Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de setembro de 2013

Remédio para coração mostra ser efetivo em diversos grupos

Droga relaxa vasos sanguíneos e melhora o estresse sobre o coração e outros órgãos
 
Um remédio experimental da Novartis para tratamento de insuficiência cardíaca se mostrou efetivo independente da idade dos pacientes ou da existência de outros problemas médicos, mostrou um estudo clínico apresentado nesta segunda-feira (2).
 
A droga, Serelaxin, que é uma forma de hormônio humano que relaxa vasos sanguíneos e melhora o estresse sobre o coração e outros órgãos, é vista como um remédio importante no desenvolvimento de medicamentos da farmacêutica suíça.
 
Analistas da Jefferies esperam que ela gere vendas de 1,5 bilhão de dólares por ano.
 
Os resultados de um estudo de fase III apresentado em novembro mostraram redução nas mortes em 37%  ante a utilização de um placebo, e o dado mais recente deu mais informações sobre como a droga age em diferentes grupos de pacientes.
 
O remédio levou à diminuição da dispneia, ou falta de ar e menos mortes após seis meses em todos os grupos de pacientes, incluindo aqueles com função renal prejudicada, aqueles com 75 anos ou mais, e aqueles com fibrilação atrial, ou batimentos cardíacos irregulares.
 
As novas descobertas foram apresentadas no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Amsterdã, no qual os cardiologistas têm destacado a enorme necessidade de novos tratamentos para a insuficiência cardíaca aguda, quando o coração não consegue bombear sangue suficiente.
 
Reuters

Informações sobre o Ibuprofeno

O Ibuprofeno é uma droga da classe dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), com ações anti-térmicas (contra febre), analgésicas (contra dor) e anti-inflamatórias. O ibuprofeno é indicado para uma série de condições, principalmente para casos de dor de origem inflamatória, como artrites, dores traumáticas, inflamações dentárias, etc.
 
Nomes comerciais do ibuprofeno
No Brasil e em Portugal, o ibuprofeno já é vendido como medicação genérica, sendo muito fácil encontrá-lo nas farmácias. Em relação aos nomes comerciais disponíveis no mercado nestes dois países, os principias são:
 
Ibuprofeno simples:
- Advil.
- Algy-Flanderil.
- Alivium.
- Artril.
- Buprovil
- Brufen.
- Capfen.
- Dalsy
- Danilon.
- Doraplax.
- Ibufran.
- Ibupril.
- Lombalgina.
- Maxifen.
- Motrin.
- Nurofen.
- Spidufen.
- Vantil.
 
Compostos ibuprofeno + outras drogas:
- Algifen: ibuprofeno + paracetamol.
- Algi-Danilon: ibuprofeno + paracetamol.
- Fymnal: ibuprofeno + fenoterol.
- Reuplex: ibuprofeno + paracetamol.
 
Para que serve o ibuprofeno
O ibuprofeno é uma droga anti-inflamatória não esteroide indicado para o tratamento das dores de leve a moderada intensidade. Entre as condições mais indicadas podemos citar:
 
- Artrite reumatoide
- Osteoartrose
- Dismenorreia (cólica menstrual)
- Gota
- Amigdalites
- Febre
- Enxaqueca
- Cálculo renal
- Inflamações odontológicas.
- Tendinites.
- Lombalgia e outras dores articulares e de coluna.
 
Posologia do ibuprofeno
O ibuprofeno é habitualmente vendido nas doses de 200 mg, 400 mg e 600 mg
 
A dose para tratar dores de origem inflamatórias é de 400 a 800 mg de até 6 em 6 horas.
 
Nos casos de febre a dose recomendada é de 200 mg a cada 4 horas.
 
A dose diária total máxima é de 3200mg (3.2 gramas), mas o recomendado é não ultrapassar as 2400 mg por dia sem autorização médica, devido ao maior riscos de efeitos colaterais. O uso prolongado, por mais de 1 semana, também deve ser evitado a não que sejam ordens médicas.
 
Em geral, a posologia de 400 a 600 mg, 2 a 3 vezes por dia é suficiente para controlar a maioria das dores de leve a moderada intensidade.
 
O efeito analgésico e antitérmico do ibuprofeno inicia-se cerca de 30 minutos após a sua administração e a duração é de 4 a 6 horas.
 
Efeitos colaterais do ibuprofeno
Sendo um anti-inflamatório não esteroide (AINE), o ibuprofeno partilha de todos os efeitos colaterais da classe.
 
Os principais efeitos colaterais do ibuprofeno em ordem decrescente de frequência são: dispepsia (queimação no estômago), náuseas, azia, tonturas, visão turva, zumbidos no ouvidos, retenção de líquidos e edemas, prisão de ventre, excesso de gases, coceiras e diminuição do volume urinário.
 
Duas complicações graves do ibuprofeno são a úlcera péptica e a insuficiência renal, que podem surgir com o uso prolongado de qualquer AINE. Pacientes que fazem uso crônico de ibuprofeno também apresentam maior risco de complicações cardiovasculares.
 
Precauções e contra-indicações do ibuprofeno
O ibuprofeno não deve ser administrado a nenhum paciente que já tenha tido reação alérgica ou crise de broncoespasmo (asma) relacionada a qualquer anti-inflamatório não esteroide ou ácido acetilsalicílico (aspirina).
 
Nos pacientes com cirurgia programada, o ibuprofeno deve ser suspenso pelo menos 48 horas antes.
 
O ibuprofeno, assim como qualquer outro AINE, não deve ser administrado em pacientes com:
 
- Insuficiência cardíaca
- Elevado risco de doenças cardiovascular, como infarto
- Gastrite ou úlcera péptica
- Insuficiência renal
- Doença hepática avançada, como cirrose
- Hipertensão mal controlada
- Sangramentos ativos.
- Trombocitopenia (nível sanguíneo de plaquetas muito baixo).
- Hipercalemia (níveis elevados de potássio no sangue).
- Grávidas ou mulheres amamentando.
 
Interações medicamentosas do ibuprofeno
A associação do ibuprofeno com os seguintes fármacos deve evitada ou feita somente sob orientação médica: varfarina, diuréticos, digoxina, metotrexato, ciclosporina, lítio, citalopram, escitalopram, fluoxetina, paroxetina ou sertralina.
 
Quem já está tomando um anti-inflamatório não deve utilizar o ibuprofeno. O risco de efeitos colaterais é muito alto quando se associam dois AINE.
 
MD Saúde
 
Nota: Este conteúdo tem apenas caráter informativo. Não incentivamos ninguém a se automedicar. Procure sempre o seu médico, ele é o profissional mais indicado a lhe orientar sobre a utilização de qualquer medicamento.

Procon-AL multa hospitais por usar medicamento vencido

Quatro hospitais de Maceió foram autuado nesta segunda-feira, 2, pelo órgão de defesa do consumidor Procon-AL) por uso de medicamentos fora do prazo de validade.
 
Durante inspeção realizada por fiscais do órgão, ficou constatado que o Hospital Santo Antônio, Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, Hospital Santo Antônio e Sanatório Hospital Geral guardavam remédios e outros objetos vencidos em suas farmácias.

Ao todo, foram apreendidos 597 medicamentos e equipamentos fora do prazo de validade, entre eles sondas uretrais, (cateteres intravenosos, agulhas, sulfato de morfina, paracetamol e lidocaína, medicamento usado em pacientes pós-infartados. Foram apreendidos também amostras do anestésicos Xylestesin, e de Glutaron, usado para desinfeção e esterilização de instrumentos cirúrgicos.

Segundo o Procon-AL, as quatro instituições podem receber multa que variam de R$ 600 a R$ 6 milhões, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Dois dos quatro hospitais - Nossa Senhora de Fátima e Sanatório - apresentaram defesa alegando que antes de utilizar os medicamentos nos pacientes, verificam o prazo de validade do produto.
 
Estadão

Bebê morre de overdose após ingerir leite contaminado da mãe

Reprodução/nydailynews.com
Sarah Ann Stephens é acusada de assassinato em segundo grau e crime
de abuso infantil
Entre as substâncias presentes no leite estavam remédios para dor e relaxantes musculares
 
Um bebê de apenas oito meses morreu após ter uma overdose na Califórnia. O leite materno, ingerido por Ryder Salmen, continha altos níveis de diversas substâncias químicas usadas em remédios para combater dores e relaxantes musculares.
 
A investigação sobre a morte do menino começou como um mistério para as autoridades americanas.
 
O oficial Citrus Heights encontrou o bebê morto em setembro de 2012, depois que a polícia foi chamada para atender à uma criança que estava inconsciente.
 
De acordo com o jornal americano New York Daily News, relatórios toxicológicos revelaram, mais tarde, que um coquetel venenoso matou a criança.
 
Sarah Ann Stephens, a mãe do bebê, é acusada de assassinato em segundo grau e crime de abuso infantil. De acordo com a polícia, Sarah tinha consciência de que estava alimentando o menino o leite letal, já que essa não era a primeira vez que seu filho apresentava problemas de saúde relacionados à ingestão das substâncias.
 
A primeira overdose acidental do menino aconteceu quando ele tinha apenas dois meses. Novamente, aos quatro meses de idade, Ryder teve que ir ao hospital com urgência após um episódio de perda da sensibilidade e dos movimentos do corpo.
 
Nesta época, começaram as suspeitas de que algo estava errado com a criança. Segundo a polícia, o bebê chorava muito quando era afastado da mãe e, por isso, se abstinha das substâncias.
 
Assistentes sociais identificaram, então, que o bebê vivia em situação de risco, mas a demora nos trâmites legais fizeram com que Sarah continuasse com a custódia do filho.
 
Documentos comprovam que Sarah foi avisada, meses antes da morte do filho, de que deveria parar de dar leite do peito à criança porque ele continha altos níveis de substâncias químicas em sua corrente sanguínea.
 
O avô de Ryder, Alan Salmen, disse que sua família sabia que o bebê estava com problemas e que lutou pela custódia do neto.
 
R7

Muito cansado? Conheça 14 causas que podem estar por trás de sua fadiga

Fatores variam de problemas no coração até excesso de cafeína
 
O estresse do dia a dia e a necessidade de fazer diversas coisas ao mesmo tempo podem fazer a fadiga perturbar a rotina, o que torna difícil até mesmo atividades corriqueiras. No entanto, nem sempre essa fadiga quer dizer que você está precisando apenas de um descanso.
 
Confira o que pode estar por trás dessa sensação de cansaço incessante:
 
Pouco tempo de sono - Getty ImagesPouco tempo de sono
O período do sono serve para repor nossas energias. É nesse período que acontece a síntese de proteínas, fazendo com que o cansaço do dia desapareça. Assim, se não há o tempo de sono adequado, a fadiga bate à porta.

"A quantidade de sono necessária depende do cansaço físico e mental, da idade e até da genética de cada indivíduo. Em média, um adulto deve dormir entre sete e oito horas por dia", explica Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em sono do Instituto de Medicina e Sono.

Para que o seu sono tenha qualidade, é necessário que ele passe por todos os estágios, sendo cinco ao todo. Os dois primeiros representam o sono superficial, consumindo entre 55 e 60% do tempo dormido. Nos estágios três e quatro, acontece o descanso "físico", que dura 20% do tempo. O quinto e último estágio ocupa os 20% restantes do tempo e nele acontecem os sonhos, considerados importantes para preservar a memória. 
 
Apneia do sono - Getty ImagesApneia do sono
Esse distúrbio é caracterizado pelo fechamento repetitivo da passagem do ar pela garganta durante o sono, podendo interromper a respiração por até 40 segundos. Essas pequenas paradas fazem com que o indivíduo acorde durante a noite, interrompendo o sono. "Fadiga, falta de concentração, alteração de humor e perda de memória e libido são sintomas comuns de quem sofre de apneia", conta o neurologista Shigueo Yonekura.

Para detectar o problema, é necessário procurar ajuda médica, pois apenas exames em um laboratório de sono podem indicar o distúrbio. Em alguns casos, o tratamento se restringe à perda de peso, já que a gordura em excesso na região do pescoço estreita ainda mais a laringe, provocando a doença.  
 
Sedentarismo - Getty ImagesSedentarismo
Subir um lance de escadas e já ficar cansado é apenas um dos incômodos que a vida sedentária traz. É comum pessoas que não fazem nenhuma atividade física se sentirem fadigadas ao menor sinal de esforço.

Isso se deve à falta de condicionamento do sistema cardíaco, ou seja, o coração não bate saudável a ponto de mandar sangue para o corpo todo. Desse modo, explica o cardiologista João Vicente da Silveira, do Hospital São Luiz, por causa do acúmulo de ácido lático nos músculos, o sistema muscular acaba fraco.

Para resolver esse problema, não há outra solução: mexa-se! "O sedentário tem que se mexer, fazer caminhada, natação, hidroginástica", aconselha João Vicente, que lembra que a falta de tempo ou dinheiro não é desculpa para ficar parado. Descer do ônibus a dois ou três pontos de seu destino, caminhar até a padaria ou o banco, trocar o elevador pela escada são dicas valiosas para quem ainda insiste em dar desculpas. 
 
Anemia - Getty ImagesAnemia 
A sensação de fadiga pode estar ligada a essa doença, que nada mais é do que a diminuição da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes pelo corpo.

"Quem tem anemia acaba transportando menos substâncias, o que não é aceito pelo organismo. O coração exige mais trabalho, levando ao fracasso dos músculos", esclarece o nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Com tratamento, a fadiga desaparece completamente. 
 
Alergia ao glúten - Getty ImagesAlergia ao glúten
Quem possui essa alergia alimentar, segundo o nutrólogo José Alves Lara Neto, sente-se sem energia para nada. Ele explica que isso acontece porque a glutenina, proteína formadora do glúten, provoca uma irritação no intestino, diminuindo a absorção de outras substâncias. Por isso, é importante detectar rapidamente a alergia ao glúten. 
 
Consumo de café - Getty ImagesConsumo de café
Quem diria! A cafeína, conhecida por fornecer energia, pode ser o agente causador da fadiga inexplicável. Essa substância é termogênica, logo, obrigará teu organismo a gastar mais energia. No entanto, quando você não tem essa energia para gastar, tudo o que fica é o cansaço, a moleza... "Ela não dá energia, só estimula a gastar", sintetiza o nutrólogo José Alves Lara Neto. 
 
Desidratação - Getty ImagesDesidratação
O consumo de água adequado é vital para o bom funcionamento do organismo. Assim, o corpo desidratado está disfuncional. "A água serve pra manter a temperatura do corpo. Se você não toma muita água, o seu organismo vai esquentar e cansar muito rápido", conta o nutrólogo José Alves Lara Neto.

Para saber qual é a quantidade certa de água que você deve consumir diariamente, multiplique seu peso por 0,03. Seguindo esse cálculo, uma pessoa de 70 quilos deve tomar, aproximadamente, 2,1 litros de água por dia. 
 
Cigarro - Getty ImagesCigarro
Mais um motivo para largar o cigarro: ele te cansa, e por vários motivos. O primeiro deles, segundo a pneumologista Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano, do Hospital do Servidor Público Estadual é que quem fuma tem maior concentração de monóxido de carbono no sangue, que compete com o oxigênio para fazer ligação com a hemoglobina. Assim, o fumante tem menor concentração de oxigênio correndo pelo sangue, o que dá a sensação de fadiga.

Outro motivo é que, entre os componentes do cigarro, estão alguns que aceleram o catabolismo - conjunto de reações metabólicas que liberam energia no organismo -, levando à perda desnecessária dessa energia. Além disso, a nicotina diminui a quantidade de oxigênio que chega à periferia do organismo, piorando o cansaço.

"Por último, quem fuma tem perda maior de função pulmão por causa da ação dos componentes do cigarro no órgão. Eles levam à inflamação dos brônquios, que ficam mais obstruídos. Vários componentes oxidantes destroem as ligações entre os alvéolos, causando enfisema pulmonar", completa a pneumologista, enfatizando que isso leva à fadiga. Se esse é o seu caso, não há saída além de apagar o cigarro.
 
Diabetes - Getty ImagesDiabetes
Quando mal controlada, essa doença também causa fadiga. O diabetes, explica o endocrinologista César Hayashida, do Hospital Santa Cruz, causa desequilíbrio no metabolismo, desequilibrando também a parte do controle de líquidos do corpo.

"Existe a deficiência relativa ou absoluta de insulina, então o metabolismo de nutrição não é feito de maneira adequada. Assim, há perda de liquido e desidratação", pormenoriza. Esse desarranjo é o grande responsável pela fadiga em portadores do distúrbio. Com o controle da doença, entretanto, a fadiga tende a melhorar consideravelmente.
 
Distúrbios da tireóide - Getty ImagesDistúrbios da tireóide (hipotireodismo ou hipertireodismo)
Embora sejam dois distúrbios extremos, tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem causar fadiga, embora não da mesma forma. No caso do hipertireoidismo, o doente tem o metabolismo acelerado, o que faz com que seu corpo faça um esforço desnecessário. Assim, mesmo sem qualquer atividade física, seu coração baterá mais acelerado. Em dias quentes, ela sente cansaço equivalente ao da prática de atividade física.

Já no hipotireoidismo, acontece o contrário. "Como também há alteração no funcionamento do coração, a pessoa fica cansada sem fazer esforço", conta o endocrinologista César Hayashida. É como se tudo ficasse mais lento, até mesmo o cérebro, dificultando a execução de tarefas.
 
Síndrome da fadiga crônica (SFC) ou fibromialgia - Getty ImagesSíndrome da fadiga crônica (SFC) ou fibromialgia
A síndrome da fadiga crônica (SFC) é um mal sem causa identificada, comumente associada à fibromialgia, onde o quadro de cansaço não melhora nem com o descanso. É complicado, até mesmo para especialistas, separar essa síndrome da fibromialgia, que é uma síndrome de amplificação dolorosa não inflamatória e crônica de difícil diagnóstico. Isso porque a fadiga aparece na grande maioria dos casos de fibromialgia, que também pode estar relacionada a dores e distúrbios do sono do paciente.

"A fibromialgia é uma doença que tem a fadiga como um dos sintomas principais. Ao mesmo tempo, na síndrome da fadiga crônica, o principal sintoma também é a fadiga. Então, pode acontecer do paciente ter as duas doenças", conta Roberto Heymann, coordenador do ambulatório de fibromialgia da Unifesp.

A fadiga causada por esses distúrbios é arrebatadora. O doente já acorda de manhã muito cansado, o que piora durante o dia e, apesar de descansar, o cansaço não melhora. Se esse quadro persistir durante três meses, é importante procurar um reumatologista, que saberá diagnosticar. "A fibromialgia é um diagnostico de inclusão, ou seja, se o paciente preenche os critérios, ele tem. Na SFC, você tem que afastar outras doenças", explica Heymann, que reitera que, ao contrário de doenças virais ou autoimunes, nenhum dos dois distúrbios causa fadiga muscular, mas sim a falta de energia.

Embora ainda não exista tratamento adequado para essas síndromes, ele tem sido feito com o uso de antidepressivos, derivados de anfetaminas (para melhorar o quadro de falta de energia) e até mesmo GH (hormônio do crescimento), além de atividades físicas e medidas para a melhoria da qualidade de sono do paciente. 
 
Depressão - Getty ImagesDepressão
Para o depressivo, é ainda mais difícil conseguir forças para realizar qualquer atividade, até mesmo as mais corriqueiras. A extrema falta de energia e vontade é um dos principais sintomas da doença, que também incluem queda de concentração, alterações do apetite e sono e pensamentos negativos constantes.

Depressão é coisa séria e exige tratamento adequado, que envolve terapia e uso de medicação. "Em geral, a fadiga melhora com o uso de antidepressivos, principalmente os que aumentam a noradrenalina".
 
Estresse - Getty ImagesEstresse
Nosso corpo tem um balanço de forças motivadoras e calmantes - os sistemas noradrenérgico e serotoninérgico. Enquanto o primeiro faz com que você tenha força e vontade, o segundo está ligado à calma. Toda vez que o indivíduo passa por situações de estresse, há um descompasso desse balanço. "Se há predomínio da serotonina em relação à noradrenalina, há a fadiga", explica Sérgio Klepacz, psiquiatra do Hospital Samaritano. Se esse é o seu caso, está na hora de relaxar!
 
Doenças cardíacas - Getty ImagesDoenças cardíacas
A fadiga é o primeiro sintoma que indica que algo não está bem com o seu coração. Quando ele está fraco ou dilatado, não bombeia o sangue com eficiência, causando a fadiga. Por isso, a fadiga é o primeiro sintoma de inúmeras doenças cardíacas: angina, infarto agudo do miocárdio, pós-infarto, artérias entupidas, pressão alta, insuficiência cardíaca, arritmia, doenças valvulares, fibrilação atrial, entre outras.

"O sangue chega muito devagar em todas as partes do organismo, inclusive no cérebro, o que favorece o aparecimento do Alzheimer", alerta o cardiologista João Vicente da Silveira. Por isso, ele ressalta a importância do check-up, principalmente a partir dos 40 anos.  
 
Minha Vida

Sexo, finanças pessoais e emprego também são prejudicados pelo cigarro

Cigarro afeta o sexo, as finanças e o empregoFumar afeta o desempenho sexual, o rendimento no trabalho e tira um bom dinheiro do seu bolso
 
Que o cigarro faz mal à saúde, estamos todos carecas de saber! As substâncias presentes em sua composição trazem diversos males ao corpo humano: inflamações pulmonares como a DPOC; diversos tipos de cânceres, como de pulmão, garganta e boca; problemas cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e elevação do colesterol LDL... A lista é imensa.

Mas você já reparou como o cigarro pode afetar outros aspectos do dia a dia? "Constatamos, por exemplo, que o prejuízo na respiração decorrente do cigarro atrapalha atividades físicas, como esportes e o sexo; com a proibição de fumar em locais fechados o fumante fica de fora de papos com os amigos quando sai para fumar; o cheiro do cigarro traz reclamações do companheiro; o exemplo que adultos fumantes dão para seus filhos...", enumera a psicóloga Ana Carolina Schmidt de Oliveira, do Vida Mental Serviços Médicos e especialista em dependência química.

De acordo com a cardiologista Jaqueline Issa, coordenadora do Programa de Tratamento do Tabagismo do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), muitas vezes as pessoas decidem parar de fumar apenas quando algo lhes causa um estalo. Por isso mesmo, listamos que outros setores da vida acabam sendo prejudicados pelo tabagismo.
 
Que tal conferi-los antes de acender o próximo cigarro? 
 
Cigarro despende bastante dinheiro - Foto: Getty ImagesFinanças pessoais
Você pode não perceber, mas sua conta bancária é tão atacada lentamente pelo cigarro quanto seus pulmões. "Entre as classes C e D, o cigarro pode representar cerca de 20% do orçamento familiar de uma pessoa", ressalta a cardiologista Jaqueline Issa, coordenadora do Programa de Tratamento do Tabagismo do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP).

Mas se você prefere colocar tudo na ponta do lápis, já fizemos isso para você. Uma pessoa que fuma um maço de cigarro ao dia gasta em média 165 reais por mês, o que resulta em 1980 reais por ano. Pedimos ao economista Samy Dana, Ph.D. em finanças da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, para calcular para nós qual seria o dinheiro resultante, se todo mês essa mesma quantia (165 reais) fosse aplicada em uma poupança, com juros a 0,45% ao mês.

Em um ano, a conta estaria com 2.033 reais, um lucro de 53 reais. Em longo prazo, o ganho financeiro se torna maior: a aplicação renderia 11.451 reais em 5 anos, e 26.739,41 em 10 anos, o equivalente a um carro popular novo. Isso tudo se assumirmos que o valor do maço não vai aumentar! "Todos os pequenos gastos acabam se convertendo em grandes valores quando somados em um longo período de tempo. Por isso, o ideal é escolher aqueles que são melhores para você e sua saúde", comenta o especialista. 

Fumar pode prejudicar seu desempenho no trabalho - Foto: Getty ImagesVida profissional
Outra forma indireta do cigarro mexer com seu dinheiro está nos gastos profissionais. Uma pesquisa conduzida pelo grupo WED Consultoria, empresa que trabalha com programas de qualidade de vida, resolveu contabilizar o tempo que um fumante perde de trabalho. "Um funcionário que fuma gasta em média quatro vezes mais com assistência de saúde, além de ter 34 faltas a mais por motivos de saúde do que os outros. E se somarmos que ele tire ao menos dois intervalos de 10 minutos para fumar, no final das contas ele perde duas semanas de trabalho", explica a enfermeira Evelen Spila, especializada em oncologia clínica e diretora da WED Consultoria.

Mas será que isso é levado em conta na hora da contratação? A especialista não sabe dizer, mas especula. ?Não acredito que isso seja um critério direto para tirar um funcionário de um processo seletivo, mas se você pegar os questionários iniciais, verá que muitas empresas perguntam isso. E então vai da politica interna de cada local", comenta.

O cigarro e a concentração - Foto: Getty ImagesCognição e concentração
Em um primeiro momento, o cigarro pode até parecer ajudar na concentração. "Pessoas com alguma disfunção na concentração do neurotransmissor acetilcolina, como aquelas que sofrem de TDAH, apresentam melhora nesse aspecto, pois a nicotina tem estrutura semelhante e também se relaciona bem a esse receptor", pondera a cardiologista Jaqueline. Claro que isso não é motivo para continuar fumando, já que o mesmo efeito pode ser obtido com remédios. Até porque, isso de certa forma acaba transformando o tabagista em dependente em outros aspectos. "Basta observar um tabagista no trabalho, que precisa sair frequentemente para fumar 'se não, não produz', como eles mesmos dizem. Além disso, a ansiedade e a vontade de fumar dificultam ainda mais a capacidade em se manter focado em uma tarefa", considera Ana Carolina Schmidt de Oliveira, do Vida Mental Serviços Médicos e especialista em dependência química.

O outro gume dessa faca, porém, é que fumantes acabam apresentando a doença de Alzheimer mais cedo. "A incidência é seis vezes maior nos fumantes, já que o cigarro favorece esse envelhecimento precoce do cérebro", pondera Jaqueline. Um estudo feito em 2012 pela universidade King?s College London, na Inglaterra, demonstrou que fumantes com mais de 50 anos apresentam diversos declínios de memória. 

Fumar faz a pele envelhecer mais cedo - Foto: Getty ImagesAparência física
O tabagismo é um grande causador de envelhecimento precoce do nosso corpo, o que afeta o funcionamento do nosso organismo como um todo. E isso se reflete inclusive na pele. "O cigarro libera diversas substâncias nocivas que aumentam a formação de radicais livres, o que ocasiona maior e mais precoce formação de rugas. Afeta ainda a microcirculação da derme piorando o aspecto da celulite e das olheiras. Acentua manchas na pele e causa seu espessamento, diminuindo o viço. Ocorre ainda a redução da formação de colágeno levando à flacidez", enumera a dermatologista Camila Hofbauer, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). E tudo isso fica pior após a menopausa, quando a pele começa a perder seu vigor naturalmente.

Cabelos e unhas também são afetados. Camila ensina que a redução de microcirculação da pele também prejudica os fios, aumentando sua queda e a perda do brilho. Já o alcatrão e a nicotina são responsáveis pela coloração amarelo-acinzentada que fica nas unhas, pele das mãos, dentes e região em torno da boca dos fumantes.  

Fumar afeta desempenho sexual - Foto: Getty ImagesDesempenho sexual
O cigarro também pode afetar a performance masculina na cama. Não e à toa que as propagandas do Ministério da Saúde contra o tabagismo apontam a impotência sexual como um dos males provocados pelo cigarro. Mas tudo tem uma explicação. Isso acontece porque o pênis é constituído dos chamados corpos cavernosos, estruturas esponjosas que recebem um fluxo maior de sangue na hora da excitação, o que causa a ereção. "Como fumar entope os vasos do corpo e com isso diminui o fluxo sanguíneo, isso interfere na libido e pode predispor um homem sedentário à disfunção erétil", avalia o ginecologista e terapeuta sexual Amaury Mendes Jr., professor e médico do ambulatório de sexologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mas a mulher fumante também pode ser prejudicada nesse aspecto da vida. "Existem menos trabalhos com mulheres do que com homens, mas o cigarro pode sim limitar sensibilidade, dependendo da idade e uma série de outros aspectos", comenta o profissional. A menor oxigenação dos tecidos no períneo também pode prejudicar a lubrificação, tornando o ato sexual mais desconfortável. 

Fumar també interfere na fertilidade - Foto: Getty ImagesChances de ter filhos
E se apenas o sexo fosse afetado... Mas se você sonha em ter filhos, pense bem antes de sair fumando como uma chaminé, afinal isso pode tornar uma gravidez bem mais difícil. O problema, mais uma vez, se dá por conta da forma como o tabaco afeta o oxigênio distribuído pelo corpo através da circulação. "O cigarro tem monóxido de carbono, um gás que substitui o lugar do oxigênio nas células do sangue, o que diminuiu oxigenação de tecidos como um todo. As regiões que mais sentem falta são as mais vascularizadas, caso dos testículos e ovários", ensina a cardiologista Jaqueline.

As consequências variam conforme o sexo. Nos homens, há uma redução na qualidade de seus espermatozoides, que podem ter má formações, dificuldades para se locomover e até mesmo serem produzidos em menor quantidade. O que diminui as taxas de fecundação. Já as mulheres podem antecipar a menopausa, ter problemas também na formação de seus óvulos ou mesmo na hora da implantação do embrião, já que o endométrio também fica danificado. 

Cigarro prejudica também os relacionamentos - Foto: Getty ImagesRelacionamentos
Em um mundo em que o ato de fumar é cada vez mais censurado, fica complicado achar alguém se você sai desse padrão. "Não é difícil imaginar que a relação entre uma pessoa que fuma e outra que não fuma não é muito fácil. Por isso as pessoas procuram por parceiros que não fumam, especialmente pelo cheiro e pelo hálito. Meus clientes dizem que o beijo já tem um gosto amargo", conta o psicólogo Rafael Wagner, coaching amoroso da Agência Free Love, responsável por unir casais.

E por mais que o fumante não sinta o odor, as outras pessoas acabam se incomodando e até se preocupam com uma vida mais saudável do parceiro. Tanto que, em sua experiência, Wagner já percebeu que muitas vezes o tabagismo é colocado como um filtro das pessoas que procuram os serviços de sua agência. "Na ficha de cadastro, as pessoas colocam as características que gostariam em um parceiro, e não ser fumante é uma delas. A grande maioria procura e opta por parceiros não fumantes", relata. 
 
Minha Vida

"Gaiolas" feitas de fitas de DNA melhoram entrega de medicamentos

Estruturas de DNA podem liberar drogas na presença de uma sequência específica presentes nas células doentes
 
"Gaiolas" em nanoescala feitas a partir de fitas de DNA podem encapsular drogas à base de pequenas moléculas e liberá-las em resposta a um estímulo específico. É o que mostra estudo de pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá.
 
A pesquisa, descrita na revista Nature Chemistry, marca um passo em direção ao uso de nanoestruturas biológicas para entregar drogas a células doentes em pacientes. As descobertas também podem abrir novas possibilidades para a concepção de nanomateriais baseados em DNA.
 
O DNA carrega a informação genética de todos os organismos vivos de uma geração para a seguinte. Mas, as fitas do material também podem ser usadas para construir estruturas de escala nanométrica.
 
Em seus experimentos, os pesquisadores criaram, pela primeira vez, cubos de DNA usando filamentos de DNA curtos, e modificados por moléculas semelhantes aos lipídios. Os lipídios podem atuar como adesivos pegajosos que se juntam e se envolvem dentro do cubo de DNA, criando um núcleo que pode segurar carga, como moléculas de drogas.
 
Os investigadores também descobriram que, quando as amostras foram colocadas sobre uma das faces externas dos cubos de DNA, dois cubos poderiam prendê-las. Este novo modo de montagem tem semelhanças com a maneira que as proteínas se dobram em suas estruturas funcionais. "Isso abre um leque de novas possibilidades para a concepção de nanomateriais baseados em DNA", afirma a líder da pesquisa Hanadi Sleiman.
 
Segundo os pesquisadores, nanoestruturas de DNA têm diversas vantagens potenciais sobre os materiais sintéticos usados frequentemente para entregar drogas no corpo. Estruturas de DNA podem ser construídas com uma grande precisão, são biodegradáveis têm forma, tamanho e propriedades facilmente ajustáveis.
 
As "gaiolas" de DNA podem ser feitas para liberar drogas na presença de uma sequência específica de ácido nucleico. Muitas células doentes, tais como células cancerosas, superexpressam certos genes. Em uma aplicação futura , pode-se imaginar um cubo de DNA que transporta medicamentos para o ambiente de célula doente, o que irá provocar a liberação da droga.
 
O grupo está realizando estudos com células e animais para avaliar a viabilidade deste método em pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC) e câncer de próstata.
 
Isaude.net

Tratamento com estatinas previne aparecimento de catarata em 20%

Resultados mostraram uma diminuição estatisticamente significativa na catarata após o uso das estatinas
Resultados mostraram uma diminuição estatisticamente significativa
 na catarata após o uso das estatinas
Efeito foi maior quando o tratamento foi iniciado em indivíduos mais jovens e a terapia durou por mais tempo
 
O tratamento com estatinas previne o desenvolvimento de catarata em cerca de 20%, de acordo com pesquisa divulgada pela European Society of Cardiology.
 
O risco da condição foi reduzido em 50% quando o tratamento foi iniciado em indivíduos mais jovens (com 40 anos) e a terapia durou por mais tempo (por exemplo, até 14 anos).
 
A catarata é a principal causa de deficiência visual em todo o mundo e afeta mais de 20 milhões de pessoas. As estatinas estão entre os medicamentos mais comumente prescritos.
 
Os pesquisadores realizaram uma meta- análise que incluiu 2.399.200 pessoas e 25.618 casos de catarata. A duração média do tratamento foi de 54 meses e a idade média foi de 61 anos.
 
Os resultados mostraram uma diminuição estatisticamente significativa na catarata após o uso das estatinas. "Isso corresponde a uma taxa de aproximadamente 20 % menor risco de catarata com o uso de estatinas em comparação com o não tratamento com estatinas", afirma John B. Kostis.
 
A equipe afirma que pessoas mais jovens eram mais propensas a se beneficiarem. Segundo Kostis, a análise mostra que as pessoas na faixa dos 40 anos que usam estatinas têm uma chance 50% menor de ter catarata.
 
"Esta meta- análise indica um efeito protetor estatisticamente significativo e clinicamente relevante das estatinas na prevenção da catarata. O efeito é mais pronunciado em pacientes mais jovens, e com o uso prolongado. Nossos resultados dissipam as preocupações sobre a segurança das estatinas quando se trata a catarata, e dá apoio adicional para o uso do medicamento a longo prazo", concluem os autores.
 
Isaude.net

Parar de fumar por oito semanas pode reverter danos às artérias

Equipe investigou a forma como o sistema vascular é alterado pelo fumo e se as mudanças podem ser normalizadas por meio da abstinência
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Equipe investigou a forma como o sistema vascular é alterado pelo
 fumo e se as mudanças podem ser normalizadas por meio da abstinência
Estudo sugere, no entanto, que período de interrupção é insuficiente para reverter o risco total de infarto do miocárdio
 
Parar de fumar por oito semanas pode reverter a lesão endotelial causada pelo tabagismo. É o que sugere estudo apresentado no Congresso da European Society of Cardiology, nos EUA.
 
No entanto, os resultados mostraram que a serotonina permaneceu elevada, sugerindo que oito semanas de interrupção é insuficiente para reverter o risco de infarto do miocárdio.
 
"Fumantes têm duas vezes mais probabilidade de ter um ataque cardíaco do que pessoas que nunca fumaram. Parar de fumar é a coisa mais importante que as pessoas podem fazer para reduzir seu risco de doença cardiovascular. Mas, até agora, os estudos não analisaram se a aumento do risco causado pelo tabagismo é completamente revertido após parar de fumar", afirma o pesquisador principal Yasuaki Dohi.
 
A equipe investigou a forma como o sistema vascular é alterado pelo fumo e se as mudanças podem ser normalizadas por meio da abstinência. Eles se concentraram sobre os efeitos do tabagismo e da cessação do tabagismo na função endotelial arterial e na concentração de serotonina circulante.
 
Tanto a disfunção endotelial quanto a serotonina contribuem para o desenvolvimento da aterosclerose. Serotonina liberada a partir de plaquetas induz a agregação de plaquetas, o que inicia a coagulação do sangue e as contrações em artérias, em especial aquelas com endotélio danificado.
 
A fumaça de cigarros contém moléculas tóxicas, incluindo nicotina, monóxido de carbono e cianeto de hidrogênio que pode causar e promover aterosclerose via disfunção endotelial e aumento da atividade de coagulação do sangue.
 
O estudo incluiu 27 fumantes aparentemente saudáveis do sexo masculinos e 21 não fumantes. A função endotelial foi avaliada por meio da tonometria arterial periférica (PAT).
 
Fumantes que alcançaram a cessação completa do tabagismo tiveram um aumento significativo da proporção PAT, mas os níveis de serotonina não foram alterados significativamente. "Isto indica que a função endotelial melhorou após oito semanas de cessação do tabagismo, mas os níveis de serotonina se mantiveram em níveis perigosamente altos", observa Dohi.
 
De acordo com os pesquisadores, após 8 semanas sem fumar, a função endotelial melhorou, mas a serotonina manteve-se elevada, sugerindo que os pacientes ainda estão em maior risco de doença cardiovascular. "Mais estudos são necessários para ver se a parar de fumar a longo prazo pode inverter completamente os danos causados pelo tabagismo", concluem os pesquisadores.
 
Isaude.net

Nível hormonal pré-gravidez prevê risco de desenvolver diabetes gestacional

Pesquisadores descobriram que as mulheres com peso normal foram 3,5 vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional
Pesquisadores descobriram que as mulheres com peso normal
foram 3,5 vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional
Baixos níveis de adiponectina antes da gestação estão ligados a um risco elevado de desenvolver diabetes
 
Mulheres com sobrepeso com baixos níveis do hormônio adiponectina antes da gravidez são quase sete vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional, de acordo com estudo do Instituto Kaiser Permanente, nos EUA.
 
O estudo, publicado na revista Diabetes Care, sugere que a adiponectina protege contra a resistência à insulina, a inflamação e doenças do coração.
 
Usando um sistema eletrônico de registros de saúde, os pesquisadores identificaram retrospectivamente cerca de 4 mil mulheres que doaram amostras de sangue entre 1985 e 1996, durante exames de rotina e, posteriormente, deram à luz a um bebê.
 
Entre esse grupo, 256 mulheres desenvolveram diabetes gestacional durante a gravidez, e 497 não. Os pesquisadores descobriram que as mulheres com peso normal, com baixos níveis de adiponectina, foram 3,5 vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional do que aquelas com níveis normais do hormônio. Além disso, as mulheres obesas com altos níveis de adiponectina foram 1,7 vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional durante a gravidez, enquanto aquelas com níveis mais baixos eram 6,8 vezes mais propensas.
 
"Nossas descobertas indicam que intervenções importantes podem ser possíveis antes mesmo de uma mulher ter um filho. Os níveis de adiponectina são fáceis e baratos de serem medidos e podem, potencialmente, ser utilizados para identificar as mulheres que estão em risco de diabetes gestacional", conclui a pesquisadora Monique M. Hedderson.
 
Isaude.net

Concurso Prefeitura de Canaã - MG

A Prefeitura de Canaã, no estado de Minas Gerais, lançou o edital Nº 01/2013 de concurso público para contratação de 04 profissionais nos cargos de Enfermeiro PSF, Médico PSF e Odontólogo. Os vencimentos podem chegar a R$ 5.171,90, por jornada de 40 horas semanais.
 
O candidato deve se inscrever pelo site www.magnusconcursos.com.br ou de forma presencial, na na sede da Prefeitura de Canaã, no período de 21 de outubro a 14 de novembro de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 55 a R$ 155.  
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva e prova de títulos. A prova objetiva deverá ser aplicada na data provável de 1º de dezembro de 2013.
 
O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

SENAC - PE anuncia processo seletivo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Departamento Regional de Pernambuco - SENAC/PE lançou o edital do seu processo seletivo 2013.1. O certame destina‐se a selecionar candidatos que comporão cadastro reserva de diversos segmentos para o cargo de instrutor, nos níveis médio e superior.

O valor da hora aula para instrutor com escolaridade de nível médio completo é de R$ 13,40 e para instrutor com escolaridade de nível superior completo é de R$ 16,40.

O interessado, primeiramente, deverá realizar o cadastramento do seu currículo web, exclusivamente no endereço eletrônico www.pe.senac.br, até o dia 22 de setembro de 2013. Após cadastrar o currículo web, o interessado deverá se inscrever, exclusivamente pelo endereço eletrônico www.quadrix.org.br, de 02 a 22 de setembro de 2013.

Os valores da taxa de inscrição variam de acordo com o nível de escolaridade exigido para preenchimento do cargo, sendo: R$ 40,00, para cargo com exigência de Ensino Médio e R$ 50,00 para cargo com exigência de Ensino Superior.

O comprovante definitivo de inscrição e os locais de provas de cada fase estarão disponíveis no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, após o acatamento da inscrição, no dia 07 de novembro de 2013.

As provas objetivas, testes práticos e mini‐aulas serão realizados, no Estado de Pernambuco, nas seguintes cidades:

- Provas objetivas: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém de São Francisco, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns,

Goiana, Nazaré da Mata, Palmares, Paulista, Petrolina, Recife, Salgueiro, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão.

- Testes Práticos: Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Recife.

- Mini‐aula: Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Recife e Serra Talhada.
 
Também haverá avaliação de títulos.

A prova objetiva será aplicada na data prevista de 13 de novembro de 2013. Já o gabarito será publicado na data provável de 14 de novembro de 2013. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no endereço eletrônico www.quadrix.org.br.

O processo seletivo terá prazo de validade de dois anos, contados da data da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério do SENAC/PE.

Prefeitura de Vila Velha - ES realiza processo seletivo

A Prefeitura de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria Municipal de Administração, abriu edital nº. 001/2013 (SEMAD) de processo seletivo, destinado ao provimento de 356 vagas temporárias e cadastro reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 615,00 a R$ 1.700,00 por jornadas de 25, 30 ou 40 horas semanais.

Cargos
- Ensino Superior: Assistente Social, Psicólogo, Analista Público - Contador, Nutricionista, Pedagogo, Professor de Educação Física, Português, Matemática, Artes e Música, Fisioterapeuta, Enfermeiro e Terapeuta Ocupacional;

- Ensino Médio: Agente Público Administrativo, Auxiliar de Apoio de Informática, Agente Público Condutor de Veículo (Motorista), Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem e Oficineiro;

-Ensino Fundamental: Agente Público Operacional nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira e Auxiliar de Cozinha.

Inscrições
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 5 de setembro de 2013, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, no Conselho Municipal de Educação, localizado na rua 23 de Maio, nº. 83, Prainha. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e entregar a documentação prevista no edital.

Seleção
A seleção dos candidatos constará de uma única etapa que tem por objetivo verificar se o candidato apresentou todos os documentos exigidos e avaliá-los.

Validade
Este processo seletivo terá a validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Paineiras - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Paineiras, no estado de Minas Gerais, publicou o extrato do edital nº 001/2013 de processo seletivo para o preenchimento de 04 vagas nos cargos de Nutricionista (01), Operador de Máquinas (01) e Técnico em Radiologia (02). Segundo o edital, os candidatos aprovados farão jus a remuneração de R$ 1.345,30 a R$ 1.613,86.
 
A inscrição será recebida até 05 de setembro de 2013, no Setor de Licitação e Contratos – Praça Terezinha de Vargas Mendonça nº 288 – Centro – Paineiras/MG. A seleção constará de Prova de Títulos. 
 
O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, na edição do dia 30 de agosto de 2013. 

Concurso Prefeitura de Sem Peixe - MG

A Prefeitura de Sem Peixe, em Minas Gerais, publicou edital n° 01/2013 de concurso público com a intenção de ocupar 87 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos são de até R$ 1.822,23, por jornada de 21,5 a 40 horas semanais, e o concurso público será organizado pela empresa Tendência Assessoria e Consultoria. 
 
Cargos
- Alfabetizado/Fundamental: Auxiliar de Serviços, Bombeiro, Coveiro, Motorista, Operário Braçal, Pedreiro, Pintor, Vigia, Agente de Saúde, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Serviços Escolares, Auxiliar de Tributação, Oficial Administrativo e Recepcionista;

- Ensino Médio: Assistente de Educação Básica, Auxiliar de Biblioteca, Gestor de Programas, Monitor de Inclusão Digital e Professor de Educação Básica (PEB);

- Ensino Superior: Especialista Educação Básica - EEB (Orientador) e (Supervisor).
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições na Sede da Prefeitura Municipal de Sem Peixe, Situada à Rua José Antônio do Nascimento, nº 89, Sem Peixe/MG, no período de 04 de novembro a 03 de dezembro de 2013 (exceto os sábados, domingos e feriados).

Será admitida a inscrição via internet, no endereço www.tendenciaconcursos.com.br, solicitada até às 23:59 horas do dia 03 de dezembro de 2013 (horário oficial de Brasília/DF). As taxas variam de R$ 37,00 a R$ 91,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
As provas objetivas de múltipla escolha e práticas serão realizadas no Município de Sem Peixe, no dia 12 de janeiro de 2014. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Sem Peixe, nos demais órgão públicos do município e disponíveis no site: www.tendenciaconcursos.com.br, a partir de 08 de janeiro de 2014, planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas.

A divulgação do gabarito oficial das provas objetivas de múltipla escolha será na data prevista de 13 de janeiro de 2013, às 15:00 horas.
 
O candidato aprovado dentro do limite de vagas previstas, durante o prazo de validade do certame que será de dois anos prorrogável por igual período, tem direito subjetivo a nomeação para o cargo a que concorreu e foi habilitado, ressalvadas as hipóteses decorrentes de fato superveniente, devidamente motivado, pertinente e suficiente motivadores.

Prefeitura de Antônio Carlos - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Antônio Carlos, no estado de Santa Catarina, publicou aviso do edital nº. 004/2013 de processo seletivo visando preencher 01 vaga para Agente Comunitário de Saúde, com lotação na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 09 de setembro de 2013, na Secretaria de Administração e Finanças da Prefeitura de Antônio Carlos, Praça Anchieta nº 10, Centro, Antônio Carlos/SC, das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00.
 
A prova está prevista para ser aplicada no dia 20 de setembro de 2013.
 
O aviso encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 02 de setembro de 2013, pág. 03 e o edital será publicado no sítio www.antoniocarlos.sc.gov.br.

Prefeitura de Campo Alegre (SC) abre vaga

A Prefeitura de Campo Alegre, no estado de Santa Catarina, está realizando processo seletivo nº. 010/2013 destinado à contratação temporária de 01 Médico Plantonista. A remuneração é de até R$ 34,58 a hora, acrescida de mais 40% de gratificação especial médica e R$ 580,92 por 12 horas diurnas.
 
A jornada de trabalho do contratado para o cargo é de 12 horas até 60 horas semanais conforme necessidade da Administração.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas até o dia 03 de setembro de 2013, na Prefeitura de Campo Alegre/SC, situada à rua Cel. Bueno Franco nº 292, Centro, no horário das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.
 
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição e anexar fotocópias dos seguintes documentos:
 
  • Carteira de identidade;
  • Cadastro de pessoa física - CPF (fotocópia legível);
  • Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos e ou guarda/ tutela;
  • Comprovante de Quitação Eleitoral;
  • Certificado Militar;
  • Comprovação do nível de escolaridade exigido para o cargo;
  • Documentos hábeis para a contagem de tempo de serviço, se houver, comprovando experiência profissional no nível/função para qual se inscreveu mediante fotocópia da Carteira ou Certidão expedida por Repartição Pública.
 
Seleção
Os critérios de classificação do presente processo seletivo será de Tempo de Serviço do candidato na área. A lista do resultado final será divulgada no quadro de avisos da Prefeitura de Campo Alegre/SC, publicado na imprensa, no Diário Oficial dos Municípios – DOM e na página oficial do município.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado se necessário por apenas mais um ano.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 02 de setembro de 2013, pág. 32 a 34.

Prefeitura de Fraiburgo (SC) abre processo seletivo

No estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Fraiburgo publicou extrato do edital nº. 0035/2013 de processo seletivo, para contratação em caráter temporário - ACT na função pública de Médico - Clínico Geral - 12 hs.
 
Os interessados deverão se inscrever no período de 03 a 13 de setembro de 2013 , das 08:30 às 11:30 e das 14:00 às 17:00, em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Av. Rio das Antas, 185, Centro, Município de Fraiburgo/SC.
 
Maiores informações junto a Prefeitura de Fraiburgo, pelo fone (49) 3256-3013.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 02 de setembro de 2013, pág. 44 a 45.

Concurso Prefeitura de Astorga - PR

A Prefeitura de Astorga, no estado do Paraná, publicou os editais 001 e 002/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 65 vagas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos são de até R$ 7.703,76, por jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de agente comunitário e saúde, agente de endemias, auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, dentista, médico-PSF, agronômo, arquiteto, atendente de consultório dentário, auxiliar administrativo, auxiliar de biblioteca, bibliotecário, bioquímico e demais cargos.

O concurso será executado através da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL e o pedido de inscrição poderá ser efetuado a partir das 10 horas do dia 04 de setembro até às 23hs59min do dia 03 de outubro de 2013, via internet, no endereço eletrônico www.fauel.org.br.

As inscrições também poderão ser realizadas na Prefeitura de Astorga, localizada no endereço, sito à Avenida Dr. José Soares de Azevedo, nº. 48, Astorga, no horário compreendido das 08:00 às 11:30 horas e das 13:00 às 17:30 horas. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 120,00 de acordo com o cargo escolhido.

A Prova Objetiva que será aplicada em data provável de 09 ou 10 de novembro de 2013 e a Prova de Títulos serão realizadas na cidade de Astorga, Estado do Paraná, em data, local e horário a serem divulgados em Edital Específico. A Prova Prática será realizada na cidade de Astorga.

O horário e os locais de realização das provas objetivas serão divulgados pela internet, no endereço eletrônico www.fauel.org.br e no órgão oficial do município, jornal O Diário do Norte do Paraná - Maringá.

O concurso público tem validade de dois anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Vagas de estágio na Prefeitura de Vera Cruz - RS

A Prefeitura de Vera Cruz, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital nº 120/2013 do processo seletivo nº 02, que tem como objetivo preencher 13 vagas e formar cadastro reserva para estagiários de níveis médio e superior. A execução técnico-administrativa do certame está sob a responsabilidade da empresa Objetiva Concursos Ltda.
 
A bolsa auxílio varia de R$ 550,00 e R$ 750,00, mais auxílio transporte, por carga horária de trabalho de 30 horas semanais. São reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
As inscrições serão efetuadas até às 23h59min do dia 12 de setembro de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (nível médio) e R$ 30,00 (nível superior).
 
Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão utilizar-se deste serviço, para inscrição, dirigindo-se à Secretaria de Cultura, Biblioteca Virtual do Município, sita à Rua Jacob Schneider, 111, de segunda à sexta-feira, no horário das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h, e ainda, nas segunda-feira e terça-feira, no horário das 19h às 21h, onde será disponibilizado atendimento para efetuar sua inscrição, sem nenhum custo adicional, no período de inscrição.
 
A prova objetiva, para todas as áreas, será aplicada em 05 de outubro de 2013, no Município de Vera Cruz, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 24 de setembro de 2013.
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano, a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Sales - SP

A Prefeitura de Sales, no estado de São Paulo, publicou editais n°s 01 e 02/2013 de concurso público, com o objetivo de prover 37 vagas para cargos efetivos, em níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 668,57 a R$ 3.078,94 para atuar em jornadas de 12, 30, 34 e 40 horas semanais.
 
A organização e realização do concurso estão sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto – Faperp.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais Feminino (2), Auxiliar de Serviços Gerais Masculino (2), Inspetor de Alunos (1), Jardineiro (1), Merendeira (2), Motorista (2), Operador de Máquinas Leves (2), Operador de Máquinas Pesadas (1), Padeiro (1), Pedreiro (1), Sepultador (1), Agente de Vetores (1), Agente de Vigilância Sanitária (2) Recepcionista (1) e Atendente de Consultório Dentário (1);

- Nível Médio: Agente de Serviços Administrativos (2) e Fiscal de Serviço Público (1);

- Nível Médio/Técnico: Técnico de Enfermagem (1) e Técnico de Segurança do Trabalho (1);

- Nível Superior: Contador (1), Procurador Jurídico (02), Engenheiro Civil (1), Farmacêutico (1), Médico do Trabalho (1), Químico (1), Terapeuta Ocupacional (1), Assistente Social (1), Professor de Educação Básica I - Educação Infantil (1) e Professor de Educação Básica II - Educação Física (1).
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão recebidas exclusivamente por meio da internet, no endereço eletrônico www.concursosfaperp.com.br, no período entre as 9 horas do dia 05 de setembro e às 23 horas e 59 minutos do dia 29 de setembro de 2013 (horário de Brasília).
 
O candidato deverá efetuar o pagamento da importância referente à inscrição no valor de R$ 25,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para os cargos de nível médio ou médio/técnico e R$ 60,00 para os cargos de nível superior.
 
Provas
As provas objetivas estão previstas para o dia 13 de outubro de 2013, mas a convocação para as mesmas deverá ser publicada na data provável de 08 de outubro de 2013, na imprensa escrita de Sales - SP e no sítio da Faperp.
 
Validade
O concurso terá prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Municipal, a contar da data de publicação de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Alambari - SP

A Prefeitura de Alambari, estado de São Paulo, publicou os edital n° 01/2013 de concurso público e 02/2013 de processo seletivo, com intuito de contratar 13 Monitores do Transporte Escolar (nível fundamental) e preencher 11 vagas do quadro efetivo nos cargos de Auxiliar de Enfermagem (médio), Faxineira, Gari e Merendeira (fundamental). A remuneração para os cargos varia de R$ R$ 729,17 a R$ R$ 1.131,20, por jornada de 30 a 44 horas semanais. 
 
As inscrições, no valor de R$ 15 e R$ 30, serão efetuadas no período de 02 a 06 de setembro de 2013, pelo site www.publiconsult.com.br, ou pessoalmente, no posto de atendimento instalado na sede da Prefeitura Municipal de Alambari, na Rua Dahir Rachid, nº. 1.245. 
 
O certame será executado através da empresa Publiconsult  Assessoria e Consultoria Pública Ltda, cuja banca aplicará Prova Teórica, na forma de testes de múltipla escolha, para todos os cargos, além de realizar prova prática, apenas para os cargos de Faxineira, Gari e Merendeira. A Prova Teórica será realizada no município de Alambari, com data prevista para 15 de setembro de 2013. 
 
A confirmação oficial da data, horário e local da realização das provas será divulgada oportunamente, após o encerramento das inscrições, por meio de Edital de Convocação para Provas, a ser afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Alambari e disponibilizado no site www.publiconsult.com.br.
 
O processo seletivo terá validade até 31 de dezembro de 2014 (prorrogável nos termos da lei) e o concurso público será válido por 02 anos, prorrogável por igual período.

Prefeitura de São Pedro da Cipa (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de São Pedro da Cipa, cidade localizada à 151 km de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso, abriu processo seletivo nº. 001/2013. O certame visa a formação de cadastro reserva para profissionais de todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 2.500,00 e jornada de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Apoio Administrativo Educacional (Manutenção), Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Coveiro, Enfermeiro Psf, Farmacêutico, Fiscal de Obras, Gari, Instrutor de Ação Digital, Motorista, Operador de Máquina Pesada, Pedreiro, Professor e Psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições poderão ser realizadas de forma gratuita pessoalmente ou por procuração até o dia 05 de setembro de 2013, na Prefeitura de São Pedro da Cipa, localizada na Rua Rui Barbosa, 335 - Centro - São Pedro da Cipa - MT, no horário de 13h00min às 17h00min, exceto sábados, domingos e feriados.
 
No ato da inscrição presencial o candidato deverá apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos: original e cópia ou cópia autenticada da Carteira de Identidade ou documento equivalente e CPF.
 
Prova
O processo seletivo constará de prova objetiva, títulos e avaliação médica.
 
Os títulos referentes a cursos poderão ser protocolados até o dia 05 de setembro de 2013, na Prefeitura de São Pedro da Cipa, no horário de expediente das 13h00min às 17h00min, ou enviados pelo correio correspondente ao título na sede da Prefeitura Municipal, com data de postagem até a data limite descrita anteriormente.
 
A prova objetiva será realizada no município de São Pedro da Cipa, provavelmente, às 08h00min do dia 08 de setembro de 2013 e terá duração máxima de 02h30min e mínima de 01h00min, na Escola Municipal Gessy Antônio da Silva, localizada na Rua Floriano Peixoto, 332 - Centro em São Pedro da Cipa - MT.
 
A avaliação médica é parte integrante do processo seletivo, sendo eliminado o candidato considerado inapto nesta fase.
 
Validade
O processo seletivo será válido até 31 de dezembro de 2013.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 02 de setembro de 2013, pág. 190 a 199.

Prefeitura de Itapajé - CE prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Itapajé, no estado do Ceará, por meio do Instituto NEO EXITUS, abriu edital N° 001/2013 de concurso público para provimento de 1.980 vagas, sendo 495 imediatas e 1.485 para cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 15.600,00 por carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Controle de Endemias, Agente de Tributos Municipais, Agente Municipal de Transito, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Dentista, Enfermeiro, Enfermeiro – CAPS, Enfermeiro – PSF, Farmacêutico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fisioterapeuta – NASF, Fonoaudiólogo – NASF, Médico - Clínico Geral, Médico - PSF, Médico Psiquiatra - CAPS, Motorista, Nutricionista, Nutricionista – NASF, Operador de Máquinas Pesadas e demais cargos.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 06 de setembro de 2013, por meio dos sites www.neoexitus.com.br ou www.funcepe.org.br.

As taxas são de R$ 120,00 para os Cargos de Nível Superior, R$ 80,00  para os Cargos de Nível Médio e R$ 60,00 para os Cargos de Nível Fundamental.

As provas objetivas e a Prova Discursiva/Produção Textual terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 29 de setembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados na internet, no endereço eletrônico www.neoexitus.com.br ou www.funcepe.org.br no dia 20 de setembro de 2013. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.neoexitus.com.br ou www.funcepe.org.br, em data a ser determinada no caderno de provas e, na omissão desta, 48 horas após a realização das mesmas.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

FUB retifica edital e prorroga inscrições de concurso

A Fundação Universidade de Brasília (FUB) reabriu inscrições somente para o cargo de secretário-executivo.
 
Será admitida a inscrição, somente para os candidatos ao cargo 15, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/FUB_2013, até às 59 minutos do dia 8 de setembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
----------------------------------------------------------
 
A Fundação Universidade de Brasília (FUB) lançou o edital n° 1/2013 -FUB de concurso público para preenchimento de 257 vagas em cargos de nível superior, intermediário e fundamental. Com a ampliação do total de postos oferecidos, agora são reservadas 19 vagas aos candidatos com deficiência. O concurso público está sob a responsabilidade do CESPE/UnB, organizadora vinculada à própria FUB.
 
Cargos
Nível Superior - As oportunidades para nível superior estão divididas nos cargos de Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Arquivista, Assistente Social, Auditor, Bibliotecário/Documentalista, Contador, Estatístico, Físico, Jornalista, Médico/Área: Trabalho, Médico/Área: Psiquiatria, Pedagogo, Secretário-Executivo e Técnico em Assuntos Educacionais. Todos os cargos exigem formação específica na área de interesse e a remuneração oferecida é de R$ 3.138,70.

Nível Médio - Para quem possui nível intermediário de formação, há oportunidades nos cargos de Administrador de Edifícios, Assistente em Administração, Mestre de Edificação e Infraestrutura, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Agropecuária, Técnico em Audiovisual, Técnico em Segurança do Trabalho e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais. Para esses postos, além da conclusão do curso de nível médio, é necessário observar requisitos estabelecidos em edital para cada uma das áreas. A remuneração é de R$ 1.913,00.

Nível Fundamental – O concurso prevê, ainda, reserva de vagas nos cargos de Auxiliar de Veterinária e Zootecnia e Auxiliar em Administração. Ambas as funções exigem conclusão de ensino fundamental acrescido de experiência de 12 meses, conforme as regras previstas em edital.  Para esses cargos, a remuneração ofertada é de R$ 1.547,23.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/FUB_2013 até 26 de agosto de 2013. As taxas de inscrição são de R$ 78,00 (nível superior), R$ 47,00 (nível médio) e R$ 38,00 (nível fundamental).
 
Provas
Os candidatos aos postos de nível superior e médio serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. Para o cargo de Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, haverá, ainda, prova prática. Já os candidatos aos postos de nível fundamental serão avaliados por provas objetivas. A data prevista para aplicação das avaliações é o dia 13 de outubro de 2013, no Distrito Federal.
 
Na data provável de 3 de outubro de 2013, será publicado no Diário Oficial da União edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.
 
Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados pelo CESPE a partir das 19 horas de 15 de outubro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Validade
O prazo de validade do concurso se esgotará após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
 
 
Para demais atualizações, acesse o site http://www.cespe.unb.br/concursos/FUB_2013