Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Origem étnica de um indivíduo pode influenciar no desenvolvimento de complicações cardiovasculares

Os negros, por exemplo, são mais suscetíveis à hipertensão. Disparidades no acesso ao tratamento, porém, deixam o cenário ainda mais desigual
 
Do lado direito, o coração recebe o sangue pobre em oxigênio das veias. O líquido é bombeado até os pulmões, oxigenado novamente, recebido no lado esquerdo do órgão e mandado de volta para o resto do corpo. Descompassos nesse processo são chamados de doenças cardiovasculares.
 
O surgimento delas tem uma série de explicações, incluindo a influência da herança genética. Não só aquela transmitida pelas gerações imediatamente anteriores, mas por todo o passado étnico e o estilo de vida de ancestrais raciais. A miscigenação, porém, tem diminuído esses efeitos e gerado uma série de dados que escancara dois principais fatores para a diferença no surgimento e no agravamento dessas doenças: o acesso aos cuidados de saúde e as dificuldades de tratamento entre as populações étnicas.
 
Estudos científicos mostram que a prevalência de enfermidades cardiovasculares varia conforme as etnias, especialmente quando a questão é a pressão arterial. Segundo o diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro e editor científico da Revista Brasileira de Cardiologia (RBC), Cláudio Tinoco, pessoas com ascendência afro-americana têm maior prevalência de hipertensão. “Quando estão no mesmo nível de indivíduos de outra etnia, apresentam mais lesões de órgãos alvo, ou seja, maior taxa de efeitos adversos.”

A Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, confirma que o fardo da incidência de doenças coronárias é mais pesado entre os negros. Cerca de 17% deles declararam o diagnóstico médico de doença do coração e têm grau intenso ou muito intenso de limitações nas atividades habituais devido à doença. Entre a população autodeclarada branca, a taxa é pouco maior que 11%; e, entre os pardos, 16,5%.

As disparidades também são percebidas nas diferentes respostas a anti-hipertensivos. Tinoco ressalta que medicamentos com essa finalidade e ação diurética têm uma ação mais acentuada em negros, assim como os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECAs) em brancos. O primeiro tipo de remédio provoca a eliminação de líquidos e sódio pela urina. O segundo é um vasodilatador. “Esses estudos mostram que, na verdade, o que está por trás disso é um patrimônio genético diferente na excreção de proteínas sintetizadas pelo DNA”, diz o cardiologista.

Indivíduos com ascendência africana têm mais de um tipo de gene que favorece a retenção de sódio e água e faz com que a hipertensão arterial seja mais responsiva aos medicamentos diuréticos. No entanto, Tinoco alerta que o tema, ainda que comprovado por seguidos ensaios clínicos populacionais, é controverso no meio clínico e acadêmico. Até porque a análise fica cada vez mais complicada devido ao alto nível de miscigenação da população. “No Brasil, é mais difícil dizer que, pela cor da pele, uma pessoa tem um patrimônio genético ou outro.”

O especialista cita uma grande pesquisa feita nos Estados Unidos em que as pessoas se autodeclararam pertencentes a um grupo étnico e participaram de testes com dois tipos de medicação para uma determinada condição cardíaca. “Esse estudo mostrou respostas bastante interessantes para esses remédios. Foi de grande discussão e passou a ser utilizado para indicar um uso preferencial em pessoas afro-americanas.” Porém, dois trabalhos de análise genética feitos pela Universidade Federal Fluminense e pela Universidade Federal de Minas Gerais mostraram que, na população brasileira, a cor da pele não consegue prever a mesma resposta com tanta precisão.

Atenção falha
Enquanto esse conhecimento começa a se diluir com a mistura dos povos, outro se mantém comum a países desenvolvidos e em desenvolvimento: as disparidades na atenção básica conforme a raça do paciente. De acordo com a mesma Pesquisa Nacional de Saúde, o percentual de brasileiros que nunca mediram a pressão arterial é de 3%. Somente entre as pessoas autodeclaradas brancas, o percentual é menor que a média: de 1,8%. Se comparados a pardos (4,1%) e negros (3,5%), os números, no mínimo, dobram.

Diferentemente do que as pesquisas indicam, a taxa de diagnósticos entre brancos (22,1%), pardos (20%) e negros (24,2%) é próxima, mas não significa acesso ao tratamento. De acordo com os dados, apenas 78,2% da população que se declara negra têm o diagnóstico de hipertensão e havia tomado medicamento para a doença nas últimas duas semanas anteriores à data da pesquisa. A mesma informação contabiliza 84,5% da população branca hipertensa e medicada.

Tratamentos devem ser diferenciados
Um atendimento diferenciado cultural e etnicamente é apontado como solução para o problema, de acordo com especialistas. Durante o Congresso Canadense Cardiovascular de 2014, em Vancouver, trabalho apresentado por um grupo de cientistas liderado por Asim Cheema, do Hospital St. Michael's, em Toronto, apontou que grupos étnicos distintos têm diferenças amplas tanto para a prevalência quanto para a conscientização dos fatores de risco cardiovascular. Segundo Cheema, a descoberta destaca a necessidade de programas de educação e intervenção especialmente concebidos para cada grupo.

Eles analisaram 3 mil pacientes em uma clínica de cuidados urgentes que funciona em uma área etnicamente diversificada de Toronto. Os participantes foram convidados a identificar a sua etnia e, a partir de uma lista de 20 atividades ou condições, identificar quais acreditavam contribuir para a doença cardiovascular. “Como visto em pesquisas anteriores, os de ascendência africana ou do Sul da Ásia são mais propensos a ter pressão alta e diabetes, e, portanto, estão em maior risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral do que a população em geral.”

O trabalho confirmou mais um fator: essa população não tem acesso às informações mais básicas sobre esses problemas. Por exemplo, apesar de negros e sul-asiáticos relatarem prevalência muito maior de diabetes do que os brancos, eles eram muito menos propensos a saber que a doença metabólica é um fator de risco para complicações cardíacas e acidente vascular cerebral. “Mas o fato é que uma proporção significativa desses problemas pode ser evitada. É importante que todas as etnias estejam cientes dos comportamentos de saúde necessários para preveni-las”, ressalta Cheema.

Ele acrescenta que a melhoria da consciência é importante, mas há também a necessidade de criar estratégias de intervenção que forneçam informações sobre a saúde do coração culturalmente apropriadas.

Planos privados
A opinião é totalmente compartilhada por Alan Zaslavsky, professor de política de atenção à saúde, da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos. Ele conta que disparidades significativas nos atendimentos intermediários de saúde persistiram para os negros em comparação aos brancos na maior parte dos Estados Unidos, de acordo com pesquisa divulgada por ele em dezembro de 2014, no New England Journal of Medicine. Porém, o melhor resultado para diminuição dessas lacunas foi percebido em análises de planos de saúde que buscaram melhorar a qualidade do serviço prestado em geral.

Essas iniciativas também foram associadas com taxas reduzidas de atendimentos de urgência e internações por clientes que tinham diabetes e com incidência reduzida de infarto agudo do miocárdio. “No entanto, pela primeira vez, um trabalho confirma que as iniciativas de melhoria da qualidade reduziu disparidades raciais e étnicas em resultados intermediários para condições crônicas comuns.”
 
Correio Braziliense

Estudo revela posição sexual mais perigosa para o homem; descubra

"Mulher em cima" pode causar a fratura do pênis do homem, diz pesquisa brasileira
 
A posição sexual em que a mulher fica em cima do homem durante a relação é considerada a mais perigosa. De acordo com pesquisadores e cientistas da cidade de Campinas, interior de São Paulo, tal posição é responsável por metade de todas as fraturas penianas sofridas durante o sexo. O estudo foi publicado no jornal Advances in Urology.
 
De acordo com as informações do jornal The Independent, foram examinados 44 casos de homens com fratura de pênis, durante um período de 13 anos. Desses, 42 casos foram em consequência da "perigosa" posição sexual. 
 
Segundo o estudo, a fratura peniana pode acontecer pois a mulher controla o pênis com seu peso corporal inteiro durante o ato sexual. A parceira pode não perceber ou não interromper quando acontecer houver  " uma penetração errada".
 
Para os pesquisadores, a posição mais segura durante o sexo é a que o homem fica em cima da mulher, que também é bastante comum. Desta forma, o homem de controlar os seus movimentos e não ser manipulado, assim ele terá controle, no caso de sentir alguma dor. 
 
R7

Reunião pública avalia regras de alimentos, Farmacopeia e agrotóxicos

A Reunião Pública da Diretoria Colegiada da Anvisa desta quinta-feira (22/01) tem início às 10h e traz na pauta, entre outros temas, a internalização da resolução do Mercosul sobre critérios para reconhecimento de Limites Máximos de Resíduos de Agrotóxicos em produtos vegetais in natura
 
Acompanhe a reunião (Compatível apenas com Internet Explorer). Outro item de discussão é a iniciativa regulatória para atualizar a regulamentação de aditivos alimentares e coadjuvantes para suplementos alimentares.
 
A pauta inclui ainda uma norma para dispensar os lotes pilotos de medicamentos de notificação à Anvisa.
 
Estão incluídas ainda uma série de recursos administrativos.
 
 
ANVISA

Autocontrole na alimentação depende da mudança de comportamento com a comida

É comum ter uma relação emocional com os alimentos e isso facilita o comer exagerado

Por Adriana de Araújo Psicólogo - CRP 56802/SP
 
Uma das maiores dificuldades de quem quer emagrecer é controlar o desejo por comida e saber se alimentar de forma equilibrada. Comer em excesso está, hoje, mais ligado a questões psicológicas ou físicas?                             
 
Como disse o filósofo Sócrates: "assim como não se deve tentar curar olhos sem cabeça, ou cabeça sem corpo, é inútil tratar o corpo sem intelecto". Portanto, na maioria das pessoas, a ausência de autocontrole alimentar está ligada sim a questões emocionais. E entender isso está intimamente ligado ao emagrecimento. 
 
Aspectos psicológicos no autocontrole alimentar
Ao cuidar da sua mente, automaticamente você estará também cuidando da saúde do seu corpo. Tudo está interligado. O padrão e estilo alimentar escolhido por você influenciará em seus resultados de saúde, estética, peso, entre outros, pois a maneira como as pessoas lidam com os alimentos tem influência das emoções e dos sentimentos. Os pontos emocionais ligados aos distúrbios alimentares mais comuns são: ansiedade, compulsão, depressão e/ou fatores psicológicos negativos. Quem sofre com essas questões psicológicas, às vezes, acaba por ?descontar? na comida e comer em excesso.                             
 
Grande parte das pessoas "sabe" exatamente como se alimentar de forma saudável. A maioria também sabe o que deve fazer para comer com qualidade e qual é a melhor quantidade, mas, muitas se sentem impotentes para fazê-lo, pois estão mentalmente presas em padrões emocionais equivocados. Por exemplo, quem sofre com ansiedade, pode comer em grande quantidade pelo descontrole e na tentativa de relaxamento e bem-estar.                             
 
Assim como quem está passando por um período difícil e com sintomas de depressão pode encontrar na comida um refúgio e um caminho de prazer, mas acaba por comer de forma excessiva. Mas isso não ocorre apenas com que está com depressão. A comida desperta uma sensação de prazer e para muitos que é difícil se libertar. O comportamento da pessoa é comer mais e mais, isso na verdade é uma tentativa de diminuir a tensão. Com isso, o corpo passa a necessitar de mais alimento. O resultado é negativo e a pessoa engorda.  
 
Só que, muitas vezes, quem está acima do peso acaba por evitar situações e atividade e isso faz com que haja uma grande restrição no contato social. Isso porque a pessoa acaba sofrendo e sentindo vergonha do próprio corpo e por fim a consequência é o isolamento. E então, muitas pessoas buscam na comida a recompense, o prazer, o bem-estar. Dessa forma, é difícil conseguir autocontrole.    
 
Para cortar esse tipo de relação com a comida é preciso um planejamento e/ou tratamento que inclui:                             
 
- Criar novas formas de prazer
 
- Ter momentos de relaxamento
 
- Aumentar o contato social
 
- Investir mais nas atividades físicas
 
- Cuidar dos sonhos e desejos.
 
Ganhos secundários
Outros tipos de comportamentos importantes que levam a ausência de autocontrole diante da comida estão ligados aos ganhos secundários. O que você ganha ao comer em excesso? Os ganhos secundários não são imediatos, sendo assim, ninguém que quer emagrecer gosta de estar acima do peso, ou seja, não faz conscientemente para que isso aconteça. Mas pode receber algo em segundo plano, mesmo que seja pouco. Por exemplo: por estar acima do peso evita certos encontros sociais. E assim, tira proveito desse afastamento. Ou evita se relacionar afetivamente: "ninguém vai olhar para mim, estou enorme!"
 
Através dos ganhos secundários é possível receber algum beneficio mesmo que seja numa pequena escala, com isso, ganhar algo que seja considerado bom. É preciso mudar, porque esse ganho só acontece através de um comportamento inadequado. 
 
É importante desvincular o ato de comer dos problemas existentes na vida. O ideal é solucioná-los na medida do possível para permitir a você que aceite um novo desafio e estilo de vida que é essencial para a perda de peso e posteriormente sua manutenção. 
 
Existem técnicas como coaching de vida, hipnose ericksoniana, programação neurolinguistica, atualização da programação neurolinguistica (novo código) que auxiliam no alcance da perda de peso e principalmente na mudança do comportamento. O processo desse tratamento orienta os pacientes para o caminho daquilo que eles desejam alcançar. 
 
Minha Vida

Primeiro pâncreas artificial é implantado em menino de 4 anos para tratar diabetes

AFP/ Departamento de Saúde da Austrália
Ao lado dos pais e da enfermeira Annette Hart, Xavier Hames
 mostra dispositivo que funciona como um pâncreas artificial 
Dispositivo reproduz a função do órgão, regulando o fornecimento de insulina de acordo com sua necessidade
 
Rio - Xavier Hames, um australiano de 4 anos, é a primeira pessoa do mundo a receber um pâncreas artificial, o que pode se tornar uma revolução no tratamento da diabetes tipo 1, segundo o Hospital Infantil Princesa Margaret, em Perth.
 
O pâncreas artificial reproduz a função do órgão e está ligado ao corpo do garotinho através de vários tubos enxertados sob sua pele.
 
— O aparelho reproduz a função biológica do pâncreas, prevendo os níveis baixos de glicose e administrando as doses de insulina — explicou um comunicado do Departamento de Saúde da Austrália Ocidental, emitido nesta quarta-feira. — Isso, por sua vez, evita as graves consequências do baixo nível de glicose, como coma, convulsões e até a morte.
 
O anúncio oficial não disse, porém, quando a operação ocorreu.
 
A Fundação de Pesquisa da Diabetes Juvenil, uma organização sem fins lucrativos que financiou o projeto, informou que o dispositivo monitora os níveis de glicose e interrompe o fornecimento de insulina até 30 minutos antes de ocorrer um ataque hipoglicêmico. O aparelho, então, pode prever a hipoglicemia e agir antes que ela aconteça, interrompendo o fornecimento de insulina. A bomba retoma automaticamente o fornecimento de insulina quando os níveis de glicose são restaurados.
 
A mãe de Xavier, Naomi Hames, disse a jornais locais que a vida de seu filho, que sofre com a doença desde os 22 meses, melhorou muito depois da operação. Ele, inclusive, pode praticar a natação que tanto gosta, já que o dispositivo é à prova d’água.
 
O pâncreas artificial foi desenvolvido ao longo de cinco anos, no Hospital Infantil Princesa Margaret, com a ajuda de outros núcleos de pesquisa. Cada dispositivo custa cerca de US$ 8.100 (R$ 21 mil).
 
O Globo

Cigarro eletrônico pode ser até 15 vezes mais cancerígeno, revela pesquisa


Reuters
Usuário de cigarro eletrônico pode absorver cinco vezes mais formaldeído
Dispositivo sob alta tensão produz formaldeído, conhecida como substância cancerígena
 
Portland, EUA - Aquecido ao máximo e aspirado profundamente, o vapor com nicotina dos cigarros eletrônicos pode produzir formaldeído, uma substância que o torna de cinco a quinze vezes mais cancerígeno que o cigarro comum, revela um estudo publicado nesta quarta-feira.
 
"Constatamos que o formaldeído pode se formar durante o processo de vaporização dos cigarros eletrônicos", destacam pesquisadores da Universidade de Portland, no estado de Oregon, no New England Journal of Medicine (NEJM).
 
Os pesquisadores utilizaram uma máquina para "inalar" o vapor dos cigarros eletrônicos de baixa e alta tensão para determinar como se forma o formaldeído, uma conhecida substância cancerígena, a partir do líquido que utilizam estes dispositivos.
 
Durante a experiência, os pesquisadores constataram que quando o cigarro eletrônico aquece o líquido a alta tensão (5 volts) se produz uma taxa de formaldeído mais elevada que a do cigarro comum.
 
Desta maneira, o usuário de cigarro eletrônico que inala diariamente o equivalente a três mililitros deste líquido vaporizado e aquecido ao máximo absorve cerca de 14 mg de formaldeído, contra 3 mg para quem fuma um maço de cigarro comum.
 
A longo prazo, a inalação de 14 mg desta substância nociva por dia pode aumentar de 5 a 15 vezes o risco de câncer, destaca o estudo.
 
Para o diretor da divisão de tabagismo da Faculdade de Medicina de Londres, Peter Hajek, o estudo não reflete a realidade, já que quando os cigarros eletrônicos aquecem muito, o líquido produz um sabor acre desagradável para o fumante.

O Globo

UNA-SUS está com inscrições abertas para o curso Hanseníase na Atenção Básica

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está com inscrições abertas para o curso Hanseníase na Atenção Básica
 
Lançado em outubro de 2014, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), o curso terá início em janeiro de 2015.
 
O curso Hanseníase na Atenção Básica tem como tem como objetivo preparar os profissionais para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença.
 
Nesse contexto, o conteúdo apresentado ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. Para tanto, são utilizados diversos recursos educacionais para promover o aprendizado.
 
Além dos casos clínicos e dos quizes - bastante utilizados nos cursos oferecidos pela UNA-SUS -, o curso conta com vídeo-aulas com explicações de especialistas no tema. Também foram produzidas dramatizações, que servem como vídeos de apoio às explicações das vídeo-aulas. Dessa forma, os conteúdos de diferentes recursos se interagem, reforçando os conhecimentos do aluno. Além disso, são utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário para aprofundar os conhecimentos de termos técnicos.
 
“É importante ressaltar que a hanseníase pode ser controlada na Atenção Básica. Nesse sentido, o curso propõe soluções e ações factíveis para o cuidado nesse nível de atenção, com os recursos disponíveis”, afirma a designer educacional da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Bárbara Menezes.
 
O curso é dividido em três unidades: vigilância; diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica. Os casos clínicos são transversais, abrangendo e integrando os três aspectos do controle da doença.
 
SERVIÇO:
 
Inscrições: O período para inscrições está aberto até 20 de abril de 2015. O curso será iniciado em janeiro de 2015. Para se matricular, clique aqui.
 
Público-alvo: O curso é voltado para profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Básica em todo território nacional.
 
Carga horária: 45 horas.
 
Vagas: Serão disponibilizadas 5 mil vagas para profissionais de todo Brasil.
 

Cerca de 1600 partos normais já foram realizados na Mansão do Caminho em Salvador

Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho
Para realizar o parto normal, as unidades de saúde da rede pública precisam ter ambiente, espaço físico e equipamentos adequados e profissionais de saúde qualificados
 
Um exemplo de local que reúne tudo isso é o Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho da cidade de Salvador, que há três anos atende gestantes da capital da baiana. O Centro de Parto é o primeiro centro de parto normal da Rede Cegonha de Salvador, programa do Ministério da Saúde que dá assistência às mães e bebês da rede pública de saúde, e já realizou cerca de 1600 partos normais desde que foi inaugurada, em 2012. A equipe do Centro de Parto é formada por médicos, enfermeiras obstétricas e técnicos de enfermagem.

Para a gestante ser atendida no Centro de Parto, é preciso apresentar laudo médico atestando que a mulher pode ter o bebê de parto normal. O Centro de Parto é reconhecido pelo Ministério da Saúde e preenche todos os requisitos necessários para o funcionamento. O médico do Centro de Parto,José Luis Gaspar, explica os benefícios do parto normal para as gestantes e também para o bebê. "Normal é o parto via natural. O parto normal é fisiológico, é da natureza humana. O parto normal permite o contato pele a pele, ele permite o aleitamento de primeira hora, ele permite que a mulher participe de forma mais ativa, é uma ação da mulher, é poder da mulher. O aleitamento é mais rápido, ela pode andar logo após o parto, não separa mãe de bebê nem bebê de mãe".
 
A dona de casa Daiane Santos da Silva, por exemplo, escolheu o parto normal depois de ouvir a experiência de amigas que tiveram filho de maneira mais natural. "Foram bastante atenciosos. Cheguei aqui era mais ou menos duas horas da manhã eles mandaram eu ficar caminhando, fiquei internada. E foi maravilhoso. Até hoje estão sendo atenciosos comigo. Eles me ajudaram a fazer exercício, me colocaram numa sala que tinha bola, cavalinho e foi esse exercício que me ajudou bastante. Uma mulher também, doula, fez massagem nas minhas costas, me colocou no banheiro, tomei banho de água quente. Fiquei tranquila. Foi maravilhoso. Gostei bastante".
 
O parto normal reduz os riscos desnecessários para saúde tanto da mãe quanto do bebê. É o que explica o ministro da Saúde, Arthur Chioro. "O parto normal é parto não cirúrgico, é o parto que a mulher desenvolve o trabalho de parto, ela entra num trabalho fisiológico, que dá mais proteção, que diminui as internações durante longo período nas UTI's por prematuridade desses bebês. Porque isso é decisivo para diminuir a mortalidade infantil, para diminuir a prematuridade, mas acima de tudo, dar o direito às mulheres e aos seus bebês de terem um nascimento com dignidade".
 
Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde e a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, estabeleceram novas regras para aumentar o número de parto normal no país e consequentemente reduzir o número de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar
 
Fonte: Karina Chagas/ Agência Saúde

Tétano acidental pode ocorrer em destroços resultantes de inundações

Clostridium tetani - Bacilo de Nicolaier
Destroços resultantes de inundações, deslizamentos, vendavais, granizos e outros decorrentes de chuvas podem provocar lesões na pele e, consequentemente, o adoecimento por tétano acidental. A população precisa ficar atenta principalmente com crianças que usam essas áreas para brincar inadvertidamente
 
Tétano é uma doença grave, causada por uma bactéria encontrada em metal, de madeira, de vidro ou mesmo no solo (pregos, latas, ferramentas agrícolas, cacos de vidro, galho de árvore, espinhos, pedaços de móveis e outros). É importante destacar que a bactéria pode estar presente em objetos de metal, mesmo que não estejam enferrujados.
 
Entre os sintomas do tétano estão dificuldade de abrir a boca e engolir, fortes contrações musculares no rosto, no pescoço e até mesmo na barriga e dificuldade de respirar. Esses sintomas podem evoluir para contraturas (o músculo fica duro) generalizadas por vezes são desencadeadas com luz intensa ou som muito alto.
 
Se sentir qualquer um desses sintomas em até sete dias após a lesão na pele, deve-se procurar um serviço de saúde com urgência. É preciso contar ao médico como e com que ocorreu a lesão. O tétano é grave e pode matar. Em 2013, 149 pessoas morreram por conta dessa doença.
 
A melhor prevenção ainda é a vacina que é gratuita e está disponível em toda a rede SUS. Não precisa ser criança para se vacinar, a primeira dose pode ser feita a qualquer momento e não tem contraindicação. O reforço dessa vacina deve ser feito a cada 10 anos.
 
Fonte: Comunicação Interna e Conteúdo Web/ Ministério da Saúde

Permissão para capital estrangeiro evidencia briga ideológica na Saúde

É evidente a rivalidade conceitual entre os profissionais e representantes das esferas pública e privada

Aconteceu nesta terça-feira (20) a liberação de investimento de capital estrangeiro no mercado hospitalar. O que podemos perceber é que o fato suscita as disparidades ideológicas entre as pessoas que atuam, lideram e respiram o setor de Saúde brasileiro. Mas o fato é que está tudo liberado.

Há quem diga que com isso surgirão oportunidades de melhoria da gestão nas organizações, da governança, do conhecimento em TI, entre outros fatores. Por outro lado há quem acredite que isso é um perigo para o setor, que aumentaria a distância entre os sistemas público e privado, e estaríamos dando o aval para a exploração de quem não tem interesse em desenvolver o mercado nacional.

Veja o posicionamento de pessoas e instituições do setor:

André Longo
Ex-diretor-presidente da ANS (até 10/01):
Sob o argumento de que o País precisa de investimentos de R$ 7 bilhões para suprir a carência de 14 mil leitos nos hospitais, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) defendeu a abertura do setor ao capital externo.

Francisco Balestrin
Presidente da Anahp:
“O Brasil se abre à modernidade, o hospital ganha mais processos de gestão, governança corporativa e conhecimento em tecnologia da informação, por exemplo”.

Entidades do Movimento da Reforma Sanitária:
Sete instituições de saúde consideram a liberação do capital estrangeiro como grave. Alegam que “o domínio pelo capital estrangeiro na saúde brasileira inviabiliza o projeto de um Sistema Único de Saúde. Com a possibilidade do capital estrangeiro ou empresas estrangeiras possuírem hospitais e clínicas – inclusive filantrópicas, podendo atuar de forma complementar no SUS – ocorrerá uma apropriação do fundo público brasileiro, representando mais um passo rumo à privatização e desmonte do SUS. Esse é o caminho que atende aos interesses do grande capital internacional, que voltou seus olhos à possibilidade de ampliar seus lucros inicialmente com a venda de planos e seguros baratos, mas com uma cobertura de serviços extremamente limitada, que não garante o direito à saúde e agora se aproveita para se apropriar de fundos públicos”.

Associação Brasileira da Saúde Coletiva – ABRASCO
Associação Brasileira de Economia da Saúde – ABRES
Associação Paulista de Saúde Pública – APSP
Associação do Ministério Publico para a Saúde – AMPASA
Associação Brasileira de Saúde Mental- ABRASME
Centro Brasileiro de Estudos da Saúde-CEBES
Instituto de Direto Sanitário Aplicado – IDISA

Edson Rogatti
Presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB):
Ele não acredita que a medida seja prejudicial, mas conta ter convocado uma reunião técnica com a federações para a próxima semana a fim de ter maior clareza sobre o tema.

Carlos Vital
Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM):
Afirma haver consenso entre os médicos a respeito da necessidade de investimentos públicos ou privados. Em sua opinião, privatizações e terceirizações, com capital nacional ou estrangeiro, podem ajudar a saúde brasileira, mas não resolverão o déficit do setor.

Eudes Aquino
Presidente da Unimed do Brasil:
“Se é um fundo de investidores, vem para cá, compra uma empresa, implanta sua filosofia de trabalho – geralmente com algum executivo brasileiro gerenciando – e, em média, de dois a três anos, atinge seus objetivos e leva o dinheiro embora. Acho que o país não precisa desse tipo de investimento e deve fechar as portas a ele. Se é um concorrente que se associa a alguém aqui no Brasil, e se comporta na condição de minoritário, em termos de sociedade, não vejo nenhum inconveniente”, afirmou em discussão promovida pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de S. Paulo.
 
Saúde Web

Quatro xícaras de café por dia podem prevenir o câncer de pele

Segundo pesquisa, pessoas que bebem café com mais frequência têm 20% menos chances de ter a doença
 
Os amantes do café podem estar no caminho certo. Um novo estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute apontou que o consumo da bebida pode proteger contra o câncer de pele.
 
O estudo investigou mais de 447 mil pessoas nos Estados Unidos durante uma média de 10 anos e descobriu que o café pode reduzir o risco para o tipo mais grave de câncer de pele, o melanoma maligno.
 
Os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebiam café com maior frequência — aquelas que consumiram quatro ou mais xícaras por dia — tinham um risco 20% menor de desenvolver melanoma maligno do que aqueles que tomavam menos. Também concluíram que os benefícios do café aumentaram proporcionalmente à quantidade que o paciente consumiu. O café descafeinado não forneceu os mesmos benefícios de proteção.
 
Os participantes do estudo responderam a questionários sobre suas dietas e forneceram informações sobre fatores de risco de câncer, incluindo histórico familiar de melanoma, reações a queimaduras solares, pele e exposição à luz solar direta. Eles também foram monitorados para verificar se havia sintomas de câncer de pele.
 
Durante o estudo, 22.786 participantes desenvolveram carcinoma de células basais, enquanto 1.953 desenvolveram carcinoma de células escamosas e 741 participantes desenvolveram melanoma.
 
O estudo não é conclusivo — ele mostrou uma associação, não uma relação direta de causa e efeito entre o café com cafeína e o risco de câncer de pele. Os cientistas alertam que a bebida não substitui o uso de protetor solar.

Estudos comprovam que a ingestão não exagerada de café pode trazer outros benefícios para a saúde, como: menor incidência de zumbido no ouvido, redução do risco de câncer de fígado e prevenção de doenças.

Zero Hora

Prefeitura de Catingueira - PB lança edital de concurso público

A Prefeitura de Catingueira, no estado da Paraíba, auxiliada pela organizadora Contemax – Consultoria Técnica e Planejamento Ltda., publicou o edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de preencher 67 vagas em diferentes cargos, contemplando profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão salários que variam de R$ 724,00 a R$ 1.755,55, por jornadas de 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para vigia, auxiliar de serviços gerais, cozinheira, agente administrativo, agente de combate as endemias, agente de saúde, fiscal sanitário, inspetor escolar, motorista, técnico de enfermagem, dentista, enfermeiro, farmacêutico, médico, nutricionista, orientador educacional, veterinário, supervisor educacional, professor de educação básica I, PEB II nas áreas de Artes, Ciências, Ensino Religioso, Geografia, História, Matemática e Português.
 
As inscrições foram reabertas e serão realizadas no período de 23 de janeiro a 13 de fevereiro de 2015, por meio do site da organizadora, www.contemaxconsultoria.com.br. As taxas variam de R$ 37,00 a R$ 80,00, a depender da função escolhida.

O concurso consistirá de prova objetiva e avaliação de títulos, além de prova prática de digitação, direção e operação veicular, e qualificação básica, de acordo com o que for especificado para cada vaga.
 
A prova objetiva foi remarcada e será realizada preferencialmente no município de Catingueira/PB, na data provável de 22 de fevereiro de 2015. O gabarito será divulgado na data prevista de 23 de fevereiro de 2015.
 
O prazo de validade d0 concurso será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura de Catingueira, uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Saboeiro - CE realiza processo seletivo

A Prefeitura de Saboeiro, no estado do Ceará, abriu o edital  de processo seletivo, com a finalidade de preencher 308 vagas e ainda formar cadastro reserva. Há chance para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários ofertados é de até R$ 848,50.

As oportunidades são para os cargos de Professor Substituto, Condutor/Monitor de Alunos, Auxiliar de Sala de Aula, Auxiliar de Secretaria, Motoboy, Carregador, Office Boy, Técnico em Higiene Bucal, Agente de Saúde, Técnico em Enfermagem, Atendente de Saúde, Motorista "D", Maqueiro, Cadastrador da Atenção Básica, Copeira, Atendente de Laboratório, Educador Social, Entrevistador do PBF, Cadastrador do PBF, Brinquedista, Coletor, Ajudante Geral, Operador de Sistema de Água, Tratorista, Calceteiro, Eletricista, Agente de Cidadania, Cozinheira, Jardineiro e Zelador.

As inscrições serão feitas exclusivamente de forma presencial, na sede da Biblioteca Pública Municipal, Rua Monsenhor Manoel Cândido, 47, Centro, Saboeiro - CE, até o dia 23 de janeiro de 2015, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

O processo seletivo terá análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, além de entrevista. A entrevista será realizada nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2015, das 09h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Biblioteca Pública Municipal. O resultado das avaliações será divulgado no dia 12 de fevereiro de 2015.

O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogável por igual período, a contar da publicação da homologação do resultado final.

O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Ceará de 21 de janeiro, entre as páginas 14 e 18.

Prefeitura de Apodi - RN publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Apodi, no Rio Grande do Norte, divulgou, por meio do Diário Oficial dos Municípios, o edital de processo seletivo, buscando contratar, por tempo determinado, 17 profissionais para preencher vagas que exigem dos candidatos os níveis fundamental, médio e superior.

As ofertas são para atuarem na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social - SEMDAS. As remunerações variam entre R$ 788,00 e R$ 7.000,00.

As vagas são para as funções de Coordenador, Assistente Social, Psicólogo, Instrutor Socioeducativo, Motorista, Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Técnico de Nível Médio e Educador Físico.

As inscrições serão realizadas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2015, das 08h às 12h, no Centro de Treinamento Profissionalizante, localizado na Rua Luiz Jacinto de Oliveira, s/n, Lagoa Seca, Apodi/RN.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 30 de janeiro de 2015, das 08h às 12h, no Centro de Treinamento Profissionalizante.

O processo seletivo tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Lajes - RN abre vagas em processo seletivo

No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Lajes publicou o edital de processo seletivo nº 001/2015. O objetivo do certame é preencher 48 vagas em diversos cargos, contemplando candidatos de níveis médio e superior. Os salários oferecidos variam de acordo com a função pleiteada, sendo mínimo de R$ 788,00 e máximo de R$ 11.000,00. O regime de trabalho é de 20, 30 ou 40 horas semanais.

As chances são para as funções de Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapêutico/Clínico, Médico Psiquiatra, Ginecologista Especialista, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Fiscal Vigilância Sanitária, Auxiliar Saúde Bucal, Professor (Ensino Fundamental, Língua Portuguesa, Biologia, História, Educação Física, Língua Inglesa, Artes e Matemática), Facilitador de Oficinas e Auxiliar Administrativo.

A inscrição será feita exclusivamente na sede da Prefeitura Municipal de Lajes, Rua Ramiro Pereira, 17 - Centro - Lajes RN, até o dia 30 de janeiro de 2015, no horário de 08h às 13h.

A seleção será constituída de avaliação curricular referente aos últimos dez anos de atividade do candidato. Haverá ainda uma entrevista. A divulgação dos resultados das avaliações sairá no dia 10 de fevereiro de 2015.

O processo seletivo tem por objeto selecionar servidores, por tempo determinado de um ano, podendo ser prorrogado o contrato por mais doze meses, se houver necessidade.

O edital completo pode ser conferido no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Note, na edição de 21 de janeiro, entre as páginas 34 e 37.

Prefeitura de Itapoá - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Itapoá, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 003/2015, destinado à seleção e consequente contratação de candidatos para atuarem como agentes comunitários de saúde na localidade do Saí Mirim. Os contratados terão direito à remuneração inicial bruta mensal de R$ 1.014,00 e cumprirá jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições deverão ser realizadas nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2015, no setor de protocolo da prefeitura de Itapoá, das 8h às 13h, mediante o pagamento da taxa de protocolo no valor de R$ 12,00.
 
No ato da inscrição os candidatos deverão entregar cópia dos documentos abaixo relacionados:
  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Certificado de conclusão do 1º Grau (Ensino Fundamental);
  • Título de eleitor e Certidão de Quitação Eleitoral emitida no site do TRE-SC www.tre-sc.gov.br;
  • Quitação com as obrigações militares (masculino);
  • Comprovante de que o candidato reside na localidade do Saí Mirim, por período superior a dois anos, podendo ser: conta de água, luz, telefone, boleto bancário ou contrato de aluguel (com firma reconhecida contemporânea a data do contrato);
  • Comprovante de residência atual, podendo ser: conta de água, luz, telefone, boleto bancário ou contrato de aluguel (com firma reconhecida contemporânea a data do contrato);
  • Não possuindo comprovante nominal, deverá o candidato apresentar uma declaração firmada em cartório, de que reside no local em período superior a dois anos, assinado conjuntamente com duas testemunhas.
O processo seletivo consistirá na realização de prova objetiva, prevista para 22 de fevereiro de 2015.
 
O local e horário da prova objetiva serão comunicados até o dia 13 de fevereiro de 2015, através de edital que será afixado no paço municipal e divulgado no site www.itapoa.sc.gov.br.
 
A partir das 10h do dia 24 de fevereiro de 2015 será divulgada a classificação dos candidatos aprovados no processo seletivo, através de edital que também será afixado na sede da prefeitura de Itapoá.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, edição de 20 de janeiro de 2015.

Prefeitura de São Gabriel do Oeste - MS realiza processo seletivo

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, no estado de Mato Grosso do Sul, divulgou o edital de processo seletivo nº 001/2015. O objetivo é selecionar profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior para desempenho de carga horária semanal de 40 horas.

As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS), Médico Ortopedista, Técnico de Laboratório de Análises Clínicas e Técnico de Radiologia.

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 22 de janeiro de 2015, na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Rua Martimiano Alves Dias, nº 1.211, Centro, São Gabriel do Oeste - MS, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Os candidatos serão avaliados através de análise de currículo.

O processo seletivo tem validade até 31 de dezembro de 2015, podendo ser prorrogado por um ano.

Concurso Prefeitura de Guaraqueçaba - PR

A Prefeitura de Guaraqueçaba, no estado do Paraná, abriu o edital de concurso público 001/2014, para preenchimento de 50 vagas em seu quadro de servidores. Há oportunidades para candidatos que tenham formação nos níveis médio e superior, em diversas áreas. As remunerações variam de R$ 828,59 a R$ 7.402,73.

As vagas de nível médio são para Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Assistente Administrativo, Auxiliar de Consultório Odontológico, Fiscal de Tributos, Fiscal de Obras e Posturas, Técnico Cadista, Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática.
 
Já os cargos de nível superior são para Advogado, Assistente Social, Bioquímico, Cirurgião Dentista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Médico Saúde da Família, Nutricionista, Psicólogo e Tecnólogo em Gestão Pública.

Os candidatos podem se inscrever até o dia 02 de fevereiro de 2015, até o horário limite das 17h, no site www.nadersmi.com.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 90,00.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 22 de fevereiro de 2015. Ainda haverá avaliação de títulos e de experiência profissional para todos os cargos.

O concurso terá validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da administração municipal.

Prefeitura de Marema - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Marema, cidade localizada a 549 km da capital catarinense, publicou o edital nº 1/2015 referente à realização de processo seletivo destinado à contratação de sete profissionais graduados. Os salários variam de R$ 915,77 a R$ 2.262,21, com carga horária de 20 ou 40 horas semanal.
 
Serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência cerca de 5% das vagas existentes, por cargo oferecido, ou das que vierem a surgir no prazo de validade do processo seletivo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.
 
Cargos
Agente educacional, fisioterapeuta, nutricionista, professor (educação física, educação infantil/anos iniciais/ensino fundamental e inglês) e psicólogo.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever gratuitamente até  o dia 16 de fevereiro de 2015, somente pelo site www.assconpp.com.br.
 
Prova
O processo seletivo será composto de provas objetivas e títulos.
 
A prova objetiva está prevista para o dia 22 de fevereiro de 2015, com início às 8h30min e término às 11h30min (horário oficial de Brasília, DF), no Núcleo Escolar Municipal, localizado na Rua Vidal Ramos, Centro, Marema/SC.
 
A apresentação de títulos acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2015, com início às 9h30min e término previsto às 12h30min (horário oficial de Brasília, DF), também no Núcleo Escolar Municipal.
 
O gabarito será divulgado a partir das 19h do dia 22 de fevereiro de 2015, nos sites www.assconpp.com.br e www.marema.sc.gov.br.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir de sua homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Mirante - BA

No estado da Bahia, a Prefeitura de Mirante abriu o edital n° 01/2015 de concurso público, com a finalidade de ocupar 125 vagas, ofertando salários de até R$ 7.240,00. As chances contemplam profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os contratados cumprirão carga horária de 20 a 40 horas semanal.
 
Fica reservado o percentual de 5% do total de vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais em função compatível com a sua aptidão. O concurso público será executado pela SEPROD – Serviço de Processamento de Dados.

Cargos
Para nível fundamental incompleto, as ofertas são para os empregos de Auxiliar de Serviços Gerais (18), Merendeira (4), Operador de Máquinas Pesadas (1), Guarda Municipal (5) e Motorista "D" (14);

Os candidatos de nível médio/técnico podem tentar os cargos de Agente de Endemias (4), Atendente de Farmácia (3), Auxiliar Administrativo (10), Auxiliar de Consultório Dentário (4), Operador de Sistema (2), Recepcionista (3), Técnico de Informática (2) e Técnico de Enfermagem (9);

Já os graduados poderão disputar nas funções de Professor de Nível Fundamental (14), Professor de Biologia (2), Professor de Educação Física (2), Professor de Geografia (2), Professor de História (3), Professor de Inglês (3), Professor de Letras (2), Professor de Matemática (1), Assistente Social (1), Enfermeiro (3), Farmacêutico (1), Médico (4), Nutricionista (1), Cirurgião Dentista (4), Psicólogo (1) e Técnico Superior em Serviço Público (1), disputando às vagas relativas à sua formação.

Inscrições
As inscrições ficarão abertas até as 23h59min do dia 04 de fevereiro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF, e podem ser feitas exclusivamente através do site www.seprod.com.br. Haverá um posto de informações presenciais na Secretaria Municipal de Educação, situado à Av. Manoel Messias de Lima, 501, Bairro Monte Alegre, Mirante-BA, com funcionamento no horário das 08h às 14h, para aqueles que tiverem dificuldades de efetuar sua inscrição on-line. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 05 de fevereiro de 2015, em toda a rede bancária.

Taxas
Ensino Fundamental - R$ 30,00;
Ensino Médio/Curso Técnico - R$ 60,00;
Ensino Superior - R$ 100,00.

Provas, Gabaritos e Resultados
O concurso será constituído de provas objetivas, aplicadas a todos os candidatos, mais prova prática para Motorista e Operador de Máquinas Pesadas e avaliação de títulos para todos os candidatos que concorrem aos cargos de nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 08 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados na data provável de 23 de fevereiro de 2015.

O gabarito parcial sairá na data prevista de 10 de março de 2015. Já o resultado final do concurso será publicado provavelmente no dia 15 de abril de 2015.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogável por igual período, a critério da administração da Prefeitura Municipal de Mirante.

Concurso Prefeitura de Santa Cruz da Vitória - BA

A Prefeitura de Santa Cruz da Vitória, no estado da Bahia, lançou o edital n° 01/2015 de concurso público, sob execução técnica e coordenação da empresa SOLUÇÃO.GOV – Consultoria em Gestão Pública. Serão distribuídas 149 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.580,00.

Ficam reservados 5% do total das vagas de cada cargo existente para os candidatos portadores de deficiência.

As chances são para as funções de Contínuo, Guarda Municipal, Assistente Administrativo, Motorista B e D, Recepcionista, Aux. Serviços Gerais, Fotógrafo, Técnico em Segurança no Trabalho, Técnico Administrativo, Cozinheira, Agente de Portaria e demais funções.

Inscrições
As inscrições ficarão abertas até o dia 06 de fevereiro de 2015, através do site www.solucaogov.com.br.

Taxas
Nível Fundamental Completo e Incompleto - R$ 30,00;
Nível Médio - R$ 40,00;
Nível Superior - R$ 70,00.

Provas e Gabaritos
A relação de candidatos inscritos por cargo, com o local de aplicação da prova, poderá ser confirmada no endereço eletrônico www.solucaogov.com.br, a partir do dia 13 de fevereiro de 2015.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 01 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito parcial será publicado provavelmente no dia 02 de março de 2015.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo este ser prorrogado por igual período uma única vez, a critério da autoridade competente.

Concurso Prefeitura de Pradópolis - SP

A Prefeitura de Pradópolis, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 01/2015. O objetivo é a contratação imediata de 85 profissionais de ensino fundamental, médio/técnico e superior, além de formar cadastro de reserva para preenchimento de vagas futuras. O salário previsto pode chegar até R$ 4.466,64, em jornadas que vai de 20 a 40 horas semanais. 
 
As chances são para os cargos de eletricista, patroleiro, pedreiro, técnico de raio-x, advogado, assistente social, cirurgião dentista, diretor de escola, engenheiro civil, médicos, professores, entre outros. 
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de fevereiro de 2015, pelo site www.rboconcursos.com.br.  
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 18,00 para cargos de ensino fundamental, R$ 28,00 ensino médio e R$ 48,00 ensino superior. 
 
Os inscritos serão submetidos a provas objetiva, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido. 
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 01 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados nos sites www.rboconcursos.com.br e www.pradopolis.sp.gov.br.

Prefeitura de Três Pontas - MG abre mais de 280 vagas em concurso

A Prefeitura de Três Pontas, no interior mineiro, por meio da empresa POLIS Auditoria, Treinamentos e Serviços Contábeis, lançou o edital n° 001/2015 de concurso público, com a finalidade de preencher 285 vagas e ainda formar cadastro de reserva. Há chance para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 10.500,00.

Do total de vagas, 268 são para ampla concorrência e 17 para pessoas com deficiência. Os cargos disponibilizados são para agente operacional II/manutenção geral auxiliar, serviços gerais, agente operacional II/ mecânica auxiliar, agente operacional III/ manutenção hidráulica, agente operacional IV/carpintaria, agente operacional III/ pedreiro-coveiro, agente operacional III/merenda e cozinha, agente operacional IV/elétrica veicular, agente operacional IV/elétrica de alta e baixa, agente operacional III/jardinagem, agente operacional III/lavagem e lubrificação, agente operacional IV/mecânica leve, entre outros.

As inscrições serão realizados no período de 26 de março a 26 de abril de 2015, na sede da Prefeitura Municipal, exceto sábados, domingos e feriados, das 8h às 11h e 13h às 16h. Via internet: no endereço eletrônico da empresa organizadora: www.polisauditoria.com.br. As taxas variam de R$ 37,00 a R$ 252,00 de acordo com a função esolhida.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente nos dias 30 e 31 de maio de 2015, em locais e horários a serem divulgados. Os gabaritos serão publicados na data prevista de 31 de maio de 2015, às 16h, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e no endereço eletrônico da empresa organizadora: www.polisauditoria.com.br.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Ibirité - MG

A Prefeitura de Ibirité, no Estado de Minas Gerais, através da empresa organizadora POLIS Auditoria, Treinamentos e Serviços Contábeis, divulgou a primeira retificação do edital de concurso público n° 002/2014, cujo objetivo é preencher 482 vagas em diversos cargos. Há chances para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários ofertados podem ultrapassar as cifras de R$ 2.400,00, em carga horária de até 44 horas semanais.
 
As vagas de emprego são para armador, auxiliar de administração, auxiliar de biblioteca, auxiliar de mecânico, auxiliar de secretaria, agente de transporte e trânsito, frentista, monitor de ônibus escola, ajudante de obras, bombeiro hidráulico, borracheiro, eletricista, eletricista de autos, jardineiro, mecânico de autos leves e de autos pesados, pedreiro, pintor serralheiro, servente escolar, motorista categoria "D" ou "E", fiscal de posturas, instrutor de informática, monitor de educação inclusiva, monitor educação infantil, secretário escolar, técnico de arquivo, técnico de material, técnico de paisagismo, técnico de planejamento, técnico em administração, técnico em desenho cad, técnico em edificações, técnico em meio ambiente, técnico em topografia, técnico em trânsito e transporte, técnico de saneamento, vistoriador, peb II (todos), psicopedagogo, gestor cultural, geógrafo, educador de trânsito, nutricionista, psicólogo, bibliotecônomo, advogado, assistente social, biólogo, engenheiro civil, engenheiro de telecomunicações, engenheiro de trânsito, engenheiro elétrico, fiscal tributário, sociólogo, terapeuta ocupacional, especialista em educação – orientação educacional e especialista em educação – supervisão pedagógica.
 
A data de inscrição foi estendida, podendo ser efetuada até o dia 15 de fevereiro de 2015, através do endereço eletrônico www.polisauditoria.com.br. As taxas variam de R$ 22,00 a R$ 72,00, de acordo com o cargo escolhido.

Também houve alteração na data da prova objetiva e da prova discursiva, desta vez prevista para ocorrer no dia 22 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados oportunamente. O gabarito provisório será disponibilizado no dia da prova, a partir das 14h. Estima-se ainda que o resultado final seja divulgado até o dia 4 de maio de 2015.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Nova Lacerda - MT publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Nova Lacerda, cidade localizada a 530 km de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, abriu seleção regida pelo edital nº. 002/2015, que visa à contratação temporária de três profissionais na função de Agente Comunitário de Saúde – PSF I (nível fundamental) com salário de R$ 802,86 em carga horária de 40 horas semanais.

O certame será executado por meio da empresa KLC – Consultoria em Gestão Pública Ltda. As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão realizadas até às 23 horas e 59 minutos do dia 03 de fevereiro de 2015, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. (horário local).

Será divulgado no dia 10 de fevereiro de 2015 a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições homologadas, assim como o horário e local de realização das provas. A relação será disponibilizada, através de publicação no órgão de imprensa oficial do município, afixada em Edital na Prefeitura Municipal de Nova Lacerda – MT e no site da empresa responsável pela organização do Processo de Seleção Pública www.klcconcursos.com.br. É de responsabilidade do candidato o acesso e verificação dos locais de prova.

A prova escrita objetiva será aplicada provavelmente no dia 22 de fevereiro de 2015, com início às 14h00min, sendo que, o local será divulgado quando da publicação do Edital de Homologação das Inscrições.

O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 17h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Nova Lacerda – MT, publicação no órgão de imprensa oficial do município, afixada em Edital na Prefeitura Municipal de Nova Lacerda – MT e no site da empresa responsável pela organização do processo de seleção pública www.klcconcursos.com.br.

A validade do processo seletivo será de um ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério do Município.

Concurso Prefeitura de Santana da Boa Vista - RS

A Prefeitura de Santana da Boa Vista, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Premier Concursos Ltda, divulgou o edital de concurso público nº 01/2015. O objetivo é a contratação de 11 profissionais de ensino fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração prevista vai de R$ 725,37 a R$ 2.383,90, em carga horária que vai de 20 a 40 horas semanais.  
 
As chances são para o cargo de agente administrativo auxiliar, fiscal de tributos, técnico em contabilidade, barqueiro, auxiliar de saúde bucal, fonoaudiólogo, médico clínico geral, pediatra, nutricionista, visitador do PIM e Professor de Português.  
 
As inscrições podem ser efetuadas a partir do dia 22 de janeiro até o dia 22 de fevereiro de 2015, através do site www.premierconcursos.com.br
 
O valor da taxa de inscrição para todos os cargos é de R$ 55,27. 
 
Os candidatos serão avaliados através de prova escrita, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido. 
 
O dia, local e horário de aplicação das provas, serão divulgados no edital de homologação das inscrições. 
 
O Gabarito Oficial provavelmente será divulgado no primeiro dia útil após a realização das provas, a partir das 14 horas. 
 
O Concurso público terá validade de 02 anos, contados a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal de Santana da Boa Vista.

Prefeitura de Princesa - SC lança edital de concurso público

No intuito de suprir as necessidades do seu quadro de funcionários, a Prefeitura de Princesa, no interior de Santa Catarina, tornou público o edital de concurso público, conduzido pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC). O certame tem a finalidade de preencher 25 vagas efetivas e formar cadastro de reserva em empregos que exigem ensino fundamental, médio e superior. Os rendimentos variam entre R$ 478,03 e R$ 3.622,59, e edital reserva 5% das vagas aos candidatos com deficiência.

As vagas são para funções de Controlador Interno, Farmacêutico, Arquiteto e Urbanista, Fisioterapeuta, Educador Físico, Treinador Esportivo, Técnico de Licitações e Contratos, Técnico em Saúde Bucal, Tesoureiro, Auxiliar Administrativo, Agente de Comunicação e Imprensa , Monitor de Creche, Agente de Apoio Operacional, Vigia e Agente Comunitário de Saúde.

As inscrições somente serão efetuadas pela internet, no site www.ameosc.org.br até às 23h59min do dia 23 de fevereiro de 2015. A taxa de inscrição vai de R$ 50,00 a R$ 100,00.

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 21 de março de 2015, às 09h, nas dependências da Escola Pública Municipal Renascer, Rua Sete de Setembro, Princesa-SC. Haverá ainda prova prática para o cargo de Agente de Apoio Operacional.

O gabarito preliminar será divulgado até às 18 horas do primeiro dia útil após a realização das provas nos sites www.ameosc.org.br e www.princesa.sc.gov.br.

O concurso público é válido pelo prazo de 02 anos contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por até igual período.

Concurso Prefeitura de Guarujá do Sul - SC

A Prefeitura de Guarujá do Sul, Estado de Santa Catarina, divulgou edital de concurso público n° 001/2015, com o fito de ocupar 28 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.584,26. O certame será executado pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina - AMEOSC.

Cargos
As vagas são para os cargos de Engenheiro Civil, Nutricionista, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, Professor Nível II, Agente Administrativo, Fiscal de Obras, Fiscal Sanitário, Tesoureiro, Técnico em Enfermagem e demais cargos.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas pela internet, no site www.ameosc.org.br até às 23h30 do dia 18 de fevereiro de 2015.

Taxas
R$ 100,00 - Ensino Superior;
R$ 60,00 - Ensino Médio;
R$ 30,00 - Ensino Fundamental.

Provas
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 14 de março de 2015, às 09h, nas dependências do Núcleo Municipal Arco Iris sito na Rua Otávio Diehl, no município de Guarujá do Sul/SC. Em caso de alteração de local da prova este será publicado e divulgado no Mural Público Prefeitura Municipal de Guarujá do Sul - SC, e nos endereços eletrônicos: www.ameosc.org.br e www.guarujadosul.sc.gov.br.

Gabaritos
O caderno de provas e os gabaritos preliminares serão publicados a partir das 17 horas do primeiro dia útil posterior ao dia da realização das provas nos sites: www.ameosc.org.br e www.guarujadosul.sc.gov.br.

Validade
O concurso é válido pelo prazo de 02 anos contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por até igual período.

Humor: Máfia das Próteses

Médicos de São Paulo apoiam punições para envolvidos com “máfia de próteses”

Foto: Reprodução/Globo
A Associação Paulista de Medicina afirmou apoiar as investigações sobre as irregularidades na comercialização de órteses e próteses e disse, em nota que considera “inadmissível o envolvimento de alguns colegas com tais atos”

O presidente da Associação Paulista de Medicina, Florisval Meinão, divulgou à imprensa um artigo em que se posiciona a favor das punições aos médicos envolvidos com o caso da “máfia de próteses”, trazida à tona pela investigação da revista semanal televisiva “Fantástico”, em dezembro do ano passado e este mês.

De acordo com a reportagem, polícia e Ministério Público do Rio Grande do Sul estão atrás de hospitais públicos por receberem parte das comissões pagas pelos fornecedores de equipamentos médicos.

A denúncia é de uma ex-funcionária de um fornecedor de próteses, que revelou à reportagem que pacientes de um hospital em Itajaí, Santa Catarina, receberam tubos, usados para expandir vasos sanguíneos entupidos do coração, com prazo de validade vencido.

A Associação Paulista de Medicina afirmou apoiar as investigações sobre as irregularidades na comercialização de órteses e próteses e disse, em nota que considera “inadmissível o envolvimento de alguns colegas com tais atos”.

O presidente disse também que os profissionais do Estado de São Paulo devem seguir integralmente o código de ética, o qual proíbe qualquer interação com setores da indústria de medicamentos e de insumos para a saúde.

Os conselhos de medicina, de acordo com Meinão, têm emitido resoluções que visam a prescrição destes produtos, e aplicam punições de acordo com cada caso, inclusive cassação do exercício profissional aos médicos denunciados por práticas ilícitas.

A Associação Paulista de Medicina afirma incentivar “a boa prática da medicina, oferecendo inúmeros cursos de atualização profissional visando à boa qualidade na assistência a saúde da população”.
 
EFE Saúde

Desafio: Os inibidores de apetite são eficazes ou têm apenas efeito temporário?

Após três anos proibidos, os emagrecedores voltaram às prateleiras das farmácias, autorizados pela Anvisa; o uso e os efeitos do medicamento, no entanto, dividem médicos
 
Os inibidores de apetite geraram muita polêmica ao serem proibidos e, posteriormente, liberados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ferramenta importante prescrita por endocrinologistas para auxiliar no emagrecimento, o medicamento também ganhou fama de vilão por causa de efeitos colaterais, como taquicardia, arritmia e até mesmo depressão.
 
Médicos que defendem o uso desses medicamentos dizem que o remédio é uma importante ferramenta no combate da obesidade. Outros já defendem a reeducação alimentar em vez de alguma droga que pudesse eliminar os quilos extras. Além disso, defendem que, na falta de uma reeducação alimentar, ao interromper o uso dos inibidores de apetite, a pessoa voltará a ganhar peso.
 
O iG convidou o nutrólogo André Veinert e a nutricionista Sonia Trecco, que atua no Hospital das Clínicas. Confira o programa:
 
 

 
iG

Brasil teve 31 mil novos casos de hanseníase em 2013; entenda a doença

A hanseníase é crônica, infectocontagiosa e transmitida por pessoas doentes que não estão em tratamento
 
 
Os Estados do Mato Grosso, Pará, Maranhão, Tocantins, de Rondônia e Goiás são os que concentram áreas de maior risco para a transmissão da hanseníase de acordo com dados divulgados nesta quarta (21) pelo Ministério da Saúde.
 
Em 2013, ocorreram 31.044 novos casos da doença, no país. Entre menores de 15 anos, o coeficiente foi de cinco casos para cada 100 mil habitantes. A medição, neste caso, é considerada estratégica porque uma criança doente sinaliza que há um adulto não tratado transmitindo hanseníase.
 
Dados preliminares de 2014 indicam que a taxa de detecção da doença no país foi 12,14 para cada 100 mil habitantes, o que corresponde a 24.612 novos casos no Brasil. Na população menor de 15 anos, foram identificados 1.793 novos casos. Ao todo, 31.568 pacientes estavam em tratamento no mesmo período.
 
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, avaliou como um desafio permanente lidar com as chamadas doenças negligenciadas, que incluem a hanseníase e que, muitas vezes, estão vinculadas a padrões de pobreza.
 
"A hanseníase, historicamente, vem sendo marcada pelo estigma e também por esse padrão de distribuição, que tem a ver com a desigualdade profunda que ainda existe no seio da sociedade", disse o ministro.
 
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, transmitida por pessoas doentes que não estão em tratamento. A doença tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito de forma adequada.
 
O ministério recomenda que as pessoas procurem um serviço de saúde, no caso de aparecimento de manchas de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, sobretudo se a mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença quase que imediatamente.

Agência Brasil

Recrutadores revelam as atitudes mais bizarras em uma entrevista de emprego

Entre os exemplos citados na pesquisa da Carrer Builder estão o de uma candidata que levou um cachorro dentro da bolsa para o processo de seleção
 
O site norte-americano de carreiras Career Builder fez um levantamento com recrutadores para descobrir quais são as atitudes mais estranhas já vistas por eles em entrevistas de emprego.
 
Segundo a página, quase metade dos 2,1 mil profissionais de recursos humanos entrevistados afirmaram que, em cinco minutos de conversa, o recrutador já tem uma boa ideia sobre a adequação ou não de um candidato para o cargo disponível.
 
Depois de 15 minutos de entrevista de emprego, o índice pula para 90%, segundo o levantamento.
 
É por isso que as atitudes iniciais são importantes para garantir a vaga na empresa em que se quer trabalhar.
 
Veja abaixo as atitudes bizarras presenciadas pelos recrutadores:
 
- Candidato levou 50 canetas e as espalhou pela mesa
 
- Candidato não parava de mexer na bolsa: tinha um cachorro dentro dela
 
- Candidato pediu que o recrutador o chamasse de Tiger (tigre, em inglês), apelido que ele se deu
 
- Candidato perguntou se poderia dar aconselhamento religioso para seus colegas
 
- Candidato perguntou o valor do salário dos outros funcionários da empresa
 
- Candidato era marido de uma funcionário da empresa e perguntou se ela estava o traindo
 
- Candidato disse que saiu do emprego anterior após "chutar o traseiro de uma pessoa que merecia"
 
- Candidato sentou-se em postura de yoga durante a entrevista
 
- Candidato tentou procurar no Google a resposta para uma pergunta do recrutador
 
iG

Cinco doenças silenciosas que atrapalham a fertilidade feminina e masculina


Doenças sexualmente transmissíveis são um problema quando o assunto é fertilidade; homens e mulheres são afetados com queda na possibilidade de ter filhos
Doenças sexualmente transmissíveis são um problema quando
o assunto é fertilidade; homens e mulheres são afetados com
 queda na possibilidade de ter filhos
Há problemas com poucos sintomas ou sinais difusos que atrasam o sonho de engravidar; doenças acometem tanto mulheres como homens
 
Um casal que está há mais de um ano tentando engravidar e não consegue entra para o grupo daqueles que devem ter a saúde investigada para descobrir problemas relacionados à fertilidade. Algumas doenças e problemas silenciosos acabam minando o desejo de ser mãe ou pai, mas a boa notícia é que para a maioria há tratamento.
 
O ginecologista Renato de Oliveira, da Criogênesis, explica que 30% dos problemas de infertilidade são por causa de problemas do casal, 30% por problemas femininos, 30% por problemas masculinos e 10% por causas desconhecidas. Nesse grupo, para as mulheres, entra a endometriose, endometrite crônica, síndrome dos ovários policísticos, doença inflamatória pélvica, além da obesidade, tabagismo e uso de drogas.
 
Para os homens, a obesidade, tabagismo e uso de drogas também comprometem a qualidade do sêmen. Mas o grande responsável para a infertilidade masculina, segundo Oliveira, é a varicocele. 40% dos casos estão relacionados às varizes nos testículos. Além disso, há a prostatite crônica que pode causar perda na qualidade do sêmen.
 
Por todos esses fatores, o especialista em reprodução humana e diretor-médico do Vida – Clínica de Fertilidade da Rede D’Or, Paulo Gallo, a investigação para descobrir a causa da infertilidade não deve ficar somente na mulher ou no homem. “Deve-se pesquisar os dois. Nada impede que a mulher tenha a síndrome dos ovários policísticos, mas o marido também tenha o esperma alterado”, diz ele. Segundo Gallo, em cerca de dois meses é possível fazer todos os exames e já decidir pelo tratamento.
 
Gallo explica que o tratamento vai depender, como sempre, da causa do problema. É clínico quando a causa é alguma infecção, já que é possível prescrever antibióticos. Já para problemas hormonais, é possível estimular a ovulação por meio de medicamentos. Para casos mais severos, uma cirurgia pode ser indicada. Quando não funciona, parte-se para a reprodução assistida.
 
Gallo explica quais são as doenças que mais atingem homens e mulheres quando o assunto é infertilidade:
 
1 - Endometriose 

Entenda a doença
O endométrio é o revestimento do útero. Quando esse revestimento sai para fora da cavidade uterina e se aloja nas trompas, intestinos, ovários e bexiga, por exemplo, é o que se chama de endometriose. Com a menstruação mensal, o endométrio fica mais espesso para que o óvulo fecundado possa ser implantado ali. Quando não há fecundação, parte do endométrio se descama e é expelido. Em determinados casos, um pouco desse sangue acaba migrando fora do seu caminho habitual – que é para fora do corpo – e acaba caindo nos ovários ou até mesmo na cavidade abdominal. É o que se chama de endometriose. 
 
Causas do problema
Não há causas estabelecidas, apenas sabe-se que a mulher que tem casos na família, como a mãe e irmã, tem chances maiores de desenvolver a doença.

Sintomas da endometriose
As mulheres se queixam mais de cólicas menstruais, dor antes da menstruação e também nas relações sexuais, dor crônica na região pélvica, fadiga e exaustão.
 
Como prevenir
Por não se saber exatamente a razão do surgimento da endometriose, pouco se sabe também como prevenir. No entanto, parece que o consumo de álcool e café pode estar associado com o aumento do risco ou até mesmo com a piora da doença. Fazer atividades físicas, porém, ajuda a reduzir os sintomas. Consultar um ginecologista para avaliação periódica é fundamental.
 
Como tratar 
É possível tratar a endometriose com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, tratamentos hormonais e até com cirurgia. Nesse caso, faz-se uso de um procedimento chamado laparoscopia. É possível eliminar apenas os focos da doença ou complicações, como cistos. Em casos mais graves, é necessária a remoção dos órgãos pélvicos afetados pela enfermidade.
 
2 - Endometrite crônica 
 
Entenda a doença
Embora completamente diferente da endometriose, também trata-se de uma inflamação que acomete o endométrio, o revestimento do útero.

Causas do problema
Há várias razões, como infecção pela clamídia, ureaplama ou micoplasma. Além disso, pode ser uma decorrência da doença inflamatória pélvica, salpingite, lesões e danos durante um parto ou aborto. 
 
Sintomas da endometrite crônica
Geralmente a endometrite crônica não dá sintomas; A infertilidade, portanto, pode ser um daqueles sintomas silenciosos. Algumas pessoas podem relatar um desconforto pélvico leve, como uma sensação de peso no baixo ventre. O diagnóstico vem por meio da vídeo-histeroscopia.
 
Como prevenir
Como a doença normalmente não provoca sintomas, a prevenção é usar preservativo nas relações sexuais.
 
Como tratar
Antibióticos orais ou intravenosos é o tratamento de escolha dos médicos.
 
3 - Doença Inflamatória Pélvica (DIP) ou Infecção Pélvica
 
Entenda a doença
A DIP é causada por uma bactéria, a chlamydia trachomatis, e pode atingir tanto mulheres como homens.
 
Sintomas da DIP
Para os homens, o sintoma é um corrimento claro, em pouca quantidade, pelo canal da uretra. Esse corrimento é acompanhado por dor e desconforto na hora de urinar. Os sintomas principais são dor pélvica, sangramento, constipação, crescimento da barriga, mal estar e febre. A doença pode evoluir para prostatite crônica, interferindo na qualidade dos espermatozoides.
 
Já nas mulheres, além do pequeno corrimento, pode acontecer um sangramento discreto fora do período menstrual. Além disso, dor para urinar e dor nas relações sexuais. A doença pode complicar e exigir internação imediata. As consequências da DIP é a esterilidade, dor pélvica crônica e gravidez tubária.
 
Como prevenir
A DIP é uma doença sexualmente transmissível (DST), portanto a prevenção é usar preservativo nas relações sexuais.
 
Como tratar
Por ser causada por bactéria, é tratada com antibióticos. Em casos mais severos, uma cirurgia para retirada da trompa ou ovários comprometidos se faz necessária. 
 
4 - Prostatite crônica 

Causas da doença
A prostratite é uma inflamação crônica na próstata, geralmente causada por bactérias. Fungos ou parasitas também podem provocar a doença. Os microorganismos mais envolvidos no problema são Chlamydia, Ureaplama ou Micoplasma.
 
Sintomas da prostratite crônica
Febre, tremores e dor ao urinar são comuns nessa doença. Mas nem sempre os sintomas são claros.
 
Como prevenir
Novamente, por ser uma DST, a prevenção é usar preservativo na relação sexual. 
 
Como tratar
Antibióticos, para eliminar as bactérias e analgésicos para aliviar a dor. 
 
5 - Varicocele 
 
Entenda a doença
A varicocele nada mais é do que varizes no testículo, ou seja, veias tortuosas e dilatadas na região. O resultado do problema é a piora da qualidade do sêmen e até mesmo a infertilidade. 
 
Causas do problema
É genético.
 
Sintomas da varicocele
Na grande parte das vezes, não apresenta sintomas além da dilatação das veias dos testículos. Em alguns casos, no entanto, pode provocar dor e desconforto. 
 
Prevenção
Por ser uma doença genética, não há prevenção.  
 
Tratamento
Caso o homem tenha dor ou infertilidade por causa da varicocele, uma pequena cirurgia pode ser necessária. Por meio de dois pequenos cortes na região pubiana, a ligadura das veias varicosas é feita. 
 
iG