Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Tratamento com probiótico natural aumenta densidade óssea em quatro semanas

Os probióticos são microrganismos que podem ajudar
 a equilibrar o sistema imunológico
Pesquisa feita com ratos pode representar um passo inicial em direção a novos tratamentos para pessoas com osteoporose
 
Cientistas da Universidade do Estado de Michigan, nos EUA, descobriram que um suplemento probiótico natural pode ajudar camundongos machos, mas não fêmeas, a produzir ossos saudáveis.
 
A pesquisa pode representar um passo inicial em direção a novos tratamentos para pessoas com osteoporose.
 
"Nós sabemos que a inflamação no intestino pode causar perda óssea, porém não se sabe exatamente por que. O interessante que descobrimos é que um probiótico pode aumentar a densidade óssea", afirma a autora da pesquisa Laura McCabe.
 
Os probióticos são microrganismos que podem ajudar a equilibrar o sistema imunológico. Para o estudo, os investigadores alimentaram ratos com Lactobacillus reuteri, um probiótico conhecido para reduzir a inflamação, efeito prejudicial da resposta imune do organismo à infecção.
 
"Por meio de fermentação de alimentos, temos de ingerir bactérias que classificamos como probióticos durante milhares de anos. Há evidências de que esta bactéria como uma espécie tem co-evoluído com os humanos. É natural do nosso trato intestinal e é algo que, se faltar, pode causar problemas", explica o coautor Robert Britton.
 
Os resultados mostraram que ratos machos tiveram um aumento significativo na densidade óssea após quatro semanas de tratamento. Não houve tal efeito quando os pesquisadores repetiram o experimento com camundongos fêmeas.
 
A equipe ressalta que a pesquisa está em seus estágios iniciais e que os resultados em camundongos nem sempre se traduzem para os seres humanos. Mas eles estão esperançosos que o novo estudo pode apontar novo caminho em relação às drogas para osteoporose sem muitos efeitos colaterais, especialmente para as pessoas que perdem densidade óssea desde cedo por causa de outra doença crônica.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário