Normalmente as pessoas associam apenas dores no peito como um sinal de alerta para problemas no coração. Porém, outros sinais como alteração nos batimentos cardíacos e dificuldade na respiração também podem sinalizar que há algo errado.
De acordo com o cirurgião cardíaco da Beneficência Portuguesa de São Paulo Marcelo Sobral, associada às doenças respiratórias, a tosse seca, sem catarro, também pode ser um alerta de que o coração não está saudável.
― Esses sinais geralmente aparecem após atividades físicas. Caso o desempenho piore e haja tosse e ou falta de ar durante os exercícios é recomendado procurar um especialista para avaliação.
A angina, mais conhecida como dor no peito, é causada pela baixa quantidade de oxigênio no músculo cardíaco, geralmente consequência de algum esforço físico em corações com obstruções nas suas artérias.
― Nesses casos, as pessoas sentem uma sensação de peso, aperto ou pressão no peito, que por vezes se estende em forma de formigamento até o pescoço, braço esquerdo ou dorso. Essa angina ainda pode causar náuseas, que quase sempre são relacionadas a sensações de mal estar.
Segundo Sobral, a prevenção deve ser feita de forma regular, por meio de consultas periódicas com especialistas, com o objetivo de controlar a pressão arterial, nível de açúcar e gordura no sangue.
― Parar de fumar, ter um cardápio diário balanceado, praticar exercícios físicos acompanhados por profissionais e, após os 40 anos, realizar check-up anualmente são algumas dicas para manter um coração saudável.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário