Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de abril de 2014

Atenção, mulheres! Calcinha inadequada pode provocar infecções, alerta médica

Peças podem prejudicar a circulação do sangue, deixar a região
da virilha escurecida, proliferar bactérias
Nos homens, cueca apertada pode provocar infertilidade, explica urologista
 
Bom dia! Cuidado com sua roupa íntima. Você sabia que se utilizada de forma incorreta, a calcinha e a cueca podem interferir em sua saúde? As peças podem prejudicar a circulação do sangue, deixar a região da virilha escurecida, proliferar bactérias e fungos e, nos homens, prejudicar a produção de espermatozoides.
 
As peças íntimas produzidas com tecidos de poliéster, seda e lycra — que não propiciam a passagem de ar e aumentam a umidade — alteram a acidez da região, que deve ser mantida alta para evitar o ataque de fungos e bactérias, de acordo com Fabíola Sperafico, médica ginecologista e cirurgiã da Clínica Plena.
 
— As infecções vaginais geralmente provocam coceira, ardor, secreção vaginal e mau cheiro na região e podem evoluir para o sistema urinário e reprodutor.
 
Os melhores modelos de roupas íntimas são as feitas de algodão, que deixam a pele “respirar”.
 
— Além disso, fazer higienização correta da peça e da região vaginal evita a multiplicação de micróbios.
 
A principal complicação gerada pelo uso da calcinha incorreta são as infecções, causadas pela proliferação de fungos e bactérias, muitas vezes, germes da flora vaginal. A somatória do abafamento e umidade excessiva provadas pelos tecidos sintéticos, aos modelos de roupas muito justos, como: calça jeans e meia calça e o uso de protetores diários de calcinha, podem aumentar a frequência dessas infecções.
 
Nos homens, o médico urologista da Clínica Plena José Perandré Neto explica que cuecas muito apertadas, por exemplo, contraem e pressionam os testículos contra o abdômen, o que gera aumento da temperatura da região e levar a infertilidade.
 
— Os espermatozoides precisam estar em uma temperatura padrão, por isso ficam fora do corpo. Caso a temperatura aumente, as células reprodutivas morrem.
 
Além do aquecimento gerado pela roupa íntima apertada, peças produzidas com tecidos sintéticos — que não absorvem a umidade e não proporcionam passagem de ar — também podem ocasionar o surgimento de micoses, como a candidíase.
 
— A umidade do local influencia a proliferação do fungo, que se manifesta por vermelhidão, lesões e coceira na região da virilha.
 
Para evitar complicações, os melhores modelos de cuecas são as produzidas em algodão, que absorvem a transpiração. Além disso, manter a região sempre higienizada e seca também auxilia na manutenção da saúde íntima masculina.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário