Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Benefícios e propriedades da Citronela

A citronela, também conhecida como citronela de Java e citronela do Ceilão, pertence à família  das gramíneas, e cresce facilmente em qualquer tipo de solo. No entanto, indica-se que, quando cultivada, seu plantio seja feito em solo fértil e úmido

A planta precisa de sol para crescer, de forma que a sombra constante não é um bom lugar para seu plantio. A planta aromática é popularmente conhecida por seu efeito positivo quando se pretende afastar mosquitos e borrachudos. Seu óleo essencial, inclusive, é muito usado na fabricação de repelentes contra esses insetos, além de velas, loções e óleos que são muito usados no verão, principalmente.

Seu óleo é extraído por um método conhecido como arrasto de vapor. Nele, as folhas recebem constantemente uma grande quantidade de vapor d’água aquecido em uma caldeira. Quando passa pelas folhas, o vapor leva o óleo essencial, que é separado da água posteriormente por meio de condensação. De nome científico Cymbopogon nardus, a planta pode ser encontrada para comprar em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, e possui aplicações na medicina.
 
Benefícios e propriedades da planta
Suas propriedades envolvem sua ação como insetífuga, calmante, bactericida, febrífuga, sudorífica e carminativa. Pode ser usada, além de repelente, como um medicamento para febres intestinais e distúrbios digestivos. A planta também é muito usada na aromaterapia, e pode ser cultivada em casa.

Repelente de citronela
O repelente pode ser feito de forma caseira. Para isso, basta alguns passos simples: corte alguns pequenos pedaços da folha da citronela e coloque em um prato, no ambiente em que deseja que aja como repelente. Troque todos os dias. Além disso, ela funciona como repelente quando está plantada, mas para isso é necessário que seu plantio seja feito onde haja corrente de ar. A citronela diminui as chances de ocorrência do inseto transmissor da dengue.

Como plantar uma muda?
Inicialmente, é importante usar uma luva para retirar a citronela, uma vez que, além de causar alergia, suas folhas cortam. Para retirar a muda, puxe pelo galho central e maior. Para plantá-la, retire todas as folhas da muda, e abra uma cova de uma profundidade de, aproximadamente, 10 cm. A citronela é uma planta que deve ser cultivada em solo plano e fértil, e regada constantemente. A planta, para fins repelentes, pode ser cultivada em pequenos vasos dentro de casa, de forma a ajudar a evitar os mosquitos neste ambiente.

Contraindicações e efeitos colaterais
Não foram encontrados, na literatura consultada, contraindicações da citronela. A planta, no entanto, quando em contato com a pele, pode causar alergia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário