Neste quarta-feira (17), foi assinado um documento para fortalecer a cooperação nos níveis de graduação e pós-graduação
Um "memorando de entendimento" assinado, nesta quarta-feira (17), por representantes dos Ministérios da Saúde brasileiro e argentino, em Buenos Aires, tem como objetivo "fortalecer a cooperação entre os dois países na formação de médicos, nos níveis de graduação e pós-graduação."
No documento, Brasil e Argentina se comprometem a atuar de maneira integrada para a inclusão social da população no acesso à saúde. A ideia é estimular a troca de experiências entre os dois países na gestão de seus sistemas de saúde.
" A intenção deste memorando é estimular o intercambio entre profissionais brasileiros e argentinos. É preciso que a gente tenha uma cooperação maior. Nesse primeiro momento, temos a possibilidade de contar com a participação de médicos argentinos na atenção básica brasileira pelo programa Mais Médicos" , afirma o secretário de Gestão de Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Mozart Sales.
Entre as ações que podem ser desenvolvidas entre os dois países estão projetos que promovam o intercâmbio de estudantes e profissionais da saúde nos campos científico, além de estabelecer cooperação técnica nos processos de implementação de programas na formação de médicos, com especial interesse no treinamento em serviço. Brasil e Argentina pretendem também firmar mecanismos de reconhecimento mútuo de diplomas de profissionais da saúde e de autorização para o exercício profissional de médicos em ambos os países.
Durante a reunião, a equipe do Ministério da Saúde também apresentou o Programa Mais Médicos para representantes de faculdades de Medicina argentinas.
Com informações do Ministério da Saúde
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário