Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de março de 2015

Processos por erro médico crescem 140% no STJ

São casos já julgados nos tribunais estaduais que passam para a esfera superior por recurso
 
Em quatro anos, o número de processos movidos por erro médico que chegaram ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) cresceu 140%. Dados obtidos com exclusividade pelo Estadão mostram que, em 2010, foram 260 ações encaminhadas à corte sobre o tema. No ano passado, foram 626 processos.
 
São casos já julgados nos tribunais estaduais que passam para a esfera superior quando uma das partes entra com recurso.
 
No mesmo período, 18 médicos tiveram seus registros cassados e outros 625 receberam outros tipos de punições do CFM (Conselho Federal de Medicina) por agir com imprudência, imperícia ou negligência, práticas que caracterizam o erro médico.
 
Para especialistas em direito à saúde, o aumento de casos de erros médicos reportados à Justiça está relacionado com a baixa preocupação de alguns profissionais e unidades de saúde com a qualidade do serviço prestado.
 
A advogada Renata Vilhena, disse que "o número de clientes de planos de saúde vem aumentando, mas a qualidade, não.
 
— Há médicos que têm de atender com cronômetro, fazer várias cirurgias no mesmo dia. É óbvio que, dessa forma, os erros começam a se tornar mais frequentes.
 
Problemas estruturais dos hospitais, falta de mão de obra, baixa remuneração e longas jornadas de trabalho são apontados pelo advogado Julius Conforti também como causas de falhas no atendimento médico.
 
— Outro fator importante que explica esse aumento do número de ações judiciais é a quantidade alucinante de cirurgias plásticas realizadas no Brasil.
 
Corregedor do CFM, José Fernando Vinagre admite que há problemas na qualidade do serviço prestado e nas condições de trabalho oferecidas aos médicos, mas destaca também o peso da má formação nos casos de erro.
 
— As faculdades têm sido abertas sem critérios técnicos, sem a certeza de que vão oferecer aos alunos um ensino adequado.
 
Estadão Conteúdo

Governo federal quer regular preços de serviços hospitalares e laboratoriais

Governo pede a regulação de laboratórios e clínicas de exames
Essa será mais uma tentativa de evitar os altos reajustes dos planos de saúde
 
O governo federal pretende regular serviços hospitalares e laboratoriais como tentativa de evitar os altos reajustes dos planos de saúde. Um grupo de trabalho, que reuniu representantes do governo, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e de Procons, entregará um diagnóstico ao Ministério da Saúde e à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) sobre o tema.
 
O relatório pede a regulação de hospitais, laboratórios e clínicas de exames como forma de colocar um teto no preço dos planos de saúde.
 
Para Juliana Pereira, titular da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, "não há fiscalização sobre o cumprimento desses serviços, eles cobram o que querem sem nenhum controle e quem paga a conta é o consumidor dos planos de saúde".
 
Em 2014, os Procons do País fizeram 25.255 atendimentos relacionados aos planos de saúde, sendo a maioria reclamações.
 
Os estudos feitos pela Senacon atendem em parte as queixas feitas pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), entidade que reúne as 17 maiores empresas de planos do País. A federação afirma haver falhas regulatórias que acabam dando espaço para o que eles definem como uma "espiral inflacionária" de serviços médicos e hospitalares.
 
A FenaSaúde afirma que custos das empresas com assistência de seus usuários, como gastos com internações, exames médicos e terapias, estariam aumentando de forma expressiva, acima da inflação e abaixo dos reajustes das mensalidades.
 
Para a entidade, a pressão seria provocada pela incorporação de novas tecnologias na área médica, que chegariam ao mercado sem avaliação de seu custo e sua efetividade, o aumento da frequência de uso dos recursos de saúde, como exames e consultas, e a ampliação do rol de procedimentos da ANS, uma espécie de cesta básica de serviços que as operadoras são obrigadas a ofertar aos clientes, elevam o preço.
 
Insatisfação
Para a Anab (Associação Nacional das Administradoras de Benefícios), que representa 4,7 milhões de beneficiários, é preciso mudar a questão dos custos assistenciais porque a situação atual não agrada consumidor, operadores e prestadores dos serviços, explica a diretora executiva da Anab, Luciana Silveira.
 
— Todos estão insatisfeitos. É preciso buscar soluções para conter essa escalada de custos. Se o poder público achar que o melhor caminho é uma ampliação do escopo regulatório, terá o nosso apoio.
 
Luciana pondera, porém, que outras medidas alternativas são essenciais para a redução do alto valor de reajuste dos planos: a adoção de programas de prevenção, remuneração das melhores práticas médicas e educação para o consumo consciente. Cerca de 30% dos exames clínicos, afirma, são esquecidos nos laboratórios.
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
R7

Alerta: Lotes da fórmula infantil Amix, da Pronutrition, são interditados após reações alérgicas

A Anvisa determinou a interdição cautelar de lotes 14F0901, 14H13 e 14E1901 da fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância destinado a necessidades dietoterápicas específicas com restrição de lactose à base de aminoácidos da marca Amix, fabricado pela Pronutrition do Brasil Indústria e Comércio de Suplementos Alimentares Ltda.
 
A Agência recebeu denúncias de reações adversas em crianças alérgicas a leite de vaca após o consumo destes lotes. As reclamações foram feitas à Vigilância Sanitária do DF e à Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.
 
A medida está na Resolução nº 887, publicada nesta segunda-feira (23/3) no Diário Oficial da União (DOU).
 
 
ANVISA

Formigamento nas mãos pode ser inofensivo ou indicar doenças

Diabetes e inflamações nos nervos estão entre as causas do sintoma

Por Dr. Andre Felicio Neurologista - CRM 109665/SP

Quem nunca sentiu formigamento nas mãos? Você bate o cotovelo em uma parede e, pronto, percebe um formigamento ou choque na sua mão, normalmente envolvendo o quarto (anular) e quinto dedo (mindinho). Ou após uma longa corrida em um dia de frio a mesma coisa: mãos formigando.
 
Finalmente, você fica com os braços levantados por muito tempo e, novamente, formigam os seus dedos.
 
Existem várias situações que cursam com formigamento nas mãos, a maioria sem um significado clínico. Entretanto, é necessário ficar atento para causas neurológicas de formigamento. Mas, primeiro, como definimos formigamento? Para o neurologista, formigamento é uma "sensação sem estímulo". Como assim? O indivíduo tem uma sensação normalmente desagradável, por exemplo, nas mãos, mas que ocorre na ausência de um estímulo mecânico local, por exemplo, tato. Tecnicamente, formigamento é o que chamamos de "parestesia".
 
Dentre as principais causas neurológicas de "parestesias" nas mãos destacam-se aquelas secundárias ao acometimento dos nervos periféricos, que têm sua origem na medula espinhal, nas raízes nervosas sensitivas e motoras, formam plexos (um grupo de troncos nervosos) e depois terminam nos nervos propriamente ditos, por exemplo, nervo radial, nervo mediano ou nervo ulnar.                            
 
Os nervos são estruturas que carregam informações da periferia para o sistema nervoso central (SNC), mas também conduzem informações do SNC para periferia. Doenças como diabetes, problemas renais, distúrbios da tireoide e deficiências de vitaminas são causas metabólicas conhecidas de formigamento, por acometimento dos nervos periféricos.
 
Doenças inflamatórias como vasculites (inflamação dos vasos) também podem ser causa de formigamento. Traumas locais por qualquer tipo de acidente e, finalmente, infecções também pode provocar parestesias. Sobre infecções dos nervos periféricos, ainda preocupa a hanseníase, provocada por um bacilo da mesma família do bacilo da tuberculose. 
 
Cabe lembrar que formigamento nas mãos pode ser um fenômeno bilateral ou unilateral, simétrico ou assimétrico, agudo ou crônico. Embora existam causas de formigamento que não significam problema algum, uma boa recomendação seria procurar auxílio médico sempre que o sintoma não melhorar sozinho ou não houver justificativa óbvia para sua origem.
 
Minha Vida

Sintomas de gravidez: conheça os principais e saiba por que eles aparecem

É normal sentir mais fome e cólicas, além dos conhecidos enjoos e seios inchados
 
Por Dra. Barbara Murayama - Ginecologista e Obstetra:  CRM 112527/SP
 
Gravidez é algo tão comum que achamos que já conhecemos todos os sintomas de gravidez de cor e salteados, certo? Mas nem sempre isso ocorre. Por isso, separo os principais sintomas e a seguir, e explico como cada um deles afeta a mulher e por que eles ocorrem.                           
 
Fim da menstruação
O endométrio, camada interna do útero se descama quando naquele mês não houve gestação, o que causa a menstruação. Se a mulher engravida, é no endométrio que o embrião irá se implantar e se desenvolver, portanto não ocorre esse sangramento mensal. Portanto, não menstruar é o primeiro e mais clássico sintoma de gravidez.
 
Qualquer sangramento durante a gestação é considerado anormal inicialmente e deverá ser investigado, pois pode ser uma ameaça de aborto nos primeiros meses da gravidez, lesões no colo do útero, descolamento de placenta, entre outros. Em algumas mulheres acontece um pequeno sangramento no momento da implantação do embrião, mas sempre que a mulher tiver qualquer sangramento deverá procurar o médico.                             
 
Enjoos
São esperados no início da gestação e na maioria das vezes, acontecem alguns episódios de vômitos.
 
Os enjoos deixam de ser normais quando a gestante não consegue ao menos se alimentar, o que pode causar desidratação e desnutrição, que claro, prejudicam a gravidez e o bebê. Alguns casos é necessário até a internação da paciente para tratamento.                            
 
O normal é que o sintoma de gravidez dure apenas durante o primeiro trimestre, ou no comecinho ou as 12 primeiras semanas. Se passar desse período, são casos mais graves que chamamos de hiperemese gravídica, que é a condição quando os enjoos e vômitos saem do controle, e que ainda é desconhecida. As teorias relacionam o problema às altas taxas hormonais, fatores psicológicos e atividades do estômago e intestino anormais nessas pacientes, entre outras.                     
 
O tratamento irá depender da gravidade dos sintomas. A prevenção se dá através de um pré-natal com boa orientação sobre uma dieta fracionada, mais seca e pouco condimentada nos primeiros meses. Também é recomendado o uso de medicações para os enjoos e internação com medicações endovenosas em casos extremos, sob orientação médica.                             
 
Dores e aumento nas mamas
No início da gestação começam a acontecer diversas mudanças em nosso organismo com o objetivo de adaptar o bebê que está crescendo em nossa barriga. Essas mudanças são causadas por aumento da taxa de hormônios femininos que desencadeiam uma série de reações em todos os órgãos do corpo. O principal hormônio da gestação é a progesterona, que provoca retenção de líquido e desconforto nas mamas, provocando seu aumento. Normalmente as mamas doendo serão um sintoma de gravidez no inicio e depois no final mais perto do final, pois já pode iniciar a produção de leite.
 
Cólicas
As cólicas podem acontecer em graus variados de acordo com o limiar de dor de cada paciente e podem ser normais, devido ao crescimento do útero. Mas sempre que a mulher sentir cólicas ou dores pélvicas deve avisar seu médico, pois pode ser sinal de infecção de urina, por exemplo, entre outros problemas. Elas podem ocorrer a gravidez toda, mas o terceiro trimestre costuma ser mais intenso.
 
Tonturas e sonolência
Esses sintomas de gravidez podem acontecer devido às mudanças naturais que acontecem em todo o sistema cardiovascular da mulher. Apesar de mais comuns no começo da gestação, tanto a sonolência quanto as tonturas também podem aparecer no terceiro trimestre.
 
As principais alterações no sangue induzidas pela gravidez incluem um aumento no trabalho do coração, retenção de sódio e água (levando a expansão do volume de sangue) e diminuição da pressão arterial sistêmica. Essas mudanças começam no início da gravidez, atingindo o seu auge durante o segundo trimestre, e, em seguida, mantem-se relativamente constantes até o parto. Elas contribuem para o crescimento ideal e desenvolvimento do feto e ajudar a proteger a mãe contra os riscos de parto, tais como hemorragia. Mas podem causar alguns inconvenientes como tontura, mal estar, cansaço, sono, principalmente no primeiro trimestre.   
 
Acho importante que sempre sejam notificadas ao seu obstetra, pois no caso de não melhorarem ou forem intensas, o ideal é fazer uma investigação para detectar outros tipos de problemas mais graves, como labirintite e outros.       
 
Azia e prisão de ventre
O funcionamento do trato gastrointestinal durante a gestação também se modifica para se adaptar ao bebê. Em geral, o transito intestinal ficará mais lento, e pode acontecer azia, sintomas de refluxo e também é comum o intestino preso. Esses sintomas podem incomodar e causar complicações a depender da sua intensidade. Então é sempre importante avisar seu obstetra para orientação quanto a dieta fracionada, variada, rica em fibras e ingestão abundante de líquidos. E se necessário o uso de medicações para alivio dos sintomas. Eles aparecem no começo, mas são maiores no final, quando o sistema digestivo começa a ser comprimido pelo útero.
 
Fome toda hora
Por conta das mudanças no funcionamento do trato gastrointestinal, a gestante não deve ingerir grandes quantidades de comida, até porque, irá se sentir desconfortável se abusar. O ideal é que coma pequenas porções a cada 3 horas pelo menos, pensando sempre na alimentação balanceada e saudável.                        
 
Não há comprovação científica da relação dos desejos alimentares (um dos mais famosos sintomas de gravidez), no entanto, se forem desejos que não prejudiquem a mulher nem o bebê, podem ser atendidos com moderação. O normal é que a mulher comece a sentir mais fome depois que os enjoos passarem.
 
Alimentos ácidos como limão, laranja, abacaxi, aliviam os enjoos, então é comum nessa fase a predileção por esses alimentos.                           
 
Mudança no bico dos seios
A mama como um todo irá ficar mais volumosa ao longo da gestação e o bico crescerá também mais perto do final da gravidez, mas tudo isso faz parte da adaptação e preparo para a amamentação. O importante nesse tópico é saber que independentemente do tipo de bico, inclusive os invertidos, a mulher poderá amamentar normalmente se receber a orientação adequada.                             
 
Inchaço no corpo (edemas)
Um pouco de inchaço é normal e ele vai aumentando progressivamente com o passar da gestação. A circulação do organismo como um todo está mudada e o retorno de sangue das pernas para o coração é dificultado pela compressão feita pelo próprio útero nas principais veias do organismo.            
 
Muitas vezes um inchaço maior e excessivo pode ser sinal de pré-eclâmpsia, por exemplo. Mas isso deve ser averiguado e detectado pelo seu médico, ao fazer a consulta de pré-natal.                             
 
Vontade de fazer xixi
No começo a mulher sentirá que quer urinar um pouco mais que o normal. Com o tempo, o útero irá comprimir a bexiga e a capacidade de armazenamento de urina se torna menor a cada mês. Portanto, a mulher grávida precisará ir ao banheiro mais frequentemente. A progesterona também provoca alterações no funcionamento do trato urinário.                             
 
O aumento da frequência de micções pode ser sinal de infecção de urina também, que é uma das infecções mais frequentes na gestante, então sempre avise seu médico. E fique atenta a outros sintomas como dor para urinar, febre, entre outros.                             
 
Cloasma
Além das mudanças internas no corpo, acontecem mudanças externas também, causadas pelo aumento das taxas hormonais. Entre elas temos algumas mudanças na pele, que podem ser ou o aumento da pigmentação em algumas áreas do corpo, ou o surgimento de manchas nas maçãs do rosto, o chamado cloasma gravídico. Esse último sintoma tende a regredir após a gravidez, mas se for intenso pode deixar manchas. A recomendação é proteção solar intensa. 

 
Minha Vida

Cinco fatos desconhecidos sobre o cigarro

 Foto: Stefan Wermuth / REUTERS
1. Mais de 5,8 trilhões de cigarros foram consumidos em 2014
Apesar matar 6 milhões de pessoas por ano, o consumo do tabaco ainda é crescente, de acordo com a nova edição do Atlas do Tabaco, um relatório da American Cancer Society e da Fundação Mundial do Pulmão. As pessoas fumam cada vez menos nas últimas décadas na Europa e nas Américas, mas a melhoria foi compensada pelo crescimento do consumo na China.
 
2. O tabaco mata pelo menos metade dos seus usuários
O câncer de pulmão mata mais de um milhão de fumantes a cada ano. Mas é apenas uma das muitas doenças relacionadas ao tabaco que podem matar. Derrame, ataque cardíaco, bronquite e enfisema também entram nessa lista. E mesmo se um fumante não tiver uma doença causada pelo tabaco, o tabagismo reduz as chances de sobreviver a outros males.
 
3. Imagem milionária
Nos Estados Unidos, a indústria do tabaco tem mais de 150 lobistas em Washington, a um custo anual de mais de US$ 26 milhões, e as empresas doam milhões para instituições de caridade para melhorar a sua imagem. As marcas americanas também gastam US$ 900 mil dólares por hora em publicidade.
 
4. Explorando novos mercados
Como as pessoas de países desenvolvidos percebem cada vez mais os riscos do tabagismo, a indústria do tabaco tem investido na conquista de públicos em países em desenvolvimento. Diante de regulamentações menos rigorosas, ferramentas de marketing alimentam a percepção de que fumar é um hábito elegante nesses locais.
 
5. Regulamentação e campanhas estão funcionando
Regulamentação e campanhas diminuem o tabagismo. Aumentos de impostos, por exemplo, aumentam as chances de os fumantes abandonarem o hábito. Outros esforços, como proibição do fumo em locais públicos e restrições à publicidade também registram sucesso. Em Nova York, onde foram adotadas essas práticas, a prevalência do tabagismo diminuiu em um terço.

O Globo

'Lei Rouanet' do câncer pode ampliar atendimento oncológico no SUS

Foto: Mário Menezes/Hosp. de Câncer de Barretos/Divulgação
Robô Da Vinci, que faz cirurgias minimamente invasivas,
foi adquirido pelo Hospital de Câncer de Barretos com recursos
 do Pronon
Empresas podem destinar até 1% do imposto devido para câncer. Instituições dizem que empresas ainda não conhecem profundamente a lei
 
Desde 2013, empresas e pessoas físicas podem destinar até 1% do imposto devido a projetos na área de câncer. É como se fosse uma Lei Rouanet da oncologia, que permite 100% de dedução fiscal para o valor doado. O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) já possibilitou, por exemplo, a compra de um robô de última geração para fazer cirurgias minimamente invasivas em pacientes do SUS atendidos pelo Hospital de Câncer de Barretos.
 
Mas algumas instituições ainda têm dificuldade de captar os recursos, principalmente pela falta de conhecimento das empresas sobre o Pronon.
 
“A gente percebe que falta conhecimento. No caso da Lei Rouanet, ela é mais antiga e muito divulgada. As novas leis são recentes e não tiveram uma repercussão que pudesse fazer com que todas as empresas as conhecessem profundamente”, diz Tammy Allersdorfer gerente geral de Desenvolvimento Institucional do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC).
 
Um dos projetos que está captando recursos pelo Pronon atualmente é o do Setor de Oncologia Ocular do Departamento de Oftalmologia do Hospital São Paulo/Unifesp. O objetivo é dobrar o número de atendimentos e diminuir pela metade a espera por tratamento cirúrgico. A unidade é a maior do Brasil especializada em câncer ocular.
 
“No câncer, se o tratamento demora, o prognóstico muda e o paciente pode perder o olho, por exemplo. Hoje, demoram 6 semanas para conseguir a primeira consulta. Queremos que os pacientes sejam vistos em 2 semanas. E o tratamento cirúrgico, que hoje leva 3 meses, queremos que demore no máximo um mês”, diz o oftalmologista Rubens Belfort Neto, chefe do setor.

G1

Governo trava luta contra mal do 'chiclete de Taiwan'

Foto: BBC - Noz de betel ou de areca é usada por um décimo
da população do mundo
Noz de areca, usada tradicionalmente na Ásia por seus efeitos estimulantes, provoca câncer de boca e já matou milhares
 
Ela é usada por quase um décimo da população do mundo. Dá às pessoas um estímulo equivalente a seis xícaras de café e pode ser um símbolo de amor, casamento ou forma de curar indigestão e impotência.
 
Mas também está levando milhares de pessoas à morte prematura.
 
O culpado? A noz de betel, ou noz de areca.
 
Encontrada em toda a Ásia, esta noz vem da palmeira de Areca e é mascada por suas propriedades estimulantes.
 
Seu efeito é tanto que, ao lado de nicotina, do álcool e da cafeína, a noz de betel é tida como uma das substâncias que alteram o comportamento mais populares do mundo.
 
Apesar de ser usado por mulheres e crianças, são especialmente populares entre os homens que trabalham, que mascam a noz para ficarem acordados durante longas horas dirigindo, pescando ou trabalhando em canteiros de obras.
 
Mas os benefícios de curta duração têm um custo terrível.
 
As altas taxas de câncer de boca estão destruindo a vida de muitos que usam noz de areca, muitas vezes décadas após provarem a sustância pela primeira vez.
 
Agora, em Taiwan, onde as nozes são carinhosamente conhecidas como "chiclete de Taiwan", o governo está adotando medidas para conter esse hábito secular e reduzir as milhares de vidas perdidas a cada ano.
 
Combinação perigosa
A noz de betel é uma componente fundamental de muitas culturas asiáticas e pode ser consumida seca, fresca ou em um pacote conhecido como quid.
 
Embora a preparação exata varie entre os países e culturas, o quid é geralmente uma mistura de cal hidratada, uma folha de betel e temperos como cardamomo, canela e tabaco.
 
A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer lista todos esses ingredientes, com exceção de cardamomo e canela, como agentes cancerígenos.
 
A cal hidratada é vista como um problema especial, uma vez que provoca centenas de pequenas escoriações na boca. Acredita-se que isso seja um possível ponto de entrada para muitos dos produtos químicos que causam câncer.
 
"Cerca de metade dos homens aqui ainda não sabemos que as nozes de betel pode causar câncer de boca", diz o professor Hahn Liang-Jiunn, especialista em câncer bucal do Hospital da Universidade Nacional de Taiwan.
 
"[E isso ocorre apesar] de as taxas de incidência e de mortalidade devido ao câncer de boca em Taiwan estarem entre as duas ou três maiores do mundo."
 
Todo mundo usava
Como a maioria das pessoas, Qiu Zhen-huang, de 54 anos, não tinha nenhuma noção dos riscos do chiclete.
 
Ex-empregado de uma empresa de cascalho, ele mascou a noz por dez anos. Vinte anos após parar, desenvolveu a doença.
 
"Eu comecei a mascar noz de betel porque todo mundo no trabalho usava", diz Qiu.
 
"Nós dividíamos com os outros para construir boas relações."
 
Três anos atrás, um pequeno buraco apareceu em sua bochecha esquerda, e em apenas três meses depois o tumor chegou ao tamanho de uma bola de golfe e mudou completamente sua vida.
 
"Tudo o que eu comia vazava. Eu usava uma compressa de gaze sobre o tumor. Doía", diz ele.
"Isso me afetou muito. Eu tinha tanta vergonha que evitava sair de casa."
 
Assim como Qiu, todos os anos 5.400 homens de Taiwan são diagnosticadas com câncer de boca e lesões pré-cancerígenas. Estima-se que 80% a 90% dessas pessoas também masque noz de betel.
 
Entre os primeiros sintomas estão lesões brancas ou vermelhas no interior da boca, mas isso pode progredir rapidamente para tumores grotescos.
 
Ao contrário de outros tipos de câncer, estes são difíceis de esconder, deixando as vítimas arrasadas física e psicologicamente.
 
"É triste para eles", diz o professor Hahn.
 
"Às vezes, mesmo após a cirurgia, eles ainda não pode executar funções básicas, como expressar emoções pelo rosto, porque o maxilar inferior também tem que ser cortado, dependendo da gravidade do câncer."
 
Combater o mal
Felizmente para Qiu Zhen-huang, seu câncer foi tratado e seu rosto reconstruído.
 
Mas o governo de Taiwan está ajudando as pessoas a detectar a doença muito mais cedo, oferecendo em torno de um milhão de exames gratuitos e programas de financiamento para ajudar as pessoas a parar de usar noz de areca para sempre.
 
Em 2013, estas medidas ajudaram a reduzir a taxa de utilização entre os homens quase pela metade.
 
O governo também está tentando reduzir a oferta interna de noz de areca, oferecendo subsídios aos agricultores para reduzir seus pés e cultivar plantas alternativas.
 
Outros países, como Índia e Tailândia, também lançaram campanhas para desencorajar o usa da noz de betel.
 
Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Em uma recente apresentação para crianças do ensino fundamental, a maioria filhos de trabalhadores do setor da pesca, quase todos levantaram as mãos quando perguntados se seus pais ou parentes mascavam noz de betel.
 
E como o câncer pode levar até 20 anos para aparecer, as mudanças em curso virão tarde demais para muitas pessoas.
 
G1

Veja quais são os alimentos obrigatórios na dieta de quem já passou dos 60 anos

Nessa faixa etária é natural a falta de vitamina B no organismo
 
Para ter qualidade de vida é preciso uma boa alimentação diária, aliada à prática de atividades físicas. E esses cuidados devem ser maiores quando o assunto é terceira idade. Nessa etapa da vida, é preciso uma alimentação diferenciada, com a ingestão de nutrientes adequados para evitar doenças específicas da idade.
 
De acordo com a nutricionista clínica Nadja de Souza, da Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos (Asbp), existem alguns alimentos obrigatórios na dieta dos idosos. “É preciso ingerir frutas, verduras, leite e vitaminas, já que, nessa fase, é natural a falta de vitamina B”, explica.

A especialista destaca, ainda, que, com a inclusão de atividades físicas no cotidiano, o resultado será bem melhor. Isso porque, com a chegada da melhor idade, o corpo sofre algumas transformações, como a perda da força muscular, diminuição da flexibilidade, da agilidade e da coordenação motora. Essas alterações fazem parte do processo natural da faixa de idade, mas podem ser amenizadas por meio da prática regular de atividade física.
 
“As atividades mais prazerosas, como caminhada e dança de salão, têm ajudado a diminuir o risco de quedas e fraturas, além de proporcionar a convivência social. O importante é que os exercícios sejam de baixo a moderado impacto”, destaca.

Nadja de Souza deixa aqui algumas dicas para quem deseja ter saúde e bem-estar:
 
- Faça pelo menos três refeições ao longo do dia, como café da manhã, almoço e jantar. Devem ser inclusos pequenos lanches nos intervalos,
 
- Inclua, diariamente, nas refeições alimentos como arroz, pães, batata, inhame, cará, bolacha e biscoito, pois são importantes fontes de energia. O ideal é dar preferência aos alimentos integrais. Deve-se comer arroz com feijão pelo menos uma vez ao dia e, no mínimo, cinco vezes na semana.
 
- Outra indicação é o consumo diário de leites, queijos e iogurtes; evitando os gordurosos. Evite também o consumo da manteiga. Prefira os queijos brancos e o leite desnatado.
 
- Coma diariamente legumes e verduras como parte das refeições e frutas nas sobremesas e lanches. Varie a cor das frutas e legumes ao longo da semana e coma uma hortaliça verde diariamente.
 
- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
 
- É importante evitar refrigerantes e sucos artificiais, biscoitos doces e recheados.
 
- Na escolha das carnes, dê preferência aos peixes, aves sem pele e carnes magras. Evite os alimentos fritos. Prefira preparações assadas, grelhadas e cozidas. Os miúdos e as carnes devem ser consumidos com moderação, pois são ricos em colesterol. O ovo pode substituir as carnes de uma a duas vezes na semana.
 
- Ao usar o óleo, prefira os de soja, milho, girassol e canola. Evite o uso de banha, bacon e manteiga. Use o azeite de oliva para temperar saladas e pratos prontos, sem exagerar na quantidade. Não reutilize o óleo da fritura na alimentação: a fritura faz com que ocorram alterações químicas no óleo, prejudicando a saúde.
 
- Beba pelo menos dois litros de água por dia, em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.
 
- Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
 
Saúde Plena

Hiperacusia e misofonia: baladas, celulares e fones no volume máximo prejudicam audição e desencadeiam doenças

No Brasil, 48 milhões de pessoas são vítimas de zumbidos
 
A sonoridade em salas de cinema e o uso frequente de celulares e fones no volume máximo são algumas das situações cotidianas e atuais que colocam a audição em risco. Nem sempre é possível o som entrar por um ouvido e sair pelo outro, como diz o ditado popular.
 
Os médicos atestam que não adianta fazer ouvido de mercador, pois a exposição sonora excessiva pode trazer problemas graves. Nos consultórios, há um aumento na procura de pessoas que sofrem com hipersensibilidade auditiva e zumbidos. “Como os celulares são equipamentos relativamente recentes, não temos muitas pesquisas científicas que comprovem os malefícios. Mas é certo que as ondas eletromagnéticas influenciam a saúde dos ouvidos. O abuso no uso do celular e do fone expõem as pessoas ao excesso de som. A longo prazo, poderá ocorrer um comprometimento da audição”, afirma a otorrinolaringologista da Rede Mater Dei, Elizabeth Camargo Negri Flores.

Levantamento da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (Apidiz), em parceria com o Instituto Ganz Sanchez, mostra que, no Brasil, há cerca de 48 milhões de pessoas com zumbido no ouvido. O número representa crescimento de 71,4% em relação aos 28 milhões estimados há quase 20 anos. “O aumento do nível de poluição sonora e a demanda reprimida, pois muitas pessoas desconheciam a existência desses transtornos, são as causas do aumento na procura dos consultórios”, diz Elizabeth.
 
Os problemas auditivos podem ser causados por infecções, exposição excessiva ao ruído e também pelo consumo de algumas substâncias, que excitam os neurônios na via auditiva. “O consumo de café, bebidas à base de coca, chocolates e alguns medicamentos deve ser evitado”, alerta a médica. Os zumbidos também podem ser sintoma de alguma doença de base, como diabetes, hipertensão, doenças de tireoide e de colágeno, como as escleroses múltiplas.
 
A hipersensibilidade auditiva se manifesta de diferentes formas – a hiperacusia, misofonia e audiofobia (veja quadro). Intolerância ao volume dos sons, a hiperacusia pode ser confundida com a superaudição.
 
A otorrinolaringologista e presidente da Apidiz , Tanit Ganz Sanchez, explica que, em pessoas com o problema, o incômodo com sons começa bem antes do que ocorreria na maioria das pessoas. Pode aparecer sozinho ou acompanhar o zumbido. “Para se ter uma noção, uma conversa em volume normal alcança de 60 a 70 decibéis. Nos casos mais graves, as pessoas sentem desconforto ao ouvir sons de 40 ou 50 decibéis”, diz. A hipersensibilidade dificulta uma vida familiar, profissional ou social normal.

A misofonia se caracteriza pelo estranhamento a alguns tipos de som, como passar a unha em um quadro negro ou ao latido de um cachorro. Tanit ressalta que a misofonia é mais recente e considerada doença psiquiátrica. “Os portadores reagem com muita raiva a esses sons, podendo chegar a agredir quem os produz”, diz.
 
A especialista afirma que há estudos que buscam entender se há um componente físico relacionado à dificuldade de manter atenção nas tarefas por causa de sons que a maioria consegue ignorar facilmente. O uso de fones pode agravar a situação. “O pior é que muitos portadores usam fone de ouvido com música alta para tentar encobrir esses sons repetitivos que incomodam, mas isso pode gerar dois problemas a médio prazo, como o zumbido e a perda auditiva”, reforça Tanit.

Baladas 
Os zumbidos podem acometer as pessoas em diferentes fases da vida. Trata-se de um som particular, percebido nos ouvidos ou na cabeça, especialmente no silêncio .“Temos pacientes de 5 anos a 100 anos. Qualquer um pode ter esse problema”, diz Tanit.
 
São sons que podem ser comparados com apitos, chiados, cigarras, grilos, panela de pressão e cachoeira. A especialista alerta que o zumbido geralmente reflete alguma perda auditiva, mesmo que leve. Pode comprometer o sono, a concentração na leitura, o equilíbrio emocional e até a vida social e familiar.
 
“O zumbido é bem comum depois da balada. Muita gente acha que é normal, porque pode desaparecer no dia seguinte, mas não é. É, de fato, indicativo que o ouvido não suportou o volume e o tempo daquela balada, mas ainda conseguiu se recuperar”, diz a médica. A persistências das baladas, segundo ela, leva o ouvido ao problema definitivo.

O diagnóstico é feito por meio de exame clínico. O tratamento é feito com o uso de medicamentos e por meio de treinamentos das vias auditivas. Elizabeth Flores alerta que a abordagem do zumbido é mais complexa e multidisciplinar. Dependendo da causa, o tratamento pode levar de seis meses a dois anos e meio. Os especialistas aconselham uma ida ao otorrinolaringologista ao menos uma vez por ano, mesmo quando não se tem nenhuma queixa.

Decibéis
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível máximo de audição tolerável, por no máximo duas horas contínuas, é de 70 decibéis. “A exposição a 100 decibéis é excessiva e pode causar danos, como perda auditiva e zumbido, mesmo com exposições curtas”, diz Elizabeth.
 
Alguns cuidados diários podem ajudar a manter a saúde dos ouvidos, como evitar exposição a ruídos, não usar cotonetes e também evitar substâncias que levam a excitação dos neurônios. “O consumo excessivo de açúcar, maus hábitos alimentares, dificuldade para iniciar o sono podem propiciar o aparecimento de zumbido ou aumentar a percepção desse som”, afirma a médica.
 
Saúde Plena

Concurso Prefeitura de Caparaó - MG

A Prefeitura de Caparaó, no estado de Minas Gerais, publicou o edital de concurso público nº. 01/2015, a ser executado pela Tendência Assessoria e Consultoria Ltda. São ofertadas 71 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 790,00 a R$ 1.976,44 em regime de trabalho de 20 a 44 horas semanais.
 
Cargos: pedreiro, auxiliar de serviços gerais, coveiro, motorista, operador de máquinas, servente de pedreiro, auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, escriturário, fiscal municipal, oficial administrativo, recepcionista/telefonista, secretário escolar, técnico em enfermagem, analista de controle interno, analista de recursos humanos, assistente social, bioquímico/farmacêutico, enfermeiro 20 horas, fisioterapeuta, nutricionista, procurador assistente, professor, professor de educação física, psicólogo, supervisor pedagógico e terapeuta ocupacional.
 
As inscrições ficarão abertas no período de 18 de maio a 18 de junho de 2015, na Câmara Cidadã, situada na rua José Paulo Gerônimo, Nº 15 ou pela internet, através do site www.tendenciaconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 55, 57, 58, 64, 80,00;
Nível médio: R$ 55, 57, 61 e 82;
Nível superior: R$ 77, 93, 112 e 138.
 
O concurso constará de provas objetivas, práticas e de títulos.
 
Os títulos deverão ser apresentados em cópia xerográfica autenticada em Cartório Judicial ou extrajudicial do diploma/certificado, expedido por instituição reconhecida pelo MEC e entregues no período de inscrição. O candidato poderá enviar por meio de SEDEX com aviso de recebimento (AR), para a empresa organizadora, situada na Avenida Amazonas, 115, sala 1301, no Centro de Belo Horizonte, CEP: 30.180-902, ou pessoalmente, na Câmara Cidadã, situada à Rua José Paulo Gerônimo, Nº 15 – Centro – Caparaó/MG, no horário de 13:00 às 17:00 horas, exceto sábados, domingos e feriados.
 
As provas objetivas e práticas serão realizadas na data provável de 19 de julho de 2015, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 15 de julho de 2015, no site www.tendenciaconcursos.com.br.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir das 15 horas do dia 20 de julho de 2015, no site www.tendenciaconcursos.com.br e na sede da Prefeitura de Caparaó.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, por ato do Chefe do executivo, caso haja interesse.

Prefeitura de Caparaó - MG abre vagas para nível superior

Lançado o extrato do edital nº 01/2015 de processo seletivo da Prefeitura de Caparaó, em Minas Gerais, que, sob a organização do Tendência Assessoria e Consultoria Ltda, prevê a contratação de dois profissionais nas  funções de médico e odontólogo. A remuneração pode chegar a R$ 3.541,31
 
As inscrições serão recebidas do dia 18 de maio a 18 de junho de 2015, na Câmara Cidadã, localizada à Rua José Paulo Gerônimo, nº 15 e pelo site www.tendenciaconcursos.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 110,00 (odontólogo) e R$ 150,00 (médico).
 
O processo seletivo constará de provas objetivas e títulos.
 
O candidato poderá enviar por meio de SEDEX com aviso de recebimento (AR), para a empresa organizadora, situada na Avenida Amazonas, 115, sala 1301, no Centro de Belo Horizonte, CEP: 30.180-902, ou pessoalmente, na Câmara Cidadã, situada à Rua José Paulo Gerônimo, Nº 15 – Centro – Caparaó/MG, no horário de 13h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados, no período de inscrição
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 19 de julho de 2015, em local e horário que serão divulgados a partir do dia 15 de julho de 2015, no site www.tendenciaconcursos.com.br.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração municipal.

Prefeitura de São Lourenço - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Lourenço, no estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital de processo seletivo n° 01/2015, com a finalidade de ocupar 19 vagas para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate endemias (nível fundamental) com salário de R$ 1.014,00 em carga horária de 40 horas semanais.

O processo seletivo será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 23 a 27 de março de 2015, na Sede da Secretaria Municipal de São Lourenço, Rua Jaime Sotto Mayor, 221 - Sala da Antiga Farmacinha, das 08h00min as 11h00min e 13h00min as 17h00min. A taxa é de R$ 30,00.

As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no Município de São Lourenço, provavelmente, no dia 11 de abril de 2015. A relação contendo os locais e horários da realização das provas objetivas serão divulgados no dia 30 de março de 2015 no site: www.magnusconcursos.com.br e www.saolourenco.mg.gov.br, no quadro de avisos da Sede da Prefeitura Municipal de São Lourenço e da Secretaria Municipal de Saúde.

O prazo de validade do processo seletivo é de 02 (dois) anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Luzerna - SC anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Luzerna, no estado de Santa Catarina, tornou público o edital de processo seletivo nº 003/2015, para substituição de servidor que pediu demissão na função de técnico em enfermagem. O vencimento é de R$ 1.314,91, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 25 de março de 2015, das 8h às 11h e das 13h30min às 17h, na Prefeitura de Luzerna, na Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, localizada na Av. 16 de fevereiro, 151, centro.
 
A seleção constará de análise curricular, prevista para ser realizada no dia 25 de março de 2015.
 
O resultado final do processo seletivo será homologado pela autoridade competente e publicado no mural público da Prefeitura Municipal, no órgão de publicação oficial do município de Luzerna e no site www.luzerna.sc.gov.br.
 
O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.
 
Edital publicado no Diário Oficial dos Municípios do dia 19 de março de 2015.

CETAS (RO) abre processo seletivo

O Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde – CETAS, no estado de Rondônia, publicou edital n° 003/2015 de processo seletivo. A finalidade é contratar profissionais que atuem no Serviço para Atividade de Instrutoria na realização de cursos, devendo os contratados perceber remuneração de até R$ 55 por hora-aula.

Serão oferecidas 71 vagas, sendo 25 imediatas e 46 para cadastro de reserva, para Tutores e Instrutores (nível superior).

As inscrições serão realizadas até o dia 27 de março de 2015, no (Porto Velho – Sede): Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde – CETAS. Endereço: Rua Rafael Vaz e Silva, n. 3047, Bairro Liberdade, das 08:00 às 16:00 horas (exceto às sextas-feiras: das 08:00 às 13:00 horas).

A análise de currículos e títulos serão realizados nos dias 06 e 07 de abril de 2015.

Após a realização do processo de avaliação, o resultado final será divulgado no dia 09 de abril de 2015 no Diário Oficial nos Sites: www.rondonia.ro.gov.br e www.cetas.ro.gov.br e fixado nas dependências do Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde – CETAS (Sede em Porto Velho) e Municípios.

A homologação do resultado final sairá na data prevista de 15 de abril de 2015.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data da homologação do resultado final, publicada por meio de Edital no Diário Oficial do Estado de Rondônia, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de São Carlos - SC promove processo seletivo

Encerra no dia 12 de abril de 2015, o prazo para inscrição ao processo seletivo da Prefeitura catarinense de São Carlos. O seletivo é realizado pelo Instituto Oeste de Planejamento & Consultoria LTDA (IOPLAN).
 
O edital nº 002/2015 visa formar cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental e médio nas funções de auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, auxiliar administrativo e auxiliar de dentista. Os aprovados receberão salários de até R$ 1.001,86, em cumprimento a jornada semanal de 40 horas.
 
As inscrições são efetuadas no site www.ioplan.com.br, com taxa de R$ 30,00.
 
Será aplicada prova objetiva na data estimada de 25 de abril de 2015, com início as 9h00 e término às 11h30min, na Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), situada à Rua do Comércio nº 300, Centro. Provavelmente o gabarito será publicado no dia seguinte à realização da prova, no site www.ioplan.com.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Saloá - PE

Com 134 vagas a cargos destinados a profissionais de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Saloá, no Pernambuco, fez saber que realizará um grande concurso público, organizado pelo Instituto ADM&TEC, a fim de compor o seu quadro de servidores.
 
As vagas são distribuídas em cargos de operador de máquinas, agente de serviços gerais, agente de limpeza urbana, coveiro, auxiliar de serviços gerais educacional, técnico de enfermagem, atendente de consultório dentário, técnico de laboratório, técnico de farmácia, recepcionista hospitalar, assistente administrativo, professor com magistério, assistente social, veterinário, odontólogo, farmacêutico, médico (pediatra, clinico geral, plantonista e generalista), nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, biomédico/citapatologista, enfermeiro e professor com licenciatura em diversas áreas.
Do total de vagas ofertadas, duas são destinadas à contratação de portadores de necessidades especiais. A proposta salarial varia de R$ 7,84 a hora até R$ 3.000,00 mensal, conforme cargo pleiteado, para uma jornada de trabalho de 40 horas por semana.
 
Tendo em vista retificações que foram feitas no edital, o cronograma sofreu alterações, ficando as inscrições, antes aceitas até o dia 29 de março de 2015, prorrogadas por mais um dia, ou seja, para terminar no dia 30 do mesmo mês, via endereço eletrônico: www.saloa.pe.gov.br ou www.admtec.org.br, mediante taxa de inscrição de R$ 40,00 a R$ 80,00.
 
O concurso será composto por avaliação de títulos e prova objetiva e prática. Os títulos serão recebidos durante o prazo de inscrição. A prova objetiva está agendada para ocorrer no dia 5 de abril de 2015, em local a ser informado brevemente. Quanto à prova prática, estima-se que sua aplicação seja no dia 8 de abril de 2015, a partir das 8h.
 
O gabarito preliminar provavelmente será disponibilizado ainda no dia de realização da prova escrita, já o resultado final, é aguardado para o dia 10 de abril de 2015.

Concurso Prefeitura de Lobato - PR

A Prefeitura de Lobato, no estado do Paraná, lançou edital de concurso público, destinado ao provimento de 10 vagas em funções de todos os níveis de ensino. O certame será organizado pela empresa Exatus PR, e o concurso ainda reserva 5% das vagas para candidatos com necessidades especiais.

Os salários ofertados variam entre R$ 788,00 e R$ 1.306,55, por jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Agente de Vigilância Sanitária, Atendente de Farmácia, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Educador Infantil, Eletricista, Operário Braçal, Pedreiro, Psicólogo/Educação e Técnico em Higiene Dental.

As inscrições serão realizadas de 27 de março a 12 de abril de 2015, através do site www.exatuspr.com.br. O candidato que não tiver acesso à internet poderá realizar a inscrição junto à Prefeitura Municipal de Lobato, das 08hrs as 12hrs e das 14hrs a 17hrs na Agencia do Trabalhador, sito a Rua Joaquim Nabuco, nº 620. Lobato/PR. A taxa de inscrição custa entre R$ 30,00 e R$ 50,00.

O concurso será composto de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada a todos os inscritos, além de prova de títulos para o cargo de Educador Infantil e prova prática para Pedreiro.

A prova objetiva será realizada em dia, local e horário a serem divulgados junto com o edital de homologação das inscrições a ser publicado nas dependências da Prefeitura Municipal de Lobato, no Jornal Diário Oficial dos Municípios do Paraná - AMP (órgão oficial do Município de Lobato) e através do site da Exatus.

A validade do concurso público é de dois anos, após o ato de homologação do resultado final, prorrogável uma única vez, por igual período.

O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Paraná do dia 20 de março, entre as páginas 105 e 114.

Concurso Prefeitura de Capitão - RS

A Prefeitura de Capitão, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Schnorr - Contabilidade, Informática e Assessoria Ltda, lançou extrato do edital de concurso público destinado ao provimento de uma vaga na função de médico - ESF, por salário de R$ 12.720,00 em carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser feitas no período de 23 de março a 05 de abril de 2015, exclusivamente via internet nos sites  www.capitaors.com.br e www.schnorr.com.br. A taxa é de R$ 100,00.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 15 de abril de 2015, com início às 19:00, em local a ser definido e divulgado no Edital de Homologação das inscrições.

Maiores informações poderão ser obtidas junto à Prefeitura Municipal de Capitão ou pelo fone: (051) 3758-1122, no horário de expediente.

Vagas de estágio na Prefeitura de Nova Campina - SP

A Prefeitura de Nova Campina, interior do Estado de São Paulo, através da empresa Dux Concursos, divulgou o edital nº 001/2015 de processo seletivo. O objetivo é a contratação de estagiários, por prazo determinado. A remuneração varia de R$ 394,00 a R$ 788,00, em carga horária de 20 e 30 horas semanais.
 
São oferecidas 53 vagas para estudantes de níveis médio - técnico e superior, nos Departamentos de Cultura, Saúde, Tributos e Fiscalização, Educação, Finanças, Compras, Almoxarifado, Assistência Social, Jurídico, Casa Acolhedora, Informática, Cadastro Imobiliário e Agricultura.
 
As inscrições devem ser feitas através do site www.duxconcursos.com.br, até o dia 15 de abril de 2015. O valor referente a taxa de inscrição será de R$ 35,00.
 
A prova escrita será aplicada na data prevista de 26 de abril de 2015, sendo que o local e horário serão divulgados previamente no site www.duxconcursos.com.br.
 
O gabarito está previsto para ser publicado no dia seguinte ao de aplicação da prova, no site www.duxconcursos.com.br.
 
O Processo Seletivo terá validade de 01 ano, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Paula Cândido - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Paula Cândido, no estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo n° 01/2015, destinado ao provimento de 33 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. Os vencimentos variam de R$ 836,69 a R$ 5.000,00 em carga horária de 40 horas semanais.

O processo seletivo será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados. Os cargos Técnico Enfermagem e Auxiliar de Saúde Bucal terão direito a adicional de insalubridade de 20%.

As ofertas são para os empregos de agente comunitário de saúde, agente combate endemias, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e médico.

As inscrições presenciais serão realizadas na Sede do Município, na Prefeitura Municipal de Paula Cândido, no período de 23 a 27 de março de 2015, das 08:00 as 11:00 e 12:30 as 16:30 horas. As taxas variam de R$ 150,00 para o cargo de médico e R$ 30,00 para os demais cargos.

Será admitida a inscrição via internet, no endereço www.magnusconcursos.com.br, solicitada de 23 de março de 2015 até às 23:59 horas do dia 27 de março de 2015 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até 27 de março de 2015.

As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no Município de Paula Cândido, provavelmente, no dia 12 de abril de 2015. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Paula Cândido e disponível no site: www.magnusconcursos.com.br a partir do dia 07 de abril de 2015 planilhas contendo local e horário de realização das provas.

O prazo de validade do processo seletivo é de 01 (um) ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 01 (um) ano.

Concurso Prefeitura de Jaboticaba - RS

A Prefeitura de Jaboticaba, Estado de Rio Grande do Sul, publicou o edital de concurso público nº 001/2015. O objetivo é selecionar profissionais de ensino fundamental, médio, técnico e superior. A remuneração varia de R$ 788,00 a R$ 7.333,69, em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
São oferecidas nove vagas imediatas, além de cadastro de reserva, nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente Visitador do PIM, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Dentista, Encarregado do Setor de Compras, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal Municipal, Gestor Municipal de Convênios, Médico (PSF), Médico Veterinário, Monitor de Educação Infantil, Operador de Máquinas e Veículos, Operário, Pedreiro, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil, Professor de Língua Portuguesa – Espanhol, Professor de Matemática, Servente, Técnico Agrícola, Tesoureiro, Vigilante e Vigilante Sanitário.
 
Os interessados podem efetuar suas inscrições no período de 23 de março a 22 de abril de 2015, através do endereço eletrônico www.nwclassifica.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de até ensino fundamental é de R$ 60,00, cargos de ensino médio R$ 90,00 e cargos de ensino superior R$ 130,00.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 10 de maio de 2015, na Escola Pedro De Bem Aires, localizado na Rua Antônio Piacentini, s/nº, centro, na cidade de Jaboticaba - RS, iniciando às 9h e terminando às 12h.
 
O gabarito das provas objetivas estará disponível na internet, a partir das 16h30m do dia seguinte ao da aplicação das provas, exclusivamente no portal www.nwclassifica.com.br.
 
O prazo de validade do Concurso Público será de 02 anos, contando da publicação de sua homologação final, podendo ser prorrogado por uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Jaboticaba - RS.

Prefeitura de Novo Airão (AM) publica edital de processo seletivo

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado do Amazonas. A Prefeitura de Novo Airão publicou o edital Nº. 003/2015 de processo seletivo, oferecendo 83 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 12.500,00.
 
Serão reservadas vagas aos candidatos com necessidades especiais, para o cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a sua necessidade, sendo reservado o percentual de 5% das vagas previstas neste certame.
 
Cargos
Odontólogo (a), enfermeiro (a), médico (a), fonoaudiólogo (a), fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista, técnico (a) em enfermagem, técnico (a) em radiologia clínica (mamografia), técnico (a) em radiologia clinica (raio x), microscopista, agente comunitário (a) de saúde, condutor (a) socorrista terrestre e condutor (a) socorrista fluvial.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas na Escola Municipal Violeta Alves de Matos Areosa, localizada na Av. Ademar de Barros, S/N - Centro, em Novo Airão - AM, no período de 1 e 2 de abril de 2015, das 8h às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar o Curriculum Vitae e cópia dos seguintes documentos, com apresentação do documento original no ato da entrega:
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  • Certificado de reservista ou dispensa militar (para candidatos do sexo masculino);
  • Comprovante de residência (água, luz ou telefone) ou, para os candidatos da zona rural, declaração de residência emitida pelo presidente da comunidade em que reside ou pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
  • Comprovante de escolaridade (diploma ou declaração de conclusão e histórico);
  • Declaração de tempo de serviço com experiência de cargo na área de saúde, conforme inscrição efetuada;
  • Declaração de tempo de serviço prestado na esfera municipal, de cargo na área de saúde e, conforme inscrição efetuada;
  • Comprovação dos requisitos básicos para o cargo; Comprovação de títulos se houver.
Prova
O processo seletivo será realizado em duas fases, sendo: exame de comprovação da qualificação e da autenticidade dos documentos apresentados pelo candidato e análise curricular/avaliação de títulos.
 
Validade
O processo seletivo terá validade pelo período de nove meses, a partir da sua homologação, podendo ser prorrogado por mais um ano, para os cargos inseridos em programas federais.
 
Edital publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, do dia 20 de março de 2015. Edição 1314.

SPDM - SP lança processo seletivo

Publicado o edital nº 06/2015 de processo seletivo da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) de São Paulo. São Ofertadas cinco vagas, dentre cadastro de reserva, ao cargo de agente comunitário de saúde, com salário de R$ 1.200,00, mais vale alimentação e vale refeição, por jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas no dia 25 de março de 2015, das 9h00 às 16h00, em Unidade Básica de Saúde (conforme área de abrangência no edital).
 
O seletivo será composto por prova escrita, avaliação de habilidades comportamentais e competências e exame médico. O dia, local e horário serão informados posteriormente.
 
A divulgação do resultado final será feita na Unidade Básica de Saúde, conforme citado acima. A íntegra do edital será publicada no site: www.spdmpais.org.br.
 
O processo seletivo terá validade de até um ano, a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Panamá - GO

Divulgado o edital de concurso público nº 001/2015 da prefeitura de Panamá, no estado de Goiás. O concurso a ser executado pela Fundação de Ensino Superior de Goiatuba (FESG), detina-se ao preenchimento de 248 vagas, sendo 62 imediatas e 186 para cadastro reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de R$ 788,00 a R$ 4.922,13.
 
Cargos
Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Contador, Eletricista, Fiscal em Vigilância Sanitária, Mecânico para veículos leves, Merendeira, Monitor de Creche, Motorista, Porteiro Servente, Procurador do Município, Professor, Psicólogo, Secretário Geral de Unidade Escolar, Técnico (Enfermagem e Radiologia) e Zelador de Cemitério.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas do dia 20 de abril a 15 de maio de 2015, através do site concursos.fesg.org.br. A taxa de inscrição varia de R$ 23,50 a R$ 147,50.
 
Provas
O concurso constará de provas objetivas, práticas e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para 21 de junho de 2015. Os locais e os horários de realização das provas objetivas serão divulgados no site concursos.fesg.org.br.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 22 de junho de 2015, no site concursos.fesg.org.br.
 
As provas práticas serão realizadas provavelmente nos dias 8 e 9 de agosto de 2015.
 
Os títulos deverão ser entregues no dia 28 de agosto de 2015.
 
Validade
A validade deste concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a contar da data de publicação do respectivo ato de homologação.

Prefeitura de Vitória - ES abre vagas para médicos

O Município de Vitória, por intermédio da Secretaria de Administração – SEMAD, lançou edital n° 006/2015 de processo seletivo em caráter urgente, concernente à contratação temporária de profissionais com vistas ao atendimento às necessidades de excepcional interesse público da Prefeitura de Vitória, no estado do Espírito Santo.

Serão distribuídas 28 vagas, mais cadastro de reserva, para médicos em diversas especialidade, por salários de até R$ 8.270,82.

Ficam reservadas 5% do total das vagas disponibilizadas para contratação temporária na função a ser ocupada, por meio do presente Processo Seletivo Simplificado, para os candidatos com deficiência, cujas atribuições da função sejam compatíveis com a deficiência.

A inscrição pela internet estará disponível a partir das 08h do dia 21 de março até às 23h59min do dia 26 de março de 2015, ininterruptamente, 24 horas por dia, considerando o horário oficial de Brasília/DF, no endereço eletrônico www.istemasrh.vitoria.es.gov.br/PssOnline/Consulta/ListaFuncoes.aspx?tipo=PR.
 
O processo seletivo será realizado em Etapa Única – Avaliação de Títulos.

O certame terá validade de 18 meses, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério do Município.

HCFMRP/USP abre seleção para contratação de médicos

Estão abertas as inscrições para concursos que selecionarão três médicos para atuarem no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da Universidade de São Paulo (USP).
 
Uma vaga é para médico neurorradiologista, intervencionista, endovascular e urgência, com inscrições até dia 23 de março de 2015. As outras duas vagas são para médicos oftalmologistas: segmento posterior ocular, com inscrições até dia 26 de março de 2015.
 
 
Todas as vagas são para jornada de 20 horas semanais com vencimentos mensais totais de R$4.325,00. Para as inscrições e mais detalhes, os interessados devem consultar edital completo no site do HCFMRP - http://www.hcrp.fmrp.usp.br/sitehc/RecrutamentoESelecao.aspx

As informações sobre este processo seletivo podem ser obtidas no telefone: (16) 3602-2864 ou site do Hospital.
 
Informações da Agência USP de Notícias

Concurso Prefeitura de Imbé de Minas - MG

Foi divulgado edital n° 01/2015 de concurso público da Prefeitura de Imbé de Minas, no estado de Minas Gerais. O concurso busca preencher 109 vagas, mais cadastro de reserva, em várias funções de níveis fundamental, médio e superior, com reserva de 18 vagas para os candidatos portadores de deficiência.

O concurso será realizado pela empresa Exame Auditores & Consultores Ltda. As remunerações variam de acordo com o cargo e sua jornada de trabalho, entre R$ 788,00 e R$ 7.000,00.

As oportunidades são para os cargos de advogado, assistente social, auxiliar de administração, auxiliar de limpeza pública, auxiliar de saúde bucal, bioquímico, cirurgião dentista, coordenador de vigilância sanitária, coveiro, educador físico, enfermeiro, engenheiro civil, especialista da educação, fiscal de posturas, fiscal sanitário, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, mecânico, médico cardiologista, médico clínico geral, médico ginecologista, médico pediatra, médico psf, médico psiquiatra, médico veterinário, monitor, motorista "B", motorista "C", Motorista "D", nutricionista, operador de máquinas, professor, psicólogo, segurança de patrimônio e eventos, servente de pedreiros, técnico agrícola, técnico de enfermagem, técnico de informática, técnico em saúde dental, telefonista e tratorista.
 
As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 26 de maio e 25 de junho de 2015, via internet, através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br. As taxas variam entre R$ 72,40 e R$ 700,00 de acordo com a função escolhida.
 
Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento Presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Imbé de Minas, com endereço à Praça Santana, nº 18, Centro, CEP 35323-000, Imbé de Minas/MG, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 8h às 12h e 13h às 17h, telefone (33) 3325-1464.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 09 de agosto de 2015, em locais e horários que serão informados até o dia 03 de agosto de 2015. O gabarito preliminar será comunicado a partir das 20 horas do dia 09 de agosto de 2015.
 
A prova prática, somente para os cargos de motorista I, motorista II, motorista III, operador de máquinas e tratorista, está prevista para ser realizada também no dia 09 de agosto de 2015, às 13h.

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP abre oportunidades para médicos

Em São Paulo, Prefeitura de Santana de Parnaíba divulgou o edital nº 02/2015 de processo seletivo simplificado, destinado a contratação temporária de médicos em diversas especialidades, para escalas semanais de 20 horas e regime de plantão.
 
Os campos de atuação disponíveis são para clínico geral, cardiologista, endocrinologista, gastroenterologista, ginecologista e obstetra, hematologista, neurologista, pediatra, pneumatologista, psiquiatra (infantil), reumatologista, médico do trabalho e neonatologista. A remuneração é de R$ 5.692,96 e de R$ 7.292,96 para plantonistas. Além da remuneração há outros benefícios.
 
As inscrições serão realizadas via correio eletrônico: sma_rh@santanadeparnaiba.sp.gov.br, do dia 23 de março ao dia 10 de abril de 2015.
 
A seleção será por avaliação curricular. O resultado será afixado do DRH da Prefeitura, situado à Rua São Miguel Arcanjo nº 90, Centro e publicado na  Imprensa Oficial do Município e no site da Prefeitura: www.santanadeparnaiba.sp.gov.br.
 
A título emergencial, o processo seletivo terá a validade de até 180 dias, podendo ser prorrogado por período semelhante, conforme necessidade do Município.

Concurso Prefeitura de Poloni - SP

A Prefeitura de Poloni, Estado de São Paulo, divulgou o edital nº 001/2015 de concurso público. O concurso está sob a responsabilidade da empresa Mil Consultoria e de acordo o edital, o salário varia de R$ 2.700,00 a R$ 4.300,00, em carga horária de 06 a 12 horas semanais.
 
São oferecidas seis oportunidades para o cargo de Médico Ambulatorial e quatro para o cargo de Médico Plantonista.
 
As inscrições podem ser feitas a partir das 9h do dia 23 de março até às 17h do dia 06 de abril de 2015, pelo site www.milconsultoria.com.br.
 
O valor referente a taxa de inscrição para todos os cargos é de R$ 100,00.
 
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 26 de abril de 2015, sendo que o local e horário serão previamente divulgados no site www.milconsultoria.com.br.
 
O gabarito oficial provavelmente será publicado no dia 29 de Abril de 2015 no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, a partir das 17h00min.
 
O concurso público terá validade de 02 anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração Pública Municipal, a contar da data de homologação do certame.

Saiba mais sobre o tratamento gratuito para as pessoas que querem parar de fumar

O comerciante Clarisvaldo Costa , mora em Minas Gerais e é fumante desde os 15 anos de idade. Hoje, aos 70, ele sabe que precisa abandonar o vício
 
"Hoje eu estou gastando muito dinheiro e estou sentindo cansaço já. Quando eu subo a escada aqui de casa já sinto cansado. Uma escadinha a toa, parece que tem 12 degraus só. Beber, graças a Deus, já tem mais de 30 anos que eu não boto uma bebida de álcool na boca, o cigarro que está sendo difícil. Às vezes eu passo 12 horas sem fumar, mas quando eu chego em casa adeus! Não passo sem ele [o cigarro]. Eu vejo na televisão o pulmão da pessoa como é que fica e é isso que eu tenho medo aqui também."
 
O Clarisvaldo e todas as pessoas que querem parar de fumar podem conseguir abandonar o cigarro se aderirem a um tratamento gratuito oferecido por mais de 20 mil equipes de saúde da família espalhadas por todo o país. A coordenadora do programa estadual de controle do Tabagismo, de Minas Gerais, Thereza Senra, explica como é o tratamento. "No primeiro trimestre do tratamento o tabagista faz uso de medicamento, que são fornecidos gratuitamente pelo SUS, para auxiliar na ansiedade. Ele faz uso de nicotina através de adesivos no braço para diminuir essa necessidade enorme que ele tem de pegar o cigarro. E durante as reuniões ele vai recebendo toda a orientação de como ficar sem o cigarro o que ele deve fazer para substituir o cigarro. Ele já sai depois de um ano como ex-fumante. Um ano já é suficiente para o indivíduo conseguir viver sem o cigarro."
 
A coordenadora do programa estadual de controle do tabagismo, de Minas Gerais, Thereza Senra, explica ainda que a vontade de parar de fumar é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. "O primeiro passo que eu considero mais importante de todos é querer parar de fumar, porque não adianta querer fazer um tratamento se não tiver uma vontade. Às vezes as pessoas falam 'nossa, não parou de fumar porque não quer, porque é fraco e não tem força de vontade'. Não. É porque às vezes não dá conta mesmo. Então, a partir do momento que a possa quer parar de fumar, ela precisa de ajuda. O tabagista quando ele está com vontade de parar de fumar ele pode procurar uma unidade básica de saúde e falar que ele quer para de fumar."
 
Para ter acesso ao tratamento, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde, levar a identidade e se inscrever no programa de combate ao tabagismo do SUS. O Brasil recebeu reconhecimento internacional no controle do tabagismo. O prêmio foi entregue nesta semana durante a 16ª Conferência Mundial Sobre Tabaco ou Saúde em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Para saber mais sobre o tratamento gratuito para combater o vício do cigarro, acesse www.inca.gov.br/tabagismo