Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Benefícios e propriedades da Citronela

A citronela, também conhecida como citronela de Java e citronela do Ceilão, pertence à família  das gramíneas, e cresce facilmente em qualquer tipo de solo. No entanto, indica-se que, quando cultivada, seu plantio seja feito em solo fértil e úmido

A planta precisa de sol para crescer, de forma que a sombra constante não é um bom lugar para seu plantio. A planta aromática é popularmente conhecida por seu efeito positivo quando se pretende afastar mosquitos e borrachudos. Seu óleo essencial, inclusive, é muito usado na fabricação de repelentes contra esses insetos, além de velas, loções e óleos que são muito usados no verão, principalmente.

Seu óleo é extraído por um método conhecido como arrasto de vapor. Nele, as folhas recebem constantemente uma grande quantidade de vapor d’água aquecido em uma caldeira. Quando passa pelas folhas, o vapor leva o óleo essencial, que é separado da água posteriormente por meio de condensação. De nome científico Cymbopogon nardus, a planta pode ser encontrada para comprar em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, e possui aplicações na medicina.
 
Benefícios e propriedades da planta
Suas propriedades envolvem sua ação como insetífuga, calmante, bactericida, febrífuga, sudorífica e carminativa. Pode ser usada, além de repelente, como um medicamento para febres intestinais e distúrbios digestivos. A planta também é muito usada na aromaterapia, e pode ser cultivada em casa.

Repelente de citronela
O repelente pode ser feito de forma caseira. Para isso, basta alguns passos simples: corte alguns pequenos pedaços da folha da citronela e coloque em um prato, no ambiente em que deseja que aja como repelente. Troque todos os dias. Além disso, ela funciona como repelente quando está plantada, mas para isso é necessário que seu plantio seja feito onde haja corrente de ar. A citronela diminui as chances de ocorrência do inseto transmissor da dengue.

Como plantar uma muda?
Inicialmente, é importante usar uma luva para retirar a citronela, uma vez que, além de causar alergia, suas folhas cortam. Para retirar a muda, puxe pelo galho central e maior. Para plantá-la, retire todas as folhas da muda, e abra uma cova de uma profundidade de, aproximadamente, 10 cm. A citronela é uma planta que deve ser cultivada em solo plano e fértil, e regada constantemente. A planta, para fins repelentes, pode ser cultivada em pequenos vasos dentro de casa, de forma a ajudar a evitar os mosquitos neste ambiente.

Contraindicações e efeitos colaterais
Não foram encontrados, na literatura consultada, contraindicações da citronela. A planta, no entanto, quando em contato com a pele, pode causar alergia.
 

Mulher fica com rosto necrosado após cirurgia plástica

Médico italiano que realizou procedimento sumiu após o erro
 
Pérola Richman, de 69 anos, da Inglaterra, decidiu realizar um procedimento estético para melhorar sua autoestima e se achar mais bonita, porém, ela jamais imaginou que esse procedimento mudaria sua vida. 

Após um erro médico ao realizar um lifting ―  procedimento estético para eliminar a flacidez da pele ―  Pérola acabou com parte de seu rosto necrosado e terá que conviver com a deformidade o resto de sua vida. As informações são do site Daily Mail.
 
Uma empresa foi contratada para intermediar o procedimento. Um médico italiano foi indicado e começou as consultas pré-procedimento. Segundo Pérola, ele explicou todos os benefícios e possíveis consequências da cirurgia, porém nunca citou que poderia acarretar uma necrose. 

― Quando eles retiraram os drenos do meu rosto, comecei a gritar de dor. Após um tempo, começou a ficar roxo e evoluiu para uma enorme espécie de sarna negra.
 
Segundo Pérola, o cirurgião prometeu fazer de tudo para consertar seu erro, mas sumiu alguns dias depois. Agora, a mulher entrou com um processo contra a empresa que intermediou o procedimento e recebeu uma boa quantia de indenização. Porém, o médico ainda não foi encontrado. 

― Posso parecer dramática para muitas pessoas, mas isso arruinou minha vida. Gostava da minha aparência e agora não posso mais me olhar no espelho.
 
R7

Nova promessa de tratamento eficaz para o vitiligo

Em estudo do Hospital Henry Ford, pacientes que receberam tratamento combinado de afamelanotide e fototerapia tiveram resultado 20 dias antes dos demais
 
Detroit, Estados Unidos - Um estudo do Hospital Henry Ford publicado na revista “Journal of the American Medical Association-Dermatology” aponta um novo tratamento seguro e eficaz para restaurar a pigmentação da pele em pacientes com vitiligo.
 
Em um estudo multicêntrico conduzido por Henry Lim, os dermatologistas procuraram avaliar a segurança e a eficácia de uma combinação de tratamento de afamelanotide, uma droga que induz a pigmentação da pele, e fototerapia com raios ultravioleta B de banda estreita (UVB NB), já usada como tratamento padrão nesses casos. Embora o grau de pigmentação varie, novo o tratamento se mostrou eficaz tendo como efeito colateral mais comum a vermelhidão da pele.
 
Lim, especialista internacional em vitiligo, disse que o afamelanotide "aumenta a capacidade do raio UVB de induzir a repigmentação da pele."
 
Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: grupo A recebeu a terapia combinada; grupo B recebeu apenas tratamento UVB NB.
 
Uma das conclusões foi que a repigmentação ocorreu mais rápido nos pacientes que receberam o tratamento de combinação em comparação com os doentes que receberam somente o UVB NB.
 
- Nossos resultados oferecem a pacientes com vitiligo uma esperança renovada de futuro para o tratamento desta doença desfigurante - diz Henry Lim, principal autor do estudo. - Pacientes com lesões no rosto e braços podem ter uma resposta mais rápida com o tratamento combinado.
 
Dermatologistas do Henry Ford descreveram os resultados da repigmentação como "superiores", e disseram que a combinação de tratamento é promissor como uma futura terapia para os mais de 50 milhões de pessoas no mundo que vivem com vitiligo.
 
Os pacientes que receberam o tratamento combinado alcançaram aparecimento de pigmento em seu rosto e braços após 40 dias em comparação com 60 dias para os pacientes que receberam NB UVB.
 
Além disso, em pacientes de pele escura, a repigmentação também ocorreu mais rapidamente no grupo da combinação em relação ao grupo UVB NB.
 
O afamelanotide está em vias de ser submetido à aprovação dos EUA Food and Drug Administration para uso no tratamento de vitiligo.
 
Vitiligo é uma doença incurável que faz a pele perder a cor e desenvolver manchas brancas que variam em tamanho e localização. Ela desenvolve-se quando as células chamadas melanócitos são eliminadas pelo sistema imunológico do corpo, fazendo com que a área de pele fique branca porque as células não fazem mais o pigmento. A doença é mais perceptível em pessoas com tons de pele mais escuros, mas afeta todas as raças e etnias.
 
Para este estudo, 55 pacientes se inscreveram em quatro locais - Henry Ford, Icahn School of Medicine no Mount Sinai, em Nova York e Vitiligo e pigmentação Institute of Southern California e University of California Davis, Departamento de Dermatologia.
 
Nos dois grupos de estudo, 28 pacientes foram incluídos no grupo A e 27 pacientes no Grupo B. Os dois grupos receberam fototerapia duas a três vezes por semana, durante seis meses, totalizando 72 tratamentos. Além de fototerapia, os pacientes do Grupo A receberam uma dose de 16 mg de afamelanotide em quatro tratamentos mensais. O afamelanotide, aproximadamente do tamanho de um grão de arroz, foi implantado sob a pele.
 
Dois sistemas comuns de avaliação de pontuação do vitiligo - Vitiligo Area Scoring Index e do Grupo de Trabalho Europeu Vitiligo - foram utilizados para avaliar a resposta a repigmentação.
 
O Globo

Saneante sem registro é suspenso pela Anvisa

A Anvisa determinou, nesta quinta-feira (18), a suspensão da fabricação, divulgação, comercialização, distribuição e uso, em todo o país, do saneante Big Bão-Limpador para Uso, produzido pela empresa Goiás Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda

A medida é por conta da constatação de que o produto estava sendo comercializado sem possuir registro na Agência.

A determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e pode ser acessada clicando aqui.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Anvisa

Anvisa lança programas de monitoramento de medicamentos e produtos

A Anvisa lança, nesta quinta-feira (18), dois programas de monitoramento da qualidade de medicamentos e produtos para saúde no Brasil
 
O Programa Nacional de Verificação da Qualidade de Medicamentos (Proveme) vai analisar, inicialmente, amostras mensais dos medicamentos do Aqui Tem Farmácia Popular e Farmácia Popular. Já o Projeto Monitoramento de Materiais de Uso em Saúde Comercializados no Brasil irá monitorar produtos para saúde disponíveis no mercado, tais como implantes ortopédicos, implantes de mama e equipamentos.

As informações geradas no âmbito dos dois projetos serão registradas no sistema SGAWeb, que também será lançado nesta quinta-feira.  Nele, os laboratórios poderão registrar as amostras recebidas, os resultados de análises e laudos analíticos emitidos.

O sistema começou a ser desenvolvido em 2011 pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), em parceria com a Anvisa. O objetivo é que o SGAWeb seja utilizado por  todos os laboratórios que compõem a rede de laboratórios de vigilância sanitária, abrangendo os laboratórios centrais, regionais, municipais, além da rede credenciada.
 
Outro lançamento previsto para esta quinta é o Centro de Gerenciamento de Informações sobre Emergências em Vigilância Sanitária (eVISA). Este centro é uma nova unidade na Anvisa,  que organizará o processo de captação, monitoramento e resposta a emergências em vigilância sanitária. O eVISA  foi inspirado na concepção da Rede Global de Alerta e Resposta para Emergências em Saúde Pública, constituída por centros instalados em vários países e na sede da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra, e que tiveram impulso com a implementação do Regulamento Sanitário Internacional.
 
Assessoria de Imprensa da Anvisa

Diabetes, pressão alta e tabagismo aumentam risco de Alzheimer, diz estudo

Pressão alta, tabagismo e diabetes favorecem o desenvolvimento do Alzheimer e outros tipos de demências senil
 
É o que aponta um estudo da entidade internacional Alzheimer's Disease International (ADI) divulgado hoje (17). A diabetes pode aumentar em até 50% o risco desse tipo de doença. O relatório anual da World Alzheimer Report 2014 comprova que práticas saudáveis, como atividades físicas e boa alimentação podem reduzir enormemente os riscos de desenvolver doenças neurodegenerativas. 
 
O estudo mostra ainda que quem para de fumar tem as mesmas chances de desenvolver algum tipo de demência senil do que alguém que não fuma, enquanto aquele que continua fumando tem alto risco. O controle da diabetes e da pressão alta, bem como o fim do hábito de fumar podem reduzir o risco mesmo na terceira idade.
 
Segundo o diretor científico da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), Rodrigo Rizek Schultz, que também é coordenador do Ambulatório de Demência Grave do Setor de Neurologia do Comportamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a pesquisa corrobora a realidade constatada pelos médicos da área.
 
“O sedentarismo e o cigarro não causam Alzheimer, mas são fatores de risco que contribuem para lesões cardiovasculares que, por sua vez, facilitam a ocorrência do desenvolvimento da doença”, disse ao ressaltar que investir em prevenção é a chave para combater o problema. “Atividades físicas e hábitos saudáveis não evitam essas doenças, mas as retardam. O custo da demência senil é muito caro para o governo e para todos nós e prevenir é simples”, comentou, ao citar programas e equipamentos públicos para incentivar a prática de esportes como uma das iniciativas necessárias nas cidades brasileiras.

O estudo estima que 71% das pessoas vivendo com algum tipo de demência senil estarão em países em desenvolvimento se não forem implementadas políticas públicas efetivas para reduzir os fatores de risco. Para o geriatra e conselheiro Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Rubens de Fraga Jr, o estudo evidencia a necessidade de incluir a demência como uma das prioridades nas políticas públicas de saúde e de educação, pois a incidência de demência está caindo em países desenvolvidos onde crescem investimentos na educação e na saúde cardiovascular.
 
“Nos países em desenvolvimento há uma incidência de diabetes, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC). Temos que investir na prevenção de doenças como obesidade, tabagismo, pressão alta, com programas que controlem isso, porque senão estamos criando futuras gerações de dementes”, disse. “ O estudo também aponta que aqueles que têm oportunidades educacionais melhores apresentam baixo risco de demência. A educação reduz o impacto no funcionamento intelectual”.
 
O geriatra lembrou que o número de pessoas obesas e diabéticas têm crescido nos últimos anos, fatores de risco presentes na nossa sociedade. “E hoje temos 21 milhões pessoas com mais de 60 anos no Brasil”, disse.
 
O custo global para tratar as demências senis atualmente é aproximadamente US$ 600 bilhões, segundo a ADI. O relatório alerta para o fato de que muitas pessoas desconhecem as ações e atitudes que podem ser tomadas para reduzir os riscos das demências. Apenas 17% das pessoas entrevistadas em diferentes partes do planeta sabiam que interagir com amigos e família ajudam a retardar doenças neurodegenerativas e que apenas 25% sabiam que obesidade é um fator de risco para essas enfermidades. Entretanto, a pesquisa revelou que 68% dos pesquisados temem desenvolver algum tipo de demência.
 
Agência Brasil

Concurso Prefeitura de Atibaia (SP)

A Prefeitura de Atibaia (SP) abre nesta quarta-feira (13) as inscrições do concurso público para 274 vagas em cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior. Os salários vão de R$ 990,49 a R$ 7.071,77.

Os cargos são para ensino fundamental, médio, técnico e de nível superior. Os cargos para ensino superior são para arquiteto e urbanista, auditor, auditor da saúde, biólogo, cirurgião dentista, contador, coordenador de centro de referência, enfermeiro, engenheiro, farmacêutico ou bioquímico, fiscal de tributos, fonoaudiólogo, médico, médico da família, médico socorrista, nutricionista, orientador de medidas socioeducativas, professor, professor de educação física, profissional da fisioterapia/ terapia ocupacional, profissional de educação física, psicólogo ou psicanalista e advogado.

As vagas de nível fundamental são para agente de serviços de alimentação, agente de serviços de comunicações, agente de serviços de conservação e limpeza, agente de serviços de construção e manutenção, agente de serviços de gestão, agente de serviços de portaria e vigilância interna, agente de serviços e transportes, coveiro e salva-vidas.

As vagas de nível médio e técnico são para assistente em serviços educacionais, assistente em serviços de fiscalização, assistente em serviços de gestão, assistente em serviços de planejamento e finanças, assistente em serviços de saúde, assistente especial em serviços de gestão, guarda civil municipal, orientador social, técnico em enfermagem, laboratório e saúde bucal.

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de setembro pelo site da Vunesp. A taxa varia de R$ 45 a R$ 87, dependendo da vaga. As provas escritas estão previstas para o dia 16 de novembro. Ainda haverá, no mesmo dia, prova prática para advogados. O concurso terá dois anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Turvo - PR

A Prefeitura de Turvo, na região central do Paraná, abriu concurso público que visa contratar 109 profissionais de nível fundamental, médio, técnico e superior. Além disso, o concurso também visa criar cadastro reserva para alguns cargos. Os interessados podem se inscrever até o dia 24 de setembro, no site do instituto responsável pelo processo seletivo. Os salários variam entre R$ 657,06 a R$ 9.768,45, dependendo da carga horária e da função.

Para o nível fundamental, as vagas são para agente comunitário de saúde, auxiliar de enfermagem, auxiliar de mecânica, auxiliar de saneamento, auxiliar de consultório dentário, auxiliar operacional, carpinteiro, cozinheira, eletricista geral, vigia, entre outros. Para o nível médio, as oportunidades são para atendente de creche, auxiliar administrativo, desenhista, fiscal de vigilância sanitária, fiscal geral, inspetor de alunos, oficial administrativo, secretária escolar, técnico agrícola, técnico em segurança do trabalho, entre outros. Entre as vagas para nível superior estão, médico de várias especialidades, arquiteto, dentista, contador, controlador interno, enfermeiro e nutricionista.

Para os cargos de nível fundamental, a taxa de inscrição custa R$ 30, para o nível médio e técnico, R$ 50 e para os cargos que exigem curso superior, a inscrição custa R$ 100. As taxas devem ser pagas até o dia 25 de setembro. O concurso tem validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prova prática para alguns cargos e prova de títulos. A prova objetiva de conhecimentos gerais deve ser aplicadas no dia 19 de outubro, em local e horário a ser divulgado no site da responsável pelo concurso. Os gabaritos provisórios serão publicados no mesmo dia em que as provas serão aplicadas. Já o resultado final do processo de seleção deve ser anunciado no dia 29 de setembro. O resultado do concurso público deve ser publicado no dia 11 de novembro.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Uruaçu - GO

A Prefeitura de Uruaçu, na região norte de Goiás, abriu inscrições para concurso público para 319 vagas, sendo 290 imediatas e 29 para cadastro de reserva. As oportunidades são para os níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 724,00 a R$ 8.677,70.

São dois editais: um para cargos no setor de Administração e outro nas áreas de Saúde e Educação.

Os cargos de nível superior são para assistente social, agrônomo, biólogo, engenheiro ambiental, biomédico, farmacêutico, fisioterapeuta, médico generalista, nutricionista, odontólogo, professor (pedagogo), psicólogo e terapeuta ocupacional.

As vagas de nível médio/técnico são para monitor de creche, técnico de enfermagem, técnico em higiene dental, técnico em próteses dentárias, técnico em radiologia, almoraxife, motorista (necessário CNH categoria D), fiscal ambiental, fiscal de posturas e edificações, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, operador de máquinas (necessário CNH categoria C) e recepcionista.

Os postos de nível fundamental são para atendente de consultório dentário, merendeira, agente social, agente de limpeza, auxiliar de serviços gerais e operário braçal.

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de outubro pelos site da organizadora do concurso. A taxa varia de R$ 60 a R$ 80.

As provas para as vagas do setor administrativo estão previstas para o dia 30 de novembro. Já o exame para as oportunidades para Saúde e Educação deve ocorrer no dia 7 de dezembro.

O concurso terá dois anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de São José do Rio Preto (SP)

A Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) abriu inscrições para concurso público para a contratação de professores PEB1 e PEB2, nutricionistas e procuradores. Os editais com as normas, prazos, vagas e salários de cada área foram publicados no Diário Oficial do Município deste sábado (6). Ao todo serão 180 novas vagas abertas na área pública. Os salários variam de R$ 2.587,79 a R$ 7.060,59.

O maior número de vagas a ser ofertado é para professor PEB1, com 168, sendo oito destinadas a pessoas com deficiência. A taxa de inscrição será de R$ 63,10. No site da organizadora, é possível ver o edital.

Já para professor PEB2 são cinco vagas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Inglês e Geografia, com salário de R$ 3.257,10 e carga horária de 35 horas semanais. A taxa de inscrição será de R$ 81,70.

Para os cargos de nutricionista serão três vagas, com vencimentos de R$ 4.093,39 e carga horária de 40 horas semanais. São necessários ter nível superior completo em Nutrição, reconhecido pelo MEC e registro profissional no Conselho de Classe do Estado de São Paulo. A taxa de inscrição é de inscrição também será de R$ 81,70.

Já para procuradores são quatro vagas, com salário de R$ 7.060,59. São requisitos o curso de Nível superior em Direito reconhecido pelo MEC, experiência comprovada de três anos de efetivo exercício da advocacia e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil. A taxa de inscrição também será de R$ 81,70.

Todas as inscrições terão início também em 22 de setembro ( às 10h) e vão até o dia 17 de outubro (até às 16h). Elas deverão ser realizadas somente pela internet, no site da Fundação Vunesp.

Fonte: www.concursos.com.br

Concurso Prefeitura de Pacatuba - CE

A Prefeitura de Pacatuba, na Grande Fortaleza, divulgou edital de concurso público com 1.376 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior. São 344 vagas para preenchimento imediato e 1.032 para cadastro de reserva. Os salários podem chegar a R$ 3.246 para cargos com 40 horas semanais de trabalho.

Os interessados devem se inscrever pela internet até 30 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 60 para os candidatos de nível fundamental, R$ 80 para os de nível médio, e R$ 120 para os de nível superior.

A prova será aplicada em 2 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O local da prova será informado no cartão do candidato, após o período de inscrição. O site da organizadora do concurso também vai disponibilizar o local da prova de cada candidato a partir de 23 de outubro.

As vagas são para agente Administrativo, agente de trânsito, agrônomo, dentista, cozinheiro, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, guarda municipal, médico, motorista, nutricionista, operador de máquinas pesadas, professor, psicólogo, secretário escolar, topógrafo e veterinário.

O concurso tem prazo de validade de dois anos e pode ser prorrogado por mais dois anos.

Fonte: www.concursos.com.br

Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro

O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro divulgou edital de concurso público para 5 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 1.107 a R$ 11.246.

Os cargos de nível superior são para médico fiscal e bibliotecário.

As vagas de nível médio são para agente administrativo.

As inscrições podem ser feias de 28 de agosto a 25 de setembro pelo site www.iderh.org.br. A taxa é de R$ 50 para nível médio e R$ 80 para nível superior.

Os profissionais também vão receber assistência médica e odontológica, vale-refeição de R$ 682, vale-alimentação de R$ 535, auxílio creche de R$ 390 para funcionários com filhos de até 7 anos e auxílio material escolar de R$ 218 para funcionários e dependentes que estejam cursando ensino fundamental, médio, superior ou acima.

A prova objetiva será aplicada no dia 19 de outubro.

O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Fonte: www.concursos.com.br

IABAS - RJ abre editais de processo seletivo

O Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), no estado do Rio de Janeiro, publicou cinco editais de processo seletivo, nos quais oferece 29 vagas imediatas, número que será ampliado a médio prazo, com a convocação de mais profissionais através da chamada dos aprovados cujos nomes compõem o cadastro reserva.
 
Os cargos disponíveis podem ser preenchidos por profissionais de níveis médio, técnico e superior, integrando assim o quadro do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município do Rio de Janeiro. Os salários propostos variam de acordo com a função, podendo alcançar até R$ 11.449,81 mensais.

No edital n° 17/2014, há 11 vagas para os cargos de agente administrativo, oficial de farmácia, farmacêutico, médico, técnico de enfermagem e técnico de saúde bucal.

O edital n° 18/2014 traz 13 vagas em cargos de oficial de farmácia, médico, técnico de enfermagem e técnico de saúde bucal.

Já o edital n° 19/2014 também conta com 5 vagas de fiscal de farmácia, médico, técnico de enfermagem  e técnico de saúde bucal.

E, por fim, os editais n°s 020 e 021/2014 oferecem oportunidade de emprego para agente comunitário de saúde.

Será admitida a inscrição via internet, feita através do endereço eletrônico http://concursos.biorio.org.br, até 05 de outubro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
A taxa de inscrição varia entre R$ 35,00 e R$ 85,00.

O processo seletivo compreenderá provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos a todos os empregos; haverá ainda entrevista técnica, de caráter eliminatório, para todos os candidatos que forem aprovados na etapa de prova objetiva, a fim de comprovar formação e registro profissional; além de avaliação técnica-profissional e avaliação de títulos para médico.
 
A prova objetiva será composta de questões do tipo múltipla escolha e será aplicada na cidade do Rio de Janeiro, na data provável de 19 de outubro de 2014, domingo, em locais e horários a serem divulgados.

O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, por decisão do IABAS.

FAEPU em Uberlândia - MG abre processo seletivo

A Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia - FAEPU, no estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo nº 002/2014, a ser executado pela empresa Reis e Reis Auditores Associados. O certame oferece vagas para os cargos de níveis médio e superior, por salários de até R$ 1.972,69, em regime de 10, 20 ou 40 horas semanais.
 
CargosAuxiliar de faturamento, assistente de faturamento, enfermeiro especialista em UTI neonatal, físico médico, fonoaudiólogo, médico (alergologista, cardiologista pediátrico, hematologista, intensivista adulto, neonatologista, neurologista área II credesh, psiquiatra e radioterapeuta), nutricionista e técnico (farmácia, alimentos, enfermagem, manutenção de consultório odontológico e radioterapia).
 
As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 22 de setembro até 07 de outubro de 2014,  no setor de Gestão de Desenvolvimento Humano em Saúde/GDHS-HCU, situado na Av. Pará, nº 1720, Campus Umuarama – Uberlândia MG, no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h (exceto sábados, domingos e feriados), ou via internet, no site www.reisauditores.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível médio) e R$ 80,00 (nível superior).
 
O processo seletivo será composto por prova objetiva e de títulos.
 
Os documentos referentes à avaliação curricular de títulos deverão ser enviados via postal (SEDEX) para o endereço Rua da Bahia, 1004 – Conj. 904 – Centro – CEP: 30.160-011, na cidade de Belo Horizonte/MG.
 
A prova objetiva deverá ser realizada na data provável de 2 de novembro de 2014, unicamente na cidade de Uberlândia/MG, em locais e horários a serem divulgados no dia 27 de outubro de 2014, no site www.reisauditores.com.br.
 
O resultado final do processo seletivo será publicado nos sites www.reisauditores.com.br e www.hc.ufu.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, a contar da data de publicação da homologação, podendo, no interesse da FAEPU, ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Mallet - PR

A Prefeitura de Mallet, no estado do Paraná, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de ocupar 46 vagas somando as imediatas e mais cadastro de reserva. As oportunidades são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 11.844,47, em carga horária de até 44 horas semanais.

O concurso público será realizado sob a responsabilidade da Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória – Uniuv.
 
As vagas são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, operador de máquinas, vigia, agente de bens municipais II, pedreiro, motorista, auxiliar administrativo, auxiliar de clínica dentária, auxiliar de enfermagem, professor, técnico em enfermagem, contador, dentista, fiscal, fisioterapeuta, médico, professor de educação física, psicólogo, psicopedagogo, técnico em informática, agente comunitário de saúde, agente de vigilância epidemiológica, auxiliar de enfermagem, enfermeiro e médico (clínico geral).

A inscrição somente poderá ser realizada pela internet, no endereço eletrônico concursopublico.uniuv.edu.br, até 14 de outubro de 2014. As taxas de inscrição variam de R$ 60,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de 3 (três) horas e será realizada provavelmente no dia 09 de novembro de 2014, às 14h, em local a ser informado posteriormente.

Os gabaritos provisórios e os cadernos de provas serão divulgados no site da Uniuv: concursopublico.uniuv.edu.br, a partir das 17h, do dia 10 de novembro de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, que será publicada no órgão oficial de imprensa do município de Mallet, Paraná, podendo, a critério da Administração Municipal, ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Não-Me-Toque - RS prorroga inscrições de teste seletivo

A Prefeitura de Não-Me-Toque, no estado do Rio Grande do Sul, abriu novo processo seletivo visando a contratação de pessoal, por prazo determinado, para atender à necessidade temporária e de excepcional interesse público, em diversas funções públicas de diferentes órgãos e repartições do Município. O edital da seleção é o de nº 053/14.
 
As chances são para profissionais de níveis fundamental e médio. Os salários variam de R$ 963,78, R$ 1.190,53 e R$ 1.351,51 de acordo com o cargo escolhido.

Além do salário base, o contratado fará jus às seguintes vantagens funcionais: horas extras em eventual extrapolação da carga horária diária e semanal, desde que previamente convocado pelo superior hierárquico; adicional noturno; gratificação natalina proporcional ao período trabalhado; férias proporcionais acrescidas de um terço, indenizadas ao final do contrato; inscrição no Regime Geral de Previdência; auxílio-alimentação, nos termos da legislação vigente.

As vagas disponíveis e a carga horária a ser cumprida são as seguintes:
- Cuidador Residente, 24 horas;
- Técnico em Enfermagem, 40 horas;
- Técnico em Saúde Bucal, 40 horas.

As inscrições foram prorrogadas e serão recebidas no Setor de Recursos Humanos, junto à Prefeitura Municipal, até 24 de setembro de 2014, das 8h30 às 11h30 horas e das 13h30 às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.

A análise dos currículos e classificação será no período de 29 de setembro a 01 de outubro de 2014. O resultado preliminar sairá na data prevista de 02 de outubro de 2014.

O prazo de validade do certame será de dois anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.
O edital está publicado integralmente no site www.naometoquers.com.br, no painel de publicações oficiais da Prefeitura Municipal.

Concurso Prefeitura de Ponte Alta - SC

A Prefeitura de Ponte Alta, no estado de Santa Catarina, lançou edital n° 01/2014 que estabelece normas para a realização do concurso público que irá destinar 33 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 2.382,18, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os empregos de enfermeiro, engenheiro florestal, fisioterapeuta, nutricionista, agente operacional, técnico em projetos, balseiro, carpinteiro, motorista I e II, operador de trator agrícola, pedreiro, servente (masculino), agente administrativo e psicólogo.

Inscrições
O concurso será executado pela Fundação Carlos Joffre do Amaral - FCJ e a inscrição poderá ser efetuada até 17 de outubro de 2014, apenas via internet, no endereço eletrônico da organizadora: www.fcja.com.br.
 
Taxas
Valor da taxa de Inscrição:
- Nível Fundamental: R$ 30,00;
- Nível Médio: R$ 50,00;
- Nível Superior: R$ 70,00.

Provas
A prova escrita será aplicada na data provável de 16 de novembro de 2014, na Escola de Educação Básica São Francisco, localizada à Rua Monte Castelo, s/n, Bairro Nossa Senhora Aparecida, Ponte Alta/SC.

Já a prova prática será realizada provavelmente no dia 27 de novembro de 2014, em local a ser divulgado no site www.fcja.com.br, no dia 24 de novembro de 2014.

Validade
A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Osasco - SP abre processo seletivo para médicos

A Prefeitura de Osasco, no estado de São Paulo, lança edital nº 053/2014 de processo seletivo, destinado à contratação, por prazo determinado, de três médicos ginecologistas para atuar como plantonista, em regime de 12 horas semanais de trabalho, por remuneração de R$ 3.800,00.
 
Inscrição
A inscrição será realizada gratuitamente, até 18 de setembro de 2014, no horário das 9h às 16h, no DARH - Departamento de Administração de Recursos Humanos, situado à Rua da saudade, 62, Bela Vista, Osasco/SP.
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • Documentação de Identificação (RG ou Carteira Nacional de Habilitação);
  • Certificado de Escolaridade (Diploma);
  • Certidão de Nascimento de filhos menores de 18 anos;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social Profissional;
  • CRM e Certificado de Especialização, quando for o caso.
O processo seletivo será realizado através de análise de documentação e entrevista técnica.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da sua homologação.
 
O edital encontra-se publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco, edição de 9 de setembro de 2014.

Prefeitura de Osasco - SP publica editais de processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Osasco, no estado de São Paulo, publicou os editais nºs 055 e 056/2014 de processo seletivo, para contratação, por prazo determinado, de 63 médicos nas seguintes especialidades: Nefrologia, Ginecologia, Neurologia, Reumatologia, Endocrinologia, Psiquiatria e Neuropediatria. A jornada de trabalho do aprovado será de 12 ou 20 horas semanais, a depender da área de atuação. Os salário vão até R$ 4.200,00.
 
Interessados deverão se inscrever gratuitamente até 19 de setembro de 2014, no horário das 9 às 16 horas, no DARH - Departamento de Administração de Recursos Humanos, situado à Rua da Saudade, 62 Bela Vista - Osasco - SP.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Documento de identificação (RG ou Carteira Nacional de Habilitação);
  • Certificado de Escolaridade (Diploma);
  • Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social Profissional;
  • - da página com foto;
  • - da qualificação civil;
  • - das páginas correspondentes aos registros do contrato de trabalho;
  • CRM e Certificado de Especialização, quando for o caso.
O processo seletivo se dará através de avaliação de documentos e entrevista técnica de caráter eliminatório.
 
Os editais foram publicados na Imprensa Oficial do Município de Osasco, edição de 12 de setembro de 2014.

Prefeitura de Ibirama - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Ibirama, no estado de Santa Catarina, por meio da empresa Infinity Assessoria Pedagógica Ltda, lançou o edital nº 003/2014 para realização de processo seletivo com a oferta de 13 vagas mais formação de cadastro de reserva em cargos de agente comunitário de saúde, técnico em enfermagem e enfermeiro (níveis fundamental, médio/técnico e superior), com salários de até R$ 3.136,11.

Inscrições
O candidato deverá acessar o site www.infinityprovas.com.br onde terá acesso a ficha de inscrição e aos procedimentos necessários à efetivação da mesma, que estará disponível no período de 23 de setembro a 23 de outubro de 2014.

Taxas
- Agente Comunitário de Saúde - R$ 20,00;
- Técnico em Enfermagem - R$ 30,00;
- Enfermeiro - R$ 50,00.

Provas
A prova objetiva para todos os cargos será realizada provavelmente no dia 09 de novembro de 2014, com início às 9h e término às 12h, sendo recomendada a chegada dos candidatos com 30 minutos de antecedência, munidos de documento de identificação oficial com foto, levando em consideração que o acesso ao local da prova será fechado às 8h55.

Gabaritos
O gabarito provisório será divulgado na data provável de 10 de novembro de 2014. Já a homologação do resultado final será publicada na data prevista de 25 de novembro de 2014.

Validade
O processo seletivo terá validade de dois anos, a contar de sua homologação final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso COREN - PB

Foi divulgado o edital completo do concurso público do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (COREN - PB), que oferece de 15 vagas em cargos de níveis médio/técnico e superior.
 
O certame é organizado pela empresa Contemax Consultoria e contratará profissionais para atuar como agente administrativo, advogado, contador e enfermeiro fiscal. A remuneração vai de R$ 2.170,57 a R$ 4.117,97.
 
Os aprovados trabalharão nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.
 
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 3 de outubro, no seguinte endereço eletrônico: www.contemaxconsultoria.com.br, com taxa de R$ 18,40, para a função de agente administrativo; e de R$ 27,60, para as demais funções.
 
Haverá aplicação de prova objetiva para todos os candidatos, com realização prevista para o dia 9 de novembro de 2014, em horário e local a ser informado pelo site da organizadora provavelmente a partir do dia 1 de novembro de 2014. Candidatos a vagas de nível superior passarão por avaliação de conhecimentos e análise de títulos.
 
A divulgação do gabarito é aguardada para o dia 10 de novembro de 2014 e o resultado final, para o dia 24 de dezembro de 2014. Os aprovados terão seus nomes publicados na lista do Diário Oficial e receberão telegramas com as convocações.
 
O concurso será válido por dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério do COREN/PB.

Prefeitura de Vargem Bonita - SC divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Vargem Bonita, localizada no estado de Santa Catarina, divulgou edital nº 02/2014 de processo seletivo, para contratação de pessoal, por prazo determinado, em caráter emergencial, por se tratar de atendimento nas áreas das Secretarias de Saúde e Bem Estar Social, Transportes, Obras e Urbanismo e Agricultura e Desenvolvimento Rural. São ofertadas vagas para cargos de níveis fundamental e médio, por salários de até R$ 1.140,62.
 
Cargos
Operador Máquinas Pesadas, Operador de Trator Agrícola e Agente Comunitário de Saúde (ESF).

As inscrições serão recebidas até 30 de setembro de 2014, das 13h30 às 17h, no setor de Tributos da Prefeitura de Vargem Bonita, situado na Rua Coronel Vitório, 966.
 
No ato da inscrição o candidato deverá informar dados pessoais e fornecer cópias devidamente rubricadas dos documentos a seguir:
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria C, e experiência profissional mínima de um ano para os cargos de Operador de Máquinas Pesadas e Operador de Trator Agrícola, conforme exigência do cargo;
  • Título de Eleitor e comprovante da última votação;
  • Certificado de reservista para os candidatos do sexo masculino;
  • Curriculum Vitae documentado com todas as folhas rubricadas;
  • Cópia autenticada dos certificados dos cursos específicos para cada cargo de interesse;
  • Comprovante de endereço/telefone para contato.
O processo seletivo será realizado mediante somatório de pontos da contagem de títulos e da experiência comprovada.
 
O resultado constando os nomes dos candidatos aprovados será publicado oficialmente em 7 de outubro de 2014 no DOM - Diário Oficial dos Municípios e no mural público.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, edição de 17 de setembro de 2014.

FMSC - RS divulga edital de concurso público

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), no estado do Rio Grande do Sul, sob a organização da Fundação La Salle, divulgou o edital nº 01/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 267 vagas disponíveis, mais formação de cadastro de reservas, para candidatos de todos os níveis de ensino.
 
As vagas disponíveis foram distribuídas para os seguintes cargos: auxiliar de saúde bucal, agente comunitário de saúde, técnico em enfermagem, técnico em saúde bucal, técnico em segurança do trabalho, médico generalista de Saúde da Família e Comunidade, engenheiro em segurança do trabalho e cirurgião dentista especialista em estomatologia, periodontia e em lidar com paciente portador de necessidades especiais.
 
As remunerações variam de R$ 1.014,00 a R$ 10.000,00, em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições deverão ser realizadas até 13 de outubro de 2014, via endereço eletrônico: www.fundacaolasalle.org.br/concursos, com taxa de R$ 45,00, para emprego de nível fundamental de ensino; de R$ 65,00 para candidatos a cargos de nível médio; e de R$ 95,00 para vaga de nível superior.
 
Será aplicada prova objetiva a todos os candidatos, na data prevista de 16 de novembro de 2014, às 14h. A divulgação do gabarito provavelmente ocorrerá no dia seguinte à realização da prova.
 
Haverá análise de títulos para cargos de formação de nível superior de ensino. A entrega da documentação deverá ser feita do dia 8 ao dia 10 de dezembro de 2014, pessoalmente ou por SEDEX e A.R. (Aviso de Recebimento), no endereço da Fundação La Salle, Av. Getúlio Vargas, 5558 – Sala 105 – Centro, Canoas/RS, CEP 92010-242.
 
A lista homologada contendo os nomes é aguardada para 23 de dezembro de 2014.
 
Todas as informações acerca do processo seletivo serão disponibilizadas no site da organizadora.
 
O concurso público será válido por dois anos, a contar da data de publicação do edital de encerramento, podendo ser prorrogado por igual período a critério da FMSC.

Exame de urina pode detectar HPV, aponta estudo

Eficácia do teste é maior com a primeira urina do dia
 
Um simples exame de urina pode detectar o papiloma vírus humano (HPV), responsável pelo câncer do colo do útero em grande parte dos casos, de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira.
 
Até 80% das mulheres sexualmente ativas foram infectadas em algum momento de sua vida com o HPV, embora apenas entre 10% a 20% desenvolvam uma infecção persistente que pode evoluir para um câncer de colo do útero, também chamado de cervical.
 
As mulheres devem realizar o exame Papanicolau periodicamente para prevenir possíveis complicações oncológicas.
 
Após reunir os resultados de 14 estudos que compararam a eficácia dos exames de urina existentes ao Papanicolau, os pesquisadores britânicos chegaram a conclusões bastante similares, embora o Papanicolau continue sendo um pouco mais preciso, segundo o estudo divulgado no site da revista British Medical Journal.
 
A sensibilidade desses exames é "moderada" na detecção dos casos positivos e "alta" na dos negativos. A proporção de casos positivos identificados corretamente foi de 73% enquanto a sensibilidade aos casos negativos foi de 98%.
 
A eficácia é maior quando a análise é realizada com a primeira urina do dia. Os estudos foram realizados com 1.442 mulheres sexualmente ativas.
 
"A detecção do HPV na urina é um método não-invasivo, de fácil acesso e mais aceitável para as mulheres", ressaltam os autores que acreditam que é possível melhorar a detecção da doença em alguns subgrupos de população feminina que tem receio de fazer o Papanicolau.
 
Apesar disso, os pesquisadores reconhecem que seus resultados devem ser interpretados com prudência devido às variações existentes entre os estudos e a ausência "de um método uniforme de detecção do HPV na urina".
 
No comentário que acompanha o estudo, os cientistas de Manchester indicam que os exames de urina podem representar também alternativas "benéficas e baratas" nos países em desenvolvimento com carências em infraestrutura de saúde.
 
AFP / Viva Bem

Conheça dez exames que podem detectar o que impede a gravidez

Existem exames básicos e especializados para serem feitos pelo casal ou separadamenteExistem exames básicos e especializados para serem feitos pelo casal ou separadamente
 
Você está tentando engravidar há mais de um ano e nada acontece? Sinal de alerta para infertilidade. De acordo com especialistas em reprodução humana, depois desse período de tentativas, o casal deve começar a suspeitar que há algum problema impedindo a gravidez. A investigação começa no consultório médico e passa por uma série de exames (veja abaixo).
 
Em mulheres com mais de 35 anos, esse tempo de espera cai para seis meses, já que a idade feminina afeta bastante a fertilidade. "Se há diagnóstico de alguma doença, como endometriose e mioma na mulher e varicocele (varizes nos testículos) no homem, é preciso investigar o quanto antes", afirma a ginecologista e obstetra Cláudia Gomes Padilla, especialista em reprodução humana do Grupo Huntington.
 
Dados da literatura médica mostram que em 40% dos casos o problema é do homem, em 40%, só da mulher, e em 20%, dos dois. "A investigação começa com a avaliação clínica e histórica dos pacientes. Alguns fatores estão associados à infertilidade, como mulheres com menstruação muito irregular ou colo do útero comprometido, e homens que operaram os testículos", explica a professora Mariangela Badalotti, presidente da SBRH (Sociedade Brasileira de Reprodução Humana) e diretora do Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva, em São Paulo. Obesidade e fumo também oferecem risco para a fertilidade do casal.
 
A avaliação começa durante a consulta médica, quando é feito um levantamento das condições clínicas do homem e da mulher, bem como a avaliação física, que também pode ajudar a levantar suspeitas. Em seguida, o médico pode indicar exames específicos para cada caso. Conheça os principais.

Conheça as causas e os tratamentos para infertilidade feminina

 
Para os dois
 
Básico
1) Dosagem hormonal
É um exame de sangue que avalia a produção dos hormônios. "A dosagem pode detectar doenças que afetam a fertilidade, como diabetes, ovários policísticos e problemas na tireoide", diz a ginecologista e obstetra Cláudia Gomes Padilla.
 
Faz parte do diagnóstico básico da mulher, porque analisa o funcionamento dos ovários, a quantidade de óvulos existente e a ovulação. Nos homens, pode detectar problemas na produção de esperma e na eliminação dos espermatozoides, mas só precisa ser feito se for constatada baixa concentração de esperma em exames anteriores.

Conheça os hábitos que comprometem a fertilidade da mulher

 
Especializado
2) Exames genéticos
São feitos apenas quando há problemas genéticos na família ou se o casal estiver passando por abortos de repetição (o que pode acontecer devido a má formações no bebê). A análise do DNA, por meio de uma amostra de sangue, pode detectar anormalidades cromossômicas tanto no casal quanto no embrião.
 
Para ela
 
Básicos
3) Ultrassom transvaginal
"Em casos de infertilidade, a ultrassonografia é realizada entre o terceiro e o quinto dias do ciclo menstrual e avalia o tamanho, o volume dos ovários e a presença de folículos antrais (capazes de ovular). Já a ultrassonografia transvaginal seriada acompanha o crescimento do folículo e prevê o dia mais fértil da mulher em determinado mês", afirma o ginecologista e obstetra Arnaldo Schizzi Cambiaghi, diretor do centro de reprodução humana do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia) e autor de diversos livros sobre fertilidade.
 
4) Histerossalpingografia
É outro exame básico para casos de infertilidade, porque mostra desvios no funcionamento e na anatomia das trompas e do útero. O médico, que precisa ser especialista nesse tipo de exame, aplica contraste no colo do útero e depois faz um raio X da região, para identificar o caminho do líquido desde o útero até as trompas.

Dificuldade para engravidar do segundo bebê pode ser infertilidade secundária

 
Especializados
5) Histerossonografia
É indicado, principalmente, quando há problemas na cavidade do endométrio, a parede de sangue que reveste o útero e é expelida na menstruação. É feito com a introdução de uma sonda na vagina, que injeta um fluido para acompanhar seu caminho dentro do útero. O processo é semelhante ao da histerossalpingografia, mas é mais focado no endométrio e não avalia tão bem o funcionamento das trompas.
 
6) Videolaparoscopia
Essa microcirurgia, minimamente invasiva, costumava fazer o diagnóstico de doenças, mas hoje é usada quando se pode aliar a constatação do problema e o tratamento, como em casos de endometriose e mioma. Nela, uma câmera é introduzida por um pequeno buraco feito próximo do umbigo, para mostrar os órgãos reprodutivos em tempo real.
 
7) Videohisteroscopia
Nesse caso, a câmera é colocada dentro do útero para verificar a cavidade uterina e o endométrio. "É indicada em casos de suspeita de lesão ou alteração na parte interna do útero", diz Claudia Gomes Padilla.
 
8) Biópsia do endométrio
Por ser muito invasivo, é feito apenas em casos muito específicos, quando é retirado um fragmento de tecido do endométrio durante a fase pré-menstrual. "Esse exame tem mais de uma função. Antigamente detectava a ovulação, mas hoje fica restrito a questões como análise do estado do endométrio", fala Mariangela Badalotti, presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana.

Semelhança entre sintomas da endometriose e de outros problemas ginecológicos atrasa diagnóstico

 
Para ele
 
Básico
9) Espermograma
É o primeiro e mais importante exame que o homem deve fazer, porque mostra o número de espermatozoides existentes, sua estrutura e capacidade de se mover. A análise é feita diretamente no sêmen, colhido pela masturbação.
 
Especializado
10) Ultrassom de testículos com Doppler
"Esse exame avalia a próstata, as vesículas seminais e, principalmente, o epidídimo e os testículos. Nesse último caso, avalia-se o tamanho e, com a ajuda do Doppler, estuda-se o fluxo sanguíneo (varicocele), além de eventuais tumores", diz o ginecologista e obstetra Arnaldo Schizzi Cambiaghi.

Entenda como se dá o diagnóstico de infertilidade masculina

 
Infertilidade no SUS
De acordo com o Ministério da Saúde, o casal deve passar por consulta na atenção básica e realizar os exames necessários como sangue, urina e ultrassonografia, oferecidos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em seguida, poderá fazer exames e tratamento específicos para infertilidade em nove unidades hospitalares no Brasil.
 
São elas:
 
- Centro de Reprodução Assistida do HRAS (Hospital Regional da Asa Sul), antigo HMIB, em Brasília, vinculado à Secretaria de Saúde do Distrito Federal;
 
- Centro de Referência em Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byington, em São Paulo, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo;
 
- Hospital das Clínicas de São Paulo;
 
- Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP);
 
- Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), de Belo Horizonte;
 
- Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre;
 
- Hospital das Clínicas de Porto Alegre;
 
- Imip (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira), em Recife;
 
- Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal.
 
UOL

Vacina de hepatite A passa a ser oferecida em todo o país este mês

Vacina hepatite A Uberaba imunização (Foto: Reprodução/ TV Integração)
Foto: Reprodução/ TV Integração
Paraná, São Paulo e Roraima eram últimos estados que faltavam. Em outros estados, a vacina começou a ser oferecida a partir de julho
 
O SUS já está oferecendo a vacina contra o vírus da hepatite A em todo o país. Os três últimos estados que faltavam - São Paulo, Paraná e Roraima - passaram a ter a vacina disponível este mês, de acordo com o Ministério da Saúde.
 
Em 29 de julho, a pasta tinha anunciado a inclusão da imunização no calendário vacinal. Desde então, os estados passaram a incluir a vacina progressivamente.
 
A imunização é direcionada a crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses. A meta do ministério é imunizar 95% desse público em um ano, o que totaliza três milhões de crianças.
 
Com a vacinação contra a hepatite A, o Ministério da Saúde passa a oferecer, de graça, 14 vacinas de rotina no calendário. Ainda segundo o ministério, com a nova vacina, o Brasil passa a ofertar todas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

Entenda a Hepatite B

 
Hepatite A
A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado. De acordo com a OMS, a cada ano, ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos no mundo. Nos países com precárias condições sanitárias e socioeconômicas, a hepatite A apresenta alta incidência.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é considerada comum no Brasil, área de risco para a hepatite A. Foram 3,2 casos para cada 100 mil habitantes em 2013. De 1999 a 2012, foram 761 mortes.

Hepatites

 
De 1999 a 2013 foram registrados 151.436 casos de Hepatite A no Brasil. A maioria dos casos se concentra nas regiões Norte e Nordeste do país, que juntas representam 55,8% das confirmações do vírus. De 2% a 7% dos casos apresentam a forma grave da doença, que pode levar à hospitalização e à morte.
 
A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados.
 
G1

Estudo sugere que uso de adoçante pode predispor a diabetes

Adoçantes alterariam bactérias intestinais, afetando 'quebra' do açúcar. Pesquisadores dizem, no entanto, que mais pesquisas são necessárias
 
Usar adoçantes pode predispor algumas pessoas a diabetes, ao dificultar a forma como seus corpos lidam com o açúcar, sugere um estudo preliminar feito principalmente em camundongos.
 
Os autores esclarecem que os resultados do estudo, que incluiu alguns experimentos com humanos, não são suficientes para recomendar mudanças na forma como as pessoas usam os adoçantes. Os pesquisadores e outros especialistas externos dizem que mais investigação é necessária, enquanto grupos industriais dizem que a pesquisa é limitada e que outras evidências mostram que os adoçantes são seguros e úteis para o controle do peso.
 
O estudo, feito por pesquisadores de Israel, foi publicado na edição desta quinta-feira (18) da revista científica "Nature".
 
O trabalho sugere que os adoçantes mudam a composição das bactérias benéficas do intestino. Isso parece dificultar o modo como o corpo lida com o açúcar da alimentação, o que pode resultar no aumento das taxas de açúcar no sangue. Esse dano, chamado intolerância à glucose, pode levar à diabetes.
 
Alguns especialistas que não participaram do trabalho pediram cautela ao interpretar os resultados. James Hill, um especialista em obesidade da Universidade do Colorado, considera que o trabalho é "boa ciência". Ainda assim, faz uma ressalva. "Eu não acho que há informações suficientes para levar a uma conclusão definitiva sobre os adoçantes e o processamento do açúcar pelo corpo", escreveu em um e-mail.
 
"Eu certamente não acho que há evidência suficiente para concluir que ele é prejudicial."
 
Mas Yanina Pepino, da Universidade de Washington em St. Louis, diz que os resultados realmente demonstram que os adoçantes atrapalham o processamento do açúcar pelo corpo ao alterar a flora bacteriana intestinal. Ela acredita que isso mostra que tanto adoçantes como açúcar devem ser usados com moderação, especialmente por crianças. "O estudo está realmente fornecendo dados fortes sugerindo que precisamos fazer mais pesquisa", disse.

Leia também:

Consumo de adoçantes no Brasil é seguro, afirma especialista

Pesquisas relacionam consumo de adoçante à obesidade

Dossiê do adoçante

Adoçantes x Açúcar: Tire suas dúvidas

Pesquisas descobrem o lado amargo do adoçante

Saiba como escolher o adoçante adequado

 
Sacarina, sucralose e aspartame
Os pesquisadores começaram testando três tipos de adoçantes amplamente usados - sacarina, sucralose e aspartame - em 20 camundongos. Alguns receberam um desses adoçantes na água, outros receberam água com açúcar e outros receberam apenas água.
 
Depois de 11 semanas, os pesquisadores deram a todos uma dose de açúcar e monitoraram a resposta no nível de açúcar no sangue.
 
Os camundongos que inicialmente receberam açúcar tiveram quase a mesma resposta que os que receberam água pura. Mas aqueles que receberam qualquer um dos adoçantes inicialmente tiveram maiores altas nos níveis de açúcar, indicando um prejuízo no processamento da dose de açúcar recebida. Outros experimentos ligaram esse efeito à mudança das bactérias intestinais.
 
Em uma declaração, a agência americana que regulamenta remédios e alimentos, o FDA (sigla para Food and Drug Administration), disse que os adoçantes "foram minuciosamente estudados e têm uma certeza razoável de não provocarem prejuízos aos consumidores".
 
O grupo Calorie Control Council, que representa os fabricantes de adoçantes e de produtos que contêm adoçantes, disse que o estudo tem limitações que diminuem a aplicabilidade em pessoas.
 
G1

RDC 15/2014 fere a livre iniciativa e prejudica a dinâmica das relações comerciais

Judiciário reconhece que Resolução RDC 15/2014 fere a livre iniciativa e prejudica a dinâmica das relações comerciais
 
Publicada em março de 2014, a RDC 15/2014 que dispõe sobre os requisitos relativos à comprovação do cumprimento de Boas Práticas de Fabricação para fins de registro de Produtos para Saúde teve o condão de vincular a concessão dos registros sanitários à publicação dos certificados de Boas Práticas de Fabricação nos seguintes termos: “O deferimento das solicitações de concessão de registro e alteração/inclusão de fabricante, conforme caput, fica condicionado à publicação de Certificado de Boas Práticas de Fabricação - CBPF válido emitido pela ANVISA e ao cumprimento dos demais requisitos para registro de produtos para saúde”.

A nova norma, apesar prover uma conotação de “facilitação” à obtenção dos registros sanitários, vem, depois de alguns meses de sua publicação gerar polêmica ao setor regulado por apresentar efeito diverso ao esperado.Vale dizer, empresas submetidas ao Regime de Vigilância Sanitária, hoje, assistem seus registros literalmente estacionados e sem provisão para conclusão por não haver uma previsão por parte da Agência na realização das já conhecidas inspeções sanitárias “outros países”, estando, pois, por força do parágrafo único do art. 2º da RDC 15/2014,  vinculada a concessão do registro à publicação do certificado.

Nota-se, de outro ângulo, que os efeitos da RDC 15/2014, ao contrário de “facilitar” a concessão dos registros, somou, mais uma vez, certa dificuldade e obscuridade na ação da Agência.

Resultado disso, foi a condução do caso ao Judiciário que, ao julgar a matéria em sede liminar, firmou sua primeira decisão em recente julgamento de liminar em Mandado de Segurança garantindo o direito da Impetrante ao arbitramento de prazo para realização da inspeção no prazo de 60(sessenta) dias, bem como a conclusão de 7(sete) registros sanitários, caso deferido o certificado, no prazo de 30(trinta) dias.

Em sua decisão, prolatada em 15.09.2014, a MMa. Juíza Substituta LIVIANE KELLY SOARES VASCONCELOS, em seus argumentos, afirmou que “É notório o funcionamento deficitário das agências reguladoras instaladas no Brasil. São frequentes as ações judiciais ajuizadas para que as agências reguladoras cumpram seu papel. Tal situação mostra-se indesejável, pois acaba por gerar dano ao erário, prejuízo às atividades econômicas e falta de transparência na atuação de algumas das agências, além de prejuízo à atividade comercial da empresa, em razão da demora do exame dos pedidos”.

Assinou também que: “No caso específico, a jurisprudência assente no Tribunal Regional Federal da 1ª Região é no sentido de que eventuais dificuldades estruturais da ANVISA não podem ser suportadas pelos usuários dos seus serviços, sob pena de malferir os arts. 5º, LXXVIII e 37, caput da Constituição Federal. A dinâmica das relações comerciais não pode ser obstada pela demora da ANVISA na conclusão dos procedimentos de autorização, de modo geral”

O advogado e especialista que atuou no caso, Dr. Pedro Cassab sócio do escritório Mendes e Cassab Advogados, sobre o assunto destacou que: “não pode a agência dificultar e até impedir o livre exercício de atividade econômica de empresas reguladas sob a égide da má estrutura ou da estrutura deficitária”. “É deve das Agências, em especial da Anvisa tratar seus regulados com respeito e transparência.

Arrematou: “A Anvisa deve parar de fazer uso de suas ferramentas democráticas para distribuir ao mundo ações de interesse desconexos àqueles provenientes do interesse público, pois produtos para saúde são sim de interesse público e devem, incluo aí seus fabricantes e importadores, serem tratados como tal.

Para mais informações entre em contato com um de nossos advogados pelo telefone +55 11 3253-8813 ou contate nosso Coordenador Dr. Pedro Cassab através do e-mail pcassab@mendescassab.com.br

Por Imprensa | Mendes e Cassab Advogados Associados
 
Saúde Web

Conheça quais nutrientes as cores do alimentos fornecem

Combinações de frutas, verduras e legumes deixam pratos mais saudáveis e gostosos
 
A salada pode ser uma refeição completa, desde que sejam incluídas fontes de todos os grupos alimentares: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Normalmente compostas por frutas, verduras e legumes, as saladas são ricas em nutrientes, vitaminas, fibras e minerais que auxiliam na proteção da saúde e ajudam na prevenção de doenças como diabetes e coração.
 
Para quem não gosta muito do prato, a dica é apostar em combinações para deixar a salada mais atraente.
 
— É possível deixar a salada mais gostosa sem perder os nutrientes que o alimento oferece. Molhos diferenciados, carnes brancas, peixes, castanhas e frutas são uma ótima opção. São ingredientes que, além de saudáveis, garantem versatilidade ao prato — indica a nutricionista Cinthia Julião.

Frutas e verduras ajudam a diminuir chances de sofrer AVC

 
O ideal, segundo Cinthia, é que a salada seja uma refeição bem colorida. A nutricionista listou os benefícios dos alimentos a partir das suas cores.

Frutas e vegetais podem não ser decisivos para a perda de peso

 
Confira:
 
Alimentos brancos: possuem alicina, uma substância que auxilia na redução do colesterol, como o alho e a cebola.
 
Alimentos roxos: ricos em ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce e diminui os riscos de células cancerígenas, pois contém substâncias que podem prevenir o câncer como o reveratrol e as antocianinas. O repolho roxo, uva, beterraba e berinjela são exemplos de alguns desses alimentos.

Como aproveitar bem frutas, verduras e legumes

 
Alimentos vermelhos: possuem antoacina, um flavonoide com ação imunoestimulante que ajuda no sistema circulatório e licopeno, um antioxidante que auxilia na prevenção da osteoporose, como o tomate, pimentão, morango e maçã.
 
Alimentos verdes: são ricos em ácido fólico, que é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central, também muito importante para as gestantes, pois auxiliam na boa formação do tubo neural do bebê. Além disso, possuem luteína, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo e clorofila, pigmento responsável pela coloração. Exemplos desses alimentos são a alface, a rúcula, a ervilha e o espinafre, entre outros.

Comer mais frutas ajuda a parar de fumar

 
Alimentos amarelos: auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico, da visão e coração. São também ótimos para a pele e a mucosa. São ricos em betacaroteno e vitamina C. Um exemplo de alimentos amarelos são mangas, batatas e mandioquinha.

Zero Hora

Alerta: Interditado cautelarmente lote de tintura para cabelo

A Anvisa interditou cautelarmente, pelo prazo de 90 dias, o lote nº 130039804 do produto Tintura Creme Beauty Color, produzido pela empresa Bonyplus Indústria e Comércio Importação e Exportação de Cosméticos Ltda e com validade até fevereiro de 2016
 
O lote foi interdita por causa dos resultados insatisfatórios obtidos nos ensaios de análise de rotulagem e teor de peróxido de hidrogênio.
 
A determinação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17/09). Clique aqui e confira a resolução na íntegra.
 
ANVISA