Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 21 de julho de 2014

Leis que discriminam homossexuais ajudam na propagação do HIV

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Mark Dadswell/Reuters
Flores são colocadas como tributo aos mortos no voo MH17, na base de símbolo
 da Conferência da Aids, em Melbourne, na Austrália, neste domingo (20)
Vírus propaga-se silenciosamente entre as minorias estigmatizadas. Perseguição em vários países prejudica luta contra a doença  

As leis contras homossexuais, que em alguns países incluem a pena de morte, aumentam a propagação do HIV, segundo integrantes da Conferência Internacional sobre a AIDS, em Melbourne. 

Com base na experiência na luta contra a doença - que já deixou 39 milhões de mortos em 33 anos - os especialistas consideram que o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) propaga-se silenciosamente entre as minorias estigmatizadas, até chegar ao resto da população.

Isso acontece porque, se os homossexuais ou bissexuais são presos ou perseguidos, evitam submeter-se a testes de HIV ou buscar tratamento quando estão infectados.

A francesa Françoise Barré-Sinoussi, prêmio Nobel de Medicina, alertou no domingo (20), duramente a cerimônia inaugural do evento, que em "todas as regiões do mundo o estigma e as discriminação seguem sendo os principais obstáculos para o acesso efetivo à saúde".

"Não ficaremos de braços cruzados enquanto governos, em violação de todos os princípios dos direitos humanos, aplicam leis monstruosas, que apenas marginalizam as pessoas mais vulneráveis da sociedade", acrescentou a médica, uma das responsáveis pela descoberta do HIV.

Enquanto cada vez mais países ocidentais aprovam projetos sobre a igualdade de direitos no matrimônio, saúde, e pensões a homossexuais, outros países endurecem suas legislações contra o grupo LGBT.

Segundo um relatório publicado na semana passada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/ADIS, 79 países contam com leis que penalizam as práticas sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Em sete deles está prevista a pena de morte como punição.

Nigéria, Uganda e Índia são alguns dos países que adotam leis desse tipo. Na Rússia está proibida até mesmo a distribuição de informação sobre a sexualidade.

Doadores impacientes Kene Esom, ativista nigeriano que trabalha na África do Sul em um grupo de defesa dos direitos dos gays, afirmou que as leis dificultam a difusão de informações sobre sexo seguro e acesso a medicamentos contra o HIV.

"Algumas leis proíbem a liberdade de reunião e a liberdade de associação para os homossexuais", explicou Esom, fazendo com que grupos como o seu não possam se reunir ou receber fundos.

Os países ocidentais doaram 19 bilhões de dólares para a luta contra a AIDS nos países em desenvolvimento em 2013, mas estão começando a perder a paciência, de acordo com Michael Kirby, ex-juiz do Tribunal Supremo da Austrália, que discursou na conferência.

As autoridades dos países com leis homofóbicas "não podem esperar que os contribuintes de outros países continuem pagando indefinidamente", acrescentou, "enquanto eles se recusam a reformar suas leis para ajudar seus próprios cidadãos".

A vigésima conferência internacional sobre a AIDS começou no domingo na Austrália, com uma homenagem aos especialistas do tema que morreram no voo MH17, derrubado no leste da Ucrânia, que iriam ao encontro.

G1

Porto Rico declara epidemia de chicungunha

Porto Rico declarou nesta quinta-feira a existência de uma epidemia de chicungunha na ilha, devido à rápida propagação de um vírus que, por enquanto, foi confirmado em 206 pessoas, embora se suspeite que o número de infectados supere o dobro

A secretária de Saúde de Porto Rico, Ana Ríus, anunciou em entrevista coletiva que apresentou uma ordem administrativa para ativar os mecanismos necessários para conter a propagação de uma doença com sintomas parecidos com os da dengue e que é transmitida através da picada de mosquitos.

Ríus insistiu quanto à importância de que os porto-riquenhos estejam cientes de como é propagado um vírus que há seis meses era desconhecido no continente americano e que atualmente se alastra também com grande rapidez pela América Latina e o Caribe.

Ela explicou que o mais importante é prevenir a picada de mosquitos, e recomendou o uso de roupas de manga longa e repelentes, e evitar a formação de focos tampando locais de acúmulo de água como vasos de flores.

Até o momento foram confirmados 206 casos desde que foi detectada a presença deste vírus na ilha, há menos de dois meses, embora, faltando uma dupla comprovação de amostras, teme-se que esse número suba para mais de 500.

Preocupa particularmente que 90% dos casos confirmados tenham sido registrados na região metropolitana da capital, San Juan, e a maioria deles em uma área onde há lixões clandestinos ao longo de um canal, que além disso tende a transbordar, o que o transforma no habitat perfeito para os mosquitos que propagam o chicungunha e a dengue.

O chicungunha é um vírus para o qual não há vacina, nem tratamento, embora raramente seja mortal, e provoca uma febre com sintomas muito parecidos com os da dengue, assim como forte dor nas articulações.

Esta febre, que costuma ser detectada entre três e sete dias depois da picada do mosquito e tende a se prolongar por cerca de dez dias, apareceu pela primeira vez no continente americano em dezembro do ano passado, e em 29 de maio foi registrado o primeiro caso em Porto Rico.

Segundo dados da Organização Pan-americana da Saúde (OPS) do dia 3 de julho, no continente foram registradas 21 mortes por este vírus, 4.756 casos confirmados e 302.081 casos suspeitos, 193.395 deles na República Dominicana.

O vírus também chegou a países centro-americanos como El Salvador e à América do Sul, incluindo o Brasil. 

Terra

Pensar positivo por 5 minutos alivia até 60% da dor

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Getty Images
A descoberta sugere que o tratamento pode ajudar a tratar condições como a dor crônica na lombar 

Há quem duvide da força do pensamento, mas um estudo mostra que focar em coisas positivas pode aliviar até 60% de dores e desconfortos. 

De acordo com informações do Daily Mail, bastam cinco minutos de terapia cognitivo-comportamental para notar os resultados.

Cientistas da Universidade de Reading, na Inglaterra, colocaram sondas térmicas no braço de 34 voluntários, com idades entre 21 e 38 anos, gerando uma dor semelhante a de uma queimadura. Em seguida, eles analisaram a gravidade da dor.

"Dos 34 participantes, metade treinou para controlar os pensamentos negativos relacionados à dor”, explica o líder do estudo Tim Salomons. 

Os resultados mostram que os que se submeteram à terapia antes do teste deram notas 58% menores que os demais.

A descoberta sugere que o tratamento pode ajudar a tratar condições como a dor lombar crônica.

Terra

Osteoporose pode fazer os dentes caírem depois dos 40 anos

Reprodução - Osso com Osteoporose
 A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda de massa óssea, que acaba por deixar os ossos extremamente frágeis, facilitando as fraturas. Essa doença atinge mais mulheres a partir dos 40 anos, quando há a queda do hormônio estrogênio por conta da menopausa 

Ocorre que é comum que a osteoporose acabe prejudicando a saúde bucal. “A gengiva pode ser afetada, pois ela reveste o osso ao redor dos dentes que está se tornando cada vez mais frágil”, explicou o periodontista Mario Eduardo Lopes. 

Porém, o especialista explica que o caminho pode ser inverso. Quando o paciente tem uma doença periodontal (inflamação na gengiva) há um processo inflamatório instalado no organismo. Essa inflamação, por sua vez, libera substâncias que causam a osteopenia, que se caracteriza, entre outras coisas, pela diminuição da massa óssea ao redor do dente. Para entender melhor, a osteopenia é um alerta indicando a diminuição desta massa óssea que pode levar ao desenvolvimento de osteoporose.

“Quando um paciente chega ao meu consultório dizendo que está com os dentes moles e culpa a osteoporose por isso, logo explico que ele pode estar errado. Após algumas analises, constatamos que os dentes moles estão sendo causados, na maioria das vezes, por uma periodontite avançada”, diz Lopes. 

Ou seja, “a osteoporose pode agravar uma doença periodontal, mas nunca ser a causadora direta da queda dos dentes”, afirma o especialista que ressalta, ainda, a importância de o paciente informar ao dentista que tem osteoporose.

Uma forma de prevenir a doença é optar por uma vida saudável com alimentação balanceada (rica em cálcio), controle de peso, exposição ao sol e a prática de exercícios físicos. Já para prevenir a periodontite é fundamental que se tenha uma higiene bucal impecável com o uso de fio dental e limpadores de língua. 

Terra

Chá de manga combate doenças respiratórias e fruta ajuda a prevenir e tratar câncer

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.comA manga é indicada para febre, doenças gastrointestinais, estomatite, tuberculose, gengivite e verminose

Pesquisas feitas em Cuba com doentes de aids mostraram substancial progresso: aumento de peso, diminuição do conteúdo viral e aumento do número de linfócitos CD4 durante a terapia com substâncias naturais, sobretudo a manga.

Em outra pesquisa, cientistas da Texas AgriLife Research descobriram que a manga é capaz de prevenir e deter algumas células de câncer de mama e do cólon.

A manga tem uma capacidade antioxidante quatro a cinco vezes menor que a uva, mesmo assim ela tem uma forte atividade anticâncer. E, segundo os responsáveis pela pesquisa, do ponto de vista fisiológico e nutricional, ela estaria no topo do ranking de supercomidas. 

Por isso o ideal é incluí-la na dieta regular, consumindo-a quase que diariamente. 

O estudo testou extratos de polifenol da manga em células cancerosas (in vitro) do cólon, da mama, dos pulmões, de leucemia e da próstata. 

Houve resultado com a leucemia e com os cânceres de próstata e de pulmão, mas a manga foi mais efetiva nos tipos mais comuns de câncer de mama e do cólon. 

E o mais positivo foi o fato de as células normais do cólon não serem destruídas pelo polifenol da manga. Ou seja, a fruta funciona como uma quimioterapia seletiva, ou seja, que não atinge as células sadias. 

Os cientistas concluíram que os polifenóis e, mais especificamente, os gallotannins, são os compostos bioativos responsáveis por prevenir ou deter as células cancerosas. 

Galotannins são polifenóis que são frequentemente amargos ou secos, encontrados em sementes de uva, no vinho e no chá. O próximo passo será testar a descoberta em humanos, e não mais in vitro.  

Como se beneficiar da manga 
O melhor é comer a fruta à vontade. 

Algumas pessoas reclamam de dificuldades digestivas após o consumo da manga. 

Neste caso, recomenda-se a substituição da fruta pelo chá das folhas dela: 

- ferva 1 litro de água, desligue o fogo e coloque 1 colher (sopa) das folhas. 

- abafe por dez minutos.

- tome de duas a três xícaras por dia. 

Este chá é muito indicado para o tratamento de afecções pulmonares, bronquite, asma e tosse. 

Cura Pela Natureza

Benefícios proporcionados pela bergamota

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com A bergamota, de nome científico Citrus aurantium, é uma fruta cítrica bastante popular, apreciada e consumida, sendo também conhecida pelos nomes de mexerica, tangerina, laranja-mimosa, mimosa, laranja-cravo, dentre outros

Originária da Ásia (China, Índia e países de climas sub-tropical e tropical úmido) e pertencente à família das Rutaceae, esta fruta é muito consumida ao natural e na fabricação de sucos, mousses, sorvetes, doces e geleias. As variedades mais conhecidas desta fruta são a mexerica, ponkan, cravo e mandarina, confundidas com as denominações dadas em cada região do Brasil. 

Conheça melhor as propriedades medicinais e os benefícios proporcionados pela bergamota: 

As propriedades da bergamota
O suco da bergamota é rico em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C e a sua casca possui elevado teor de vitaminas A, B1, B2 e C; niacina, cálcio e fósforo. A vitamina A aumenta a resistência às infecções e é essencial à saúde dos olhos e da pele; as vitaminas do complexo B fortalecem os nervos e a vitamina C é indispensável ao sistema imunológico. A bergamota também é considerada uma grande fonte de magnésio, mineral muito importante na síntese das proteínas e na contração muscular.

Esta fruta também possui propriedades diurética, digestiva, analgésica, cicatrizante, revigorante, antisséptica, antivirótica, estimulante, expectorante, refrescante e aromática.

Os benefícios e as indicações de uso da bergamota

- A bergamota auxilia no tratamento de febres, eliminação de toxinas, parasitas, retenção de líquidos, gripes, regularização do ácido úrico, tensão nervosa, verminoses, resfriados;
 
- Combate a carência de vitamina C;
 
- Auxilia no combate ao reumatismo;
 
- É indicada no tratamento para hipertensão arterial e na prevenção da arterioesclerose
 
- Devido à sua grande quantidade de fibras, melhora o funcionamento do intestino, devendo ser ingerida com o bagaço;
 
- O chá das folhas de bergamota é popularmente conhecido como calmante;
 
- As fibras presentes na fruta também ajudam na proteção de doenças como diabetes, câncer, hipertensão e outras doenças cardiovasculares;
 
- As indicações da bergamota estendem-se ao tratamento da ansiedade, bronquite, sarampo, dermatites, cistite, tristeza, depressão, infecções vaginais, mau hálito, dentre outros.

Os usos da bergamota

A fruta pode ser utilizada das seguintes formas: 

- Ao natural ou na forma de sucos e em saladas de frutas;

 - Na fabricação de produtos cosméticos e de higiene, como máscaras, cremes, enxaguatórios bucais;
 
 - Na aromatização de banhos e óleos para massagem;
 
 - Na fabricação de pomadas, xampus, etc.

remedio-caseiro.com

Descoberto pela primeira vez papel de proteína tau em doença de Huntington

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.comTrabalho pode levantar novas abordagens para esta desordem neurodegenerativa

Uma equipe de cientistas espanhóis e holandeses detectou pela primeira vez o papel desempenhado pela proteína tau na doença de Huntington, que era até agora desconhecida, publicou neste domingo (20) a revista "Nature Medicine".

O trabalho pode levantar novas abordagens para esta desordem neurodegenerativa que causa movimentos involuntários, alterações psiquiátricas e demência, explicou uma nota do Centro de Pesquisa Biomédica em Rede sobre Doenças Neurodegenerativas.

A doença de Huntington é causada por uma mutação no gene da huntingtina (HTT), que envolve a expansão do número de repetições do trio da citosina, adenina e guanina (CAG).

O papel da proteína tau - associada à formação e manutenção da morfologia neuronal e de suas conexões específicas - tinha sido estudado até agora em um determinado grupo de doenças neurodegenerativas, mas era desconhecido no caso do Huntington.

Segundo a investigação, o RNA mensageiro (cópia do DNA) destes pacientes apresentou alterações semelhantes às de patologias conhecidas como tauopatias (Alzheimer, demência frontotemporal, degeneração corticobasal), que causam desequilíbrio e aumento da proteína tau no cérebro.

A relação direta entre a tau e o Huntington sugere que o tratamento genético com pequenas moléculas relacionadas com a tau para algumas tauopatias poderiam ser úteis para o tratamento dele também.

Segundo José Javier Lucas, diretor do estudo e Marta Fernández-Nogueiras, primeira signatária do artigo, as pesquisas sobre o Huntington se beneficiarão "do muito que já se conhece sobre a tau por causa de seu papel no Alzheimer e em outras tauopatias".

Por outro lado, os depósitos de tau em forma de varinha detectados no Huntington eram desconhecidos no Alzheimer e poderiam fornecer novas informações que ajudem na busca de cura e tratamento de todos estes males.

EFE / R7

Apneia do sono: obesidade e produção hormonal são fatores de risco

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.comEntenda como a doença acontece e o que predispõe ao problema 

Por Dra Samanta Dall'Agnese  

A síndrome da apneia do sono é uma preocupação atual tanto dos médicos quanto dos pacientes. A doença ganhou maior destaque em 2010, com um estudo realizado na cidade de São Paulo, o Episono. O estudo avaliou mais de 1000 pessoas com questionários sobre a qualidade do sono e exame de polissonografia. Dentre os avaliados, 33% tiveram o diagnóstico da síndrome da apneia.

Apneia do sono significa a parada completa do fluxo do ar pelo nariz ou pela boca por 10 segundos ou mais. A hipopneia é uma diminuição do fluxo do ar em mais de 30%. Tanto a apneia quanto a hipopneia estão presentes na síndrome da apneia obstrutiva do sono. O exame que faz a investigação é a polissonografia, na qual o paciente dorme em um laboratório do sono com monitorização de vários parâmetros, como eletrocardiograma e oxigenação. Se a pessoa apresentar mais de cinco episódios de apneia ou hipopneia por hora de sono e apresentar queixas de cansaço e sonolência durante o dia, ela tem o diagnóstico de apneia. Outro critério é um valor de 15 ou mais episódios de apneia ou hipopneia por hora independente de ter queixas. 

Durante o sono, nossos músculos estão mais relaxados. Em determinadas pessoas, a musculatura da faringe, quando mais relaxada, pode levar ao estreitamento da passagem do ar. Essa via aérea estreita leva à hipopneia e à apneia, que reduzem a oxigenação do sangue. O cérebro percebe essa alteração e envia sinais para que a pessoa acorde e respire, assim voltando ao normal. Portanto, além da queda da oxigenação no sangue, a pessoa desperta várias vezes durante o sono, o que leva a pessoa a sentir cansaço e sonolência durante o dia, baixa produtividade no trabalho e até acidentes de trânsito. 

A maioria das pessoas que possui a doença da apneia apresenta ronco, que é o principal motivo que as faz procurar ajuda do especialista. Mas não necessariamente quem ronca tem a doença. O ronco tem várias causas, dentre elas problemas na respiração nasal, como rinite e desvio de septo, e mau alinhamento dos dentes. Ingerir bebidas alcoólicas à noite e dormir de barriga para cima também são hábitos que favorecem os roncos. 

Contornando o risco
Nem sempre a apneia do sono precisa de aparelhos para ser tratada ou controlada. Casos leves de apneia associados a um ganho de peso podem ser resolvidos com programas de reeducação alimentar e exercícios físicos. Porém, como o excesso de peso é apenas um dos fatores que desencadeiam a doença, não se pode garantir que o emagrecimento resolverá totalmente o problema. A avaliação de cada caso por um especialista é fundamental para orientação do tratamento. 

Sabemos que existe uma predisposição, isto é, uma carga genética para desenvolver a doença. Mas a apneia é muito mais complexa. 

Vários fatores contribuem para a doença surgir ou se agravar:

- Alterações anatômicas: como a mandíbula posicionada para trás (retrognatismo) e aumento do tamanho das amígdalas e adenoide, o que é mais comum em crianças

- Obesidade: a gordura se acumula no pescoço, reduzindo o diâmetro da faringe, e no tórax, levando a um maior esforço para respirar 

- Função hormonal: os hormônios sexuais femininos são tidos como protetores da doença, o que explicaria o fato de os homens serem mais acometidos, e a diferença entre os sexos diminuir quando chega a menopausa. O hormônio tireoideano também exerce influência nas atividades do organismo durante o sono. O hipotireoidismo, ou seja, a redução da produção de hormônios pela glândula tireoide, deve ser pesquisado. A síndrome da apneia é uma das indicações de tratamento com reposição do hormônio tireoideano

Caso você sofra de apneia do sono, procure uma clínica especializada para avaliar o que está causando o problema e se ele pode ser reversível. Em alguns casos, a mudança de hábitos pode fazer toda a diferença!

Minha Vida

Sete motivos para beber mais chá mate

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.comErva controla o colesterol, faz bem para o coração e ainda ajuda a emagrecer 

Os amantes de chá vão adorar esta novidade: a Ilex paraguariensis, erva comumente usada para fazer o tradicional chimarrão e o tereré, pode trazer diversos benefícios à saúde. Para quem não sabe, esse é o nome científico do mate, que apesar de amargo, pode virar uma bebida deliciosa. Antes de esquentar a água, porém, é bom saber que nem todo saquinho de chá vai ajudar a secar os quilinhos a mais.

A nutricionista Karina Barros, consultora de nutrição da Abiad, explica que os pesquisadores ainda estão tentando descobrir a melhor forma de ingestão da erva para obter mais benefícios. Enquanto a descoberta não chega, opte pelo chá mate das folhas, já que os saquinhos geralmente trazem misturadas outras partes da planta, o que disfarça o efeito da erva. Beba cerca de um litro da infusão por dia, mas procure fracionar o consumo entre as refeições. Pronto para incorporar a bebida à sua rotina? 

Confira os benefícios a seguir: 

Diminui o colesterol  
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina constatou que consumir três doses diárias (aproximadamente 300 ml cada ou quase 1 litro por dia) da bebida diminui em 13% as taxas de colesterol ruim, o LDL, e aumenta a de colesterol bom, o HDL.

Segundo os especialistas, isso acontece porque o chá-mate possui algumas substâncias - alcaloides e glicídios - capazes de interagir com os ácidos biliares e reduzir a absorção de colesterol.   

Protege o coração  
Por ser rico em antioxidantes, o chá mate ajuda a prevenir doenças cardíacas. O nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, explica que a presença de substâncias chamadas polifenois são as maiores responsáveis por essa prevenção. "Elas evitam o acúmulo de gordura nos vasos e previnem doenças inflamatórias", afirma. Além disso, a própria redução do colesterol já ajuda a proteger o coração. 

É antioxidante
A erva-mate possui ácido clorogênico, um antioxidante capaz de influenciar diversos mecanismos corporais, por meio da diminuição da oxidação celular. "Isso contribui para um equilíbrio metabólico", explica a nutricionista Karina. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Yerba Mate, na Argentina, mostrou que a infusão de erva mate é uma importante fonte desses antioxidantes que protegem as células contra os radicais livres (moléculas que causam envelhecimento e doenças).

Melhora a digestão
Roberto Navarro explica que o chá mate ajuda na liberação dos sucos digestivos, principalmente a bile e, por isso, pode facilitar a digestão dos alimentos. Além disso, a bebida tem ação diurética, ajudando na eliminação de toxinas que fazem mal para o organismo e dificultam o emagrecimento.

Estimula o cérebro  
As xantinas, substâncias semelhantes à cafeína, presentes no chá mate podem melhorar o desempenho cerebral. O nutrólogo Roberto explica que o cérebro envelhece por oxidação dos neurônios. Como o chá mate é uma boa fonte de polifenois antioxidantes, de maneira indireta pode retardar esse envelhecimento. Mas é preciso moderação: em excesso, a bebida pode causar irritabilidade e insônia.

Ajuda no emagrecimento  
"Além de ter efeito termogênico, que acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso, a erva-mate tem ação lipolítica, que facilita a queima de gordura em excesso", explica Roberto Navarro. Se você incluir a bebida em uma dieta balanceada, terá mais chances ainda de emagrecer. 

Protege o fígado  
A nutricionista Karina explica que o chá pode auxiliar na oxidação da gordura do fígado e, por isso, colaborar com o tratamento da esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado. 

Minha Vida

Concurso Prefeitura de Rosário do Catete - SE

A Prefeitura de Rosário do Catete, no estado de Sergipe, por meio da empresa Serviço de Processamento de Dados (SEPROD), vai realizar o concurso público regido pelo edital nº01/2014, com o objetivo de prover 17 vagas imediatas em cargos a ser ocupados por profissionais com escolaridade no ensino médio, médio/técnico e superior. Os vencimentos vão de R$ 722,07 até R$ 1.417,25, por jornadas de trabalho de 12 a 40 horas semanais, de acordo com a função a ser ocupada.

Os candidatos que forem classificados com colocação superior ao número de vagas imediatas oferecidas terão seus nomes incluídos em um cadastro de reserva, para convocação posterior, a depender da necessidade do órgão durante o período de vigência do concurso.

As oportunidades são para técnico em enfermagem, técnico em laboratório, atendente odontológico, agente comunitário de saúde (equipe PSF II, PSF III e PSF IV), agente de combate às endemias, assistente social, médico (clínico geral, plantonista e psiquiatra), enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico/bioquímico e fisioterapeuta.

Os interessados deverão se inscrever pela internet, através do endereço eletrônico: www.seprod.com.br, de 21 de julho até 21 de agosto de 2014. A taxa é no valor de R$ 40,00 para nível médio/técnico e de R$ 60,00 para nível superior.

Serão reservadas 5% das vagas existentes para os candidatos portadores de deficiência em função compatível com a sua aptidão.
A classificação será feita mediante prova objetiva, prevista para ser aplicada no 14 de setembro de 2014. O local da prova será divulgado no dia 8 de setembro de 2014.

O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado pela SEPROD, através do endereço eletrônico www.seprod.com.br, até o segundo dia útil após a realização das respectivas provas.

O resultado final estará disponível no dia 21 de outubro de 2014, no site da SEPROD e por meio de avisos e extratos de editais divulgados no quadro de publicações e avisos da prefeitura.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado o prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura de Rosário do Catete, por ato expresso do chefe do Poder Legislativo.

Prefeitura de Sabará - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Sabará, estado de Minas Gerais, está realizando processo seletivo nº. 02/2014 para o preenchimento de 177 vagas para os cargos de Técnico em Enfermagem, Médico e Médico Plantonista.Os salários podem chegar a R$ 4.944,33 por jornada de 12, 20 e 40 horas semanais.

Inscrição
As inscrições serão recebidas gratuitamente na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Av. Albert Scharlé, nº 212, Paciência, Sabará/MG, em horário útil, no período de 21 de julho a 05 de agosto de 2014.

No ato da realização da inscrição, o candidato deverá preencher formulário de inscrição que deverá ser instruído com os seguintes documentos:
Curriculum Vitae simplificado;
Cópia autenticada do documento que comprove a inscrição do Registro no Conselho de Classe;
Cópia do C.P.F;
Cópia autenticada do Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso da área em que concorre;
Cópia autenticada dos Certificados dos Títulos que o candidato possui;
Comprovação de experiência profissional específica para o cargo que concorre, objeto da presente seleção simplificada para contratação por prazo determinado, será feita mediante apresentação da original e cópia ou cópia autenticada dos seguintes documentos:
Carteira de trabalho e da Previdência Social (CTPS), devidamente assinada pelo antigo empregador, onde constem das datas de admissão e anotações pertinentes a situações legais de suspensão do respectivo contrato de trabalho;
Contrato de trabalho ou de prestação de serviços;
Declaração firmada por órgão gestor de saúde e de recursos humanos, de instituição ou órgão público ou privado de saúde, em que estejam informadas as datas inicial e final da prestação do serviço pelo candidato e que especifique a função/atividade desempenhada pelo mesmo;
 
Será considerado como tempo de experiência profissional somente aquelas experiências comprovadamente relacionadas com a formação exigida;
 
Os tempos de estágio, monitoria e bolsa de estudos serão considerados como formação complementar, desde que na área de saúde e que atendam às exigências mínimas de carga horária especificadas.

Prova
A seleção será constituída de análise de documentação (títulos) e entrevista.

Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Edital foi publicado no site - sabara.mg.gov.br.

Concurso Prefeitura de Sousa - PB

A Prefeitura de Sousa, no estado da Paraíba, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, com a intenção de contratar 416 profissionais de todos os níveis escolares. Deste total, 5% será de candidatos portadores de deficiência inscritos nas vagas reservadas. Os salários oferecidos variam de acordo com a função e a carga horária, sendo mínimo de R$ 724,00 e máximo de R$ 3.500,00.

A jornada de trabalho dos servidores públicos municipais são de 40 horas semanais para quase todosos cargos, inclusive o de médico do ESF. Já os demais médicos atuarão por 20 horas, conforme Leis Complementares. Os agentes municipais de trânsito e assistente social também têm carga horária diferenciada, cumprindo 30 horas por semana.

O certame será realizado por meio da empresa Contemax Consultoria e os contratos obedecerão o regime jurídico estatutário.

Em cargos de nível superior, as chances são para arquiteto, assistente jurídico, assistente social, biblioteconomista, engenheiro (agrônomo, ambiental, civil e de tráfego), fiscal de tributos, médico veterinário, nutricionista, psicólogo, turismólogo, cirurgião-dentista, enfermeiro (ESF, saúde mental e socorrista SAMU), farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico (cardiologista, clínico geral, ESF, dermatologista, especialista em saúde mental, endocrinologista, gastroenterologista, gastroenterologista/endoscopia, ginecologista, mastologista, neurologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista, psiquiatra, radiologista, reumatologista, socorrista SAMU e urologista), psicopedagogo, terapeuta ocupacional, zootecnista, professor (educação básica I, educação básica II) e supervisor escolar.

Para quem possui nível médio de ensino, há oportunidades nas funções de assistente administrativo, auxiliar de desenvolvimento infantil, educador social, fiscal de meio ambiente, fiscal de obras e urbanismo, técnico agrícola, técnico em contabilidade, técnico em informática, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, assistente de gestão, atendente de farmácia, auxiliar de faturamento, auxiliar de gestão, auxiliar de saúde bucal, condutor de veículos de urgência, fiscal de vigilância sanitária, operador de central de rádio, protético dentário, revisor, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, telefonista auxiliar de regulação médica e agente municipal de transportes e trânsito.

Já para cargos de nível fundamental, as vagas são para motorista "D", eletricista, músico, operador de máquinas pesadas, vigia, instrutor de artes e padeiro. Aqueles que não concluíram o ensino fundamental também podem participar do certame concorrendo às vagas de sepultador, cozinheira, auxiliar operacional de serviços diversos, merendeira e tratorista.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 25 de julho de 2014, pela internet, por meio do site www.contemaxconsultoria.com.br. O valor da inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 90,00, de acordo com a função escolhida.

O concurso constará de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos, além de prova de títulos para cargos de professor e supervisor educacional; curso de qualificação básica para agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias; e curso de formação para o cargo de agente municipal de transportes e trânsito.

As provas objetivas para nível fundamental completo e incompleto estão previstas para o dia 10 de agosto de 2014. Já as Provas para nível médio, técnico e superior estão previstas para 17 de agosto de 2014, em local e horário a serem informados no dia 1º de agosto de 2014. O gabarito das provas objetivas será divulgado no endereço eletrônico www.contemaxconsultoria.com.br, até 24 horas após a aplicação da mesma.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo a validade ser prorrogada uma vez, por igual período.

Prefeitura de São Miguel das Missões - RS abre processo seletivo

A Prefeitura de São Miguel das Missões, no estado do Rio Grande do Sul, tornou público o edital do processo seletivo nº 010/2014, que irá contratar, em caráter emergencial, 08 profissionais para atuar como agente comunitário de saúde, digitador, monitor e visitador. O certame ficará sob a responsabilidade da empresa Objetiva Concursos Ltda.

Além das 08 vagas imediatas, será  também um cadastro reserva. As oportunidades contemplam candidatos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos variam entre R$ 724,00 a R$ 1.084,00, por jornadas de trabalho de 40 horas por semana.

As inscrições serão aceitas até o dia 27 de julho de 2014, através do site www.objetivas.com.br. O valor das taxas de inscrição é de R$ 20,00, para candidatos a cargo de nível fundamental; R$ 40,00, para nível médio; e de R$ 60,00, para nível superior.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 10 de agosto de 2014, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições.

O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Cabixi - RO (II)

A Prefeitura de Cabixi, no estado de Rondônia, por meio da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste Concursos, divulgou o edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de preencher 137 vagas, entre imediatas e cadastro de reserva, que contemplam profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração pode chegar a R$ 9.912,82 quando somado o salário base e a gratificação a qual cada cargo tem direito.

Cargos
As vagas são para os empregos de eletricista, motorista, fiscal tributário, vigia, cuidador de criança, técnico (enfermagem, consultório odontológico, laboratório, radiologia e segurança do trabalho), professor, médico, psicólogo, psicopedagogo, nutricionista, engenheiro civil, farmacêutico, bioquímico, fisioterapeuta, entre outras funções.

Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br, no período de 31 de julho até 15 de agosto de 2014.

Taxas
Ensino Fundamental completo/incompleto - R$ 30,00;
Ensino Médio/Técnico - R$ 50,00;
Ensino Superior - R$ 70,00.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Cabixi, provavelmente no dia 12 de outubro de 2014, em locais e horários a serem divulgados.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso Prefeitura de Cabiixi - RO

A Prefeitura de Cabixi, no estado de Rondônia, abriu edital por meio da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste Concursos, de emprego público n° 001/2014, para as funções de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias (nível fundamental completo). Há 26 vagas, sendo uma imediata e 25 para cadastro de reserva, com salário de R$ 826,00 e carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br no período de 31 de julho a 15 de Agosto de 2014. A taxa é de R$ 30,00 para todas as funções.

As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Cabixi, provavelmente, no dia 12 de outubro de 2014, em locais e horários a serem divulgados.

A pontuação final do candidato será a soma das notas obtidas em todas as etapas do concurso, que será disponibilizada através do Edital de Homologação do Resultado Final, a ser divulgado em data oportuna no Diário Oficial do Município de Cabixi/RO, no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br.

A validade do concurso público será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Prefeitura de Palmares Paulista - SP prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Palmares Paulista, Estado de São Paulo, abriu por meio da empresa ConRio Concursos Públicos e Assessoria, o edital n° 01/2014 de concurso público, com 39 vagas para profissionais dos níveis fundamental ao superior. Os vencimentos variam de R$ 724,00 a R$ 1.900,00.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem da ESF, Cirurgião Dentista da ESF, Enfermeiro Padrão da ESF, Fonoaudiólogo, Médico Plantonista e Motorista. A carga horária dos contratados será de 20 e 40 horas para todas as funções, exceto para a função de Médico Plantonista, que será de 04 plantões mensais de 12 horas cada um.

Inscrições via Internet
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas através de formulário de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.conrio.com.br, até às 24 horas do dia 04 de agosto de 2014. As taxas de inscrição variam de R$ 25,00 a R$ 50,00 de acordo com o emprego escolhido.

Inscrições Presenciais
Serão realizadas também até o dia 04 de agosto de 2014, na sede da Prefeitura Municipal de Palmares Paulista, em sala específica para este fim, situada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 281, centro, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas foram remarcadas e serão realizadas provavelmente no dia 24 de agosto de 2014, em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições. O caderno de prova estará disponível no endereço eletrônico www.conrio.com.br, por um período de 72 (setenta e duas) horas, contados a partir do momento da publicação do gabarito oficial.

Validade
A validade do concurso será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério exclusivo da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Bento de Abreu - SP reabre inscrições

A Prefeitura Municipal de Bento de Abreu, no estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 06 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, nos cargos de agente de saúde, técnico de enfermagem, professor de educação básica, assistente social e enfermeiro.

As vagas são para profissionais de níveis médio, técnico e superior, com habilitação nas áreas solicitadas, por salário  que varia de acordo com a função a ser desempenhada, podendo chegar a R$ 2.948,85, por carga horária semanal de 30 ou 40 horas.

As inscrições foram reabertas e podem ser feitas até o dia 03 de agosto de 2014, exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 e R$ 50,00, de acordo com a vaga pleiteada.

A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

Em função da reabertura das inscrições, as provas também foram remarcadas para o dia 14 de setembro de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados, por meio de edital próprio, em jornal com circulação no município, no site www.consesp.com.br e afixado no local de costume da prefeitura, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site da organizadora.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Cambará - PR

A Prefeitura de Cambará, no estado do Paraná, abriu edital n° 01/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 15 vagas para os cargos de Fisioterapeuta, Clínico Geral Plantão e Médico em diversas especialidades. Os salários vão até R$ 6.492,53, em carga horária de 04 a 40 horas semanais.

Aos portadores de deficiência, serão reservados 5% do número total de vagas providas durante a validade do concurso, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência.

O concurso público será executado pela Fundação de Apoio à FAFIPA e as inscrições, no valor de R$ 70,00, serão realizadas até  05 de agosto de 2014, observado horário oficial de Brasília – DF, através do endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 24 de agosto de 2014, em horário e local a serem informadod através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br e no CIC.

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados 01 dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www. f undacaofafipa.org.br.

A validade do certame é de dois anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura Municipal de Cambará – PR.

Concurso Prefeitura de Osvaldo Cruz - SP

A Prefeitura de Osvaldo Cruz, no Estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público, regido pelo nº 001-001/2014CPOC. O certame propõe 85 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.880,09, por carga horária que vai de 10 a 44 horas por semana.

Com oportunidades para os cargos de Assistente Social, Auxiliar de Computação, Bibliotecário, Carpinteiro, Coveiro, Dentista, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico, Motorista, Professor, entre outros.

O concurso realizado pela empresa M&G – Consultoria e Representações Empresariais Ltda, inicia as inscrições no dia 21 de julho e termina no dia 17 de agosto de 2014, pelo site www.mgconsultorialtda.com.br, o valor das taxas de é de R$ 25,00 para nível fundamental, R$ 30,00 para nível médio e R$ 40,00 para nível superior.

A prova objetiva será realizada na cidade de Osvaldo Cruz e a data provável de sua aplicação será o dia 07 de setembro de 2014 – Período da Manhã. Será publicado edital convocando para a realização da prova objetiva após o encerramento das inscrições, no site www.mgconsultorialtda.com.br, e na imprensa escrita utilizada pela Prefeitura de Osvaldo Cruz.

Haverá prova de títulos para alguns cargos, que provavelmente será realizada após a realização da prova escrita, para candidatos que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos na prova objetiva. 

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contado a partir da data da homologação de seus resultados, prorrogável por igual período a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Macaubal - SP

No Estado de São Paulo, a Prefeitura da cidade de Macaubal, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 19 vagas para a função de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental completo) por salário de R$ 1.014,00 em carga horária de 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 31 de julho de 2014.

As provas serão realizadas na data prevista de 31 de agosto de 2014, às 9h00, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Monções - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Monções, no estado de São Paulo, por meio da empresa J. Alvares Ferreira & Alvares Ltda, lançou edital de processo seletivo n° 01/2014, com a intenção de preencher 04 vagas para os empregos de Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Assistente Social e Fisioterapeuta (nível superior) com salário de R$ 1.558,38 em carga horária de 20 horas semanais.

As inscrições, no valor de R$ 55,00, serão efetuadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, no período compreendido de 09h de 21 de Julho até as 16h de 30 de Julho de 2014, observando o horário de Brasília-DF.

As provas objetivas para emprego público municipal serão aplicadas provavelmente em 17 de Agosto de 2014, com início as 09h00 e término as 12h00, sendo que do início não será permitida, sob qualquer argumento, a entrada de candidatos atrasados.

Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, no Quadro de Avisos na Prefeitura Municipal de Monções e na imprensa escrita, em 08 de Agosto de 2014.

O gabarito será publicado no dia 19 de Agosto de 2014, no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br a partir das 18h00min.
O certame terá validade de 01 ano, prorrogável por igual período, a critério da Administração Pública Municipal, a contar da data de homologação do certame.

Prefeitura de Jaraguari – MS divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Jaraguari, no estado do Mato Grosso do Sul, divulgou o edital nº 002/2014 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 5 vagas de trabalho, sendo 2 imediatas e 3 para cadastro reserva em cargos de nível superior.

Há oportunidades para os cargos de Advogado, Psicólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico e Médico. A remuneração varia de R$ 1.247,63 a R$ 5.054,86, por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado por instrumento público ou particular, nos dias 21 e 22 de julho de 2014, no Paço Municipal de Jaraguari, situado à Rua Gonçalves Luiz Martins, na cidade de Jaraguari/MS, no horário das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h.

No ato da inscrição, o candidato ou procurador deverá apresentar:
Fotocópia da cédula de identidade;
Fotocópia do Currículo;
Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF.
A seleção constará análise de curriculum (títulos) e entrevista.

O currículo vitae do candidato deverá ser documentado e entregue no ato da inscrição.

As entrevistas serão marcadas no momento da inscrição do candidato e serão realizadas dentro do horário de funcionamento da Prefeitura, no horário das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h.

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da data da homologação de seus resultados, prorrogável por até igual período, a critério da Administração.

O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, edição de 18 de julho de 2014.

Concurso Prefeitura de Coimbra - MG

A Prefeitura de Coimbra, no Estado de Minas Gerais, lançou o edital de concurso público regido pelo nº 001/2014. O certame propõe 19 vagas para candidatos de nível médio e superior, com remunerações que vão de R$ 731,14 a R$ 6.000,00, por jornadas de trabalho 12 a 40 horas por semana.

As oportunidades são para os cargos de Enfermeiro, Enfermeiro/PSF, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Cardiologista/Pediatra/ Plantonista Noturno/ Plantonista Diurno/Geral PSF, Nutricionista, Psicólogo, Auxiliar Administrativo e Agente de Fiscalização Sanitária. 

O concurso que será executado pela empresa Consulplan, estará recebendo as inscrições a partir do dia 17 de setembro encerrando em 16 de outubro de 2014, através do site www.consulplan.net. O valor das taxas de inscrição vai de R$ 35,00 a R$ 70,00. 

As inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento ao candidato da CONSULPLAN, localizada na Prefeitura de Coimbra, na Praça Álvaro de Barros, nº 401, Centro, Coimbra/MG, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com exceção do primeiro dia de inscrição, que se iniciará às 14h.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Coimbra - MG, em dois turnos, com data prevista para o dia 23 de novembro de 2014. O local de realização da prova escrita será divulgado a partir do dia 17 de novembro de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura e no site www.consulplan.net.

Pela parte da manha, das 9h às 12h, será aplicada para os cargos de Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Cardiologista, Médico Pediatra, Nutricionista, Médico Plantonista Noturno, Psicólogo e Auxiliar Administrativo.

Pela parte da tarde, das 14:30min às 17h30 para os cargos de Enfermeiro PSF, Médico Geral PSF, Médico Plantonista Diurno e Agente de Fiscalização Sanitária.

Haverá prova de avaliação de títulos para os cargos de nível superior. Os títulos, acompanhados do Formulário de Envio de Títulos preenchido, deverão ser entregues na data de realização das provas objetivas, na Coordenação do local de provas, apenas após o término do tempo estipulado para a realização da mesma. O Formulário de Envio de Títulos será disponibilizado no endereço eletrônico da www.consulplan.net.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site www.consulplan.net, provavelmente até às 16h do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.

A validade deste Concurso Público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

CONSAÚDE - SP abre vagas para médicos

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE), no estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo emergencial para preenchimento de 05 vagas para médico anestesiologista. A carga horária semanal será de 24 ou 40 horas semanal.

Os interessados deverão apresentar-se até o dia 25 de julho de 2014, das 09h às 16h, no Serviço de Pessoal do CONSAÚDE, à Rua dos Expedicionários, nº 140, Centro, Pariquera-Açu/SP, munidos do curriculum vitae e documentos pessoais (R.G., C.P.F. e C.R.M.).

O certame será consituído através da análise do Curriculum Vitae, com prova de títulos.

Município de João Monlevade - MG abre vagas em seletivo

A Prefeitura de João Monlevade, no estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou edital nº018 /2014 de processo seletivo público simplificado, visando ocupar, em caráter temporário, as 02 vagas disponíveis nos cargos de médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O salário oferecido é de R$ 8.744,46 e a carga horária de 40 horas semanais. Os aprovados irão trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de João Monlevade.

As inscrições terminarão no dia 23 de julho de 2014. Para se inscrever o candidato terá que comparecer à Secretaria Municipal de Saúde – Coordenação de Atenção Primária, na Avenida Getúlio Vargas, nº 2640, sala 8, Bairro Belmonte, das 8h às 11 h e 13h às 16 h.

O processo seletivo será feito mediante avaliação de títulos e tempo de experiência e, em caso de empate, terá preferência o candidato que for mais velho.

O resultado final será homologado pelo prefeito e afixado nas portarias da sede da Prefeitura de João Monlevade e da Secretaria Municipal de Saúde, como também será divulgado através do site da prefeitura, no dia 31 de julho de 2014.

O certame terá validade um ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Igaratinga - MG abre vagas para concurso

A Prefeitura de Igaratinga, no estado de Minas Gerais, abriu edital de concurso público nº. 001/2014, destinado ao preenchimento de 80 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem  chegar a R$ 2.675,00 em regime de trabalho de 12x36 (plantão), 30 e 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Agente de Serviços Gerais, Agente de Serviços Educacionais, Agente de Controle de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Motorista, Operador de Máquina, Secretário Escolar, Técnico Nível Médio (Administração e Enfermagem), Professor, Agente Fiscal e Técnico Nível Superior (Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Enfermagem, Contabilidade, Farmácia, Veterinária e Enfermeiro Plantonista).

Inscrição
As inscrições serão recebidas do dia 22 de setembro a 23 de outubro de 2014, das 09:00 às 17:00, na sede da Prefeitura Municipal, (exceto sábados, domingos e feriados) ou pelo endereço eletrônico www.polisauditoria.com.br.

Prova
A seleção constará de provas objetiva e prática.

A prova objetiva será realizada na data provável de 23 de novembro de 2014, em locais e horários que serão divulgados a partir das 17 horas do dia 18 de novembro de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.polisauditoria.com.br.

A partir das 17 horas do dia 24 de novembro de 2014, será divulgado o gabarito provisório da prova objetiva, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.polisauditoria.com.br.

A realização da prova prática para inscritos/cargo motorista, operador de máquina, secretário escolar e técnico nível médio administração, está prevista para 21 de dezembro de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de São Pedro da Aldeia - RJ

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janeiro, anunciou a realização do concurso público nº 01/2014, com o objetivo de preencher mais de 1.000 vagas para contratações imediatas. O edital será publicado no dia 28 de julho de 2014, no portal do Instituto Nacional de Concurso Público, organizador do certame (www.incp.org.br).

Serão abertas oportunidades em mais de 100 cargos, entre eles para médicos, assistente social, cirurgião e arquiteto, todos para contratação em regime estatutário.

O período de inscrições previsto será de 29 de julho a 15 de agosto de 2014, podendo ser feitas no site da organizadora ou presencialmente, no Teatro Átila Soares da Costa.

As provas objetivas de nível fundamental e superior serão aplicadas em 18 e/ou 19 de outubro de 2014 e as de nível médio serão realizadas em 25 e/ou 26 de outubro.

As provas práticas, a depender do cargo pretendido, serão realizadas provavelmente em 28 e/ou 30 de novembro.

O resultado final do concurso será conhecido até o dia 20 de dezembro de 2014.

Aguarde mais informações em breve.

Prefeitura de Palmópolis - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Palmópolis, no estado de Minas Gerais, tornou público o edital de processo seletivo regido pelo nº 01/2014. O certame oferece 42 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, com salários que vão de R$ 724,00 a R$ 1.500,00, por carga horária que varia entre 20, 30 ou 40 horas por semana.

As oportunidades são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, auxiliar de educador/cuidador, coordenador do CRAS, cozinheira, educador físico, educador/cuidador, enfermeiro e gestor técnico bolsa família.

Ficam assegurados 5% das vagas oferecidas para cada cargo às pessoas portadoras de necessidades especiais, cuja as exigências do cargo seja compatível com a deficiência. 

O concurso será executado pela empresa Exame Auditores & Consultores LTDA., que irá receber as inscrições no período de 04 a 12 de agosto de 2014, através do site www.exameconsultores.com.br. Os valores das taxas de inscrição vão de R$ 45,00 a R$ 93,00.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado atendimento presencial na aede da Prefeitura de Palmópolis, situada à Av. Antônio Esteves Viana, nº 60, Centro, no horário de 8h às 12h e 14h às 17h, exceto aos sábados, domingos e feriados.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 24 de agosto de 2014, a partir da 8h. O local e horário serão divulgados em edital de confirmação das inscrições, divulgado no site www.exameconsultores.com.br. 

O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia 26 de agosto de 2014, nos locais já citados.

O prazo de validade do processo seletivo é de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante ato do prefeito.