Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Tomografia computadorizada após derrame prevê risco de repetição

A indicação é apenas para casos de média gravidade, quando o ataque isquêmico transitório (AIT) não traz consequências incapacitantes

Uma tomografia computadorizada do cérebro feita menos de 24 horas após a ocorrência de um derrame pode predizer o risco de o paciente sofrer outro episódio ou de os sintomas piorarem, de acordo com pesquisa da Associação Americana do Coração publicada no jornal Stroke. A indicação é apenas para casos de média gravidade, quando o ataque isquêmico transitório (AIT) não traz consequências incapacitantes. Essa condição é menos severa que o acidente vascular cerebral (AVC), mas também é causada pela restrição de fluxo sanguíneo no cérebro. Os sintomas podem durar apenas alguns minutos.

“Todos os pacientes deveriam fazer a tomografia depois de um AIT”, defende Jeffrey Perry, coautor do estudo e professor de medicina de emergência na Universidade de Ottawa, no Canadá. “As imagens podem ajudar os profissionais de saúde a identificar padrões de danos associados a diferentes níveis de risco para um derrame subsequente ou ajudar a predizer quando os sintomas poderão piorar.”

De acordo com ele, no estudo, dos 2.028 pacientes submetidos ao exame em até 24 horas após a ocorrência do ataque isquêmico transitório, 814 (40,1%) sofreram danos cerebrais devido à falta de circulação, a isquemia. Comparado àqueles que não tiveram esse problema, a probabilidade de outro derrame ocorrer em até três meses após o episódio inicial foi 2,6 vezes maior se a imagem revelou novos tecidos lesionados devido à pobre circulação; 5,35 maior se o tecido já havia sido danificado previamente por outro episódio isquêmico; 4,9 vezes maior se também havia qualquer tipo de dano em pequenos vasos, como microangiopatia; e 8,04 vezes maior se o paciente apresentou isquemia aguda, crônica e microangiopatia.

Enquanto 3,4% dos participantes do estudo sofreram um novo derrame nos 90 dias seguintes, 24% daqueles que apresentavam as três condições tiveram um AVC no período. “Isso significa que os médicos devem utilizar estratégias muito mais contundentes quando recebem um paciente que sofreu AIT que também foi diagnosticado com isquemia aguda, especialmente se há uma isquemia crônica e/ou uma microangiopatia adicionais”, diz.

Como somente o exame de imagem pode revelar essas condições, Perry sugere que toda a pessoa que chegue a uma emergência com quadro de AIT passe pela tomografia. O médico lembra que há medidas para evitar a ocorrência de novos derrames, como monitoramento cardíaco, medicamentos para baixar a pressão arterial, tratar colesterol alto ou prevenir coágulos sanguíneos.

Correio Braziliense

Cade recomenda condenação de farmacêuticas por cartel

Investigações apontaram que as empresas passaram a combinar os resultados de licitações
 
A Superintendência Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) recomendou a condenação das empresas AB Farmo Química Ltda., Aurobindo Farmacêutica do Brasil Ltda., Brasvit Indústria e Comércio Ltda e de quatro pessoas físicas por formação de cartel em licitações para aquisição de insumos para fabricação de medicamentos antirretrovirais. A recomendação consta de parecer publicado pelo Cade.
 
Segundo informações do órgão de defesa da concorrência, as investigações apontaram que as empresas passaram a combinar previamente os resultados de licitações, fixando preços e conduzindo diversas ações, como a apresentação de propostas de cobertura, a supressão de lances e propostas e a subcontratação de concorrente nas licitações promovidas por laboratórios públicos. Essa prática teria ocorrido entre os anos de 2003 e 2005.
 
O processo administrativo para apurar os fatos foi instaurado em 2008 ainda pela extinta Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça, com base em informações obtidas pela operação "Roupa Suja", da Polícia Federal. Essa operação da PF investigou suposta organização criminosa especializada em fraudar licitações na área de serviços de lavanderia e hospitais públicos no Rio de Janeiro.
 
Segundo o Cade, durante a investigação, a PF apurou que um dos principais investigados nas supostas fraudes a licitações em serviços de lavanderia também se articulava com outras empresas para fraudar licitações públicas para a aquisição de insumos para fabricação de medicamentos.
 
Com a recomendação da Superintendência Geral, o caso agora seguirá para o Tribunal Administrativo do Cade, que é responsável pela decisão final. Se forem condenadas, diz a nota do órgão antitruste, as empresas poderão pagar multas de até 20% dos seus respectivos faturamentos brutos no ramo da atividade empresarial em que ocorreu a infração.

Estadão Conteúdo

Tome Noz da Índia e perca peso

Tome Noz da Índia e perca peso
Noz da Índia
É notável que as pessoas estão saindo dos remédios para emagrecer industrializados como os termogênicos e partindo para as versões mais naturais
 
A noz da índia ainda não é muito popular no Brasil, porém já faz muito sucesso em diversos países devido a sua grande capacidade de reduzir os números da balança. É possível perder entre 4 kg e 12 kg já no primeiro mês.
 
O que é a noz da índia?
É uma semente com propriedades de combater a gordura localizada. Além dessa característica também é conhecida por reduzir o colesterol, reduz a fome, prolonga a sensação de saciedade, diminui a ansiedade e previne a constipação. É preciso tomar cuidado com uma outra semente que anda circulando no mercado, muito parecida, porém é falsa. A noz verdadeira possui um tipo de pelugem com cor esbranquiçada e tem o pequeno talo na ponta.
 
Como funciona a Noz da Índia?
O mecanismo básico da noz da índia é evitar que a gordura que vem dos alimentos seja armazenada no tecido adiposo. Assim, essa gordura acaba sendo eliminada pelas fezes. A noz da índia tem os seus efeitos amplificados quando age em conjunto com uma dieta balanceada e atividade física. Para fazer exercícios, o corpo precisa ir até a gordura já armazenada para gerar energia e assim, você consegue eliminar muitos quilos, incluindo a gordura localizada.
 
Veja a composição dela:
  • 3,33% de proteínas;
  • 48% de carboidratos;
  • 19% de fibras;
  • 64,5% de gorduras;
Como tomar a Noz da Índia?
Como se pode ver, a noz da índia possui um grande percentual de gordura e deve ser ingerida na medida certa. Na primeira semana você dividirá uma noz em 8 partes iguais e consumirá uma parte por dia antes do café ou do lanche da manhã. A partir da segunda semana você dividirá a noz em 4 partes e seguirá o mesmo processo da semana anterior, tomando uma por dia.
 
Um pacote vem, normalmente, com 12 nozes. Essa quantidade dura quase 2 meses e tem um preço bastante acessível. Você pode mastigar a noz ou fazer uma infusão por 5 minutos e tomar. A noz da índia é diurética e laxante, portanto é normal que você tenha uma leve diarreia nos primeiros dias até se acostumar com a substância. Mas se a dor for intensa, o melhor é parar a ingestão.

Malhar Bem

Dieta Ravenna promete eliminar até 10% do peso no primeiro mês

Método corta carboidrato refinado do cardápio e tem acompanhamento psicológico
 
Desenvolvida pelo psicanalista argentino Máximo Ravenna, a Dieta Ravenna é baseada em três pilares essenciais- corte, medida e distância. O método conta não só com acompanhamento nutricional, como também de psicólogos e educadores físicos, todos trabalhando em conjunto no espaço chamado de centro terapêutico.
 
O primeiro pilar se refere ao corte do excesso alimentar, da compulsão e do número de refeições por dia.
 
A medida é um conceito relacionado tanto à quantidade da porção ingerida quanto a redução de medidas corporais.
 
Já a distância prima por afastar o indivíduo da comida enquanto uma forma de compensação, eliminando a compulsão alimentar.
 
Quer entender melhor como essa dieta funciona? Esclareça suas dúvidas com os especialistas: 
 
A Dieta Ravenna faz restrição de algum grupo alimentar?
A dieta Ravenna inclui todos os grupos alimentares - carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais - porém exclui os alimentos feitos com farinha e açúcares refinados, também conhecidos como carboidratos simples (pães, massas, bolos). De acordo com a nutricionista Camila Avileis, do Centro Terapêutico Máximo Ravenna, em São Paulo, durante o período de emagrecimento, não é permitido o consumo desses alimentos por conta de seu alto índice glicêmico.
 
"Os carboidratos simples são convertidos em energia rapidamente em nosso sangue, levando a produção exagerada de insulina, podendo nos deixar com fome mais cedo do que o normal", diz.

A nutricionista Fernanda Amorim, do Centro Universitário Celso Lisboa, no Rio de Janeiro, completa afirmando que os carboidratos simples não agregam tantos nutrientes à dieta, podendo ser excluídos sem prejuízos. "No lugar desses serão ingeridos os carboidratos complexos, ricos em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e dão saciedade", diz. Exemplo de carboidratos complexos são os grãos integrais, cereais, frutas e verduras. 
 
Existe uma promessa de perda de peso definida?
A média de perda de peso é diferente para homens e mulheres, sendo que eles podem perder uma média de 7% a 10% do seu peso no primeiro mês, enquanto as mulheres perdem de 5% a 7% do peso em média no mesmo período. Dessa forma, um homem com peso de 80 Kg pode chegar a perder até 8 kg no primeiro mês. Já uma mulher com 80 Kg perderia até 5,6 kg no mês. Mas esses valores podem variar de pessoa para pessoa. 
 
Quanto tempo dura a dieta?
A duração depende de quantos quilos o paciente precisa perder. A Dieta Ravenna é dividida em duas etapas: a de redução e a de manutenção. No primeiro momento acontece a restrição de carboidratos e toda a perda de peso, levando o tempo necessário de acordo com o metabolismo de cada um. "Já o período de manutenção dura o resto da vida, e consiste na reintrodução de todos os alimentos, porém com acompanhamento nutricional e reeducação alimentar", explica a nutricionista Camila.  
 
Quantas calorias são permitidas por dia?
Esses valores variam conforme a avaliação clínica de cada paciente, mas a média é de 800 calorias por dia. Apesar de ser uma quantidade muito abaixo do recomendado normalmente em uma dieta, esse número tem um propósito: "A ingestão baixa de calorias fará com que nosso metabolismo se altere, passando a queimar gordura em vez de glicose para produzir energia", declara a nutricionista Camila. Um dos maiores problemas dessa inversão é que, ao queimar gorduras, nosso corpo passa a produzir os chamados corpos cetônicos, que em altos níveis podem ser prejudiciais às células. "Mas o fato de a dieta não ser baseada apenas na ingestão de proteínas e gorduras faz com que a produção de corpos cetônicos seja baixa, não afetando o organismo", ressalta Camila Avileis.
 
De acordo com a nutricionista Fernanda, dietas hipocalóricas que tem menos de 1000 calorias por dia não são consideradas saudáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois podem não atingir a recomendação diária de nutrientes que uma pessoa necessita para se manter saudável. "Para manutenção da saúde, o ideal é que a demanda de energia não seja inferior à Taxa Metabólica Basal (TMB - necessidade básica de energia do organismo)", diz. Porém, segundo a nutricionista Camila, o metabolismo basal de casa indivíduo também é levado em conta na hora de montar a dieta Ravenna, e por isso a restrição calórica varia para cada indivíduo.  
 
É necessário o uso de suplementos alimentares?
Sim, justamente porque a restrição de calorias pode fazer com que a pessoa não atinja as quantidades adequadas de vitaminas e sais minerais por dia apenas com a alimentação. "Os cardápios da Dieta Ravenna são montados de forma equilibrada e incluem todos os grupos alimentares nas refeições, mas quantidades ingeridas de alimentos não alcançam as recomendações diárias para alguns nutrientes", explica a nutricionista Camila. "Dessa forma, é receitado para cada paciente uma determinada quantidade de suplemento, que pode variar para mais ou menos conforme o andamento da dieta", completa. A especialista ressalta que a suplementação usada é de linha mercado, não havendo manipulação própria.  
 
São feitas quantas refeições por dia?
O cardápio da dieta Ravenna respeita quatro refeições diárias, divididas em café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. O método não parte do princípio usual da reeducação alimentar de que é importante se alimentar a cada três horas, somando assim seis refeições ao longo do dia. "Quando há um número grande de refeições em um espaço curto de tempo, existe a chance do exagero alimentar, principalmente nos lanches", explica a nutricionista Camila. As refeições estabelecidas seguem um ritual bem definido. "No almoço e jantar, por exemplo, primeiro é servido um caldo quente que tem a função de frear a ansiedade, depois é servida uma salada verde para dar saciedade, a seguir vem o prato principal, que inclui uma proteína e um acompanhamento, e por último a sobremesa", ensina a nutricionista Camila. Ela explica que todas as refeições são precedidas de um líquido quente, justamente para acalmar o indivíduo no momento da refeição e dar início ao processo de saciedade. "A principal finalidade desse ritual é tornar a refeição prazerosa e parte do dia, eliminando da rotina o estilo fast food, que fazem a pessoa perder a noção do que come."
 
Como funcionam os grupos terapêuticos?
Junto com o auxílio nutricional, a dieta Ravenna também conta com grupos terapêuticos, que são acompanhados por um psicólogo especializado em obesidade e transtornos alimentares. "O aporte de um profissional ajuda a pessoa a entender sua relação com a comida e eliminar qualquer vínculo compulsivo que possa estar impedindo seu emagrecimento", afirma a nutricionista Camila. Os encontros podem ser semanais, quinzenais ou mensais, tudo vai depender do quadro clínico de cada paciente. Dependendo do caso, a terapia pode identificar algum vício específico, como a fissura por chocolate ou queijos, e restringir esse alimento da dieta de forma controlada, de forma que a compulsão seja contida e ele entenda que a alimentação tem função nutricional, e não emocional. "Além disso, os grupos também compartilham seus sucessos e falhas, se ajudando e buscando motivação para manter o tratamento."
 
Qual a importância da atividade física nesse método?
Os exercícios físicos são incluídos na rotina para ajudar na redução das medidas e fortalecimento dos músculos, como parte de uma vida saudável. Por se tratar de uma dieta hipocalórica, a frequência e quantidade de atividade física é avaliada caso a caso. "São oferecidas várias opções de exercícios no centro terapêutico, e o praticante escolhe o que mais combina com seu gosto e horários", explica a educadora física Stella Zanca, do Centro Terapêutico Máximo Ravenna, em São Paulo. "É preciso ir experimentando até encontrar algo que dê prazer e tornar a prática de atividade física um prazer, em vez de obrigação."
 
Minha Vida

Insônia infantil é normal ou merece mais atenção?

Veja quando o problema é corriqueiro e como você pode resolvê-lo
 
Por Dr. Yechiel Moises Chencinski
 
Dormir. Repousar. Recuperar energias. Crescer. E quando isso não acontece de forma adequada com a gente? Ou pior... E quando isso não acontece de forma esperada com nossos filhos?                            
 
Não há como negar que um dia ruim começa mesmo por uma noite mal dormida. E a insônia, que é uma situação que pode afetar tanto adultos quanto crianças, pode ser tanto o demorar para adormecer quanto ter o sono interrompido por qualquer razão, com dificuldade de adormecer novamente.                             
 
Quando falamos em crianças, cada idade pode ter algum fator que interfere no sono de uma criança: desde as cólicas, os gases e o refluxo ácido de bebês; além dos quadros febris, questões emocionais (nascimento de um irmãozinho, entrada na escola), ansiedade, depressão, falta de rotina, mudança no dia a dia (em uma viagem, por exemplo).                             
 
O pediatra é um profissional que acompanha a saúde da criança e suas alterações. E qualquer mudança sempre deve ser comunicada a ele, até para que ele possa utilizar as informações para uma melhor orientação dos pais e da família. Muitos mitos não são esclarecidos por serem de "conhecimento público" e os pais, imaginando que são situações corriqueiras, não informam o pediatra.                             
 
É como os pais acharem, por exemplo, que para fazer a criança dormir melhor à noite, é importante cansá-la bem durante o dia e assim, antes de ela ir dormir, é bom que ela corra bastante. E se essas são situações que se não forem discutidas com o pediatra podem se perpetuar e causar transtornos importantes no sono da criança.                            
 
Mas quando a insônia merece atenção especial?
As situações mais importantes são as que estão relacionadas a transtornos ou mudanças da rotina da criança. Falta de atenção, muita irritabilidade, apneias de sono, falta ou excesso de apetite, cansaço excessivo estão entre as questões que merecem uma atenção mais especial.                             
 
Uma falta de rotina na hora de dormir pode fazer com que crianças que já frequentam escolinha (ou escola) durmam muito tarde, acordem muito tarde e não tenham tempo de tomar café ou de almoçar em um prazo adequado. Assim, a queixa que traz essas crianças ao pediatra é: "Meu filho não come", quando na verdade deveria ser "Meu filho não dorme".                            
 
Estudos mostram que crianças com TV no quarto têm mais dificuldade em adormecer. Assim, não é interessante que crianças tenham equipamentos que possam distrair sua atenção no quarto de dormir, como TV, DVD, computadores, videogames... Há que se ter uma recomendação quanto ao tempo gasto com esse tipo de atividade diariamente, recomendada para um máximo de 2 horas ao dia (somando tudo).                             
 
Até os 3 anos de idade, em média, a soneca do dia é fundamental para o sono noturno adequado das crianças durante a noite. Mas é importante ter atenção para que essas sonecas não ocorram após as 16 horas. Isso pode fazer com que a criança possa não ter sono em um horário adequado.                             
 
Buscando soluções
Para começar a tentar resolver a insônia, o ideal é impor uma rotina, é tudo o que uma criança precisa. Respeitar seu ritmo, principalmente. Se quando mudamos para o horário de verão, uma hora mais cedo ou mais tarde já faz uma diferença enorme para nós, imagine para uma criança. 
 
Questões como jantar não muito pesado, evitando-se café, chás escuros e refrigerantes tipo cola - que na realidade devem ser evitados mesmo sem essa questão do sono, não é? O leite, pela presença de triptofano, favorece o sono também. 
 
Um banho morno, uma diminuição de ritmo, um ambiente favorável, acolhedor, pouca luz, pouco barulho, uma historinha contada pelos pais... Tudo isso pode fazer milagres nessa hora. E se nada disso resolver, conversar com o pediatra sobre isso é o caminho a seguir. 
 
Minha Vida                           

A cirurgia bariátrica indicada para cada paciente

Veja as melhores alternativas de acordo com as condições de cada paciente
 
Por Dr. Ricardo Cohen
 
Como qualquer tratamento, as cirurgias bariátricas e metabólicas são individualizadas, dependendo de diversos fatores, incluindo idade, número e severidade das doenças associadas.                             
 
Relembrando o que já discutimos em artigos anteriores, as operações bariátricas são diferentes das metabólicas. Estas últimas tem como indicação o controle do diabetes do tipo 2 e das outras doenças associadas como hipertensão e hiperlipidemia (problemas com o colesterol e triglicérides), inicialmente através de mecanismos que não dependem da perda de peso.                              
 
Relembrando o que já discutimos em artigos anteriores, as operações bariátricas são diferentes das metabólicas. Estas últimas tem como indicação o controle do diabetes do tipo 2 e das outras doenças associadas como hipertensão e hiperlipidemia (problemas com o colesterol e triglicérides), inicialmente através de mecanismos que não dependem da perda de peso.                              
 
Sendo que o emagrecimento é um excelente efeito colateral a longo prazo e as bariátricas que tem como finalidade a perda ponderal para controle de outros problemas que são diretamente secundários ao excesso de peso, como problemas de articulações, coluna, refluxo de ácido do estômago para o esôfago dentre outras.                             
 
Basicamente hoje estão regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina 4 tipos de operações: a gastroplastia em Y de Roux(GYR), que é a mais realizada no país (redução do estômago e desvio curto do intestino), a gastrectomia vertical (GV) e as operações chamadas de derivações bileo pâncreasicas (DBP) que são aquelas que essencialmente privilegiam a má absorção e tem um componente gástrico (redução do estomago) diferente da GYR. Finalmente, o último tipo de operação é a banda gástrica ajustável, praticamente não mais utilizada em nosso país por resultados pouco animadores a médio/longo prazo. Qualquer outro procedimento que não seja um destes listados acima deve ser considerado experimental e somente realizado sob protocolos de pesquisa.                             
 
Dentre as cirurgias regulamentadas, as que apresentam melhor perda de peso a longo prazo são as DBP, porém ela é pouco utilizada pelo razoável risco de desnutrição a médio/longo prazo, além de que em alguns casos, a diarreia que pode ser consequente a essa operação leva a menor qualidade de vida dos operados. Atualmente, ela é exceção em nosso país.                             
 
As outras 2 opções são as mais indicadas atualmente. A GYR é a operação que tem mais tempo de acompanhamento e é a que mais estudos tem em relação ao seu mecanismo de ação e seus resultado. A GV é relativamente nova, porém recentemente despertou entusiasmo na comunidade cirúrgica.                             
 
A perda de peso da GV é melhor que a banda gástrica, porém menor que a GYR. Os resultados em relação ao controle do diabetes tipo 2 e dos outros componentes da síndrome metabólica, é também inferior à GYR.                             
 
A GV deve ser indicada para aqueles sem diabetes avançado, com índices de massa corpórea (IMC) mais baixo, portanto com o objetivo de perda ponderal mais modesta. Já GYR tem bons resultados a longo prazo em pacientes diabéticos independentemente de sua severidade e boa perda ponderal. Por isso é a mais realizada no Brasil.                
 
Uma questão a ser discutida é a melhor opção nos superobesos ( IMC>50 kg/m2). Esse tópico é assunto muito debatido em publicações e congressos médicos. Alguns defendem nessa população as DBP, enquanto que outros a DYR. Alguns grupos propuseram primeiramente uma GV, melhora das condições clínicas e perda de peso e posterior complementação com uma GYR ou DBP (essa tática com 2 cirurgias é chamada de opção em 2 tempos). Nosso grupo do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz tem preferência nos superobesos pela DYR, com resultados satisfatórios a longo prazo, tanto em relação à resolução das doenças associadas, quanto a perda ponderal. 
 
Finalmente, os procedimentos bariátricas e metabólicos devem ser individualizados. A literatura mostra que em IMCs mais baixos (35 a 40 kg/m2) sem diabetes, a GV pode ser uma boa opção. A GYR tem bons resultados a longo prazo para os diabéticos e boa manutenção do peso a longo prazo. Apesar de bons resultados, DBP é uma opção de exceção pelo maior risco nutricional.  
 
Minha Vida

Dez dicas para você começar o ano com o sorriso lindo

Mude ou melhore os seus hábitos de higiene bucal em 2015 e arrase com um sorriso ainda mais lindo e saudável
 
Ano-novo, vida nova. Sempre que um ano vira as pessoas costumam deixar para trás hábitos ruins e prometem começar rituais novos para melhorar suas vidas como entrar em uma dieta diferente, radicalizar no corte de cabelo, entrar numa academia e assim por diante. Para você que quer manter ou melhorar a qualidade do seu sorriso em 2015, seguem 10 dicas que vão deixá-lo lindo e saudável todos os meses do ano. 
 
1. Saiba escolher bem sua escova
As escovas de dente mais indicadas pelos dentistas são as de cerdas macias e de cabeça pequena.
 
“Essas são as melhores para atingir áreas de difícil acesso”, diz William Frossard, dentista especializado em estética e doutor em periodontia. Vale lembrar que de nada adianta ter a escova certa e não usá-la, certo? Por isso, não se esqueça de escovar os dentes sempre após as refeições e na hora de dormir. 
 
2. E não esqueça de trocá-las a cada 3 meses 
As escovas de dente devem ser trocadas a cada três meses ou quando as cerdas ficarem deformadas.
 
Isso porque após esse período de uso normal, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas. “As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos aqueles cantinhos ao redor dos dentes”, diz o especialista. 
 
3. Enxaguantes: escolha certo
Embora na maioria das vezes eles sejam apenas coadjuvantes na higiene bucal, o uso indevido dos enxaguantes bucais pode trazer problemas para a boca. Quando utilizados com muita frequência, substâncias presentes em alguns tipos desses produtos podem matar desnecessariamente parte da flora bacteriana importante no equilíbrio do pH da saliva e manchar os tecidos da boca, amarelando também os dentes.
 
“Por isso, os melhores são aqueles que contêm flúor em sua composição e água como diluidor (sem álcool). A frequência de uso pode variar de acordo com a necessidade do paciente, devendo obedecer a uma orientação profissional”, diz William. 
 
4. Evite café, ele mancha seus dentes
Infelizmente essa bebida tão famosa no mundo não é muita amiga de quem quer ter dentes bem brancos em 2015. Os taninos, substância encontrada no café, têm o poder de manchar os dentes. E quanto mais xícaras se tomar por dia, pior pode ser o amarelamento dental. 
 
5. Já a maçã e pera deixam a boca mais limpa
Calma, comê-las em excesso não vai substituir uma escovação, claro que não. Mas alguns alimentos mais fibrosos como a maçã, a laranja, a pera ou a cenoura têm a capacidade de promover uma autolimpeza na boca. “Isso ocorre porque esses alimentos demoram mais para serem mastigados e suas fibras entram em atrito com os dentes, removendo alguns resíduos”, diz William. 
 
6. Suas visitas ao dentista devem ser personalizadas
Elas devem ser personalizadas de acordo com as necessidades do paciente. “Por exemplo, pacientes suscetíveis a cárie, doença periodontal ou ambas devem ir ao dentista a cada 3 meses. Pacientes controlados, podem fazer um check-up anual. E para a maioria, é importante fazer uma consulta de revisão a cada 6 meses para além de evitar possíveis surpresas, fazer uma limpeza profissional. Prevenção é o tratamento mais barato e sempre vai ser considerado o mais moderno pela possibilidade de preservação da estrutura dentária”, diz o especialista. 
 
7. Nunca vá dormir sem escovar os dentes
Sem dúvida a escovação feita antes de dormir é a mais importante, pois é a noite que a salivação diminui e com isso sua capacidade "auto-limpante" e remineralizadora também fica prejudicada, facilitando a junção e o crescimento das bactérias no meio oral.
 
8. Chega de roer unha e morder objetos
Se você tem o hábito de roer as unhas ou de ficar mordendo objetos (como tampas de caneta) enquanto estuda ou trabalha, pare já com isso. Essas manias, além de feias, podem entortar os dentes ou até arrancar uma lasca dele. 
 
9. Pare de fumar agora
As enumeras substâncias tóxicas que contem no cigarro fazem mal para a saúde de uma forma geral.
 
Por isso, poderíamos listar longos motivos para você largar esse vício agora. Mas como o foco aqui é saúde bucal, vamos dizer apenas que ele pode causar doença periodontal, mau hálito, manchas nos dentes, língua e mucosa e câncer de boca. Está bom ou quer mais?
 
10. Use a escova e o fio dental, o casamento perfeito
O fio dental tem a capacidade de remover os detritos que permanecem entre os dentes. Já a escova remove, por causa do atrito com a superfície do dente, as sujeiras mais externas. “Note que os dois se complementam, a escova faz a limpeza “por fora” dos dentes e o fio limpa entre eles”, diz William. 
 
Por fim, é sempre bom usar os raspadores linguais para tirar de vez todo e qualquer resíduo de alimento e bactéria da cavidade bucal, mantendo assim a boca limpa, o sorriso lindo e o hálito fresco para arrasar em 2015.
 
Terra

Sorte é fator crucial na maior parte dos cânceres, diz estudo

Latinstock
Células de câncer no pulmão. Órgão é mais suscetível a tumores
Pesquisadores concluem que dois terços dos tumores se devem ao acaso
 
Baltimore, EUA - A sorte tem um grande papel na roleta russa que determina quais indivíduos desenvolverão um câncer ao longo da vida, segundo um estudo publicado na edição desta semana da revista “Science”. A pesquisa, conduzida na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, afirma que a “má sorte” é a explicação para nada menos do que dois terços dos tumores, enquanto variáveis genéticas e condições do ambiente (incluindo causas ligadas a estilo de vida e má alimentação, por exemplo) explicam o terço restante.
 
Esse “azar” seria consequência de mutações aleatórias que ocorrem durante a divisão normal das células-tronco no nosso corpo, propõe um dos autores do estudo, o estatístico e matemático Cristian Tomasetti, da universidade que fica no estado americano de Maryland. Cada vez que uma célula se divide para gerar outra, seu DNA é copiado, mas, algumas vezes, durante o processo, ocorrem erros que, acumulados, propiciam o desenvolvimento dos tumores.
 
Estilo de vida não pode ser ignorado
O pesquisador ressalta que esta é a primeira vez que a contribuição do acaso é medida, mas que os resultados do estudo não anulam o que já era sabido sobre os fatores que aumentam a propensão de uma pessoa a desenvolver um câncer — como estilo de vida ou fatores genéticos e ambientais.
 
O estudo explica por que alguns tecidos do corpo humano têm probabilidade “milhões de vezes maior” do que outros de desenvolverem um tumor. Massas nos pulmões são mais comuns, mesmo em pacientes não fumantes, do que nos ossos, por exemplo. E fatores externos ou genéticos não podiam explicar o motivo dessa diferença.
 
Junto com o premiado oncologista Bert Vogelstein, Tomasetti calculou quantas divisões celulares são feitas nos 31 tecidos do corpo humano ao longo de toda uma vida, conseguindo provar, então, que esse número está fortemente ligado ao risco do crescimento de tumores. Quanto maior o número de divisões no tecido, maior o risco. Os dados compilados chegaram ao espantoso total de 65% dos tumores se devendo ao fator sorte.
 
No caso do intestino grosso, por exemplo, ocorrem 150 vezes mais divisões de células-tronco do que no duodeno — primeira seção do intestino delgado —, o que explicaria por que, no cólon, os tumores são 30 vezes mais frequentes.
 
Até agora, dizia-se que uma pessoa que não tem câncer, apesar de exposta a fatores cancerígenos, como o fumo de tabaco ou a radiação, seria abençoada com “uma boa genética”. Segundo os autores do estudo, na maior parte dos cacos, essas pessoas são só sortudas. Eles também afirmam que “mudar maus hábitos é uma grande ajuda para prevenir alguns tipos de câncer, mas pode não ser tão eficaz para outros”. Por isso, sugerem que sejam empreendidos mais esforços e recursos para desenvolver métodos de detecção desses outros tipos de câncer nos estágios iniciais, quando ainda são curáveis. O estudo, no entanto, está suscitando polêmica entre os especialistas da área, que temem que a população tome menos cuidado com a saúde por acreditar que o estilo de vida influencia pouco no aparecimento de tumores.
 
O Globo

Cuidados na praia: faixa de areia traz série de riscos à saúde dos banhistas

Foto Guito Moreto
O chuveirinho pode se transformar num banho de urina, alertam especialistas
Chuveirinho, mate gelado e a própria terra podem ser transmissores de doenças, alertam especialistas
 
Rio - Entre o calçadão e o mar, a beleza das praias pode esconder perigos invisíveis à saúde. No chuveirinho para se refrescar em pleno calor de 40ºC ou aproveitando o tradicional mate gelado de galão, o banhista pode estar exposto às mais variadas doenças sem que desconfie.
 
O primeiro inimigo está logo na pisada inicial na praia: a areia. A contaminação, aí, pode ocorrer de diferentes formas. Na parte seca, o contágio pode se dar por meio de parasitas e larvas oriundos de fezes de animais que frequentam o local.
 
— Atualmente, é proibido levar animais para a praia, mas isso não impede que os abandonados a frequentem e acabem infectando a areia. E ainda vemos alguns domesticados, levados por seus donos, transitando por lá — afirma o infectologista Ricardo Barbosa.
 
Esgoto mal tratado traz bactérias
Porém, é em outra parte da areia que se encontram os maiores problemas.
 
— Na areia molhada, existem regiões na praia em que há esgoto mal tratado que desemboca no mar, e o contato humano com as bactérias presentes pode causar náuseas e diarreia — diz Barbosa.
 
A indicação é consultar as pesquisas que mostram os níveis de contaminação das areias das praias.
 
Porém, esses relatórios não são divulgados com a mesma periodicidade do que as notificações sobre o nível de impureza no mar. Por isso, os banhistas devem se precaver e evitar a todo custo as regiões onde há escoamento de esgoto na praia.
 
Chuveiro pode ser ‘banho de urina’
Outra ameaça pouco divulgada são os chuveirinhos. Eles geralmente são vinculados às barraquinhas e quiosques — e o que deveria ser uma refrescante ducha pode se tornar um banho de urina.
 
— Fizemos um levantamento em fevereiro do ano passado em mais de vinte chuveirinhos no Rio e vimos um nível muito grande de fosfato, que é um elemento da urina. O que acontece é que as pessoas urinam ao se banharem no chuveiro, e a urina desce pela areia até chegar à bomba que leva aquela água contaminada para ser reutilizada na ducha — afirma o químico e coordenador de pesquisa José Markus Godoy, do Centro de Tecnologia Cientifica da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).
 
O problema da contaminação não está no contato com a pele. Segundo o químico, a ingestão da água do banho é que pode causar doenças de todo tipo.
 
— Não existe risco para a pele, o problema é no caso de ingestão. Sem querer, o banhista pode engolir água enquanto usa o chuveirinho.
 
Godoy afirma que a melhor alternativa é tomar banho em um dos postos do Corpo de Bombeiros, onde a água é, geralmente, da companhia de abastecimento local. Caso não haja um posto como este, a indicação é ir a um chuveirinho cuja bomba esteja distante do local de banho.
 
— Quanto mais longe ficar a bomba, menos chance há de a urina ser canalizada para lá. Não dá para calcular os riscos, porque qualquer doença transmissível pode ser passada através da urina para a água utilizada pelo banhista — afirma Godoy.
 
Atenção aos comes e bebes
As ameaças também aparecem nas comidas e bebidas vendidas na praia. O mate vendido em galão é uma das principais atrações do verão, mas esconde vários riscos.
 
— A grande questão é como ele está conservado. Por ser comercializado informalmente, não há controle. Não sabemos como o galão é limpo, qual a composição da bebida e que tipo de água é usada — afirma Barbosa, que lembra denúncias já feitas sobre erros na produção do líquido. — Já houve registro em reportagens de vendedor utilizando água da bica, não tratada, para fazer o mate.
 
Esta água não serve para o consumo e pode causar diferentes tipos de doenças, conforme as bactérias que estiverem presentes na bebida — analisa Barbosa.
 
O sanduíche natural, o queijo coalho e outros alimentos também merecem cuidados aos serem consumidos pelos frequentadores.
 
— É a mesma lógica: não sabemos como foi feita a maionese, como foi conservado o queijo coalho ou a procedência do camarão. Desta maneira, todo cuidado é imprescindível, pois diversas doenças podem ser desenvolvidas a partir da ingestão destes alimentos.
 
Como alternativa, o pesquisador afirma que a melhor opção é levar os alimentos feitos de casa, preparados de forma correta e armazenados de maneira que não estraguem. Mas mesmo o consumo destes não pode ser feito em data diferente daquela em que foram produzidos, para evitar a proliferação de fungos e outras mazelas.
 
O Globo

Cientistas descobrem substância que pode apagar memórias ruins

Substância poderá auxiliar pessoas com estresse pós-traumático
Curcumina foi testada em ratos e mostrou avanços na supressão do medo
 
A curcumina, um composto encontrado no açafrão, que pode ter efeitos protetores contra as doenças neurodegenerativas, poderá um dia ajudar as pessoas com transtorno de estresse pós-traumático a esquecerem as lembranças ruins.
 
O estudo feito por pesquisadores da Hunter College e do Centro de Pós-Graduação da Universidade de Nova York alimentou ratos com ração normal e outra enriquecida com curcumina. Submetidos a testes que envolviam medos, como sons angustiantes e pancadas no chão, os cientistas passaram a analisar o cérebro dos animais para ver se existiu modificação a partir da ingestão do elemento.
 
Eles descobriram que os ratos que comiam alimentos com a curcumina demoravam mais tempo para resgatar a memória do medo, sugerindo que o composto teve um papel positivo em atenuar as más lembranças.
 
— A curcumina, efetivamente, impediu a reconsolidação da memória do medo, e o efeito foi de longa duração — afirmou Glenn Schafe, coautora do estudo e professora do departamento de psicologia da Hunter College.
 
Não se pode concluir que os efeitos ocorridos em ratos também façam efeito em humanos mas a pesquisa permite novos levantamentos para que isto possa ser comprovado ou não.

O Globo

Fundo Municipal de Saúde de Caldas Novas - GO abre processo seletivo

O Fundo Municipal de Saúde de Caldas Novas, no estado de Goiás, divulgou o edital nº. 001/2015 de processo seletivo destinado a selecionar candidatos para contratação temporária, visando o provimento de 157 vagas, acrescidas de 471 cadastro de reserva, para as funções de níveis fundamental e médio, existentes na Secretaria Municipal de Saúde.

A remuneração devida aos aprovados varia entre R$ 788,06 e R$ 878,00, conforme a função exercida, já que a jornada a ser desempenhada é de 40 horas semanais.

Ficam assegurados 5% do total de vagas oferecidas no processo seletivo para os candidatos portadores de deficiência.

As ofertas são para os empregos de Agente de Vigilância, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados Emergenciais, Programador de Micro Computador e Periféricos e Técnico em Manutenção.

O período de inscrição segue de 5 a 23 de janeiro de 2015, na Secretaria de Saúde, localizada na Rua 08, Quadra 13, Lote 11, Casa 01, Itaici II. Os pedidos de participação serão recebidos até às 13h do último dia do prazo, de forma gratuita.

Os inscritos serão submetidos à Análise de Títulos e Experiência Profissional. O resultado final será publicado no placard da Prefeitura Municipal de Caldas Novas, Secretaria Municipal de Saúde e no site www.caldasnovas.go.gov.br.

O processo seletivo será válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Bocaina - PI realiza processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo n° 001/2014 da Prefeitura de Bocaina, no estado do Piauí, voltado ao preenchimento de 12 vagas e formação de cadastros de reserva junto à Central de Regulação do SAMU.

As oportunidades são para as funções de Condutor de Veículo de Urgência, Técnico de Enfermagem - Socorrista e Telefonista - Auxiliar de Regulação Médica, que exigem formação em níveis fundamental e médio, bem como disponibilidade para jornadas de 40h semanais. A remuneração é de R$ 724,00 em todos os casos.

A inscrição será realizada no dia 05 de janeiro de 2015, das 8h às 13h, na sede da Secretaria de Saúde (rua Osvaldo Cruz, s/n., Centro), mediante entrega de documentos listados no certame. A taxa é de R$ 20,00.

Todos os inscritos serão submetidos à análise de documentos, prova de títulos e entrevista pessoal, todas eliminatórias.

Concurso Prefeitura de Ribeirão Corrente - SP

Foi publicado o edital n° 001/2014 de concurso público da Prefeitura Municipal de Ribeirão Corrente, no estado de São Paulo. O certame resultará no preenchimento de duas vagas em cargos de enfermeiro e professor de creche. A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da CONSESP - Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
Aos enfermeiro é exigido, além da graduação, o registro no órgão de classe. Já para os candidatos ao cargo de professor é imprescindível possuir licenciatura plena em pedagogia ou em nível médio específico para o exercício do magistério. Os salários variam, a depender do cargo, de R$ 1.815,94 e R$ 1.941,97.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente no site www.consesp.com.br até o dia 13 de janeiro de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para professor e de R$ 50,00 para enfermeiro.
 
O concurso público será de provas escritas com valoração de títulos para quem concorre ao emprego de professor de creche. As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 08 de fevereiro de 2015, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site já citado, com antecedência mínima de três dias.
 
Entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova serão divulgados os gabaritos preliminares.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Terra Nova do Norte - MT anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Terra Nova do Norte, no estado do Mato Grosso, divulgou edital de processo seletivo simplificado que pretende preencher 43 vagas e formar cadastro reserva em cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.

As funções exigem ensino médio completo e os Agentes de Saúde deverão ainda residir na área da comunidade em que forem atuar. O salário das funções será de R$ 858,00 por carga horária de 40 horas por semana.

As inscrições serão gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 15 e 30 de janeiro de 2015, exclusivamente nas unidades da Secretaria de Saúde do Município (Postos de Saúde) de Terra Nova do Norte.

O processo seletivo público será exclusivamente composto de provas objetivas e de avaliação de títulos. As provas objetivas serão realizadas no dia 15 de fevereiro de 2015, com início às 8hs, na Escola Estadual 12 de Abril - Av. Clóves Felício Vetoratto - centro - Terra Nova do Norte-MT.

O gabarito prévio da prova objetiva (múltipla escolha), serão disponibilizados no mural da prefeitura e no site www.terranovadonorte.mt.gov.br, à partir das 14h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da mesma.

O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Mato Grosso de 30 de dezembro de 2014, entre as páginas 287 e 295.

Prefeitura de Jacobina - BA lança edital de concurso público

De 2 a 16 de janeiro de 2015, a Prefeitura de Jacobina, no Estado da Bahia, realizará inscrições de concurso público, referente ao edital nº 40/2014, para admissão de 124 profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
As chances são para as funções de agente de combate às endemias, operador de máquina, agente de trânsito, técnico de laboratório, coordenador pedagógico e professores em diversas disciplinas. As remunerações variam de R$ 754,51 a R$ 1.340,55, em jornadas de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições custam de R$ 35,00 a 70,00 e podem ser realizadas via endereço eletrônico: www.solucaogov.com.br.
 
Será aplicada prova objetiva a todos os participantes, programada para ocorrer no dia 1º de fevereiro de 2015, em local a ser informado. É provável que o gabarito seja disponibilizado no dia seguinte.
 
Também haverá avaliação de títulos para alguns cargos. Os documentos deverão ser entregues no dia 11 de fevereiro de 2015.
 
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 13 de fevereiro e a homologação no dia 17 de fevereiro de 2015.
 
O concurso é organizado pela empresa Solução.Gov Consultoria em Gestão Pública e sua validade será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da autoridade competente.

Concurso Prefeitura de São Vicente - RN

No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de São Vicente divulgou o edital n° 001/2014 referente à realização do concurso público que resultará na contratação imediata de 44 profissionais, além da formação de cadastro de reserva. Podem concorrer às vagas candidatos de todos os níveis de formação. O concurso será executado por meio da empresa CPcon e os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 1.555,54.
 
As ofertas são para os empregos de auxiliar de serviços gerais, gari, merendeira, vigilante, agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de contabilidade, fiscal de obras, fiscal em vigilância sanitária, inspetor de alunos, motorista "D", orientador social, técnico agrícola, técnico de enfermagem, assistente social, cirurgião dentista, contador, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico clínico geral, médico veterinário, nutricionista, psicólogo, procurador jurídico, professor nível I, professor de ciências, professor de matemática, professor de educação física, professor de inglês e supervisor pedagógico.

As inscrições serão aceitas até o dia 04 de janeiro de 2015, pelo site da Universidade Estadual da Paraíba: www.cpcon.uepb.edu.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 80,00, e deve ser paga até o dia 30 de dezembro de 2014.

O concurso terá prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os inscritos; mais etapa de prova prática apenas para os candidatos aos cargos de operador de máquinas pesadas e motorista.

As provas escritas serão realizadas na data provável de 08 de fevereiro de 2015, em local e horário que serão disponibilizados no dia 03 de fevereiro de 2015. A divulgação do gabarito preliminar sairá na data prevista de 08 de fevereiro de 2015.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Prefeitura do Município de São Vicente.

Concurso Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz - RN

A Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz, no estado do Rio Grande do Norte, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014 - PMTLC/RN. O objetivo é a contratação de 46 profissionais de ensino fundamental, médio e superior. O salário previsto vai de R$ 724,00 a R$ 7.070,00, em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os seguintes cargos: auxiliar de serviços gerais, gari, merendeira, pedreiro, vigia, agente comunitário de saúde, motorista, advogado, cirurgião-dentista, enfermeiro, farmacêutico, médico, professores, psicólogo, psicopedagogo, operador de máquinas pesadas, entre outros.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 04 de janeiro de 2015, pelo site , através do site www.comvest.uepb.edu.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia com o grau de escolaridade exigido pelo cargo:
Nível Fundamental: R$ 40,00;
Nível Médio: R$ 60,00;
Nível Superior: R$ 80,00.
 
Os candidatos serão avaliados através de provas objetiva, prática e de títulos, de acordo com a função pretendida.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 08 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O gabarito provisório está previsto para ser divulgado após o encerramento da prova escrita objetiva.
 
O concurso público, que será realizado pela CPCON, da Universidade Estadual da Paraíba, terá validade pelo prazo de 02 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Prefeitura do Município de Tenente Laurentino Cruz.

Concurso Prefeitura de Lagoa Nova - RN

A Prefeitura de Lagoa Nova, no estado Rio Grande do Norte, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014-PMLN/RN, o mesmo visa a contratação de profissionais de ensino fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração prevista para os contratados varia entre R$ 724,00 a R$ 1.745,12, em jornadas de 30 e 40 horas semanais.
 
São oferecidas 97 vagas nos cargos de auxiliar de serviços gerais, agente comunitário de saúde, agente administrativo, agente de endemias, auxiliar administrativo, técnico em enfermagem, advogado, assistente social, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, médicos, professores fisioterapeuta, entre outros.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 04 de janeiro de 2015 e deve ser feita através do site http://comvest.uepb.edu.br/.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 40,00, para candidatos a cargos de nível fundamental; R$ 60,00, para os de nível médio/técnico; e R$ 80,00, para os de nível superior.
 
Os candidatos serão submetidos a provas objetiva e prática, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 08 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O concurso público, que será executado pela CPCON, da Universidade Estadual da Paraíba, terá validade pelo período de 02 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, se for de interesse e necessidade da Prefeitura Municipal de Lagoa Nova.

Prefeitura de Florânia - RN abre Concurso

A Prefeitura de Florânia, no estado do Rio Grande do Norte, divulgou o edital nº 001/2014 referente à realização do concurso público que pretende contratar 34 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O anúncio foi feito através do Diário Oficial dos Municípios e, segundo o texto, os salários oferecidos variam de R$ 724,00 a R$ 2.100,00, por carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Vigia, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Consultório Dentário, Fiscal de Obras/Tributos, Orientador Social, Técnico em Enfermagem, Advogado, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor Ambiental, Médico - Clínico Geral, Nutricionista, Odontólogo, Professor (Educação Física, Ciências e Matemática) e Psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições ficarão abertas até as 23h59 do dia 04 de janeiro de 2015 (horário local) e só poderão ser efetuadas por meio do site www.cpcon.uepb.edu.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Prova
O concurso terá prova escrita objetiva para todos os inscritos, além de prova prática para os candidatos aos cargos de operador de máquinas pesadas e motorista.

A prova objetiva está prevista para 08 de fevereiro de 2015, na cidade de Florânia– estado do Rio Grande do Norte, e será realizada no período da MANHÃ, no horário das 08h às 12h (horário local) para candidatos de níveis fundamental e superior e no período da TARDE para candidatos de nível médio, no horário das 14h às 18h (horário local). Os locais serão disponibilizados no endereço eletrônico - cpcon.uepb.edu.br, a partir do dia 03 de fevereiro de 2015.
 
O gabarito oficial será divulgado na data provável de 18 de fevereiro de 2015 pelo site - www.cpcon.uepb.edu.br.
 
A prova prática será realizada provavelmente no dia 22 de fevereiro de 2015, a partir das 08h30min, em locais a serem divulgados no edital de convocação a ser publicado no site - cpcon.uepb.edu.br e através de listas que estarão afixadas na Prefeitura de Florânia.
 
ValidadeO prazo de validade do concurso que é de dois anos, pode ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Prefeitura de Florânia.

Prefeitura de Colíder - MT abre processo seletivo

Com intuito de contratar 6 profissionais com formação nos níveis médio e superior, a Prefeitura de Colíder, interior do Mato Grosso, publicou o edital nº 03/2014, que trata da realização de um processo seletivo. A remuneração é de até R$ 3.041,92 por jornada de 30 e 40 horas semanais.
 
Do total de vagas abertas, cerca de 5% serão reservados para os candidatos portadores de deficiência.
 
Cargos
Assistente Social e Técnico (Higiene Bucal, Patologia Clínica e Enfermagem).
 
Inscrição
As inscrições deverão ser realizadas no período de 12 a 16 de janeiro de 2015, exceto aos sábado e domingo, das 07h às 11h e das 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico, localizada na Avenida. Dauri Riva, nº 215 – Setor Norte, Centro, cidade de Colíder/MT.
 
A inscrição é gratuita e poderá ser efetuada pessoalmente ou por procurador, sendo que quem optar pela segunda modalidade deverá portar procuração pública registrada em cartório.
 
Para se inscrever é necessário seguir os seguintes critérios e documentos:
  • Ficha de inscrição devidamente preenchida;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Estar em dia com as obrigações militares (se do sexo masculino) (cópia);
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais (Titulo de Eleitor e do comprovante de votação da ultima eleição) (cópia);
  • Cópia do documento comprobatório do grau de escolaridade exigida para o cargo;
  • Cópia do Certificado de conclusão do Curso exigido para o cargo;
  • Outros cursos de qualificação profissional (para fins de desempate);
  • Cópia do documento comprobatório de experiência profissional no exercício do cargo a que se candidatar;
  • Currículo contendo experiências profissionais no exercício do cargo proposto;
  • Não ter sido demitido por justa causa pelo serviço Público e ou privado, observados os prazos prescritivos;
  • Declaração de Conhecer e estar de acordo com as exigências no presente Edital;
  • Cédula de Identidade (RG) (cópia);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia);
  • Uma foto 3X4 (atual e de frente);
  • Cópia da carteira do Conselho Regional exigida para o cargo.
Prova
A realização da prova objetiva será na data provável de 25 de janeiro de 2015, no horário das 8h às 12h, nas dependências da Universidade de Mato Grosso - UNEMAT, situada na Avenida Ivo Carnelos, nº 393, Setor Leste, Centro, na cidade de Colíder-MT.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 26 de janeiro de 2015, no quadro de avisos da Prefeitura de Colíder-MT, Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico e no site www.colider.mt.gov.br.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 180 dias, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, havendo necessidade devidamente comprovada e se for de interesse da Prefeitura de Colíder.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 30 de dezembro de 2014.

Prefeitura de Paulo Lopes - SC abre inscrições de processo seletivo

A Prefeitura de Paulo Lopes, em Santa Catarina, através da empresa Infinity Assessoria Pedagógica, lançou o edital nº 01/2014 de processo seletivo para cadastro de reserva para provimento futuros em cargos de motorista, auxiliar de serviços gerais, agente de serviços gerais, enfermeiro, médico, professor com licenciatura e não habilitado (magistério cursando pedagogia).
 
Os ganhos variam a depender da função e carga horária a ser desempenhada, podendo ser de R$ 724,00 a R$ 8.115,85 - acrescidos de vale alimentação de R$ 200,00, em jornadas de 30 ou 40 horas semanais.
 
Podem concorrer às vagas profissionais de todos os níveis de escolaridade. As inscrições serão realizadas até o dia 15 de janeiro de 2015, via endereço eletrônico: www.infinityprovas.com.br. Haverá taxa de R$ 20,00 e R$ 30,00, de acordo com o grau de instrução do candidato.
 
A todos os participantes será aplicada prova objetiva, programada para o dia 24 de janeiro de 2015, a partir das 14h, em local a ser informado brevemente. Também terá prova prática e avaliação de títulos, previstas para o dia da objetiva. Provavelmente o gabarito será disponibilizado no dia seguinte.
 
Estima-se que a homologação seja publicada no dia 9 de fevereiro de 2015.
 
Todos os atos referentes ao seletivo serão publicados no quadro de publicações oficiais do Município e nos sites: www.infinityprovas.com.br e www.paulolopes.sc.gov.br.
 
O processo seletivo será válido por um ano, a contar de sua homologação final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu - PR

A Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, no estado do Paraná, divulgou o edital nº 01.002/2014, referente à realização do concurso público nº 002/2014, o qual visa preencher vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. O salário previsto vai de R$ 813,77 a R$ 9.000,00, e a carga horária a ser desempenhada vai de 20 a 44 horas semanais.
 
São oferecidas 83 vagas nos cargos de agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, assistente administrativo, assistente social, atendente de creche, atendente de farmácia, contador, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, instrutor de artesanato, médicos, motorista, odontólogo clinico, professores, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de janeiro de 2015, através do site www.institutobrasil.net.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 para candidatos às vagas de ensino fundamental, R$ 80,00 para os inscritos em cargos de ensino médio e de R$ 120,00 para os de ensino superior.
 
Os inscritos serão avaliados através de prova objetiva, prática e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 08 de fevereiro de 2015, o horário e o local serão divulgados no edital de homologação das inscrições. 
 
O prazo de validade do concurso público, que será executado pelo Instituto Brasil, será de 02 anos, a contar da data de publicação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Tapiramutá - BA

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado da Bahia. A Prefeitura de Tapiramutá divulgou o edital nº 01/2014 de concurso público, oferecendo 75 vagas em diversos cargos da administração municipal. Os vencimentos propostos aos contratados podem chegar até R$ 9.000,00, a depender da função e jornada de trabalho, sendo esta de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Enfermeiro, Médico, Professor, Técnico em Enfermagem, Agente Arrecadador, Digitador, Guarda Municipal, Agente de Endemias e Gari.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever no período compreendido entre os dias 5 e 16 de janeiro de 2015, das 8h às 12h e das 14 às 16h, utilizando o site www.planejarconcursos.com.br, ou de forma presencial, dirigindo-se à sede da Secretaria de Educação, situada na Av. Cleriston Andrade, Sol Nascente, Centro, Tapiramutá/BA.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 15,00 e 20,00;
Nível médio: R$ 22,50 e 25,00;
Nível superior: R$ 40,00 e 50,00.
 
Prova
O concurso será realizado por meio de provas objetivas, títulos, práticas e aptidão física.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 8 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados no quadro de avisos da Prefeitura e da Câmara de Tapiramutá e através do site www.planejarconcursos.com.br, a partir do dia 2 de fevereiro de 2015.
 
Os títulos deverão ser entregues exclusivamente no mesmo dia e local de realização da prova objetiva.
 
As provas práticas e de aptidão física serão realizadas provavelmente no dia 22 de fevereiro de 2015.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos. O mesmo passará a valer a partir da data de homologação do resultado final.

Prefeitura de Fortaleza - CE abre seletivo para o IPLANFOR

A Prefeitura de Fortaleza, no estado do Ceará, abriu o edital de processo seletivo público nº 72/2014, com o intuito de contratar novos profissionais que possam integrar o quadro do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR). As contratações atenderão às necessidades temporárias de excepcional interesse público, e a seleção dos candidatos está sob a responsabilidade do Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (IMPARH).
 
Com a iniciativa, serão selecionados 66 profissionais, sendo 26 de nível médio e 40 graduados. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do preenchimento do formulário disponível no endereço eletrônico www.fortaleza.ce.gov.br/imparh, até o dia 12 de janeiro de 2014.
 
Os candidatos serão selecionados por meio de prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e de uma segunda etapa, composta de prova de títulos. Todas as etapas da seleção serão realizadas na cidade de Fortaleza - CE.
 
A prova objetiva terá duração de três horas, e será possivelmente aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, no horário das 14h às 17h, para todos os candidatos. Os inscritos deverão acessar o endereço eletrônico de inscrição quatro dias antes da data de realização da prova escrita objetiva e imprimir o cartão de identificação, documento no qual constará o respectivo local de realização da prova objetiva.
 
Todas as informações deste concurso podem ser obtidas no sítio do IMPARH (http://www.fortaleza.ce.gov.br/imparh).

Concurso Eletrobras - PI (CEPISA) 2015: Edital e Inscrição

A Eletrobras Distribuição Piauí, também conhecida como Companhia Energética do Piauí (CEPISA), disponibilizou, por meio do IADES, seu mais novo edital (nº 1) referente ao concurso público nº 2/2014, que se destina ao provimento de 95 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva em cargos efetivos de todos os níveis de escolaridade.
 
Há oportunidades para profissionais de nível superior, que possuam formação nas áreas de Arquivologia (1 vaga) e Medicina do Trabalho (1 vaga), sendo o salário inicial de R$ 4.524,71. Para profissionais com formação no ensino médio Operacional/Suporte, as chances são para Técnico em Eletrotécnica (6 vagas) e Eletricista Motorista (27 vagas), cujo salário poderá chegar a até R$ 2.292,75. Já para os candidatos que tenham o nível fundamental, as vagas são para Eletricista Auxiliar (30 vagas) e Leiturista (30 vagas), devendo o salário mensal ser de R$ 1.196,70.
 
As inscrições custam entre R$ 41,90 e R$ 56,00, a depender do cargo pretendido, e podem ser feitas exclusivamente via internet, até 29 de janeiro de 2015, no seguinte endereço eletrônico: www.iades.com.br. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 4 de fevereiro de 2015.
 
O edital estabelece que está assegurado às pessoas com deficiência o percentual de 5% das vagas oferecidas, e 20 % para as pessoas negras ou pardas, em conformidade com a legislação, e dentro do prazo de validade do concurso, que será de um ano, prorrogável.
 
O concurso compreenderá as etapas de:
 
- Provas objetivas para todos os inscritos, com 50 questões de múltipla escolha; e
 
- Teste de aptidão física para os candidatos a cargos de Nível Médio Suporte – PMS/Eletricista Motorista, Nível Fundamental - PF/Eletricista Auxiliar e PF/Leiturista.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Teresina, provavelmente no dia 01 de março de 2015, devendo os locais, datas e horários de aplicação serem divulgados no sítio do IADES, até o dia 23 de fevereiro.
 
Todas as informações do concurso podem ser conferidas integralmente no endereço eletrônico www.iades.com.br/inscricao/ProcessoSeletivo.aspx?id=110671f6

Prefeitura de Crixás - GO lança concurso público

Por meio do extrato do edital nº 001/2014, publicado no Diário Oficial dos Municípios, a Prefeitura de Crixás, em Goiás, informa que realizará inscrições de concurso público para a contratação de 132 profissionais.
 
As vagas disponibilizadas são para os postos de: motorista (veículo leve, veículo pesado e de ambulância), operador de máquina de terraplanagem, tratorista, facilitador de oficinas, monitor de sala de aula, agente administrativo, recepcionista, fiscal de trânsito, mecânico geral, assistente de consultório dentário, agente de combate às endemias, fiscal de vigilância sanitária, engenheiro de alimentos e professor.
 
As inscrições serão realizadas do dia 10 de fevereiro ao dia 3 de março de 2015, via endereço eletrônico: www.perfas.com.br.
 
Será aplicada prova objetiva, programada para o dia 5 de abril de 2015, a partir das 9h, em local a ser definido provavelmente no dia 24 de março de 2015. Também haverá prova prática, prevista para o dia 10 de abril de 2015 e avaliação de títulos entre os dias 4 e 14 de abril de 2015.
 
O edital completo será afixado no mural das publicações da Prefeitura, localizado na Praça Inácio José de Campos, nº 01, Centro, e no site da organizadora Perfas Planejamento e Assessoria Municipal LTDA.

Concurso Prefeitura de Ribeirão do Sul - SP

A Prefeitura de Ribeirão do Sul, no estado de São Paulo, divulgou o edital nº 03/2014, que estabelece normas para o concurso público, o qual visa preencher 14 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário previsto vai de R$ 727,42 a R$ 2.382,40, em carga horária de 10 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de assistente social, coveiro, enfermeiro, engenheiro civil, escriturário, fonoaudiólogo, inspetor de aluno, médicos, motorista, recepcionista, servente - faxineiro, auxiliar de educação infantil, professor de educação básica I - PEB I.
 
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 09 de janeiro de 2015, pelo site www.cematconcurso.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 36,00 para quem pretende disputar uma vaga de nível fundamental, R$ 45,00 para os inscritos em cargos de nível médio e R$ 55,00 para os de nível superior.
 
Os candidatos serão submetidos a provas objetiva, prática e de títulos.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 18 de janeiro de 2015, na EMEF “Profº Samuel Pereira de Lima”, situada à Rua Augusto Corrêa Gomes, s/n, Bairro Jardim Satélite, com início às 14h, exceto para o cargo de professor de educação básica I - PEB I, que iniciara as 9h.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa CEMAT, terá validade de 02 anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Prefeitura de Japurá - AM anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Japurá, no estado do Amazonas, publicou edital anunciando a realização de um processo seletivo público, com o objetivo de preencher 37 vagas em cargo de Agente Comunitário de Saúde. A função exige que o candidato à vaga tenha o ensino médio, se for atuar na zona urbana; e ao menos o ensino fundamental completo para atuar na zona rural.
 
O salário dos Agentes será de R$ 1.014,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições deverão ser realizadas de forma presencial, no período de 02 a 15 de janeiro de 2015, nas secretarias municipais de Saúde e da Administração, Av. Amâncio Barbosa, s/n, Centro, Japurá-AM, ou nas comunidades onde há vagas.

O processo seletivo será realizado considerando a somatória da experiência e a participação na capacitação, ambas em caráter eliminatório.

A validade deste certame é de 12 meses, a contar da data da publicação da homologação no Diário Oficial dos Municípios. Ao término dos 12 meses, o prazo podendo ser prorrogado.

O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas, edição de 31 de dezembro de 2014, entre as páginas 29 e 31.

Concurso IFMA oferta mais de 200 vagas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) lançou o edital n° 02/2014 que normatiza o concurso público a ser realizado com o intuito de preencher 203 vagas de professor da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico. Os aprovados serão lotados nos campi de Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Centro Histórico, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Monte Castelo, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras, Zé Doca, Pedreiras e Grajaú.
 
Poderão participar do certame candidatos que tenham graduação/licenciatura na área de atuação. Os vencimentos variam entre R$ 1.914,58 e R$ 8.049,77, dependendo da titulação do aprovado, mais auxílio-alimentação, estipulado em R$ 373,00 para tempo integral de 40 horas, em regime de dedicação exclusiva, e 50% deste valor para o regime de 20 horas; além de auxílio pré-escolar, estipulado em R$ 89,00 para dependentes com idade inferior a 06 anos, bem como outros benefícios previstos em lei.
 
O concurso será realizado através da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento - FSADU. Serão reservadas 20% das vagas para os candidatos afrodescendentes e 5% para os portadores de deficiência.
 
As inscrições serão realizadas entre os dias 12 e 25 de janeiro de 2015 pela internet, através do endereço eletrônico www.fsadu.org.br. O valor da inscrição será de R$ 110,00.
 
O concurso será composto por provas objetiva, dissertativa, de desempenho didático e de títulos. A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 08 de março de 2015, nos locais que serão divulgados até o dia 03 de março de 2015. O gabarito preliminar será informado aos candidatos no dia 09 de março de 2015.
 
O concurso terá validade de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.