
  • Comprovar o recolhimento da Taxa de Inscrição no valor de R$ 40,00;
  • Ter no mínimo 18 anos de idade;
  • Inscrição no COREN.
A prova escrita está prevista para 20 de setembro de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 1007, no horário das 8h30 às 11h30.
 
Os contratos terão vigência de 180 dias, podendo ser prorrogado, caso haja conveniência e necessidade pública.
 
O processo seletivo terá validade de um ano, contado de sua homologação, podendo ser prorrogado por mais um ano.

FEAM - RJ abre editais de processo seletivo

Com o propósito de preencher 29 vagas para servidores, além de formar cadastro reserva para o provimento futuro de cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (FEAM) lançou editais n°s 24, 26 e 27/2014 de processo seletivo.
 
Os salários variam entre R$ 931,78 e R$ 5.677,77, além de oferecer benefícios como plano de saúde e odontológico, auxílio creche e auxílio babá (gênero feminino), auxílio taxa de material (gênero feminino), seguro de vida e vale alimentação.
 
As oportunidades são para os empregos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Manutenção, Copeiro, Roupeiro, Maqueiro, Almoxarife, Assistente Administrativo, Assistente Técnico Administrativo, Auxiliar de Laboratório, Faturista Hospitalar, Mensageiro, Motorista, Oficial de Manutenção Especializada, Oficial de Manutenção Predial , Recepcionista Hospitalar, Secretário, Técnico de Imobilização do Aparelho Locomotor, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório Clínico, Técnico em Processamento de Dados, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Telefonista, Médico Anestesiologista, Médico Cirurgião Geral, Médico Clínico Geral Socorrista, Médico Ginecologista obstetra, Médico Ortopedista/Cirurgião de Trauma, Medico Pediatra, Médico Angiologista, Médico Clínico Geral, Médico Infectologista, Médico Intensivista, Médico do Trabalho, Médico Ortopedista, Médico Radiologista, Médico Auditor, Dentista, Administrador, Analista de Sistemas, Contador, Economista, Administrador Hospitalar, Assistente Social, Nutricionista Clínico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Biólogo, Farmacêutico Bioquímico, Farmacêutico Hospitalar, Enfermeiro e Enfermeiro do Trabalho.
 
As inscrições estarão abertas até 30 de setembro de 2014, pela internet, através do site www.cepuerj.uerj.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 95,00.
 
O certame terá provas objetivas, aplicadas a todos os candidatos, mais prova prática somente para Motorista. As provas objetivas estão previstas para dia 19 de outubro de 2014, em local e horário a serem informados no cartão de inscrição de cada candidato. Já o gabarito da prova objetiva está previsto para ser divulgado no dia 20 de outubro de 2014, a partir das 16h, no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br.
 
O certame terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação no Diário da União do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da FEAM.

Concurso Prefeitura e Câmara de Parelhas - RN

A Prefeitura e Câmara de Parelhas, no estado do Rio Grande do Norte, realizará o concurso público 001/2014, para ocupar 227 vagas para profissionais de todos os níveis de ensino. Do total de vagas, 224 são para a Prefeitura e 03 para a Câmara de Vereadores. A execução do certame ficará sob responsabilidade da Comissão Permanente de Concursos (CPCON) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
 
Os salários oferecidos variam de R$ 724,00 a R$ 6.500,00. O certame reserva o percentual de 5% das vagas existentes, que vierem a surgir ou forem criadas no prazo de validade do concurso.

Serão contratados profissionais de diferentes formações, como Professor, Médico, Enfermeiro, Psicólogo, Dentista, Técnico em Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Guarda Municipal, entre outros.

As inscrições serão realizadas no período de 15 de setembro a 03 de outubro de 2014, no site cpcon.uepb.edu.br.

O valor da taxa de inscrição correspondente à opção do cargo será de:
- Cargos de Nível Fundamental: R$ 40,00;
- Cargos de Nível Médio: R$ 60,00;
- Cargos de Nível Superior: R$ 80,00.

A aplicação da Prova Escrita Objetiva está prevista para o dia 16 de novembro de 2014, na cidade de Parelhas – Estado do Rio Grande do Norte e será realizada no período da manhã, no horário das 08h00min às 12h00min (horário local) e/ou no período da tarde, no horário das 14h00min às 18h00min (horário local).

O gabarito será divulgado na data prevista de 16 de novembro de 2014, após o encerramento da Prova Escrita Objetiva.

A Prova Prática será realizada na cidade de Parelhas - RN, no dia 07 de dezembro de 2014, a partir das 08h30min. Os candidatos ao cargo de Operador de Máquinas, Guarda Municipal e Motoristas, deverão ficar atentos ao Edital de Convocação a ser publicado no endereço eletrônico cpcon.uepb.edu.br e através de listas que estarão afixadas na Prefeitura Municipal de Parelhas.

O certame terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Prefeitura do Município de Parelhas, respeitando a legislação eleitoral vigente, e para os demais considerados aprovados gerará expectativa de direto.

Concurso Prefeitura de Pontalina - GO

A Prefeitura de Pontalina, no estado de Goiás, abriu edital n° 01/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 103 vagas, sendo 29 imediatas e 74 para cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis de ensino. Os salários podem atingir as cifras de R$ 1.661,02. O concurso será executado pela empresa Somar Consultoria Municipal.
 
As ofertas são para os cargos de Agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, fiscal geral municipal, gestor ambiental, médico (ortopedista, dermatologista e cardiologista), odontólogo (20 e 40 horas), veterinário e professor PIII em diversas áreas.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site da empresa organizadora www.somarconsultoria.net.br, no período de 09 a 29 de outubro de 2014. As taxas são: R$ 60,00, R$ 70,00 e R$ 90,00, variando de acordo com a função escolhida.

As provas objetivas para todos os candidatos serão realizadas no dia 29 de novembro de 2014 (sábado), em horários e locais previamente divulgados pela Comissão Especial do Concurso Público.

O gabarito será divulgado na data prevista de 01 de dezembro de 2014.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por uma única vez e por igual período, a critério da Administração, mediante ato do prefeito de Pontalina.

Prefeitura de São Pedro da Aldeia - RJ prorroga inscrição de concurso

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janeiro, publicou, através do Instituto Nacional de Concurso Público - INCP, o edital normativo para realização de concurso público n° 01/2014, que disponibiliza 1.041 vagas de trabalho para profissionais de todos os níveis de escolaridade.

Os salários variam entre R$ 748,00 e R$ 2.843,07, acrescido de gratificações em alguns cargos. Cerca de 5% das vagas serão reservadas para candidatos com algum tipo de deficiência física. A jornada de trabalho vai de 20 a 40 horas semanais, a depender da necessidade de atuação de cada função.

Entre os postos vagos estão: ajudante de mecânico de máquina pesada, apontador, auxiliar de cozinha, auxiliar de oficina mecânica, auxiliar de serviços gerais/capela mortuária, auxiliar de serviços gerais, bombeiro hidráulico, borracheiro, calceteiro, copeira, coveiro, cozinheira, eletricista de automóvel, eletricista de baixa tensão, jardineiro, maqueiro, mecânico de veículos, mecânico de manutenção de máquina pesada, merendeira, motorista (nas categorias "C", "D" ou "E"), motorista de ambulância, operador de máquina costal, condutor de máquina pesada, operador de motoniveladora, operador de retroescavadeira, pedreiro de conservação e manutenção, pintor, porteiro, servente, servente de pedreiro, vigia, agente de combate a endemias, agente defesa civil, auxiliar administrativo, auxiliar de fiscal de transportes, guarda municipal, monitor de transporte escolar, recepcionista, telefonista, agente administrativo, auxiliar de creche, entre outros.

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas via internet até 12 de setembro de 2014, pelo site www.incp.org.br; ou de forma presencial no auditório da 48ª Subseção da OAB/RJ, Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 01, Centro de São Pedro da Aldeia/RJ. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 65,00.

As provas objetivas para os cargos que exigem nível fundamental e superior serão aplicadas provavelmente nos dias 11 ou 12 de outubro de 2014. Já as provas objetivas para os empregos de nível médio serão realizada nos dias 15 ou 16 de novembro de 2014, em locais e horários a serem informados.

Os gabaritos serão divulgados na data prevista no calendário básico e através do portal www.incp.org.br.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério da administração, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.
 
Edital / Publicações

UPA de São José dos Campos - SP reabre inscrição

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São José dos Campos, no estado de São Paulo, tornou público o edital nº 01/2014 referente ao processo seletivo simplificado que irá resultar na contratação, em caráter temporário, de 44 profissionais de todos os níveis de ensino. O certame ficará sob a responsabilidade da empresa ConRio Concursos Públicos e Assessoria.
 
As vagas serão distribuídas da seguinte maneira: 22 para técnico em enfermagem; 14 vagas para enfermeiro; 02 para auxiliar administrativo; 05 para motorista de ambulância e 01 vaga para assistente social.
 
Do total das vagas existentes e das que vierem a ser criadas durante a validade desse processo seletivo, 5% serão reservadas a portadores de necessidades especiais, desde que sua limitação seja compatível com o exercício da função.
 
Os salários oferecidos variam de R$ 950,00 até R$ 2.200,00, por jornadas semanais de 30 ou 40 horas, ou ainda em regime de 12/36 horas (horas trabalhadas versus horas descansadas), conforme descrição do cargo. As inscrições custam R$ 25,00, para cargos de ensino fundamental; R$ 30,00, para médio; e R$ 50,00, para candidatos às vagas que exigem o nível superior.
 
O prazo para inscrição foi dilatado e agora os interessados terão até as 21h de 11 de setembro de 2014 para garantir participação no certame. As inscrições só poderão ser feitas através do site da organizadora: www.conrio.com.br.
 
A seleção ocorrerá por meio de provas objetiva e prática, que também tiveram suas datas alteradas. Segundo o novo cronograma, as mesmas serão aplicadas provavelmente no dia 21 de setembro de 2014, em local e horário a serem divulgados após a homologação das inscrições.
 
O caderno de prova será disponibilizado em até 72 horas após a realização das mesmas e o resultado final será homologado e divulgado pelo Instituto de Ciências da Vida (ICV) através de seu quadro de avisos e também pelo site da ConRio.
 
Esse processo seletivo será válido por 12 meses.

Prefeitura de Taiobeiras - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Taiobeiras, no estado de Minas Gerais, divulgou o edital de processo seletivo nº 1/2014, cujo objetivo é preencher 74 vagas de emprego, sendo 68 para ampla concorrência e 06 para portadores de nescessidades especiais.
 
Os candidatos contratados farão jus a vencimentos que vão de R$ 724,00 a R$ 4.271,20, pelo cumprimento de jornadas de 20 ou 40 semanais.
 
As vagas são destinadas a candidatos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, nos cargos de agente de combate a endemias, agente comunitário de saúde (para atuação em várias localidades), médico (clínico geral), auxiliar de saúde, auxiliar de enfermagem, técnico em radiologia, técnico em higiene dental, assistente social, educador físico, nutricionista, odontólogo, psicólogo, advogado, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e engenheiro civil.
 
As inscrições poderão ser feitas no período 15 de setembro até  as 18h de 02 outubro de 2014, através do site www.cotec.unimontes.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00, para nível fundamental;  R$ 60,00, para candidatos a cargos de nível médio; já para os inscritos em vagas de nível superior, a taxa varia entre R$ 100,00, R$ 120,00 e R$ 150,00 de acordo com a função pretendida.
 
As provas estão prevista para 19 de outubro de 2014, em locais e horários a serem informados antecipadamente.
 
O processo seletivo será realizado sob coordenação técnico-administrativa da Comissão Técnica de Concursos da Unimontes – Cotec.
 
O certame será válido pelo período de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Erechim - RS publicou edital de processo seletivo

A Prefeitura de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de processo seletivo nº050/2014, destinado ao provimento de uma vaga no cargo de médico veterinário. O aprovado receberá salário de até R$ 4.884,73 para cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrição
A inscrição será efetuada no período de 10 a 12 de setembro de 2014, na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, que fica situada à Rua São Paulo esquina com a Rua Gonçalves Dias - Bairro Centro – Erechim.

Prova
O processo seletivo constará de analise de títulos.

Prefeitura de Erechim - RS abre vagas para médicos

A Prefeitura de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul, lançou por meio da Secretaria de Administração, o edital de processo seletivo nº 048/2014, que visa a contratação temporária de dois médicos, ambos especialistas em ginecologia. O salário pode chegar a R$ 3.663,64, por jornada semanal de 12 horas de trabalho.
 
Interessados terão até o dia 10 de setembro de 2014 para se inscreverem, desde que o faça no horário das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Santo Dal Bosco, 200 - Bairro Centro – Erechim – RS.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova de títulos.

Processo seletivo Prefeitura de São José de Ribamar - MA

A Prefeitura de são José de Ribamar, no Estado do Maranhão, publicou o edital nº 002/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de seis vagas nos cargos de psicólogo (a), assistente social, educador (a) social e administrador (a).
 
Os aprovados farão jus à remuneração de R$ 1.800,00, por jornadas de 30 ou 40 horas. As oportunidades são para candidatos com formação de nível superior.
 
As inscrições terão taxa gratuita e serão realizadas nos dias 10 e 11 de setembro de 2014, no prédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Renda (SEMAS), situado à Rua João Alves Carneiro nº 8, Bairro Moropóia, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
 
A classificação ocorrerá através de avaliação de títulos, que devem ser entregues no ato de inscrição e entrevista, após o resultado da avalição.
 
O resultado final está previsto para ser divulgado em 25 de setembro de 2014, na sede da Secretaria Municipal. 
 
O processo seletivo será válido por um ano, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Remédios para emagrecer: a briga continua

Pressionados pela indústria farmacêutica, parlamentares liberam a venda de medicamentos à base de anfetaminas. Mas a Anvisa reage e exige dos fabricantes estudos que comprovem a eficácia e segurança desses produtos
 
A batalha entre os defensores dos remédios derivados de anfetaminas para emagrecer e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que os proibiu em 2011, está longe de acabar. Na terça-feira 2, o Senado aprovou o projeto de decreto legislativo que invalida a decisão da agência, o que, em tese, permitiria a volta dos medicamentos às farmácias. O projeto é do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).
 
A liberação pelo Senado, porém, não significa que a questão esteja resolvida. Os registros dos remédios – Anfepramona, Femproporex e Mazindol – estavam cancelados. Para que sejam vendidos novamente é preciso que seus fabricantes obtenham nova licença. O documento só é concedido após um processo que envolve a apresentação de comprovações de segurança, eficácia e qualidade, além dos certificados e autorizações do fabricante. E o pedido pode ser negado pela agência.
 
A Anvisa irá propor ainda que os produtos não sejam vendidos em farmácias de manipulação, hoje seu principal canal de venda. Em relação à sibutramina, medicação que teve sua venda restrita, a agência informou que manterá a exigência das apresentações de receituário retido na farmácia e de um termo de responsabilidade assinado por médico e paciente. “E se eventualmente alguns dos derivados de anfetamina tiverem sua eficácia e segurança comprovadas, irei sugerir que sua comercialização obedeça aos mesmos critérios de controle hoje aplicados para a sibutramina”, afirmou Dirceu Barbano, diretor-presidente da Anvisa.
 
As drogas foram proibidas pela agência sob os argumentos de que faltam estudos para ratificar sua eficácia e segurança e de que elas oferecem mais riscos do que benefícios. Entre os efeitos colaterais apontados, estão o risco de hipertensão pulmonar e alterações psiquiátricas e cardiovasculares. Boa parte dos médicos, no entanto, defende o emprego das medicações nos casos em que consideram necessário.
 
É por essa razão que a decisão do Senado empolgou esses especialistas. “A Anvisa não deu ouvidos aos argumentos dos médicos que tratam a obesidade sobre a necessidade de oferecer esses remédios a doentes que precisam deles”, afirma o endocrinologista Alfredo Halpern, da Universidade de São Paulo. “Eles não podiam ter sido tirados do mercado”, disse. Os médicos ressalvam que o uso dos medicamentos deve ser feito sob estrito acompanhamento.
 
Chamou atenção, no entanto, a forma como o projeto foi aprovado. O painel do Senado indicava que 61 senadores registraram presença na noite da terça-feira 2, quando o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), alterou a pauta do dia para colocá-lo em votação. Apesar do quórum, a imagem do plenário era bem diferente. Menos de 20 senadores se espalhavam pelas cadeiras quando os parlamentares, por votação simbólica, aprovaram a proposta. Diferentemente da maioria das proposições que lotam os arquivos do Congresso, o projeto precisou de apenas um ano e cinco dias para tramitar na Câmara e no Senado antes de ir à promulgação. No Senado, quem assumiu a missão de encaminhar a proposta à pauta do esforço concentrado foi o senador Gim Argello (PTB-DF).
 
Antes do início da sessão da terça-feira, ele percorreu gabinetes de pelo menos 15 colegas do PMDB, DEM, PSDB e PCdoB pedindo apoio à votação.
 
O senador Humberto Costa (PT-PE) foi voz solitária e vencida. O parlamentar pediu verificação de quórum, para questionar a votação simbólica feita com o plenário vazio, mas o senador Jayme Campos (DEM-MT), que presidia a sessão, ignorou a manifestação. Campos foi estrategicamente indicado à presidência para conduzir a votação da proposição por Renan Calheiros. Após pautar o projeto, sob protestos de Humberto Costa, Renan deixou a cadeira da presidência para não associar sua imagem ao motim da base governista que permitiu a aprovação da matéria.
 
emagrecedor 6
 
Os parlamentares sofreram forte pressão da indústria farmacêutica para votar a proposta antes das eleições. O setor é um dos principais financiadores de campanha. Somente a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), relatora da proposição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), recebeu R$ 160 mil da indústria farmacêutica em 2010. Em 2012, a Hypermarcas, maior empresa do segmento no País, doou R$ 4 milhões para campanhas. Como se trata de decreto legislativo, o governo não pode vetar o projeto. Mas o Planalto estuda acionar a Advocacia-Geral da União (AGU) para questionar juridicamente a derrubada da resolução.
 
Isto É

Pré-diabetes aumenta risco de ter diferentes tipos de câncer, diz estudo

Pessoas com nível elevado de açúcar no sangue, consideradas pré-diabéticas, correm mais risco de desenvolver câncer de mama, estômago, fígado e endométrio do que pessoas sem essa condição de saúde, segundo um estudo chinês divulgado no periódico “Diabetologia” nesta terça-feira (9)
 
Tais evidências foram colhidas após análise de 16 pesquisas sobre diabetes –quatro da Ásia, 11 dos Estados Unidos e da Europa, e uma da África– que envolveram a participação de quase 900 mil pessoas. A partir delas, pesquisadores da Sun Yat-sen University Cancer Center, em Guangzhou, verificaram o risco da glicemia alta com vários tipos de câncer.
 
O diabetes é uma doença que se caracteriza pela deficiência na produção ou ação da insulina, que provoca o aumento do nível de açúcar no sangue. Embora o pré-diabético tenha excesso de açúcar no sangue, ele não tem a doença.
 
 
Ainda segundo o estudo, os pré-diabéticos mostraram-se duas vezes mais propensos a desenvolver câncer de fígado, 60% mais propensos a desenvolver câncer endometrial e 50% mais propensos a desenvolver câncer de estômago ou cólon, que pessoas com glicemia considerada adequada. O alto nível de açúcar no sangue também foi ligado a um risco 20% maior de desenvolver câncer de mama, de acordo com o estudo.
 
A resistência à insulina é uma das causas que pode explicar o risco, já que o quadro pode resultar na secreção de proteínas semelhantes as da insulina, que podem promover o crescimento de células cancerosas, segundo o estudo.
 
A pesquisa leva em conta também características genéticas que fazem algumas pessoas serem mais propensas a desenvolver tanto o pré-diabetes como um câncer.
 
Manter uma dieta saudável e fazer exercícios regularmente ajudam a reduzir o risco de progressão para o diabetes e mesmo o controle da doença.
 
Para os diabéticos, são indicados tratamentos que incluem o aumento da atividade física e mudança da dieta, aliados à administração da insulina e de medicamentos orais para reduzir os níveis de açúcar no sangue. 
 
UOL

Uso prolongado de ansiolíticos e tranquilizantes pode elevar risco de Alzheimer

Estudo relaciona consumo frequente de remédios benzodiazepínicos a uma chance até 51% maior de desenvolver a doença
 
Rio: O uso prolongado de ansiolíticos e tranquilizantes por idosos pode estar associado ao surgimento do mal de Alzheimer em idosos, alerta artigo publicado nesta terça-feira no “British Medical Journal”. Segundo a pesquisa, o consumo frequente destes remédios, de uma classe conhecida como benzodiazepínicos e usados para tratar distúrbios como ansiedade e insônia, foi relacionado a um risco até 51% maior de desenvolver a doença, uma das principais formas de demência, problema que afeta cerca de 36 milhões de pessoas atualmente e cujo número deve dobrar a cada 20 anos, chegando a 115 milhões em 2050.
 
Embora ressaltem que o estudo não permite ainda estabelecer uma relação causal entre o uso de tranquilizantes e o mal de Alzheimer, os pesquisadores consideram que seu levantamento reforça a antiga suspeita de que exista uma associação entre os dois. Com base em dados do sistema de saúde de Québec relativos ao consumo deste tipo de remédio pela população idosa desta província canadense nos últimos seis anos, os cientistas das universidades de Montreal e de Bordeaux, na França, identificaram 1.796 casos da doença.
 
Quando comparados com um grupo de controle de 7.184 indivíduos ajustado por idade, sexo e duração do acompanhamento médico, estes casos revelaram que o uso anterior de benzodiazepínicos por três meses ou mais eleva as chances do aparecimento do mal de Alzheimer em até 51%. A força desta associação foi maior quanto mais frequente era o consumo destes remédios, assim como quando eram de ação prolongada. Além disso, ajustes posteriores a outros fatores que poderiam indicar que os indivíduos doentes já começavam a apresentar algum sintoma de demência, como ansiedade, depressão e desordens no sono não alteraram significativamente os resultados.
 
Foto: Latinstock - Mal de Alzheimer é caracterizado pela progressiva morte de neurônios, o que leva a problemas congnitivos: pesquisa relaciona uso de remédios benzodiazepínicos ao desenvolvimento da doença
 
Os pesquisadores argumentam no artigo que a forte associação encontrada por eles entre o uso prolongado destes remédios com o mal de Alzheimer “reforça a suspeita de uma possível associação direta, mesmo que o consumo de benzodiazepínicos seja um marcador precoce de condições associadas a um risco maior de demência”. E embora reconheçam que estas substâncias “são ferramentas valiosas para tratar desordens de ansiedade e insônia passageira”, afirmam que os tratamentos “devem ser de curta duração, não excedendo três meses”.
 
Ainda de acordo com os pesquisadores, a possível associação requer maior atenção justamente pela prevalência do uso de ansiolíticos e tranquilizantes entre idosos, em especial nos países desenvolvidos, onde varia entre 7% e 43% da população na faixa etária de mais de 60 anos. “Agora é fundamental encorajar os médicos a calcularem cuidadosamente os benefícios e riscos ao iniciarem ou renovarem um tratamento com benzodiazepínicos e produtos relacionados em pacientes idosos”, recomendam.
 
Em um editorial que acompanha o artigo científico, Kristine Yaffe, professora da Universidade da Califórnia em São Francisco, e Malaz Boustani, do Centro de Pesquisas do Envelhecimento da Universidade de Indiana, destacam que em 2012 Sociedade Americana de Geriatria atualizou sua lista de drogas inapropriadas para uso por adultos idosos e incluiu entre elas os benzodiazepínicos justamente por causa de seus efeitos colaterais sobre a cognição. Ainda assim quase 50% dos idosos americanos continuam a usar estes remédios e, sem um sistema de monitoramento adequado, as potenciais consequências de longo prazo podem ser graves, acelerando a já crescente prevalência de problemas cognitivos na população idosa.
 
O Globo

Ebola coloca em risco a existência da Libéria, diz ministro da Defesa

Foto: Stringer/Reuters Corpo de suspeito de infecção por ebola é
abandonado em Monróvia, capital da Libéria
País concentra mais da metade das mortes pelo vírus na África
 
Rio - A epidemia de ebola é uma séria ameaça à própria existência da Libéria. As palavras são do ministro da Defesa do país, Brownie Samukai, que disse na ONU que o vírus estava se espalhando como um “incêndio selvagem”, e devastando tudo ao seu caminho.
 
As declarações de Samukai foram ecoadas pelo representante especial do secretário-geral da ONU Karin Landgren, que disse que a Libéria está enfrentando sua mais grave ameaça desde a sua guerra civil de uma década terminou em 2003. Ela considerou o surto de "últimos dias praga" e sua propagação como "impiedosa".
 
Libéria é a nação mais atingida entre as nações afetadas pela atual epidemia de Ebola, com pelo menos 1.200 mortes registradas. Ao longo das últimas três semanas, o país registrou um aumento de 68% no número de infecções, e da Organização Mundial de Saúde estima que a estatística vai se acelerar nas próximas semanas.
 
Há grave falta de leitos hospitalares, forçando suspeitos e vítimas de ebola a voltarem para suas comunidades ou para a esquerda espera fora das instalações médicas, agravando o risco de maior contágio. Pelo menos 160 profissionais de saúde foram infectados, 79 dos quais faleceram, em uma nação que contava com um médico único para 100 mil habitantes no início da epidemia.
 
Especialistas acreditam ainda que a explicação mais provável para o surto de ebola é o consumo de animais selvagens infectados, a chamada carne de caça. Em uma estudo da Universidade de Oxford, publicado na revista eLife nesta semana, 15 países africanos estão em risco de transmissões semelhantes - um número maior do que se pensava anteriormente.
 
O Globo

Logística contra fraudes: Cerca de 30% das empresas brasileiras são vítimas de fraudes internas

Setor de saúde está entre os prejudicados. Pesquisa da PwC mostra que a principal fraude corporativa está relacionada à escolha do fornecedor

Por Mayuli Fonseca

Setor de saúde está entre os prejudicados. Pesquisa da PwC mostra que a principal fraude corporativa está relacionada à escolha do fornecedor.
 
Cerca 30% das organizações brasileiras, inclusive as do setor de saúde, já foram vítimas de fraude internas, cometidas por funcionários e parceiros. É o que aponta a Pesquisa Global de Crimes Econômicos – 2014, divulgada pela consultoria global PwC.
 
O levantamento revela que a origem, em geral, é setor de compras (44%).A maior parte dos desvios relatados estava relacionada à escolha de fornecedores e, em 53% dos casos, os prejuízos ultrapassaram US$ 100 mil.
 
Para a em gestão de suprimentos, se faz importante refletir sobre alguns pontos como:
 
· A seleção de profissionais para a área de compras, especialmente de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME);
 
· A ausência de manuais de conduta, que determinem o comportamento ético esperado pela organização;
 
· Controles fracos ou insuficientes.
 
Numa área crítica como a de insumos, que responde pelo segundo maior custo nas instituições de saúde e que, em caso de má gestão, pode levar a perdas de até 15% da margem financeira, estes três tópicos específicos merecem atenção redobrada, talvez até mais do que em empresas de outros setores da economia.
 
No caso específico das OPMEs, que são os insumos mais caros no ambiente assistencial, os cuidados são diferenciados. Estes materiais são consignados, portanto, é necessário um controle muito efetivo para informar o fabricante sobre o que foi utilizado e devolver o excedente, para que o faturamento reflita exatamente o que foi implantado no paciente.
 
A correta gestão destes suprimentos requer a adoção de ferramentas de rastreabilidade; construção de processos de compra, recebimento e distribuição sólidos, claros e acordados com todos os envolvidos; e uma equipe altamente especializada para lidar com as demandas do dia a dia.
 
Saúde Web

Epidemiologia: Incongruência de metas prejudica gestores

Especialista enfatiza que o Brasil precisa internacionalizar as experiências, os dados e perspicácia nos estudos epidemiológicos
 
Espírito Santo reuniu mais de duas mil pessoas durante 9º Congresso Brasileiro de Epidemiologia da Abrasco – o Epivix, realizado neste domingo (07), em Vitória. Sob o tema “As fronteiras da Epidemiologia contemporânea: do conhecimento científico à ação”, o pesquisador, sanitarista e epidemiologista, Cesar Victora, ressaltou a incongruência das metas do setor.

De acordo com ele, os oito objetivos do milênio, que contemplam três diretrizes para a saúde - reduzir a mortalidade infantil, materna, combater a aids, a malária e outras doenças infecciosas -foram estabelecidos no ano 2000, porém, tinham como linha de base o ano de 1990. O que significa, segundo Victora, que muitos dados que serviram de base para as metas do milênio já estavam datados, tendo o prazo limite até 2015. Por isso, a importância de se dar ênfase às próximas etapas.

A pergunta que se fazia, revelou Victora era “quem monitora esses objetivos: os países? As Nações Unidas? E muitos epidemiologistas defendiam a criação de um órgão de monitoramento dessas metas. No Brasil, por exemplo, a meta da mortalidade materna não será alcançada com base em pesquisas de monitoramento transparentes. Para o médico, de um lado há informações estatísticas que apontam uma certa unidade e, de outro, dados que apresentavam disparidades representativas.

Além disso, as metas do milênio não são as únicas metas. Victora questionou “será que não estamos vivendo uma epidemia de metas?”. Apesar de considera todas elogiáveis, o fato é que desencadeiam um problema para o gestor que tem que relatar e prestar contas.

Sem contar que a linha de base dessas metas é 2015 e o prazo para a maioria dos objetivos é 2030. Algumas delas não têm prazos estabelecidos. A OMS defendeu o “Acesso universal à saúde” como a única. “Já a IEA propôs uma meta global: a expectativa de vida de diferentes idades porque contempla todas as causas de óbitos, determinantes sociais, ambientais e assistenciais. Mas também exige estratégias diferentes”, explicou.

Dessa forma, o discurso de Cesar Victora apontou os desafios que a epidemiologia no Brasil tem diante das metas estabelecidas por diversos órgãos, como os diversos objetivos até 2030. O especialista enfatiza a importância de internacionalizar as experiências locais, os dados e perspicácia nos estudos epidemiológicos.

Dentre os desafios listados por ele, estão: promover a adoção de indicadores válidos e mensuráveis tendo em vista a expectativa de vida ou prevenção de mortes prematuras; coletar dados de linha de base em 2015; monitorar metas com frequência e qualidade; investir na formação de capacidade epidemiológica onde esta é mais necessária; trabalhar com múltiplos parceiros nos níveis nacional e internacional para criar mecanismos de prestação de contas (como o Countdown to 2015); e traduzir os resultados para audiências leigas e avaliar os impactos das intervenções e programas sob condições de rotina.

Atenção primária
Para o epidemiologista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Luiz Augusto Facchini, o conceito da atenção primária, principal porta de entrada para o atendimento da população, foi desmilinguido, sendo atualmente apenas um discurso.

A importância das complexidades da atenção primária é que elas trazem, por meio dos estudos epidemiológicos, as respostas para a melhor constituição das redes de serviço e para a disponibilidade de atendimento. Hoje, a carga de mortalidade brasileira é marcada pelas doenças crônicas não-transmissíveis, pelas causas externas, e que mantém ainda resquícios do quadro epidemiológico do início do século, “marcado pelas doenças infecto-contagiosas e pelas negligenciadas.

No entanto, o professor destacou que a Atenção Primária não pode bastar em si mesma e que precisa de ser de fato estabelecida em dimensões de qualidade, sendo avaliadas em sua adequação, efetividade, acesso oportuno, equidade e desempenho.

Para Gastão Wagner, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a maioria dos estudos está baseado nas evidências e nos levantamentos, o que faz a epidemiologia ter certa hegemonia na distribuição dos fomentos. Segundo ele, é preciso haver uma aproximação da área com as Ciências Sociais em saúde e, dessa forma, repensar os paradigmas teóricos para avaliar a efetividade das políticas do SUS e da Atenção Primária em Saúde, que “não surgiu como conceito a partir da ideia da evidência, mas sim da realidade e das condições de vida da sociedade”.

Para ele, as ações em vigilância em saúde devem estar relacionadas com os dados, narrativas e situações de vida. Esta mudança passaria, na visão de Gastão, pela garantia da autonomia das autoridades sanitárias, que não devem ser exercidas no atual modelo de cargos de confiança, e necessariamente, possibilitarem uma renovação regular na condução das chefias. Passa também pela radicalização da regionalização do Sistema de Saúde, proposta por ele defendida e batizada de SUS Brasil, constituindo uma carreira nacional, mas com forte ligação com bases das redes de atenção instaladas e coordenadas por estados e municípios.

Presentes ao Congresso:
Ethel Maciel, presidente do congresso; José Tadeu Marino, secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo; Reinaldo Centoducatte, reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; Luis Codina, representando a Organização Panamericana de Saúde; Luis Eugenio de Souza, presidente da Abrasco; e ainda por Arthur Chioro, ministro da Saúde.
 
*As informações foram retiradas do portal da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
 
Saúde Web