Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de abril de 2014

Classificar obesidade como doença contribui para que as pessoas comam mais

Classificar obesidade como doença contribui para que as pessoas comam mais Ver Descrição/Ver Descrição
Relação sugerida faz com que as pessoas descuidem de vez
da alimentação e do peso
Estudo apontou que, para obesos, associar condição a uma patologia justifica resignação comportamental
 
Dizer que a obesidade é uma doença faz com que as pessoas comam mais, sugere uma nova pesquisa. O rótulo de patologia também incentivaria o comportamento insalubre entre as pessoas que estão com sobrepeso, revelou ainda o estudo.
 
Os pesquisadores acreditam que isso ocorra porque rotular a obesidade como uma doença faz com que as pessoas pensem que sua condição é imutável e que as tentativas de perda de peso tendam a ser infrutíferas.
 
Cientistas da Universidade de Richmond e da Universidade de Minnesota dizem que indivíduos obesos, quando cientes de que sua condição é patológica, tendem a dar menos importância à alimentação e se preocupam menos com o peso. Como resultado, eles também são mais propensos a ser menos saudáveis.
 
A Associação Médica Americana definiu a obesidade como uma doença em junho de 2013, e as psicólogas Cristal Hoyt e Jeni Burnette quiseram estabelecer o efeito desta mudança.
 
— Considerando que a obesidade é um problema de saúde pública importante, uma compreensão mais sutil do impacto da frase "a obesidade é uma doença" tem implicações significativas para as futuras políticas públicas. Quisemos contribuir para o debate, trazendo dados concretos em vez de especulações e concentrando-nos sobre as repercussões psicológicas— diz Cristal.
 
A equipe recrutou mais de 700 voluntários para participar de uma pesquisa on-line através de três estudos diferentes. Os participantes leram artigos diferentes relacionados à saúde e ao peso e, em seguida, responderam algumas perguntas.
 
Parte dos voluntários leu um artigo que descrevia a obesidade como uma doença; outros, uma mensagem padrão de saúde pública sobre o peso; e um terceiro grupo, um artigo especificamente afirmando que a obesidade não é patológica. Dados de peso e altura foram utilizados para calcular o índice de massa corporal (IMC) e classificá-los, em conformidade com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Os resultados mostraram que as mensagens lidas pelos indivíduos obesos teve um impacto claro sobre as suas atitudes em relação à saúde, dieta e peso. Especificamente, aqueles que tiveram acesso ao texto "a obesidade é uma doença" deram menos importância à dieta e relataram menor preocupação com o peso, em comparação com os outros grupos que obtiveram os outros dois artigos. Eles também escolheram opções com muitas calorias quando convidados a eleger um sanduíche de um menu.
 
— Juntas, as evidências apontam que as mensagens que as pessoas ouvem sobre a natureza da obesidade têm consequências auto regulatórias— explica a psicóloga.
 
Apesar desses achados, a equipe também concorda que a rotulagem da obesidade como uma doença pode ter benefícios. Os acadêmicos afirmam que a estratégia pode reduzir o estigma e ajudar pessoas obesas a se envolver mais com sua condição e tentar resolver o problema.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário