Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Plástica: você 2.0 - Redução de mama e lipo

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Passos esclarece as dúvidas das leitoras relacionadas a cirurgia plástica

Fiz uma cirurgia há 1 ano e meio. Redução de mama e lipo. Porém, não fiquei satisfeita com o resultado: meu seio ficou do mesmo tamanho, ou seja, uso o mesmo manequim, senti a melhora apenas no aspecto caído que tinha. Porém as cicatrizes ficaram enormes e com aspecto de retalho (zigue-zague). Já minha barriga ficou com um lado maior do que o outro e na região pélvica ficou bem funda, diferente do restante. Isso é normal? Voltei algumas vezes na clínica e a médica me disse que tinha de esperar cerca de um ano porque é o tempo que a mama, por exemplo, leva para se readaptar. Porém, este tempo passou e continuo não gostando do resultado. A clínica tem o dever de arrumar sem cobrar? Obrigada - Cristina Coutinho

Esta pergunta é bastante particular e específica. É difícil para qualquer médico fazer uma avaliação sem conhecer as condições da paciente, tanto no pré como no pós-operatório. Mas vamos às orientações gerais.

De fato, os resultados efetivos de qualquer cirurgia estética não aparecem em um mês ou dois. É preciso, em média, um ano para que ocorra a adaptação da pele e do organismo para que o resultado cirúrgico seja visível. As assimetrias e inchaços são comuns no pós-operatório e tendem a melhorar com o tempo, mesmo depois de um ano. Além disso, é preciso conhecer as circunstâncias do pré-operatório do paciente. Ele pode apresentar, por exemplo, um desvio de coluna.

É preciso salientar que, além do trabalho do médico e equipe na preparação e na cirurgia, é fundamental que o paciente respeite todas as orientações passadas pelo profissional para a recuperação adequada. Ou seja, o cirurgião tem a responsabilidade de analisar o histórico médico do paciente, exigir os exames adequados e orientar sobre o pós-operatório, inclusive quanto às cicatrizes e aos resultados esperados. Cabe ao paciente respeitar as recomendações do médico ¿ por exemplo, ele não deve fazer esforço durante o período indicado e evitar expor-se ao sol até que os edemas desapareçam.

Por isso, é importante a confiança em seu médico e o esclarecimento de todas as dúvidas antes do procedimento. Em seu caso, Cristina, como já se passou um ano e meio, só mesmo sua médica poderá lhe dizer o que está acontecendo e quais são as possíveis correções a serem feitas, se é que realmente são necessárias. É preciso que você se sinta à vontade para relatar todas as suas insatisfações. Quanto a cobrar uma eventual cirurgia de correção, não existem regras a respeito: é uma questão individual que deve ser discutida e resolvida entre médico e paciente.

Fonte Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário