Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de julho de 2013

Hospital Bandeirant​es adota Lean Healthcare em Centro Cirúrgico

Além dos quesitos de segurança, qualidade e melhoria contínua que são reconhecidos pelo programa de Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível excelência, o Hospital Bandeirantes, do Grupo Saúde Bandeirantes, trouxe também a metodologia Lean Healthcare – na qual a gestão é focada na redução de excessos e desperdícios - como aliado à eficiência de seus processos.
 
Dividido em 12 tópicos, os projetos visam otimização, agilidade e resolutividade nos principais fluxos do hospital: Agendamento Cirúrgico, Recepção e Gerenciamento de Leitos, Admissão e Assistência ao Paciente na Unidade de Internação, Centro Cirúrgico e Recuperação Pós-Anestésica (RPA), Alta Hospitalar, Transporte de Pacientes, Suprimentos, Materiais Especiais (OPME), Informação de Prontuário, Gestão Visual, Manutenção Produtiva Total e Farmácia. No último dia 26, o hospital realizou a primeira cirurgia no modelo Lean “Centro Cirúrgico”. Seguindo a metodologia, duas ações foram implantadas: a disposição de um armário de medicamentos e materiais na própria sala cirúrgica e a demarcação dos equipamentos no sítio cirúrgico.
 
A eficiência do armário como “gôndola de supermercado” e a disposição da sala foram avaliados durante uma colecistectomia videolaparoscópica (retirada da vesícula) realizada pela equipe do Dr. Dário José Del Carlo Romani. “Foi importante fazer parte deste projeto e perceber como a rotina cirúrgica ficou mais dinâmica. O armário contribuiu para a rotina da circulante de sala, que não precisa sair durante o procedimento para retirar os itens na farmácia”, destaca o cirurgião geral.
 
Para a enfermeira Renata Ariano, Coordenadora do projeto no Centro Cirúrgico, os resultados foram muito positivos. “Com a nova metodologia, o tempo cirúrgico, a limpeza e o preparo da sala se tornaram mais eficientes.
 
O armário possibilita que os itens fiquem à disposição e quando escolhidos, são computados antes de sua utilização, por meio da leitura do código de barras e, automaticamente, lançados na conta do paciente”, explica.
 
A Consultora de Projetos do Grupo Saúde Bandeirantes, que está implementando a metodologia Lean no hospital, Eliana Oliveira, completa dizendo que a busca pela excelência é contínua e que este é apenas o começo da transformação do Hospital Bandeirantes em uma organização de referência em Lean. “Nosso compromisso é oferecer estrutura diferenciada aos nossos médicos. A otimização do mapa cirúrgico é fundamental neste processo”, reforça.
 
Divulgação: Rojas Comunicação
(11) 3675-4940 / 3873-6261

Nenhum comentário:

Postar um comentário