Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


domingo, 18 de agosto de 2013

Coca-Cola defende segurança do aspartame em novo anúncio

Getty Images
Em novo anúncio, Coca-Cola tenta assegurar eficiência do
 aspartame em refrigerantes diet
Empresa tenta recuperar vendas de refrigerantes diet com publicidade que garante que bebidas de baixa caloria não fazem mal à saúde
 
A Coca-Cola planeja veicular nesta quarta-feira nos Estados Unidos seu primeiro anúncio defendendo a segurança de adoçantes artificiais, numa ação com a qual a companhia pretende deter a queda das vendas de seus refrigerantes diets.
 
O anúncio impresso está pronto para sair no USA Today na área de Atlanta, em seguida deve sair no Atlanta Journal Constitution na quinta-feira e no Chicago Tribune na próxima semana. Ele diz que bebidas diet podem ajudar as pessoas a controlar o peso e enfatiza as evidências científicas sobre a segurança do aspartame, também conhecido pelo nome NutraSweet.
 
A anúncio representa uma nova fase de uma campanha que a Coca-Cola Co. lançou em janeiro para rebater os críticos que culpam as bebidas adoçadas por aumentar as taxas de obesidade. A primeira onda de anúncios destacava o comprometimento da companhia em lutar contra a obesidade e mostrava as várias opções diet que oferece. Agora, a Coca-Cola tenta garantir às pessoas que as bebidas de baixa caloria não fazem mal à saúde.
 
“A Coca está tentando sair na frente e pro ativamente defender esses adoçantes sintéticos”, afirmou John Sicher, editor da Beverage Digest, que cobre a indústria de bebidas.
 
O declínio de popularidade dos refrigerantes nos Estados Unidos é uma tendência antiga, devido a preocupações de que eles fazem as pessoas engordar. Mas, recentemente, as pessoas começaram a evitar também os refrigerantes diet, o que demonstra que o problema com o consumo vai além do simples ganho de peso.
 
Na verdade, nos Estados Unidos as vendas de refrigerantes diet estão mais acentuadas do que a dos regulares, segundo a Beverage Digest. No ano passado, por exemplo, o volume de vendas da Coca caiu 1%, enquanto o da Coca Diet caiu 3%. As vendas da Pepsi diminuíram 3,4%, e da Diet Pepsi, 6,2%.
 
A queda ocorreu apesar de a agência FDA (reguladora de alimentos e remédios no país) ter declarado que o aspartame pode ser usado com segurança para adoçar alimentos. A Sociedade Americana de Câncer também divulgou que a maioria dos estudos com humanos não encontraram ligações entre o uso de aspartame e o aumento de risco de câncer.
 
Em resposta às preocupações com os adoçantes artificiais, tanto a Coca-Cola quanto sua rival PespiCo estão trabalhando para desenvolver bebidas que usem adoçantes naturais de baixa caloria. No meio do ano, a Coca lançou uma versão adoçada com stevia na Argentina, um mercado menor, onde é possível avaliar o desempenho da bebida. Stevia vem de uma planta de mesmo nome.
 
No anúncio, no entanto, a Coca-Cola não diz diretamente que se trata de adoçantes artificiais, um sinal de que a companhia está cautelosa com a delicadeza do tópico. A peça mostra duas mulheres sob o slogan “Produtos de qualidade que sempre fazem você se sentir bem” e mais alguns parágrafos de texto. “Esses adoçantes de zero ou baixa caloria se mostraram seguros e uma alternativa de alta qualidade ao açúcar”, afirma o anúncio.
 
Caren Pasquale Seckler, vice-presidente de compromisso social da Coca-Cola, diz que o objetivo é acabar com a confusão que existe em relação a adoçantes diet. Ela diz que a companhia vai avaliar a resposta em Atlanta e Chicago antes de expandir a ação.
 
AP/iG

Consumo elevado de refrigerantes torna crianças mais agressivas

Meninos e meninas de até cinco anos que consomem bebidas açucaradas são mais distraídos, propensos a brigar e a atacar os outros
 
Bebidas gaseificadas tornam as crianças de até cinco anos mais violentas e distraídas, de acordo com pesquisa realizada na Columbia University, nos EUA.
 
Os resultados mostraram que meninos e meninas que bebem quatro refrigerantes por dia têm duas vezes mais probabilidade de entrar em brigas, destruir os bens dos outros e atacar fisicamente as pessoas, em comparação com aqueles que consomem outras bebidas.
 
As bebidas com excesso de açúcar foram relacionadas a mau humor e dificuldade de concentração. As meninas se saíram tão mal quanto os meninos e quanto mais bebidas consumia, pior o comportamento.
 
Embora os potenciais perigos das bebidas mais populares têm sido muito pesquisados, este estudo é um dos primeiros a olhar para as crianças.
 
Os pesquisadores disseram que limitar o número de refrigerantes dados as criança pode melhorar o comportamento.
 
A equipe de pesquisa analisou mães de crianças com cinco anos de idade, para saber a frequência com que seus filhos bebiam refrigerantes.
 
As mulheres também preencheram um questionário sobre como a criança se comportou nos dois meses anteriores.
 
Quase metade dos 3 mil meninos e meninas tomaram pelo menos um refrigerante por dia. Um em cada 25 bebia quatro ou mais.
 
De acordo com os pesquisadores, não é possível provar que os refrigerantes tornam as crianças violentas. No entanto, eles afirmam que a redução de consumo, ou o não consumo, pode melhorar o comportamento.
 
Se refrigerantes são os culpados, o problema pode estar no seu teor de açúcar. A cafeína, encontrada em muitos refrigerantes, também pode afetar o comportamento das crianças.
 
"Este estudo contribui para o corpo de evidências que sugere que bebidas açucaradas causam danos à saúde das crianças, contribuindo para doenças dentárias, obesidade e mau comportamento", concluem os pesquisadores.
 
isaude.net

Nanopartículas reprogramam células imunes para combater o câncer

Shanta Dhar (a dir.) e Sean Marrache trabalham no Dhar's NanoTherapeutics Research Laboratory da UGA
        Foto: UGA
Shanta Dhar (a dir.) e Sean Marrache trabalham no Dhar's Nano
Therapeutics Research Laboratory da UGA
Tratamento com laser desencadeia estimulação imunológica mais forte e é voltado para o câncer de mama
 
Pesquisadores da Universidade da Geórgia estão desenvolvendo uma nova técnica de tratamento que utiliza nanopartículas para reprogramar células do sistema imunológico para que elas sejam capazes de reconhecer e atacar o câncer.
 
Os resultados foram publicados na revista ACS Nano.
 
O corpo humano funciona sob um constante estado de lei marcial. O 'chefe' entre os encarregados de manter a ordem é o sistema imunológico, uma complexa rede que procura e destrói as bactérias e vírus invasores que ameaçam a sociedade orgânica.
 
O sistema imunológico é bom em seu trabalho, mas não é perfeito. A maioria das células cancerosas, por exemplo, é capaz de evitar a detecção pelo sistema imunológico, porque se assemelham a células normais, deixando as células cancerígenas livres para se multiplicarem e crescerem em tumores, enquanto os protetores do corpo permanecem sem saber.
 
A pesquisadora Shanta Dhar e seus colegas estão dando um impulso no sistema imunológico por meio de suas pesquisas.
 
"O que estamos trabalhando é especificamente voltado para o câncer de mama. Nossos relatórios mostram, pela primeira vez, que podemos estimular o sistema imunológico contra as células do câncer de mama, usando nanopartículas eu atacam as mitocôndrias e luz, utilizando um caminho novo", afirma Dhar.
 
Em seus experimentos, Dhar e seus colegas expuseram as células cancerosas em uma placa de Petri às nanopartículas 1 mil vezes mais finas do que a largura de um cabelo humano. As nanopartículas invadiram a célula e penetraram na mitocôndria, as organelas responsáveis pela produção de energia que a célula necessita para crescer e se reproduzir.
 
Em seguida, as nanopartículas se ativaram no interior das células do câncer, expondo-as a uma luz laser que penetrou no tecido. Uma vez ativadas, as nanopartículas interromperam os processos normais da célula do câncer, o que levou à sua morte.
 
As células mortas foram recolhidas e expostas a células dendríticas, um dos principais componentes do sistema imune humano. O que os pesquisadores viram foi notável.
 
As células dendríticas produziram uma elevada concentração de sinais químicos que normalmente não produzem, e estes sinais são tradicionalmente essenciais para desencadear uma estimulação imunológica eficaz.
 
De acordo com Dhar, as células dendríticas reconheceram o câncer como algo estranho e começaram a produzir altos níveis de interferon-gama, que alerta o resto do sistema imunitário a uma presença externa e sinaliza isto para atacar. Basicamente utilizamos o câncer contra si mesmo.
 
Ela adverte que os resultados são preliminares e a abordagem só funciona com certas formas de câncer de mama. Mas se os pesquisadores puderem refinar o processo, esta tecnologia pode um dia servir como base para uma nova vacina contra o câncer usado para prevenir e tratar a doença.
 
A equipe espera que a técnica possa ajudar os pacientes com doença metastática avançada, que se espalhou para outras partes do corpo.
 
isaude.net

Técnica desenvolvida na França detecta possível problema renal em fetos

O método possibilitará a intervenção precoce, evitando o comprometimento de órgãos do bebê antes mesmo do nascimento
 
Prever se uma criança vai nascer com problemas de saúde ainda é um desafio para a medicina. Embora os especialistas tenham à disposição técnicas avançadas de imagem para a detecção precoce de doenças, há as mais complexas, que demanda análises ainda mais aprofundadas. É o caso da válvula de uretra posterior (VUP).

Rara, a patologia tem origem desconhecida pela ciência, o que dificulta a identificação. Mas pesquisadores do Instituto de Doenças Cardiovasculares e Metabólicas de Toulouse, na França, desenvolveram uma técnica que pode facilitar o diagnóstico da enfermidade.
 
O método possibilitará a intervenção precoce, evitando o comprometimento de órgãos do bebê antes mesmo do nascimento.

“A VUP é uma doença que não permite ao bebê urinar dentro da barriga da mãe — necessidade importante, já que a substância excretada é eficaz para o líquido amniótico.
 
A patologia bloqueia o fluxo urinário normal a partir da bexiga. Assim, a urina acumula, fazendo com que a bexiga e os rins inchem como balões e parem de funcionar” explica Joost Schanstra, um dos participantes do estudo, divulgado nesta semana, na Science Translational Medicine.
 
O grupo de estudiosos conseguiu identificar marcadores na urina fetal que sinaliza a existência do problema.
 
Correio Braziliense

Adolescentes representam 80% dos casos de escoliose

Adolescentes representam 80% dos casos de escoliose Carlinhos Rodrigues/Agencia RBS
Foto: Carlinhos Rodrigues / Agencia RBS
Em até 85% dos casos, a doença é idiopática, ou seja, com causa
 desconhecida
Problema é mais comum em mulheres do que em homens e, muitas vezes, os sintomas são percebidos desde a infância
 
Ombros ou quadris que parecem assimétricos, coluna vertebral encurvada anormalmente para o lado, fadiga na coluna após longa permanência de pé ou sentado.

Os sinais da escoliose, um dos mais conhecidos desvios da coluna vertebral, são muitos, e o diagnóstico da doença é mais comum do que se imagina — chega a estar presente em até 3% da população em geral.

A escoliose é um desvio anormal da coluna vertebral e pode ser avaliado pelo médico em exame clínico, observando a curvatura ao olhar o paciente de frente ou de costas. O neurocirurgião Paulo Porto de Melo afirma que a doença não causa necessariamente dor ou incapacidade, mas também não melhora com a idade.

— É uma doença progressiva e somente um diagnóstico e intervenção precoces podem minimizar a curvatura e impedir a sua progressão — explica.

Existem várias causas diferentes para o aparecimento da escoliose. A doença pode ser congênita, quando a pessoa nasce com a má formação, sindrômica, em que é associada a outras doenças, neuromusculares, que provém de doenças neurológicas ou musculares, e idiopática, com causa desconhecida. Em até 85% dos casos, a doença é idiopática, ou seja, não se pode encontrar a causa.

Curvatura pode ser estigmatizante
Entre as idiopáticas, a mais comum é a escoliose do adolescente, que corresponde a aproximadamente a 80% dos casos. Nessa fase, o risco de progressão da curva é maior, porque a taxa de crescimento do corpo é mais rápida e muitas vezes não tem nenhum sintoma visível, até que tenha progredido significativamente.

É mais prevalente em meninas do que em meninos e, geralmente, elas são oito vezes mais propensas a precisar de tratamento. O neurocirurgião alerta que, após o diagnóstico da doença, o paciente deve ser observado periodicamente.

No caso em que a escoliose é progressiva, o uso de colete ortopédico pode ser o primeiro tratamento para impedir a sua progressão. Mas, se observadas numa fase mais avançada, as deformidades não respondem mais a esse tipo de tratamento, passando então a ter indicação cirúrgica.

Além dos sintomas clínicos, sintomas psíquicos também podem estar presentes e, eventualmente, originar a principal indicação cirúrgica. Isto se deve ao fato da curvatura ser estigmatizante, levando usualmente o paciente à retração social que, em casos extremos, pode até atrapalhar o desempenho no trabalho.

Melo explica que, se diagnosticada ainda criança ou adolescente, a escoliose usualmente leva a situações de brincadeiras constrangedoras para o paciente.

— A avaliação psicológica no momento do diagnóstico e o seguimento do paciente por profissional habilitado é importante, pois garantirá não somente um desenvolvimento psíquico adequado, como também a eventualidade da deformidade se tornar insuportável para o paciente do ponto de vista psíquico.

Quando é necessária a cirurgia?
A cirurgia de escoliose é um dos procedimentos mais complexos e pode durar de cinco a 10 horas. Em alguns casos, ela necessita ser realizada em duas etapas, dependendo da gravidade.

A opção pela operação, no entanto começa a ser recomendada quando as curvas são maiores do que 40 a 45 graus e continuam a progredir, ou para pacientes com curvas maiores que 50 graus.

Pessoas que possuem curvaturas inferiores a 25 graus são usualmente acompanhados em consultas trimestrais, monitorados e tratados com fisioterapia e RPG. Já os pacientes com potencial de crescimento e curvaturas entre 25 e 50 graus são tratados com coletes específicos, no intuito de direcionar o crescimento da coluna em um ângulo adequado, minimizando a possibilidade de cirurgia futura.

— No caso de adolescentes, ás vezes é preciso aguardar até que os ossos parem de crescer. Entretanto, pode ser que se necessite de cirurgia antes disso, se a curva na coluna for grave ou estiver se agravando rapidamente — esclarece o médico.
 
Zero Hora

Conheça os perigos de contrair rubéola durante gravidez

Conheça os perigos de contrair rubéola durante gravidez Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS
Vacina contra a rubéola deve ser feita antes da gestação
Doença pode causar catarata congênita no bebê, principal causa de cegueira infantil
 
Doença contagiosa e comum na infância, a rubéola também pode ocorrer entre adultos e está por trás da maior causa de cegueira infantil, a catarata congênita. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, isso acontece porque a imunidade ao vírus que causa a doença, o rubivírus, só é adquirida após a segunda dose da vacina.
 
O especialista afirma que a primeira vacina é aplicada quando a criança completa um ano. A segunda entre quatro e seis anos. O problema é que muitas pessoas deixam de tomar a segunda dose. Por isso, o médico recomenda que no início da vida sexual toda mulher faça um teste sorológico, disponível na rede pública de saúde, para checar sua imunidade ao rubivírus. Em caso de não estar imune deve tomar a vacina.
 
Isso porque, se contrair rubéola durante uma gestação, o vírus atravessa a placenta e provoca alterações nos tecidos do feto em formação. Os sistemas mais atingidos são o cardíaco e nervoso, incluindo os olhos. Além da catarata congênita, a doença também pode causar no feto surdez, retardamento mental, malformação do globo ocular (microftalmia) e até interromper a gestação.
 
Sem sintomas
Queiroz Neto destaca que o maior desafio da rubéola entre gestantes é a falta de sintomas, que ocorre em 80% dos casos. Só em 20% das pessoas surgem pequenas manchas vermelhas na pele, febre, dor nas articulações e aumento dos gânglios. Por isso, é comum mulheres confundirem algum mal-estar da rubéola com gripe.
 
— Só ficam sabendo que tiveram a doença durante a gestação quando o bebê nasce com catarata — comenta o médico.
 
Ele ressalta que, independente dos sintomas, a vacina não deve ser tomada durante a gravidez. Ela é produzida com o vírus vivo e pode trazer complicações para a saúde do feto.
 
Sequelas da catarata congênita
O médico explica que entre crianças ou idosos as características da catarata são idênticas: o cristalino do olho fica opaco e impede que as imagens cheguem à retina, levando à cegueira se não for tratada.
 
A diferença é que no caso da catarata infantil a visão está em desenvolvimento. Por isso a falta de diagnóstico logo no início pode acarretar outras doenças. Uma delas é a ambliopia ou olho preguiçoso, que acontece quando só um olho é atingido pela catarata.
 
— O esforço visual para enxergar com o olho de melhor visão anula o desenvolvimento do outro — afirma.
 
Outras sequelas oculares que podem estar associadas à catarata congênita são: nistagmo (movimentos não coordenados dos olhos), estrabismo (desalinhamento dos olhos), fotofobia (aversão à luz) e dificuldade de fixação do olhos.
 
Diagnóstico
O diagnóstico da catarata congênita é feito através de um exame barato e indolor. Trata-se do teste do olhinho, que deve ser realizado logo que o bebê nasce e está em vias de se tornar obrigatório em todo o país. É feito com um oftalmoscópio, espécie de lanterna com a qual o médico joga luz sobre o olho do bebê. Quando a luz emite um reflexo vermelho contínuo significa que o olho é saudável. Se o reflexo for descontínuo ou não for emitido indica catarata congênita.
 
Tratamento
O oftalmologista diz que a cirurgia com implante de uma lente intraocular que substitui o cristalino opaco também é indicada no tratamento da catarata infantil. O procedimento deve ser feito somente quando o bebê completa três meses, pois proporciona melhor recuperação da função visual e pode induzir ao glaucoma se for realizado antes .
 
Ele destaca que o comprometimento dos pais é essencial para que a criança tenha boa visão. É necessário estimular o desenvolvimento da visão e ter acompanhamento com um oftalmologista a cada três meses após a cirurgia.

Zero Hora

Semana do acidente vascular estimula a prevenção de doenças como o AVC

Semana do acidente vascular estimula a prevenção de doenças como o AVC Reny Guerer/Deposit Photos
Foto: Reny Guerer / Deposit Photos
Especialistas explicam o que é, os sintomas e como evitar os três inimigos das artérias
 
Os dados são assustadores: no Brasil, o acidente vascular cerebral (AVC) é a causa mais frequente de óbito entre adultos. Nos 30 dias seguintes à ocorrência, o índice de mortalidade é de 10%. Ao longo do primeiro ano, sobe para 40%. Os sobreviventes geralmente têm de suportar sequelas incapacitantes que impedem o retorno ao trabalho e prejudicam sua qualidade de vida.

Para alertar sobre esta e outras doenças relacionadas à circulação sanguínea, como varizes, trombose arterial e aneurisma, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular — Regional Rio Grande do Sul (SBACV/RS) promove, entre 15 e 21 de agosto, a Semana Estadual da Saúde Vascular. A campanha tem apoio do Grupo RBS.

Mortalidade elevada e consequências sociais
Para explicar o AVC, causado pela obstrução de um vaso sanguíneo que irriga o cérebro, Luiz Francisco Costa, cirurgião vascular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, faz uma comparação com outra urgência médica, o infarto. O paciente enfarta quando as artérias coronárias são entupidas por placas de gordura, impedindo o fluxo de sangue no coração. O AVC do tipo isquêmico, que correspondente a cerca de 80% a 85% do total de casos, é como se fosse um infarto do cérebro. As carótidas, artérias do pescoço que levam sangue ao órgão, também podem ser fechadas, causando esse "infarto".

Como medida preventiva, é fundamental o controle dos fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, alterações de colesterol, sedentarismo e obesidade.

— O importante, no AVC, é chegar antes, conscientizar. A pessoa precisa saber que existe isso. As consequências sociais e pessoais são terríveis. O AVC é uma doença evitável, e o ponto fundamental é o tratamento da pressão alta — orienta Costa.

Caminhar é o melhor remédio
Vice-presidente da SBACVRS, Renan Onzi esclarece que o sistema de circulação sanguínea é um só, contemplando todo o organismo. Quem tem problema em uma área do corpo, portanto, pode ter em outras.

O paciente que sofre de doença arterial obstrutiva periférica (trombose nas artérias das pernas), por exemplo, precisa investigar também as artérias carótidas e as coronárias. O cirurgião vascular salienta a importância de uma medida simples e eficaz para a manutenção da saúde vascular: as caminhadas.

Uma das recomendações da campanha sobre consciência vascular é que as pessoas se exercitem por pelo menos 40 minutos, três vezes por semana, explica Onzi:

— É algo muito simples. Caminhar aumenta a circulação. Se você tem uma trombose no vaso principal que leva sangue para a perna, o fato de caminhar e não fumar pode desenvolver a circulação colateral ao redor dessa trombose, evitando a necessidade de tratamento cirúrgico. Caminhar é um dos melhores tratamentos para prevenir e até mesmo tratar a trombose arterial.

O AVC em números
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade adquirida em todo o mundo.

— Cerca de 85% dos casos ocorrem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, e um terço deles atinge a parcela economicamente ativa da população.

— No Brasil, o AVC é a causa mais frequente de morte entre adultos.

— Nos primeiros 30 dias após o AVC, o índice de mortalidade é de 10%, e sobe para 40% ao longo do primeiro ano.

— A imensa maioria dos sobreviventes necessita de reabilitação para as sequelas neurológicas. Aproximadamente 70%não retornam ao trabalho, e 30% necessitam e auxílio para caminhar.

Fonte: Ministério da Saúde

Três inimigos das artérias

Acidente vascular cerebral
AVC é o termo médico para definir o que é popularmente conhecido como derrame. O AVC do tipo isquêmico, que corresponde entre 80% a 85% dos casos, ocorre quando há obstrução de um vaso sanguíneo que irriga o cérebro. Entre as causas, pode estar o aparecimento gradual de material viscoso e gorduroso nas paredes dos vasos ou o deslocamento de um coágulo de sangue formado em algum lugar do corpo — ele se solta e flutua até os vasos cerebrais, onde provoca a obstrução da circulação.

Fatores de risco: hipertensão, tabagismo, alterações do colesterol, diabetes.

Como prevenir: o controle dos fatores de risco, principalmente da pressão alta, é fundamental.

Sintomas: o AVC já é a manifestação principal do problema. Pode provocar paralisia total ou parcial, alterações de sensibilidade no corpo e perda da fala. Em alguns casos, há perda de equilíbrio e queda.

Tratamento: se o paciente fica com uma sequela grande que compromete os movimentos, pode ser submetido a sessões de fisioterapia e tomar medicamentos. Pacientes com sequelas menores podem passar por um procedimento cirúrgico para evitar novo AVC. A atenção aos fatores de risco deve ser permanente.

Trombose arterial

É um estreitamento dos vasos de circulação causado por placas de gordura (ateromas). Pode haver entupimento, provocando uma isquemia (falta de sangue) na área a ser irrigada. É mais comum após os 40 anos, mas pode ocorrer antes.

Fatores de risco: tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, alterações do colesterol, hereditariedade, sedentarismo. Até os 50 anos, os homens são os mais atingidos. Após os 60, parece não haver diferença de ocorrência entre os sexos.

Como prevenir: não fumar, controlar o diabetes e a pressão arterial, tratar distúrbios do colesterol (triglicerídeos) e praticar atividade física regular.

Sintomas: o sintoma mais frequente de obstrução nas artérias da perna é a claudicação intermitente, caracterizada por dor, formigamento e desconforto muscular. Piora ao caminhar e é amenizado com o repouso. Como a dor obriga a parar, a condição é conhecida, popularmente, como "doença das vitrines" — a pessoa para em frente a uma loja e observa os artigos até sentir uma melhora. É necessário procurar um cirurgião vascular, que identificará a área mal irrigada. Em até 50% dos casos, a trombose arterial nas pernas é indício de doença em outras regiões, como nas artérias do pescoço (carótidas) ou do coração.

Tratamento: a partir do exame clínico, o médico opta por medicamentos ou cirurgia (colocação de ponte de safena na perna ou tratamento endovascular, com a dilatação da artéria por meio de um cateter, com ou sem a colocação de um stent, o que reativa a irrigação).

Varizes
São veias superficiais anormais, dilatadas, em formato cilíndrico ou tortuoso, resultantes de alteração nas paredes e válvulas arteriais. São mais comuns entre mulheres (60%) e brancos. Nos casos mais graves, além do prejuízo estético, pode ocorrer flebite (inflamação da veia), eczema (mancha marrom na face interna da perna), edema (inchaço) e formação de úlceras (feridas).

Fatores de risco: hereditariedade, gestações sucessivas, idade (pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas o risco aumenta com o passar dos anos), obesidade, imobilidade (muito tempo de pé ou sentado) nas atividades de rotina e sedentarismo. Uso de salto alto, depilação, subir escadas e fazer ginástica não têm relação com o aparecimento de varizes.

Como prevenir: a prevenção das varizes é difícil, mas se pode impedir que piorem com rapidez. Algumas medidas: evitar o sobrepeso, manter uma dieta rica em fibras, não ficar muito tempo em pé ou sentado, não usar cintos muito apertados, caminhar com frequência, não fumar, usar meias elásticas e, quando possível, não tomar hormônios anticoncepcionais.

Sintomas: cansaço, queimação e sensação de peso nas pernas, inchaço (principalmente ao redor do tornozelo). O desconforto piora ao fim do dia, no calor, durante a gravidez ou depois de longos períodos em pé. Sente-se alívio quando as pernas são erguidas ou após o sono, quando o inchaço cede. O diagnóstico é feito por meio de exame clínico e ecografia do sistema venoso (ecodoppler), mostrando a insuficiência das válvulas e os segmentos comprometidos.

Tratamento: a partir do resultado do exame, o médico decide entre cirurgia ambulatorial, convencional (método mais difundido) ou termoablação (método alternativo). Microvarizes podem ser esclerosadas (secadas) em consultório.

Fontes: cirurgiões vasculares Luiz Francisco Costa, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e Renan Onzi, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular
 
Zero Hora

Conheça as causas do zumbido no ouvido acompanhado de tontura

Conheça as causas do zumbido no ouvido acompanhado de tontura Stock Images/Stock ImagesJejum prolongado e excesso de cafeína e doces podem estar entre os culpados pelo problema
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 278 milhões de pessoas no mundo sofrem com zumbido no ouvido. O incômodo é a ausência constante de silêncio, pois um som persistente — apito, chiado, cigarra, grilo, abelha, cachoeira, reator de luz, panela de pressão, escape de ar, etc — pode ser percebido nos ouvidos ou na cabeça dos pacientes, especialmente nos momentos de silêncio.
 
De acordo com médica e presidente da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), Tanit Ganz Sanchez, além de causar insônia, dificuldade de concentração, ansiedade e depressão, cerca de 40% de quem sofre com o zumbido ainda convivem com outro problema: a tontura.
 
Para a médica, não há relação de causa e efeito entre o zumbido e a tontura, mas a presença de ambos no mesmo paciente tem ainda mais poder para prejudicar a qualidade de vida.
 
— Quando um paciente tem zumbido e tontura, significa que a causa é mais agressiva e está atacando dois terrenos vizinhos dentro do ouvido interno: a cóclea (órgão da audição) e o labirinto (órgão do equilíbrio). Por isso, é necessária mais ênfase para combater os inimigos do ouvido, sejam eles problemas metabólicos, vasculares, emocionais ou posturais — explica.
 
De forma resumida, os problemas metabólicos referem-se ao jejum prolongado, abuso de cafeína, e doces. As doenças sistêmicas que causam zumbido e tontura são a hipertensão, diabetes ou pré-diabetes, colesterol e triglicérides altos, hipotireoidismo, menopausa e andropausa. Fatores psicológicos como a ansiedade e a depressão, além dos posturais, envolvendo pescoço e articulação temporomandibular, também podem influenciar o ouvido e causar os mesmos sintomas.
 
A médica afirma, ainda, que os dois interferem na qualidade de vida das pessoas:
 
— O zumbido atrapalha principalmente à noite, por causa do silêncio do quarto de dormir, mas também pode incomodar durante o dia, pois tira a concentração para a leitura dos estudos ou trabalho, limita a vida social e muda o equilíbrio emocional da pessoa. A tontura dificulta realizar as atividades corriqueiras como locomover-se, arrumar a casa, dirigir, dentre outros.
 
Além de todo desconforto, o paciente com ambos os sintomas ainda tem um diferencial em relação a quem tem só o zumbido: ele sente muito mais medo e insegurança de exercer sua vida normal por não saber quando terá tontura a próxima vez.
 
— Assim, a forma correta de descobrir o que se tem e melhorar é procurar os possíveis culpados o quanto antes com uma avaliação médica minuciosa — ressalta Tanit.

Zero Hora

Prefeitura de São Tiago (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de São Tiago, município localizado a 187 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, publicou edital nº 14/2013 de processo seletivo, com a finalidade de contratar de 01 Médico Clínico Geral, com remuneração de R$ 8 mil, por jornada semanal de 40 horas. 
 
Os interessados deverão se inscrever entre os dias 14 e 30 de agosto de 2013, das 13h30 às 17h, na Prefeitura de São Tiago. A seleção será composta de análise de currículo. 
 
De acordo com o edital, o resultado final será publicado no mural da Secretaria Municipal de Saúde e no mural da Sede da Prefeitura.

Prefeitura de Claro dos Poções - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Claro dos Poções, no estado de Minas Gerais, lançou edital de processo seletivo n° 01/2013 para contratação de Agentes Comunitários de Saúde (nível médio completo). O processo seletivo será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.
 
Há 40 vagas, sendo 20 imediatas e 20 para cadastro de reserva. O salário é de R$ 719,00 por carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 19 a 26 de agosto de 2013, na Prefeitura Municipal de Claro dos Poções. A taxa é de R$ 20,00.
 
As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no município de Claro dos Poções, no dia 08 de setembro de 2013, na Escola Municipal José Pereira Lima, às 08:00 horas.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Prefeitura de Boituva - SP prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Boituva, no estado de São Paulo, prorrogou as inscrições dos certames regidos pelos editais nº 01, 02 e 03/2013. Os concursos se destinam à contratação de profissionais em todos os níveis de escolaridade, perfazendo um total de 281 vagas com remuneração de até R$ 3.704,95.
 
Cargos
Edital nº 01 - Médico Clínico Geral, Médico Psiquiatra, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Radiologista, Médico Cirurgião Geral, Médico Endocrinologista, Médico Pediatra, Médico Dermatologista, Médico Clínico Geral PADI, Médico Hematologista, Médico Gastroenterologista Pediátrico, Médico Urologista Pediátrico, Médico Ortopedista, Médico Geriatra, Médico Plantonista, Bibliotecário, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola de Ensino Fundamental, Educador Físico, Enfermeiro de Urgência e Emergência, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Orientador Educacional, PEB I, PEB II (Matemática, Ciências, Artes, História, Geografia, Português, Educação Física e Inglês) e Procurador.
 
Edital nº 02 - Guarda Civil Municipal Feminino e Masculino, Inspetor de Alunos, Desenhista de Autocad, Guarda, Gestor Administrativo, Bombeiro Municipal, Auxiliar Técnico Agropecuário, Agente Administrativo Escolar, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar Técnico de Dentista, Orientador Social, Técnico Agropecuário, Técnico em Enfermagem Urgência e Emergência, Técnico em Veterinária e Topógrafo.
 
Edital nº 03 - Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Cuidador Social, Auxiliar de Manutenção, Borracheiro, Condutor de Urgência e Emergência, Cozinheira, Cuidador Social, Lavador de Veículos, Motorista, Motorista de Caminhão, Motorista de Transporte Escolar, Operador de Máquina, Pedreiro, Porteiro, Prático de Poda e Corte, Servente de Pedreiro, Serralheiro e Tratador de Animais.
 
Inscrições, Seleção e Validade
As inscrições foram prorrogadas até 25 de agosto de 2013 pela internet, no site www.alfarassessoria.com.br, e poderá ser realizada na Prefeitura de Boituva até 23 de agosto. A taxa varia de R$ 20 a R$ 60.
 
A seleção constará de prova escrita, prova de títulos, teste de aptidão física, avaliação psicológica e prova prática. As provas realizar-se-ão em Boituva/SP, em local e horário que serão informados com antecedência mínima de cinco dias.
 
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Felisburgo - MG

A Prefeitura de Felisburgo, no estado de Minas Gerais, abriu editais de concurso público e processo seletivo (nº 01/2013), com a intenção de ocupar 99 vagas, sendo 06 para deficientes e 93 para demais concorrentes em níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos que variam de R$ 678,00 a R$ 6.000,00.
 
Os certames oferecem vagas para as funções de assistente social, auxiliar de esportes, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de secretaria, encarregado de seção, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, gari, mecânico, médico, médico veterinário, monitor creche, ensino e recreação, monitor de programas sociais, agente comunitário de saúde, entre outros.
 
As inscrições deverão ser realizadas via internet, através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, no período de 22 de outubro a 21 de novembro de 2013. As taxas variam de R$ 39,00 a R$ 348,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado atendimento presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Felisburgo, sediada à Avenida Brasil, nº 969, Centro, CEP 39895-000, Felisburgo /MG, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 7h às 13h telefone (33) 3743-1205.

O concurso público constará de provas objetiva, de títulos e prática. As provas objetiva e prática serão realizadas no município de Felisburgo, provavelmente, no dia 12 de janeiro de 2014. A relação de candidatos inscritos, o(s) local(is) de realização das provas e confirmação de data e horários, serão divulgados até 14h do dia 06 de janeiro de 2014. O gabarito será divulgado na data provável de 14 de janeiro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso público e do processo seletivo é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado.

Concurso COREN - SP 2013: Edital e Inscrição

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN - SP), por meio da Fundação VUNESP, lançou edital nº 02/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 72 vagas e à formação de cadastro reserva, para profissionais de níveis médio e superior. A remuneração é de até R$ 7.791,00 por jornada de 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Mensageiro, Recepcionista, Telefonista, Agente de Almoxarifado, Agente Administrativo, Técnico em Informática, Técnico em Edificações, Técnico de Som e Imagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente de Laboratório, Simulação Realística, Auxiliar de Fiscalização, Auditor, Auxiliar de Recursos Humanos, Analista de RH, Secretário, Bibliotecário, Designer Gráfico, Analista de Segurança da Informação, Assistente de Comunicação, Contador, Administrador de Banco de Dados, Analista de Sistemas, Analista da Qualidade, Enfermeiro em Educação Permanente, Enfermeiro de Educação, Fiscal e Advogado.
 
As inscrições deverão ser efetuadas no período das 10 horas de 26 de agosto às 16 horas de 27 de setembro de 2013, exclusivamente, pela internet, no site www.vunesp.com.br. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 95,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A data para realização da(s) prova(s) está prevista para 10 de novembro de 2013, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações que serão divulgadas acerca deste concurso público, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. A confirmação da data e informações sobre o local e horário de aplicação da(s) prova(s) serão oportunamente divulgados.
 
As provas serão realizadas concomitantemente na cidade de São Paulo, Araçatuba, Botucatu, Campinas, Itapetininga, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos ou em municípios vizinhos.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Santa Mercedes - SP

Com oferta de 04 vagas, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis médio e superior, a Prefeitura de Santa Mercedes, no estado de São Paulo, lançou os editais para realização de concurso público nº. 002/2013 e de processo seletivo nº. 002/2013. A remuneração pode chegar a R$ 2.676,37, por carga horária de 30 e 35 horas semanais. A organização, aplicação e correção dos certames serão de responsabilidade da CONSESP.
 
As vagas são para os cargos de Enfermeiro, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Educador Profissional e Professor de Educação Básica I.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 29 de agosto de 2013. As taxas variam de R$ 33,00 a R$ 48,50 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 29 de setembro de 2013, às 9h, em locais a serem divulgados com antecedência mínima de três dias. O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site da CONSESP, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.
 
A validade do concurso público será de dois anos e a do processo seletivo será de 01 ano, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação.

Concurso UFLA 2013

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), no estado de Minas Gerais, divulgou por meio do Diário Oficial de 13 de agosto de 2013, o edital nº 34/2013, de concurso público, destinado ao provimento de cargo de Professor Adjunto A, Nível 1, integrante da Carreira de Magistério Superior do Quadro Permanente da instituição.
 
São 33 vagas para diversas áreas de formação, com lotação nos departamentos de Engenharia, Ciência da Computação, Ciências Exatas, Ciências Florestais, Administração e Economia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Química, Ciência dos Alimentos, Agricultura e Ciência do Solo. A jornada de trabalho será de dedicação exclusiva, e os rendimentos poderão ser de até R$ 4.455,20.
 
As inscrições, no valor de R$ 190,00, serão realizadas somente via internet e deverão ser efetuadas no sítio www.prgdp.ufla.br/concurso/prof, a partir das 9 horas do dia 26 de agosto, até as 18 horas do dia 13 de setembro de 2013 (horário oficial de Brasília).

As provas serão realizadas no Campus da UFLA, em Lavras/MG, a partir de 25 de outubro de 2013. Os dias, horários e locais de realização das provas, bem como a composição da Banca Examinadora, serão divulgados oficialmente, no sitio www.prgdp.ufla.br/concurso/prof, a partir de 15 de outubro de 2013. A PRGDP não se responsabiliza por outras formas de publicação e/ou informação desses dados.

O prazo de validade do concurso será de 1 ano, contado a partir da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital completo está disponível em www.prgdp.ufla.br

Concurso Prefeitura de Buritirama - BA

A Prefeitura de Buritirama, no estado da Bahia, publicou edital nº 01/2013 de concurso público para o provimento de cargos em todos os níveis de escolaridade, a ser executado pela Consultte Projetos e Assessoria LTDA. De acordo com o edital, a remuneração pode chegar a R$ 6.095, por jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
No total, a oferta é de 150 vagas, distribuídas entre os cargos de: Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Motorista Auto Leve - Categoria A/B/C, Motorista Auto Pesado - Categoria D/E, Nutricionista, Bibliotecário, Vigia, Professor NI, Professor de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Inglês, Médico (Clínica Médica e Ginecologista), Nutricionista, Enfermeiro, Técnico de Laboratório, Técnico de Radiologia, Vigia, Recepcionista, Mecânico, Operador de Perfuratriz, Operador de Máquinas Pesadas, Engenheiro Sanitarista, Assistente Social, Psicólogo, Auxiliar Administrativo e Educador Social.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, entre os dias 02 e 13 de setembro de 2013, no site da organizadora www.consulteconcursos.com.br. A taxa de participação varia de R$ 40 a R$ 80. 
 
A seleção contará de prova objetiva e prova de títulos, para todos os cargos, além de prova prática apenas para os candidatos que concorrem às vagas de Motorista e Operador de Máquinas Pesadas. As provas serão realizadas no Município de Buritirama / BA e ocorrerá em data, horário e local a serem publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e por meio da internet, no endereço eletrônico www.consulteconcursos.com.br.
 
O resultado do concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Buritirama. 

Prefeitura de Sabará - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Sabará, estado de Minas Gerais, publicou o edital 001/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 414 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 9.587,85 por carga horária de 20 a 40 horas semanais. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa SEAP - Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda.

Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Advogado, Motorista CNH “D”, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Médico, Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Servente, Técnico de Higiene Dental do PSF, Cirurgião Dentista e Auxiliar em Saúde Bucal.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas por meio do endereço eletrônico da SEAP (www.seapconcursos.com.br), no período entre 22 de agosto e 13 de setembro de 2013. As taxas variam de R$ 20 a R$ 70, de acordo com o cargo escolhido.

Os interessados sem acesso à internet poderão utilizar os terminais de computador disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Sabará na Rua D. Pedro II, nº 200 – Centro– Sabará /MG.

Provas, Gabaritos e Validade
A seleção será constituída de prova objetiva/dirigida, que será aplicada na data provável de 06 de outubro de 2013. Os locais e horários serão divulgados na Prefeitura Municipal de Sabará e no endereço eletrônico de inscrição. O gabarito será publicado no dia 07 de outubro deste ano. A segunda etapa do certame será a comprovação de requisitos e os exames médicos.

O prazo de validade do certame é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

UEZO - RJ abre processo seletivo

O Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, no estado do Rio de Janeiro, publicou edital n° 002/2013 de processo seletivo, para contratação temporária de 19 docentes que possam atuar nos cursos de Graduação nos Centros Setoriais de Computação e Matemática Aplicada (CCMAT), de Produção Industrial (CSPI) e de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
 
O regime de trabalho dos contratados será de 40 ou 20 horas semanais, de acordo com a necessidade da instituição. A remuneração inicial para docente, com titulação de Doutor - 40h, será de R$ 5.497,00 e de 20h será de R$ 2.748,50. Para o candidato com titulação de Mestre - 40h será de R$ 4.141,00 e de 20h será de R$ 2.070,50.
 
A inscrição pode ser efetuada até o dia 27 de agosto de 2013 de 2ª a 6ª feira no Setor de Admissão Docente da Pró-Reitoria de Graduação da Instituição, Avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, nº. 1203, Campo Grande, Rio de Janeiro, sala 311, no horário das 9h às 12h e das 13h às 16h.
 
A seleção será composta de Análise de títulos, com peso 1; Entrevista, com peso 1; e Prova didática, com peso 2.
 
O certame terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação do resultado final do Diário Oficial do estado do Rio de Janeiro.

Prefeitura de Garopaba (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Garopaba, cidade localizada a 90 km de Florianópolis, em Santa Catarina, lançou o edital Nº 017/2013 de processo seletivo, visando contratar profissionais da área de saúde. As oportunidades temporárias são para Enfermeiro e Médico, com remuneração de até R$ 6.837,26.  A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas até 30 de agosto de 2013, das 14 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada na Rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF, Centro. 
 
O processo seletivo constará da análise dos documentos apresentados, entrevista e avaliação. A data, local e horário da entrevista serão divulgados na página oficial da Prefeitura Municipal de Garopaba - www.garopaba.sc.gov.br).
 
O edital na íntegra está disponível no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (www.diariomunicipal.sc.gov.br), do dia 15 de agosto de 2013, a partir da página 69.

Prefeitura de Bananal - SP anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Bananal, no estado de São Paulo, divulgou edital resumido de processo seletivo nº 02/2013, destinado ao provimento de cadastro reserva para contratações em regime celetista.

As inscrições poderão ser efetuadas entre os dias 19 de agosto a 06 de setembro de 2013 na sede da Prefeitura Municipal de Bananal situada na Praça D. Domiciana, 185 - Centro - Bananal/SP, das 09:00 às 12:00 horas, exceto sábado, domingo, feriado ou ponto facultativo.
 
O edital resumido deste certame, foi divulgado através do Diário Oficial de São Paulo, pág 214, de 14 de agosto de 2013.

Prefeitura de Florianópolis (SC) lança processo seletivo

Foi divulgado o edital nº. 007/2013 de processo seletivo da Prefeitura de Florianópolis, estado de Santa Catarina, destinado ao provimento temporário dos cargos de Médico e Médico Pediatra. É exigida a graduação completa em Medicina e registro no respectivo órgão de classe, além de residência e/ou título de especialista em Pediatria, para a função de Médico Pediatra.
 
As remunerações oferecidas variam de R$ 2.105,76 a R$ 8.101,35 para jornadas de 30 e 40 horas semanais, mais os seguintes benefícios:

- Adicional de insalubridade: R$ 241,80;
- Será pago por dia útil trabalhado, Auxílio Alimentação no valor de R$ 14,00 para os servidores com carga horária de para 40 h semanais e Auxílio Lanche no valor de R$ 11,50 para os servidores de 30 h semanais;
- Auxílio combustível proporcional à distância do local de trabalho (Decreto nº 378/1992).
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 18 de agosto de 2013, pelo site portal.pmf.sc.gov.br.
 
Os participantes serão selecionados por meio de análise de Curriculum Vitae e entrevista, que deverá ser agendada por telefone e e-mail, entre os dias 21 e 29 de agosto de 2013.
 
A homologação final do certame será divulgada no site da Prefeitura Municipal de Florianópolis, portal.pmf.sc.gov.br/entidades/saude no dia 04 de setembro de 2013.
 
O contrato temporário terá duração de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério e de acordo com a conveniência e interesse da administração pública.

SEDS (MG) promove processo seletivo

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Defesa Social - SEDS divulgou edital nº. 169/2013 de processo seletivo visando a formação de quadro reserva para as unidades prisionais do município de Lagoa Santa. São ofertadas oportunidades para as funções de Técnico de Enfermagem, Assistente de Consultório Dentário, Analista Técnico Jurídico, Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Gerente de Produção, Pedagogo e Psicólogo, com remuneração de até R$ 1.085,27.  A jornada de trabalho é de 30 ou 40 horas por semana.
 
Inscrição, Seleção e Validade
Os candidatos deverão efetivar a inscrição no período de 19 a 23 de agosto de 2013, no site www.seds.mg.gov.br. Em seguida, o candidato deverá entregar a ficha de inscrição na Superintendência de Recursos Humanos e no Presídio de Lagoa Santa. 
 
O processo seletivo será constituído das seguintes etapas: análise curricular, comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social), avaliação psicológica e curso introdutório. As datas para realização de cada uma das etapas serão comunicadas no site www.seds.mg.gov.br.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração pública.

Concurso CREFITO - 3ª Região - SP 2013

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região - CREFITO-3, no estado de São Paulo, através do Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, publicou novo edital n° 01/2013 de concurso público para o preenchimento de 10 vagas ao cargo de  Escriturário e Telefonista (nível médio).

A remuneração do cargo de Escriturário é de R$ R$ 2.702,70, considerando o desempenho de 40 horas semanais, com previsão de lotação nas cidades do interior paulista Guarulhos, Osasco e Sorocaba. Para o cargo de Telefonista, a remuneração é de R$ 1.817,48, correspondente a 30 horas semanais, desempenhadas em São Paulo - SP.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 21 de agosto até às 22h de 19 de setembro de 2013, através do site www.nossorumo.org.br. A taxa é de R$ 40,00.

Os inscritos serão avaliados mediante aplicação de prova objetiva, que deverá ser composta por questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Sorocaba e São Paulo, na data prevista de 20 de outubro de 2013, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para as Provas a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e divulgados através da Internet nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.crefito3.org.br, observado o horário oficial de Brasília/ DF.

Os gabaritos da prova objetiva serão divulgados nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.crefito3.org.br em data a ser comunicada no dia da realização das provas.

Este certame possui validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de São Francisco do Conde - BA abre vagas pelo REDA

A Prefeitura de São Francisco do Conde, no estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde (SESAU), abriu edital n° 002/2013 de processo seletivo, para contratação de profissionais na área da Saúde, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). São ofertadas várias vagas para profissionais de níveis médio e superior.
 
Ao todo, são 143 vagas para contração imediata, distribuídas nas seguintes áreas: médico –PSF (Programa de Saúde da Família), veterinário, nutricionista, assistente social, farmacêutico, terapeuta ocupacional, psicólogo, educador físico, fisioterapeuta, médico psiquiátrico, enfermeiro, técnico em enfermagem, médico intervencionista, condutor de veículos de emergência, médico mastologista, fisioterapeuta dermato-funcional, médico ginecologista, médico ultrassonografista  e médico regulador. Além das vagas para contratação imediata, o edital visa cadastro de reservas. Os salários variam de R$ 1.045 (condutor de veículo) a R$ 12 mil (médico PSF) a depender da função. A jornada de trabalho é de 20 a 40 horas semanais.
 
Os interessados devem se inscrever de 16 a 22 de agosto de 2013, na sede da Secretaria da Saúde do município, que fica localizada na Rua Mário Augusto Teixeira de Freitas, das 8h30 às 14h. Para isso, os candidatos devem apresentar currículo, ficha de inscrição, identidade, CPF, antecedentes criminais, comprovante de residência e título eleitoral, com comprovante de votação da última eleição, diploma, entre outros documentos.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de dois anos podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso BACEN - Banco Central 2013

O Banco Central do Brasil divulgou o segundo edital de concurso público, um dos mais aguardados do ano, que se destina ao preenchimento de 500 vagas, sendo 400 para Analista (nível superior em qualquer área) e 100 para Técnico (nível médio). Os subsídios iniciais variam de R$ 5.158,23 a R$ 13.595,85, por carga horária de 40 horas semanais, já incluso o valor do auxílio-alimentação.
 
 
O concurso será executado pelo CESPE/UnB e se desenvolverá em duas etapas: a primeira de provas objetivas, prova discursiva e avaliação de títulos; a segunda etapa consistirá de Programa de Capacitação, a ser realizado em Brasília. Os selecionados e contratados atuarão em Brasília, São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Belém.
 
Inscrições
Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/bacen_13_analista_tecnico, solicitada no período entre 10 horas do dia 22 de agosto e 23 horas e 59 minutos do dia 9 de setembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas são de R$ 120,00 para Analista e de R$ 70,00 para Técnico.
 
Áreas
Os cargos de Analista do Banco Central do Brasil estão divididos em seis áreas distintas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Suporte à Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Política Econômica e Monetária, Contabilidade e Finanças, Infraestrutura e Logística e Gestão e Análise Processos. Para Técnicos, as oportunidades estão voltadas para as áreas de Suporte Técnico-Administrativo e Segurança Institucional.
 
Provas e Gabaritos
As provas objetivas e as provas discursivas para os cargos de Analista e Técnico serão aplicadas na data provável de 20 de outubro de 2013, lembrando que em 10 de outubro de 2013 será disponibilizado pelo CESPE o edital com informações acerca da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.
 
As provas serão aplicadas nas 10 capitais que possuem unidades do Banco: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Recife, Salvador e Belém.
 
O CESPE divulgará os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas a partir das 19 horas da data provável de 22 de outubro de 2013. Por fim, o resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório na prova discursiva estão previstos para sair em 14 de novembro de 2013.
 
O concurso tem um prazo de validade de apenas nove meses, com possibilidade de ser prorrogado.
 
Edital / Publicações

Prefeitura de Santo Anastácio - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Santo Anastácio, em São Paulo, publicou edital de processo seletivo N° 002/2013, destinado ao provimento de 06 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental e superior, com salários de até R$ 7.847,97 por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As chances são para os cargos de Monitor de Costura, Monitor de Bordado em Pedraria, Agente de Controle – SUCEN e Médico do PSF – Programa Saúde da Família.
 
As inscrições, com taxas nos valores de R$ 32,00 e R$ 45,00, serão feitas exclusivamente via internet no site www.consesp.com.br, até o dia 25 de agosto de 2013.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 15 de setembro de 2013, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados.

Prefeitura de Iracema do Oeste - PR anuncia prorrogação das inscrições

A Prefeitura de Iracema do Oeste, no estado do Paraná, promove a prorrogação das inscrições do concurso público regido pelo edital Nº 01/2013 para o provimento de 80 vagas em todos os níveis escolares. De acordo com o edital, os profissionais contratados farão jus a remuneração de até R$ 1.831,08, em jornada de trabalho de 20 ou 40 horas por semana.
 
Cargos
Advogado, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Educador Infantil, Enfermeiro Padrão, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Motorista, Nutricionista, Operador de Pá Carregadeira, Operário, Pedreiro, Professor, Professor de Educação Física, Psicólogo II, Vigia e Zeladora.
 
Inscrição, Seleção e Validade
Para participar, os interessados devem efetuar a inscrição no site www.saber.srv.br, até 05 de setembro de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 20 a R$ 80.
 
O concurso constará de prova escrita objetiva e prova de títulos, para todos os cargos, Prova de Aptidão Prática, apenas para os cargos de Motorista e Operador de Pá Carregadeira, além de exame médico pré-admissional. A prova escrita objetiva será realizada na data provável de 27 de outubro de 2013, em horário e local a serem divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
O certame terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. 

Prefeitura de Presidente Bernardes - MG prorroga inscrições

A Prefeitura de Presidente Bernardes, no estado de Minas Gerais, publicou o edital de prorrogação das inscrições do concurso público que preencherá 87 vagas em diversos cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, para atuarem no quadro de servidores do município. Do total de vagas ofertadas para cada cargo, 10% são reservadas aos portadores de deficiência.

As oportunidades são para os cargos de gari, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços públicos, oficial de serviços públicos, condutor de veículo I e II, auxiliar administrativo, assistente administrativo, TNS - enfermeiro, auxiliar de enfermagem, médico, entre outros cargos.

Os salários oferecidos a essas funções variam de R$ 678,00 a R$ 2.695,00, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.

As inscrições podem ser feitas até 18 agosto de 2013, pela internet, no site da organizadora (www.legitimusassessoria.com.br) ou presencial na sede da Prefeitura. Para os candidatos que não tiverem acesso à internet ou tenham dificuldade para realizar sua inscrição, terão ao seu dispor terminais com internet e pessoal para ajudar na inscrição. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 12h00min às 16h00min, na Prefeitura de Presidente Bernardes, localizada na Rua São José, nº 21 - Centro.

A taxa de inscrição varia de R$ 33,90 a R$ 134,75, dependendo do cargo escolhido pelo candidato.

As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas provavelmente no dia 1º de setembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados. As Provas Práticas, de caráter eliminatório e classificatório serão aplicadas para os candidatos aos cargos de: Condutor de Veículo I e II, e Condutor de Máquinas I, que constarão de avaliação do conhecimento e da habilidade prática e técnica no desempenho da função.

O gabarito oficial será publicado no dia 02 de setembro de 2013, no Quadro de Avisos da Prefeitura e através do Site (www.legitimusassessoria.com.br).

Por fim, o prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

DAERP prorroga inscrições de concurso público

O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto - DAERP, em São Paulo, publicou a prorrogação das inscrições do concurso público regido pelo edital nº. 01/2013. São ofertadas 110 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam entre R$ 1.080,43 e R$ 2.752,68, por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
À pessoa portadora de necessidades especiais (PNE) é assegurado o direito de se inscrever neste concurso público, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a sua limitação.
 
Cargos
Auxiliar de Laboratório, Borracheiro, Carpinteiro, Eletricista de Alta Tensão/Auto, Encanador de Redes, Mecânico de Manutenção de Bombas/Máquinas Pesadas, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas/Sistema de Água/Sistema de Esgotos, Pedreiro, Pintor, Agente de Administração/Fiscalização, Técnico em Contabilidade/Segurança do Trabalho, Assistente Social, Contador, Engenheiro Ambiental/Civil/Eletricista/Mecânico/Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Procurador Jurídico.
 
Inscrição
As inscrições deverão ser realizadas via internet, no site www.institutoqualicon.org.br, até 05 de setembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Prova
A prova objetiva está prevista para ser aplicada nos dias 29 de setembro e 06 de outubro de 2013, em locais e horários que serão comunicados oportunamente através de edital de convocação para as provas a ser publicado na Imprensa Oficial do Município, em listas que serão afixadas na sede do DAERP, situada à Rua Amador Bueno, 22, centro, Ribeirão Preto - SP e através dos sites www.institutoqualicon.org.br e www.daerp.ribeiraopreto.sp.gov.br
 
O resultado do concurso será publicado na Imprensa Oficial do Município, afixado na sede do DAERP, divulgado na internet nos endereços eletrônicos www.institutoqualicon.org.br e www.daerp.pmrp.com.br.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério do DAERP, ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso DAE de Bauru - SP

Com oferta de 13 vagas nos cargos de níveis médio/técnico e superior, o Departamento de Água e Esgoto de Bauru - DAE, em São Paulo, lançou os editais nºs 014, 015, 016, 017, 018,019 e 020/2013 para realização de concurso público. Os vencimentos vão até R$ 3.805,26. Após investido no cargo, fará jus ao recebimento do Vale-compra no valor de R$ 245,00 e outros benefícios instituídos por lei. A jornada de trabalho é de 20, 30 ou 40 horas por semana.
 
As vagas são para os cargos de Biólogo, Atendente, Técnico de Controle Ambiental, Psicólogo, Médico do Trabalho, Analista Contábil e Técnico de Segurança do Trabalho.
 
As inscrições terão início às 10h do dia 4 de setembro e devem ser efetuadas no endereço eletrônico www.daebauru.sp.gov.br até às 16h do dia 18 de setembro de 2013. A taxa é de R$ 30,00 para todos os cargos.
 
Os inscritos nos editais N°s 014 e 015/2013 serão avaliados mediante aplicação de Prova Objetiva, composta por 50 questões, com data prevista para realização em 13 de outubro de 2013. Já nos demais editais, os inscritos serão avaliados mediante aplicação de Prova Objetiva e Análise de Títulos, em locais e horários a serem divulgados.
 
A confirmação oficial da data, horário e informação sobre o local para a realização da prova deverá ser acompanhada pelo candidato por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial do Município – DOM e no site www.daebauru.sp.gov.br, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

Prefeitura de Antônio Carlos (SC) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Antônio Carlos, no estado de Santa Catarina, divulgou edital Nº. 009/2013 de chamamento público, com o objetivo de contratar temporariamente 03 profissionais para os cargos de Médico Clínico Geral, Médico Psiquiatra (superior) e Auxiliar de Manutenção e Conservação (alfabetizado). A remuneração é de até R$ 5.858,18. 
 
Os interessados deverão se apresentar às Secretarias de Saúde e Assistência Social ou Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, dependendo do cargo, na data de 22 de agosto de 2013, no horário das 09h às 11h30. A seleção constará de avaliação de títulos. 
 
O edital de chamamento público está disponível no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Santa Catarina, edição de 16 de agosto de 2013, página 03. 

Autarquia Hospitalar Municipal (SP) realiza processo seletivo

A Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), no estado de São Paulo, promove processo seletivo n° 014/2013 para contratação de 164 Especialistas em Saúde, nas funções de Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo e Fisioterapeuta. O salário para o exercício das funções pode chegar a R$ R$ 2.089,87, em jornada semanal de 30 ou 40 horas. 
 
As inscrições para Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo serão realizadas nos dias 19 e 20 de agosto de 2013. Já para o cargo de Fisioterapeuta, as solicitações de participação serão recebidas nos dias 21 e 22 de agosto deste ano. Os candidatos podem efetuar as inscrições nos polos de Pirituba, Rio Pequeno, Ermelino Matarazzo, Tatuapé, Jabaquara e Vila Maracanã. 
 
A seleção dos candidatos se dará por meio de avaliação de títulos e contagem do tempo de experiência. O processo seletivo terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Taquaral - SP

Foi publicado edital de concurso público N° 001/2013 da Prefeitura de Taquaral, no estado de São Paulo, para provimento de cargos efetivos. O concurso oferece 40 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos de até R$ 2.349,35, para carga horária de 12 a 40h semanais.
 
O concurso será executado através da empresa Visão Consultoria e Assessoria Ltda. Cinco por cento do  número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência.
 
As oportunidades são para os cargos de Professor de Educação Básica I, PEB I - Cuidar e Brincar em Educação Infantil, PEB II - Educação Física, PEB II Língua Estrangeira – Inglês, PEB II – Artes, Farmacêutico, Engenheiro Civil, Responsável pelo Patrimônio, Secretário, Mecânico, Monitor, Motorista, Operador de Máquinas, Esgoteiro, Braçal e Vigia.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 30 de Agosto de 2013, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.visaoassessoria.com. As taxas variam de R$ 32,00, R$ 42,00 e R$ 52,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, poderá realizar sua inscrição no Acessa São Paulo, localizado na Rua Central, nº 338, Centro, Taquaral, Estado de São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 7h as 11h e das 12 as 16h, observando-se que não será possível se realizar inscrições neste local nos finais de semana, feriados e ponto facultativo.
 
O concurso público constará de provas objetivas, provas práticas e de provas de títulos. As provas objetivas estão previstas para acontecer no dia 15 de setembro de 2013, na Escola Doutor Elysio de Castro, situada na Rua Central, 198, Centro, na cidade de Taquaral, Estado de São Paulo.
 
O candidato deve observar o Edital de Deferimento de inscrições e Convocação para Provas a ser publicado em jornal de circulação local e no site mantido pela Empresa Visão Consultoria e Assessoria Ltda. (www.visaoassessoria.com).
 
Além das provas objetivas, os candidatos inscritos para os cargos de Motorista, Operador de Máquinas e Braçal, farão realizar prova prática de caráter eliminatório e classificatório, que está prevista para acontecer às 08h00min do dia 22 de setembro de 2013, devendo o candidato se apresentar na Escola Doutor Elysio de Castro, situada na Rua Central, nº 198, Centro, na cidade de Taquaral, Estado de São Paulo.
 
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado no sítio mantido pela Empresa Visão Consultoria e Assessoria Ltda. na internet, no endereço www.visaoassessoria.com, após as 18hs do dia útil imediato à realização das provas objetivas, e em jornal local, no dia de sua circulação.
 
O concurso público será válido pelo período de 02 anos contados de sua homologação, podendo ser prorrogado por uma vez por igual período, conforme possibilita o inciso III, artigo 37 da Constituição Federal.

Vagas de estágio na HEMOPA

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA) lançou edital de processo seletivo nº. 002/2013 que objetiva selecionar 08  Estagiários. A jornada diária será de quatro horas, com bolsa no valor de R$ 474,59, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.
 
Todos os aprovados atuarão no Hemocentro Coordenador, situado na cidade de Belém, entre os turnos da manhã e da tarde.
 
Poderão participar os estudantes de instituições de ensino superior, conveniadas com a SEAD, das seguintes áreas: Enfermagem, Farmácia, Assistência Social e Biomedicina.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 21 de agosto de 2013, das 8h às 13h, no Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEPES) da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, sito à Travessa Padre Eutíquio, nº. 2109, Batista Campos, Belém - PA.
 
A seleção será nos dias 22 a 29 de agosto de 2013, na Hemopa. O resultado final será divulgado até o dia 05 de setembro de 2013, às 13h00.

UFRGS publica edital de processo seletivo

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicou edital n° 20/2013 de processo seletivo para contratação de Professores Substitutos. São ofertadas 11 vagas com carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os seguintes departamentos e unidades: Colégio de Aplicação/ Humanidades, Escola de Administração/ Ciências Administrativas, Escola de Engenharia/ Engenharia Elétrica, Faculdade de Arquitetura/ Design e Expressão Gráfica, Faculdade de Arquitetura/ Urbanismo, Faculdade de Educação/ Estudos Básicos, Faculdade de Odontologia/ Odontologia Conservadora, Faculdade de Odontologia/ Odontologia Preventiva e Social, Instituto de Artes/ Artes Visuais e Instituto de Pesquisas Hidráulicas/ Hidromecânica e Hidrologia.

As inscrições serão recebidas de 19 a 23 de agosto de 2013, pelo endereço eletrônico www.ufrgs.br. As taxas variam de R$ 45 a R$ 65. A seleção se dará por meio de prova escrita, prova didática, análise de currículo e entrevista.

O prazo de validade da seleção será de um  ano, prorrogável por igual período no interesse da Instituição, a contar da publicação do resultado final no Diário Oficial da União.

Concurso Prefeitura de Navegantes (SC)

A Prefeitura de Navegantes, no estado de Santa Catarina, lançou os extratos dos editais N°s 001, 002 e 003/2013 de concurso público e processo seletivo, destinado ao provimento de várias vagas, sob a coordenação do Instituto o Barriga Verde.
 
O certame contemplará vagas para Cargos de nível alfabetizado, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
 
As inscrições online serão de 19 de agosto a 19 de setembro de 2013 e as provas estão previstas para o dia 20 de outubro de 2013.
 
Os detalhes sobre os cargos, jornada de trabalho, vagas, salário mensal, pré-requistos e outras determinações, constam do inteiro teor dos editais, que encontram-se divulgados nos sites www.navegantes.sc.gov.br e www.iobv.com.br.

Concurso Universidade Federal de São Carlos - SP

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no estado de São Paulo, abriu edital N° 05/2013 de concurso público com a intenção de ocupar 10 vagas. As oportunidades são para os seguintes cargos: Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Bibliotecário Documentalista, Enfermeiro, Engenheiro/Engenharia Elétrica e Médico/Clínica Geral. A remuneração prevista é de até R$ 5.492,72 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até o dia 13 de setembro de 2013, exclusivamente via internet, no endereço www.concursos.ufscar.br. A taxa será de R$ 90. 
 
A seleção constará de prova objetiva, que será realizada na data prevista de 29 de setembro de 2013, e prova de títulos. 

A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse da Instituição.

Prefeitura de Icapuí - CE retifica edital e prorroga inscrições

A Prefeitura de Icapuí, no estado do Ceará, publicou edital n° 001/2013 de concurso público para o provimento de vários cargos efetivos da Administração Direta e Indireta. Há um total de 321 vagas de níveis superior, médio, fundamental e alfabetizado disponíveis, com salários que variam entre R$ 678,00 e R$ 5.500,00. O concurso está sendo organizado pelo Instituto Vicente Nelson (IVIN).
 
Cargos
- Nível Superior: assistente social; professor; auditor interno; bibliotecário; engenheiro agrônomo; geógrafo; maestro; redator de rádio; turismólogo; zootecnista; biólogo; bioquímico-farmacêutico; cirurgião-dentista; educador físico; enfermeiro; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; médico cardiologista; médico psf; médico ginecologista obstetra; médico traumatologista-ortopedista; médico pediatra; médico psiquiatra; médico veterinário; nutricionista; psicólogo e terapeuta ocupacional.
 
- Nível Médio Completo e Técnico: agente administrativo; agente ambiental; agente de inspeção sanitária; auxiliar de secretaria escolar; agente de trânsito; agente de endemias; agente de controle interno; agente de turismo; almoxarife; desenhista de construção civil; digitador; eletricista; fiscal de tributos municipais; monitor de informática; monitor de esportes; monitor de transportes; operador de raio x; operador de som da rádio; recepcionista; técnico de higiene dental; técnico agrícola; técnico em enfermagem; técnico em informática; técnico em aquicultura e pesca;
 
- Nível Fundamental Completo: auxiliar rural; auxiliar de almoxarife; encanador; operador do sistema do saae e merendeira;
 
- Nível Alfabetizado: auxiliar de serviços gerais; cozinheiro de hospital; maqueiro; motorista; porteiro; vigia e zelador de cemitério.
 
A carga horária para o cargo de professor será de 100 e 200 horas mensais e para os demais cargos variam entre 20, 30 e 40 horas semanais.

Inscrições
Para participar, os interessados devem realizar a inscrição apenas via internet, através do site www.ivin.com.br, até o dia 22 de agosto de 2013.

Taxas
Nível Superior - R$ 50,00;
Nível Médio - R$ 30,00;
Nível Fundamental/Alfabetizado - R$ 25,00.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas, provavelmente, nos dias 22 e 29 de setembro de 2013, de acordo com o nível de escolaridade/cargo, na cidade de Icapuí. Os locais e os horários de aplicação das provas serão conhecidos com antecedência mínima de até 05 (cinco) dias da data de realização das mesmas. O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado nos dias 23 e 30 de setembro de 2013 e o resultado final será publicado na data provável de 14 de novembro de 2013.
 
Candidatos aos cargos de nível superior ainda farão prova de títulos, classificados na prova objetiva.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seu resultado, com possibilidade de prorrogação.