Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de julho de 2013

Exames: Broncoscopia

O que é
Exame endoscópico das vias respiratórias que permite a visualização e a manipulação da cavidade nasal, da faringe, da laringe, das cordas vocais, da traqueia e da árvore brônquica (os dois canais que bifurcam da traqueia e se ramificam nos pulmões).
 
Para que serve
A broncoscopia serve para visualizar, remover ou colher material (células, amostras de tecido) dos brônquios. A principal utilidade deste exame é o diagnóstico de doenças infecciosas (principalmente tuberculose e doenças causadas por fungos) e neoplásicas (tumorais).
 
Como é feito
O exame é feito com sedação e, dependendo do caso, com anestesia geral. O médico pode introduzir o aparelho pelas fossas nasais (buracos do nariz), pela boca ou por ambos. Um anestésico local é aplicado ao nariz e à boca, antes da passagem do aparelho. À medida que o broncoscópio é avançado nas vias aéreas, anestésico é aplicado para evitar a tosse.
 
Preparo
Alguns medicamentos podem ser dados antes do exame para secar as secreções da boca e das vias aéreas. É necessário jejum de oito horas e avaliação clínica antes do exame.
 
Valores de referência
O resultado é fornecido sob a forma de laudo, emitido pelo médico que realizou o exame e posteriormente complementado pelos resultados dos materiais colhidos durante o procedimento.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário