Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estão sem sinvastatina para colestrol alto, e o antibiótico cefalexina
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo reconheceu que a sinvastatina, usada para pacientes com pressão alta, e o antibiótico cefalexina estão em falta nos estoques de algumas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, mas garante que os medicamentos estarão disponíveis aos usuários em fevereiro.
Na terça-feira (20), em visita à UBS Vila Gomes, no bairro do Butantã – zona oeste da capital – um cartaz na unidade informava que faltavam cefalexina, metformina 85mg (usado no tratamento de diabetes) e sinvastatina 20mg.
Em nota, a pasta esclareceu. "A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que não há desabastecimento de metformina na Rede. A sinvastatina 20 mg está em falta, mas já se encontra em processo de compra e o estoque deve ser normalizado no início de fevereiro, assim como o da cefalexina. As versões de 40 mg e 10mg da sinvastatina estão disponíveis".
Em visita à Unidade Básica de Saúde localizada nas imediações do Terminal Bandeira, no centro da capital paulista, uma atendente da farmácia reconheceu a falta da sinvastatina, mas apontou que os pacientes têm alternativas.
“O problema é que o usuário vai sempre na mesma unidade e, na falta de determinado medicamento, se desespera. Mas a gente explica que ele pode procurar outras unidades, as AMAs, as farmácias populares e ter acesso aos medicamentos”, disse.
A losartana, utilizado por pacientes com pressão alta, que também estava em falta no começo da semana, já está disponível nas unidades do município de São Paulo.
iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário