Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Exames: Dosagem de Opióides

 

Material a ser analisado: coleta de sangue venoso para dosagem dos níveis séricos de opióides. Tempo necessário para obter o material: 5 a 10 minutos.
 
Finalidade: determinação dos níveis séricos de opióides em pacientes com suspeita de overdose ou intoxicação aguda. Este exame costuma ser solicitado com propósitos médico-legais, particularmente em casos de fatalidades.
 
Interpretação dos Resultados: níveis séricos de morfina de até 0,3 mg/L podem ser observados em drogaditos utilizando doses endovenosas de heroína de 150-200 mg.
 
Os níveis post-mortem em vítimas de overdose por heroína podem variar, mas em geral estão acima de 0,3 mg/L. Após uma única dose oral de 15 mg de metadona, as concentrações plasmáticas atingem um pico de 0,075 mg/L após 4h e diminuem lentamente, atingindo 0,03 mg/L após 24h.
 
As concentrações séricas de metadona em pacientes em tratamento de manutenção aumentam aproximadamente 0,26 mg/L para cada aumento de 1 mg/kg na dose.
 
Frequentemente, os óbitos decorrem de redução da tolerância, com concentrações plasmáticas post-mortem de 0,4 a 1,8 mg/L. Uma dose endovenosa de morfina de 8.75 mg em um adulto de 70 Kg produz uma concentração sérica de 0,44 mg/L após 30 segundos, declinando rapidamente para 0,02 mg/L após 2h.
 
As concentrações médias de morfina nos casos fatais variam de 0,2 a 2,3 mg/L, dependendo da tolerância individual.
 
Tempo requerido para obter os resultados: 30-60 minutos.
 
Segurança dos resultados: boa.
 
Fontes:
- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004
 
- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996
 
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.
 
  - Oxford Handbook of Clinical and Laboratory investigation, Drew Provan, 2nd Ed, 2005.

Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário