Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de julho de 2013

Hospital Bandeirant​es adota Lean Healthcare em Centro Cirúrgico

Além dos quesitos de segurança, qualidade e melhoria contínua que são reconhecidos pelo programa de Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível excelência, o Hospital Bandeirantes, do Grupo Saúde Bandeirantes, trouxe também a metodologia Lean Healthcare – na qual a gestão é focada na redução de excessos e desperdícios - como aliado à eficiência de seus processos.
 
Dividido em 12 tópicos, os projetos visam otimização, agilidade e resolutividade nos principais fluxos do hospital: Agendamento Cirúrgico, Recepção e Gerenciamento de Leitos, Admissão e Assistência ao Paciente na Unidade de Internação, Centro Cirúrgico e Recuperação Pós-Anestésica (RPA), Alta Hospitalar, Transporte de Pacientes, Suprimentos, Materiais Especiais (OPME), Informação de Prontuário, Gestão Visual, Manutenção Produtiva Total e Farmácia. No último dia 26, o hospital realizou a primeira cirurgia no modelo Lean “Centro Cirúrgico”. Seguindo a metodologia, duas ações foram implantadas: a disposição de um armário de medicamentos e materiais na própria sala cirúrgica e a demarcação dos equipamentos no sítio cirúrgico.
 
A eficiência do armário como “gôndola de supermercado” e a disposição da sala foram avaliados durante uma colecistectomia videolaparoscópica (retirada da vesícula) realizada pela equipe do Dr. Dário José Del Carlo Romani. “Foi importante fazer parte deste projeto e perceber como a rotina cirúrgica ficou mais dinâmica. O armário contribuiu para a rotina da circulante de sala, que não precisa sair durante o procedimento para retirar os itens na farmácia”, destaca o cirurgião geral.
 
Para a enfermeira Renata Ariano, Coordenadora do projeto no Centro Cirúrgico, os resultados foram muito positivos. “Com a nova metodologia, o tempo cirúrgico, a limpeza e o preparo da sala se tornaram mais eficientes.
 
O armário possibilita que os itens fiquem à disposição e quando escolhidos, são computados antes de sua utilização, por meio da leitura do código de barras e, automaticamente, lançados na conta do paciente”, explica.
 
A Consultora de Projetos do Grupo Saúde Bandeirantes, que está implementando a metodologia Lean no hospital, Eliana Oliveira, completa dizendo que a busca pela excelência é contínua e que este é apenas o começo da transformação do Hospital Bandeirantes em uma organização de referência em Lean. “Nosso compromisso é oferecer estrutura diferenciada aos nossos médicos. A otimização do mapa cirúrgico é fundamental neste processo”, reforça.
 
Divulgação: Rojas Comunicação
(11) 3675-4940 / 3873-6261

Enxaqueca: saiba o que fazer durante uma crise

Saiba o que fazer em uma crise de enxaquecaTer o medicamento em mãos e preferir ambientes escuros ajuda a sair do problema
 
Caracterizada como uma dor de cabeça recorrente, que pode ser acompanhada de náuseas, vômitos e sensibilidade aos sons e à luz forte, a enxaqueca afeta cerca de 20% das mulheres e de 5 a 10% da população masculina, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia.
 
Entre os mais de 200 tipos de cefaleia, a enxaqueca é a mais rica em sintomas - por isso cabe ao médico fazer o diagnóstico adequado.
 
Pelo fato de existir tantos tipos de dor de cabeça, muitas vezes a enxaqueca pode não ser encarada com a relevância que deveria e não procura o tratamento adequado.
 
No entanto, é de extrema importância que a doença seja acompanhada por um profissional e tomar alguns cuidados durante as crises, para não agravar a dor.
 
Confira as dicas dos especialistas e veja o que fazer durante um episódio de enxaqueca: 
 
mulher tomando remédio - Foto Getty ImagesTenha o medicamento sempre à mão
Os pacientes com enxaquecas frequentes e crise de dor forte devem sempre andar com seus medicamentos. "Isso porque algum tempo após a dor de cabeça se iniciar ocorre um processo de sensibilização central, que mantém a dor e a torna mais rebelde aos analgésicos, diminuindo sua eficácia", diz o neurologista Antonio Cezar Galvão, do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Ou seja, quanto mais tempo você esperar para tratar a crise de enxaqueca, mais resistente a dor estará à medicação. Além disso, é importante que o remédio tenha sido prescrito pelo seu médico, pois cada tipo de enxaqueca e cada pessoa melhora com um tipo de analgésico. "Dessa forma, o paciente evita o abuso de analgésicos simples, que podem não ser suficientes para a sua enxaqueca e até mesmo torná-la crônica", completa a neurologista Valéria Bahia, do Hospital Samaritano de São Paulo.  
 
homem com dor de cabeça - Foto Getty ImagesPreveja uma crise
 Quando o paciente apresenta sintomas visuais ou sensitivos antes da dor ele tem a chamada enxaqueca com aura. Essas sensações podem durar de poucos minutos até uma hora, seguidos de dor de cabeça muito forte. "Entre os sinais mais comuns de enxaqueca com aura estão pontos brilhantes ou manchas escuras em forma de mosaico na visão e dormências ou formigamentos em apenas um lado do corpo", diz a neurologista Celia Roesler, da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Mas, de acordo com a especialista, mesmo as enxaquecas sem aura podem ser premeditadas, pois o paciente pode ficar inquieto, sonolento, irritado ou eufórico, com desejo de comer comidas específicas, principalmente doces. "Alguns pacientes apresentam sintomas até um dia antes da crise como bocejos e aumento de apetite", ressalta o neurologista Antonio. Nesses casos, você já pode se preparar melhor para a crise, cancelando compromissos e até mesmo iniciando o uso da medicação.  
 
mulher deitada com uma compressa na cabeça - Foto Getty ImagesEntenda o que desencadeia sua enxaqueca
Antes de sair seguindo os conselhos de parentes ou amigos que também sofrem de enxaqueca, saiba que os gatilhos para uma crise são diferentes em cada pessoa, bem como os fatores que ajudam a amenizar os sintomas. "Os desencadeantes de uma crise podem ser alimentos, estresse, alterações do sono, jejum, estado climático, alterações hormonais e muitos outros", alerta o neurologista Antonio. Inclusive, algumas pessoas não possuem qualquer desencadeante específico. Por isso, o que melhora a crise para uma pessoa pode não ajudar em outra, cabendo a cada um prestar atenção em seus próprios agentes desencadeantes e o que pode ser feito para evitar ou amenizar a dor quando ela vier. Alguns dos tratamentos não medicamentosos mais comuns incluem compressas quentes ou frias, massagens, terapia de biofeedback, homeopatia e acupuntura.  
 
homem enjoado no banheiro - Foto Getty ImagesTrate os sintomas separadamente
De todos os tipos de dores de cabeça, a enxaqueca é a mais rica de sintomas. Náuseas, vômitos, diarreia, sensibilidade à luz, cheiros, barulhos e movimentos, irritabilidade, sonolência e depressão são apenas alguns dos incômodos que podem acompanhar uma crise. "Como o analgésico trata apenas a dor da enxaqueca, o paciente que tiver esses outros sintomas muito acentuadamente deve tratá-los de forma tópica", explica a neurologista Celia. Esse cuidado é redobrado com aqueles que sofrem com vômitos, pois ele pode perder os analgésicos, precisando ir ao pronto socorro para receber drogas injetáveis. "Quando o paciente relata vômitos intensos é conveniente medicá-lo com um antiemético conjuntamente com os medicamentos analgésicos - e alguns antieméticos parecem ter até um efeito sobre a dor", completa o neurologista Antonio.  
 
homem com dor de cabeça - Foto Getty ImagesDescanse em um local escuro e silencioso
Durante uma crise o paciente não suporta ambientes barulhentos e com muita luz, podendo esses fatores serem até mesmo desencadeantes do quadro." A pessoa com enxaqueca possui anomalias neuroquímicas que tornam o seu cérebro mais ?irritável? do que os outros, respondendo de forma exagerada a estímulos como luz e barulho", explica o neurologista Antonio. Assim, durante uma crise, o ideal é se sentar o deitar ? o que for mais confortável - em um local com pouca luz e sem barulhos, evitando ao máximo conversas e atividades que o tirem do repouso. "Aqueles que possuem enxaquecas mais fracas podem melhorar completamente com o repouso, dispensando o uso de analgésicos", diz a neurologista Valéria.  
 
mulher comendo salada - Foto Getty ImagesFaça refeições leves e hidrate-se
Ainda que o desencadeante da sua crise não seja a alimentação, uma dieta leve rica em líquidos no momento da crise pode ser muito útil. Nos casos em que não há vômito, o jejum prolongado pode inclusive agravar a enxaqueca. Beba muito líquido para se manter hidratado, tanto água quanto soluções hidratantes disponíveis no mercado. "Porém, se o paciente estiver vomitando, o melhor é não ingerir alimentos sólidos e, em casos graves, procurar um pronto atendimento para receber medicações injetáveis mais potentes", explica a neurologista Celia. 
 
homem com dor de cabeça - Foto Getty ImagesSe prepare nos dias de estresse
"Apesar de existirem vários fatores desencadeantes de uma enxaqueca, o gatilho mais importante é, sem dúvida, o estresse emocional", afirma Celia Roesler. Situações como muitas horas no trânsito, cobranças no trabalho, excesso de horas trabalhadas e discussões familiares contribuem para que o cérebro do paciente produza mais noradrenalina, uma substância vasoconstritora que agravará ainda mais a dor de cabeça. Como é impossível fugir completamente do estresse e nem sempre é fácil evitá-lo, é importante que o paciente já esteja preparado para uma crise em dias que ele sabe que serão mais difíceis. Manter as medicações à mão, já fazer uma dieta mais leve e considerar sair mais cedo do trabalho, quando possível, são algumas alternativas.
 
Fonte Minha Vida

Oito hábitos que evitam enjoos na gravidez

Oito hábitos que evitam enjoos na gravidezComer de três em três horas e praticar exercícios pode evitar náuseas
 
O período gestacional é um momento de muita expectativa, mas nem sempre tão glamoroso quanto esperado.
 
Mal estar, indisposição e cansaço são apenas alguns dos sintomas típicos dessa fase. Além desses, outro bastante comum é a náusea que geralmente ocorre entre a quinta e a 18ª semana da gravidez, explica a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama, membro da Sociedade Paulista de Ginecologia Obstetrícia.
 
"Quase todas as mulheres sentem enjoo durante a gestação, mas a gravidade do sintoma varia de uma para outra", afirma.
 
As causas também são variadas e vão desde fatores psicológicos, passando por alterações hormonais até a motilidade gástrica anormal, quando o estômago não trabalha de maneira adequada retardando seu esvaziamento.
 
Confira abaixo os principais hábitos que podem evitar enjoos durante a gestação:
 
Comer de três em três horas - Foto Getty ImagesComa de três em três horas
Cultivar o hábito de comer de três em três horas não é apenas saudável pelo fato de acostumar o organismo a receber alimentos em horários pré-estabelecidos, mas também evita exageros nas principais refeições. Assim, quanto menos comida precisamos digerir, mais rápido é o processo de esvaziamento do estômago, explica o ginecologista obstetra Domingos Mantelli, especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas. "Quando a comida fica retida por muito tempo no estômago, maior a chance de a gestante ter refluxo, gastrite e náusea", complementa.
 
Repouso - Foto Getty ImagesFaça repousos
"Levando em conta fatores psicológicos que podem desencadear enjoos, como estresse e ansiedade, a melhor maneira de evitar o problema é fazendo repousos periódicos", aponta Bárbara Murayama. Além disso, quando estamos em repouso, nosso corpo consegue direcionar o fluxo sanguíneo para funções específicas do corpo, como a digestão, acelerando o processo.
 
Exercícios - Foto Getty ImagesPratique exercícios
Atividades leves, como a caminhada, favorecem a digestão, proporcionam a sensação de bem-estar e aliviam o estresse emocional. "Quando fazemos uma atividade prazerosa, nosso corpo libera endorfinas, substâncias que melhoram nossa disposição física e mental e até aliviam dores", afirma Domingos.
 
Motorista - Foto Getty ImagesSeja a motorista
A recomendação de dirigir ao invés de ser o passageiro em passeios de carro é dada não apenas a gestantes, mas a todas as pessoas que costumam sentir enjoo quando estão em movimento. Afinal, quem controla o veículo não é pego de surpresa em curvas, desvios e brecadas, o que poderia causar mal estar. Entretanto, como alerta a ginecologista Bárbara Murayama, o estado geral de saúde da gestante deve ser avaliado. Se a gravidez for caracterizada por desmaios frequentes, por exemplo, ela deve ser impedida de dirigir, pois pode causar acidentes.
 
Movimentos bruscos - Foto Getty ImagesEvite movimentos bruscos
Quando estamos em repouso, deitados ou sentados, nosso sangue alcança uma distribuição uniforme pelo corpo. Por isso, quando realizamos movimentos bruscos, como levantar rapidamente, há uma queda repentina da pressão arterial, o que pode causar mal estar, enjoo e até desmaio. "Tais reações são mecanismos de defesa do corpo, pois nos impedem de prosseguir uma atividade até que o fluxo sanguíneo seja restabelecido", esclarece Domingos.
 
Líquido - Foto Getty ImagesEvite líquidos durante as refeições
"A dieta para quem quer evitar enjoos e vômitos deve ser seca e fracionada", aponta Bárbara. Assim, ela recomenda que molhos, caldos e condimentos sejam evitados nesta fase. Além disso, levando em conta a teoria de que o estômago da gestante leva mais tempo para esvaziar, ao ingerirmos líquido durante as refeições, criamos um bolo alimentar ainda maior, dificultando a digestão.
 
Café - Foto Getty ImagesDiminua a ingestão de café
Segundo o ginecologista Domingos Mantelli, todo alimento de gosto ou odor acentuado pode piorar enjoos e náuseas, portanto, o consumo de café deve ser diminuído ou cortado da dieta. Fique atento ainda ao fato de o excesso de café é um estimulante, aumentando, assim, a frequência cardíaca da mãe e do bebê.
 
Odores - Foto Getty ImagesAfaste-se de odores fortes
Algumas gestantes têm seus enjoos desencadeados por odores fortes e variados. Por isso, assim que o cheiro responsável pela náusea for identificado aconselha-se ficar longe dele e evitar consumir o alimento até o momento em que ele não incomodar mais.
 
Fonte Minha Vida

Depilação íntima: cuidados evitam dor, queimaduras e pelos encravados

Hidratação - Getty Images
 Independentemente do método utilizado, hidrate
sempre a pele do corpo todo, em especial a
área que será depilada
Preparação da pele e tipo de cera garantem pele lisinha sem machucados e irritações
 
Você já fez depilação íntima com cera alguma vez? O método pode ser bastante doloroso, mas a maioria das mulheres aprova os resultados. Tanto que a chamada brazilian wax (em português, depilação brasileira) já ultrapassou as fronteiras do país e virou febre internacional. Esse tipo de depilação é caracterizada pela remoção quase que total dos pelos da região íntima feminina, sendo preservado apenas um fino filete de pelos na região frontal, mas há quem prefira a remoção total. São removidos os pelos localizados nos grandes lábios, na parte externa e interna.

A dermatologista Angélica Pimenta, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, conta que a pele da região íntima é mais delicada em comparação com as demais partes do corpo e, por isso, os cuidados vão além daqueles que você tem quando remove os pelos de outras regiões, como a perna, por exemplo.
 
Portanto, quem abre mão de realizar a depilação íntima com uma profissional para tentar o método em casa precisa de muita atenção para não se machucar.

 Seja sua opção fazer a depilação íntima caseira ou no centro de estética, siga os dez cuidados que listamos a seguir, minimize os riscos e otimize os resultados.
 
Cólicas - foto: Getty ImagesEscolha o melhor período do mês
O ideal é evitar realizar a depilação próxima ao período menstrual, pois a sensibilidade à dor fica mais intensa nessa época. "A fase da menstruação potencializa a dor devido à liberação de uma substância inflamatória chamada prostaglandina", explica Angélica Pimenta. Além disso, as mulheres tendem a reter líquidos nesse período, e como o inchaço comprime as terminações nervosas, a sensibilidade à dor aumenta.
 
Esfoliante - foto: Getty ImagesEsfolie dias antes
Para garantir a pele lisinha e sem pelos encravados em qualquer método de depilação, a pele deve estar sempre bem tratada.
 
"O ideal é, de dois a três dias antes da depilação, massagear delicadamente a pele da região íntima com um esfoliante suave", recomenda a dermatologista Angélica Pimenta. Assim, os pelos obstruídos desencravam e a remoção fica mais fácil.
 
Hidratação - Getty ImagesHidrate sempre
O ritual da depilação começa bem antes da retirada dos pelos. Independentemente do método utilizado, hidrate sempre a pele do corpo todo, em especial a área que será depilada.
 
Os cuidados com a pele antes garantem a eficácia da depilação e evitam o surgimento dos pelos encravados.
 
Banho - foto: Getty ImagesTome um banho com o melhor sabonete
Durante o banho, optar por um sabonete íntimo pode garantir maior limpeza da área.
 
"Além de promover a higienização da região íntima feminina, os sabonetes íntimos possuem em suas fórmulas substâncias que diminuem a irritação causada pelo uso de cera e lâminas para remoção dos pelos", explica Angélica Pimenta.
 
Cera de depilação - foto: Getty ImagesEscolha o tipo de cera
"As vantagens da cera quente estão na dilatação dos poros causada pelo calor, permitindo a saída mais fácil dos pelos, e na aderência maior, mesmo a pelos mais curtos", explica a dermatologista Angélica Pimenta. "Já a cera fria oferece o diferencial de ser, obrigatoriamente, descartável, evitando a proliferação de bactérias e outros micro-organismos que podem surgir em consequência do reaproveitamento da cera". Independente do tipo escolhido, certifique-se de que a cera utilizada é descartável.

Para aliviar a dor: "existe uma substância conhecida como óleo de cravo - ou eugenol - que vem sendo cada vez mais introduzido nas ceras de depilação tradicionais por aliviar a sensação de dor dos puxões", explica Angélica Pimenta. O eugenol atua como antisséptico e anestésico. As ceras depilatórias com uma mistura dos anestésicos lidocaína e prilocaína garantem que a dor da técnica diminua até 70%, além de conter anti-inflamatório e hidratante.

Para evitar irritações: para garantir que não vá causar nenhum tipo de irritação na pele é importante que a pessoa que for usá-la faça um teste de alergia antes de dar início ao procedimento.
 
Pomada anestésica - foto: Getty ImagesPrecaução ao usar anestésicos locais
Antes da depilação com cera podem ser usados cremes anestésicos, mas lembre-se de passar em pequenas áreas, já que o medicamento em grandes quantidades pode ser absorvido pelo organismo e provocar efeitos colaterais, como tontura e hipotensão. "Além disso, o creme anestésico tem um pH diferente da região íntima e pode causar dermatites, coceiras e irritações", explica o dermatologista Claudio Mutti. Use sempre com cuidado: "deixe na pele por no máximo 30 minutos e não use sozinho, já que a sensação de dor pode ser alterada e você pode se ferir sem perceber".

A lidocaína é o analgésico tópico mais usado, não é necessária receita médica para comprá-lo, porém o ideal é sempre pedir orientação a um dermatologista.
 
Depilação - foto: Getty ImagesSe for fazer em casa
Os especialistas são unânimes: é preferível sempre submeter-se à depilação íntima com profissionais especializados. "A falta de experiência pode fazer com que as tentativas caseiras resultem em queimaduras na pele", conta a dermatologista Angélica Pimenta. Mas se você for se arriscar a fazer sozinha, tome os seguintes cuidados:

- Se for usar cera quente, teste a temperatura da cera antes de aplica-la na pele;

- O ideal é pedir ajuda de outra pessoa. "Esta se trata de uma área de dobra em que a pessoa não tem acesso visual completo", explica Claudio Mutti. Lembrando que é fundamental ter agilidade na puxada para remover os pelos, do contrário o resultado pode ser uma grande quantidade de cera grudada ou ainda feridas na pele em decorrência do excesso de puxadas:

- Sempre aplique a cera no sentido do crescimento dos pelos e puxe a cera no sentido contrário.
 
Depilação em casa - foto: Getty ImagesQuanto remover?
A dermatologista Angélica Pimenta explica que os pelos genitais oferecem maior proteção à mulher, funcionando como uma barreira para entrada de impurezas na vagina, o que pode ajudar na proteção contra infecções. A remoção completa de pelos na região frontal torna essa área mais suscetível a irritações, coceira e pelo encravado. Entretanto, quando há pelos em excesso, resíduos se acumulam e a higiene não é completa, o que ajuda na proliferação de micro-organismos. Portanto, os pelos podem ser retirados parcialmente se o procedimento for realizado de forma correta e segura, deixando o suficiente para proteger a vagina.
 
Kit depilação - foto: Getty ImagesPara aplicar depois
"Após o procedimento, o ideal é aplicar produtos que acalmem a pele - à base de alatopina, alantoína, bisabolol ou aloe vera -, além de evitar exposição ao sol em seguida, para não provocar manchas", explica Angélica Pimenta.
 
"A esfoliação semanal também está indicada para afinar a camada de queratina e ajudar a saída do pelo".
 
Roupas leves - foto: Getty ImagesPrefira roupas leves
Vale ressaltar que a depilação íntima pode provocar traumas na região por conta do contato e atrito direto da pele com a roupa, absorvente e até desodorante íntimo.
 
Evite roupas apertadas e opte por tecidos naturais, como o algodão.
 
Fonte Minha Vida

Insuficiência cardíaca: nova opção de tratamento torna o coração mais "suave"

Substância adere ao coração fazendo com que o órgão funcione mais suavemente após um ataque cardíaco
 
A cardiologista Diana Bonderman, da Universidade de Medicina de Vienna, está desenvolvendo um estudo multinacional de fase II, que demonstrou a eficácia de uma substância que adere à via do óxido nítrico, tornando o coração mais "suave ".
 
"A substância, um estimulador da guanilato ciclase solúvel, adere ao coração fazendo que o órgão funcione mais "suavemente" depois de um ataque cardíaco, por exemplo. Isso significa que a pressão do lado esquerdo do coração é reduzida e, consequentemente, a pressão pulmonar também tende a não aumentar, podendo até ser reduzida. Os vasos sanguíneos são expandidos e o desempenho do coração melhora," afirma a pesquisadora.
 
Participam do estudo 201 pacientes. De acordo com a cardiologista "uma grande maioria dos integrantes do estudo afirmou que após o tratamento teve claras melhoras no estado geral de saúde, voltando a realizar com facilidade tarefas como ir às compras ou subir escadas eram."
 
A insuficiência cardíaca é considerada como uma doença "nova" comum, de acordo com estimativas de especialistas, na Áustria, há cerca de 250 mil pessoas que sofrem desta condição.
 
A insuficiência cardíaca associada à hipertensão pulmonar leva a uma redução do desempenho, distúrbios circulatórios e, frequentemente, falta de ar. Sem tratamento, pode levar a insuficiência cardíaca grave. A pessoa afetada tem dificuldade para andar ou para participar das atividades normais do dia a dia.

 
Fonte isaude.net

Brasil e Argentina vão estimular intercâmbio de médicos

Neste quarta-feira (17), foi assinado um documento para fortalecer a cooperação nos níveis de graduação e pós-graduação
 
Um "memorando de entendimento" assinado, nesta quarta-feira (17), por representantes dos Ministérios da Saúde brasileiro e argentino, em Buenos Aires, tem como objetivo "fortalecer a cooperação entre os dois países na formação de médicos, nos níveis de graduação e pós-graduação."

No documento, Brasil e Argentina se comprometem a atuar de maneira integrada para a inclusão social da população no acesso à saúde. A ideia é estimular a troca de experiências entre os dois países na gestão de seus sistemas de saúde.

" A intenção deste memorando é estimular o intercambio entre profissionais brasileiros e argentinos. É preciso que a gente tenha uma cooperação maior. Nesse primeiro momento, temos a possibilidade de contar com a participação de médicos argentinos na atenção básica brasileira pelo programa Mais Médicos" , afirma o secretário de Gestão de Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

Entre as ações que podem ser desenvolvidas entre os dois países estão projetos que promovam o intercâmbio de estudantes e profissionais da saúde nos campos científico, além de estabelecer cooperação técnica nos processos de implementação de programas na formação de médicos, com especial interesse no treinamento em serviço. Brasil e Argentina pretendem também firmar mecanismos de reconhecimento mútuo de diplomas de profissionais da saúde e de autorização para o exercício profissional de médicos em ambos os países.

Durante a reunião, a equipe do Ministério da Saúde também apresentou o Programa Mais Médicos para representantes de faculdades de Medicina argentinas.

Com informações do Ministério da Saúde
 
Fonte isaude.net

Smartphones estão contribuindo, mais que a TV, para aumentar o sedentarismo

Pesquisa relatou que os usuários permanecem em média cinco horas/dia em seus aparelhos
Foto: Antônio Cruz/ABr
Pesquisa relatou que os usuários permanecem em média
 cinco horas/dia em seus aparelhos
Conceitos como "sleep text", escrever dormindo, ou mesmo o fim do hábito de parar para se alimentar, estão na lista dos usuários
 
Estudo realizados entre jovens universitários mostrou que, assim como assistir televisão, o uso de smartphones pode diminuir de forma significativa a atividade física e os níveis de aptidão.

O estudo descobriu que os estudantes permanecem uma média cinco horas/dia em seus celulares. Como dispositivos multifuncionais com recursos semelhantes a um computador conectado à Internet, o usuário pode estar conectado permanentemente interagindo com mídias sociais, pesquisas na Internet, assistindo a vídeos e eventos ao vivo, jogos, entre outras infinitas possibilidades.

Segundo os resultados da pesquisa, todas estas atividades são sedentárias. "Antes que você perceba que caiu neste buraco negro, vai se ver sentado em um banco do parque, jogando em seu telefone, ou respondendo e-mails", disse um dos integrantes da equipe de pesquisadores, Jacob Barkley, da Kent State University, em Ohio (EUA).

O estudo também mostrou que o dispositivo está influenciando seus usuários até durante o sono, criando um novo conceito de "sleep text" (escrever dormindo). "Nosso estudo mostrou que muitos usuários enviam mensagens durante o sono que nem se lembram ao acordar," afirma Barkley

Apesar do estudo ter avaliado o uso dos equipamentos entre universitários, com média de 20 anos, os pesquisadores afirmam que o hábito está atingindo muito alunos do ensino fundamental. "Isso provavelmente está afetando a atividade física em crianças mais jovens, durante um importante período de desenvolvimento."

"Acreditamos que estas novidades vão causar uma mudança tão significativa na vida das pessoas quanto a revolução industrial", disse Nancy Copperman, diretora de iniciativas de saúde pública do Sistema de Saúde de North Shore-LIJ, em Great Neck (NY). "O uso destes equipamentos pode chegar a ponto de tornar sem sentido o hábito de parar para se alimentar. Se você estiver usando o seu smartphone durante a maior parte do seu tempo acordado, vai acabar se alimentando durante o uso do dispositivo."

O estudo
Para o estudo, os pesquisadores entrevistaram mais de 300 estudantes universitários sobre o uso de celulares, atividades de lazer e atividade física. Em seguida, 49 estudantes usaram um teste de esforço para avaliar as condições cardíacas e pulmonares.

Nesse grupo, aqueles que passaram muito tempo em seus celulares (até 14 horas diárias) estavam menos aptos do que os participantes que utilizavam, média, por 1,5 horas.

Os resultados levaram em conta fatores como sexo, percentual de gordura corporal e "auto eficácia" (a confiança do participante que ele ou ela pode ser ativo em uma variedade de atividades).
 
Fonte isaude.net

Hemorio e Inca concentram forças para abastecer estoques de sangue no Rio

Hemorio e Inca concentram forças para abastecer estoques de sangue no RioProximidade de grandes eventos como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) faz com que as Instituições promovam uma campanha de doação de sangue e plaquetas
 
Até o próximo dia 23 de julho, o Hemorio - órgão da Secretaria Estadual de Saúde - e o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) vão promover uma campanha de doação de sangue e plaquetas. O objetivo é abastecer os estoques dos bancos de sangue das Instituições durante os grandes eventos que vão ocorrer na cidade. Nesta terça (16), a unidade móvel do Hemorio esteve no Tijuca Tênis Clube, coletando sangue dos voluntários. Foi a primeira vez que o Hemorio fez uma ação no tradicional Clube, que fica próximo à Praça Sanes Peña, local que também vai receber os símbolos da JMJ como a Cruz Peregrina e o ícone de N. Senhora.

- Menos de 2% da população doa sangue regularmente. Portanto, esse encontro é uma grande oportunidade para que os jovens também possam doar sangue e tornarem-se doadores habituais, pois sempre há alguém precisando de sangue nos hospitais – explicou a diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo.

O Hemorio funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7 às 18 horas e o Banco de Sangue do INCA, de segunda à sexta das 7h30 às 14h30 e, aos sábados, das 8 às 12 horas.

Campanhas e ações
- No Brasil, menos de 2% da população doa sangue com regularidade. Para que o Hemorio possa atender toda a demanda do estado, seria necessário que entre 3% e 5% dos moradores do RJ adotassem a prática pelo menos três vezes por ano. Por isso, o Hemorio realiza diversas campanhas de doação de sangue para que a população possa participar e contribuir com esse gesto de solidariedade e cidadania. Um mês antes do Carnaval, o Hemorio lança a campanha Vista a fantasia da solidariedade, em parceria com as escolas de samba do Rio de Janeiro, blocos carnavalescos e foliões.

Em março e agosto é a vez da campanha Universitário Sangue Bom, com a série de coletas móveis em diversas universidades distribuídas no Rio de Janeiro. Em maio, as mulheres estão convidadas para a ação Mulher + Solidária, que tem o objetivo de, a cada ano, aumentar a participação do público feminino através da doação de sangue, com diversas atrações especialmente dedicadas a elas. Em novembro, a Semana do Doador agita o Hemorio com uma grande festa para os doadores que mais se destacaram durante o ano.

Quem pode doar sangue?
- Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçú; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

Endereços das Instituições:


HEMORIO
Rua Frei Caneca, nº 8, Centro
Horário de funcionamento: todos os dias de semana, de 7 às 18 horas, inclusive finais de semana e feriados.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA
Praça Cruz Vermelha, 23 - 2º andar - Centro
Telefones: (21) 3207-1580 / 3207-1021 / 3207-1058  
 

Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde começa a operar no RJ

JMJ: Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde começa a operar
Serviço vai funcionar em horários especiais até o final da visita do Papa, monitorando atendimentos nas unidades de saúde
 
Criado para dar respostas rápidas a possíveis ocorrências durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ),o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) começou a operar esta semana. Formado por 30 representantes das secretarias municipais estaduais de Saúde, Corpo de Bombeiros, Ministério da Saúde e da Fiocruz, o grupo tem como base o Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro, na Praça Onze; e está atuando de forma operacional, realizando busca ativa nas unidades de saúde para monitorar aspectos relacionados à identificação de doenças, verificando as notificações, o perfil e o número de atendimentos durante o período da Semana Missionária e da JMJ.

Durante os eventos em Copacabana e Guaratiba, o CIOCS vai funcionar em horários especiais, das 12h às 0h. Já o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) funcionará 24 horas durante todos os dias da Jornada, recebendo amostras biológicas, assim como a Fiocruz.

Se a equipe verificar que uma localidade está recebendo casos de doenças relacionadas à ingestão de água contaminada, por exemplo, o grupo aciona a Vigilância Sanitária Municipal recolher amostras da água, fazer testes e proceder de forma a evitar que outras pessoas bebam aquele produto explica o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O mesmo acontece caso seja verificado um surto. Equipes de Vigilância Epidemiológica vão identificar os casos no local tomando medidas para evitar o contágio. O trabalho será feito pelo Grupo de Ação e Resposta Rápida, integrado por profissionais da Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, que também vai apoiar os municípios em caráter complementar. Caberá a essa equipe, disponível 24 horas, avaliar e adotar as medidas iniciais de controle de surto, de uma epidemia e mesmo de algum desastre ambiental que envolva risco à saúde.

Para ajudar no diagnóstico de doenças inusitadas, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-RJ) fez um levantamento das principais doenças circulantes no Brasil e no mundo e reuniu as informações em duas listas. A primeira reúne as principais doenças presentes nos estados brasileiros e a segunda aponta as doenças mais comuns que circulam no mundo. De acordo com Chieppe, as duas listas foram repassadas à rede de saúde.

O levantamento inclui doenças já erradicadas no Brasil ou com poucos registros nos últimos anos como poliomielite, cólera e sarampo e outras enfermidades ainda sem notificação no país, como chikungunya, por exemplo, transmitida pelo aedes aegypti, comum na Indonésia, Índia, Filipinas, Papua-Nova Guiné, no Gabão e no Iêmen. Outra preocupação é o H7N9, novo vírus da gripe, proveniente dos países da Ásia.

O controle será feito através dos sintomas. Muitas doenças começam com febre e, dependendo da origem do paciente, fazemos o teste específico para alguma doença circulante no local. Esse é o grande desafio: descobrir de onde as pessoas vêm e preparar o serviço de saúde para estar alerta na identificação das enfermidades, alerta Chieppe.
 
Fonte isaude.net

Albert Einstein divulga criação de curso de Medicina a partir de 2015

Fachada do Centro de Educação em Saúde, Abram Szajman. Hospital Albert Einstein também oferece cursos técnicos e faculdade de Enfermagem.
Foto: ASCOM/Hospital Albert Einstein
Hospital Albert Einstein também oferece cursos
 técnicos e faculdade de Enfermagem
O hospital vai disponibilizar 100 vagas para graduação. Outra novidade é o aumento de vagas para residência
 
O Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, divulgou, esta semana, que seu curso de graduação em Medicina começa a funcionar em 2015.
 
O novo curso vai se beneficiar de toda estrutura do hospital, disponibilizando 100 vagas.
 
Outra novidade é a ampliação das vagas para residência das atuais 70 para 100, a partir de 2014.
 
A instituição oferece, ainda, cursos de pós-graduação, especialização, cursos técnicos, e faculdade de Enfermagem.
 
Fonte isaude.net

Humor: Erro médico

Prefeitura de Guarabira (PB)

A Prefeitura de Guarabira (PB) abriu concurso para 727 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. São 297 vagas imediatas e 430 para formação de cadastro de reserva. Os salários vão de R$ 678 a R$ 1.950.

No site da Universidade Estadual da Paraíba, é possível ver o edital (acesse o edital).
Os postos de nível fundamental são para auxiliar de limpeza urbana, auxiliar de serviços diversos, coveiro, mecânico e merendeiro.

As vagas de nível médio são para agente administrativo, agente de trânsito, auxiliar de consultório dentário, educador social, intérprete de braille, intérprete de libras, motorista categoria D, operador de máquinas agrícolas - tratorista, professor de nível médio (36), técnico de enfermagem, técnico em agropecuária, técnico em contabilidade, técnico em informática - manutenção e instalação, técnico em laboratório - análise clínica e técnico em prótese dentária.

Os cargos de nível superior são para assistente social, assistente social escolar, auditor fiscal de tributos municipais, cirurgião-dentista bucomaxilofacial, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico alergologista, médico angiologista, médico cardiologista, médico cirgurgião-geral, médico endocrinologista, médico ginecologista, médico neurologista, médico otorrinolaringologista, médico pediatra, médico pneumologista, médico PSF, médico psiquiatra, médico reumatologista, médico urologista, nutricionista, odontólogo endodontista, odontólogo - pacientes especiais, odontólogo pediatra, odontólogo periodontista, odontólogo protesista, odontólogo PSF, pedagogo, professor nas disciplinas de artes, ciências, educação física, geografia, história, inglês, matemática, música e português, psicólogo, psicólogo escolar, psicopedagogo e terapeuta ocupacional.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 15 de julho a 9 de agosto pelo site
http://comvest.uepb.edu.br. A taxa é de R$ 40 para nível fundamental, R$ 60 para nível médio e R$ 80 para nível superior.

 A prova objetiva será aplicada no dia 29 de setembro. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de professor de nível médio, professor nas disciplinas de artes, ciências, educação física, geografia, história, inglês, matemática, música e português, e prova prática para os cargos de operador em máquinas agrícolas e operador de máquinas agrícolas – tratorista.

A validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Presidente Bernardes (MG)

A Prefeitura de Presidente Bernardes (MG) divulgou edital de concurso público para 91 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 678 a R$ 2.695.

Os cargos de nível superior são para enfermeiro, médico, farmacêutica, bioquímico, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, serviço social, pedagogo e professor.

As vagas de nível médio/técnico são para assistente administrativo e técnico enfermagem.

Os postos de nível fundamental são para gari, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços públicos, oficial de serviços públicos, condutor veículo, condutor de máquinas, auxiliar administrativo e auxiliar de enfermagem.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 15 de julho a 15 de agosto pelo site www.legitimusassessoria.com.br. Os salários variam de R$ 33,90 a R$ 134,75.

Os candidatos também podem se inscrever na sede da prefeitura, localizada na Rua São José, 21, de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h.

A prova objetiva será aplicada no dia 1º de setembro. Ainda haverá prova prática para condutores de veículos e de máquinas.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Flórida Paulista (SP) prorroga inscrições

A Prefeitura de Flórida Paulista, no estado de São Paulo, através da empresa JS Concursos, publicou os editais N°s 01 e 03/2013 de concurso público e processo seletivo respectivamente, destinados ao provimento de vagas para cadastro de reserva nos cargos de nível superior. Os salários podem chegar até R$ 2.314,99 por carga horária de 20 a 30 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Médico - Clínico Geral, Médico Cardiologista, Médico Gastroenterologista, Médico Ortopedista, Assistente Social e Professor PEB II - Ensino Fundamental - Arte (para atuar na educação infantil e ensino fundamental).

As inscrições prorrogadas, estarão abertas e deverão ser efetuadas pela internet no período de 18 a 22 de julho de 2013, em qualquer horário, no site www.jsconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 50,00.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 04 de agosto de 2013 (domingo) às 9:00 horas, na EMEF - Prof. Octaviano José Correia nº 205, centro na cidade de Flórida Paulista - SP.

A Prefeitura Municipal de Florida Paulista, publicará no jornal "Folha Regional" da cidade de Flórida Paulista, e nos sites (www.jsconcursos.com.br e www.floridapaulista.sp.gov.br), lista de classificação final por cargo, bem como afixará a listagem no local de costume.

O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Já o processo seletivo terá validade de 01 ano, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Praia Grande - SP

A Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, no estado de São Paulo, lançou os editais 02 e 03/2013 de concurso público, destinados à contratação de 188 profissionais em todos os níveis de escolaridade, além da formação de cadastro reserva. De acordo com os editais, a remuneração para os cargos pode chegar a R$ 8.897,43.
 
Cargos
Edital 02/2013 – Agente de Combate às Endemias, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Borracheiro, Coveiro, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico (várias especialidades), Motorista, Pedreiro, Psicólogo, Recepcionista, Servente, Técnico de Enfermagem, Terapeuta Ocupacional, Topógrafo e Trabalhador.
 
Edital 03/2013 – Atendente de Educação, Inspetor de Alunos e Técnico Pedagógico Desportivo.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão recebidas no período de 22 de julho a 08 de agosto de 2013, via internet, pelo site www.ibamsp-concursos.org.br, ou no posto de atendimento do IBAM, que será instalado no Paço Municipal, situado à Av. Presidente Kennedy, nº 9.000, andar térreo - Bairro Vila Mirim, Praia Grande, entre os dias 06 e 09 de agosto de 2013. A taxa varia de R$ 39 a R$ 78.
 
O certame constará de prova escrita objetiva, para todos os cargos, prova de títulos, apenas para os candidatos ao cargo de Técnico Pedagógico Desportivo, e prova prática, somente para Motorista.
 
Segundo os editais, as provas poderão ocorrer no dia 1º e/ou 08 de setembro de 2013. A data, os locais e horários serão divulgados em edital de convocação no dia 24 de agosto de 2013.
 
O prazo de validade do concurso público será de 01 ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Coronel Martins (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Coronel Martins, no estado de Santa Catarina, divulgou aviso público nº. 003/2013 para admissão de servidor em caráter temporário, pelo período aproximado de 05 meses ou até a homologação de concurso público. O certame visa preencher 01 vaga para Agente de Combate às Endemias, com salário de até R$ 732,04 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2013, das 08h00m às 11:45m e das 13h00m às 17h00m, junto ao setor de Recursos Humanos na Prefeitura Municipal de Coronel Martins, situado à Rua Porto Alegre nº47 Centro.
 
No ato da inscrição deverá ser entregue a seguinte documentação:
  • Cópia dos documentos de identificação pessoal (CPF, RG e Quitação Eleitoral);
  • Cópia dos diplomas de escolaridade;
  • Certificado Militar;
  • Carteira de Motorista categoria A B;
  • Documentos comprobatórios dos seguintes critérios de avaliação: tempo de serviço profissional e participação em cursos na área de atuação;
Prova
A seleção constará da avaliação do tempo de atuação na área profissional e o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 29 de julho de 2013.

O aviso encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 18 de julho de 2013, pág. 194.

Prefeitura de São Sebastião do Paraíso - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, no estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo nº. 08/2013, de Ingresso para provimento, em caráter temporário, do cargo público de Farmacêutico do NASF, Nutricionista do NASF e Técnico de Enfermagem, para atuarem no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e nas Unidades de Saúde da Família.

Há 04 oportunidades para cargos de níveis técnico e superior, com salários de até R$ 1.832,59 por carga horária de 40 horas semanais. O certame será realizado pela Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso - MG e sua Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social.

As inscrições ficarão abertas até o dia 02 de agosto de 2013, no horário das 8:00 (oito) horas às 15:00 (quinze) horas, exceto sábados, domingos e feriados, na Coordenação da Atenção Básica no Anexo I, situado a Praça dos Imigrantes, 20, bairro Lagoinha, São Sebastião do Paraíso/MG.

O processo seletivo constará de prova escrita objetiva e de títulos. A realização da Prova Escrita Objetiva está prevista para o dia 11 de agosto de 2013, às 9:00 horas, em local a ser definido.

A convocação para a Prova Escrita Objetiva será afixada no quadro de avisos da Coordenação Unidades de Saúde da Família, e divulgada no site www.ssparaiso.mg.gov.br, a partir do dia 07 de agosto de 2013.

O prazo de validade do processo seletivo é de 01 ano, contado a partir da data de homologação do resultado final, após a realização de todas as fases de seleção, podendo ser prorrogável por igual período, a critério da administração.

Concurso Prefeitura de Goiabeira - MG

A Prefeitura de Goiabeira, no estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público nº 01/2013, destinado ao provimento de 78 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos que variam de R$ 678,00 a R$ 1.567,00 em carga horária de 40 e 44h semanais.

O concurso será organizado pela empresa Exame Auditores & Consultores Ltda. Ficam assegurados 5% das vagas oferecidas para cada cargo às Pessoas com Deficiência - PcD2.

Cargos
As vagas são para os cargos de agente de vigilância epidemiológica, ajudante de obras e serviços, ajudante de operador de eta/ete – saae, auxiliar administrativo, auxiliar administrativo – saae, auxiliar de secretaria – creche, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços gerais – creche, auxiliar de serviços gerais – saae, coveiro, fiscal leiturista – saae, gari, inspetor de alunos – creche, motorista CNH "D", operador de eta – saae, operador de ete – saae, operador de máquinas pesadas, professor pré – escolar, secretário escolar – creche, vigia e zelador.

Inscrições
As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br, no período de 30 de setembro a 30 de outubro de 2013. As taxas variam de R$ 42,00 a R$ 97,00 de acordo com o cargo escolhido.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento Presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Goiabeira, situada à Rua Pinheiro, nº 44, Centro, CEP 35248-000, Goiabeira/MG, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 7h às 12h e 13h30 às 16h, telefone (33) 3262-1113.

Provas
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha está prevista para ser realizada no dia 1º de dezembro de 2013. A Prova Prática, somente para os cargos de Motorista CNH D e Operador de Máquinas Pesadas, está prevista para ser realizada também no dia 1º de dezembro de 2013.
 
A relação de candidatos inscritos, o(s) local(is) de realização das provas e confirmação de data e horários, serão divulgados até 14h do dia 25 de novembro de 2013.  A divulgação do gabarito provisório da prova objetiva de múltipla escolha será na data prevista de 03 de dezembro de 2013.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal de Goiabeira.

Prefeitura de Primavera de Rondônia - RO promove processo seletivo

A Prefeitura de Primavera de Rondônia, no Estado de Rondônia, está com processo seletivo aberto, norteado pelo edital n° 003/2013. O certame disponibiliza 04 vagas para profissionais de nível técnico e superior, com salários de até R$ 9.000,00. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Mediante as considerações expostas, torna imperativo e de extrema necessidade a contratação de 02 (dois) Médicos Clínicos Gerais para o Programa Saúde da Família – PSF, com carga horária de 40 horas semanais, 01(um) Farmacêutico/Bioquímico com carga horária de 40 horas semanais e 01 (um) técnico em laboratório para o atendimento da demanda nas unidades básica de saúde do Município. Os demais classificados ficam no cadastro de reserva, se necessário, poderão ser convocados de acordo com a necessidade.

A inscrição e entrega do currículo devem ser entregue em mãos em envelope que será lacrado após a conferência dos originais, até dia 25 de julho de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde – SEMSAU, na Rua José Rodrigues n°1675, CEP 76.976-000, Primavera de Rondônia – RO.

O resultado da análise dos currículos será publicado no dia 27 de julho de 2013, no átrio da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Marilândia do Sul - PR

A Prefeitura de Marilândia do Sul, no estado do Paraná, por meio da empresa KLC - Consultoria em Gestão Pública, lançou os editais N°s 001 e 002/2013 de concurso público, com a intenção de ocupar 48 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 7.470,74 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente de Saúde, Cirurgião dentista, Médico, Advogado, Agente de Endemias, Assistente Administrativo, Assistente Social, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais I, Auxiliar de Serviços Gerais II, Cirurgião Dentista, Contador, Controlador Interno, Enfermeiro, Enfermeiro Epidemiológico, Enfermeiro plantonista, Farmacêutico, Fonoaudióloga, Mecânico, Médico clínico geral, Médico clínico geral, Médico pediatra, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Professor, Psicóloga, Psicóloga, Técnico de Enfermagem e Técnico em Informática.
 
As inscrições seguem abertas até às 23h59min do dia 1º de agosto de 2013, através do endereço eletrônico (www.klcconcursos.com.br).
 
A realização da prova está prevista para o dia 25 de agosto de 2013, na cidade de Marilândia do Sul – PR, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.
 
O gabarito preliminar da prova escrita objetiva será divulgado no dia 26 de agosto de 2013, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Marilândia do Sul, disponibilizado no site (www.klcconcursos.com.br) e publicado no Órgão de Imprensa Oficial do Município.
 
A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso UNIFAP 2013

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) abriu edital de concurso público nº.13/2013, com a finalidade de preencher 86 vagas no cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior - Classe Auxiliar Nível I. São 38 oportunidades para o Campus Marco Zero, no município de Macapá, 01 no de Santana, 40 para o Campus Binacional, no município de Oiapoque e 07 no de Mazagão.

Os salários serão pagos de acordo com a titulação do profissional, e podem chegar a R$ 8.049,77, com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser realizadas via internet, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, a partir das 09h30min do dia 26 de julho até as 17h30min do dia 15 de agosto de 2013, observando o horário local de Macapá. A taxa é no valor de R$ 150,00.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova escrita, prova didática e prova de títulos, todas eliminatórias e classificatórias. A prova escrita será nos dias 14 e 15 de setembro e a prova didática nos dias 21 e 22 de setembro de 2013.

As provas e demais atos relativos ao concurso serão realizados na Universidade Federal do Amapá, no Campus Marco Zero do Equador, localizado em Macapá – AP, no Bairro Universidade, na Rodovia JK, s/n., Km 02, sempre no horário local de Macapá.

As informações sobre horários e locais de realização das etapas do certame serão divulgadas no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, a partir do dia 03 de setembro de 2013.

O prazo de validade do concurso será de 1 ano, prorrogável por mais 1 (um), contados a partir da publicação da homologação de seu resultado no Diário Oficial da União.

IFMT prorroga inscrições para seleção de Professor

Com objetivo de preencher 14 vagas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) lançou o edital n° 051/2013 para realização de processo seletivo. São oferecidas oportunidades para Professor Substituto e Professor Temporário nas áreas de Letras, Educação Física, Informática, Engenharia Elétrica, Construção Civil, Agrimensura, Dança, Pedagogia e Química.
 
Os contratados irão atuar nos campi de Cáceres, São Vicente, Cuiabá, Campo Novo do Parecis e Pontes e Lacerda e farão jus a remuneração de até R$ 4.649,65. As inscrições foram prorrogadas e serão recebidas até 26 de julho de 2013, exclusivamente pelo site www.ifmt.edu.br.
 
O processo seletivo consistirá de um Exame de Desempenho Didático, cujo sorteio do tema será realizado no dia 29 de julho de 2013, e terá validade de 12 meses, a contar da data da homologação dos resultados.

Concurso DAERP 2013

O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto - DAERP, em São Paulo, publicou edital de concurso público nº. 01/2013. São ofertadas 110 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam entre R$ 1.080,43 e R$ 2.752,68, com jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
À pessoa portadora de necessidades especiais (PNE) é assegurado o direito de se inscrever neste concurso público, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a sua limitação.
 
Cargos
Auxiliar de Laboratório, Borracheiro, Carpinteiro, Eletricista de Alta Tensão/Auto, Encanador de Redes, Mecânico de Manutenção de Bombas/Máquinas Pesadas, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas/Sistema de Água/Sistema de Esgotos, Pedreiro, Pintor, Agente de Administração/Fiscalização, Técnico em Contabilidade/Segurança do Trabalho, Assistente Social, Contador, Engenheiro Ambiental/Civil/Eletricista/Mecânico/Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Procurador Jurídico.
 
Inscrição
As inscrições deverão ser realizadas via internet, no site www.institutoqualicon.org.br, no período das 9h do dia 19 de julho às 21h do dia 15 de agosto de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Prova
A prova objetiva está prevista para ser aplicada nos dias 15 e 22 de setembro de 2013, em locais e horários que serão comunicados oportunamente através de edital de convocação para as provas a ser publicado na Imprensa Oficial do Município, em listas que serão afixadas na sede do DAERP, situada à Rua Amador Bueno, 22, centro, Ribeirão Preto - SP e através dos sites www.institutoqualicon.org.br e www.daerp.ribeiraopreto.sp.gov.br, a partir de 04 de setembro de 2013.
 
O resultado do concurso será publicado na Imprensa Oficial do Município, afixado na sede do DAERP, divulgado na internet nos endereços eletrônicos www.institutoqualicon.org.br e www.daerp.pmrp.com.br.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério do DAERP, ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Tenente Ananias - RN

A Prefeitura de Tenente Ananias, no estado do Rio Grande do Norte, através da empresa CONPASS, publicou edital de concurso público N° 001/2013, destinado ao preenchimento de 97 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 1.200,00 por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
Ficam reservados 5% (cinco por cento) do total das vagas de cada cargo para candidatos portadores de deficiência.

As vagas são para os cargos de Assistente Social, Nutricionista, Bibliotecário, Educador Físico, Professor de Letras, Professor de Matemática, Professor de Ciências, Professor de Geografia, Professor de Educação Física, Professor Pedagogo, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Monitor de Creche, Auxiliar de Secretaria, Digitador, Guarda Municipal e Auxiliar de Serviços Gerais - ASG.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, de forma on-line, através do site www.conpass.com.br, no período de 29 de julho a 29 de agosto de 2013.

A Prefeitura Municipal de Tenente Ananias disponibilizará um Posto de Atendimento no Prédio da Secretaria Municipal de Educação, sito a Rua José Moreira do Nascimento, s/n, Centro – Tenente Ananias/RN, no horário das 08:00 às 11:00 hs e das 13:00 às 17:00 hs. O candidato que optar em realizar sua inscrição no Posto de Atendimento, deverá adquirir o manual do candidato ao custo de R$ 6,00.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 65,00 para os cargos dos Gupo I e Grupo II; de R$ 50,00 para os cargos do Grupo III; de R$ 40,00 para os cargos dos Grupo IV e Grupo V; e de R$ 30,00 para os cargos do Grupo VI.

As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 06 de outubro de 2013, em horário a ser definido, para todos os cargos, em local divulgado pela Comissão Geral do Concurso através do Cartão de Inscrição de cada candidato e de Edital publicado nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de Tenente Ananias e no site: www.conpass.com.br.
 
As informações referentes ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala), código e nome do cargo para o qual deseja concorrer à vaga, estarão disponíveis à partir de 23 de setembro de 2013, no Quadro de Avisos da Prefeitura, sendo ainda divulgado, no site www.conpass.com.br.

Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura, e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia 07 de outubro de 2013.

O concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Ferreira Gomes - AP

A Prefeitura de Ferreira Gomes, no estado do Amapá, torna público a aditivação e a retificação nº 02/2013 ao Edital nº 001/2013 do concurso público, que visa o provimento de 304 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimento básico de até R$ 1.965,02, por jornada de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
Motorista Rodoviário, Motorista Marítimo, Merendeira, Servente, Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Agente de Fiscalização Ambiental, Agente de Licenciamento Ambiental, Fiscal de Tributos, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Contabilidade, Técnico em Agropecuária, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Assistente Social, Psicólogo, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Professor, Auxiliar de Disciplina, entre outros cargos detalhados no edital, disponível na íntegra no site www.intelectus-ap.com.br.

Inscrição
A inscrição será recebida no período de 28 de junho a 06 de setembro de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Ferreira Gomes, Av. Hildemar Maia, 281/ com Princesa Isabel. (Ação Social) ou em Macapá na sede da INTELECTUS - Av. Ernestino Borges, 591- Altos – Centro ou por meio do site www.intelectus-ap.com.br e, ainda, nos postos avançados definidos pela Intelectus. A taxa varia de R$ 45 a R$ 65, de acordo com o cargo escolhido.

Seleção e Validade
O concurso constará apenas de prova objetiva, que será aplicada provavelmente nos dias 21 e 22 de setembro de 2013. Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados em até 03 dias de transcorridas as provas e afixados nos principais logradouros do município (Escolas, Câmara municipal e Prefeitura) e no site da Intelectus.

O prazo de validade do concurso público esgotar-se-á em dois anos, a contar da data de publicação do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério administração municipal.

Concurso SUDENE 2013: Edital e Inscrição

A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, autarquia especial, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, abriu o concurso público regido pelo edital nº. 01/2013, a ser executado sob a responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV). Está previsto o provimento de 71 vagas, sendo 67 para cargos de superior e 04 para cargos de nível médio ou curso ténico equivalente. O salário proposto varia de R$ 2.570,02 a R$ 5.081,18, a depender do cargo.
 
Cargos
Nível Superior - Analista Técnico Administrativo (das áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Jurídicas, Comunicação Social, Controle Interno, Recursos Humanos e Sociologia), Arquiteto, Contador, Economista, Engenheiro (áreas Ambiental, Civil, da Computação, de Minas, de Pesca, de Produção, Elétrica, Mecânica e Química) Engenheiro Agrônomo, Estatístico, Geógrafo, Geólogo e Químico.

Nível Médio - Agente Administrativo.
 
Inscrição
De acordo com retificação divulgada no Diário Oficial da União (em 18 de julho de 2013, seção 3), as inscrições começaram no dia 24 de julho de 2013, devendo o interessado acessar o endereço eletrônico da FGV (www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/sudene), a partir das 14h00min. O prazo final de inscrição é o dia 12 de agosto de 2013 e a taxa de participação será de R$ 72 para o cargo de nível médio/técnico e R$ 82 para os cargos de nível superior.
 
A insenção somente poderá ser solicitada no período entre 14h00min do dia 24 de julho de 2013 e 23h59min do dia 27 de julho de 2013, por meio de inscrição no mesmo site informado, devendo o candidato, obrigatoriamente, indicar o seu Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico, bem como declarar-se membro de família de baixa renda.

O resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção de taxa de inscrição será divulgado no dia 31 de julho de 2013, no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/sudene.
 
Provas e gabarito
A Prova Objetiva será realizada na cidade de Recife-PE, provavelmente no dia 15 de setembro de 2013, no turno vespertino, segundo o horário da cidade de Recife. A Prova Discursiva de conhecimento específico será aplicada para os cargos de nível superior na mesma data da Prova Objetiva, lembrando que locais, horários e demais informações de todas as fases serão confirmados antecipadamente pela organizadora.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Administração da SUDENE.
 
O Edital completo e demais atualizações podem ser acessados pelo site da organizadora.

Concurso Prefeitura de Tamboril do Piauí - PI

A Prefeitura de Tamboril do Piauí, localizada no estado do Piauí, lançou o edital Nº 01/2013 de concurso público com o objetivo de preencher 11 vagas em cargos de níveis médio e superior, além de formar cadastro reserva. O concurso oferece oportunidades para Professor, Assistente Social, Odontólogo, Fisioterapeuta, Psicólogo, Agente Epidemiológico e Digitador. A remuneração para os cargos pode chegar a R$ 3 mil.
 
As inscrições serão realizadas no período de 22 de julho a 2 de agosto de 2013, no endereço eletrônico www.consep-pi.com.br. A taxa varia de R$ 50 a R$ 70.
 
De acordo com o edital, o concurso será de prova objetiva e prova de títulos.  A prova objetiva está prevista para ser realizada dia 1º de setembro de 2013, a partir das 9h, na cidade de Tamboril do Piauí. Os respectivos locais das provas estarão disponibilizados a partir do dia 26 de agosto de 2013, no site da organizadora do certame.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser renovado por igual período, mediante ato do Poder Executivo.