Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de abril de 2014

Menina sobrevive após seu coração parar 4 vezes em 45 minutos

Reprodução /  Daily Mail
Depois de dez semanas no hospital, ela está se recuperando bem
Criança ficou com garganta inchada por causa de uma bactéria que espalhou por seu corpo
 
A pequena Ava Mear, de cinco anos de idade, sobreviveu após seu coração parar quatro vezes durante 45 minutos. A informação é do site Daily Mail desta quarta-feira (23).
 
Segundo a publicação, a menina ficou com a garganta inchada em decorrência de uma reação por causa de bactérias. Como a infecção se espalhou pelo corpo, o coração chegou a falhar por três vezes.
 
Por causa do problema, Ava ficou com corpo roxo, mas, com o tempo, foi desaparecendo até sumir completamente  .
 
Depois de dez semanas no hospital, ela está se recuperando bem.
 
Os pais de Ava agora tentam arrecadar dinheiro para ajudar o hospital que salvou a vida da menina a comprar novos aparelhos e ajudar outras pessoas.
 
R7

Aprenda a fazer um excelente suco antigripe

Reprodução
Imagem ilustrativa
Este suco é um poderoso antigripal natural

E o que nos faz dizer isso? Pela rica composição dele, destacando-se a vitamina C e o zinco, nutrientes estimuladores da imunidade e com reconhecida ação contra a gripe. Do abacaxi, da acerola, da laranja e do mamão, vem a vitamina C. Da semente de girassol, o zinco.

Se você fizer com água de coco, tornará o suco ainda mais poderoso, pois este ingrediente é bactericida e virucida, ou seja, um exterminador de bactérias e vírus.
 
Se morar em região onde não exista acerola, substitua essa frutinha por morango, por framboesa ou goiaba. Anote a receita:
 
INGREDIENTES
- 1 fatia de abacaxi
 
- 1 xícara (chá de acerola (ou um dos substitutos sugeridos)
 
- O suco de 1 laranja
 
- Meio mamão-papaia
 
- 1 colher (sopa) de sementes de girassol
 
- Meia xícara (chá) de água filtrada ou de coco
 
MODO DE PREPARO
Ponha todos os ingredientes no liquidificadore bata bem.
 
Coe e beba na hora.
 
Como preventivo, basta 1 copo por dia. Mas, durante uma gripe, tome até 3 copos por dia.

Quase 50% dos homens chegam ao orgasmo dentro de 2 minutos após inicio da relação

Reprodução
Segundo a pesquisa, as mulheres precisam de cinco a sete
 minutos para atingir o orgasmo
Segundo o especialista, em média, o casal se relaciona por sete minutos
 
Cerca de 45% dos homens atingem o orgasmo em até dois minutos após o início das relações sexuais. Isso é o que aponto Harry Fish, urologista do Hospital Presbiteriano de Nova Iorque. Segundo a pesquisa divulgada pelo site DailyMail, as mulheres precisam de cinco a sete minutos para atingir o orgasmo.
 
Fish acredita que, na juventude, o homem costuma a se relacionar três vezes por semana e, após os 30, essa média cai para cerca de duas vezes por semana.  
 
No entanto, ele afirma que a satisfação com a vida sexual de cada casal varia e que, não importa a quantidade de vezes que eles se relacionam, mas sim a qualidade.
 
― Isso é o que realmente importa. Não é quantas vezes você está fazendo sexo, mas sim se você e seu parceiro estão felizes com o que têm
 
Segundo o especialista, em média, o casal se relaciona por sete minutos e isso não é suficiente para as mulheres atingirem o orgasmo. Para ele, os homens que demoram menos de dois minutos para atingir o orgasmo devem consultar seus médicos, para que a vida sexual dele e de sua parceira seja satisfatória a ambos.
 
R7

Atenção, mulheres! Calcinha inadequada pode provocar infecções, alerta médica

Peças podem prejudicar a circulação do sangue, deixar a região
da virilha escurecida, proliferar bactérias
Nos homens, cueca apertada pode provocar infertilidade, explica urologista
 
Bom dia! Cuidado com sua roupa íntima. Você sabia que se utilizada de forma incorreta, a calcinha e a cueca podem interferir em sua saúde? As peças podem prejudicar a circulação do sangue, deixar a região da virilha escurecida, proliferar bactérias e fungos e, nos homens, prejudicar a produção de espermatozoides.
 
As peças íntimas produzidas com tecidos de poliéster, seda e lycra — que não propiciam a passagem de ar e aumentam a umidade — alteram a acidez da região, que deve ser mantida alta para evitar o ataque de fungos e bactérias, de acordo com Fabíola Sperafico, médica ginecologista e cirurgiã da Clínica Plena.
 
— As infecções vaginais geralmente provocam coceira, ardor, secreção vaginal e mau cheiro na região e podem evoluir para o sistema urinário e reprodutor.
 
Os melhores modelos de roupas íntimas são as feitas de algodão, que deixam a pele “respirar”.
 
— Além disso, fazer higienização correta da peça e da região vaginal evita a multiplicação de micróbios.
 
A principal complicação gerada pelo uso da calcinha incorreta são as infecções, causadas pela proliferação de fungos e bactérias, muitas vezes, germes da flora vaginal. A somatória do abafamento e umidade excessiva provadas pelos tecidos sintéticos, aos modelos de roupas muito justos, como: calça jeans e meia calça e o uso de protetores diários de calcinha, podem aumentar a frequência dessas infecções.
 
Nos homens, o médico urologista da Clínica Plena José Perandré Neto explica que cuecas muito apertadas, por exemplo, contraem e pressionam os testículos contra o abdômen, o que gera aumento da temperatura da região e levar a infertilidade.
 
— Os espermatozoides precisam estar em uma temperatura padrão, por isso ficam fora do corpo. Caso a temperatura aumente, as células reprodutivas morrem.
 
Além do aquecimento gerado pela roupa íntima apertada, peças produzidas com tecidos sintéticos — que não absorvem a umidade e não proporcionam passagem de ar — também podem ocasionar o surgimento de micoses, como a candidíase.
 
— A umidade do local influencia a proliferação do fungo, que se manifesta por vermelhidão, lesões e coceira na região da virilha.
 
Para evitar complicações, os melhores modelos de cuecas são as produzidas em algodão, que absorvem a transpiração. Além disso, manter a região sempre higienizada e seca também auxilia na manutenção da saúde íntima masculina.

R7

Saúde tem 113 candidatos por vaga aberta

Reprodução
Melhores empresas para trabalhar em Saúde registram concorrência acima da média, revela estudo GPTW e IT Mídia
 
Formado há até pouco tempo na maioria por empresas familiares, o mercado de saúde se desenvolveu e se profissionalizou. Além de aumentar a competitividade entre os que integram o setor, esse movimento trouxe a necessidade de ter profissionais alinhados ao novo cenário. Embora seja uma exigência recente, a indústria farmacêutica já vem caminhando nesse sentido desde os anos 80, quando várias empresas multinacionais do setor abriram capital em bolsa de valores. Começava ali a necessidade de ter profissionais técnicos científicos com expertise de gestão e negócios. Essa tendência hoje se vira para o mercado clínico e isso se reflete principalmente nos processos de recrutamento e seleção das empresas.
 
Embora a oferta seja enorme – o estudo GPTW Saúde mapeou que, para cada vaga aberta em saúde, há 113 candidatos –, e constatou também que a capacidade de gestão e administração ainda é falha. De acordo com o headhunter para o mercado de saúde da Michael Page, Raphael Revert, encontrar profissionais que aliam o conhecimento técnico e a capacidade de gestão é o maior desafio. “Se olharmos a fotografia do Brasil hoje temos bons profissionais com ótimo gabarito técnico, só que o curso de saúde não prepara o profissional para administração. Atualmente temos uma média de 35% dos candidatos para uma vaga com esse perfil”, aponta.
 
Qualificando
Se por um lado temos um mercado clínico absorvendo profissionais provenientes da indústria com conhecimento de gestão e administração, por outro vemos um esforço do próprio setor no sentido de treinar seus talentos. É o caso da Unimed Federação Minas, 12° lugar no ranking. Para driblar a baixa qualificação do mercado brasileiro, a empresa realiza treinamento de 12 horas ao ano para cada contratado em sua específica área. Além disso, a cooperativa tem a Fundação Unimed para oferta de cursos de MBA, pós-graduação, e-learning para médicos, entre outros. O presidente Marcelo Monteiro explica que o processo de seleção leva em consideração tanto a competência para a função quanto a qualificação. “Como os candidatos qualificados são minoria, acabamos recrutando pela competência e habilidade de lidar com as outras pessoas. Aí qualificamos aqui dentro”, explica.
 
O grupo baiano Natulab, que desenvolve medicamentos e possui mais de 700 colaboradores, tem uma área voltada a receber currículos, o que tem gerado uma alta demanda de candidato para cada vaga anunciada. Valorizar o profissional da casa é a principal estratégia, segundo Marconi Sampaio, presidente do laboratório que ocupou o 16° lugar na GPTW.

 Além de oferecer uma remuneração compatível com o mercado regional, a empresa oferece entre seus benefícios programas de incentivo ao desenvolvimento do atual funcionário. “É a política de valorização da prata da casa. Um indivíduo que entra como auxiliar de produção, por exemplo, um dia pode vir a ser um gestor, desde que ele queira se desenvolver”, explica.
 
A escassez de candidatos qualificados também é um empecilho para o laboratório Kley Hertz, de Porto Alegre, referência em OTC (medicamentos isentos de prescrição médica). Dono da 21° posição no estudo, a companhia oferece treinamento de formação de operadores de máquinas e de manipuladoras, desde 2013, para driblar o fraco qualificação dos candidatos. O foco é ter funcionários preparados e comprometidos. “Acreditamos que investindo na nossa equipe, teremos pessoas mais qualificadas, engajadas e comprometidas”, pontua o diretor de RH Geraldo Hertz.
 
SaudeWeb

OMS: 22 milhões de crianças estão sem receber vacinas

[vacina_polio.jpg]
Reprodução
OMS: 22 milhões de crianças estão sem receber vacinas
Alerta foi feito na véspera da Semana Mundial da Vacinação. Imunização evitaria até 3 milhões de mortes por ano
 
Mais de 22 milhões de crianças no mundo, cerca de uma em cada cinco, precisam receber vacinas contra doenças básicas. O alerta foi feito nesta quarta-feira (23) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na véspera da Semana Mundial da Vacinação.
 
Sob o lema “Imunização para um futuro saudável. Saber, verificar, proteger”, a OMS promove, entre 24 e 30 de abril, a semana da vacinação, em que apela às pessoas que saibam mais sobre as vacinas necessárias, verifiquem se a imunização está atualizada e procurem os serviços de vacinação para proteger todos os parentes.
 
Segundo a agência da ONU para a saúde, a imunização evita 2 milhões a 3 milhões de mortes anualmente, por 25 doenças, incluindo difteria, sarampo, pneumonia, rubéola ou tétano. Um fator que contribuiu para esse progresso foi o Programa Expandido de Imunizações (EPI), que comemora 40 anos em maio deste ano e foi aplicado em todos os países.
 
Quando o EPI foi criado, apenas 5% das crianças no mundo recebiam vacinas básicas. Hoje, a vacinação atinge mais de 80%, diz a OMS em comunicado sobre a Semana Mundial da Vacinação.
 
Ainda assim, em 2012, 22,6 milhões de crianças (cerca de um quinto do total) ainda não estavam imunizadas com vacinas básicas, alerta a organização sediada em Genebra.
 
Mais de 70% dessas crianças vivem em dez países: República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia, Iraque, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Uganda e África do Sul.
 
A OMS estima que cerca de 1,5 milhão de crianças morram anualmente por doenças preveníveis com vacinas recomendadas pela organização. Isso significa que quase 17% dos 8,8 milhões de mortes anuais de crianças com menos de 5 anos seriam preveníveis com vacinas.
 
* com informações da Agência Lusa
 
SaudeWeb

Formação acadêmica contribui para diminuição da rotatividade

Reprodução
Mais que empregar, é preciso formar profissionais. Veja estratégia do Hospital Moinhos de Vento, da Clamed e da Unimed Ceará
 
É inegável que, ao falar das implicações de uma alta rotatividade de colaboradores dentro da empresa, os gestores lembram dos altos custos que isso envolve. Mas para quem está entre as 35 melhores empresas para trabalhar em saúde, ranking realizado pela Great Place to Work em parceria com a IT Mídia, o grande ponto da questão é humano: antes das contas, o bem-estar do profissional.
 
Nesse sentido, o foco na educação é evidente. No caso do Hospital Moinhos de Vento (RS) – ocupante do 24° lugar da lista -, a dedicação ao tema é levada ao nível máximo. “Desde a fundação deste hospital foi criada uma escola para formar os colaboradores que vão trabalhar aqui. Temos quatro turmas no curso técnico de enfermagem, por exemplo, que é o cargo com o maior corpo pessoal. Temos os cursos técnicos, os de pós-graduação e em 2014 criaremos a faculdade que irá formar enfermeiros. O profissional não vê o hospital só como emprego, mas como formação”, conta o superintendente executivo, Fernando Torelly.
 
Formado em Economia e com mestrado em Administração de Empresas, o gaúcho ocupa o cargo há um ano e meio, sendo que chegou no hospital há seis. “O mais interessante é que todos seguem estudando. Temos um curso de MBA em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Temos, por exemplo, um superintendente que está estudando Filosofia. Recentemente fomos contratar uma gerente de enfermagem e o diferencial foi ela ter um mestrado. Sempre buscamos sólidas formações acadêmicas”, completa o executivo do hospital que conta com 3 mil colaboradores em regime CLT, além do mesmo número de médicos em corpo clínico aberto.
 
Saindo do Rio Grande do Sul e chegando a Fortaleza, a abordagem é na mesma linha. O baixo índice de rotatividade na Unimed Ceará passa, logo no primeiro assunto citado, pelos projetos de formação dos funcionários. A entidade figura na 14° posição do estudo referente à 2013.
 
“Criamos um programa para que nossos funcionários voltassem aos bancos escolares. Nele, investimos 70% do valor dos cursos, sendo que em casos de pessoas de baixa renda isso chega a 100%. Somos uma cooperativa de segundo grau, a federação das Unimeds do Ceará, e temos 103 funcionários sendo que todos têm competência para tomada de decisão. Então também procuramos transmitir para eles que todos têm condições de fazer um bom planejamento de vida”, explica o presidente Darival Bringel de Olinda.
 
Na instituição, apenas 5% dos colaboradores não concluíram nem começaram algum curso de Ensino Superior. E para o gestor, médico pneumologista que ocupa o cargo há 12 anos e se diz o mais antigo diretor do sistema nacional Unimed – cerca de 35 anos -, vale também destacar as boas condições de remuneração adotadas na companhia.
 
“Pagamos, falando pelo nível de Fortaleza, um salário bem compatível com o mercado, e além disso somos talvez a única cooperativa da Unimed no Brasil que paga 14° e às vezes até o 15° salário. Em 2013, por exemplo, tivemos um excelente resultado financeiro e isso fez com que a gente acabasse de pagar, agora em março, o 14° para todos os colaboradores”.
 
Para citar um outro exemplo de ação que busca motivar os colaboradores a seguirem num ambiente saudável e que respeite as particularidades e ambições de cada profissional, a 22° colocada Clamed, Companhia Latino-Americana de Medicamentos, com sede em Joinville (SC) e escritórios espalhados por Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e no próprio estado de Santa Catarina, fala da relação com as mães que atuam na empresa.
 
“Perto de 75% das pessoas que trabalham conosco são do sexo feminino. E entendendo a importância do fortalecimento do vínculo mãe-filho, oferecemos às mamães a oportunidade de permanecer dois meses a mais com o bebê, através da licença maternidade cidadã. Isso possibilita que as mulheres cheguem a seis meses de licença, além dos quatro meses obrigatórios por lei, o que na maioria das vezes ainda se prolonga com mais um mês de férias”, afirma o presidente da Clamed, Alberto Bornschein.
 
Na empresa há mais de 30 anos, o profissional assumiu a presidência em 1992 – já superou as duas décadas como presidente, portanto -, e por isso tem experiência no ambiente para falar sobre as perspectivas que são passadas ao corpo de funcionários. O que, segundo ele, faz com que a rotatividade não seja grande.
 
“A constante expansão da companhia somada à nossa política de treinar intensivamente e prestigiar a prata da casa são fatores que incentivam e mostram as oportunidades de desenvolvimento para todos os nossos funcionários”, conclui.
 
Diante dessas práticas que fazem com que essas companhias tenham um bom controle do vai e vem de colaboradores, o professor Idalberto Chiavenato, especialista na área de Administração e Recursos Humanos, conhece bem os custos da rotatividade pessoal, sejam os chamados primários (recrutamento, seleção, registro, desligamento), secundários (reflexos na produção, na atitude e custos extra operacionais) ou terciários (extra investimentos e perdas nos negócios).
 
Por isso, acredita que uma série de iniciativas precisam ser trabalhadas em conjunto para manter baixo esse índice de entrada e saída de pessoas. “Todas estas ações devem estar intimamente integradas, agrupadas e alinhadas de tal maneira que possam se reforçar mutuamente e provocar uma sensação duradoura de confiabilidade, credibilidade, bem-estar, satisfação e orgulho em trabalhar e permanecer na empresa. Um conjunto de elos de uma corrente solidária que envolve toda a empresa, seus líderes, suas equipes e todas as pessoas envolvidas. Mais do que as políticas e processos internos, o que vale realmente é esse mutirão de esforços de todos no sentido de criar um ambiente de trabalho capaz de engajar e manter definitivamente as pessoas na empresa, substituindo cadeias por atratores”.
 
SaudeWeb

Roche desenvolve aplicativo para médicos e outros profissionais

Reprodução
Diálogo Roche Mobile tem como principal objetivo facilitar a prática clínica
 
A Roche disponibilizou aplicativo (app) voltado para médicos e outros profissionais da saúde para tablets. Batizado de Diálogo Roche Mobile, o app oferece informações sobre os produtos da farmacêutica, além de recursos relacionados a cobertura de congressos e eventos da área da saúde, podcasts, videocasts, bulário completo de medicamentos, interações medicamentosas, CID 10, mais de 80 esquemas terapêuticos automatizados e e-books gratuitos. Os profissionais também têm acesso a serviços de solicitação de artigos e referências bibliográficas e reportes de farmacovigilância.
 
“O aplicativo é uma extensão do portal de educação científica da Roche e reúne conteúdos e serviços exclusivos que contribuem para a prática clínica dos mais de 21 mil profissionais cadastrados. Foi desenvolvido para facilitar a prática clínica e o dia a dia dos profissionais de saúde”, destaca, em nota, o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Roche Brasil, Flavio Zemella.
 
O portal, segundo pesquisa Datafolha de 2013, possui mais de 12 mil acessos por mês de médicos de diferentes especialidades.
 
Este é o segundo aplicativo da farmacêutica para o segmento da saúde. O primeiro é o “Saúde + Fácil”, desenvolvido para pacientes das áreas terapêuticas de oncologia, hematologia, reumatologia e neurologia, que precisam encontrar clínicas de infusão e farmácias do programa “Aqui tem farmácia popular”, entre outros serviços.
 
SaudeWeb

Remédios antigos: Arcalion

Polícia Militar de Minas Gerais

A Polícia Militar de Minas Gerais divulgou, nesta terça-feira (15), as inscrições do concurso púbico para 115 vagas para cargos da área de saúde dentro da corporação. O concurso é de nível superior e o salário é de R$ 5.446,80.

As vaga são para o cargo de 2º tenente, sendo específicas para os seguintes profissionais: enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico (análises clínicas), fisioterapeuta, fisioterapeuta (fisioterapia respiratória), anestesiologista, cirurgião geral, cirurgião plástico, cirurgião vascular, clínico, ginecologista, urologista, ortopedista, pediatra, neurocirurgião, psiquiatra, cirurgião dentista e cirurgião dentista com as especialidades: prótese dentária, endodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, ortodontia e odontologia para pacientes com necessidades especiais.

As inscrições podem ser feitas do dia 30 de abril a 29 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 130.

As provas estão previstas para os dias 6 e 7 de julho. Ainda haverá exames biofísicos e avaliação de títulos antes do resultado final.

Fundação Universidade do Tocantins (Unitins)

Foi publicado nesta segunda-feira (14), o edital do concurso para técnicos-administrativos da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). São oferecidas 85 vagas para os cargos de níveis superior e médio.

Conforme o edital, as inscrições serão feitas apenas via internet, no prazo de 21 de abril a 25 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 95 (nível médio) e R$ 120 (nível superior). Os candidatos têm até 4 de maio para solicitar a isenção de taxa.

O salário varia de R$ 991,62 (nível médio) a R$ 2.782,05 (nível superior), para o regime de 40 horas semanais, com exceção dos casos previstos em lei. Serão reservadas 10% das vagas para candidatos portadores de deficiência.

A seleção será feita mediante aplicação de provas teórico-objetivas, discursiva e prática, para os cargos especificados no edital. Os exames serão aplicados em Palmas.

As provas teórico-objetiva e discursiva acontecem no dia 22 de junho de 2014. Os locais de realização dos exames serão divulgados com no mínimo seis dias de antecedência. O resultado final do concurso está previsto para ser publicado no dia 14 de julho.

Prefeitura de Osasco – SP abre vagas em seletivo

A Prefeitura de Osasco, no estado de São Paulo, abriu dois editais de processo seletivo nº 024 e 025/2014 para avisar sobre a necessidade de contratação de 59 profissionais de nível superior para os cargos de Terapeuta Ocupacional, Coordenador Setorial,  Professor de Educação Física e Coordenador Pedagógico de Esportes, por salários de até R$ 2.923,74, em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições devem ser feitas gratuitamente,  em 23 e 24 de abril de 2014, 09 às 16 horas, no Departamento de Administração de Recursos Humanos, na Rua da Saudade, 62, Bela Vista - Osasco – SP. Importante salientar que as datas das inscrições são de acordo com a vaga pretendida pelo candidato, cabendo uma leitura mais aprofundada dos editais.
 
Todos os inscritos serão avaliados por Avaliação de Documentos e Entrevista Técnica.
 
O prazo de valide dos certames será de um ano, com possibilidade de prorrogação.

Processo seletivo SJC - SC

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina (SJC - SC) abriu edital de processo seletivo 003/2014, destinado ao provimento de 03 vagas temporárias para lotação no presídio Regional de Joinville.

As oportunidades são para as funções de Assistente Social, Cirurgião-Dentista e Médico (nível superior), por salários de R$ 1.296,00 e jornadas de trabalho de 40h semanais, exceto no caso de Médico, que terá carga de 20h.
 
- Para o cargo de Assistente Social e Cirurgião Dentista acrescenta-se Auxílio alimentação no valor diário de R$ 12,00 por dia útil, não ultrapassando ao valor mensal de R$ 264,00;

- Para o cargo de Médico acrescenta-se Auxílio alimentação no valor diário de R$ 6,00 por dia útil, não ultrapassando ao valor mensal de R$ 132,00.

As inscrições seguem abertas até 9 de maio de 2014, pelo endereço eletrônico www.sjc.sc.gov.br. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A inscrição está vinculada à entrega de documentos exigidos em edital junto à sede da Secretaria (rua Frei Caneca, nº. 400, bairro Agronômica, Florianópolis) ou ainda, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville (rua Nove de Março, nº. 817, bairro Centro). Outra opção é remeter envelope com a documentação autenticada por Sedex, com envio do comprovante para o e-mail processoseletivo@sjc.sc.gov.br.

Os inscritos serão avaliados por meio da soma de pontos da contagem de títulos, cursos de qualificação e experiência comprovada, conforme detalhado no certame.

Concurso HCFMUSP 2014

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ‐ HCFMUSP, lançou edital normativo n° 01/2014 do concurso público n° 49/2014, para preenchimento de 55 vagas de trabalho nas funções‐atividades de Técnico de Enfermagem do Quadro de Servidores deste Hospital para a(o) Divisão de Enfermagem da Diretoria Executiva do Instituto Central, Instituto da Criança e Instituto do Coração, e formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal do HCFMUSP.

O concurso público será executado pelo Instituto Quadrix. Os horários mencionados no presente edital e nos demais editais a serem publicados para o certame obedecerão ao horário oficial de Brasília/DF.

A remuneração inicial para a função‐atividade de Técnico de Enfermagem será de R$ 1.028,74 mensais e corresponde ao Padrão 3‐A, da Escala de Vencimentos ‐ Nível Intermediário da Área Saúde e gratificações, conforme legislação vigente. Os contratados poderão perceber, após o término dos 90 dias do período experimental, mediante avaliações trimestrais, o Prêmio de Incentivo - PIN, que poderá corresponder a 50%, no mínimo, podendo chegar a 80% ou 100% do valor de R$ 723,00, nos termos da legislação vigente.
 
Além da remuneração informada, os candidatos aprovados terão direito a auxílio alimentação e poderão optar pelo benefício do vale transporte correspondente ao deslocamento residência‐trabalho e vice‐versa nos moldes da Lei no. 7418/85, regulamentada pelo Decreto 95247/87.

Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, solicitada até 12 de maio de 2014. A taxa é de R$ 34,00.

A prova objetiva será realizada na cidade de São Paulo (SP), considerando o horário de Brasília, terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 25 de maio de 2014, no turno da tarde. O gabarito será divulgado na data provável de 27 de maio de 2014.

Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado em 17 de maio de 2014.

O resultado final do concurso público será publicado pelo HCFMUSP, no Diário Oficial do Estado e divulgado no endereço eletrônico www.quadrix.org.br na data provável de 28 de junho de 2014.

O prazo de validade do concurso público esgotar‐se‐á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso IFRO 2014

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou editais n°s 15 e 16/2014 de concurso público, destinados ao provimento de 151 vagas para docentes e cargos técnico-administrativos, considerando a reserva de oportunidades para pessoas com necessidades especiais (PNE). Os salários vão até R$ 8.717,64.

As vagas são para as funções de Analista de Tecnologia da informação Área de Atuação: Sistemas de Informação, Arquiteto e Urbanista, Auditor, Bibliotecário- Documentalista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Eletricista, Jornalista, Revisor de Textos, Secretário Executivo, Tecnólogo - Comunicação Assistiva e demais funções.

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 11 de maio de 2014, exclusivamente pelos sites www.msconcursos.com.br ou www.ifro.edu.br, com taxas que variam de R$ 45,00 a R$ 85,00, de acordo com o cargo escolhido.

Os profissionais que tiverem seus pedidos deferidos serão submetidos às provas escrita, prática, objetiva e de desempenho didático, conforme o método de avaliação adotado por cada certame.

As provas escritas serão aplicadas na data prevista de 1º de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 1º de junho de 2014.

Prefeitura de Rolândia - PR lança edital de processo seletivo

No Estado do Paraná, a Prefeitura de Rolândia publicou edital nº. 001/2014 - SMS  de processo seletivo para provimento de 20 cargos vagos no serviço de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, na função de Agente de Controle de Endemias. O salário pode chegar a R$ 807,29 em jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As  inscrições serão realizadas gratuitamente até 28 de abril de 2014, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, localizada na Avenida Monteiro Lobato, 300, 1° andar, centro.
 
Documentação a ser apresentada no ato da inscrição:
  • Cópias do CPF e RG;
  • Certidões negativas de registros criminais dos cartórios distribuidores da Justiça Federal e Estadual;
  • Cópia do comprovante de votação nas últimas eleições;
  • Declaração própria de não acumulação de cargo, emprego ou função pública.
A prova objetiva está prevista para 30 de abril de 2014, nas Escolas Municipais, cujos locais serão divulgados a partir do dia 29 de abril de 2014.
 
O resultado será divulgado em jornal, por meio de edital afixado na Prefeitura e pelo site www.rolandia.pr.gov.br, a partir das 14h de 07 de maio de 2014, após concluída a classificação dos candidatos.
 
O processo seletivo terá validade até 31 de dezembro de 2014, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, edição de 23 de abril de 2014, pág. 71 a 73.

Prefeitura de Queimadas - BA abre processo seletivo

Aberto em Queimadas, no estado da Bahia, o edital de processo seletivo nº 01/2014, através da empresa Suprema Concursos, que servirá para preencher várias vagas no quadro de servidores da Prefeitura. As vagas ofertadas são para profissionais de todos os níveis escolares e os salários variam entre R$ 724,00 a R$ 8.240,00, para carga horária de até 40h semanais.

Cargos
Nível Fundamental - Zelador, Motorista, Oficineiro - Corte e Costura, Oficineiro - Arte Culinária, Auxiliar de Serviços Diversos  e Cozinheiro;
Nível Médio/Técnico - Técnico em Enfermagem;
Nível Superior - Enfermeiro PSF, Educador Físico, Fisioterapeuta, Médico PSF, Médico Plantonista, Médico Pediatra, Médico Ginecologista, Médico Ortopedista, Médico Urologista, Médico Cardiologista, Odontólogo, Psicólogo, Assistente Social e Advogado.

Inscrições
As inscrições presenciais ficarão abertas em dias úteis até 16 de maio de 2014, na Secretaria de Educação de Queimadas - Ba, no endereço: Rua Dr. Elvio Ferreira s/n, Queimadas, Bahia, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Já as inscrições via internet ficarão abertas de 30 de abril a 18 de maio de 2014.

Taxas
Nível Superior - R$ 80,00;
Nível Médio - R$ 50,00;
Nível Fundamental I  - R$ 30,00.
 
Provas
A consulta aos locais de provas será á partir do dia 26 de maio, sendo a prova a ser realizada provavelmente em 08 de junho de 2014.

Validade
O prazo de validade do certame será de dois anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.

Prefeitura de Santa Bárbara - MG publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais, lançou o edital de processo seletivo nº 013/2014, destinado ao preenchimento de 02 vagas para os cargos de Técnico em Saúde Bucal, por salário de até R$ 993,02 em jornada semanal de 40 horas.
 
São requisitos específicos para os candidatos para inscrição no presente processo seletivo:
Ser portador de diploma de Curso Técnico em Saúde Bucal/Técnico de Higiene Dental;
Possuir registro junto ao Conselho Profissional – CRO.
 
Inscrições e seleção
Interessados, deverão se inscrever até o dia 06 de maio de 2014, no horário das 08h às 11h e das 14h às 17h, em dia de expediente, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Padre Lucindo, s/n.º, Centro, Santa Bárbara – MG.
 
 A seleção será realizada por meio de avaliação de títulos.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, período durante o qual as convocações observarão a lista de classificação.
 
O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 23 de abril de 2014, pág. 50 a 52.

Prefeitura de Lauro Muller - SC prorroga inscrições de seleção

A Prefeitura de Lauro Muller, município localizado a 188 km de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo nº. 002/2014. A seleção, que será executada pela empresa CONCURSOS SS1, oferece 10 vagas para cargos de nível médio com lotação no SAMU. Os aprovados trabalharão em regime de 40 horas semanais e receberão salário de até R$ 1.178,85.
 
Cargos
Motorista (Condutor de ambulância) e Técnico de Enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições via internet foram prorrogadas até 06 de maio de 2014, pelo site www.concursosss1.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 e R$ 100,00, com vencimento até 07 de maio.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no período das inscrições acima descritos, em dias úteis, no horário das 08h às 16h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Valdir Cotrin, s/nº - Lauro Muller/SC.
 
Prova
O processo seletivo constará de prova escrita que será aplicada em nova data, provavelmente em 18 de maio de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 09 de maio. Também haverá Prova Prática.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 1 ano, prorrogável por mais 1 ano, a critério do município de Lauro Muller.
 
O edital está disponível no site www.concursosss1.com.br, juntamente com outras atualizações.

Concurso Prefeitura de Tapiraí - SP

A Prefeitura de Tapiraí, no estado de São Paulo, através da empresa Publiconsult Assessoria e Consultoria Pública Ltda, abriu editais n°s 01 e 02/2014 de concurso público e processo seletivo, com a finalidade de preencher 23 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.748,97.

As vagas são para as funções de Servente, Fiscal Municipal, Enfermeiro, Professor de Educação Básica I, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Motorista, Operador de Máquinas e Agente Comunitário de Saúde.

As inscrições deverão ser efetuadas pelo site  www.publiconsult.com.br, até o dia 04 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 45,00.

De acordo com os editais, serão realizadas provas teóricas, previstas para 18 de maio de 2014. Também haverá prova prática para todos os cargos do CP 2/2014, além de prova de títulos para Professor e Enfermeiro. Os conteúdos programáticos constam nos editais.

O certame terá validade de dois anos, sendo facultada as suas prorrogações por igual período, uma única vez.

Concurso Unilab 2014 inscreve até 30 de abril

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab ainda recebe inscrições ao concurso público nº 30/2014 para o provimento de cargos da carreira de Técnico-Administrativo em Educação. A organizadora do certame é a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
No total, são ofertadas 194 vagas, 78 delas para o nível superior, por remuneração inicial de R$ 3.392,42, e 116 vagas para o nível médio, com remuneração inicial de R$ 2.039,89. Os contratados ainda terão direito a auxílio-alimentação de R$ 373,00.
 
Há chances para Administrador, Analista de TI, Arquiteto e Urbanista, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário-Documentalista, Contador, Economista, Médico (várias especialidades), Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Técnico de Laboratório (diversas áreas), Técnico em Assuntos Educacionais, entre outros. Os novos servidores serão lotados nos câmpus da Unilab das cidades de Redenção e Acarape, no estado do Ceará, e para o campus de São Francisco do Conde, na Bahia.
 
As inscrições foram prorrogadas até 30 de abril de 2014, no endereço www.unilab.edu.br/concursos-servidor-tecnico-administrativo-2014. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 para o nível médio e de R$ 100,00 para o nível superior.
 
As provas escritas, que compõem a única etapa deste concurso, serão aplicadas no dia 1º de junho nas cidades  cearenses e baianas de Redenção, Acarape, Baturité, Fortaleza, Salvador e São Francisco do Conde, no período da tarde, e constarão de questões objetivas (V/F) de Português, Administração Pública, Informática Básica, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos.
 
O edital completo e demais anexos/atualizações estão disponíveis na página do concurso (www.unilab.edu.br/concursos-servidor-tecnico-administrativo-2014).

Concurso COMPESA - PE 2014: Edital e Inscrição

A Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) publicou portaria conjunta SAD/COMPESA Nº 32/2014, para realização de concurso público, tendo como objetivo o preenchimento de 70 vagas, sendo 21 para nível superior, 07 para nível médio e 42 para nível fundamental. Os salários dos futuros contratados variam de R$ 1.000,00 a R$ 6.154,00.
 
Cargos
Analista de Saneamento/Analista de Gestão - Economista, Assistente Social, Analista (Tecnologia de Informação, Gestão de Pessoas com Habilitação em Administração e Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas), Administrador e Engenheiro (Químico, Eletrônico, Eletrotécnico, Civil e Segurança do Trabalho);
 
Técnico de Assistente de Saneamento/Gestão - Assistente (Gestão e Serviços Comerciais) e Técnico (Contabilidade, Enfermagem do Trabalho e Operacional – Mecânica);
 
Auxiliar de Saneamento/Gestão - Agente de Saneamento.
Ficam reservadas 3% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Inscrição
Para efetuar sua inscrição, o interessado deverá acessar o site http://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/compesa, até 29 de abril de 2014, conforme retificação publicada no DOE - PE (23/04/2014).
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 39,00;
Nível médio/técnico: R$ 53,00;
Nível superior: R$ 78,00.
 
Provas
O certame será realizado por meio de prova objetiva, a ser aplicada na data provável de 25 de maio de 2014, das 8h às 12h e das 14h às 19h, em locais que serão divulgados no site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/compesa.
 
O resultado preliminar e o gabarito oficial preliminar da prova objetiva serão divulgados no site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/compesa.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da administração da COMPESA – PE.
 
Edital disponível no www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/compesa e no Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo, de 26 de março de 2014, pág. 4 a 11.

Prefeitura de Echaporã - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Echaporã, estado de São Paulo, divulgou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao preenchimento de 04 vagas para as funções de Psicólogo, Assistente Social e Recepcionista (ensino médio e superior) por salário de até R$ 2.145,09 em carga horária de 30 ou 40h semanais. Haverá reserva de 5% (cinco por cento) do total de vagas oferecidas, para as pessoas portadoras de necessidades especiais.

As inscrições, nos valores de R$ 30,00 e R$ 50,00, serão realizadas nos dias úteis até o dia 29 de abril de 2014, no Centro Cultural de Echaporã “Jairo Costa e Silva”, localizado na Praça Riodante Fontana, nº 46, das 09h às 11h e das 13h as 16h.

A prova escrita, para todos os cargos será aplicada provavelmente no dia 17 de maio de 2014, no local a ser divulgado no edital de homologação dos inscritos. O horário previsto para aplicação das provas referente aos cargos acima citados é no período da manhã as 09:00 horas. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 19 de maio de 2014.

O certame terá validade por 1 ano a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 1 ano, a critério da Prefeitura Municipal de Echaporã.

Concurso Prefeitura de Faxinal dos Guedes - SC

A Prefeitura Municipal de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, divulgou os editais 001/2014 para abertura do concurso público 002/2014 e do processo seletivo 002/2014. A oferta total é de 20 vagas para diversos cargos e o período de inscrições será de 28 de abril a 20 de maio de 2014.
 
Cargos e salários
Concurso público - as 18 vagas oferecidas estão distribuídas entre os cargos de: Agente de Serviços  Específicos (Masculino), Cozinheira, Médico, Motorista de Ambulância, Motorista de Caminhão, Motorista de Ônibus, Professor (de Artes, Ciências, Ensino Religioso, Língua Estrangeira/Espanhol, Língua Estrangeira/Inglês, Matemática). Os salários oferecidos podem variar de R$ 956,02 a R$ 13.090,77, mais auxílio alimentação de até R$ 134,82.
 
Processo seletivo - estão abertas duas vagas para Agente Comunitário de Saúde, com salário de R$ 821,20 acrescido de R$ 134,82 de auxílio alimentação.
 
Inscrições e provas
A inscrição será realizada de 28 de abril a 20 de maio de 2014, somente via internet, no portal www.sbauditoria.com.br – link: Concursos. A taxa custa R$ 50 ou R$ 100.
 
O concurso selecionará e classificará os candidatos por meio de provas objetivas, provas práticas e de avaliação de títulos, conforme o caso. Já o processo seletivo avaliará por meio de prova objetiva.
 
A Prova Objetiva (escrita) está prevista para o dia 1º de junho de 2014, com inicio às 9h e término às 12h, Escola Municipal Santa Terezinha, na Rua  Presidente Dutra, 683, centro, em Faxinal dos Guedes - SC.
 
Todas as publicações relacionadas aos certames estão no Mural Público Municipal e na internet, nos portais: www.sbauditoria.com.br e www.faxinal.sc.gov.br .

Concurso Prefeitura de Antonina do Norte - CE

Com oferta de 97 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Antonina do Norte, no Estado do Ceará, lançou edital nº. 001/2014 para realização de concurso público.
 
A carga horária é de 20 a 40 horas semanais, por salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 3.00,00. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Advogado, Analista Financeiro, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro Hospitalar, Enfermeiro – PSF, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Veterinário, Agente Administrativo, Agente de Endemias, Assistente Financeiro/Tributário, Assistente de Licitação, Digitador, Guarda Municipal, Fiscal de Obras, Recepcionista, Secretário da Procuradoria, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Motorista Categoria B/D, Operador de Maquinas, Vigia, Professor Educação Básica (Educação Infantil/Series Iniciais do Ensino Fundamental, Ciências Biológicas, Ciências Humanas (Geografia ou História), Educação Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática) e Professor de Educação Especial (Licenciatura em Pedagogia com Especialização em Educação Inclusiva ou Psicopedagogia).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas, de forma presencial ou por procuração, até o dia 09 de maio de 2014, das 8h às 12h e das 14h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados, na Rua João Batista Arrais, nº 08, Centro, Antonina do Norte – Ce.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00 e 60,00;
Nível médio: R$ 60,00, 80,00 e 100,00;
Nível superior: R$ 100,00 e 120,00.
 
Prova
O concurso constará de prova objetiva e de títulos.
 
A realização das provas objetivas, bem como, os locais, serão oportunamente divulgados, devendo o candidato comparecer ao local designado, com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início das provas, munido de caneta esferográfica (azul ou preta), da cédula de inscrição do, juntamente com o documento de identidade de valor legal (que contenha a fotografia do identificado), indispensáveis para prestação do exame.
 
Os gabaritos serão divulgados no máximo em 72 horas, após a realização da prova, no site www.grserv.com.br , bem como, nos quadros de avisos na sede da Prefeitura de Antonina do Norte.
 
A comprovação dos títulos deverá ser feita através de documentos que deverão ser encaminhados, em período a ser divulgado, após o resultado das provas objetivas, junto ao formulário discriminativo, à Comissão Organizadora do Concurso, em envelope lacrado, para a Secretaria Municipal de Administração de Antonina do Norte, ou, para a sede da GR Consultoria e Assessoria, na Rua João Cordeiro nº 1545, Aldeota – Fortaleza-Ce.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da administração municipal, uma única vez, por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no site www.grserv.com.br.

Concurso Prefeitura de Marcelândia - MT

A Prefeitura de Marcelândia, no estado do Mato Grosso, publicou edital nº. 001/2014 de concurso público, com a finalidade de contratar 335 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.478,48, por jornada de trabalho de 24, 30 ou 40 horas semanais. O concurso será executado pela empresa Atos Consultoria Pública e Empresarial Ltda.
 
Cargos
As chances são para as funções de Assistente Social, Assistente Técnico Administrativo II, Bibliotecário, Biólogo, Bioquímico, Cirurgião Dentista, Contador, Controlador Interno, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Professor Ciências, Professor Letras, Psicólogo, Agente Administrativo I, Agente Comunitário de Saúde e demais funções.

Inscrições
A inscrição será online/presencial efetuada, exclusivamente via internet, através endereço eletrônico www.marcelandia.mt.gov.br, até às 17h de 29 de abril de 2014 (horário oficial do Estado de Mato Grosso) mediante o preenchimento do requerimento eletrônico de inscrição e o pagamento da taxa a ela pertinente, por meio de boleto bancário, pagável em toda a rede bancária. Caso o candidato não tenha acesso a internet ou tenha dificuldade de concluí-la o mesmo pode comparecer na sede da prefeitura municipal de Marcelândia junto a comissão do concurso para realizar sua inscrição.

Taxas
Cargo de Nível Superior - R$ 80,00;
Cargo de Nível Médio - R$ 50,00;
Cargo de Nível Fundamental e Alfabetizado - R$ 30,00.

Provas
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 25 de maio de 2014, das 08h às 11h (horário oficial do estado de Mato Grosso), no local de realização das provas será indicado através de publicação de edital complementar específico, que estará disponível no endereço eletrônico www.marcelandia.mt.gov.br.

Gabaritos
O gabarito provisório será disponibilizado a partir do dia 26 de Maio de 2014, no endereço eletrônico www.marcelandia.mt.gov.br e no mural da Prefeitura.

Validade
O concurso público terá o prazo de validade de dois anos, contados a partir da sua homologação.

Concurso Prefeitura de Morada Nova - CE

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado do Ceará. A Prefeitura de Morada Nova publicou o edital nº. 001/2014 para realização de concurso público, que destina-se a contratar 1.788 profissionais, sendo 447 vagas imediatas e 1.341 para cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão subsídios que variam de R$ 724,00 até 13.387,50.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Motorista, Pedreiro, Agente de Controle de Endemias, Atendente de Consultório (Dentário e Médico), Auxiliar Administrativo, Operador de Máquinas Pesadas, Agente (Administrativo e Municipal de Trânsito), Autocadista, Auxiliar de Laboratório, Fiscal (Meio Ambiente – com CNH e Tributos Municipais), Guarda Municipal, Secretário Escolar, Técnico (Agrícola, Laboratório, Radiologia, Edificações e Técnico em Enfermagem), Topógrafo, Agrônomo, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Cirurgião Dentista - PSF, Enfermeiro - PSF, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Perito e PSF), Nutricionista, Procurador, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Veterinário, Professor (Ciências, Educação Física, Espanhol, Inglês, Matemática, Português, Educação Infantil, Libra e Música) e Psicopedagogo.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 16 de maio de 2014, das 07h às 23h, no site www.cetrede.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível fundamental), R$ 80,00 (nível médio) e R$ 120,00 (nível superior).
 
O concurso será composto de prova objetiva, discursiva/produção textual e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para 15 de junho de 2014, no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h, em locais a serem informados quando da disponibilização dos cartões de inscrição, a partir do dia 06 de junho de 2014.
 
O prazo e os procedimentos para entrega dos títulos serão divulgados em Edital Específico, a ser publicado no site www.cetrede.com.br, após o resultado das provas objetivas e discursiva/produção textual.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site www.cetrede.com.br, em data a ser determinada no caderno de provas e, na omissão desta, 72 horas após a realização das mesmas.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Campinas - SP publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Campinas, no estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo nº 01/2014, que visa à contratação temporária de 100 Médicos Plantonistas. A remuneração é de R$ 921,59 por plantão realizado de segunda a sexta-feira; R$ 1.230,58 no final de semana; e de R$ 1.810,92 no Natal e Ano Novo, correspondente ao exercício de 12 horas.
 
Os profissionais contratados terão os seguintes benefícios oferecidos pela Prefeitura Municipal de Campinas:

- Auxílio Refeição/Alimentação: no valor mensal de R$ 590,00, para os contratados que tenham realizado o mínimo de 10 plantões no mês.

- O Auxílio Refeição/Alimentação somente é devido no mês seguinte à realização dos plantões e seu respectivo valor refere-se ao mês vigente.

- Vale-Transporte, nos seguintes moldes:

- O Vale-Transporte é um benefício opcional, a ser utilizado dentro dos limites do município de Campinas e concedido mediante o desconto de 3% dos vencimentos;

- A concessão do Vale-Transporte é efetuada no mês seguinte ao da solicitação.
 
Os profissionais irão atuar nas áreas de Clínica Geral, Pediatria  e Psiquiatria, junto ao SAMU, Pronto Socorro Dr. Sérgio Arouca (Campo Grande) e/ou nos Prontos Atendimentos Anchieta, São José e Centro.
 
As inscrições seguem abertas até 7 de maio de 2014, gratuitamente, pelo site www.campinas.sp.gov.br.
 
Os inscritos serão submetidos à Análise de Títulos, elaborada com base nos critérios estabelecidos no edital de abertura.
 
A classificação preliminar deste certame será publicada em Diário Oficial do Município, podendo ser consultado através do endereço eletrônico www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial. A data prevista para esta publicação é 12 de maio de 2014.
 
O prazo de validade do certame será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Águas da Prata - SP: Inscrição Prorrogada

A Prefeitura da Estância Hidromineral de Águas da Prata, Estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 11 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 1.359,70. O certame será executado pela CONSESP.
 
As vagas são para Secretário de Escola, Engenheiro (Civil), Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Geriatra, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Plantonista, Médico Radiologista, Médico Técnico da Medicina do Trabalho, Médico Urologista e Nutricionista.
 
Ao salário dos contratados, poderão ser acrescentados Abono (R$ 140,00) e Adicional Insalubridade + Salário Especialidade + Auxílio Alimentação (R$ 40,00).
 
As inscrições serão feitas exclusivamente no site www.consesp.com.br, com a prorrogação indo até 08 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 25 de maio de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso público será de dois anos.

Concurso Prefeitura de Águas da Prata - SP: Inscrição Prorrogada

A Prefeitura da Estância Hidromineral de Águas da Prata, Estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 11 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 1.359,70. O certame será executado pela CONSESP.
 
As vagas são para Secretário de Escola, Engenheiro (Civil), Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Geriatra, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Plantonista, Médico Radiologista, Médico Técnico da Medicina do Trabalho, Médico Urologista e Nutricionista.
 
Ao salário dos contratados, poderão ser acrescentados Abono (R$ 140,00) e Adicional Insalubridade + Salário Especialidade + Auxílio Alimentação (R$ 40,00).
 
As inscrições serão feitas exclusivamente no site www.consesp.com.br, com a prorrogação indo até 08 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 25 de maio de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso público será de dois anos.

Aplicativos: 100 Sucos Medicinais

2 de 3
Esta versão adiciona mais sucos assim como correção de pequenos bugs
 
Este app contém uma seleção de sucos medicinais que vão ajudar a fortalecer ainda mais sua saúde.
 
É separado por enfermidade e também traz uma seção sobre as propriedades nutricionais e/ou medicinais de cada ingrediente.

Aproveite as mais variadas receitas de sucos naturais afinal as frutas possuem não só um grande valor nutritivo, mas também efeito medicinal. Desintoxicam o organismo, dissolvem e expelem os venenos; além de repor as vitaminas necessárias e os sais indispensáveis.

Adição de receitas de sucos detox.
 
Gratuito
Ao instalar, você concorda com Termos de uso e outros termos
 
 
Tamanho do download
4 MB            
 
Última atualização
24/04/2014            
 
Versão
2.1.0.0                            
 
Funciona com
- Windows Phone 8.1
 
- Windows Phone 8
 
Aplicativos necessários
  • identidade do proprietário
  • serviços de localização
  • mapas
  • biblioteca de fotos
  • reprodução de mídia
  • serviços de dados
  • teclado numérico do telefone
  • Proximidade
  • sensor direcional e de movimento
  • controle por voz
  • componente do navegador
  • HD720P (720x1280)
  • WVGA (480x800)
  • WXGA (768x1280)
 
Idiomas suportados (1)
Português (Brasil)
 
Faça o download e instale manualmente                          

Micose de unha: tire suas dúvidas sobre o tratamento

Foto: Reprodução
Onicomicose
Alguns fatores podem fazer com que essa dermatite demore mais tempo para ser curada
 
Por Dra. Tatiana Gabi
 
A micose de unha é uma dermatose incômoda e antiestética que afeta os pés, principalmente, mas que pode também estar presente nas mãos. Trata-se de uma infecção por fungos que se alimentam da queratina, presente na pele e unhas. Em geral, o paciente primeiro adquire a micose na planta dos pés e, após um período variável de tempo, devido às condições favoráveis para o desenvolvimento desses fungos (sapatos fechados tornam o ambiente quente e úmido), eles acabam por atingir também as unhas. 
 
O problema em relação a essa doença é que o tratamento é longo (média de 12 meses para os pés e quatro meses para as mãos) e os resultados demoram a serem percebidos, levando muitas pessoas a desistirem de se tratar. Além disso, alguns pacientes apresentam condições que dificultam o seu tratamento, o que prolonga ainda mais este período. Elaboramos este post com dicas do que fazer para evitar a reinfecção e sinais de que a sua micose de unha é de tratamento mais complicado. 
 
Como reconhecer o problema?
A micose de unha geralmente se manifesta com manchas brancas na superfície ou embaixo da unha, espessamento da pele sob a unha e da lâmina ungueal em grau variável. Além disso, alterações da coloração podem acompanhar os achados anteriores, variando do branco-amarelado ao acastanhado e até preto. Sempre que observar esse tipo de alteração nas unhas é aconselhável procurar o dermatologista para iniciar rapidamente o tratamento, uma vez que a doença mais avançada tende ser mais difícil de tratar. O melhor tratamento vai ser indicado pelo médico dermatologista e pode consistir de medicações orais, locais ou uma associação de ambas. 
 
Quais os sinais de que o tratamento vai demorar mais?
Os sinais mais importantes que indicam uma maior dificuldade para tratar a onicomicose são: a doença está na lateral da unha e chega até a região da cutícula, intenso descolamento da unha em relação ao leito e quando temos unhas muito espessadas. 
 
Além disso, pacientes que apresentem um crescimento mais lento das unhas - devido a problemas como: hipotireoidismo, doença vascular periférica, diabetes ou simplesmente idade avançada - têm uma maior suscetibilidade para o surgimento da infecção e, uma vez presente, uma maior dificuldade no seu tratamento. 
 
Pacientes do sexo masculino, imunossuprimidos e com doenças associadas que impedem o tratamento oral, também terão uma maior dificuldade de tratamento. Os fungos dermatófitos são mais facilmente eliminados que as leveduras e estas, por sua vez, do que os bolores. Portanto, o tipo de fungo que está envolvido também ajuda a estimar o tempo de tratamento e o que esperar dele. 
 
O que fazer para evitar a reinfecção?
Após fazer o tratamento da micose, é importante tomar alguns cuidados: secar bem os pés antes de calçar os sapatos, limpá-los muito bem e deixá-los no sol, usar talcos antifúngicos para evitar a contaminação e ficar atento a qualquer sinal de retorno da doença. 
 
Minha Vida

Confira atitudes que devem ser evitadas na alimentação diária

Confira atitudes que devem ser evitadas na alimentação diária Divulgação/RBS TV
Foto: Divulgação / RBS TV
Café da manhã é a principal refeição do dia e precisa
 ser completo
Produtos industrializados, ricos em corantes e conservantes, são os principais vilões
 
Quem nunca exagerou na comilança durante uma semana e depois tentou recuperar a boa forma através de dietas restritivas? Ou afirma que mantém uma má alimentação por causa das inúmeras atividades que precisa realizar no dia-a-dia, seja no trabalho ou em casa? Manter uma dieta balanceada é fundamental para estarmos saudáveis.
 
— É preciso evitar os produtos que atuam causando danos no nosso organismo. Os industrializados são os principais vilões, pois são cheios de corantes, conservantes, aromatizantes, substâncias químicas que podem levar a reações alérgicas. Além disso, impedem que o corpo funcione com toda a potência— explica a nutricionista Ana Huggler.
 
O excesso de sódio e açúcar são outros inimigos da nossa saúde. Ingerir mais sal do que o necessário pode não apenas levar a retenção de líquidos corporal e, obviamente, contribuir para o sobrepeso, mas também aumentar a pressão arterial, elevar o risco de doenças nos rins e cardiovasculares como o infarto e o AVC. Já o açúcar, quando consumido em grandes quantidades e com frequência, pode agravar o desenvolvimento de diabetes.
 
A nutricionista ressalta ainda que para uma melhor qualidade de vida é preciso ter disciplina com a alimentação.
 
— Realize trocas inteligentes, substituindo, por exemplo, temperos prontos por temperos naturais como alecrim, manjericão e cebolinha. Outra dica é diminuir a quantidade das refeições para não provocar a distensão do estômago— orienta a especialista.
 
Veja outras cinco atitudes que devem ser evitadas para manter saúde e corpo em dia:
 
Não tomar café da manhã
O café da manhã é a principal refeição, pois é por meio dela que o corpo obtém energia para gastarmos no decorrer do dia. Além disso, impede a perda muscular, ativa o metabolismo e ainda inibe o apetite para as demais refeições. Sendo assim, ele precisa ser completo com vitaminas, carboidratos, minerais e proteínas.
 
Ingerir líquidos no almoço e na janta
Quando bebemos água, sucos ou refrigerantes nas principais refeições, estes atrapalham no funcionamento do ácido clorídrico, responsável pela nossa digestão, pois o mesmo se dilui nestes líquidos. Além disso, provoca distensão abdominal - em decorrência do aumento do estômago.
 
Pular as refeições
É importante se alimentar em intervalos de três horas para não provocar um desaceleramento do metabolismo. O mesmo se mantém em pleno funcionamento quando fracionamos a dieta, ou seja, quando o estômago percebe que está recebendo novos alimentos, estimulando o gasto calórico e evitando a elevação do peso.
 
Mastigar depressa
Ingerir os alimentos rapidamente é um erro muito comum por causa da correria do dia-a-dia. No entanto, de acordo com Ana, uma mastigação devagar contribui para uma boa digestão porque o processo fica mais rápido. Com a trituração bem feita já na boca, a saciedade aumenta com menor quantidade de comida, propiciando o emagrecimento.
 
Não comer frutas e verduras
Estes itens são essenciais na nossa alimentação diária, pois é por meio deles que o corpo recebe vitaminas e nutrientes necessários para o seu funcionamento. Também proporcionam maior saciedade, evitando que o consumo de alimentos calóricos seja maior.

Zero Hora

Classificar obesidade como doença contribui para que as pessoas comam mais

Classificar obesidade como doença contribui para que as pessoas comam mais Ver Descrição/Ver Descrição
Relação sugerida faz com que as pessoas descuidem de vez
da alimentação e do peso
Estudo apontou que, para obesos, associar condição a uma patologia justifica resignação comportamental
 
Dizer que a obesidade é uma doença faz com que as pessoas comam mais, sugere uma nova pesquisa. O rótulo de patologia também incentivaria o comportamento insalubre entre as pessoas que estão com sobrepeso, revelou ainda o estudo.
 
Os pesquisadores acreditam que isso ocorra porque rotular a obesidade como uma doença faz com que as pessoas pensem que sua condição é imutável e que as tentativas de perda de peso tendam a ser infrutíferas.
 
Cientistas da Universidade de Richmond e da Universidade de Minnesota dizem que indivíduos obesos, quando cientes de que sua condição é patológica, tendem a dar menos importância à alimentação e se preocupam menos com o peso. Como resultado, eles também são mais propensos a ser menos saudáveis.
 
A Associação Médica Americana definiu a obesidade como uma doença em junho de 2013, e as psicólogas Cristal Hoyt e Jeni Burnette quiseram estabelecer o efeito desta mudança.
 
— Considerando que a obesidade é um problema de saúde pública importante, uma compreensão mais sutil do impacto da frase "a obesidade é uma doença" tem implicações significativas para as futuras políticas públicas. Quisemos contribuir para o debate, trazendo dados concretos em vez de especulações e concentrando-nos sobre as repercussões psicológicas— diz Cristal.
 
A equipe recrutou mais de 700 voluntários para participar de uma pesquisa on-line através de três estudos diferentes. Os participantes leram artigos diferentes relacionados à saúde e ao peso e, em seguida, responderam algumas perguntas.
 
Parte dos voluntários leu um artigo que descrevia a obesidade como uma doença; outros, uma mensagem padrão de saúde pública sobre o peso; e um terceiro grupo, um artigo especificamente afirmando que a obesidade não é patológica. Dados de peso e altura foram utilizados para calcular o índice de massa corporal (IMC) e classificá-los, em conformidade com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Os resultados mostraram que as mensagens lidas pelos indivíduos obesos teve um impacto claro sobre as suas atitudes em relação à saúde, dieta e peso. Especificamente, aqueles que tiveram acesso ao texto "a obesidade é uma doença" deram menos importância à dieta e relataram menor preocupação com o peso, em comparação com os outros grupos que obtiveram os outros dois artigos. Eles também escolheram opções com muitas calorias quando convidados a eleger um sanduíche de um menu.
 
— Juntas, as evidências apontam que as mensagens que as pessoas ouvem sobre a natureza da obesidade têm consequências auto regulatórias— explica a psicóloga.
 
Apesar desses achados, a equipe também concorda que a rotulagem da obesidade como uma doença pode ter benefícios. Os acadêmicos afirmam que a estratégia pode reduzir o estigma e ajudar pessoas obesas a se envolver mais com sua condição e tentar resolver o problema.
 
Zero Hora

Riso pode ajudar a melhorar desempenho da memória

Riso pode ajudar a melhorar desempenho da memória Aleksandra P./stock.xch
Foto: Aleksandra P. / stock.xch
Níveis do cortisol, hormônio do estresse, prejudicam a capacidade de lembrar acontecimentos
 
Um estudo descobriu que o riso pode ser a melhor forma de melhorar a memória. Pesquisadores americanos dizem que as pessoas mais velhas são mais propensas a lembrar de algo quando elas riem com frequência.
 
Isso porque o riso reduz os níveis de estresse — e estresse pode ter um efeito negativo sobre a memória. Cientistas da Universidade de Loma Linda, na Califórnia, pediram a 20 adultos saudáveis para assistir a um vídeo divertido por 20 minutos. Ao mesmo tempo, outro grupo foi convidado a se sentar, sem assistir ao filme.
 
Depois disso, ambos os grupos realizaram um teste de memória e os indivíduos tiveram amostras de saliva coletadas para o hormônio do estresse, o cortisol. Os resultados mostraram que as pessoas que assistiram o vídeo engraçado tiveram melhor desempenho no teste de memória de curto prazo do que aquelas que não o tinham visto e, consequentemente, rido. Eles também revelaram que os níveis de cortisol na saliva de pessoas que tinham rido foram muito menores.
 
— A capacidade de aprendizado e a memória tardia se tornam desafios à medida que envelhecemos. Rir com os amigos ou até mesmo assistir a 20 minutos de humor na TV, como eu faço diariamente, me ajuda a lidar com o estresse diário— afirma o autor do estudo, Gurinder Bains.
 
Ele acrescentou que as pessoas que são menos estressadas tendem a ter uma memória melhor. Isso ocorre porque o riso aumenta o nível de endorfinas no corpo e o envio de dopamina para o cérebro, proporcionando uma sensação de felicidade e recompensa. O processo altera a atividade das ondas cerebrais, resultando em melhora da memória, dizem os pesquisadores.

Zero Hora