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quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Redes sociais ajudam pessoas a perder peso, diz estudo

Pesquisa inglesa aponta que redes servem como comunidade de apoio
 
As redes sociais como o Twitter e o Facebook podem ajudar pessoas a perder peso e ter um papel importante na luta contra a obesidade quando contam com programas desenvolvidos para isso. Pesquisadores do Imperial College London analisaram 12 estudos e mostraram que os resultados foram modestos, mas significativos para ajudar a emagrecer.
 
O artigo, publicado no periódico "Health Affairs", é um dos dez relatórios de política de saúde global escrito para a Cúpula de Inovação Mundial para a Saúde, uma iniciativa da Fundação Catar. A cúpula reúne especialistas para discutir formas inovadoras de lidar com os principais problemas de saúde global, como a obesidade. Uma dessas inovações é o uso de sites de rede social que servem como uma comunidade de apoio tanto para médicos quanto colegas para ajudá-los a perder peso.
 
Os pesquisadores compilaram informações de estudos dos Estados Unidos, Europa, leste da Ásia e Austrália, que usaram a rede social com esse fim, envolvendo 1.884 participantes no total. Os resultados mostraram que pessoas que usavam esses serviços conseguiram reduzir o índice de massa corporal (IMC) em 0,64, o que os autores descrevem como um resultado modesto, mas significativo.
 
— Uma vantagem de usar a mídia social em relação a outros métodos é que ela é mais rentável e prática no dia a dia quando comparado a abordagens tradicionais. O sentimento de ser parte de uma comunidade permite aos pacientes contar com o apoio de seus pares e de médicos — disse o principal autor do estudo, Hutan Ashrafian.
 
Ashrafian destacou que há também possíveis desvantagens no uso de redes sociais, tais como questões de privacidade e necessidade de o paciente ter experiência com internet.
 
— O uso de mídia social para tratar a obesidade encoraja os pacientes a serrem mais proativos. Não é a única solução para a epidemia da obesidade, mas deveria ser introduzida como uma estratégia — conclui o pesquisador.
 
Zero Hora

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