Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mais da metade dos médicos pode mentir sobre sua recuperação

Mais de um décimo afirmou que havia dito para um
adulto ou guardião de um menor algo que não era verdade
Uma nova pesquisa descobriu que alguns médicos não são sinceros quanto a recuperação dos pacientes, e o motivo pode ser o medo de processos.

Em um novo estudo, mais de 1.800 médicos dos Estados Unidos responderam a uma pesquisa anonimamente. “50% afirmou que descreveram, no ano passado, um prognóstico melhor para o paciente do que o verdadeiro”, comenta a pesquisadora Lisa Lezzoni, do Hospital Geral de Massachusetts.

Mais de um décimo afirmou que havia dito para um adulto ou guardião de um menor algo que não era verdade. “Quase 20% dos médicos não revelou algum erro aos pacientes por medo de serem processados”, afirma a pesquisadora.

Entretanto, a pesquisa não perguntou por explicações. Em alguns casos, podia haver uma razão plausível para distorcer a verdade, de acordo com ela. Um paciente com uma doença terminal pode pedir ao médico para não dizer o quão ruim a situação é, por exemplo.

Os pesquisadores quiserem estudar se os médicos seguiam a cartilha de profissionalismo recomendada. Essa cartilha, publicada pela bancada de médicos americanos em 2002, foi apoiada por mais de 100 grupos profissionais do meio. Ela assegura as responsabilidades e tópicos de comunicação, como a honestidade no trato com os pacientes.

Cada profissional recebeu quase R$ 40 para responder às perguntas. Entre as descobertas, a maioria concordou que deveria:

- Informar os pacientes sobre todos os riscos e benefícios de um tratamento.
- Não mentir.
- Não comentar informações confidenciais com pessoas não autorizadas.

Entre as respostas estão:

- Mais de um terço não concorda plenamente que deveriam divulgar os laços financeiros com empresas médicas e de medicamentos.

- Mais de um quarto afirma ter revelado informações de saúde confidenciais sobre um paciente.

- As mulheres tiveram mais tendência a afirmar que seguem os princípios do que os homens.

- Médicos pertencentes a minorias raciais tiveram mais tendência a dizer que seguem os princípios do que brancos ou asiáticos.

E, de acordo com Lezzoni, a honestidade também varia de acordo com a especialidade médica. Cardiologistas e cirurgiões gerais têm mais tendência a dizer que possuem uma comunicação sincera com os pacientes do que os outros.

Lezzoni afirma não ter se abatido pelos resultados. “Eu não penso que isso traga muitas questões sobre o modo de cuidado entre os pacientes e os médicos”, diz. “Você não vai conseguir uma relação entre os dois até que os pacientes estejam totalmente informados e possam ser educados e envolvidos em seus cuidados médicos, até onde eles quiserem. Meu conselho para os pacientes é que eles pensem muito bem sobre até que ponto querem uma conversa aberta. Se querem, que estejam conscientes que isso é algo que os médicos são obrigados profissionalmente e eticamente a fazer”, explica.

Para ela, os pacientes deveriam se sentir confortáveis em fazer perguntas aos médicos. Entretanto, ela admite que isso pode ficar complicado. Um exemplo: perguntar se o médico tem ligações com a empresa que fabrica o remédio receitado. (Nos Estados Unidos, as empresas farmacêuticas devem informar pagamentos maiores do que U$ 10. A medida começa a valer em março de 2013. A informação estará na internet).

Também, às vezes um médico pode estar distorcendo a verdade para seu interesse próprio ou do paciente. Por exemplo, se o paciente é altamente ansioso e tem um exame que foge levemente do normal – mas não é um problema para sua saúde, o médico pode preferir não acionar um alarme desnecessário.

E você? O que pensa sobre isso?

Fonte Hypescience

Super medicamentos com pureza enantiomérica: o que é isso?

Afinal, o que são medicamentos com pureza enantiomérica?

Em nossas aulas de Química Orgânica aprendemos que certas moléculas possuem isomeria óptica, isto é, os mesmos átomos podem ser ligados, porém com diferenças na orientação espacial, de tal forma que uma molécula é a imagem no espelho da outra, por isso são denominados enantiômeros ou antípodas ópticos.

Podemos fazer uma analogia com nossas mãos. A duas são praticamente idênticas, porém diferem na orientação espacial: são também imagens, em um espelho, uma da outra, por isso esse fenômeno molecular é também denominado quiralidade, usando o radical grego “quiro” que numa tradução livre significa “mão”.

A natureza é cheia de moléculas com essa característica. Um exemplo são os aminoácidos, tal como a alanina, que, embora possam ocorrer em dois ou mais isômeros, apenas um deles é utilizado pela natureza na constituição dos seres vivos.

Outro exemplo, muito comum, é o limoneno. Nosso olfato é capaz de distinguir facilmente os dois enantiômeros: a forma (R) tem cheiro de laranja e a forma (S) tem cheiro de limão. Evidentemente as células da laranjeira estão biologicamente programadas apenas para produzir a forma R, por isso não encontramos laranjas com cheiro de limão. Esse processo de se produzir apenas uma das formas é denominado síntese assimétrica, coisa que nossa tecnologia só pôde reproduzir a partir de 2001.

Até então as técnicas de síntese em laboratório não são tão seletivas quanto a natureza: se tentarmos produzir, por exemplo a alanina em laboratório, iremos obter uma mistura de duas substâncias: (S) e (R) alanina, a famosa mistura racêmica, num processo denominado síntese simétrica.

O inconveniente desse processo é que numa mistura racêmica utilizada como medicamento, um dos enantiômeros pode provocar um efeito colateral desastroso.

Um exemplo trágico é o caso da talidomida: um dos enantiômeros tem sua ação no combate a náusea, mas o outro pode provocar má formação fetal. Na década de 1960, muitas gestantes tomaram a mistura racêmica para combater o enjoo comum nos primeiros meses de gravidez, o que causou o nascimento de vários bebês com focomelia, que é uma síndrome caracterizada pela aproximação ou encurtamento dos membros junto ao tronco. Esse efeito teratogênico chamou atenção de toda opinião pública quanto à responsabilidade dos médicos ao prescrever medicamentos para gestantes.

Porém a questão principal está na fabricação de medicamentos com pureza enantiomérica, ou seja, super medicamentos que apresentam apenas o isômero com ação terapêutica em sua composição.

Portanto para desenvolvermos substâncias capazes de regular atividades e processos biológicos sem o risco desses efeitos colaterais temos que, ao menos, tentar imitar essa seleção quiral da natureza.

Foi exatamente esse o trabalho de três químicos que entraram para história ao receber o prêmio Nobel de 2001: Willian S. Kowles, Ryoji Noyori e K. Barry Sharpless pelo desenvolvimento de uma técnica valiosíssima para a produção de princípios ativos puros.

Essa descoberta teve uma grande repercussão, tanto acadêmica quanto industrial pois está possibilitando o desenvolvimento de medicamentos e outras substâncias biologicamente ativas com a tão desejada pureza enantiomérica.

Quem disse que só vivemos de más notícias?

Fonte Hypescience

Problemas de visão: mulheres sofrem mais com eles do que os homens

Dos 45 milhões de deficientes visuais do mundo, dois terço são mulheres

Estima-se que há 45 milhões de cegos no mundo, sendo que dois terços - 30 milhões - são mulheres. Desse total, 80% dos casos são evitáveis ou tratáveis. De 45 milhões de pessoas, 80% não precisariam estar cegos porque a doença tinha tratamento ou poderia ter sido prevenida ou evitada se a pessoa tivesse acesso adequado às informações apropriadas sobre saúde.

Um levantamento realizado pelo Healthy Sight Institute intitulado Mulheres e visão: por que elas sofrem mais?, que identificou qual a percepção das pessoas em relação aos problemas de visão, revela que há muito desconhecimento. A pesquisa foi feita em oito países, com 10,5 mil entrevistados, entre homens e mulheres. No Brasil, 1.007 adultos participaram do levantamento. As brasileiras reclamam mais frequentemente de problemas nos olhos do que os brasileiros. Entre as mulheres, 57% disseram ter algum problema de visão. Com os homens, o percentual ficou em 47%.

Já sobre o que essas mulheres sabem sobre alguns fatores que afetam a visão feminina, mais de 55% delas ou não sabem ou não acreditam que fatores hormonais provocados pela menopausa ou por medicamentos podem influenciar numa alteração visual; 56% ou não sabem ou não acreditam que o cigarro pode influenciar nos problemas visuais, sendo que o cigarro é um dos fatores de risco para a catarata. E 60% não sabem ou não acreditam que a gravidez pode influenciar na qualidade visual.

Razões para que existam mais mulheres cegas
Segundo a pesquisa, dos 45 milhões de cegos, dois terços, ou seja, 30 milhões são mulheres. Existem algumas hipóteses para justificar este fato. A primeira delas diz respeito à longevidade. Na maioria dos casos, as mulheres vivem mais que os homens e, por causa disso, elas estão mais expostas e ficam mais suscetíveis a algumas doenças que têm maior incidência a partir de certa idade e que podem provocar a cegueira.

Outra é a possibilidade de o sexo feminino ter um risco maior para determinadas doenças. A catarata, por exemplo, incide um pouco mais em mulheres, assim como algumas formas de glaucoma. Muitas vezes, não se sabe exatamente por qual motivo, pode ser simplesmente por fatores hormonais ou genéticos. As alterações hormonais - tanto na menopausa, como a provocada pelo uso de contraceptivos - podem levar a algumas alterações oculares, como a diminuição na produção de lágrimas e, consequentemente, a síndrome do olho seco.

Um terceiro motivo, muito importante no mundo todo, é o acesso desigual aos cuidados de saúde. Em várias regiões do mundo, as mulheres não têm as mesmas facilidades para ir ao médico, para procurar um oftalmologista. Até o número de cirurgias de catarata em alguns países é bem menor no sexo feminino, em relação aos homens.

Isso acontece por vários motivos: em parte por causa da baixa escolaridade nos locais mais pobres, do pouco conhecimento, e ainda há a questão cultural. Há locais em que os costumes são muito diferentes da cultura ocidental. Em muitos países a verba destinada à saúde é baixa e é preciso distribuí-la entre alguns. E quem são os privilegiados? Nesses locais, geralmente são os homens.

No Brasil, as condições de acesso aos cuidados de saúde são um pouco diferentes. Não temos expressivamente o problema de acesso em relação apenas às mulheres. No Brasil, a dificuldade é para toda a população. E a mulher é peça fundamental para a promoção da saúde na família. Ela replica o que aprende com o médico, é uma cuidadora nata da família, ela é quem busca o atendimento, toma conta da saúde dos filhos, do marido, dos pais, dos sogros.

Fatores hormonais importantes
Em relação à gravidez, é muito interessante perceber no atendimento diário, como as mulheres não conhecem as alterações visuais que ocorrem neste período. Há as fisiológicas, reversíveis ao final da gravidez, e que são comuns. As alterações mais freqüentes acontecem na córnea e consistem em mudanças de espessura, sensibilidade, e isso pode causar intolerância na usuária de lentes de contato.

Outra queixa comum é a mudança no índice de refração. Aí, temos de informar que não é hora de trocar os óculos. É para esperar porque esta variação se normaliza, após o parto. Existem também as alterações patológicas, mais associadas à gravidez de risco. Por exemplo, uma mulher com diabetes gestacional está mais sujeita a apresentar alterações de fundo de olho mais graves do que uma grávida sem esse problema. O mesmo acontece com as portadoras de hipertensão arterial.

Quando falamos de gravidez e menopausa nos referimos especificamente a condições femininas. O fato dos homens não saberem das alterações visuais decorrentes da gravidez não é tão grave quanto 60% das mulheres não terem conhecimento das mudanças inerentes a este período.

Fonte Minha Vida

A fotofobia pode ser sinal de inflamação nos olhos

Quando a luz incomoda e prejudica a visão é preciso ficar atento

•Sem óculos escuros, parece que minha visão leva um choque...
•Sem usar os óculos de sol, no fim do dia, certamente estarei com dor de cabeça...
•Sem óculos de sol, mesmo nos dias nublados, não consigo sair de casa...

As queixas descritas acima são comuns em pessoas que sofrem com a fotofobia. A definição de fotofobia é dificuldade na presença de luz. A retina é formada por células fotossensíveis. Se existe algum problema, os olhos passam a recusar o excesso de informação no caso, luz , gerando o desconforto.

A fotofobia é geralmente um sinal de processos inflamatórios no globo ocular, sejam eles intra ou extra-oculares. Em doenças congênitas, a reação adversa à luz é o principal sintoma apresentado pela criança quando há alguma coisa errada com seus olhos. Muitos pacientes chegam ao consultório com queixa de baixa tolerância à luz. Mas, depois de uma análise mais detalhada, descobre-se que a pessoa tem algum tipo de doença ocular. A fotofobia dificilmente ocorre num olho normal. O que não quer dizer que não aconteça. Há casos em que olhos saudáveis apresentam dificuldade em lidar com a claridade.

Tratamento
Apenas após o exame oftalmológico é possível definir a alternativa terapêutica para quem reclama da claridade excessiva. Se o oftalmologista não diagnosticar nenhuma doença, a pessoa tem duas saídas para a fotofobia: aprender a lidar com ela, se o grau for minimamente suportável ou encontrar maneiras de regular a quantidade de luz que entra nos olhos, seja controlando a intensidade de luzes artificiais, seja usando óculos escuros em ambientes externos, que é a estratégia mais adotada por quem sofre desse mal.

É importante o uso de lentes de boa qualidade, tanto em relação à matéria-prima quanto à confecção.

O uso de lentes que não tenham proteção contra raios ultravioleta pode ser extremamente prejudicial, pois como os óculos são escuros, a pupila está mais dilatada.

Mas se não existe proteção contra raios UV, a quantidade de radiação que entra é maior. Essa luz invisível pode fazer com que pessoas mais sensíveis tenham predisposição maior a catarata e processos degenerativos da retina.

Além da proteção contra a radiação ultravioleta, as lentes ideais devem ter uma superfície bem surfaçada, com curvas de boa qualidade. As lentes não podem ser onduladas porque podem provocar astigmatismo.

Quando há complicações
Quando a fotofobia é sintoma de outra doença, o tratamento do "incômodo" se altera. A causa mais frequente de fotofobia por alteração ocular é o astigmatismo, que se caracteriza quando a córnea, que normalmente é redonda, se torna ovalada.

Desse modo, as imagens captadas pelos olhos são projetadas não na retina, mas ora um pouco à frente dela, ora atrás, ora até em dois planos anteriores ou posteriores a ela.

A consequência é que quem sofre de astigmatismo, além de ver tudo distorcido, ainda apresenta maior sensibilidade à luz.

O astigmatismo pode ser corrigido com óculos, lente de contato ou cirurgia, mas mesmo assim, um certo grau de fotofobia pode persistir.

A fotofobia também pode resultar por cicatrizes na córnea e por doenças inflamatórias oculares relacionadas ao reumatismo; toxoplasmose, herpes e outras doenças infecciosas; doenças neurológicas, psicológicas e psiquiátricas; alergia crônica nos olhos e até cânceres oculares.

Pacientes com cicatrizes na córnea precisam avaliar a possibilidade de um transplante. Bebês que nascem com fotofobia podem ter glaucoma congênito ou conjuntivite, doenças que requerem tratamento imediato.

Outro grupo vulnerável é o de mulheres na menopausa, com mais de 50 anos, que freqüentemente, apresentam diminuição no volume de lágrimas, com isto, suas pálpebras grudam, provocando micro lesões na córnea com dores nos olhos e também fotofobia.

Virgilio Centurion é oftalmologista e diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Fonte Minha Vida

7 de maio: Dia Nacional de Prevenção à Alergia

Combata nove agravantes de alergias respiratórias

Crises de asma e rinite alérgica podem ser evitadas ao eliminar ácaros e outras substâncias

O Dia Nacional de Prevenção à Alergia, 7 de maio, vem junto com a chegada dos meses mais frios do ano. Mas não é mera coincidência: no outono e no inverno, há um grande aumento das alergias respiratórias. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) indicam que 30% dos brasileiros possuem algum tipo de reação alérgica, sendo que rinite, bronquite e asma são predominantes nesta época do ano.

Segundo o International Study of Asthma and Allergies (ISAAC), a rinite alérgica atinge 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros, enquanto a asma atinge 10% da população do país. Para prevenir crises, é importante estar em dia com o tratamento médico e evitar fatores agravantes que tendem a irritar os órgãos envolvidos na respiração. A seguir, especialistas listam os principais deles e dão dicas de como combatê-los.

1. Alterações de temperatura
As variações de calor para frio ou vice-versa podem causar irritações nas vias respiratórias e demais órgãos. "No caso da asma, por exemplo, essa mudança brusca irrita os brônquios, que se contraem como resposta, o que faz com que a pessoa sinta falta de ar", explica o pneumologista Élcio Vianna, presidente da Comissão de Asma da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

Para amenizar esse efeito, o mais importante é evitar a respiração do ar frio. "Agasalhar ajuda, mas a inalação é o que é mais perigoso", alerta o médico. O ideal é evitar fazer atividades ao ar livre em horários muitos frios, como no período da noite no inverno.

2. Fortes emoções
Ficar muito nervoso, triste ou assustado pode desencadear o fechamento dos brônquios, levando a uma crise de asma. Segundo o pneumologista Élcio, ainda não se sabe o motivo exato desse efeito. "O que sabemos é que o sistema nervoso controla o brônquio, então provavelmente deve ser esta a relação", afirma.

Essas crises são comuns tanto em crianças quanto em adultos quando há situações que abalam a pessoa, como uma tragédia na família ou alguma prova muito difícil. Procurar ajuda profissional - como de um psicólogo - pode ajudar a identificar esses focos de tensão e entender como lidar com eles.

3. Produtos químicos
Há alguns produtos de cheiro tão forte que causam irritação na maioria das pessoas, como tinta de parede. "Até a tinta de cabelo pode desencadear crises", comenta Élcio Vianna. Produtos de limpeza também costumam ser motivo de irritação. Por isso, o pneumologista recomenda fazer teste com diferentes produtos de diferentes marcas. "Há opções menos concentradas ou que apresentam menos cloro ou amoníaco, por exemplo", diz.

4. Infecções virais
Élcio Vianna conta que todo vírus que irrita e inflama o brônquio faz com que ele se feche, o que pode aumentar a secreção e as chances de crises alérgicas. Por isso, é importante tomar vacina contra gripe em épocas de campanha - como a do Ministério da Saúde que vai de 5 a 25 de maio - e ter cuidado para não ficar com a imunidade baixa e favorecer a manifestação de doenças virais.

5. Pólen
O pólen é um dos mais comuns alérgenos (substâncias que desencadeiam alergia). Quando uma pessoa com rinite alérgica respira um alérgeno, por exemplo, o corpo libera substâncias químicas, incluindo um composto chamado histamina. Essa liberação causa sintomas alérgicos, como irritação, inchaço e produção de muco. Se a pessoa notar essa reação ao pólen de algum tipo específico de flor, é melhor evitar ter essa espécie dentro de casa.

6. Animais com pelos e penas
A alergista Maria Teresinha Malheiros, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, conta que não é o pelo de gatos e cachorros que causa alergia, mas o epitélio (partículas de pele que se desprendem do corpo do animal, como se fosse uma caspa) e as proteínas presentes na saliva do bichano. Além disso, essa escamação da pele dos animais serve de alimento para os ácaros, um dos principais desencadeantes de crises.

É possível conviver com bichos de estimação, mas desde que cuidados com higiene da casa e do animal sejam redobrados. "O primeiro cuidado é dar banhos semanais no animal para diminuir a quantidade de pele e de pelos soltos no ambiente", comenta Maria Teresinha. Outra recomendação da médica é impedir que o animal frequente as áreas de convívio da casa, em especial o quarto da pessoa que tem alergia.

7. Exercícios físicos intensos
Exagerar no exercício pode afetar os órgãos envolvidos na respiração e desencadear crises, sobretudo, de asma. A alergista Maria Teresinha lembra, porém, que a prática de atividade física é muito importante para controlar essas doenças respiratórias. "Qualquer atividade aeróbia promove a melhora do sistema cardiorrespiratório, diminuindo o número de crises", afirma a médica. "A pessoa com asma deve iniciar a prática de exercícios de forma lenta e constante, aumentando aos poucos a intensidade da atividade para evitar alguma possível crise."

8. Espante os ácaros
"No Brasil, 99% das pessoas que têm asma são alérgicas a ácaros", afirma Maria Teresinha Malheiros. Para viver longe deles dentro de casa, a alergista não recomenda o uso de produtos químicos. "Apesar de terem a finalidade de acabar com ácaros, esses produtos podem ter um cheiro forte capaz de desencadear crises, ou seja, você resolve um problema, mas cria outro", alerta.

Usar produtos com cheiros mais fracos e menos concentrados pode ser uma opção melhor, portanto, deixando os ambientes sempre limpos, iluminados e arejados. A decoração da casa deve ter o mínimo de móveis e acessórios que acumulem poeira - evite tapetes, cortinas e tecidos felpudos. "Use aspirador para tirar o pó e evite o acúmulo de roupas, livros e objetos fora do armário", sugere Maria Teresinha.

9. Combata o tabagismo
Segundo a alergista Maria Teresinha, fumar não torna a pessoa asmática. "Mas o hábito não é recomendado, já que a fumaça do tabaco ajuda a desencadear crises alérgicas", adverte. Fumar por tabela também pode ser perigoso: quem convive com pessoas que fumam respiram constantemente a fumaça, que contém substâncias que provocam inflamação dos brônquios. "Para quem tem asma, isso significa um maior risco de dispneia (falta de ar) e uma piora do quadro", conta a médica. "Além disso, vários estudos comprovam que fumantes passivos têm um risco maior de desenvolver asma, principalmente as crianças."

Fonte Minha Vida

Celebridades pedem ao governo britânico aulas de culinária contra obesidade

jamie oliver, gerrard, 700
O chef Jamie Oliver (esq.) e o jogador Steven Gerrard pediram mudanças na grade curricular

Governo britânico diz que anunciará possíveis mudanças no futuro

O chef inglês Jamie Oliver e o jogador do Liverpool Steven Gerrard são algumas das celebridades que assinaram uma carta dirigida ao governo do Reino Unido pedindo aulas de culinária nas escolas para combater a obesidade diante da iminente realização dos Jogos Olímpicos, informou neste domingo (6) a imprensa britânica.

Numerosas personalidades da vida pública e trabalhadores do setor de saúde e de educação assinaram a carta dirigida ao primeiro-ministro, David Cameron.

O texto adverte que o fato de o Reino Unido ser a nação europeia com mais obesos prejudica a imagem do país-sede dos Jogos Olímpicos.

Na carta, os signatários afirmam que as crianças de 4 a 14 anos se beneficiariam de aulas obrigatórias de culinária e dietética, que lhes ensinariam a comer e cozinhar de forma saudável.

"Os Jogos Olímpicos de 2012 oferecem uma oportunidade única para melhorar a saúde da nação e reduzir a carga da obesidade", declarou o presidente do Fórum nacional contra a obesidade, David Haslam, também signatário da mensagem.

Haslam advertiu que, por outro lado, "será totalmente contraproducente" se os cidadãos acompanharem os Jogos sentados na poltrona de suas casas, comendo batatas fritas e doces e bebendo refrescos artificiais.

O Ministério da Educação indica que está revisando a grade curricular de disciplinas escolares e que anunciará possíveis mudanças no futuro.

Fonte R7

Siemens expande parque fabril para diagnóstico por imagem

Com R$ 50 milhões de investimentos, a fábrica de Joinville produzirá equipamentos de ressonância magnética, tomografia, raio-x analógico e digital

No começo do ano passado, a Siemens Healthcare, subsidiária da multinacional alemã, havia anunciado a instalação de uma linha de montagem, também voltada à área de diagnóstico por imagem, em Joinville (SC), onde já tinha um centro de distribuição dedicado ao segmento. Na manhã desta quinta-feira (03), durante a 42º Jornada Paulista de Radiologia, a companhia anunciou a expansão do parque fabril para a produção de equipamentos de ressonância magnética, tomografia, raio-x analógico e digital.

A fábrica, que contou com investimentos de R$ 50 milhões, deve começar a operar a partir do segundo semestre deste ano e, no início, fará em torno de 200 a 300 equipamentos por ano.

“A consolidação da produção local é importante para atender essa demanda crescente do setor”, ressalta o presidente da divisão de Saúde no Brasil, Armando Lopes.

Fonte SaudeWeb

Philips oferece linha de crédito à pequenas empresas

O financiamento pelo Finame/BNDES permite que as companhias adquiram equipamentos da linha healthcare, com taxas que variam de 5,5% a 12% ao ano

A Philips está oferecendo uma linha de crédito destinada à empresas de micro e pequeno porte, que permite a utilização de recursos do BNDES para financiar a compra de máquinas e equipamentos.

De acordo com a empresa, o Finame/BNDES dividi-se em linhas de financiamento para atender as necessidades das empresas consumidoras. A Philips concede uma taxa que varia de 5,5% a 12% ao ano na compra de equipamentos da linha healthcare.

Recentemente foi renovado pelo governo, o Programa de Sustentação do Investimento que reduz as taxas de juros, no intuito de facilitar as condições de financiamento.

Os critérios para a aprovação do Finame são os mesmos estabelecidos pelos agentes financeiros em suas políticas de crédito e os do BNDES, estar em dia com as obrigações fiscais e previdenciárias , legislação ambiental e não estar em regime de recuperação de crédito.

Fonte SaudeWeb

CBA lança novo manual de acreditação de operadoras

Publicação foi estruturada para atender à Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece a acreditação de operadoras

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) acaba de lançar o manual com os padrões de sua nova metodologia de acreditação de operadoras de planos de saúde. A publicação foi estruturada para atender à Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece a acreditação de operadoras.

O novo Manual do CBA é composto por sete dimensões: Programa de Melhoria da Qualidade (PMQ), Dinâmica da Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora (QDR), Sistemáticas de Gerenciamento das Ações dos Serviços de Saúde (GSS), Satisfação dos Beneficiários (SDB), Programas de Gerenciamento de Doenças e Promoção de Saúde (GDS), Estrutura e Operação (EOP) e Gestão (GPS), cada uma composta por itens de avaliação, com diferentes pesos. A metodologia inclui um sistema de pontuação, e dependendo da nota final, a empresa pode receber o certificado de acreditação entre os níveis de I, II ou III.

A edição descreve ainda as formas como a empresa pode demonstrar sua conformidade e as etapas de avaliação. O valor do manual é de R$ 300 e os interessados podem adquiri-lo entrando em contato com o CBA.

Fonte SaudeWeb

Ministério vai aprimorar gestão da assistência farmacêutica

Objetivo da ação é aprimorar a distribuição de medicamentos, principalmente em localidades de maior pobreza, ampliando e tornando mais eficiente o acesso da população a esses produtos

O Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS (Qualifar-SUS) destinado a qualificar a gestão dos serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação foi pactuada durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do SUS, que reúne representantes do ministério, e das secretarias de saúde estaduais e municipais. O objetivo da ação é aprimorar a distribuição de medicamentos, principalmente em localidades de maior pobreza, ampliando e tornando mais eficiente o acesso da população a esses produtos.

O programa vai ser executado por meio de quatro eixos – cuidado, educação, estrutura e informação -, e vai incluir ações de estruturação física dos serviços de assistência farmacêutica, de capacitação e de aprimoramento dos processos e práticas de trabalho adotados pelas gestões locais. Municípios que integram o Brasil Sem Miséria, programa do governo de combate à pobreza, serão priorizados.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Gadelha, ressalta a importância de uma ação nacional integrada de estímulo ao aprimoramento da assistência farmacêutica no país. De acordo com ele, o Ministério da Saúde pretende investir na estruturação das unidades de saúde onde os medicamentos são retirados pelos usuários, e na organização da logística de distribuição dos produtos

Inicialmente, em 2012, serão executadas ações de estruturação em 20% dos municípios do programa Brasil Sem Miséria com até 100 mil habitantes. Serão contemplados 453 municípios – 377 com até 25 mil habitantes, 56 com 25 a 50 mil habitantes e 20 com 50 a 100 mil habitantes. Os municípios que aderirem e forem habilitados e selecionados para participar do programa vão receber recursos destinados à aquisição de equipamentos e ao custeio dos serviços. Também serão capacitados profissionais por meio do curso à distância do sistema HÓRUS. Para o ano de 2012, o Ministério da Saúde prevê o investimento de R$ 17 milhões no programa.

Fonte SaudeWeb

Novartis compra Fougera por US$ 1,53 bilhão

Empresa norte-americana é produtora de produtos dermatológicos genéricos. A fabricante Suíça espera que o negócio seja concluído no segundo semestre e se tornar líder mundial no segmento

A fabricante suíça de medicamentos Novartis anunciou nesta última quarta-feira (02) que fechou acordo para comprar a Fougera Pharmaceuticals, uma produtora de produtos dermatológicos genéricos, por US$ 1,53 bilhão (R$ 2,95 bi) em dinheiro.

A aquisição será realizada por meio da Sandoz, unidade de genéricos da Novartis. A farmacêutica espera que o negócio seja concluído no segundo semestre deste ano e se tornar líder mundial de medicamentos dermatológicos genéricos em vendas.

A norte-americana Fougera estava sendo vendida por um consórcio de fundos de private equity liderados pela Nordic Capital, DLJ Merchant Banking e Avista Capital Partners, disse a Novartis.

Fonte SaudeWeb

Pixeon fecha contrato Hospital da Criança

Hospital Santa Maria, em Brasília, e Unimed Grande Florianópolis também passaram a ser clientes da empresa para a implantação de PACS

A Pixeon fechou um contrato com o Hospital da Criança e Hospital Santa Marta, ambos de Brasília, e Unimed Grande Florianópolis para a implantação do PACS (sigla em inglês para Sistema de Gestão de Imagens Médicas).

Nas duas primeiras instituições , a implantação do sistema está em fase inicial, enquanto no estabelecimento catarinense, deve ser inaugurado neste mês, com o inicio das atividades da unidade de Trindade, da Unimed Grande Florianópolis.

A Central de Laudos de Curitiba, anexa ao Hospital do Idoso, foi inaugurada no final de março e, de acordo com a empresa, deve entrar em operação ainda este mês.

Fonte SaudeWeb

Agfa vai implantar teleradiologia na rede de saúde de São José do Rio Preto

Projeto, orçado em R$ 2.5 milhões contempla sete unidades hospitalares com demanda de 270 mil exames ao ano

A Agfa HealthCare ganhou a licitação para digitalizar os serviços de diagnóstico por imagem da Prefeitura de São José do Rio Preto. O projeto, orçado em R$ 2.5 milhões contempla sete unidades hospitalares com demanda de 270 mil exames ao ano.

De acordo com a empresa, o projeto contempla a implementação dos sistemas RIS/PACS e a instalação dos digitalizadores CR 35-X e CR 85-X em 7 unidades hospitalares. Estes serviços serão interligados através de um anel de fibra ótica com velocidade de 1Gbps, onde as imagens geradas por cada uma das unidades serão enviadas ao Datacenter e na sequência disponibilizadas aos Radiologistas, que farão a liberação dos resultados dos exames através da Central de Laudos.

A venda foi concebida no modelo “turn key”, onde a Agfa HealthCare proverá os componentes de Hardware (servidores, dispositivos de armazenamento e estações de diagnóstico com monitores de alta definição), Software (banco de dados, PACS, RIS e sistemas operacionais) e Serviços (implementação, treinamento e suporte técnico).

Fonte SaudeWeb

Prefeitura Municipal de São Bento do Una – PE

A Prefeitura Municipal de São Bento do Una – PE realiza concurso para preenchimento de 375 vagas

Inscrições:
De 2 a 25 de maio, na Avenida Osvaldo Maciel , nº. 47, Centro ou pelo www.mettaconcursos.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 6.500,00.

Valor:
Entre R$ 13,50 e R$ 22,50.

Provas:
Prova objetiva: 1º de julho
Haverá prova prática para Operador de Máquinas: 5 de agosto
Haverá prova de títulos para Professores

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Cozinheira, Encanador, Gari, Merendeira, Motorista D e Operador de Máquina;
Médio - Agente de Vigilância Sanitária, Agente Comunitário de Saúde, Agente Educacional, Atendente de Saúde, Auxiliar de Odontólogo, Digitador, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Raio X e Técnico em Edificações;
Superior - Assistente Social, Arquivista, Bioquímico, Enfermeiro PSF, Enfermeiro PACS, Enfermeiro Ambulatorial, Enfermeiro Plantonista, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Médico Obstetra, Médico Pediatra, Médico Clínico Geral, Médico Plantonista, Médico PSF, Médico Anestesista, Médico-Cirurgião Obstetra, Nutricionista, Odontólogo PSF, Odontólogo Ambulatorial, Professor I, Professor I - Ensino Especial, Professor II para as disciplinas de letras, matemática, biologia, história e educação física, Psicólogo e Veterinário
com.br

Prefeitura Municipal de São Romão – MG

A Prefeitura Municipal de São Romão – MG realiza concurso para o provimento de 86 vagas

Inscrições:
De 28 de maio a 26 de junho, pelo http://www.cotec.unimontes.br/


Valor:
De R$ 55,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 7.500,00,

Provas:
Provas objetivas: 29 de julho

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico - Máquinas Pesadas, Mecânico - Ônibus, Motorista Profissional, Operador de Balsa, Operário, Operador de Máquinas e Soldador;
Médio/Técnico - Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Radiologia e Técnico Vigilante Sanitária e Epidemiológico;
Superior - Assistente Social, Biomédico, Bioquímico - Farmacêutico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Professor Educação Infantil e séries iniciais - Ensino Fundamental, Psicólogo, Supervisor Pedagógico, Técnico Nível Superior - Dentista e Técnico Nível Superior - Veterinário

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (VIII)

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza concurso para provimento de 1 vaga para professor para o Departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade de Medicina.

Inscrições:
Até 23 de maio de 2012, na Avenida Professor Alfredo Balena, nº. 190, andar térreo, sala 81, Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG. CEP 30.130- 100. Telefones (31) 3409-9633 e (31) 3409-9105.

Valor:
R$ 293,88.

Remuneração:
R$ 11.755,05.

Provas:
Haverá prova de títulos, arguição de memorial e apresentação de seminário

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (XI)

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza seleção para preenchimento de 1 vaga para o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina.

Inscrições:
Até 17 de junho de 2012, na Secretaria Geral da Faculdade de Medicina - Avenida Alfredo Balena, nº. 190, sala 81, Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG. CEP 30.130-100. Telefone (31) 3409-9956.

Valor:
R$ 293,88.

Remuneração:
R$ 11.755,05.

Provas:
Haverá provas de títulos, arguição de memorial e apresentação de seminário

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Enfermagem

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza concurso para preenchimento de vaga para Professor Adjunto na Escola de Enfermagem.

Inscrições:
Até 23 de maio, na Avenida Alfredo Balena, nº. 190, sala 215, Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG. CEP 30.130-100. Telefone (31) 3409-9828.

Valor:
R$ 183,34

Área:
Administração em Saúde e Enfermagem

Remuneração:
R$ 7.333,67

Provas:
Haverá provas de títulos, escrita e didática

Universidade Federal do Ceará - UFC (II)

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza concurso para provimento de 2 vagas para o Departamento de Cirurgia do campus Fortaleza.

Inscrições:
Até 8 de maio, na secretaria do Departamento (rua professor Costa Mendes, nº. 1.608, 3º andar, Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE)

Valor:
R$ 293,00

Áreas:
Setores de Transplante de Órgãos do Aparelho Digestório e de Ortopedia/Traumatologia da Faculdade de Medicina

Remuneração:
R$ 11.755.05 junto ao

Provas:
Haverá defesa do memorial, com argüição, prova didática com argüição e julgamento de títulos

Universidade Federal do Pará - UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza concurso para preenchimento de 22 vagas para os Institutos de Ciências Sociais e Aplicadas;Letras e Comunicação; Ciências da Saúde; Ciências Jurídicas; Ciências da Arte; Filosofia e Ciências Humanas, Educação e Geociências, dos campi Belém, Abaetetuba, Altamira, Breves, Castanhal e Marabá

Inscrições:
De 21 de maio e 14 de junho, e de 20 junho a 16 de julho, para Auxiliares, pelo www.ce

Valor:
De R$ 65 a R$ 100,00.

Remuneração:
R$ 7.333,67.

Provas:
Haverá prova escrita, prova didática, prática, memorial e julgamento de títulos entre 28 de maio e 8 de junho
ps.ufpa.br

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza concurso para provimento de 119 vagas para os campi Central - Natal, Santa Cruz, Macaíba e Caicó.

Inscrições:
Entre 9 de abril e 14 de maio, pelo http://www.comperve.ufrn.br/


Remuneração:
R$ 1.473,58, R$ 1.821,94 e R$ 2.989,33

Valor:
R$ 40,00, R$ 50,00 ou R$ 80,00.

Provas:
Prova objetiva: 17 de junho
Haverá prova prática.

Cargos:
Classe C - fundamental e médio - Fotógrafo, Assistente de Laboratório e Programador de Rádio e Televisão;
Classe D - médio/técnico - Assistente de Direção e Produção, Desenhista Projetista, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Mecânica, Técnico de Laboratório - Química, Técnico de Laboratório - Edificações, Técnico de Laboratório - Meio Ambiente, Técnico de Laboratório - Geologia, Técnico de Laboratório - Petróleo e Gás, Técnico de Laboratório - Têxtil, Técnico de Laboratório - Mecânica, Técnico de Laboratório - Alimentos, Técnico de Laboratório - Eletrotécnica, Técnico de Laboratório - Aquicultura, Técnico de Laboratório - Biologia, Técnico de Laboratório - Análises Clínicas, Técnico de Laboratório - Agropecuária, Técnico de Laboratório - Agroindústria, Técnico de Laboratório - Eletromecânica, Técnico de Laboratório - Anatomia Patológica, Técnico de Laboratório - Nutrição e Dietética e Técnico de Laboratório - Biotério -Nutrição Experimental;
Classe E - superior - Engenheiro - Engenharia Biomédica, Engenheiro - Engenharia Mecatrônica e Biomédico.
Concurso 007/2012
Classe C - fundamental - Assistente de Alunos e Auxiliar em Administração;
Classe D - médio/técnico - Técnico em Enfermagem, Técnico de Tecnologia da Informação e Técnico em Contabilidade;
Classe E - superior - Administrador, Assistente Social, Contador, Economista, Engenheiro de Produção, Engenheiro de Computação, Engenheiro de Telecomunicação, Farmacêutico Bioquímico, Jornalista, Médico - Endoscopia Digestiva, Médico -Clínica Médica, Médico - Gastroenterologia, Médico - Proctologia, Médico - Cirurgia Geral, Médico - Nefrologia, Médico - Neurologia Clínica, MÉDICO - Psiquiatria, Médico - Pneumologia, Médico - Patologia, Odontólogo, Psicólogo Clínico, Técnico em Assuntos Educacionais, Enfermeiro, Enfermeiro do Trabalho e Nutricionista

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora - MG Até Hoje!

A Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
De 3 a 7 de maio, pelo www.pjf.m e na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Avenida Brasil, nº. 2001, 8º andar

Cargos:
Médico I - Alergologia (Clínica), Médico I - Anestesista (Urgência e Emergência), Médico I - Angiologia (Clínica), Médico I - Cardiologia (Clínica), Médico I - Cardiologia Infantil (Clínica), Médico I - Cirurgia de Tórax (Urgência e Emergência), Médico I - Cirurgia Geral (Clínica), Médico I - Cirurgia Geral (Urgência e Emergência), Médico I - Cirurgia Infantil (Urgência e Emergência), Médico I - Cirurgia Plástica (Clínica), Médico I - Cirurgia Plástica (Urgência e Emergência), Médico I - Cirurgia Vascular (Urgência e Emergência), Médico I - Clínica Geral (Clínica), Médico I - Clínica Geral (Urgência e Emergência), Médico I - Endocrinologia (Clínica), Médico I - Gastroenterologia (Clínica), Médico I - Ginecologia (Clínica), Médico I - Ginecologia / Obstetrícia (Clínica), Médico I - Hematologia (Clínica), Médico I - Hematologia (Urgência e Emergência), Médico I - Infectologia (Clínica), Médico I - Intensivista (Urgência e Emergência), Médico I - Mastologia (Clínica), Médico I - Nefrologia Infantil (Clínica), Médico I - Neurocirurgia (Urgência e Emergência), Médico I - Neurologia (Urgência e Emergência), Médico I - Neurologia Infantil (Clínica), Médico I - Neurologia Infantil (Urgência e Emergência), Médico I - Ortopedia (Urgência e Emergência), Médico I - Otorrinolaringologia (Clínica), Médico I - Pediatria (Clínica), Médico I - Pediatria (Urgência e Emergência), Médico I - Proctologia (Urgência e Emergência), Médico I - Psiquiatria (Clínica), Médico I - Psiquiatria (Urgência e Emergência), Médico I - Radiologia (Clínica), Médico I - Radiologia (Urgência e Emergência), Médico I - Reumatologia (Clínica), Médico I - Reumatologia (Urgência e Emergência), Médico I - Sistema de Atendimento Pré-Hospitalar (Urgência e Emergência), Médico I - Traumatologia (Clínica), Médico I - Traumatologia (Urgência e Emergência), Médico I - Ultrassonografia (Urgência e Emergência), Médico I - Urologia (Clínica) e Médico I - Urologia (Urgência e Emergência).

Seleção:
Haverá análise de títulos
g.gov.br

Prefeitura Municipal de Calçado – PE

A Prefeitura Municipal de Calçado – PE realiza concurso para provimento de 124 vagas

Inscrições:
De 16 de abril a 16 de junho, pelo www.concursopublicocalcado2012.c

Valor:
De R$ 25,00 a R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 622,00 e R$ 8.000,00.

Provas:
Prova escrita: 16 de setembro
Haverá prova de títulos apenas para nível superior e Professor.

Cargos
Fundamental - Eletricista, Auxiliar de Sala de Parto, Copeira Hospitalar, Guarda Municipal, Motorista I, Motorista II, Lavadeira Hospitalar, Cozinheiro Hospitalar, Coveiro, Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Serviço Educacional;
Médio - Assistente Administrativo Educacional, Recepcionista Hospitalar, Técnico de Enfermagem PSF, Técnico de Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Administrativo, Agente de Controle Interno, Professor de Educação Básica - 1ª à 4ª série.
Superior - Secretário Escolar, Professor do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série nas disciplinas de educação física, matemática, história, geografia, ciências, língua portuguesa e língua inglesa, Farmacêutico, Psicólogo, Assistente Social, Enfermeiro Hospitalar, Enfermeiro ESF, Fonoaudiólogo Escolar, Fisioterapeuta, Odontólogo ESF, Nutricionista Escolar, Nutricionista, Médico Veterinário, Médico Generalista ESF, Médico Plantonista e Médico Ambulatorista
om.br

Prefeitura Municipal de Andradas - MG

A Prefeitura Municipal de Andradas, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 78 vagas.

Inscrições:
De 18 de abril a 8 de maio, pelo http://www.ipefae.org.br/
 ou no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), Rua Professor Xanico, nº. 176, centro

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 546,32 a R$ 1.642,01

Provas:
Prova objetiva: 6 de junho

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Gestão Operacional (Auxiliar de Limpeza Pública, Jardineiro, Lixeiro, Serviços Gerais
e Trabalhador Braçal), Auxiliar de Serviço Educacional e Auxiliar de Serviço Educacional (Vigia).
Médio - Agente de Gestão Administrativa (Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde, Secretário de Gabinete, Oficial de Manutenção de Artefatos de Cimento, Técnico em Informática, Técnico em Enfermagem, Fiscal de Posturas e Técnico em Segurança do Trabalho), Agente de Gestão Educacional (Auxiliar de Atendimento Infantil),
Superior - Analista de Gestão (Arquiteto, Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Psicólogo, Médico Clínico Geral, Médico Angiologista, Médico Dermatologista, Médico do Trabalho, Médico Infectologista, Médico Neurologista, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Reumatologista, Médico Urologista e Médico-Veterinário) e Professor de Educação Básica II

Concurso Prefeitura de Lindolfo Collor (RS)

Em Lindolfo Collor, Estado do Rio Grande do Sul, há um edital publicado para a realização de concurso público para os cargos de fonoaudiólogo, fisioterapeuta, operador de máquinas e telefonista/recepcionista. O concurso de Lindolfo Collor está oferecendo 02 vagas mais cadastro de reserva, em níveis fundamental e superior, com salários variados de R$ 873,42 a R$ 1.704,58 por carga horária de 20, 40 e 44h semanais.
Às pessoas portadoras de deficiência são assegurados 10% das vagas então existentes e das futuras, até a extinção da validade do concurso.
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 07 a 18 de maio de 2012, no endereço eletrônico: http://www.unars.com.br/. As taxas variam de R$ 19,22 para cargos de nível fundamental e R$ 48,04 para nível superior.
As provas  serão realizadas na data prevista de 02 de junho de 2012, em local a ser divulgado por Edital no dia 24 de maio de 2012, no painel de publicações da Prefeitura Municipal de Lindolfo Collor, na internet no site http://www.unars.com.br/ e na imprensa local. O gabarito será publicado no dia 04 de junho de 2012.
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Edital do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Edital / Publicações

UMMES (SP) abre processo seletivo

A União dos Municípios da Média Sorocabana - UMMES, com sede em Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, publicou extrato do edital Nº. 01/2012 para realização de processo seletivo de provas e de provas e títulos, para contratação de servidores. Os 105 contratados atuarão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, tendo direito a remuneração de até R$ 2.424,40.
Cargos: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Condutor, Enfermeiro, Operador de Frota, Técnico em Enfermagem e Telefonista.
Os interessados deverão se inscrever através do endereço eletrônico: http://www.omconsultoria.com.br/, no período entre 07 e 21 de maio de 2012. O investimento será de R$ 12,00 (nível fundamental) ou de R$ 14,00 (nível médio e superior).
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa com, pelo menos, 05 dias de antecedência.
Maiores informações na sede da UMMES, nos átrios das Prefeituras Municipais de: Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ipaussu, Óleo, Ourinhos, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo e Timburi. Também é possível consultar os sites http://www.omconsultoria.com.br/ e a página social da organizadora www.twitter.com/om_consultoria.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Baixo Guandu - ES

No município de Baixo Guandu, Estado do Espíríto Santo, a Prefeitura publicou edital  de concurso para o provimento de 86 vagas existentes em seu quadro funcional. As oportunidades são para cargos de níveis fundamental e médio/técnico, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 878,96, em carga horária de 40h semanais.
Cargos
Agente de Serviços Municipais, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Municipais, Motorista, Mecânico, Auxiliar Odontológico, Oficial Administrativo, Escriturário, Cadista, Agente Fiscal, Fiscal Sanitário, Técnico em Contabilidade, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Instrutor de Música, Instrutor de Informática e Secretário Escolar.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.gualimp.com.br/, até às 23 horas e 59 minutos do dia 18 de maio de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Taxas
R$ 70,00 para cargos de nível técnico;
R$ 60,00 para nível médio;
R$ 50,00 para nível fundamental;
R$ 40,00 para 4ª série 5º ano do ensino fundamental.
Provas, Gabaritos e Validade
A etapa única, constituída de provas objetivas de múltipla escolha será realizada preferencialmente no município de Baixo Guandu/ES, com data prevista para 17 de junho de 2012, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito será publicado no dia 18 de junho de 2012.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período, de conformidade com Art. 37, III, da Constituição da República Federativa do Brasil.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Capão Alto - SC

A Prefeitura de Capão Alto, Estado de Santa Catarina, através do Instituto o Barriga Verde, publicou o extrato do edital de processo seletivo para provimento dos cargos de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental) e Farmacêutico (nível superior).
As inscrições serão realizadas no período de 04 a 18 de maio de 2012, em horário normal de expediente da Prefeitura Municipal de Capão Alto. Pela internet, poderão ser feitas através das páginas da Prefeitura (http://www.capaoalto.sc.gov.br/) ou da organizadora (http://www.iobv.com.br/).
As provas serão realizadas no município de Capão Alto - SC, na data prevista de 03 de junho de 2012, em locais e horários a serem divulgados.

Concurso Prefeitura de Paulo Ramos - MA

A Prefeitura de Paulo Ramos, Estado do Maranhão, estará com inscrições abertas para concurso público N° 01/2012, destinado ao preenchimento de vários cargos, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 5.000,00. Serão providas 153 vagas para cargos de Nível Superior, Nível Médio e Nível Fundamental Completo, tendo a seleção validade de dois anos.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Sanitário com Especialidade em Gestão em Saúde, Analista de Controle Interno, Assessor Jurídico, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Procurador Municipal, Professor, Agente Administrativo, Agente de Endemias, Agente Sanitário, Auxiliar de Contabilidade, Fiscal de Obras, Guarda Municipal, Laboratorista, Pregoeiro, Técnico Agrícola, Técnico Agropecuária, Técnico em Analises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico Operador de Raio X, Auxiliar de Serviços Gerais, Motoboy, Motorista e Vigia.
Inscrições
As inscrições serão feitas no templo da Igreja Batista, localizada na Rua 7 de Setembro, s/n,º Centro, em Paulo Ramos,  no período de 07 a 12 de maio de 2012, das 08h00 às 17h00.
Taxas
As taxas variam de R$ 50,00 para cargos de nível fundamental, R$ 70,00 para nível médio e de R$ 100,00 para nível superior.
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas provavelmente no dia 10 de junho de 2012, às 8h, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através da mídia local município e através do site da prefeitura, com antecedência mínima de 3 dias. O gabarito será publicado na data provável de 11 de junho de 2012.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Palmas – PR

Foram divulgados os editais que regem o concurso público da prefeitura de Palmas, Estado do Paraná. O intuito é o preenchimento de vagas no quadro de servidores municipais, com chances para todos os níveis de escolaridade.
Serão selecionados 563 profissionais, que poderão atuar em uma das seguintes funções:
Nível Fundamental: agente comunitário de saúde, operador de máquinas pesadas, operador de trator agrícola, auxiliar de merendeira / cozinheira, auxiliar de serviços gerais feminino, auxiliar de serviços gerais masculino, chapeador / pintor, mecânico de veículos leves, motorista, vigia, mãe social, pai social.
Nível Médio e Técnico: agente de trânsito, assistente administrativo, atendente de dentista, auxiliar administrativo, auxiliar de biblioteca, auxiliar de laboratório, costureira, eletricista de veículos, fiscal de meio ambiente, fiscal de obras e posturas, fiscal de tributos i, mecânico soldador, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, técnico em segurança do trabalho, telefonista.
Nível Superior: advogado, analista de sistemas, arquiteto, assistente social, bibliotecário, biólogo, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, engenheiro do trabalho, engenheiro químico, farmacêutico, fiscal de tributos ii, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico auditor exclusivo, médico clínico geral, médico ginecologista / obstetra, médico legista, médico ortopedista / traumatologista, médico pediatra, médico psf, médico veterinário, nutricionista, odontólogo psf, psicólogo, técnico administrativo, técnico de controle interno, pedagogo, professor, professor instrutor de libras.
As inscrições estarão abertas no período que compreende os dias 04 a 23 de maio de 2012 por intermédio do endereço eletrônico da organizadora: http://www.fauconcursos.org/. A taxa de inscrição varia de acordo o cargo e fica entre as cifras de R$ 12,00 e R$ 105,00.
As provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório serão realizadas no dia 17 de junho de 2012 e o gabarito será divulgado no primeiro dia útil após a aplicação das mesmas. Por fim, este concurso terá validade de dois anos.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Campo Formoso - BA

A Prefeitura de Campo Formoso, Estado da Bahia, publicou edital de concurso público visando selecionar candidatos para o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva. Serão providos 85 postos no quadro municipal, todos sob o Regime Especial de Direito Administrativo - REDA.
O certame será executado através da empresa Planejar Consultoria e Planejamento Ltda
Oportunidades
As chances são para Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico, Fisioterapeuta, Médico Veterinário - Vigilância sanitária, Nutricionista, Motorista e Agente de Combate a Endemias. Os salários são de até R$ 2.500,00 por carga horária de 40h semanais.
Inscrições
As inscrições ficarão abertas no período de 07 a 16 de maio de 2012, Rua Topázio, S/N - Ginásio de Esportes, Bairro: Santa Luzia, Centro - Campo Formoso/BA, no horário das 09:00 às 12:00 das 13:00 às 15:00.

Taxas
- Nível Superior R$ 100,00;
- Professores R$ 60,00;
- Nível Médio R$ 50,00.

Provas
As provas serão realizadas no município de Campo Formoso provavelmente no dia 03 de junho de 2012, com horário e local a serem definidos e publicados oportunamente, devendo os candidatos consultarem tais informações a partir do dia 25 de maio de 2012. O gabarito será divulgado no dia 04 de junho de 2012.
O prazo de validade do concurso será de 02 anos.

Edital / Publicações

Hospital das Clínicas de Botucatu – SP abre Processo Seletivo

O Hospital das Clínicas de Botucatu, São Paulo, abriu inscrições para realização de seleção pública através da qual visa contratar médico oncologista pediátrico e médico pediatra para pronto socorro.
As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de maio de 2012, por intermédio da página oficial da Famesp no seguinte endereço eletrônico: http://www.famesp.fmb.unesp.br/.  O valor da inscrição será de R$ 100,00.
A seleção será realizada através de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, que serão realizadas no dia 23 de maio de 2012, às 18h, na FAMESP (Rodovia João Butignoli, s/nº , Distrito Rubião Junior, Botucatu, São Paulo), com duração máxima de 2 horas.
A validade do certame será de seis meses, prazo que poderá sofrer prorrogação por igual período. 

Concurso Prefeitura de Recursolândia – TO

A prefeitura do município de Recursolândia, Estado do Tocantins, acaba de lançar edital de abertura de concurso público com o objetivo de preencher 28 vagas existentes em seu quadro de servidores municipais.
Cargos:
Há chances para candidatos de níveis fundamental, médio e superior nos seguintes cargos: Recepcionista, fiscal de tributos e arrecadação, agente de vigilância sanitária, operador de micro, técnico em enfermagem, professor matemática, professor língua portuguesa, professor matemática, professor língua portuguesa, professor, psicólogo, nutricionista, médico clínico geral, fisioterapeuta, farmacêutico/bioquímico, assistente social e administrador.
Salários:
Os vencimentos iniciais serão de acordo o cargo a ser exercido e oscilam entre as cifras de R$ 622,00 a R$ 2.500,00. A jornada de trabalho é de 20 e 40 horas semanais.
Inscrições:
As inscrições poderão ser realizadas através da internet no endereço eletrônico http://www.municipioassessoria.com.br/. A taxa de inscrição será de acordo o cargo a ser exercido e fica entre os valores R$ 45,00 e R$ 85,00. O período de inscrição será de 03 a 18 de maio de 2012. 
Prova Objetiva:
Será aplicada em 10 de junho de 2012, ainda sem local e horário informados, lembrando que os gabaritos serão divulgados no primeiro dia útil após a aplicação da prova.
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, havendo interesse público.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Pintadas - BA

A Prefeitura da cidade baiana de Pintadas, destacada por ser exemplo prático dos benefícios do cooperativismo e associativismo comunitário, está realizando processo seletivo para preencher 22 vagas de níveis médio e superior. Os profissionais selecionados receberão salários que podem variar de R$ 622,00 a R$ 5.180,00 e trabalharão em jornada de 20 a 40h semanais.
A seleção de Pintadas, que fica a 255 km de Salvador, será executada pela empresa S&R Concursos e Pesquisas LTDA e terá validade de um ano, prorrogável por mais um.
Vagas abertas
Para candidatos com nível médio há vagas nas funções de Orientador Social, Técnico de Radiologia e Técnico de Prótese Dentária.
Já para quem possui formação de nível superior específica as chances são para Nutricionista, Psicólogo educacional, Psicólogo, Coordenador - CRAS, Assistente Social, Enfermeiro, Bioquímico, Médico, Farmacêutico e Odontólogo.
Inscrições
As inscrições deverão ser efetivadas até o dia 13 de maio de 2012, através do site: http://www.srconcursosepesquisas.com.br/, devendo os candidatos pagarem taxas que podem ser de R$ 25,00 (cargos de nível médio) ou R$ 35,00 (nível superior).
Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 03 de junho de 2012, ainda sem locais informados e o gabarito será divulgado no dia 04 de junho de 2012.
Vale ressaltar que a contratação será por tempo determinado, através do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), pelo período inicial de um ano, mas poderá ser prorrogada por mais um, caso haja necessidade e de acordo com o desempenho dos selecionados.
Saiba mais sobre o processo seletivo, acessando o edital.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Lagoa Seca - PB

Com o objetivo de preencher 82 vagas, a Prefeitura de Lagoa Seca, Estado da Paraíba, abriu o processo seletivo 001/2012 para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos variados de R$ 622,00 a R$ 5.790,00. O certame será executado pela ÁPICE - Consultoria.
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 09 de maio de 2012, através do endereço eletrônico da Ápice Consultoria - http://www.apiceconsultoria.com/.
O valor da taxa de inscrição corresponde à opção de Cargo, que será de:
R$ 30,00 para os cargos de nível fundamental;
R$ 40,00 para os cargos nível médio;
R$ 50,00 para os cargos nível superior.
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Limpeza Urbana, Agente de Vigilância Ambiental, Vigilante, Enfermeiro GSF, Médico GSF, Cirurgião Dentista GSF, Auxiliar de Odontólogo, Professor, Médico, Protético Dentário, Técnico de Enfermagem, Técnico em Imobilização Ortopédica e Técnico em Radiologia.
Provas e Validade
As provas serão aplicadas na data prevista de 27 de maio de 2012, com início às 08h:00min e Término às 12h:00min, em locais e horários a serem divulgados.
O certame terá validade de 6 meses, a contar da data da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca.

Edital / Publicações

Tocantins: Concurso do Quadro Geral oferece 6,3 mil vagas

Acaba de ser publicado edital para concurso público destinado ao provimento de cargos do Quadro-Geral  de Servidores do Poder Executivo do Estado do Tocantins. A iniciativa do Governo de Tocantins visa selecionar 6.352 profissionais aptos para ocupar um dos 123 cargos disponíveis. A maioria desse contingente (4.513) será admitida imediatamente, enquanto 1.839 serão incluídos no cadastro de reserva.
O concurso está sob a responsabilidade da Secretaria da Administração do Estado do Tocantins  – SECAD, mas o processo seletivo dos candidatos será executado pela AOCP - Assessoria  em Organização de Concursos  Públicos  Ltda. 
O salário para os aprovados poderá ser oscilar entre R$ 584,59 e R$ 4.483,12, de acordo com o cargo exercido.
As inscrições serão realizadas exclusivamente via endereço eletrônico http://www.aocp.com.br/, de 15 de maio até 04 de junho de 2012,  observado  horário  oficial  de  Brasília – DF. A taxa de inscrição será de acordo com o cargo escolhido, sendo, R$ 90,00 para nível superior, R$ 60,00 para nível médio e R$ 35,00 para nível fundamental.
As  provas  objetivas  serão realizadas  nas  cidades  de  Araguaína,  Dianópolis,  Guaraí,  Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis – TO. Lembrando que as provas serão aplicadas em dois finais de semana: dia 15 de julho de 2012, para cargos de nível médio e médio técnico e dia 22 de julho de 2012, para cargos de nível superior e fundamental. Quanto aos locais de aplicação, haverá descentralização nos municípios, devendo ser divulgados 20 dias antes das datas das provas.
Os gabaritos preliminares serão publicados no Diário Oficial, respectivamente nos dias 16 e 23 de julho de 2012.
Publicado o ato de homologação do resultado final do certame, seu prazo de validade será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual  período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Cananéia – SP abre Processo Seletivo

Acaba de ser lançado edital de processo seletivo da prefeitura municipal de Estância de Cananéia, Estado de São Paulo, que dista 265 km até a capital. Ao todo, serão 17 vagas para cargos nos níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos iniciais oscilam entre as cifras de R$ 622,00 e R$ 1.339,50.

Os cargos disponíveis são os seguintes: Agente Comunitário de Saúde da Família, Auxiliar de Consultório Dentário de Saúde da Família, Médico de Saúde da Família, Professor de Ensino Fundamental I.

Para se inscrever os candidatos deverão acessar a página oficial da organizadora (http://www.apiceconcursos.com.br/) e realizar a inscrição dentro do período que compreende os dias 05 a 13 de maio de 2012. O valor da taxa de inscrição será de R$ 25,00 para cargos de nível fundamental, de R$ 35,00 para os de nível médio e de R$ 60,00 para superior.

Será aplicada prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório no dia 27 de maio de 2012, ainda sem local e horário informados. A divulgação do gabarito ocorrerá através do site da organizadora nos primeiros dias úteis após a aplicação das provas e o processo seletivo será válido por dois anos.

Propagandas antigas: Pasta Medicinal Couto - Portugal


Revista portuguesa O Século Ilustrado
1944

Portugal: Crianças frágeis como cristal

Basta um movimento mais brusco para o osso se fracturar. Às vezes, só um mau jeito. Esta fragilidade óssea é provocada por uma doença genética rara denominada osteogénese imperfeita (OI). Hoje, assinala-se o seu dia internacional, com várias actividades em Belém, Lisboa, para despertar consciências e mostrar que as crianças e os adultos com ‘ossos de cristal’ podem levar uma vida normal.

Muitas das 660 pessoas que se estima terem a doença serão hoje convidadas a participar em várias actividades, como uma prova de marcha e exercícios de ginástica. Há ainda um espectáculo infantil e actuação de palhaços.

Maria do Céu Barreiros, mãe de Marta, de 12 anos e portadora da doença, é presidente da Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita e conta ao CM que uma das dificuldades que os doentes enfrentam é a falta de um "estatuto" que lhes dê protecção social, como por exemplo o apoio domiciliário.

"Estes meninos têm, com alguma frequência, interrupções escolares devido aos períodos de internamento e de recuperação de fracturas. Têm ainda de faltar à escola para irem às consultas médicas de diversas especialidades", afirma Maria do Céu Barreiros.

A falta de estatuto diferenciado e de apoio social e domiciliário leva a que, segundo Maria do Céu, as crianças tenham insucesso escolar e falta de motivação.

O acesso ao mercado de trabalho não é fácil, devido às limitações físicas dos portadores de OI, que impedem os doentes de exercerem diversos tipos de actividades. As interrupções para idas a consultas médicas ou para a realização de tratamentos nem sempre são bem-vistas pelas entidades empregadoras.

Os doentes queixam-se ainda de serem penalizados com o pagamento das taxas moderadoras, com a falta de acesso a transporte e de comparticipação de medicamentos básicos e essenciais, como analgésicos, anti--inflamatórios e bifosfonatos.

Além destes problemas sociais, os portadores de osteogénese imperfeita, nas situações mais simples, têm mais dificuldade em conseguir um diagnóstico. É que, com frequência, as fracturas nas crianças são confundidas, nos Serviços de Urgência, com o resultado de maus tratos. Nos doentes mais velhos, as fracturas são por vezes consideradas um problema de osteoporose.

"PAIS SÃO INJUSTAMENTE ACUSADOS": Manuel Cassiano, Cirurgião ortopédico

Correio da Manhã – Qual a maior dificuldade no diagnóstico?
Manuel Cassiano – Há casos graves em que o diagnóstico se torna fácil pelas manifestações que as crianças apresentam à nascença. Nas situações mais leves, o diagnóstico é mais complicado, e os pais são injustamente acusados de maus tratos.

– Que conselhos dá aos pais?
– É preciso perceber que tipo de doença tem a criança para esclarecer os pais, pois existem várias formas de osteogénese. Esclarecemos sobre o tratamento, que visa diminuir o número de fracturas, atenuar as queixas e permitir uma melhoria na vida diária.

– Pode-se prevenir a doença?
– Não, porque é uma doença genética. Estão descritas mutações, pelo que pais saudáveis podem ter uma criança portadora da doença.

– E prevenir as fracturas?
– A aplicação de cavilhas nos ossos tornam-nos menos susceptíveis a fracturas.

– Que cuidados devem ter?
– Evitar exercícios de contacto.

Associação apoia as famílias
O diagnóstico da filha Marta, 12 anos, levou Maria do Céu Barreiros a empenhar-se na criação e dinamização da Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita, que conta com 85 associados. Segundo a responsável, esta doença rara levanta dúvidas aos pais de crianças doentes, que procuram a associação para um encaminhamento para os centros com experiência no diagnóstico e tratamento da doença. A associação, que não tem sede, encaminha os pedidos para os responsáveis da área científica, promove acções pedagógicas e faculta material educativo.

"falto ao serviço para ir ao médico"
Isabel Figueiredo, 48 anos, depende da cadeira de rodas eléctrica para se deslocar devido à osteogénese imperfeita, que lhe deformou a estrutura óssea. Ao longo da vida, precisou de duas cadeiras de rodas, mas não teve qualquer apoio, segundo conta ao CM: "Cada uma custou cerca de 7000 euros."

Actualmente, Isabel Figueiredo não se sente discriminada, mas nem sempre foi assim. Hoje em dia, vai ao café ocupar um pouco do tempo livre quando não está a trabalhar.

Nos dias úteis, das 09h00 às 18h00, trabalha numa empresa de contabilidade, que lhe ofereceu trabalho depois de completar o 12º ano de escolaridade. Já se passaram vários anos.

O "patrão é amigo e sempre compreendeu quando precisei de faltar ao serviço para ir ao médico", sublinha. A discriminação sentiu-a antes do 25 de Abril. "Só fui para a escola quando tinha 12 anos porque os professores diziam que não valia a pena eu estudar", salienta Isabel Figueiredo.

Enfrentou barreiras sociais, mas nunca baixou os braços nem desistiu de lutar pelos seus direitos. "Sempre lutei e digo a toda a gente para fazer o mesmo."

Um dos exemplos da sua luta foi ter conseguido o transporte, facultado pela autarquia de Odivelas, localidade onde reside. Uma carrinha do município vai buscar e levar Isabel a casa e ao emprego. Só teve de mandar fazer uma rampa de acesso à porta de casa.

Perfil
Isabel Figueiredo nasceu em Lisboa e tem 48 anos. Trabalha como contabilista numa empresa que lhe deu emprego após terminar os estudos. Tem o 12.º ano e vive com os pais em Odivelas.

Fonte Correio da Manhã