Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A dor nas costas está matando sua vida sexual?

Getty Images
Dor nas costas: atlas mapeou as melhores posições sexuais
para cada tipo de dor

Um estudo inovador revelou as melhores posições para poupar a coluna de dores que podem até impedir o sexo. Saiba mais
 
Ao contrário da crença popular, sexo de ladinho na cama nem sempre é a melhor posição para quem tem problemas nas costas, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Waterloo, no Canadá.
 
Pela primeira vez, os cientistas documentaram com sucesso como a coluna se move durante o sexo e descobriu exatamente por que algumas posições são melhores do que outras quando se trata de evitar a dor nas costas.
 
“Qualquer médico de família poderá dizer que é muito comum casais perguntarem como lidar com a dor nas costas durante e depois do sexo. Alguns, inclusive, deixam de fazer sexo porque uma noite de fazer amor pode causar meses de dor e incômodo nas costas”, disse o professor Stuart McGill, da Faculdade de Ciências Aplicadas à Saúde, de Waterloo.
 
“Até agora, os médicos nunca tiveram qualquer evidência científica confiável para basear suas recomendações sobre o tema.”
 
O estudo pioneiro combinou sistemas infravermelhos e eletromagnéticos de captura de movimento – como aqueles usados ​​na criação de jogos de videogame – para acompanhar como a coluna de 10 casais se movia durante a execução das cinco posições sexuais mais comuns. As descobertas foram usadas para criar um atlas, ou um conjunto de diretrizes, que recomenda diferentes posições sexuais e técnicas de penetração sabendo quais movimentos provocam dor na coluna.
 
“Até agora, a posição de lado na cama era frequentemente recomendada por médicos como uma posição boa para todos. Mas, conforme nós descobrimos, este não é o caso”, disse Natalie Sidorkewicz, doutoranda em Waterloo e autora principal do artigo.
 
“Posições sexuais que são adequadas para um tipo de dor nas costas podem não ser as melhores para evirar outro tipo de dor na coluna.”
 
Anatomia da dor: para alguns tipos de dor nas costas, a
posição de quatro é melhor do que a de lado na cama
O atlas recomenda que homens intolerantes à flexão – ou seja, aqueles cuja dor nas costas é agravada quando eles tocam os dedos do pé ou quando permanecem sentados por longos períodos de tempo, por exemplo – devem substituir a posição de lado pelo estilo cachorrinho (com a mulher de quatro). O guia ainda recomenda que esses homens usem um movimento que articule todo o quadril em vez de empurrar o pênis usando apenas a articulação da coluna.
 
“Pela primeira vez na história, temos evidências sólidas para orientar os médicos em suas recomendações aos pacientes que sofrem com dores nas costas e mesmo assim querem manter uma vida sexual ativa”, disse Sidorkewicz.
 
“Esse conhecimento tem o potencial de melhorar a qualidade de vida – e a vida amorosa – de muitos casais.”
 
De acordo com estatísticas, quatro em cada cinco pessoas experimentará pelo menos um episódio de dor lombar incapacitante ao longo da vida. Até 84% dos homens com dor lombar e 73% das mulheres relatam uma diminuição significativa na frequência das relações sexuais quando têm dores nas costas.
 
O estudo também lançou luzes sobre a mecânica do orgasmo masculino. Eletrodos conectados a músculos dos participantes do sexo masculino revelaram que são as musculaturas abdominal e glútea, e não a das costas, as mais ativas durante o orgasmo. O movimento da coluna, por outro lado, varia de acordo com cada indivíduo. Para alguns homens, foi observado um aumento drástico na flexão ou na extensão da coluna, enquanto para outros o movimento não mudou muita coisa.
 
“Muitos dos pacientes com dor lombar que avaliamos nos disseram que experimentam níveis elevados de dor durante o orgasmo, até o ponto de evitar o gozo durante o sexo com suas parceiras”, disse Sidorkewicz.
 
“Estes resultados iniciais nos ajudam a começar a entender o que pode estar provocando a dor no momento do clímax”.
 
O trabalho documentando movimento da coluna masculina foi publicado esta semana na revista científica Spine. Os resultados femininos deverão ser publicados nos próximos meses. A próxima fase do estudo irá envolver o recrutamento de pacientes com dor no quadril e categorias adicionais de dor nas costas, para continuar a desenvolver as diretrizes.

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário