Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Para presidente da Suprema Corte do Uruguai, país deve oferecer maconha grátis

Atualmente, o consumo de maconha não é criminalizado no Uruguai
O Uruguai poderá oferecer "maconha grátis" no âmbito do projeto de lei que visa a regulamentar a produção e a venda de canabis, desde que se implemente um registro de usuários, afirmou o presidente da Suprema Corte de Justiça (SCJ), Jorge Ruibal Pino, esta quarta-feira, em declarações à mídia local.
 
"Na minha opinião teriam que dar a maconha de graça", afirmou o representante da máxima instância judicial do país à rádio local Universal de Montevidéu.
 
Para Ruibal Pino, "a ideia de legalizar a maconha", impulsionada pelo presidente uruguaio, José Mujica, "não é ruim, mas devem ser feitos esclarecimentos" como um registro de consumidores, pois é "essencial que o dependente se registre".
 
Mais tarde, em declarações ao portal de notícias Subrayado, Ruibal esclareceu que sua ideia é uma "especulação pessoal", mas se perguntou se oferecer maconha gratuita "não será o pontapé inicial para que os dependentes venham se registrar".
 
O polêmico projeto - defendido por Mujica em junho de 2012, que pretende fazer o Estado assumir o controle, a produção e a venda da droga - está sendo discutido em uma comissão parlamentar e a esquerda governista espera que seja aprovado no decorrer deste ano.
 
Atualmente, o consumo de maconha não é criminalizado no Uruguai e cabe aos juízes determinar quanto uma pessoa pode portar para consumo próprio para não ser punida criminalmente.
 
Segundo dados recentes da Junta Nacional de Drogas, o Uruguai tem 20.000 consumidores diários de maconha, 75.000 mensais e cerca de 120.000 anuais.
 
Fonte R7

Ordem dos Médicos da França considera eutanásia em casos excepcionais

A eutanásia e o casamento gay,  são os temas que mais dividem
 a esquerda e a direita na França
País tem lei que proíbe o prolongamento indefinido de tratamento terapêutico e prevê direito a "deixar morrer"
 
O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos da França considerou pela primeira vez que um colegiado médico permita utilizar uma sedação especial em pacientes em estado terminal que tenham feito "sucessivos pedidos lúcidos e reiterados" para abreviar seu sofrimento.
 
Ao citar "um dever de humanidade", sem falar diretamente de eutanásia, a Ordem dos Médicos pretende que estes casos de "assistência à morte" ocorram em circunstâncias excepcionais, como certas "agonias prolongadas" ou de "dores incontroláveis", para as quais a medicina não encontra tratamento.
 
A França tem uma lei que proíbe o prolongamento indefinido de tratamento terapêutico (retardamento da morte por todos os meios possíveis) e prevê o direito a "deixar morrer", colocando um termo aos cuidados paliativos.
 
Aprovada por consenso em 2005, a lei Leonetti autoriza, "no fim da vida, o uso de tratamentos em dosagem eficaz para aliviar o paciente, mesmo que tais doses possam provocar o encurtamento do tempo de vida", lembra a Ordem dos Médicos.
 
Mas, ao contrário do que acontece em países como Holanda, Bélgica e Suíça, que aceitam a injeção letal, a eutanásia ativa é proibida na França.
 
Esta lei, pouco conhecida na França, "atende ao maior número de casos de estado terminal", ressalta a entidade no documento que tem como título "Fim da vida, assistência à morte".
 
— Todavia, a lei pode não oferecer solução para certos sofrimentos prolongados ou para dores psicológicas e/ou físicas que, apesar das tentativas, continuam incontroláveis.
 
Embora raras, estas situações "não podem continuar sem resposta", destaca a Ordem, reconhecendo a existência de "situações excepcionais, não levadas em consideração" pela lei atual.
 
— Uma sedação adaptada, profunda e terminal, que respeita a dignidade do paciente, poderia ser vislumbrada, por dever de humanidade, por um colegiado que decidiria a composição e as formalidades jurídicas.
 
Apesar da proibição, o Ined (Instituto Nacional de Estudos Demográficos) afirmou no início do mês que o número de casos anuais de eutanásia na França chega a 3.000.
 
O debate sobre a eutanásia foi retomado a partir de uma carta ao presidente francês François Hollande, assinada por 250 médicos. O documento foi enviado em 6 de fevereiro para protestar contra as sanções aplicadas a um médico acusado de "envenenamento" de sete pacientes terminais.
 
Hollande indicou em dezembro, quando anunciou que ia apresentar o projeto de lei em meados de 2013, que tinha recebido o parecer de experts sobre a questão.
 
Na ocasião, o presidente sinalizou que havia pedido o parecer do Comitê Nacional Consultivo de Ética, encarregado pela lei que rege a manutenção dos princípios de moralidade, proibição, competência e dedicação no exercício da medicina e pelo cumprimento do código de deontologia da profissão.
 
Durante a campanha para as eleições presidenciais, no ano passado, Hollande prometeu "uma assistência médica para terminar a vida com dignidade, para toda pessoa maior de idade em fase avançada ou terminal de uma doença incurável", mas sem nunca usar a palavra eutanásia.
 
A eutanásia e o casamento gay, que foi votado nessa terça-feira (12) pela câmara dos deputados, são os temas que mais dividem a esquerda e a direita na França.
 
Fonte R7

França recebeu carne com fenilbutazona, diz Reino Unido

Algumas lasanhas Findus à venda no Reino Unido
continham 100% de carne de cavalo
Um medicamento para equinos que pode prejudicar a saúde de seres humanos foi encontrado em carcaças de cavalos exportadas do Reino Unido para a França e pode ter entrado na rede de distribuição de alimentos para seres humanos, disse o ministro da Agricultura do Reino Unido, David Heath, nesta quinta-feira.

Heath destacou, no entanto, que a droga fenilbutazona, que, em casos raros, pode causar doenças no sangue de seres humanos, não foi encontrada em testes realizado em produtos da Findus, empresa de alimentos envolvida no escândalo da carne de cavalo na Europa.

O ministro disse ao Parlamento que a Agência de Segurança Alimentar (FSA, na sigla em inglês) testou as carcaças de 206 cavalos abatidos no Reino Unido em busca de vestígios do medicamento.

"Oito deram positivo. Três podem ter entrado na rede de distribuição de alimentos na França. Os cinco restantes não entraram na rede alimentar", disse o ministro aos legisladores. "A FSA está trabalhando com as autoridades francesas em uma tentativa de fazer um recall da carne", acrescentou. "Os resultados dos testes em produtos alimentares da Findus deram negativo."

A FSA informou que está reunindo informações sobre as seis carcaças enviadas para a França depois de serem abatidas em Taunton, no sudoeste da Inglaterra. A agência acrescentou que os restantes dois cavalos não deixaram as instalações da High Peak Meat Exports, matadouro em Nantwich, no noroeste da Inglaterra, e já foram eliminados de acordo com as regras da União Europeia.

Supermercados em toda a Europa retiraram milhões de refeições prontas congeladas das prateleiras depois que testes revelaram que a carne rotulada como bovina continha grandes quantidades de carne equina. Algumas lasanhas Findus à venda no Reino Unido continham 100% de carne de cavalo.

A principal conselheira médica do governo britânico, Sally Davies, disse mais cedo que a carne equina contendo o medicamento anti-inflamatório fenilbutazona apresenta um risco muito baixo para a saúde humana.

"A fenilbutazona, conhecida como bute, é um medicamento comumente usado em cavalos e também é receitado a alguns pacientes que sofrem de uma forma grave de artrite", disse Sally.

A médica disse ainda que os pacientes que tomam fenilbutazona como medicamento podem ter efeitos secundários graves, mas ponderou que são raros. As informações são da Dow Jones.
 
Fonte R7

Gestantes brasileiras serão vacinadas contra coqueluche

A expectativa é de que 4 milhões de
gestantes sejam imunizadas
Gestantes brasileiras passarão a ser vacinadas contra coqueluche a partir deste ano. A estratégia é uma reação ao avanço da doença, que dobrou no País em 2012. De janeiro a dezembro, 4.453 pacientes tiveram a infecção confirmada. No ano anterior, foram 2.258 casos. As mortes também aumentaram. Em 2011 foram 56 e ano passado, 74.

Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre a situação da doença no País, pedindo para que profissionais de saúde fiquem atentos e, diante dos sintomas da doença, passem a pedir exame para confirmação da infecção. "Quando diagnosticada precocemente, o tratamento é bastante eficaz", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Barbosa afirmou não haver uma razão definida para o aumento dos casos da doença, fenômeno que, segundo ele, ocorre também em outros países. "Nos Estados Unidos, o pico ocorreu em 2010, com 27.550 infecções confirmadas", relatou.

Estatísticas mostram que o número de crianças imunizadas vem caindo desde 2010. Mesmo assim, o secretário descarta que o aumento de casos esteja associado a uma menor cobertura vacinal. "A maior parte dos casos foi registrada entre menores de seis meses, quando o esquema terapêutico ainda não está completo."

A estratégia de prevenção da coqueluche atualmente é baseada na imunização de crianças. São três doses da vacina pentavalente (que protege também contra difteria, tétano, Haemophilus influenza tipo B e hepatite B), aplicadas a partir de dois meses. A última dose é dada aos 8 meses.

"O produto é considerado eficiente", assegurou Barbosa. Mas, o avanço do número de casos colocou em dúvida a durabilidade da proteção. Uma das hipóteses é a de que, com passar dos anos, a vacina perca a eficácia, deixando vulneráveis adultos jovens. Essa população poderia apresentar a forma mais leve da doença, muitas vezes sem sintomas importantes. "A hipótese é a de que a doença nem seja notada. E esse grupo poderia passar o vírus para crianças que ainda não estão totalmente protegidas contra a doença."

A vacinação de gestantes pretende aumentar a proteção dos bebês, que começaria a ser feita ainda durante a gestação. Em março, o governo deverá se reunir com fabricantes para definir a compra da vacina."Chamada de DTP acelular, ela é diferente daquela usada nos bebês. Tem uma produção menor", afirmou o secretário. A expectativa é de que 4 milhões de gestantes sejam imunizadas.

A coqueluche é transmitida principalmente pelo contato com gotículas de secreção eliminadas ao tossir, falar e espirrar. A doença, transmitida por bactéria, apresenta como primeiros sintomas catarro, febre baixa, espirro, falta de apetite e tosse noturna. Se não tratada, ela pode levar à morte.
 
Fonte R7

Tratamento com probiótico natural aumenta densidade óssea em quatro semanas

Os probióticos são microrganismos que podem ajudar
 a equilibrar o sistema imunológico
Pesquisa feita com ratos pode representar um passo inicial em direção a novos tratamentos para pessoas com osteoporose
 
Cientistas da Universidade do Estado de Michigan, nos EUA, descobriram que um suplemento probiótico natural pode ajudar camundongos machos, mas não fêmeas, a produzir ossos saudáveis.
 
A pesquisa pode representar um passo inicial em direção a novos tratamentos para pessoas com osteoporose.
 
"Nós sabemos que a inflamação no intestino pode causar perda óssea, porém não se sabe exatamente por que. O interessante que descobrimos é que um probiótico pode aumentar a densidade óssea", afirma a autora da pesquisa Laura McCabe.
 
Os probióticos são microrganismos que podem ajudar a equilibrar o sistema imunológico. Para o estudo, os investigadores alimentaram ratos com Lactobacillus reuteri, um probiótico conhecido para reduzir a inflamação, efeito prejudicial da resposta imune do organismo à infecção.
 
"Por meio de fermentação de alimentos, temos de ingerir bactérias que classificamos como probióticos durante milhares de anos. Há evidências de que esta bactéria como uma espécie tem co-evoluído com os humanos. É natural do nosso trato intestinal e é algo que, se faltar, pode causar problemas", explica o coautor Robert Britton.
 
Os resultados mostraram que ratos machos tiveram um aumento significativo na densidade óssea após quatro semanas de tratamento. Não houve tal efeito quando os pesquisadores repetiram o experimento com camundongos fêmeas.
 
A equipe ressalta que a pesquisa está em seus estágios iniciais e que os resultados em camundongos nem sempre se traduzem para os seres humanos. Mas eles estão esperançosos que o novo estudo pode apontar novo caminho em relação às drogas para osteoporose sem muitos efeitos colaterais, especialmente para as pessoas que perdem densidade óssea desde cedo por causa de outra doença crônica.
 
Fonte isaude.net

Estudo busca estabelecer normas para resíduo de antibiótico no queijo

Pesquisa buscou normatizar metodologias para a verificação da quantidade de limites desses antibióticos no queijo
Pesquisa buscou normatizar metodologias para a verificação
da quantidade de limites desses antibióticos no queijo
Excesso de antibacterianos em leite e seus derivados pode causar reações alérgicas, asma brônquica e provocar choque anafilático
 
O uso inadequado de alguns antibióticos por produtores rurais e médicos veterinários no tratamento de doenças infecciosas de vacas leiteiras tem contribuído para a presença de resíduos de antimicrobianos no leite.
 
Dependendo da quantidade e o tipo de antibiótico contida no leite e seus derivados, o perigo de reações alérgicas pode causar danos graves à saúde, conforme predisposição do consumidor, alerta o pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Alimentos da Faculdade de Ciência Farmacêutica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Victor Braule Pinto Marques. Em seus estudos, Vitor buscou normatizar metodologias para a verificação da quantidade de limites máximos desses antibióticos no queijo.
 
A pesquisa foi estimulada pelo pelo aumento do interesse na avaliação de resíduos de antibióticos em alimentos . Neste campo, limites máximos de resíduos (LMR) para antibióticos em leite foram estabelecidos em todo o mundo.
 
" Uma política rigorosa de controle desses resíduos é fundamental devido aos impactos para a saúde humana. O alto nível dessas substâncias em derivados do leite pode provocar reações alérgicas, como urticárias, dermatites ou rinites e asma brônquica, além de risco de choque anafilático em casos de indivíduos sensíveis a estes antibióticos, e desequilíbrio da microbiota intestinal. As reações são relacionadas principalmente às penicilinas" , afirma Marques.
 
O estudo mostrou que é necessária uma legislação que possua uma normatização dos métodos de extração de antibióticos, para aumentar a comercialização, já que a lei de segurança alimentar impõe regras até certo ponto, internacionalizadas, de modo que as relações entre os povos possam atender as necessidades comerciais e sanitárias.
 
Alegando esta razão, alguns países adotam barreiras sanitárias a matérias-primas, agropecuárias e produtos alimentícios importados, o que interdita muitos produtos com excesso de antimicrobianos.
 
O pesquisador afirma que novos estudos são necessários para aperfeiçoar as metodologias apresentadas em sua pesquisa, bem como avaliar a validação dos parâmetros estabelecidos para outros tipos de queijo
 
Com informações da Fapeam
 
Font isaude.net

Composto extraído de planta indiana pode ajudar a matar as células cancerosas

Dr. Ahmed Chadli, autor sênior do estudo
Foto GRU
Dr. Ahmed Chadli, autor sênior do estudo
Gedunin, usado para tratar febre e malária, tem potencial para ter aplicações na criação de medicamentos anticâncer
 
Cientistas da Universidade da Geórgia, nos EUA, identificaram uma planta indiana, usada durante séculos para tratar inflamação, febre e malária, que pode ajudar a matar as células cancerosas.
 
As células cancerosas geralmente evitam a morte por meio do sequestro de acompanhantes moleculares que guiam e protegem as proteínas que garantem a função celular normal e, em seguida, as engana para que elas ajudem versões mutantes dessas proteínas a permanecerem vivas.
 
O desenvolvimento de drogas tem sido focado na acompanhante Hsp90 (proteína de choque térmico 90), porque ela desempenha um papel essencial na assistência a proteínas mutantes, tornando-se um alvo farmacológico atrativo contra o câncer. No entanto, a eficácia clínica de inibidores da Hsp90 tem sido decepcionante.
 
Agora, no entanto, Ahmed Chadli e seus colegas descobriram que gedunin, um composto da planta indiana Azadirachta indica, ataca uma proteína auxiliar de Hsp90 chamada p23.
 
"Este composto se liga diretamente a p23, levando à inativação da Hsp90. A ideia é a de que isto vai abrir uma porta para novas formas de atacar Hsp90 alvejando suas proteínas auxiliares, que podem ser utilizadas em combinação com inibidores de Hsp90 estabelecidos. No futuro, esta pesquisa poderá ter aplicações no desenvolvimento de medicamentos para câncer hormônio-dependentes, incluindo os cânceres de próstata, mama e endométrio", conclui Chadli.
 
Fonte isaude.net

MS inicia distribuição de novo medicamento para tratar câncer de mama

Medicamento Trastuzumabe que é comercializado com o nome de Herceptin
Medicamento Trastuzumabe que é comercializado
 com o nome de Herceptin
Transtuzumabe faz parte de uma série de 29 remédios que estarão disponíveis na rede pública ainda no primeiro semestre de 2013
 
O Ministério da Saúde começou distribuir esta semana para os estados, um dos medicamentos de uma série que estará disponível na rede pública de saúde ainda no primeiro semestre deste ano.
 
O primeiro medicamento distribuído foi o oncológico trastuzumabe, usado para tratar o câncer de mama. O medicamento faz parte dos 29 novos procedimentos e tecnologias aprovados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec).
 
Essas novas tecnologias aprovadas incluem ainda as vacinas para hepatite A e tetra viral, os biológicos para artrite reumatóide e o antirretroviral maraviroque.
 
A Conitec é formada por seis órgãos de saúde, com especialistas que avaliam a eficácia desses procedimentos e medicamentos destinados aos usuários do SUS. Para aprovar uma nova tecnologia, a Comissão exige documentos e estudos que comprovem evidência clínica consolidada, eficácia, eficiência e custo-benefício dos produtos.
 
O processo conta ainda com a participação da sociedade por meio de consultas públicas. Tais exigências criam a cultura nas empresas de apresentarem propostas a partir de estudos científicos que justifiquem seus produtos.
 
Atualmente, outras 45 tecnologias estão em análise pela Conitec para possíveis incorporações mediante a elaboração ou a atualização de protocolos clínicos e as diretrizes terapêuticas.
 
Fonte isaude.net

Biossensor adaptado acelera detecção de cocaína na corrente sanguínea

Cientistas do Canadá adaptaram mecanismos naturais usados por organismos vivos para detectar moléculas específicas, tais como a cocaína, com mais precisão e rapidez.
Cientistas do Canadá adaptaram mecanismos naturais usados
por organismos vivos para detectar moléculas específicas,
tais como a cocaína, com mais precisão e rapidez
Trabalho pode levar a triagens capazes de acusar presença de drogas, doenças infecciosas e cânceres em menos de cinco minutos
 
Pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, adaptaram mecanismos naturais usados por organismos vivos no monitoramento do ambiente para detectar moléculas específicas, tais como a cocaína, com mais precisão e rapidez.
 
O trabalho pode permitir triagens capazes de detectar a presença de drogas, doenças infecciosas e cânceres em menos de cinco minutos.
 
Muitos cientistas estão trabalhando para desenvolver tecnologia de biossensor para detectar diretamente na corrente sanguínea e, em segundos, drogas, doenças e moléculas de câncer.
 
"Os biossensores mais recentes determinam os níveis de várias moléculas, tais como fármacos e marcadores de doença no sangue apenas quando a molécula está presente em uma determinada concentração, chamada janela de concentração. Abaixo ou acima dessa janela, os biossensores atuais perdem muito de sua precisão", observa o líder da pesquisa Alexis Vallée-Bélisle.
 
Para superar essa limitação, Vallée-Bélisle e seus colegas analisaram a natureza: "Nas células, os organismos vivos usam frequentemente moléculas inibidoras ou ativadoras para programar automaticamente a sensibilidade dos seus receptores (sensores), que são capazes de identificar a quantidade precisa de milhares de moléculas em segundos. Por isso, decidimos adaptar estes mecanismos de inibição, ativação e sequestro para melhorar a eficiência de biossensores artificiais", explica o pesquisador.
 
A equipe testou sua ideia usando um biossensor da cocaína existente e revisou seu projeto para que ele respondesse a uma série de moléculas inibidoras. Eles foram capazes de adaptar o biossensor para responder otimamente mesmo com uma janela grande concentração. "O que é fascinante é que fomos bem sucedidos em controlar as interações deste sistema imitando mecanismos que ocorrem naturalmente", destaca o pesquisador Alessandro Porchetta.
 
 
Fonte isaude.net

Ressonância magnética em nanoescala permite visualizar defeitos no DNA

A abordagem em nanoescala torna possível examinar
 os danos em uma cadeia de DNA
Abordagem torna possível identificar uma célula cancerosa a partir das proteínas localizadas em sua superfície
 
Cientistas do City College of New York, nos EUA, desenvolveram um exame de ressonância magnética que permite fazer diagnósticos visuais das moléculas de uma pessoa.
 
A abordagem em nanoescala torna possível examinar os danos em uma cadeia de DNA, visualizar moléculas danificadas e identificar uma célula cancerosa a partir das proteínas de sua superfície.
 
A ressonância magnética revela detalhes de tecidos vivos, órgãos doentes e tumores dentro do corpo sem raios-x ou cirurgia. Agora, a mesma tecnologia pode espiar ao nível dos átomos.
 
Segundo os pesquisadores, uma ressonância magnética em nanoescala pode exibir como uma molécula se move sem tocá-la. MRI padrão normalmente fica com uma resolução de 100 mícrons. A nova tecnologia pode permitir que a ressonância tenha uma resolução de 1 mil a 10 mil vezes melhor.
Para tentar captar a ressonância magnética em uma escala tão pequena, a equipe aproveitou o spin de prótons em um átomo, uma propriedade normalmente utilizada para investigar a computação quântica. Em particular, eles usaram imperfeições em diamantes.
 
Diamantes são cristais feitos quase inteiramente de átomos de carbono. Quando um átomo de azoto se aloja ao lado de um local onde um átomo de carbono está ausente, no entanto, cria um defeito conhecido como centro nitrogênio-vago (NV).
 
"Essas imperfeições têm algumas propriedades notáveis", observa o professor Carlos Meriles. Nos últimos anos, os investigadores perceberam que estes centros NV poderiam servir como sensores muito sensíveis.
 
"O NV também pode ser pensado como um ímã atômico. Você pode manipular o spin de um ímã atômico assim como faz com a ressonância magnética pela aplicação de uma frequência de rádio ou pulsos de rádio. O NV responde", explica Meriles.
 
Em testes em laboratório, os pesquisadores usaram NVs que tinham sido criados logo abaixo da superfície do diamante, bombardeando-o com átomos de nitrogênio. A equipe detectou ressonância magnética dentro de uma película de material orgânico aplicada à superfície, da mesma maneira que uma ressonância magnética produz imagens de um tecido ou de um órgão.
 
 
Fonte isaude.net

Primogênitos têm maior risco de diabetes e pressão arterial elevada

Filhos primogênitos têm maior risco de desenvolver diabetes e pressão arterial elevada, de acordo com estudo de pesquisadores da Universidade de Auckland, na Austrália.
 
A pesquisa sugere que filhos nascidos primeiro têm 21% menos sensibilidade à insulina em comparação com os irmãos mais novos.
 
"Apesar de a ordem de nascimento em si não ser um preditor de doença metabólica ou cardiovascular, ser o primeiro filho de uma família pode contribuir para o risco total de uma pessoa", afirma o líder da pesquisa Wayne Cutfield.
 
 
Em muitos países, as mulheres estão tendo menos filhos, o que significa uma maior proporção de primogênitos na população. Este estudo sugere que pode haver importantes implicações na saúde pública para países como a China, onde a política do filho único resultou em uma proporção significativamente maior de primogênitos.
 
Evidências de outros estudos sugerem crianças e adultos primogênitos são biologicamente diferentes de seus irmãos mais novos.
 
Cutfield e seus colegas decidiram avaliar se a ordem de nascimento estaria associada a mudanças no metabolismo na infância. O estudo analisou dados de 85 crianças saudáveis com idade de 4 a 11, incluindo 32 primogênitos.
 
Os dados incluíram medidas de lipídios e perfis hormonais em jejum, peso, altura e composição corporal. As crianças também tiveram a pressão arterial monitorada com um aparelho por 24 horas, e realizaram exames de sangue frequentes para medir a glicose.
 
Os resultados mostram que os primogênitos tinham uma sensibilidade à insulina 21% inferior e uma pressão de 4 mmHg mais elevada.
 
Segundo os pesquisadores, eles sugerem que as diferenças na sensibilidade à insulina e na pressão arterial podem ser devidas a alterações que ocorrem no útero durante a primeira gravidez, alterações que aumentam o fluxo de nutrientes para os fetos subsequentes.
 
"Nossos resultados indicam que primogênitos têm esses fatores de risco, mas são necessárias mais pesquisas para determinar como isso se traduz em adultos com diabetes, hipertensão e outras condições", ressalta Cutfield.
 
Fonte isaude.net

Proteína do sistema imune presente no sêmen facilita propagação do HIV

Interleucina 7
Pesquisa sugere que bloquear a ação da interleucina 7 pode evitar ou retardar a transmissão do HIV de homens para mulheres
 
Uma proteína do sistema imunológico normalmente encontrada no sêmen parece intensificar a disseminação do HIV para o tecido do colo do útero, de acordo com pesquisadores do National Institutes of Health, nos EUA.
 
A proteína interleucina 7 (IL-7) pertence a uma família de proteínas que regulam a resposta imune. IL-7 está presente no sêmen normal, e ocorre em níveis particularmente elevados no sêmen de homens com HIV.
 
Os pesquisadores desenvolveram um sistema de cultura de pequenos pedaços de tecido do colo do útero e usaram esse sistema para simular a transmissão do HIV macho-fêmea.
 
Eles observaram a propagação do vírus no tecido cervical sob condições de laboratório. Na presença de IL-7 em níveis tipicamente encontrados no esperma de homens com o HIV, o vírus propaga-se para o tecido mais rapidamente do que se difunde para o tecido não tratado com IL-7.
 
De acordo com os autores do estudo, a descoberta levanta a possibilidade de que a IL-7, sozinha ou em combinação com outras moléculas, podem promover a transmissão de HIV de macho para fêmea.
 
Da mesma forma, segundo eles, é possível que o nível de IL-7 no sêmen possa determinar quão infeccioso um homem HIV positivo é. Além disso, os pesquisadores podem um dia ser capaz de evitar ou retardar a propagação do HIV, bloqueando IL-7.
 
"Essas experiências nos mostram mais uma vez como o HIV é vicioso. O vírus é capaz de comandar uma proteína imune para o seu próprio benefício", conclui o autor sênior Leonid Margolis.
 
Fonte isaude.net

Bioética, aborto e a detecção de doenças congênitas na gravidez

Sandra Franco, presidente da Academia Brasileira de Direito Médico e da Saúde.
Foto: Arquivo Pessoal
Sandra Franco, presidente da Academia Brasileira de
Direito Médico e da Saúde
Sandra Franco, advogada e especialista em Direito Médico e da Saúde, membro efetivo da Comissão de Direito da Saúde e Responsabilidade Médico Hospitalar da OAB/SP e Presidente da Academia Brasileira de Direito Médico e da Saúde (ABDMS). Deborah Terrin, advogada especializada em Direito Médico e da Saúde, membro efetivo da Comissão de Direito da Saúde e Responsabilidade Médico Hospitalar da OAB/SP e membro do Conselho de Ética da Academia Brasileira de Direito Médico e da Saúde (ABDMS).
 
No último mês de janeiro, laboratórios brasileiros passaram a oferecer um exame de sangue para gestantes que detecta problemas cromossômicos no feto a partir da nona semana de gravidez. O procedimento é aparentemente simples, mas não acessível a grande parte das mulheres brasileiras, em razão do alto custo, cerca de R$ 3.500,00. O teste é colhido no consultório como um exame de sangue comum e vai para os EUA, onde é feita a análise do material genético do feto que fica circulando no sangue da mãe durante a gestação.
 
A versão mais completa desse exame é eficaz para detectar as síndromes de Down, Edwards, Patau, Turner, Klinefelter e triplo X. O novo teste pode ser feito antes dos tradicionais, indicados, em geral, a partir do início do quarto mês de gestação. Outra vantagem desse sobre o atual está em não representar risco de abortamento, em virtude ser menos invasivo. Além disso, representará uma redução no número de biópsias feitas de forma desnecessária. Até então, o diagnóstico dessas síndromes congênitas era feito apenas por meio do ultrassom e do exame do líquido amniótico ou da biópsia do vilo corial, em que é retirada uma amostra da placenta. Contudo, há que se esclarecer que se o resultado do teste de sangue for positivo, o diagnóstico deverá ser confirmado por meio da biópsia do vilo corial.
 
Em que pese a possibilidade de os pais se prepararem em caso de confirmação de que receberão uma criança com alguma anomalia cromossômica, não se pode negar a questão moral e bioética relacionada à realização de um aborto diante de um resultado positivo. Cumpre ressaltar que, após a aprovação desse tipo de teste na Europa e EUA, o aumento no número de abortos foi uma preocupação de grupos da sociedade civil nesses locais.
 
Há por parte da Federação Internacional das Organizações de Síndrome de Down, que reúne 30 associações de 16 países, uma representação na Corte Europeia de Direitos Humanos pedindo a proibição do teste tal a repercussão que a adoção do exame em alguns países da Europa (Espanha, Suíça, Alemanha, França, Portugal) provocou acerca da possibilidade de aumento dos abortos, quando identificado trissomia do cromossomo 21.
 
No Brasil, o aborto é proibido a não ser em caso de anencefalia, violência sexual ou risco de vida para a gestante, mas estima-se que mais de um milhão de mulheres o pratiquem por ano.
 
Em clínicas de fertilidade, antes mesmo da implantação do embrião no útero da mulher, pode ser diagnosticada a Síndrome de Down. Todavia, em tese, o casal não tem autonomia legal para decidir sobre ao futuro da gestação de fetos com essa anomalia ou estaria ocorrendo a seleção apenas de bebês potencialmente " perfeitos" .
 
Entre as síndromes detectadas pelo exame, a de Edwards e a de Patau são praticamente incompatíveis com a vida, de acordo com Artur Dzik, diretor científico da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Nesses casos, é possível pedir uma autorização judicial para realizar o aborto. Para síndrome de Down, contudo, anormalidade cromossômica mais comum, esse tipo de autorização não pode ser pedida, pois não há incompatibilidade com a vida.
 
Diante de questões tão interessantes e polêmicas, é essencial que a sociedade discuta, de forma acadêmica e organizada, as consequências morais e jurídicas ligadas ao avanço tecnológico. Quando o Legislativo se omite diante da repercussão na sociedade de testes como esse, caberá ao Poder Judiciário, já sobrecarregado, a difícil tarefa de rever conceitos éticos e morais a luz da lei, o que por vezes se estende por décadas.
 
É sempre o direito à vida digna e com qualidade que deve ser observado. Daí a importância de serem criados programas de assistência psicológica e estrutural às famílias, se possível, de acesso universal, pelo sistema público de saúde.
 
Não há dúvida de que avanço tecnológico não poderá servir, em hipótese alguma, para uma proposta eugenista, de exclusão do diferente. A tecnologia deve ser um agente para criação de melhor qualidade de vida, com o tratamento precoce das anomalias e identificação da gravidade da deficiência; em especial, para o planejamento das famílias que receberão uma criança com necessidades especiais.
 
Fonte isaude.net

Cientistas identificam família de genes que suprime vírus do herpes

Sarcoma de Kaposi Herpes
Genes TLKs desempenham papel-chave na repressão e ativação de vírus como Kaposi Herpes Vírus e vírus Epstein-Barr
 
Equipe de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, identificou um gene capaz de suprimir os vírus do herpes.
 
A pesquisa indica que uma família de genes humanos conhecidos como Tousled-quinases (TLKs) desempenham um papel-chave na repressão e ativação destes vírus.
 
Sarcoma de Kaposi Herpes Vírus (KSHV) e vírus Epstein-Barr (EBV) estão presentes na pele da população mundial. Enquanto adormecida na maioria dos infectados, os vírus do herpes ativos podem se desenvolver em várias formas de câncer.
 
Em um artigo publicado na Cell Host and Microbe, a equipe liderada por Blossom Damania, descobriu que a supressão da enzima TLK ativa o ciclo lítico de ambos EBV e do KSHV. Durante esta fase ativa, esses vírus começar a espalhar-se e reproduzir-se, tornando-se vulnerável a tratamentos antivirais. "Quando TLK está presente, esses vírus permanecem latentes, mas quando essa enzima está ausente, esses vírus pode se replicar," afirma Damania.
 
KSHV e EBV são vírus transmissíveis pelo sangue que permanecem dormentes em mais de 95% das pessoas infectadas, fazendo com que o tratamento destes vírus seja difícil. Ambos os vírus são associados com um número diferente de linfomas, sarcomas e carcinomas, e muitos doentes com sistemas imunitários suprimidos estão em risco para estes cânceres associados aos vírus.
 
Os pesquisadores sabem que os estímulos como o estresse podem ativar o vírus do estado de dormência, mas não compreendem a base molecular do ciclo de ativação viral. Com a descoberta da ligação entre estes vírus e TLKs, Damania afirma que os investigadores podem começar a olhar para as ações moleculares desencadeadas por eventos como o estresse, e como eles conduzem à supressão das enzimas TLK.
 
A equipe acredita que as proteínas podem agora ser investigadas como um alvo terapêutico possível para estes cânceres associados aos vírus. Na sua função normal na célula, TLKs desempenham um papel na manutenção do genoma, reparação do DNA e montagem da cromatina, mas há muito mais para se aprender sobre a função dos TLKs.
 
Fonte isaude.net

Concurso Prefeitura de Poços de Caldas - MG

A Prefeitura de Poços de Caldas - MG realiza concurso para preenchimento de vagas

Inscrições:
De 1º de Abril a 02 de Maio pelo www.imam.org.br.


Provas:
Haverá Prova Objetiva

Cargos:
Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços de Manutenção (01); Berçarista (05); Coveiro (01); Merendeira (02); Motorista (01); Pedreiro (01).

Nível Fundamental Completo: Auxiliar Administrativo (01); Auxiliar de Biblioteca (01); Operador de Rádio do SAMU (01); Telefonista Auxiliar de Regulação Médica do SAMU (01).

Nível Médio Completo: Agente de Atendimento Emergencial (02); Agente Fiscal - Obras (01); Agente Fiscal - Posturas (02); Auxiliar de Educação Inclusiva (19); Técnico de Edificações (01); Técnico de Radiologia (01).

Nível Superior: Arquiteto (01); Assistente Social (02); Enfermeiro (01); Médico Veterinário (01); Nutricionista (01).

Concurso Prefeitura de Nova Erechim - SC

A Prefeitura de Nova Erechim, Santa Catarina, realiza seleção para formação de cadastro reserva

Inscrições:
Até 18 de fevereiro pelo www.ic
p.net.br ou na Prefeitura Municipal de Nova Erechim, localizada na avenida Francisco Losina, nº. 139, Nova Erechim

Valor:
R$ 20,00 a R$ 50,00

Cargos:
Alfabetizado - Auxiliar de Serviços Gerais (Masculino/Feminino), Motorista, Operador de Máquinas e Auxiliar Administrativo;

Ensino Superior - Médico, Farmacêutico, Nutricionista, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Professor de Artes e Professor de Educação Física.

Remuneração:
R$ 743,65 a R$ 2.982,94

Provas:
Haverá prova objetiva, prova prática e prova de títulos

Concurso Prefeitura de Nova Erechim - SC

A Prefeitura de Nova Erechim, Santa Catarina, realiza seleção para formação de cadastro reserva

Inscrições:
Até 18 de fevereiro pelo www.ic
p.net.br ou na Prefeitura Municipal de Nova Erechim, localizada na avenida Francisco Losina, nº. 139, Nova Erechim

Valor:
R$ 20,00 a R$ 50,00

Cargos:
Alfabetizado - Auxiliar de Serviços Gerais (Masculino/Feminino), Motorista, Operador de Máquinas e Auxiliar Administrativo;

Ensino Superior - Médico, Farmacêutico, Nutricionista, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Professor de Artes e Professor de Educação Física.

Remuneração:
R$ 743,65 a R$ 2.982,94

Provas:
Haverá prova objetiva, prova prática e prova de títulos

Concurso Prefeitura de Descanso - SC

A Prefeitura de Descanso, Santa Catarina, realiza seleção temporária para 39 vagas

Inscrições:
Até 1º de março de 2013, na Prefeitura Municipal, avenida Marechal Deodoro, nº. 146, Descanso.

Valor:
R$ 20,00 a R$ 40,00

Remuneração:
R$ 678,00 a R$ 3.272,82

Provas:
Provas objetivas: 9 de março
Haverá prova prática para Mecânico, Motorista e Operador de Equipamentos Rodoviários.

Cargos:
Ensino Superior - Enfermeiro, Farmacêutico, Médico ESF e Nutricionista;
Ensino Médio - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem e Fiscal de Tributos;
Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Telefonista, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Mecânico, Motorista, Operador de Equipamentos Rodoviários e Pedreiro

Concurso Prefeitura de Camboriú - SC

A Prefeitura de Camboriú, Santa Catarina, realiza seleção para 86 vagas

Inscrições:
Até 28 de fevereiro, no Departamento de Recursos Humanos, rua Porto Alegre, nº. 698, centro, Camboriú

Provas:
Haverá prova escrita, entrevista e análise de currículo

Cargos:
Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde;
Ensino Médio/Técnico - Auxiliar de Consultório Dentário e Auxiliar/Técnico de Enfermagem;
Ensino Fundamental - Dentista, Enfermeiro e Médico.

Remuneração:
R$ 789,44 a R$ 7.042,42

Concurso Polícia Civil de São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo realiza concurso para preenchimento de 16 vagas

Inscrições:
De 18 de fevereiro a 22 de março de 2013, pelo www.vunesp.com.br/concurs
os.

Valor:
R$ 42,61

Cargo:
Auxiliar de Necropsia.

Remuneração:
R$ 2.848,36

Provas:
Haverá prova preambular, prova de aptidão psicológica (PAP) e prova de aptidão física (PAF)

Concurso Petrobras Distribuidora 2013

A Petrobras Distribuidora liberou novo edital para realização de processo seletivo, visando o preenchimento de vagas imediatas e a formação de cadastro reserva. São oferecidas oportunidades em cargos de nível médio/técnico com remuneração que pode chegar a até R$ 3.132,34. O concurso será executado pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO.
 
Cargos
Dos cinco cargos disponíveis, apenas o de Técnico de Administração e Controle Júnior é destinado a candidatos com formação geral de nível médio.
 
Para os cargos de Técnico de Contabilidade Júnior, Técnico de Operação Júnior, Técnico de Segurança Júnior e Técnico de Suprimento e Logística Júnior está sendo exigida formação técnica de nível médio, de acordo com o perfil do cargo. Tais formações poderão ser nas áreas de Contabilidade, Automação Industrial, Eletrônica, Mecânica, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Processos Industriais, Instrumentação, Eletricidade, Eletrotécnica, Fabricação Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Petróleo e Gás, Petroquímica, Análises Químicas, Química, Refrigeração e Climatização, Sistemas a Gás, Manutenção Automotiva, Manutenção de Aeronaves, Segurança do Trabalho, Administração ou Operações Logísticas.
 
Como participar
A inscrição deverá ser efetuada até 21 de fevereiro de 2013, na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), mediante o pagamento de uma taxa de R$ 35,00.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Alto Taquari - MT, Barro Alto - GO, Bauru - SP, Belém - PA, Belo Horizonte - MG, Brasília - DF, Campinas - SP, Campo Grande - MS, Caracaraí - RR, Cruzeiro do Sul - AC, Cuiabá - MT, Fortaleza - CE, Goiânia - GO, Ijuí - RS, Itabuna - BA, Itacoatiara - AM, Itajaí - SC, Maceió - AL, Marabá - PA, Natal - RN, Porto Nacional - TO, Porto Velho - RO, Presidente Prudente - SP, Ribeirão Preto - SP, Rio Branco - AC, Rio de Janeiro - RJ, Salvador - BA, Santarém - PA, São José dos Campos - SP, São Paulo - SP, Teresina - PI e Uberaba - MG. A data provável de aplicação dessas provas será 14 de abril de 2013.
 
O prazo de validade desta seleção será de 12 meses, a contar da data de publicação da homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, a critério da Petrobras Distribuidora.
 

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura e Câmara de Pimenteiras do Oeste - RO

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste, no Estado de Rondônia, divulgaram o edital n° 006/2012, que abre concurso público para o provimento de 126 vagas. Do total de oportunidades, 88 são imediatas e 38 serão inclusas no cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 6.800,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições foram reabertas e serão feitas até às 21:59 horas do dia 28 de fevereiro de 2013, através do endereço eletrônico do organizador Instituto Exatus Ltda - ME (www.institutoexatus.com).
 
A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de níveis médio e técnico, e R$ 70,00 para cargos de nível superior.

Provas
As provas escritas estão previstas para os dias 24 de março de 2013 e 31 de março de 2013, em locais a serem definidos pelos organizadores do concurso público. Os locais da prova escrita e a Homologação das Inscrições serão divulgados no dia 08 de março de 2013.
 
O resultado parcial da prova escrita está previsto para ser divulgado no dia 10 de abril de 2013, nos murais da Prefeitura e da Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste e no endereço eletrônico www.institutoexatus.com.
 
A prova prática será realizada na data provável de 14 de abril de 2013, em locais e horários que serão posteriormente definidos no edital de convocação da prova prática, a partir do dia 10 de abril de 2013.
 
O resultado parcial da prova prática está previsto para ser divulgado no dia 15 de abril de 2013, da mesma forma que o resultado da prova escrita.
 
Cargos da Prefeitura de Pimenteiras do Oeste
 
Secretaria Municipal de Educação:
Professor Pedagogo - Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Professor Pedagogo – Cuidador, Professor Lic. Em Educação Física, Técnico de Desenvolvimento Escolar – Supervisor Escolar, Técnico de Desenvolvimento Escolar – Orientador Educacional, Técnico de Nível Superior – Nutricionista, Técnico de Nível Superior – Biblioteconomista, Agente Educacional – Monitor de Música, Técnico de Informática, Agente Administrativo, Agente de Serviços – Inspetor Educacional, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Serviços – Merendeira, Agente de Vigilância, Agente Operacional I – Motorista Veículos Leves e Agente Operacional II – Motorista Veículos Pesados.
 
Outras Secretarias:
Técnico de Nível Superior – Contador, Assessor Jurídico, Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Controlador Geral do Município, Fisioterapeuta, Procurador Jurídico, Agente de Gestão Pública – Agente Administrativo, Agente de Gestão Pública –Técnico de Informática, Fiscal Municipal – Fiscal, Agente de Serviços – Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Serviços – Cozinheira/Merendeira, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Serviço Social – Sócio Educador, Agente de Vigilância, Agente Operacional I - Motorista de Veículos Leves,Agente Operacional II – Motorista de Veículos Pesados, Agente de Manutenção – Mecânico,Agente de Manutenção – Borracheiro, Agente de Manutenção – Eletricista, Agente de Infraestrutura I – Operador de Trator de Pneu, Agente de Infraestrutura I – Operador de Pá Carregadeira, Agente de Infraestrutura I – Operador de Retroescavadeira, Agente de Infraestrutura I – Operador de Trator de Esteiras e Agente de Infraestrutura II – Operador de Motoniveladora.

Secretaria Municipal de Saúde:
Técnico de Nível Superior – Contador, Médico Veterinário, Odontólogo, Farmacêutico, Bioquímico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Biomédico, Fonoaudiólogo, Especialista em Saúde – Médico Clínico Geral, Especialista em SaúdeI – Médico Ginecologista, Especialista em Saúde – Médico Pediatra, Agente Administrativo, Técnico de Saúde – Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde – Técnico de Radiologia, Técnico de Saúde – Técnico de Laboratório, Técnico de Saúde – Técnico em Higiene Dental, Agente de Vigilância, Agente de Serviços – Cozinheira, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Serviços – Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Operacional – Motorista de Veículos Leves e Agente Operacional – Motorista de Veículos Pesados.

Cargos da Câmara de Pimenteiras do Oeste
Contador, Procurador Jurídico, Controlador Geral, Agente de Gestão Pública - Agente Administrativo, Agente Operacional I – Motorista de Veículos Leves, Agente de Serviços – Zeladora e Agente de Vigilância – Vigia.
 

Edital / Publicações

Vagas de estágio na Defensoria Pública do Estado do Tocantins

Foi divulgado edital n° 006/2013 de processo seletivo da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. A seleção visa o oferecimento de duas vagas, mais a formação de cadastro reserva para futuro provimento de vagas de estagiários de Pedagogia, no município de Palmas, Estado do Tocantins.

O valor da bolsa auxílio correspondente ao estágio será de R$ 640,00 mensais, mais auxílio transporte no valor de R$ 80,00 mensais. O estágio terá a carga horária de 30 horas semanais.

Para efetuar a inscrição o candidato deverá retirar, gratuitamente, formulário próprio, no endereço eletrônico www.defensoria.to.gov.br. Após o preenchimento do formulário, o interessado deverá entregar pessoalmente ou por meio de procurador habilitado, juntamente com fotocópia dos documentos, no CEJUR – Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública, Quadra 602 Sul, Avenida LO 13, Conjunto 02, Lote 17, Palmas – TO, no período de 18 a 22 de fevereiro de 2013, das 08 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas.

O critério para a escolha do candidato que ocupará a vaga e dos candidatos que formarão o cadastro reserva se dará por meio de 2 (duas) etapas, sendo a primeira eliminatória e a seguinte classificatória.

As entrevistas realizar-se-ão na sede da Defensoria Pública de Palmas – TO, em data e horário a serem, posteriormente, divulgados por intermédio do sítio eletrônico oficial da Defensoria Pública do Estado do Tocantins www.defensoria.to.gov.br e publicados na imprensa oficial.

O resultado da seleção será divulgado no sítio eletrônico oficial da Defensoria Pública, www.defensoria.to.gov.br e publicado na imprensa oficial, contendo a classificação de todos os candidatos.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data da publicação do resultado final na imprensa oficial, prorrogável por igual período, a critério da Defensoria Pública do Estado do Tocantins.

UDESC lança edital de processo seletivo

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abriu edital n° 01/2013 de processo seletivo com a intenção de contratar 24 professores substitutos, em caráter temporário, pelo prazo máximo de quatro anos (na falta de um professor efetivo).
 
As vagas são para diversas áreas de conhecimento, distribuídas entre oito centros da universidade em Florianópolis, Lages, Joinville, Ibirama, Laguna, Chapecó, Palmitos e Pinhalzinho.
 
As inscrições, no valor de R$ 50,00, devem ser feitas nos centros que ofertam as vagas ou via Sedex até 22 de fevereiro de 2013.
 
O processo seletivo terá avaliação de títulos e prova de conhecimentos (escrita e didática), que pode ser complementada com prática experimental e/ou com defesa de produção intelectual. As provas serão aplicadas de 4 a 6 de março de 2013, no mesmo endereço onde foram realizadas as inscrições.
 
O resultado final do certame será homologado pelo Reitor da UDESC, sendo publicado no Diário Oficial do Estado e no respectivo Centro, obedecendo à ordem de classificação dos candidatos aprovados.

O processo seletivo terá validade por 01 ano, a partir da data da publicação de seu resultado no Diário Oficial do Estado.

Prefeitura de Xavantina (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Xavantina, estado de Santa Catarina, lançou editais de processo seletivo nº. 002, 003 e 004/2013, destinados à contratação de 29 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 11.264,40, com carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
São reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Estagiário, Professor (Educação Fundamental– Séries Iniciais, Auxiliar, Apoio Pedagógico, Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, Educação em Sala de Atendimento Alternativo, Educação Física e Filosofia), Médico e Odontólogo.
Inscrição
 
As inscrições serão recebidas até o dia 28 de fevereiro de 2013, no horário das 08h00min às 11h30min e das 13h30min às 17h00min, na Prefeitura Municipal, localizada na Rua Prefeito Octavio Urbano Simon, s/nº, Centro, Xavantina/SC.
 
A taxa de inscrição é de R$ 25,00 (nível fundamental e superior) e R$ 60,00 (nível superior).
 
No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:
Carteira de Identidade;

Cadastro de Pessoa Física – CPF;

Comprovante do número de dependentes;

Comprovante de residência comprovando que reside na área/microrregião a qual fará a inscrição;

Cartão de Cadastro da família, expedido pelo Programa Saúde da Família;

Comprovante de escolaridade (certificado de conclusão do ensino fundamental ou curso equivalente);

Comprovante de matrícula em curso de nível médio ou superior, referente ao ano letivo de 2013;

Cópia autenticada ou apresentação de cópias (que serão retidas) e originais, do diploma ou certificado de habilitação que possui (pós-graduação (especialização), curso de licenciatura plena ou curta ou magistério), com os respectivos históricos escolares ou registro no Ministério da Educação – MEC, de acordo com a habilitação que possui;

Cópia do diploma de conclusão de curso superior em medicina ou odontologia e inscrição nos conselhos de Medicina e Odontologia respectivamente.
 
No ato da inscrição, o candidato para as funções de professor, deverá apresentar cópia dos seguintes títulos (originais e cópias ou cópias autenticadas):

Comprovante de especialização em nível de pós-graduação na área pleiteada;

Comprovante de mestrado na área pleiteada;

Comprovante de doutorado na área pleiteada.
 
Prova
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 24 de março de 2013, com início às 8:00 e término às 12:00, junto às dependências da Escola de Educação Básica Professor Luiz Trindade, localizada na Rua Irineu Bornhausen, s/nº, Xavantina/SC.
 
O gabarito provisório será divulgado a partir do dia 25 de março de 2013 através do site www.xavantina.sc.gov.br.
Validade
O processo seletivo será válido por 1 ano, contado da homologação do resultado, com possibilidade de prorrogação por igual período.
 

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Urubici - SC

A Prefeitura de Urubici, Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Administração, publicou edital n° 001/2013 de concurso público para provimento cargos da Estratégia de Saúde da Família, para provimento de vagas legais e formação de cadastro reserva do quadro geral dos servidores, com a execução técnico-administrativa da empresa CONCURSOS SS1.
 
Haverá 40 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 6.825,00 em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Administrativo, Assistente Social - CRAS, Atendente de Saúde, Auxiliar de Creche, Auxiliar de Segurança, Auxiliar de Serviços Gerais, Coordenador - Casa Lar, Coordenador - CRAS, Farmacêutico, Fisioterapeuta - NASF, Fonoaudiólogo, Mecânico de Máquinas e Equipamentos Rodoviários, Médico da Saúde da Família, Médico Veterinário, Monitor - Casa Lar, Motorista, Nutricionista, Professor e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 24h, do dia 28 de fevereiro de 2013 pelo site www.concursosss1.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.

Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para acesso em dias úteis, no horário das 12h às 18h, até o dia 28 de fevereiro de 2013, no Centro Administrativo, sito na Praça Francisco Pereira de Souza, nº 53 - Centro - Urubici-SC. O candidato só poderá inscrever-se em apenas um cargo.

Provas
A Prova Objetiva, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 23 de março de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 08 de março de 2013. O tempo de duração da prova objetiva será de até 3 horas.

Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por uma vez em igual período, se houver interesse do Órgão promotor do Concurso.

CIM-AMAVI (SC) abre processo seletivo

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da AMAVI - CIM-AMAVI, estado de Santa Catarina, publicou edital nº 001/2013 de processo seletivo visando a contratação de três profissionais e formação de cadastro de reserva. O vencimento é de até R$ 2.666,00 por jornada de trabalho de 12x36, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos: Coordenador, Assistente Social, Psicólogo, Cuidador, Cozinheiro e Agente de Serviços Gerais.
 
Os interessados deverão se inscrever até o dia 22 de fevereiro de 2013, nos dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 17h nas dependências do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amavi - CIM-AMAVI, junto à Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí - AMAVI, situada à Rua XV de Novembro, 737 - Bairro Centro - CEP - 89.160-015 - Rio do Sul - Santa Catarina, ou através do endereço eletrônico www.amavi.org.br/cim.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 10,00;

Nível médio: R$ 20,00;

Nível superior: R$ 50,00.
 
O processo seletivo será constituído de prova escrita, título e oral.
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 10 de março de 2013 no município de Vidal Ramos, em local a ser divulgado oportunamente do endereço eletrônico www.amavi.org.br/cim.
 
O gabarito provisório será divulgado no site www.amavi.org.br/cim até às 9h do segundo dia útil posterior à realização da prova escrita.
 
O processo seletivo terá prazo de validade de 1 ano, prorrogável uma vez por igual período.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Nova Xavantina (MT) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Nova Xavantina, no Mato Grosso, publicou oficialmente os editais nº. 001 e 002/2013 de processo seletivo com o objetivo de preencher 02 vagas no cargo de Agente Comunitário de Saúde, que exige nível fundamental. O salario é de até R$ 767,37 e a jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 06 de março de 2013, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Mestre Venâncio de Oliveira n. 280 – Centro do Setor Xavantina - Nova Xavantina –MT - CEP: 78690-000 (ao lado do Teatro Municipal), das às 11h00min e das 13h30min às 16h30min (horário local), exceto sábados, domingos, pontos facultativos e feriados.
 
No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:
Apresentar Original e uma cópia do RG e CPF;

Entregar 02 fotos 3x4 recentes para confecção do protocolo de inscrição;

Apresentar comprovante de endereço adstrito à micro-área apresentada;

A comprovação de residência na micro-área de inscrição do candidato;
 
Prova
A seleção será composta de prova objetiva e de títulos.
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 17 de março de 2013, das 08h00min às 11h00min (horário local), em local a ser divulgado através de edital complementar, a partir do dia 14 de março 2013, no mural Oficial da Prefeitura de Nova Xavantina e nos sites www.prefeituranovaxavantina.com.br e www.amm.org.br, ver Jornal Oficial.
 
O gabarito preliminar será publicado no mural Oficial da Prefeitura de Nova Xavantina e nos sites www.prefeituranovaxavantina.com.br e www.amm.org.br, ver Jornal Oficial, no dia seguinte a realização da prova objetiva.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 1 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério da administração.

Concurso Prefeitura de Piracicaba - SP 2013

A Prefeitura de Piracicaba, Estado de São Paulo, através da empresa CKM Serviços Ltda, publicou os editais de abertura de concurso público com números de ordem 001 e 002/2013. Os regulamentos prevêm o preenchimento de 83 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Secretário de Escola, Fiscal de Construção Civil, Agente de Zoonoses, Almoxarife, Auxiliar de Enfermagem do PSF, Técnico de Raio X, Cirurgião Dentista e Cirurgião Dentista Plantonista, Médico do PSF, Médico do Trabalho, Médico Plantonista Ortopedista, Médico Plantonista Pediatra, Médico Pneumologista e Médico Clínico Geral.
 
Os salários podem chegar até R$ 6.861,81 por carga horária de 20 a 40h semanais.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 15 de fevereiro a 10 de março de 2013, através da internet, no site www.makiyama.com.br. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 35,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas no próprio município de Piracicaba /SP no dia 14 de abril de 2013, mas a confirmação oficial acerca do dia, horário e local para a realização da prova se dará através de Edital de Convocação, a ser disponibilizado após o encerramento do prazo para recurso contra o indeferimento das inscrições.

A divulgação e publicação dos gabaritos preliminares será na data prevista de 16 de abril de 2013.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, a partir da data de sua homologação, e poderá ser prorrogado por uma vez e por igual período, a juízo da Prefeitura Municipal de Piracicaba.

USP de Ribeirão Preto abre concurso público

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo abriu edital FMRP-USP N° 083/2012 de concurso público de provas e títulos. A oferta é de uma vaga para o cargo de Professor Doutor, com formação na área de imunologia, para integrar o quadro do Departamento de Bioquímica e Imunologia da (FMRP). A remuneração é de R$ 8.715,12.

As inscrições para o concurso público podem ser feitas até o dia 4 de março de 2013, na Assistência Técnica Acadêmica da FMRP, na Av. Bandeirantes, 3.900, Bloco Administrativo, anexo A, térreo, Ribeirão Preto.

As provas constarão de:
I - julgamento do memorial com prova pública de argüição, com peso 04 (quatro);

II - prova didática, com peso 03 (três);

III - Apresentação e Defesa Pública de Projeto de Pesquisa, com peso 03 (três).

A prova didática será pública com a duração mínima de quarenta e máxima de sessenta minutos, e versará sobre o conteúdo do programa da Área de Bioquímica - Disciplinas de RCG0243 – Imunologia, RCG2018 – Imunologia e RNM4204 – Imunologia Básica.

O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação do candidato aprovado.

Prefeitura de Piranhas (GO) abre processo seletivo

No município de Piranhas, localizado a 310 km de Goiânia, estado de Goiás, a prefeitura divulgou o edital de credenciamento Nº. 001/2013 para o preenchimento de vagas na área da saúde.
 
Cargos
Médico (5), Enfermeiro (7), Fisioterapeuta (1), Odontólogo (4), Assistente de Consultório Dentário (4), Psicólogo (1), Nutricionista (1), Fonoaudiólogo (1) e Terapeuta Ocupacional (1).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até dia 1º de março de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Av. Brasil Central, 974, centro, das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00.
 
No ato da inscrição deverá ser apresentado e entregue os seguintes documentos:
Curriculum Vitae;

Carteira Profissional;

CPF;

Titulo Eleitoral;

Certidão de Quitação com a Justiça Eleitoral;

Comprovante de Endereço Atualizado;

Documentos que comprovem experiência na área de atuação.
 
Prova
A seleção será composta de prova de títulos.
 
O contrato será de 12 meses.
 
Maiores informações na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Av. Brasil Central, 974, centro, das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 ou pelo fone: (64) 3665-7000.

SESAU de Roraima lança edital de processo seletivo

A Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau) divulgou edital n° 001/2013 de processo seletivo visando a contratação temporária de profissionais para a função de Cirurgião-Dentista Especialista, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Saúde Bucal, Auxiliar em Prótese Dentária, Técnico em Prótese Dentária e Assistente Administrativo para atuarem no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Estadual em caráter temporário.
 
Serão distribuídas 35 vagas para profissionais com formação em nível médio/técnico e superior, sendo uma para pessoa com deficiência. Os vencimentos vão até R$ 3.214,70 por carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições serão efetuadas no auditório da Secretaria Estadual de Saúde – Rua Madri, 180, Bairro Aeroporto – Boa Vista – RR, no período de 26 a 28 de fevereiro de 2013, das 7:30h às 13:30h.
 
O certame constará de análise curricular, de caráter classificatório e a listagem com o resultado preliminar e final será afixada nos dias 15 e 22 de março de 2013, nos murais da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), no Diário Oficial do Estado, bem como nos sítios www.saude.rr.gov.br e www.servidor.rr.gov.br.

Vagas de estágio no TRF da 1ª Região

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região abriu o seu terceiro processo seletivo para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para estágio remunerado.
 
Poderão participar do processo seletivo estudantes de nível médio e superior, vinculados a instituições públicas e privadas, desde que regularmente matriculados e com frequência efetiva em cursos oficiais ou reconhecidos pelo Ministério da Educação, para preenchimento de vagas de estágio disponíveis nas diversas Unidades do TRF 1ª Região.

A bolsa de estágio terá os seguintes valores:
- R$ 500,00 para o nível médio;
- R$ 750,00 para o nível superior.

O estagiário terá direito a auxílio transporte, no valor de R$ 7,30 por dia estagiado, bem como ao seguro de acidentes pessoais. O estágio terá duração de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias, em horários e turnos a serem definidos pelo Tribunal.
 
O processo seletivo será planejado, executado e acompanhado pelo Centro de Integração Empresa e Escola - CIEE.
 
As inscrições estarão abertas até às 17 horas do dia 22 de fevereiro de 2013 (horário de Brasília), no site do CIEE, www.ciee.org.br.
 
As provas serão aplicadas na Unidade do CIEE, localizada no endereço: EQSW 304/504 LOTE 02, Edifício Atrium, Sudoeste-DF, na data prevista de 09 de março de 2013. As provas e respectivos gabaritos serão divulgados no site do CIEE, no dia 11 de março de 2013.

O processo seletivo terá validade até 1 ano, podendo ser prorrogado a critério do Tribunal.

Prefeitura de Cruzeiro - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Cruzeiro, Estado de São Paulo, publicou edital n° 001/2013 de processo seletivo para contratação, por prazo determinado, de 20 Agentes de Combate a Dengue (nível médio), os quais irão atender às necessidades de excepcional emergência e interesse público do Município.
 
O salário será de R$ 658,14, mais 50% de gratificação e 20% de Insalubridade em carga horária de 40 horas semanais.
 
O pedido de inscrição será gratuito, podendo ser efetuado até as 17h do dia 15 de fevereiro de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico: www.cruzeiro.sp.gov.br, que deverá ser devidamente preenchido pelo candidato, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
A prova está prevista para o dia 24 de fevereiro de 2013, com início às 09h, em local a ser divulgado oportunamente no dia 20 de fevereiro de 2013. O gabarito e a prova objetiva serão disponibilizados no dia seguinte ao da realização da prova a partir das 12h00.
 
O certame tem validade de 03 meses, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.