Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 21 de julho de 2014

Benefícios proporcionados pela bergamota

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com A bergamota, de nome científico Citrus aurantium, é uma fruta cítrica bastante popular, apreciada e consumida, sendo também conhecida pelos nomes de mexerica, tangerina, laranja-mimosa, mimosa, laranja-cravo, dentre outros

Originária da Ásia (China, Índia e países de climas sub-tropical e tropical úmido) e pertencente à família das Rutaceae, esta fruta é muito consumida ao natural e na fabricação de sucos, mousses, sorvetes, doces e geleias. As variedades mais conhecidas desta fruta são a mexerica, ponkan, cravo e mandarina, confundidas com as denominações dadas em cada região do Brasil. 

Conheça melhor as propriedades medicinais e os benefícios proporcionados pela bergamota: 

As propriedades da bergamota
O suco da bergamota é rico em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C e a sua casca possui elevado teor de vitaminas A, B1, B2 e C; niacina, cálcio e fósforo. A vitamina A aumenta a resistência às infecções e é essencial à saúde dos olhos e da pele; as vitaminas do complexo B fortalecem os nervos e a vitamina C é indispensável ao sistema imunológico. A bergamota também é considerada uma grande fonte de magnésio, mineral muito importante na síntese das proteínas e na contração muscular.

Esta fruta também possui propriedades diurética, digestiva, analgésica, cicatrizante, revigorante, antisséptica, antivirótica, estimulante, expectorante, refrescante e aromática.

Os benefícios e as indicações de uso da bergamota

- A bergamota auxilia no tratamento de febres, eliminação de toxinas, parasitas, retenção de líquidos, gripes, regularização do ácido úrico, tensão nervosa, verminoses, resfriados;
 
- Combate a carência de vitamina C;
 
- Auxilia no combate ao reumatismo;
 
- É indicada no tratamento para hipertensão arterial e na prevenção da arterioesclerose
 
- Devido à sua grande quantidade de fibras, melhora o funcionamento do intestino, devendo ser ingerida com o bagaço;
 
- O chá das folhas de bergamota é popularmente conhecido como calmante;
 
- As fibras presentes na fruta também ajudam na proteção de doenças como diabetes, câncer, hipertensão e outras doenças cardiovasculares;
 
- As indicações da bergamota estendem-se ao tratamento da ansiedade, bronquite, sarampo, dermatites, cistite, tristeza, depressão, infecções vaginais, mau hálito, dentre outros.

Os usos da bergamota

A fruta pode ser utilizada das seguintes formas: 

- Ao natural ou na forma de sucos e em saladas de frutas;

 - Na fabricação de produtos cosméticos e de higiene, como máscaras, cremes, enxaguatórios bucais;
 
 - Na aromatização de banhos e óleos para massagem;
 
 - Na fabricação de pomadas, xampus, etc.

remedio-caseiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário