Suas propriedades envolvem sua ação como insetífuga, calmante, bactericida, febrífuga, sudorífica e carminativa. Pode ser usada, além de repelente, como um medicamento para febres intestinais e distúrbios digestivos. A planta também é muito usada na aromaterapia, e pode ser cultivada em casa.
O repelente pode ser feito de forma caseira. Para isso, basta alguns passos simples: corte alguns pequenos pedaços da folha da citronela e coloque em um prato, no ambiente em que deseja que aja como repelente. Troque todos os dias. Além disso, ela funciona como repelente quando está plantada, mas para isso é necessário que seu plantio seja feito onde haja corrente de ar. A citronela diminui as chances de ocorrência do inseto transmissor da dengue.
Como plantar uma muda?
Inicialmente, é importante usar uma luva para retirar a citronela, uma vez que, além de causar alergia, suas folhas cortam. Para retirar a muda, puxe pelo galho central e maior. Para plantá-la, retire todas as folhas da muda, e abra uma cova de uma profundidade de, aproximadamente, 10 cm. A citronela é uma planta que deve ser cultivada em solo plano e fértil, e regada constantemente. A planta, para fins repelentes, pode ser cultivada em pequenos vasos dentro de casa, de forma a ajudar a evitar os mosquitos neste ambiente.
Contraindicações e efeitos colaterais
Não foram encontrados, na literatura consultada, contraindicações da citronela. A planta, no entanto, quando em contato com a pele, pode causar alergia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário