Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

É possível engravidar quando se está menstruada?

Como a menstruação envolve a descamação do útero e a ovulação, são baixas as possibilidades
 
Dr. Joji Ueno Ginecologista e Obstetra - CRM 48486/SP
 
Esta dúvida é muito comum e a resposta é não, a mulher não consegue engravidar quando está menstruada. Para ocorrer a gravidez é necessário que o embrião implante na camada interna do útero (endométrio). A fertilização ocorre nas tubas e o embrião formado migra para o interior do útero que deve estar em condições de recebê-lo. Caso o interior do útero esteja descamando (processo que causa a menstruação), o embrião não encontrará condições para que se implante. Além do que, para ocorrer a fertilização é necessário a ovulação que ocorre normalmente 14 dias após o início da menstruação. 
 
No período da ovulação podem ocorrer flutuações hormonais que acarretam pequenos sangramentos que não inviabilizam a concepção. Assim, podem ser confundidos com a menstruação. 
 
A utilização de pílula anticoncepcional oral regulariza a menstruação. Trata-se de um dos métodos mais seguros para evitar a gravidez. Mas, se a menstruação não estiver regular ou tiver algum esquecimento, a paciente poderá engravidar. A menstruação é um bom parâmetro para o bom funcionamento do anticoncepcional oral, assim não tem como engravidar se mantiver relações sexuais menstruada.                             
 
Mesmo sem menstruar a mulher pode engravidar. Isto porque algumas mulheres que menstruam esporadicamente têm irregularidade menstrual, geralmente com ciclos menstruais mais longos. Mas, se ela mantiver relação e ovular, poderá engravidar. 
 
Assim, para saber sobre a fertilidade feminina é importante saber se a mulher menstrua normalmente. Se os ciclos menstruais não estiverem perfeitamente regulares ou se tiver tendo sangramentos em quantidade variável, ela poderá confundir com a menstruação e achar que engravidou mesmo menstruada. 
 
Então, quando a mulher diz que engravidou menstruada é porque de fato não era a menstruação. 
 
Minha Vida

Noz-moscada melhora a circulação sanguínea

Ela também é aliada do aparelho gastrointestinal e do sistema nervoso central
 
A noz-moscada consiste na semente da árvore Myristica fragrans que, apesar de cultivada mundialmente em locais de clima tropical e úmido, é nativa da região da Indonésia. A noz- moscada possui na maior parte de sua composição gorduras e óleos essenciais, a exemplo da miristicina, safrol, eugenol, elemicina, além de amido, celulose e minerais. A noz-moscada apresenta amplo uso pela indústria alimentícia, por se tratar de um condimento de características particulares que acentuam o aroma, sabor e cor das preparações e, na saúde, uma vez que possui elevada concentração de elementos químicos com grande capacidade antioxidante, além de outras aplicações.   
 
Benefícios da noz-moscada
Em decorrência de seus óleos essenciais, minerais e de compostos bioativos, estudos evidenciam os potenciais efeitos positivos da noz-moscada sobre:  
 
O sistema nervoso central, propiciando leve efeito sedativo e ansiolítico, principalmente em função dos compostos miristicina e elemicina que possuem atividades relacionadas com os neurotransmissores serotonina e dopamina.  
Melhora da circulação sanguínea, uma vez que o eugenol apresenta propriedades que relaxam a musculatura, promovendo a vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo aos tecidos, levando assim mais nutrientes e oxigênio às células. 
                           
O aparelho gastrointestinal, visto que a noz-moscada demonstrou efeitos positivos no controle dos sintomas de doenças que acometem segmentos do intestino, a exemplo da doença de Crohn em que o extrato de noz-moscada evidenciou reduzir o processo inflamatório e os episódios de diarreia. 
                           
Apesar de ainda preliminar, a noz-moscada mostrou atuar como um antioxidante, reduzindo significativamente a formação de novos vasos sanguíneos e inibiu o crescimento de células cancerígenas, denotando um possível benefício de compostos presentes na noz-moscada como um adjuvante no tratamento do câncer.  
                           
A especiaria também é fonte de minerais como o manganês e cobre, utilizados pelo organismo como co-fatores para atividade de enzimas antioxidantes. O potássio, elemento importante presente nos fluidos corporais que contribui para o controle da pressão arterial e batimentos cardíacos e o ferro, essencial para a produção de glóbulos vermelhos, também estão presentes na noz-moscada.  
                           
Demais benefícios relacionados à noz-moscada recaem em suas propriedades antibacterianas, apresentando efeito modulatório na proliferação e produção de toxinas de determinadas bactérias, sendo assim usado pela indústria na produção de sabonetes, pastas dentais e cosméticos.      
 
Cuidados ao consumir a noz-moscada
Um cuidado com a noz-moscada é que o consumo, em grandes quantidades, pode ocasionar efeitos adversos à saúde. Relatos de casos por intoxicação acidental com a noz-moscada já foram descritos na literatura anteriormente e atribui-se como responsável por parte destes sintomas o composto denominado miristicina (que ocorre também em outros vegetais em quantidades variáveis) e o safrol, ambas pertencentes a uma família de substâncias com ação psicoativa. 
                           
Sabe-se, no entanto, que é necessário uma quantidade muito além das habitualmente utilizadas em preparações culinárias para a manifestação de sintomas que podem incluir desde náusea, tontura, palpitações e sudorese, podendo causar alucinações e, em casos graves, até o coma. 
                           
Em situações especiais como a gestação e o aleitamento, atualmente não existe evidência suficiente acerca da segurança do consumo de noz-moscada. Possivelmente, em quantidades superiores às usualmente encontradas em preparações, não é considerado seguro em gestantes e lactantes, uma vez que os efeitos colaterais decorrentes do consumo excessivo poderiam também acometer, respectivamente, ao feto e ao bebê, além de apresentar potencial efeito abortivo.
 
Quantidade recomendada de noz-moscada
O consumo habitual, em preparações culinárias envolvendo a noz-moscada, dificilmente atinge o limite máximo recomendado - ainda não completamente estabelecido - contudo aconselha-se o consumo limite de até 2 colheres de chá para um indivíduo adulto - a depender de peso, idade e susceptibilidade individual. Uma noz-moscada inteira equivaleria a aproximadamente 3 colheres de chá da versão moída. Em geral, de forma a ressaltar as características de sabor, aroma e cor de uma preparação, utiliza-se 1 colher de café de noz-moscada para 4 pessoas.          
 
Como consumir a noz-moscada
A noz moscada apresenta versatilidade de aplicações, combinando tanto com preparações doces, como bolos, biscoitos, tortas e cremes de sabor baunilha, e salgadas, como caldos e sopas, molhos, pratos com curry, e até cocktails clássicos, como o norte-americano eggnog.                             
 
Uma outra sugestão é utilizar a noz-moscada polvilhada em bebidas, como cafés, de forma a enriquecer o seu sabor. Fundamentalmente, a noz-moscada pode ser encontrada em duas formas: em pó, pronta para uso, ou a noz-moscada inteira. Aconselha-se para a apresentação em pó, a utilização em um período curto de tempo, para que assim não perca as propriedades de sabor e aroma, oriundas dos óleos essenciais voláteis que podem ser perdidos com o contato com o oxigênio. Se a opção for utilizar a noz-moscada inteira, recomenda-se ralar a noz no momento da finalização dos pratos, para que proporcione o melhor de suas características.                             
 
Para o armazenamento, é importante conservar a noz-moscada (seja em pó ou inteira) num recipiente hermético, mantido longe da umidade, calor e luz solar direta. Assim como outras especiarias, não se recomenda o congelamento com o objetivo de preservar o sabor e aroma particulares.                             
 
Minha Vida

OMS pede utilização de seringas inteligentes para evitar disseminação de doenças

De acordo com os levantamentos da OMS são aplicadas
 16 bilhões de injeções a cada ano
Exemplares quebram após uma utilização e evitariam infecção de milhões de pessoas por doenças como HIV e hepatite
 
Rio - A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu nesta segunda-feira que seringas que quebram após uma utilização sejam usadas para prevenir a disseminação de doenças fatais. Segundo a entidade, a reutilização leva anualmente à infecção de cerca de dois milhões de pessoas por doenças como HIV e hepatite.
 
A OMS publicou suas novas diretrizes sobre injeções e assegurou que "milhões de pessoas poderiam se proteger contra infecções transmitidas por injeções se todos os programas de saúde utilizassem seringas de uso único".
 
A mudança exigiria investimentos. Enquanto as seringas convencionais custam entre 0,03 e 0,04 dólar, as novas seringas, chamadas "inteligentes", custam, no mínimo, o dobro. Mas, como pondera a própria entidade, seria mais barato do que tratar as doenças propagadas pela reutilização.
 
A chefe da equipe da OMS para a segurança das injeções, Selma Khamassi, disse ao site da BBC que a expectativa é ajudar a evitar os 1,7 milhões de novos casos de hepatite B, 300.000 de hepatite C e 35 mil de HIV a cada ano, além de doenças como o ebola e doença de Marburg.
 
Outros dados apresentados pela OMS mostram 16 bilhões de injeções são aplicadas a cada ano, mas 90% delas são utilizadas para medicamentos. E, nestes casos, poderiam ser substituídas por pílulas.

O Globo

Antiinflamatórios (AINHs): riscos e benefícios

Sensação de segurança pode ser falsa com antiinflamatórios convencionais
 
Um dos maiores casos envolvendo segurança de medicamentos nos anos recentes está relacionado ao aumento do risco de problemas cardiovasculares pelos novos antiinflamatórios não-esteróides (AINES) seletivos. O rofecoxib (Vioxx) e o valdecoxib (Bextra) foram retirados do mercado americano e o celecoxib (Celebra) agora carrega um quadro-negro de advertência.
 
Surpreendentemente, voltar aos fármacos mais antigos e largamente utilizados pode não ser muito melhor para o coração. Em meio à retórica, apontar de dedos e decisões judiciais dirigidos aos fabricantes dos novos agentes, um silencioso e talvez mais profunda reavaliação dos riscos e benefícios da classe inteira desses medicamentos está em curso, incluindo os fármacos tradicionais como ibuprofeno e naproxeno.
 
Evidências importantes sugerem que os AINES podem prevenir o câncer de cólon, mas eles também aumentam o risco de ataques cardíacos, derrames e outros problemas cardiovasculares, de acordo com Andrew Chan, Charles Fuchs e coautores.
 
Emprestando mais credibilidade às preocupações, um novo e abrangente estudo encontrou risco significantemente maior de ataques cardíacos e derrames em mulheres que tomavam AINES quase que diariamente ou em altas doses. O problema foi maior entre fumantes. O estudo revelou um risco similar para o acetaminofeno (Tylenol), mas não para a aspirina. Os pesquisadores não encontraram riscos aumentados com doses menores ou uso menos frequente destes medicamentos.
 
“Muitas pessoas assumiram há muito, talvez erroneamente, que porque esses fármacos estão em uso de forma indiscriminada e disponíveis sem receita médica, eles são seguros para serem usados em qualquer frequência e dosagem, por tanto tempo quanto você precisar deles,” disse o gastroenterologista Andrew Chan, instrutor de medicina da Escola de Medicina de Harvard no Hospital Geral de Massachusetts e primeiro autor do estudo. “A um nível prático, médicos e pacientes precisam pensar em utilizar esses agentes sempre na menor dose e período de tempo possíveis.”
 
Os AINES mais antigos foram objeto do mesmo tipo de estudo de longo prazo, controlado por placebo, como os medicamentos mais novos, afirma Jerome Avorn, professor de medicina da EMH e chefe da divisão de farmacoepidemiologia e farmacoeconomia do Hospital Brigham & Women´s. Equipes independentes, como a de Chan e seus colegas, estão trabalhando para preencher as lacunas existentes.
 
“Eu não acho que as pessoas devem desistir de utilizar esses fármacos,” disse Avorn, cuja equipe demonstrou que o ibuprofeno eleva a pressão arterial, um fator de risco para doenças cardiovasculares. “Sentir dor o tempo todo também não é melhor.”
 
Os AINES mais antigos bloqueiam as duas isoformas de ciclooxigenase (COX). Os agentes mais novos e seletivos evitam a COX1, que ajuda a proteger a mucosa gastrointestinal, e bloqueiam a COX2, mantendo sua ação contra a dor, febre e inflamação. A atração pelos inibidores COX2 estava na sua promessa de causar menos úlceras e distúrbios potencialmente fatais do trato gastrointestinal superior, coisa que permanece não confirmada para a maioria deles, a não ser para o rofecoxib. Mas eles foram prescritos largamente mesmo para a população sem risco destes efeitos e rapidamente se tornaram a escolha mais popular como AINE de primeira-linha.
 
Os efeitos colaterais mais preocupantes dos inibidores seletivos não foram detectados em longos testes para inibir o câncer de cólon, cinco anos após o FDA americano aprovou os inibidores da COX2 como seguros e efetivos. Um aumento de duas vezes nos eventos cardiovasculares durante um teste para a prevenção do Pólipo Adenomatoso como o Vioxx levou a Merck a retirar o fármaco do mercado em setembro de 2004. Esse estudo, randomizado, controlado por placebo, confirmaram sugestões de estudos de observação e a lógica biológica sobre os efeitos colaterais vasculares dos AINES seletivos.
 
Dois estudos similares foram interrompidos em dezembro de 2004, após 3 anos, quando uma revisão independente encontrou um aumento de 3 vezes no risco cardiovascular do uso de altas doses de celecoxib. Scott Solomon, professor de medicina da EMH e diretor de cardiologia não-invasiva no Hospital B&W´s, dirigiu a revisão e publicou os resultados no ano passado no New England Journal of Medicine pouco antes do pronunciamento do FDA sobre os inibidores da COX2.
 
“Por agora, muitas pessoas perguntam, como sabemos se os AINES tradicionais não estão associados com o mesmo tipo de risco?” expõe Solomon. “ A questão é, faz sentido tirar pessoas do tratamento com Celebra e colocá-las utilizando outro AINE?”
 
A resposta mais autorizada por enquanto – um qualificado “talvez não” - vem do estudo prospectivo observacional de Chan e colegas publicado na edição de 28 de março de 2006 na revista Circulation. Entre aproximadamente 71.000 mulheres tomando AINES mais do que 22 dias no mês aumentou o risco de problemas cardiovasculares em cerca de 50%, comparado com não usuárias. E a aquelas que tomavam mais do que 15 comprimidos por semana tiveram ainda o dobro do risco. Os pesquisadores ajustaram para o uso de outros analgésicos bem como para outros fatores de risco cardiovasculares. Eles também correlacionaram os números nos anos anteriores ao aparecimento dos inibidores da COX2 no mercado em 1999 e encontraram relação consistente com os AINES antigos e eventos trombóticos.
 
A natureza dos estudos observacionais não permitem aos cientistas acusar os AINES como causa inequívoca dos ataques cardíacos e derrames aumentados. Pois o uso frequente de AINES também corresponderam com menor atividade física, mais hipertensão e outros fatores de risco cardiovasculares, para os quais os pesquisadores procuraram normalizar o melhor que eles puderam.
 
A despeito do risco dos AINES, os benefícios potenciais são muito impressionantes para ignorar. Desafortunadamente, alguns riscos, como os benefícios, aumentam com doses maiores. “Existem boas evidências de que essas drogas podem prevenir o câncer coloretal,” disse Charles Fuchs, autor responsável pelo artigo publicado na Circulation. “O problema é que, fora a aspirina, eles todos parecem aumentar o risco de doenças cardíacas, ao menos em altas doses. E quando se fala em prevenir câncer de cólon, mais é melhor,” diz Fuchs.
 
Chan, Fuchs e seus colegas mostraram no mesmo estudo que os AINES estão associados com menor risco de câncer de cólon. E um AINES mais seletivo, o celecoxib, reduziu pela metade a taxa de detecção de adenomas em geral e em dois terços os adenomas de alto risco, como reportado por Mônica Bertagnolli, professora associada da EMH, no encontro de abril de 2006 da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer.
 
Todas estas informações clínicas contribuirão para o melhor entendimento dos mecanismos básicos da ação dos fármacos, prevê Chan, o que por sua vez levarão a melhores terapêuticas. Nesse meio tempo, Avorn e seus colegas oferecem um repositório online não-comercial de informações baseada em evidências dos AINES, incluindo inibidores da COX2, no Independent Drug Information Service. [Trad. do artigo original de Carol Cruzan Morton].
 

Concurso Prefeitura de Princesa - SC

A Prefeitura de Princesa, estado de Santa Catarina publicou edital n° 001/2015 de concurso público, com o objetivo de ocupar 25 vagas imediatas e ainda formar cadastro reserva para compor o seu quadro técnico. As oportunidades de emprego contemplam profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O concurso será realizado pela empresa AMEOSC e os salários oferecidos são de até R$ 3.622,59.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Vigia, Agente de Apoio Operacional, Monitor de Creche, Agente de Comunicação/Imprensa, Auxiliar Administrativo, Tesoureiro, Técnico em Saúde Bucal, Técnico de Licitações/Contratos, Treinador Esportivo, Educador Físico, Fisioterapeuta, Arquiteto/Urbanista, Farmacêutico e Controlador Interno. A carga horária será de 10 a 40 horas semanais

Inscrições
As inscrições somente serão efetuadas pela internet, no site www.ameosc.org.br, até as 23h59min do dia 15 de março de 2015.

Taxas
R$ 100,00 - Ensino Superior;
R$ 7 0,00 - Ensino Médio;
R$ 50,00 - Ensino Fundamental.

Provas
O processo seletivo será composto de provas objetivas e práticas.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de abril de 2015, às 09h, nas dependências da Escola Pública Municipal Renascer, situada à Rua Sete de Setembro, no município de Princesa/SC.
 
A prova prática será realizada no mesmo dia da prova objetiva, com início às 13h, tendo como local o Parque de Máquinas da Prefeitura Municipal, junto à Secretaria dos Transportes e Obras, nesta cidade de Princesa/SC.
 
O gabarito preliminar será divulgado até as 18h do primeiro dia útil após a realização das provas, nos sites www.ameosc.org.br e www.princesa.sc.gov.br.

Prefeitura de Recursolândia - TO promove processo seletivo

A Prefeitura de Recursolândia, no estado do Tocantins, publicou o extrato de edital nº 001/2015 de processo seletivo, visando preencher vagas temporária.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro, Farmacêutico e Técnico de Enfermagem.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 28 de fevereiro de 2015, na Secretaria de Recursos Humanos do Executivo, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
 
O edital se encontra afixado no Placar da Prefeitura de Recursolândia/TO.

Prefeitura de Guarujá do Sul - SC divulga edital de processo seletivo

Por meio do edital nº 001/2015, de processo seletivo, a Prefeitura de Guarujá do Sul, em Santa Catarina, abriu quatro vagas para profissionais de nível superior.
 
As vagas são para os cargos de farmacêutico, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista, com salários de R$ 1.213,72 e R$ 1.376,65, conforme cargo, em jornadas semanais de 20 horas.
 
As inscrições terminam no dia 10 de março de 2015 e devem ser efetuadas através do seguinte endereço eletrônico: www.ameosc.org.br, mediante taxa de R$ 100,00.
 
A todos os participantes será aplicada prova objetiva prevista para o dia 11 de abril de 2015, no Núcleo Municipal Arco Iris, situado à Rua Otávio Diehl, às 9h30. Provavelmente o gabarito será disponibilizado no dia 13 de abril e o resultado final sairá no dia 5 de maio, ambos de 2015. As notificações serão feitas através dos sites: www.ameosc.org.br e www.guarujadosul.sc.gov.br e também no mural da prefeitura.
 
O processo seletivo é organizado pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC) e será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por período semelhante.

Abertas inscrições para Processo Seletivo IFAL - Editais 16 e 17/2015

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) publicou os editais nº 16 e 17/PROEN/DIREAD/2015 de Processo Seletivo Simplificado visando o preenchimento de mais de 330 vagas para bolsisas que possam atuar como Professores Pesquisadores, Tutores Presenciais e Tutores a Distância.
 
O edital 16/PROEN/DIREAD/2015 informa que os docentes irão trabalhar nos CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA da Universidade Aberta do Brasil - UAB, ofertados pelo IFAL nos Polos de Arapiraca, Maceió, Maragogi, Mata de São João/Bahia, Ilhéus/Bahia, Vitória da Conquista/Bahia, Palmeira dos Índios, Penedo, São José da Laje, Santana do Ipanema e Cajueiro. Já o edital 17/PROEN/DIREAD/2015 esclarece que as vagas são para atuação nos CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL DO PROGRAMA REDE E-TEC BRASIL, nos polos Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Maragogi, Coruripe, Penedo, Major Isidoro, Paripueira, Maceió, Satuba, Cajueiro e São José da Laje.
 
As vagas ofertas são para profissionais graduados em áreas como Administração, Turismo e Hotelaria, Sociologia e Filosofia, Metodologia Científica, Psicologia, Direito, Sistemas de Informação, Contabilidade, Estatística, Inglês, Libras, Latim, Formação de Professores, Economia, Letras e Linguística, Informática, entre diversas outras.
 
As inscrições serão admitidas apenas internet, no endereço eletrônico http://concurso.ifal.edu.br, solicitada no período de 02 de março até às 23:59 do dia 10 de março de 2015. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.
 
A seleção compreenderá somente prova de Títulos, com resultado a ser divulgado no site do IFAL.
 
O candidato deverá entregar todos os comprovantes dos títulos somente nos dias 18 a 19 de março de 2015, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h na Reitoria do IFAL, localizado na Rua Odilon Vasconcelos, 103 (esquina com a Av. Júlio Marques Luz), Jatiúca. Maceió - Alagoas, CEP: 57035-660, NA SALA N° 609, - COPEMA, a fim de que sejam submetidos à avaliação na Prova de Títulos.
Os bolsistas aprovados e contratados receberão uma bolsa mensal, conforme o programa de interesse (Rede e-Tec Brasil/MEC ou UAB Brasil/MEC), podendo ser dos seguintes valores:
 
Professor-Pesquisador (com experiência de três anos no magistério superior): R$ 1.300,00
 
Professor-Pesquisador (que não comprovar experiência de três anos, mas que tenha formação mínima em nível superior e experiência de um ano no magistério, ou a formação ou a vinculação em programa de pós-graduação, de mestrado ou doutorado): R$ 1.100,00
 
Tutor (experiência mínima de um ano no magistério): R$ 600,00 ou R$ 765,00.
 
Veja mais informações consultando a íntegra dos editais, no site http://concurso.ifal.edu.br

FUNSAUD Dourados - MS anuncia processo seletivo

De 20 a 26 de fevereiro desse ano, a Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (FUNSAUD), do Mato Grosso do Sul, realizará inscrições de processo seletivo simplificado para admissão de 39 profissionais de níveis fundamental e médio de ensino.
 
De acordo com informações publicadas no edita nº 011/2015, serão contratados técnicos de enfermagem, técnico em imobilização ortopédica, técnico em informática, vigia, auxiliar de farmácia, auxiliar de serviços gerais e copeiro. A remuneração varia de R$ 801,00 a R$ 1.010,00, em jornadas semanais de 44 horas. Os interessados deverão efetuar inscrições via endereço eletrônico: www.dourados.ms.gov.br.
 
A seleção será mediante avaliação de títulos, com entrega prevista para ocorrer do dia 23 ao dia 27 de fevereiro de 2015, na sede da FUNSAUD, situada à Rua Ciro Melo, 2494, Centro (ao lado do Hospital da Vida), das 08h às 10h30 e 13h30 às 16h. Estima-se que o resultado seja divulgado no dia 3 de março e que a homologação fique para o dia 9 de março de 2015.
 
O edital foi publicado no site do Diário Oficial do Município de Dourados, edição 3913, do dia 19 de fevereiro de 2015, link: http://app.dourados.ms.gov.br/diario/index.php/edicao-3913-19022015/.

Prefeitura de Ipirá - BA abre processo seletivo

A Prefeitura de Ipirá, no estado da Bahia, publicou o edital nº 01/2015 de processo seletivo, visando a contratação de 27 profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 2.200,00, e a carga horária varia de 24 a 36 horas semanais ou plantão de 24 horas.
 
As oportunidades são para Médico Intervencionista, Enfermeiro Assistencial, Técnico de Enfermagem e Condutor Nível IV.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 03 março de 2015, através do endereço eletrônico: www.consultec.com.br/ipirasamu.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 25,00, R$ 35,00 e R$ 50,00.
 
Os inscritos serão submetidos a provas objetiva e de aptidão física, além de avaliação curricular e prova de títulos, de acordo com os métodos de avaliação do cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para se aplicada no dia 15 de março de 2015, em local e horário a serem oportunamente divulgado no site: www.consultec.com.br.
 
A validade do processo seletivo será de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Penha - SC

A Prefeitura de Penha, no interior de Santa Catarina, divulgou o edital de concurso público nº 01/2015. O objetivo é preencher 137 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração prevista vai de R$ 611,37 a R$ 4.066,54, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.

Entre as vagas disponibilizadas estão as de motorista, operador de máquinas, coveiro, vigia, servente/merendeira, professores, pedreiro, auxiliar operacional, operador de trator de pneu, auxiliar administrativo, técnico em enfermagem, técnico em segurança do trabalho, fiscal de obras e agente endêmico.

As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 23 de março de 2015, através do site www.infinityprovas.com.br.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00 para candidatos aos cargos que exigem o ensino fundamental, R$ 50,00 para os de ensino médio e R$ 75,00 para os de nível superior.

Os inscritos serão avaliados através de provas objetiva, prática e de títulos. A prova objetiva está prevista para ser aplicada nos dias 11 e 12 de abril de 2015, de acordo com o cargo pretendido. O local e horário do exame serão divulgados no edital de homologação das inscrições.

O gabarito preliminar será publicado no site www.infinityprovas.com.br e afixado no mural da Prefeitura Municipal de Penha, provavelmente no dia 13 de abril de 2015.

O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa Infinity Assessoria Pedagógica Ltda., terá validade de 02 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Martinópole - CE

Visando o preenchimento de 295 vagas em diversos cargos, a Prefeitura de Martinópole, no Ceará, lançou o edital retificado n° 02/2015 de concurso público. O concurso terá a coordenação técnico-administrativa da CONSULPAM – Consultoria Público-Privada e Assessoria Municipal.
 
Os aprovados receberão salários que variam de R$ 724,00 a R$ 5.500,00, por jornada de 20, 30 e 40 horas semanais de trabalho. Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Assistente Social, Bibliotecário, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Ocupacional, Psicólogo, Veterinário, Terapeuta Ocupacional, Professor, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Secretaria Escolar, Chefe de Almoxarifado, Digitador, Educadora Social, Monitor de Esportes, Monitor em Informática, Operador de Máquina, Protético, Recepcionista Atendente, Secretario Escolar, Técnico em Informática, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Gari, Merendeira, Motorista, Porteiro e Vigia.
 
Inscrições: foram reabertas e podem ser realizadas até o dia 20 de março de 2015, das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, na avenida Capitão Brito, S/N – Centro – Centro de Informática e no site www.consulpam.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível Fundamental Completo: R$ 50,00;
Nível Médio: R$ 80,00;
Para os cargos de Professor: R$ 120,00.
Nível Superior: R$ 150,00.
 
Prova
O concurso será constituído de provas objetivas, práticas e títulos.
 
As provas objetivas e práticas foram adiadas e serão realizadas na data provável de 17 de maio de 2015, em locais e horários a serem publicados no site www.consulpam.com.br por meio do edital de convocação.
 
O gabarito das provas será publicado no paço da Prefeitura e no site www.consulpam.com.br em até 3 dias após a realização das provas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação do ato homologatório, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período.

Conjunto Hospitalar do Mandaqui – SP divulga processo seletivo

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, em São Paulo, divulgou o edital nº 010/2015, de processo seletivo destinado à contratação de três médicos, na especialidade de clínica médica.
 
O salário inicial será de R$ 1.590,00, que acrescida de benefícios, pode chegar a R$ 2.010,00, em cumprimento a jornada semanal de 12 horas.
 
As inscrições serão realizadas do dia 27 de fevereiro ao dia 27 de março de 2015, no Serviço de Recursos Humanos do Hospital, sito à Rua Voluntários da Pátria nº 4301, das 10h00 às 15h00, somente em dias úteis.
 
A seleção ocorrerá através de análise curricular.
 
O edital foi publicado pelo Diário Oficial de São Paulo, no dia 20 de fevereiro de 2015, link: http://www.imprensaoficial.com.br/portalio/do/homedo_2_0.aspx#, caderno 1, página: 145.

Concurso Prefeitura de Votorantim - SP

A Prefeitura de Votorantim, estado de São Paulo, publicou o edital nº 01/2015 de concurso público. O concurso está sob a responsabilidade da Integri Brasil e, de acordo o edital, a remuneração ofertada é de R$ 56,12 por/hora, com a carga horária mínima de 12 horas semanais.
 
São oferecidas sete vagas, para candidatos de nível superior completo, nos cargos de médico plantonista e médico pediatra plantonista.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 21 de fevereiro até o dia 13 de março de 2015, através do endereço eletrônico www.integribrasil.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 45,00.
 
Os inscritos serão submetidos à análise de títulos e prova objetiva, que está prevista para ser aplicada no dia 22 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente, nos sites www.integribrasil.com.br e www.votorantim.sp.gov.br.
 
A validade do concurso é de 02 anos, providos pelo regime estatutário, podendo ser prorrogado por igual período a partir da data da homologação.

Prefeitura de Acari - RN abre processo seletivo

A Prefeitura de Acari, no estado do Rio Grande do Norte,  lançou edital de processo seletivo, com a intenção de formar cadastro de reserva em várias funções de níveis superior, médio e fundamental. Os salários variam entre R$ 500,00 e R$ 9.000,00.

As oportunidades são para as funções de Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Auxiliar administrativo, Orientador Social, Profissional de Abordagem Social, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Professor Bolsista para o Ensino de Jovens e Adultos, Nutricionista, Instrutor de informática, Motorista "D", Cuidador de Pessoa com Deficiência, Psicopedagogo, Agente de Endemias, Atendente de Ambulatório, Atendente de Consultório Dentário, Atendente de Farmácia, Terapeuta Ocupacional, Cirurgião-dentista, Digitador, Educador Físico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Técnico de Enfermagem, Técnico de Sistema de Informações de Saúde, Médico Veterinário, Bioquímico, Operador de Retroescavadeira e Operador de Motoniveladora e Pá Carregadeira.

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 25 e 27 de fevereiro de 2015, no prédio anexo à Prefeitura Municipal de Acari/RN, na Rua Napoleão Antão, nº 100, Bairro Ary de Pinho, Acari/RN, no horário das 08h às 12h. As inscrições para os candidatos aos cargos de ensino fundamental serão no valor de R$ 15,00, de ensino médio no valor de R$ 20,00 e para os cargos de nível superior no valor de R$ 35,00.

A seleção será realizada através de entrevista e análise de curriculum vitae. As entrevistas serão realizadas nos dias 04, 05 e 06 de março de 2015, no Anexo da Prefeitura Municipal de Acari, das 8h às 12h e das 14h às 17h, sendo o dia 06 de março apenas no horário das 8h às 12h.

A relação dos candidatos aprovados sairá no dia 13 de março de 2015. O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte do dia 20 de fevereiro de 2015, entre as páginas 102 e 109.

Prefeitura de Recreio - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Recreio, no estado de Minas Gerais, divulgou o extrato do edital nº 002/2015 de processo seletivo, tendo como objetivo a contratação temporária de 14 profissionais para cargos de níveis  fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 788,00 a R$ 7.563,29.
 
Cargos: agente comunitário de saúde, agente de endemias, enfermeiro, fiscal municipal, médico, odontólogo, técnico em enfermagem, técnico em higiene dental e professor de história.
 
Os interessados deverão se inscrever nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2015, na sede da Prefeitura de Recreio, situada à Rua Prefeito José Antônio, 126, Centro, das 13h às 17h.
 
O edital poderá ser retirado por qualquer interessado no horário acima mencionado ou através do site www.recreio.mg.gov.br.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros do dia 20 de fevereiro de 2015. Edição 1439.

Prefeitura de Sinimbu - RS divulgou editais de processo seletivo

A Prefeitura de Sinimbu, no estado do Rio Grande do Sul, tornou público dois editais (nºs 009 e 010/2015) de processo seletivo, destinados à contratação temporária de profissionais de nível superior. O salário previsto vai de R$ 1.248,00 a R$ 3.945,00, em jornadas de 20 horas semanais.
 
No edital nº 009/2015, são oferecidas seis vagas no cargo de Professor das Séries Finais do Ensino Fundamental, nas disciplinas de História, Geografia e Português. Já o edital de nº 010/2015, a chance é para o cargo de Médico Pediatra.
 
As inscrições podem ser feitas do dia 23 a 27 de fevereiro de 2015, no Setor de Pessoal da Secretaria Municipal de Administração, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h.
 
Os candidatos serão selecionados através dos títulos apresentados. O resultado preliminar provavelmente será divulgado na dia 03 de março de 2015, no mural das publicações legais da Prefeitura Municipal e no site www.sinimbu.rs.gov.br.

UFS - SE lança edital de processo seletivo

Através do edital nº 4/2015 de processo seletivo, a Universidade Federal de Sergipe informou que dará início, na próxima segunda-feira, dia 23, a inscrições para contratação de professor substituto. São 14 vagas disponíveis.
 
Os salários variam de acordo com a titulação e o regime de trabalho, sendo de R$ 2.018,77 em jornadas de 20 horas a R$ 2.814,01 por jornadas de 40 horas.
 
As inscrições serão recebidas pelo endereço eletrônico www.grh.ufs.br e podem ser feitas até o dia 04 de março de 2015.
 
A seleção será composta por prova didática e avaliação curricular, em datas, locais e horários a serem divulgados após o término das inscrições, através do site citado acima.
 
O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Reitor da UFS, publicado no Diário Oficial da União e no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
 
Os aprovados serão convocados no prazo de 20 dias, a contar da data do recebimento da convocação. O contrato terá o prazo de até um ano, podendo ser renovado, desde que não exceda o limite de 24 meses.
 
A validade do processo seletivo simplificado será de um ano, improrrogável, e o mesmo passa a valer a partir da data de sua publicação no Diário Oficial da União.
 
O edital foi publicado no site do Diário Oficial da União no dia 20 de fevereiro de 2015, link: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=20/02/2015&jornal=3&pagina=43&totalArquivos=208.

UFPA lança edital de concurso público

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu edital n°10/2015 de concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor Efetivo. Como o cargo é destinado aos candidatos com título de doutor, a remuneração do contratado, no  nível 1 da classe A, mais a retribuição de titulação, chegará ao valor bruto de R$ 8.639,50, para o desempenho em jornada de 40 horas semanais.
 
Vários câmpus do Estado oferecem cinco vagas, distribuídas entre as cidades de Belém, Cametá, Abaetetuba e Marajó. A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) e o Centro de Processos Seletivos (Ceps) são os responsáveis pela coordenação do concurso, que terá inscrição estendida até o dia 9 de abril de 2015.
 
As inscrições para os cargos ocorrerão via internet, através do site do Ceps (http://www.ceps.ufpa.br/), até às 18h do dia 9 de abril de 2015, com data para pagamento da taxa de inscrição até o dia 10 do mesmo mês.
 
A taxa de inscrição é de R$ 120,00. Após o pagamento, o candidato deverá apresentar, pessoalmente, o comprovante de pagamento e a ficha de inscrição devidamente preenchida.
 
As provas poderão ser realizadas na Unidade Regional para onde o candidato destinou sua escolha ou no campus de Belém. O local será indicado juntamente com o cronograma detalhado de provas, disponibilizado no site do Ceps. Os candidatos escolherão, no momento da inscrição, o tema do concurso a que desejam concorrer.
 
O concurso constará de duas etapas, a primeira sendo eliminatória e a segunda, classificatória. A primeira será composta pela prova escrita, prova didática, prova prática e memorial. Cada uma sendo avaliada com note de 0 a 10. A segunda etapa é o julgamento de títulos, analisado pelo Curriculum Vitae.
 
As provas poderão ser realizadas no período de 10 a 20 de maio de 2015. O calendário completo e o local de realização das provas serão divulgados na página eletrônica do Ceps. O resultado final será divulgado em até cinco dias úteis, após a realização da última prova, e será homologado pelo Conselho da Unidade e também divulgado no site do Centro de Processos seletivos.
 
O Campus de Breves abrirá uma vaga para o tema Ensino Aprendizagem do Português. Abaetetuba oferta uma vaga para Gestão da Produção e Pesquisa Operacional e Cametá ofertará três vagas, uma para História Indígena e do Indigenismo, outra para Fitossanidade nos Sistemas de Cultivo e a última para Engenharia Agrícola, voltada ao Desenvolvimento Regional.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos a contar da data da publicação de sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado a critério da Universidade Federal do Pará por igual período.

Concurso Prefeitura de Santo Expedito do Sul – RS

A Prefeitura de Santo Expedito do Sul, no Estado do Rio Grande Sul, através da empresa Legalle Concursos, divulgou o edital nº 01/2015 de concurso público, com o objetivo de contratar profissionais de níveis alfabetizado, fundamental incompleto e superior.
 
São oferecidas três vagas em cargos de Médico ESF, Motorista CNH "C, D ou E" e Borracheiro. O salário previsto vai de R$ 792,50 a R$ 7.011,53, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de março de 2015, através do site www.legalleconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 100,00.
 
Os candidatos serão submetidos a prova teórico-objetivas, além de prova prática para os cargos de níveis fundamental incompleto e alfabetizado, que estão previstas para serem aplicadas no dia 15 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao de aplicação das provas, no site www.legalleconcursos.com.br.
 
O Concurso Público tem o prazo de validade de 02 anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Estiva Gerbi - SP

A Prefeitura de Estiva Gerbi, no estado de São Paulo, lançou extrato do edital nº 001/2015 de concurso público, com a finalidade de preencher 10 oportunidades de empregos para candidatos de ensino alfabetizado, fundamental, médio, médio/técnico e superior.

O concurso será realizado através da empresa SHDias Consultoria e Assessoria. Os salários vão até R$ 1.633,05 em carga horária de 120 a 220 horas mensais.

As vagas são para as funções de Jardineiro, Salva Vidas, Agente Fiscal de Postura, Almoxarife, Auxiliar de Saúde Bucal, Contador, Procurador Jurídico, Médico do Trabalho, Médico Pediatra e Médico Plantonista.

As inscrições serão realizadas na modalidade internet, diretamente pelo candidato no site www.shdias.com.br, a partir das 08:00h do dia 23 de fevereiro até às 24:00h do dia 15 de março de 2015. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 65,00 de acordo com a função escolhida.

Todas as publicações e informações sobre o concurso público serão disponibilizadas no site www.shdias.com.br, a partir da data de abertura das inscrições, portanto é de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento de todas as publicações.

Concurso Hospital Geral Doutor José Pangella - SP

O Hospital Geral Doutor José Pangella, Vila Penteado, em São Paulo, anunciou a abertura de vaga para médico, na especialidade de ortopedia e traumatologia, com salário de R$ 2.650,00, acrescido de benefícios, por jornada semanal de 20 horas.
 
As inscrições serão recebidas do dia 2 de março ao dia 14 de abril de 2015, na sede do pró´prio Hospital, situada na Avenida Ministro Petrônio Portela nº 1642, Freguesia do Ó, das 9h30 às 15h30, apenas em dias úteis, mediante taxa de R$ 66,46.
 
Será aplicada prova objetiva e avaliação de títulos. Estima-se que a prova ocorra no dia 24 de maio de 2015, em local e horário a ser informado.
 
Mais informações podem ser obtidas no Diário Oficial de São Paulo, do dia 20 de fevereiro de 2015, link: http://www.imprensaoficial.com.br/portalio/do/homedo_2_0.aspx#, caderno 1, a partir da página: 145.

Vagas de estágio no CITOX - PI: Para Farmácia e Medicina

Seleção para estagiários no Centro de Informações Toxicológicas do Estado do Piauí
 
A Secretaria Estadual da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí, publicou o edital nº. 01/2015 para realização do 6º teste seletivo para estagiários do Centro de Informações Toxicológicas – CITOX. O processo seletivo é destinado a estudantes regularmente matriculados nos cursos de medicina do 5º ao 7º períodos e farmácia do 5º e 6º períodos. O estagiário receberá, a título de bolsa, a importância mensal correspondente ao valor bruto de R$ 442,40 e vales transporte.
 
A carga horária do estágio será de 24 horas semanais, sendo 12 horas no período diurno (07:00 às 19:00h) e 12 horas no noturno (19:00 às 07:00h).
 
As inscrições serão realizadas, mediante a doação de 2 Kg de alimento não perecível (arroz, feijão, macarrão ou açúcar), no período de 23 a 27 de fevereiro de 2015, no horário de 8h às 13h, no setor administrativo, localizado no Prédio da Diretoria de Vigilância Sanitária-DIVISA, situada à rua 19 de novembro, nº 1865, bairro Primavera, tel: (86) 3216-3662, em Teresina-PI.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Comprovante de matrícula;
  • Histórico Escolar da graduação com comprovação das notas das disciplinas de semiologia e farmacologia (medicina) e toxicologia e farmacologia I (farmácia);
  • Formulário de Inscrição devidamente preenchido (disponível no local da inscrição);
  • Cópia da Identidade, CPF e comprovante de endereço.
O teste seletivo será realizado por meio de análise do histórico escolar e prova teórica.
 
 A prova teórica está prevista para o dia 29 de março de 2015 com início às 8h e término às 11h, nos seguintes locais:
 
Auditório da Diretoria de Vigilância Sanitária - DIVISA, localizada na Rua 19 de novembro, nº 1865, Bairro Primavera, nesta Capital; Auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual - CEREST, localizado na Av. Pernambuco, nº 2464, Bairro Primavera, nesta Capital.
 
O resultado da classificação final será divulgado no mural da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual, site www.saude.pi.gov.br, Portal do Governo do Estado do Piauí e no Diário Oficial do Estado, a partir de 7 de abril de 2015.
 
O estágio terá duração de doze meses, improrrogável, a contar da data da publicação da homologação do resultado final.
 
Edital  disponível no Diário Oficial do Estado do Piauí do dia 19 de fevereiro de 2015.

Concurso Prefeitura de Unaí - MG

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Unaí publicou retificação do edital Nº. 1/2014  de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da Comissão Técnica de Concursos – Cotec – da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, o concurso pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 217 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.241,45, para carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
As ofertas são para os empregos de Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro, Operador de Máquinas Pesadas, Atendente, Auxiliar de Cuidador Social, Eletricista, Instrutor de Artesanato, Motorista, Agente Social, Assistente Administrativo, Cuidador Social, Fiscal de Meio Ambiente, Monitor da Educação Infantil, Técnico Bibliotecário, Instrutor de Informática, Assistente Social, Contador, Engenheiro Civil, Especialista da Educação Básica, Veterinário, Nutricionista, Pedagogo, Procurador Jurídico, Professor e Psicólogo.
 
Inscrições e Taxas
A inscrição com pagamento da taxa será no período compreendido entre 8h de 18 de março e 18h de 22 de abril de 2015, no site www.cotec.unimontes.br ou nos seguintes postos de inscrições:

Unaí - No Posto de Atendimento (CPPT/Sine – Rua Eduardo Rodrigues Barbosa, n.º 180, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h;

Montes Claros - Na recepção da Unimontes/Cotec (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, Vila Mauriceia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A taxa de inscrição varia de R$ 60 a R$ 140.
 
Provas
O concurso será composto de prova de múltipla escolha e de títulos. As provas de múltipla escolha serão aplicadas provavelmente no dia 24 de maio de 2015. Os candidatos deverão, a partir do dia 18 de maio de 2015, informar-se, pela internet, no site www.cotec.unimontes.br, em que local irão fazer as provas.

O gabarito oficial das provas de múltipla escolha será divulgado no site www.cotec.unimontes.br, na sede da Prefeitura de Unaí, até 12 (doze) horas após o encerramento dessas provas.

A lista dos candidatos que participarão da prova de títulos será divulgada a partir do dia 22 de junho de 2015, no site www.cotec.unimontes.br.

A entrega da documentação para a prova de títulos, deverá ser postada nos Correios, por meio do serviço de A.R. ou Sedex (com custos por conta do candidato), de 25 de junho a 06 de julho de 2015, na Unimontes/Cotec – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, CEP 39401-089, Montes Claros/MG e em Unaí, das 8h às 12h, ou na Unimontes/Cotec (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, Vila Mauriceia, Montes Claros-MG), das 8h às 18h.

O resultado definitivo do concurso sairá na data prevista de 04 de setembro de 2015.
Validade

A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Garopaba - SC

A Prefeitura de Garopaba, no estado de Santa Catarina, lançou o edital de processo seletivo nº. 002/2015, tendo como objetivo o preenchimento de 11 vagas para cargos de níveis fundamental e superior. Os salários previstos podem chegar até R$ 1.788,57, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos: enfermeiro, auxiliar de serviços gerais, agente comunitário de saúde e motorista.
 
As inscrições serão recebidas do dia 23 de fevereiro a 6 de março de 2015, das 13h às 18h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada na Rua Antônio José Botelho - Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC.
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Curriculum vitae (com apresentação dos títulos originais);
  • Registro no órgão de classe;
  • Comprovante de que é alfabetizado;
  • Comprovante de escolaridade – Ensino Fundamental (1º Grau);
  • CNH profissional, tipo “D” (na validade);
  • Diploma conforme formação exigida para o cargo;
  • Tempo de serviço comprovado (caso possua);
Comprovante de Residência em nome do candidato, ou acompanhado de Declaração do proprietário.
 
Os inscritos serão avaliados através da análise dos documentos apresentados e entrevista.
 
A data, local e horário da entrevista serão divulgados após finalizadas as inscrições no site www.garopaba.sc.gov.br.
 
Edital publicado no Diário Oficial dos Municípios, edição de 20 de fevereiro de 2015.

Ansiolíticos Naturais

Flor do Maracujá
No mercado farmacêutico brasileiro há uma grande variedade de medicamentos conhecidos como Ansioliticos "naturais", isto é, compostos - na sua maioria fitoterápicos - que anunciam propriedades calmantes, relaxantes e anti-stress
 
Seja pela ação real ou pelo efeito placebo, muitas pessoas admitem perceber melhora da ansiedade aguda pelo seu uso. E merece ainda menção a vantagem de que não são viciantes e, no mais das vezes, nas doses preconizadas em bula não trazem efeitos colaterais significativos.

Eis alguns exemplos:

-Valeriana 200mg
 
-Hipericum 300mg
 
-Calmapax
 
-Calmoxil
 
-Kava-kava 250mg (Ansiopax)
 
-Pasalix
 
-Passaneuro
 
-Passiflorine
 
-Ritmoneuran
 
-Serenus
 
-Sonopar

Também algums medicamentos alopáticos oferecem efeito sedativo, e merecem ser relacionados como ansiolíticos, sem atividade psicotrópica direta:

-Pimetixeno (Muricalm) 0,5/5 Liq
 
-Sulbutiamina 200mg (Arcalion)
 
-Valmane (Valepotriatos)

Se você for da área da saúde, para saber mais sobre tais substâncias, consulte o Dicionário de Especialidades Farmacêuticas. Se você for leigo, jamais se medique sem perguntar qual é a melhor opção para o seu caso ao seu médico.
 

Relacionamento instável e dificuldade financeira podem causar depressão pós-parto

Depressão pós-parto é comum, mas tem tratamento
No Brasil, cerca de 40% das mulheres desenvolvem o quadro, segundo o Ministério da Saúde 
 
A depressão pós-parto é mais comum do que muitas mulheres pensam. Marcada por intensas mudanças corporais, hormonais e emocionais o quadro pode até ser considerado normal.

A psicóloga Adriana Fregonese, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, alerta que mulheres com rotinas estressantes, quadros de ansiedade, relacionamento conjugal instável, dificuldades no relacionamento com o pai da criança, ausência de apoio familiar, gestação indesejada, quadros passados de depressão e dificuldades financeiras são mais propensas a apresentarem o distúrbio.
 
— Muitos aspectos relacionados à depressão pós-parto ainda não estão totalmente esclarecidos cientificamente. Novos estudos são necessários para conhecermos a etiologia e as características do mal, bem como suas implicações para o desenvolvimento da criança.
 
No Brasil, cerca de 40% das mulheres desenvolvem a depressão pós-parto, segundo o Ministério da Saúde e 10% delas sofrem com o nível mais severo.
 
Segundo a psicóloga, a tristeza sofrida pela mulher após o período de gestação e parto é considerada normal nos primeiros dez dias após o nascimento do bebê.
 
— O estado de tristeza no pós-parto é caracterizado por alterações transitórias de humor materno como choro fácil, irritabilidade, flutuações de humor, tristeza, fadiga, dificuldade de concentração, insônia e ansiedade.
 
“Paciente com depressão tem medo de ser tachado de louco”, diz especialista A depressão pós-parto também tende a ser mais intensa quando há uma quebra muito grande de expectativa em relação ao bebê e ao estilo de vida que se estabelece com a maternidade. É comum que a mãe desenvolva sentimentos de fracasso na responsabilidade por um bebê e não saiba lidar com oscilação de humor em virtude desse período de adaptação.
 
— É essencial para a saúde mental e o desenvolvimento da personalidade do bebê a vivência de uma relação inicial calorosa, íntima e contínua com a mãe. A interação é essencial para o recém-nascido, já que a mãe é a intermediadora dele com o mundo. Uma vez privada desse vínculo afetivo e cuidados amorosos, a criança sente e sofre", de acordo com a professora.
 
O tratamento inclui acompanhamento profissional psiquiátrico e psicológico, com administração de medicamentos quando necessário, e sessões de psicoterapia, conclui a especialista.

R7

Como a Ciência busca o equilíbrio da 'boa maconha'

Maconha é usada medicinalmente há séculos, mas agora estudos estão revelando seus benefícios exatos
 
A cannabis faz bem para você. A cannabis faz mal para você. Confuso?
 
Não seria surpreendente. Complexa e controversa, a cannabis teve sua dupla personalidade revelada por estudos científicos recentes.
 
Há um lado positivo, que tem sido levado em conta por autoridades de diversos países para afrouxar as restrições sobre o seu uso - inclusive recentemente no Brasil para uso medicinal - e um lado mais negativo.
 
A chave para entender esta planta está em dois de seus princípios ativos, conhecidos pelas siglas THC e CBD.
 
"O THC e o CBD são um pouco como yin e yang", diz Val Curran, professora da University College London (UCL).
 
"O THC deixa a pessoa chapada, mas também pode deixá-la ansiosa e se sentindo um pouco psicótica, além de prejudicar seriamente a memória. Já o CBD tem efeitos quase opostos, com propriedades antipsicóticas que atenuam o efeito prejudicial sobre a memória."
 
Então, o primeiro passo para entender a cannabis é compreender que ela pode variar. Diferentes tipos contêm diferentes quantidades destes pólos opostos, com consequências dramaticamente diferentes.
 
Equilíbrio
A maconha tão familiar para muitos de minha geração foi caracterizada por um relativo equilíbrio entre o THC e o CBD.
 
Hoje, a grande maioria de cannabis à venda nas ruas é reconhecidamente mais forte. Conhecida como skunk, contém uma proporção bem mais alta de THC - até 15% - e produz uma onda muito mais poderosa, tornando-a mais atraente para usuários.
 
E como dificilmente contém alguma quantidade do CBD, o que em tese atenuaria seus efeitos prejudiciais, seus riscos são também maiores.
 
"Com o skunk, que possui alto teor de THC, as pessoas enfrentam problemas de memória mais graves, o que pode afetar seu desempenho escolar, por exemplo. E 10% das pessoas que usam a driga se viciarão nela", diz Val Curran.
 
Óleo produzido a partir do princípio ativo CBD tem se mostrado útil no combate à epilepsia
De acordo com um estudo feito por dois pesquisadores da UCL, Tom Freeman e Adam Winstock, a variedade mais forte da cannabis aumenta o risco de vício, perda de memória e paranoia.
 
Em um teste realizado para explorar formas de ajudar viciados, eles estão usando um medicamento baseado na própria planta - na esperança de que, administrando doses de CBD, o ingrediente mais benigno da cannabis, seja mais fácil para um usuário para resistir à sedução de seu elemento mais potente, o THC.
 
"Acreditamos que o CBD possa reverter os efeitos de longo prazo do hábito de fumar maconha e ajudar quem fuma muito a largar o vício", diz Freeman. "Se este teste for bem-sucedido, então, teremos encontrados o primeiro tratamento efetivo contra a dependência da cannabis."
 
Efeito e contra-efeito
Mas novas evidências inflamaram ainda mais o debate em torno de se a cannabis pode levar à psicose e em que medida isso ocorre.
 
Uma nova pesquisa publicada no periódico científico Lancet Psychiatry sugere que existe uma conexão, especialmente em pessoas que já são vulneráveis a desenvolver problemas mentais.
 
O estudo conduzido em Londres envolveu 800 pessoas - apenas metade delas era usuária de maconha.
 
"Descobrimos que fumar cannabis, especialmente as variedades mais fortes, está associado a um risco maior de desenvolver psicose", afirma um dos autores, Robin Murray, do King's College London.
 
"Se você fumar ao menos uma vez, há três vezes mais chances. Se isso ocorrer todo dia, a probabilidade é cinco vezes maior."
 
Medicamento vendido no Reino Unido é usado no tratamento de esclerose múltipla
Neste ponto, precisamos voltar ao lado yin e yang da cannabis. Apesar desta nova pesquisa ter chegado à conclusão que a cannabis mais forte, repleta de THC, pode estar ligada à psicose, os dados indicaram que sua versão mais leve, com CBD, possivelmente pode ser útil para tratar este mesmo problema mental.
 
Murray é cauteloso, mas concorda. "Se você administrar THC a voluntários normais, eles podem se tornar psicóticos. Mas se antes vocês os tratar com CBD, é possível prevenir que isto ocorra", afirma.

"Isto nos fez pensar: seria possível tratar a psicose com CBD? Há um estudo que sugere isso, mas ainda está apenas em seus primeiros estágios."
 
Um produto que está despertando bastante otimismo no Estado do Colorado, nos Estados Unidos, é um medicamento derivado da cannabis conhecido como Teia de Charlotte. A droga recebeu seu nome a partir de uma menina que a usou para tratar epilepsia.
 
A família Mattinson vendeu tudo que tinha no Estado do Tennessee e se mudou para o Colorado para que sua filha Millie, uma menina epiléptica de dois anos, pudesse usar a Teia de Charlotte.
 
Suas convulsões logo após nascer eram tão intensas que os médicos lhe deram poucas chances de sobreviver. Mas sua mãe, Nicole, me disse que a droga se mostrou benéfica imediatamente, mudando a vida de Millie num piscar de olhos.
 
"É miraculoso. A primeira vez que demos para ela, seus olhos se abriram em 15 minutos, e me senti como se estivesse num filme. Foi algo maluco. Você só acreditaria se tivesse visto", afirma Nicole.
 
Vias de tratamento
No Reino Unido, a única medicamento legal derivado da cannabis é o Sativex, da companhia farmacêutica GW Pharma, usado em quem sofre de esclerose múltipla. A empresa - a única com permissão para cultivar cannabis no país - desenvolveu outra formulação que está sendo testada para tratar epilepsia.
 
Os testes com 80 pacientes estão em segundo estágio na Universidade de Edimburgo. O cientista responsável, Richard Chin, diz que os resultados são promissores não apenas para controlar as convulsões, mas também para preveni-las.
 
"Um dos aspectos interessantes do CBD é que ele não tem só efeitos antiepilépticos. Curiosamente, também parece ter efeito em problemas cognitivos e de comportamento", afirma Chin.
 
"Com base em dados preliminares, podemos dizer que pode combater a epilepsia de forma geral, e espero que possa criar uma nova via para tratamentos."
 
Ainda é cedo para prever mas, em um horizonte de longo prazo, pesquisadores veem o potencial do uso do CBD para aliviar um pouco de tudo, desde dores do câncer até efeitos do autismo.
 
Por milhares de anos, a cannabis foi usada medicinalmente. Mas só agora as pesquisas estão revelando que é possível fazer com ela e como aplicá-la da melhor forma.
 
Ao mesmo tempo, a Ciência está descortinando as implicações da droga mais potente vendida nas ruas.
 
BBC Brasil / R7

Menstruação atrasou? Além de gravidez, pode ser insônia e alteração na tireoide



Gravidez

Se a mulher teve relação sexual e a menstruação não veio, o
primeiro passo é fazer um teste para descobrir se espera ou não um bebê. O
exame pode ser feito após mais de três dias de atraso, explica o ginecologista
e responsável pelo Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio Libanês, Carlos
Alberto Petta.
— O próprio teste de farmácia já poderá apontar se a mulher
está ou não grávida. Caso dê negativo, começamos a pensar nos outros motivos
Thinkstock
Especialistas explicam as causas que podem mudar o ciclo
 
Quando a menstruação atrasa a primeira coisa que vem à cabeça é: gravidez. Mas calma! De acordo com especialistas consultados pelo R7 , diversos motivos podem atrasar o ciclo, como estresse, insônia e até desequilíbrio hormonal.
 
Veja a seguir!
 
Gravidez
Se a mulher teve relação sexual e a menstruação não veio, o primeiro passo é fazer um teste para descobrir se espera ou não um bebê. O exame pode ser feito após mais de três dias de atraso, explica o ginecologista e responsável pelo Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio Libanês, Carlos Alberto Petta.

— O próprio teste de farmácia já poderá apontar se a mulher está ou não grávida. Caso dê negativo, começamos a pensar nos outros motivos.
 
Síndrome do ovário policístico
De acordo com especialista em reprodução humana, o ovário policístico é a consequência de um desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos nos ovários. A mulher com essa síndrome ovula com menor frequência e, geralmente, em ciclos irregulares.

 — Toda mulher tem folículos dentro do ovário. No ciclo, um deles cresce e se rompe, isso é chamado ovulação. O folículo da mulher com ovário policístico não cresce e a mulher não ovula. Com isso, ela fica sem menstruar e também tem dificuldades para engravidar.
 
Alterações na tireoide
Um dos primeiros sintomas de alteração na tireoide é a irregularidade na menstruação, afirma o especialista do Sírio Libanês.

— Há irregularidades quando a tireoide funciona de mais ou funciona de menos. Quanto é de menos [hipotireoidismo] poderá haver uma alteração nos hormônios que controlam o ovário. Quando funciona de mais [hipertireoidismo], muitas vezes, atrapalha o metabolismo dos hormônios sexuais. Isso não apenas provoca atrasos, como também deixa o organismo com ciclos menstruais muito curtos, com menos de 25 dias, e pode ser um problema.
 
Alterações hormonais 
Descartada a gravidez, uma falha ou alteração menstrual é o primeiro sinal de algum problema hormonal. De acordo com o chefe do núcleo de ginecologia do Hospital Samaritano, Edilson Ogeda, essas alterações podem interferir na regularidade da menstruação e até mesmo ocasionar atrasos.  
 
― As alterações hormonais interferem na produção dos hormônios femininos [estrogênio e progesterona] ou mesmo sua disponibilidade para as células do organismo. As mais comuns são os aumentos de um hormônio chamado prolactina [hormônio do leite humano que afeta os hormônios que estimulam o ovário] e a Síndrome dos Ovários Policísticos.
 
A menstruação atrasa e a primeira coisa que você pensa é se pode estar grávida, não é mesmo? Mas você sabia que a gravidez não é o único motivo para os atrasos? Estresse, insônia, doenças no aparelho reprodutor e até mesmo o uso de alguns medicamentos podem interferir no ciclo menstrual.    
 
Para responder a algumas dúvidas e esclarecer as principais causas para os atrasos na menstruação, o R7 entrevistou o chefe do Núcleo de Ginecologia do Hospital Samaritano, Edilson Ogeda. Veja!
 
Insônia, estresse, ansiedade e trauma
Além dos problemas hormonais, o estilo de vida, como estresse e insônia, também pode provocar atraso na menstruação.
 
Segundo Ogeda, esses problemas “interferem no eixo chamado hipotálamo-hipófise-ovário, que promove um desarranjo na produção hormonal e acarreta uma modificação no ciclo”.
 
Petta chama atenção também para a ansiedade e o trauma.
 
— Um dos exemplos é que é comum ver adolescentes de uma mesma sala de aula menstruarem todas juntas. Geralmente, isso ocorre após a realização de um evento importante, como uma prova. Os traumas incluem morte de entes queridos, guerras, abusos etc...
 
Esquecer de tomar a pílula 
Mulheres que usam anticoncepcional e esquecem de tomar por alguns dias também estão sujeitas ao atraso menstrual, de acordo com o médico do Hospital Samaritano.

 ― A falta de regularidade no uso dos contraceptivos pode trazer irregularidade menstrual, atrasos menstruais, sangramentos no meio da cartela e falha no método contraceptivo, tendo como resultado uma gravidez não planejada.
 
Avalie o atraso
Antes de avaliar se o atraso é ou não preocupante preste atenção no ciclo menstrual, pois ele “varia de mulher para mulher”, explica Petta.
 
— Consideramos ciclos normais aqueles com intervalos de 25 a 35 dias entre uma menstruação e outra. Cada mulher tem sua característica. Então, se menstruar até 35 dias está tudo dentro do normal.
 
Pequenos atrasos de um, dois ou até três dias são relativamente comuns. Mas um atraso de uma semana já chama atenção.  É necessário também avaliar se esse atraso é constante ou esporádico. A mulher não precisa ovular todo o mês. Um ou dois meses no ano que ela não ovule está dentro da normalidade.
 
Os ciclos menstruais costumam atrasar ou sempre são regulados?   
Ogeda afirma que a maioria das mulheres possuem ciclos menstruais regulares, que podem variar em alguns dias durante os meses.  

— Isso é normal. Nestas mulheres de ciclos menstruais regulares, podem ocorrer, eventualmente e ocasionalmente, atrasos menstruais desprovidos de problemas ou quaisquer outras preocupações. Isso também é normal. As mulheres que apresentam irregularidade menstrual com atrasos menstruais frequentes possuem alguma patologia que necessita ser investigada e adequadamente tratada.
 
Na dúvida, procure ajuda médica
Se o atraso passar dos dias aceitáveis, Ogeda afirma que o ideal é procurar um ginecologista.

— O médico fazer a correta investigação, com exames de dosagem hormonal, teste de gravidez e mesmo exames de imagem.
 
R7