Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dor e dificuldade de penetração na relação sexual podem ser vaginismo

Mulheres não devem deixar de procurar ajuda; índice de resolução do problema varia entre 90% a 95% e acontece no período de três a seis meses
 
Vaginismo é a contração involuntária da musculatura vaginal que impede a penetração. Essa disfunção sexual acomete entre 1 e 6% das mulheres com vida sexual ativa. Pouco conhecida e muitas vezes confundida com a dor na relação sexual – cujo nome técnico é dispareunia -, é comum não só que a mulher receba o diagnóstico errado, já que muitos profissionais desconhecem o problema, como também tenha que se submeter a um rosário de especialistas com tratamentos, inclusive, inadequados.
 
“As pacientes relatam ser tratadas como neuróticas ou difíceis e acusadas de não colaborarem com o exame médico. Às vezes se referem ao exame ginecológico como um estupro, já que a questão básica dessa disfunção sexual é a incapacidade em permitir a penetração vaginal, seja através do ato sexual, do exame ginecológico ou em alguma outra situação, mas nem sempre em todas”, explica o ginecologista, sexólogo, coordenador do Departamento de Sexologia Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) e presidente do Comitê de Sexologia da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), Ramon Luiz Braga Dias Moreira.

A jornalista H. B., 33 anos, conta que recebeu o diagnóstico vaginismo no parto de sua filha, hoje com 13 anos. “O obstetra tentava fazer o exame de toque para ver a minha dilatação e involuntariamente o músculo da minha vagina apertava a mão dele, sendo que o tempo todo ele me pedia para relaxar para facilitar o exame. Ele me disse que não era normal sentir dor no exame de toque, mas eu sentia muita porque os músculos se contraíam, como se quisessem impedir a penetração de sua mão. Ele não me disse nada na hora, mas foi até à minha mãe e disse a ela que eu deveria procurá-lo para tratar de vaginismo. Na hora, ela ficou sem entender nada”, relata.

Em artigo publicado na Revista Médica de Minas Gerais, Ramon Luiz Braga afirma que existem imprecisões quanto ao próprio conceito de vaginismo, mas também em relação ao diagnóstico, forma de tratamento e participação de vários especialistas como psicólogos, fisioterapeutas, ginecologistas, psiquiatras, sexólogos e psicanalistas no esforço de propor uma abordagem à paciente. Atualmente, a literatura médica coloca como definição de vaginismo “a dificuldade persistente ou recorrente da mulher em permitir a entrada vaginal do pênis ou dedo e/ou objeto, apesar do desejo expresso da mulher em fazê-lo. Ocorre geralmente evitação (fóbica), contração involuntária da musculatura pélvica e antecipação/medo/experiência de dor. Devem ser excluídas outras anormalidades estruturais ou físicas”. O conceito consta no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicação norte-americana que é conhecida como ‘bíblia da psiquiatria’.
 
Membro também da Sogimig, a ginecologista Ana Lucia Valadares explica que o vaginismo é classificado como primário ou secundário. No primeiro caso, segundo ela, a mulher apresenta o problema já no início da vida sexual. “O secundário é quando a disfunção aparece em algum momento da vida sexual”, afirma a médica.

Depois do nascimento da filha, H. B. foi ao consultório do médico que assistiu o parto e o profissional fez o encaminhamento a um sexólogo. “Achei super estranho, mas como confiava muito nele, fui o mais rápido possível. O sexólogo também era ginecologista, me examinou e viu que clinicamente não havia nada de errado. Nesta mesma consulta, ele fez três moldes de gesso (pequeno, médio e grande) e pediu que eu usasse todos os dias e fosse aumentando o tamanho gradativamente. Eu colocava o molde dentro de um preservativo masculino e introduzia na vagina. Ficava com ele o dia todo. A intenção era fazer com que a musculatura vaginal se acostumasse com a penetração e parasse com os movimentos involuntários sempre que algo se aproximasse. O tratamento durou apenas três dias, confesso que tenho nervoso de ficar mexendo muito, nem absorvente interno eu uso, mas por incrível que pareça, usei apenas o molde P nos três dias e o problema foi completamente resolvido. Desde então eu tenho relações normais e prazerosas do início ao fim”, relata.

Causas
Ramon Luiz Braga afirma que o histórico de uma educação sexual rígida - seja moral, religiosa ou ambas - é a causa mais comum do vaginismo. “Mulheres com histórico de abusos sexuais na infância e estupro em qualquer fase da vida podem desenvolver a disfunção sexual. É comum também quando a primeira relação sexual foi insatisfatória, dolorosa ou forçada”, explica o especialista.

O ginecologista e sexólogo diz ainda que lesões prévias sobre a vulva e a vagina, história de infecções repetidas que causam dores e irritações crônicas também podem ocasionar o problema. “A dispareunia pode evoluir para o vaginismo”, observa.

Mulheres que sofreram traumas não sexuais no passado - como acidentes de automóveis, violência doméstica e assaltos à mão armada - também podem desenvolver essa disfunção sexual. “Nesses casos, pode-se dizer que é sintoma atípico de síndrome de pânico. O vaginismo pode também ser a negação à homossexualidade, nas mulheres que insistem em relação heterossexual que não é o seu objeto de desejo. Há casos em que o vaginismo constitui-se em rejeição específica ao parceiro sexual e a condição desaparece quando a paciente troca de parceiro”, detalha o médico. Outra situação em que o vaginismo pode aparecer é após a menopausa devido à atrofia genital no período ou mesmo sem esse fator.

Causas físicas também podem gerar o vaginismo. “Processos anatômicos, ou seja, quando a mulher nasce com algum defeito na vagina, câncer de colo de útero, câncer da vagina, atrofia da vagina e o próprio tratamento contra o câncer podem ocasionar essa disfunção sexual”, explica Ramon. Mulheres que passaram pela episiotomia (corte entre a vagina e o ânus) no parto via vaginal também podem desenvolver vaginismo.

O especialista chama atenção para as cirurgias estéticas da vagina. “É uma região de muitas terminações nervosas, com risco de cicatriz dolorosa que pode afetar a vida sexual da mulher para sempre. Qualquer corte na vagina necessita de uma indicação bem precisa, que faça diferença para a saúde da mulher. Não se pode sair indicando plástica na vagina para todo mundo, mas apenas quando os grandes lábios e pequenos lábios estiverem atrapalhando algum processo fisiológico ou causando algum transtorno para a vida dessa mulher”, avalia.

Dificuldade no diagnóstico

H. B. diz que, por três anos, sentiu dor nas relações sexuais. “Eu expliquei ao sexólogo que era uma luta para conseguir ter relações sexuais, a dor era quase insuportável e eu ficava machucada (assada) com poucos minutos. Eu achava que aquilo era normal e que, provavelmente, acontecia porque eu não tinha relações sexuais frequentes. E naquela época eu não contava isso pra ninguém, só contei depois que me curei. Ele me explicou que o vaginismo ocorre, geralmente, por algum problema ou trauma psicológico. Eu não me lembro de nenhum, mas o que importava era me tratar”, conta.

A jornalista relata que conseguia sentir algum prazer no sexo. “Antes de chegar ao orgasmo, o queimor como de uma assadura começava e atrapalhava tudo. Como a musculatura se comprimia o tempo todo como se quisesse expulsar o pênis, isso causava uma irritação horrível, parecia que tinha sofrido queimaduras mesmo. Em três anos eu cheguei ao orgasmo duas vezes”, narra.

Ela diz ainda que o namorado sempre foi muito paciente. “Quando eu pedia para parar, ele respeitava o meu pedido sem ficar chateado e eu tentava compensá-lo de outras maneiras. Como ele foi o meu primeiro parceiro, parece que ele pensava igual a mim, que isso acontecia porque eu não tinha relações frequentes e porque ainda era inexperiente. Mas como achávamos normal, nunca falamos em procurar ajuda médica”, afirma.

Após o tratamento, H. B. descreve a sensação quando teve a primeira relação sexual sem dor. “Aí eu descobri o que era prazer de verdade. Relação sexual não tem absolutamente nada a ver com dor. E o bacana é que meu namorado na época também viu o quanto a nossa relação ficou melhor. Eu chegava ao orgasmo sem interrupções e a penetração se tornou um momento super tranquilo. Nada de tensão”, revela. A jornalista diz que não tem qualquer receio de o problema voltar. “Nem penso nisso. Na verdade nem lembro do vaginismo na minha vida”, reforça.

A jornalista recebeu o diagnóstico de vaginismo tanto do médico que fez o parto da filha dela, quanto do sexólogo que a acompanhou. “Olha, o que eu sei é que dava trabalho para o meu namorado, viu? A penetração era doída para ele também porque eu travava a musculatura de uma forma impressionante. Para você ter ideia, nós chegamos a ir umas três vezes ao motel e saímos de lá sem ter tido penetração. Em outras ocasiões, nós conseguimos, com muito custo, mas conseguimos”, resume.

Ramom Luiz Braga reforça que a própria definição de vaginismo traz em si algumas ambivalências como ser descrita na seção de doenças mentais apesar de o diagnóstico ser feito por ginecologistas. “Como fazer o diagnóstico de vaginismo se a mulher não permite o exame vaginal? Como saber se ela tem espasmo (contração involuntária) da musculatura se não se tem acesso à sua vagina? Só resta pensar que esse diagnóstico é feito por ‘presunção’”, explica. A terceira dúvida é resumida assim por ele: “O que se contesta hoje é se a mulher realmente possui um espasmo crônico da vagina e por isso não consegue a penetração ou se ela contrai a vagina e o períneo devido ao medo da penetração, somente na hora em que essa ameaça aparece”.

Tratamento

O desconhecimento geral do problema é uma das dificuldades a ser superada pela mulher que tem vaginismo. “A primeira providência é informar essa mulher sobre a disfunção e assegurar que há tratamentos disponíveis. Um dos grandes erros é propor uma solução cirúrgica, o que raramente é necessário, somente quando a causa do vaginismo é física”, pontua Ramon Luiz Braga.

Segundo o especialista, existem vários tratamentos para o vaginismo, mas o mais importante é a psicoterapia associada ao acompanhamento médico. “O vaginismo é uma reação fóbica da mulher à penetração, é muito comum em mulheres com conceito errado da sexualidade, que receberam uma educação sexual rígida”, reforça.

O ginecologista e sexólogo explica que é necessário que a musculatura vaginal da mulher retorne ao tônus normal. Para isso, é feito uma dilatação manual com o uso de vasodilatadores. “Também é possível provocar a alteração desse tônus com um aparelho de fisioterapia chamado biofeedback. São eletrodos que são introduzidos na vagina para provocar contrações involuntárias e diminuir o tônus muscular”, explica. Outra alternativa é a injeção de toxina botulínica (botox) para relaxar a musculatura. Segundo Ramon, ainda existem medicamentos que provocam esse relaxamento. A terapia é importante, inclusive, para trabalhar a relação da paciente com a própria genitália. “O índice de resolução do problema varia entre 90% a 95% e acontece no período de três a seis meses”, diz o médico. Ramon Luiz Braga salienta que as mulheres que ficam focadas no ginecologista não encontram tratamento correto.

O que mostram os avanços sobre o conhecimento do vaginismo é que ele requer abordagem multidisciplinar. “Os profissionais que se dedicam ao tratamento desse assunto devem entender o sofrimento por que passam as pacientes”, afirma Ramon. Segundo ele, novos tratamentos estão em progresso e os estudos na área da fisioterapia têm sido muito importantes para impedir que o vaginismo impeça a vida sexual e o bem-estar de muitos casais.

Saúde Plena

Vício pela internet e por equipamentos eletrônicos pode ser tão forte quanto a dependência química

Veja 10 passos para utilizar a web e os eletrônicos de maneira saudável
 
Facebook, Instagram, Snapchat, WhatsApp, RPG, Candy Crush, Ask.fm, Secret… As tentações virtuais são diversas e surgem a uma velocidade difícil de acompanhar. Enquanto a maioria das pessoas faz uso moderado para se comunicar ou entreter, muitas caem na trama on-line e não conseguem se desconectar.
 
O vício tecnológico é um problema sério, semelhante às dependências químicas, alertam especialistas. De acordo com psiquiatras e psicólogos que debateram o tema no congresso anual da Associação Brasileira de Psiquiatria, realizado na semana passada em Brasília, um agravante é que, diferentemente de álcool e drogas, esse ainda é um campo desconhecido.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), considerado a bíblia da psiquiatria, inclui a dependência em jogos eletrônicos na sessão III, indicando que ainda são necessários mais estudos a respeito. Já a fixação em redes sociais e mensagens instantâneas é um fenômeno tão novo que ainda não entra na classificação — oficialmente, o termo usado para diagnóstico é uso problemático das tecnologias.

Apesar de serem distúrbios recentes, os especialistas alertam que é preciso cada vez mais prestar atenção neles. “O ambiente do século 21 não tem precedentes. A gente não pode demonizar a tecnologia, a gente vai ter de aprender a lidar com ela”, diz o psiquiatra Gabriel Bronstein, chefe do Setor de Dependência Química e Outros Transtornos do Impulso da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Para o psiquiatra da infância e adolescência Daniel Spritzer, fundador e coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (Geat), a dependência precisa ser estudada e tratada de acordo com cada subtipo. “Será que usar a rede social é igual a ficar vendo vídeo no Youtube ou jogando o dia inteiro? Acho que é bem diferente”, observa. Ainda assim, no cotidiano dos consultórios, os especialistas que tratam dos diversos vícios virtuais — jogos, redes sociais, smartphones e pornografia on-line — destacam características comuns às adições tecnológicas e que também estão presentes nos pacientes de dependência química, como prejuízos sociais e à saúde, queda no rendimento, dificuldade de parar, fissuras, recaídas e comorbidades (doenças que se manifestam paralelamente ao quadro), entre outras.

Saudável X prejudicial

“Não dá para pensar no tratamento sem considerar as comorbidades”, afirma a psicóloga Veruska Santos, terapeuta do grupo Delete, espécie de centro de “desintoxicação tecnológica” criado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Lá, os dependentes primeiro são avaliados por psiquiatras para identificar quais problemas estão por trás do vício. Os mais comuns, de acordo com Santos, são depressão, ansiedade, pânico e transtorno obsessivo-compulsivo. Muitas vezes, observa Daniel Spritzer, os pacientes chegam aos consultórios com algum desses problemas, e, durante a avaliação, os especialistas constatam que eles sofrem também de dependência em algum tipo de tecnologia.

O psiquiatra explica que a adição vem acompanhada de algumas características que diferenciam o uso normal do prejudicial. Modificação de humor, tempo que se passa pensando ou se dedicando ao vício, tolerância cada vez maior, conflitos internos e sociais e recaídas são alguns deles. O tempo, observa, é um marcador importante, mas não determinante. “Dificilmente, vai ter alguém com dependência que jogue só duas horas por dia, mas nem todo mundo que joga muito vai ter prejuízo. O tempo é relativo, só um indicador do problema”, afirma. “Para diagnosticar, não basta saber quanto usa, mas como usa”, concorda a psicóloga Aline Restano, também pesquisadora do Geat.

Por exemplo, um usuário pode passar muitas horas nas redes sociais sem se abalar pelo fato de sua foto ter recebido poucas curtidas. Isso não acontece com os dependentes. Aline Restano conta que, no caso da adição, até o som de notificação de mensagens do WhatsApp traz prazer para os pacientes que, por outro lado, sofrem quando o aparelho soa menos do que eles esperavam. Um prazer que, na realidade, está profundamente associado à angústia. Uma jovem de 17 anos, paciente da psicóloga, relatou que ficou uma semana sem o celular, retirado pela mãe. No começo, teve raiva. Mas, no fim, sentiu-se libertada. “Que alívio”, disse a menina.

Se o tempo é um fator relativo, os pais devem ficar atentos ao rendimento escolar, que costuma despencar. “Esse é um dos primeiros sinais a aparecer. A criança ou o adolescente ficam mortos de sono, pois passam a madrugada no computador ou no celular”, afirma Spritzer. Outros sintomas são a perda de interesse social — a pessoa deixa de se relacionar com as outras para se dedicar ao mundo virtual —, os embates familiares e até alterações na saúde. Sedentarismo e aumento de peso são os problemas mais evidentes.

A psicóloga Aline Restano dá uma dica para quem tem dúvidas se o filho está mais envolvido com a tecnologia do que deveria. “Um dos fatores de risco de meninas dependentes de redes sociais é passar muito tempo do dia visualizando o perfil dos outros, sem postar nada. Muitas vezes o pai pensa que ela não abusa das redes porque não posta, mas só olhar constantemente é pior”, diz. O excesso de ciúmes deflagrado por ações como curtidas na foto do namorado é outro forte indicativo de que a relação daquela pessoa com a tecnologia passou os limites do saudável.

Diferenças
Meninas e meninos têm perfis de dependência diferentes. Eles têm mais interesse pelos jogos on-line. “Com os avatares, assumem outras habilidades que não têm na vida real”, conta Veruska Santos, terapeuta do grupo Delete. Quarenta e cinco por cento dos pacientes de 9 a 17 anos atendidos pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ jogam em rede com outras pessoas. Já as meninas dedicam-se mais às redes sociais. Nesse último caso, a psicóloga Aline Restano aponta outro sinal de alerta: olhar constantemente para o celular, que pode ser mais grave ainda do que passar muito tempo concectado. “Às vezes, não dá tempo de atualizar e elas já estão checando de novo”, diz. Para essas garotas, número de curtidas, solicitações de amizades, comentários positivos e notificações de mensagens são como o combustível que alimenta a dependência.

No projeto Delete, Veruska Santos conta que os terapeutas estão conseguindo bons resultados. “Você começa a modificar comportamentos para controlar o uso compulsivo. Não vai deixar de usar, mas usar de maneira diferente”, diz. O trabalho de gerenciamento do tempo e o desenvolvimento de habilidades sociais também são estimulados no grupo. Mas ela observa que, para que o tratamento seja bem-sucedido, o empenho familiar é fundamental. “Às vezes, os próprios pais acabam estimulando os filhos a se tornarem dependentes de tecnologia. Dar um computador para eles ficarem o dia inteiro é mais cômodo”, critica.
 
45%
Índice de pacientes entre 9 e 17 anos atendidos pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ que jogam games em rede

"Dificilmente, vai ter alguém com dependência que jogue só duas horas por dia, mas nem todo mundo que joga muito vai ter prejuízo. O tempo é relativo, só um indicador do problema” - Daniel Spritzer, fundador e coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (Geat)
 
Uso consciente


Veja 10 passos para utilizar a web e os eletrônicos de maneira saudável, segundo especialistas da UFRJ:

1 - Bom senso para que o uso não se torne abusivo no cotidiano

2 - Fique atento às consequências físicas (como privação de sono, dores na coluna e problemas de visão) e psicológicas (como depressão, angústia e ansiedade) devido à utilização exagerada

3 - Dose a prática de uso de tecnologias no cotidiano. Verifique se seu desempenho acadêmico ou no trabalho estão sendo prejudicados

4 - Reflita sobre seus hábitos cotidianos e faça diferente

5 - Não troque atividades ao ar livre para ficar conectado

6 - Prefira uma vida social real à virtual, escolhendo relacionamentos/amizades reais em vez de virtuais

7 - Pratique exercícios físicos regularmente e faça intervalos regulares durante o uso das tecnologias

8 - Não abale o seu humor com publicações virtuais e não acredite em tudo que é postado

9 - Valorize suas relações familiares

10 - Pense no meio ambiente, recicle os aparelhos e evite a troca frequente sem necessidade

Leve em conta que…

- As atitudes virtuais devem ser previstas e refletidas

- O limite entre público e privado é muito sutil

- O que é postado pode ser considerado uma flecha disparada

- É importante diferenciar o uso normal do patológico

- A vida vira manchete nas redes sociais

Fonte: Grupo Delete

Brincadeira do desmaio pode provocar parada cardíaca e levar à morte

Reprodução/Rede Record: Brincadeira pode levar a
 morte caso participante já tenha problemas cardíacos
Durante a travessura, batimentos cardíacos diminuem e pessoa pode perder a consciência
 
Uma brincadeira cada vez mais comum tem colocado em risco a vida de vários adolescentes. De acordo com a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), a mania de prender a respiração uns dos outros até o desmaio pode levar à morte, caso a criança ou o adolescente tenha algum tipo de predisposição à doença cardíaca.
 
Segundo o cardiologista e diretor do Centro de Treinamento em Emergências da Socesp, Agnaldo Pispico, a “brincadeira” normalmente tem duas etapas: a primeira onde o adolescente que quer desmaiar segura a respiração e provoca uma apneia voluntária, ou seja, uma falta de oxigenação. Em seguida, outro colega prende a respiração, mecanicamente, do primeiro que segurava o ar, provocando uma maior restrição da entrada de ar nos pulmões.
 
― O nível de oxigenação sanguínea cai muito, os batimentos cardíacos diminuem e acontece a perda da consciência.
 
De acordo com o especialista, as consequências são, além do risco de queda com a possibilidade de bater a cabeça, uma crise de convulsão por hipóxia (falta de oxigênio), bradicardia (diminuição da frequência cardíaca) e até uma parada cardíaca por falta de oxigenação.
 
― Eles correm risco de vida, se não forem socorridos em tempo. Quando uma pessoa tem uma parada cardíaca, a cada minuto ela perde 10% de chances de sobreviver. Se nada for feito em 10 minutos, essa pessoa morre.

Assista ao vídeo:


 
 
R7

Homem fica com rosto deformado após reação a Ibuprofeno

Foto: Reprodução/DailyMail
Paul Burkhardt, de 36 anos, teve que correr ao hospital para salvar sua vida
 
Paul Burkhardt, de 36 anos, afirma que tem sorte de estar vivo após sofrer uma grave reação ao medicamento ibuprofeno. Dois dias após começar a medicação, o homem começou a ficar com urticária por todo o corpo e ficou com o rosto inchado. A informações são do site DailyMail.
 
Burkhardt, que é engenheiro mecânico, teve que correr para o hospital quando percebeu que estava tendo uma reação alérgica muito grave.
 
O homem acredita que apenas mais uma dose das pílulas poderia ter sido fatal.

― Foi inacreditável! É assustador pensar que um remédio pode fazer isso com você.
 
― Tive sorte de chegar ao médico a tempo, eu poderia ter morrido facilmente. Burkhardt afirma que não costuma tomar muitos remédios e que essa vez foi uma exceção.
 
Foto: Reprodução/DailyMail
 
― Acordei no meio da noite e pensei que tinha sido picado por um mosquito. Então notei que meu rosto estava ficando maior e estava com muita coceira,
 
Chegando ao hospital, os médicos prescreveram esteroides e anti-histamínicos para combater a reação. Os sintomas de Burkhardt foram diminuindo gradativamente ao longo de duas semanas.

R7

Pesquisa mostra que brasileiro não reconhece todos os sintomas de AVC

Foto: Divulgação / TV Globo: Só 25% dos breileiros
sabem que dor de cabeça é  um dos sinais do AVC
Estudo foi encomendado pela Organização Mundial de AVC. Apenas 10% citaram fala arrastada e dormência facial como sintoma
 
Um estudo encomendado pela Organização Mundial de AVC (WSO) concluiu que uma parcela grande dos brasileiros não sabe reconhecer alguns dos principais sintomas do acidente vascular cerebral (AVC). O levantamento, conduzido pela empresa de pesquisa de opinião APCO Insight, entrevistou 511 brasileiros este mês.
 
Quando questionados sobre quais são os principais sinais do AVC, apenas 10% dos entrevistados citaram fala arrastada e dormência facial e 25% citaram dor de cabeça e tontura. Todos esses são sintomas reais do AVC (veja, ao lado, todos os sintomas que caracterizam o problema). Entre as pessoas ouvidas, 13% não foram capazes de nomear qualquer sintoma. Somente 13% souberam dizer que as mulheres têm mais risco para o AVC em comparação aos homens.
 
De acordo com a WSO, se na população geral, uma a cada seis pessoas deve sofrer de AVC, entre as mulheres, uma a cada cinco terão esse problema.
 
O conhecimento da população mostrou-se maior sobre os fatores de risco relacionados ao AVC: 25% citaram a diabete, 24% citaram o estresse, 23% citaram o fumo, 19% citaram a pressão alta e 20% citaram a dieta inapropriada e consumo de junk food. Outros fatores associados ao AVC são obesidade, sedentarismo, colesterol alto.
 
Arte Bem Estar AVC (Foto: Arte/G1)
 
A grande maioria dos entrevistados, 92%, soube dizer que o correto a se fazer diante dos sintomas do AVC é ligar para os serviços de emergência e levar a pessoa a um hospital imediatamente. O AVC atinge cerca de 17 milhões de pessoas por ano, segundo a WSO.

G1

Luz do sol pode reduzir ganho de peso e controlar diabetes, diz estudo

Foto: Thinkstock/BBC - Luz solar poderia frear o ganho
 de peso, disseram cientistas
Descoberta foi feita após experimento com ratos, que comeram menos depois de serem expostos a luz ultravioleta
 
A exposição ao sol pode desacelerar o ganho de peso e o desenvolvimento de diabetes tipo 2, segundo pesquisa realizada em ratos.

Cientistas descobriram que a radiação ultravioleta em ratos superalimentados fez com que os animais comessem menos. Mas a vitamina D, produzida pelo corpo em resposta à luz solar, não estaria envolvida no fenômeno, disse o estudo.
 
Após o tratamento com luz ultravioleta, os ratos do estudo também apresentaram menores sinais de alerta de diabetes tipo 2, tais como níveis anormais de glicose e resistência à insulina (condição em que a insulina produzida pelo corpo é insuficiente ou ineficiente para processar a glicose nas células).
Estes efeitos estavam ligados ao óxido nítrico, que é liberado pela pele após a exposição à luz solar.O mesmo efeito foi obtido quando um creme contendo este composto foi aplicado sobre a pele dos ratos.
 
Os pesquisadores disseram que os resultados devem ser interpretados com cautela, pois ratos são animais noturnos, cobertos de pelo, e que normalmente não são expostos a muita luz solar.
 
A descoberta, feita por cientistas de Edimburgo (Escócia), Southampton (Inglaterra) e Perth (Austrália), foi divulgada na publicação científica Diabetes. Mais pesquisas são necessárias para descobrir se a luz do sol tem o mesmo efeito em humanos, disseram especialistas.
 
"Nós sabemos de estudos epidemiológicos que aqueles que tomam sol vivem mais do que aqueles que passam a vida na sombra. Estudos como esse nos ajudam a entender como o sol pode ser bom para nós", disse Richard Weller, professor de dermatologia da Universidade de Edimburgo.
 
"Precisamos lembrar que o câncer de pele não é a única doença que pode matar e talvez devêssemos equilibrar o nosso conselho de exposição ao sol".
 
Shelley Gorman, do Instituto Telethon Kids, de Perth, na Austrália, e principal autora do estudo, disse que os resultados mostraram que a luz do sol era um elemento importante de um estilo de vida saudável.
 
"Eles sugerem que a exposição ocasional da pele à luz solar, juntamente com a prática de exercícios e uma dieta saudável, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da obesidade em crianças".
 
G1

Concurso Bom Jardim de Minas - MG

A Prefeitura Municipal de Bom Jardim de Minas, no estado de Minas Gerais, abriu edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 163 vagas em diferentes cargos. Profissionais com formação escolar nos níveis fundamental, médio e superior podem participar do certame e, se aprovados, receberão salários de até R$ 1.900,08. A carga horária exigida pode chegar até 40 horas semanais.
 
O concurso será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados. As vagas são para os empregos de auxiliar de serviços internos/externos, motorista de veículos leves, motorista de ambulância, motorista de veículos pesados, operário, operador de máquina e trator, operador de patrol e retro-escavadeira, pedreiro, auxiliar de motorista de ônibus, arquivista, recepcionista, agente sanitário, coordenador da vigilância sanitária, almoxarife, atendente de farmácia de minas, fiscal municipal, coordenador serviço informática, identificador, secretário administrativo, técnico em raio x, técnico em enfermagem, enfermeiro e demais cargos.

As inscrições serão realizadas na Avenida Dom Silvério, nº 170, Centro, Bom Jardim de Minas – MG, no período de 16 de dezembro de 2014 a 16 de janeiro de 2015, (exceto sábado, domingo e feriado) das 08h às 11h e das 13h às 16h.

Será admitida a inscrição via internet, no endereço www.magnusconcursos.com.br, solicitada até as 23h59min do dia 16 de janeiro de 2015 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até 19 de janeiro de 2015.

As provas objetivas de múltipla escolha e práticas serão realizadas no Município de Bom Jardim de Minas, nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2015. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Bom Jardim de Minas e disponível no site: www.magnusconcursos.com.br a partir do dia 04 de fevereiro de 2015, planilhas contendo locais e horários de realização das provas objetivas e práticas.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais dois anos, a critério da Administração Pública Direta do Município de Bom Jardim de Minas.

Prefeitura de Cana Verde - MG prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Cana Verde, no estado de Minas Gerais, auxiliada pela empresa Reis & Reis Auditores Associados, está promovendo o concurso público regido pelo edital n° 01/2014, que oferece 70 vagas imediatas, das quais 02 são reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
As oportunidades contemplam profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam de acordo com a função e a carga horária a ser desempenhada, podendo atingir as cifras de R$ 7.586,00. A jornada mínima de trabalho é de 20 horas e a máxima de 40 horas por semana.
 
As vagas são para os cargos de agente administrativo I, agente comunitário de saúde, agente epidemiológico, assistente administrativo I, assistente social, auxiliar gabinete odontológico, auxiliar de máquina pesada, auxiliar secretaria educação, auxiliar de serviço público I, dentista PSF, encarregado de cemitério, enfermeiro centro saúde, enfermeiro PSF, escriturário I, farmacêutico, fiscal municipal I, fisioterapeuta, entre outros. 
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 24 de outubro de 2014, somente para os cargos de Motorista e Operador de Máquina Pesada, com pagamento de boleto bancário até o dia 27 de outubro de 2014.
 
Já as inscrições para os demais cargos, finalizaram no dia 22 de outubro de 2014. As mesmas podiam ser efetuadas através do site www.reisauditores.com.br ou na sede da Prefeitura Municipal de Cana Verde/MG, situado na Praça Nemésio Monteiro, nº12 - Cana Verde/MG, sendo que para esta opção o atendimento era das 08h às 11h e 13h às 17h. As taxas variaram de R$ 36,00 a R$ 100,00, de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva de múltipla escolha será realizada no dia 23 de novembro de 2014, no Município de Cana Verde/MG. A planilha contendo informações sobre os locais e horários para realização da mesma será divulgada no dia 17 de novembro de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Cana Verde/MG e no site www.reisauditores.com.br.

O gabarito será publicado na data prevista de 24 de novembro de 2014, às 16h, nos mesmos veículos utilizados para divulgação da planilha de informações acerca das provas.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Iporã - PR reabre inscrições de concurso

No Paraná, a Prefeitura de Iporã reabriu as inscrições dos concursos públicos anunciados pelos editais n°s 31, 32, 33/2014. Sob coordenação técnica da FADCT, juntos os certames pretendem recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 19 vagas mais cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 724,00 a R$ 7.890,00, por carga horária de 20, 24 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades serão preenchidas nas funções de médico (plantonista e pediatra), motorista, operador de máquinas, professor, professor de educação infantil, coletor de resíduos sólidos, farmacêutico-bioquímico, gari, motorista e operador de trator agrícola.
 
Ficam reabertas as inscrições através do endereço eletrônico www.fadct.org.br, entre 9h do dia 24 de outubro e 17h do dia 30 de outubro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas de inscrição são nos valores de R$ 40,00, R$ 60,00 ou R$ 100,00, de acordo com a vaga pleiteada.
 
Os inscritos serão submetidos às provas objetiva e prática, além de avaliação de títulos, conforme o método adotado por cada cargo. As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 30 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito sairá na data provável de 01 de dezembro de 2014.
 
O concurso terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos, quando expirado o primeiro período.

Concurso Prefeitura da Lapa - PR

A Prefeitura da Lapa, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é a contratação de profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior, mais o cadastro de reservas. A remuneração dos contratados varia de R$ 634,74 a R$ 3.718,84, e a carga horária a ser desempenhada pode chegar até 44 horas semanais.
 
São oferecidas 97 vagas para contratação imediata, nas funções de advogado, agente de controle de zoonoses, arquiteto urbanista, assistente social, atendente de museus, auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem, auxiliar de mecânico, auxiliar de odontologia, bibliotecário, contador, coveiro, cuidador social, entre outras.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 12 de novembro de 2014, através do site www.saber.srv.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é de R$ 40,00, nível médio e técnico é R$ 50,00 e nível superior R$ 80,00.
 
Os candidatos serão avaliados por prova objetiva, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 30 de novembro de 2014, em local e horário a serem informados antecipadamente.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade do Instituto Saber, terá a validade de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Soledade - RS

A Prefeitura de Soledade, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Energia Essencial Concursos Ltda, divulgou edital n° 001/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 50 vagas, mais cadastro de reserva,  para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 7.791,68 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Serão assegurados aos candidatos PPD 5% das vagas, por cargo, então existentes e das funções, até extinta a validade do concurso, para o cargo pretendido.
 
As chances são para os empregos de agente de apoio educacional, agente de fiscalização, assistente social, auxiliar administrativo, cirurgião dentista 20h e 40h, contador, enfermeiro, farmacêutico e demais cargos.

As inscrições, nos valores de R$ 50,00 a R$ 100,00, serão realizadas no período de 24 de outubro a 07 de novembro de 2014, por meio do site www.energiaessencial.com.

As provas serão aplicadas na data provável de 21 de dezembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O concurso será válido até 02 anos.

Prefeitura da Lapa - PR realiza processo seletivo

A Prefeitura da Lapa, estado do Paraná, tornou público o edital de processo seletivo nº 001/2014, visando a contratação de profissionais de nível fundamental, para o cargo de agente comunitário de saúde.
 
São oferecidas nove vagas mais o cadastro de reservas. O salário previsto para os contratados é de R$ 724,00, e a carga horária a ser desempenhada é de 40 horas semanal.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 12 de novembro de 2014, através do site www.saber.srv.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00.
 
A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 30 de novembro de 2014, em local e horário a ser divulgado antecipadamente.
 
O gabarito preliminar provavelmente será divulgado a partir das 21h do dia 30 de novembro de 2014, no site www.saber.srv.br.
 
O processo seletivo, que está sob a responsabilidade do Instituto Saber, terá validade por dois anos, contados da data de homologação do resultado final. Esse prazo pode ser prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Araújos - MG promove processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Araújos, no estado de Minas Gerais, por meio da edição de 23 de outubro de 2014 do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, divulgou os editais de processo seletivo nº 016, 017, 018 e 019/2014. São ofertadas vagas para os cargos de Agente Fiscal, Psicólogo, Técnico em Enfermagem e Assistente Educacional.
 
As inscrições serão realizadas do dia 24 a 30 de outubro de 2014.
 
Mais informações podem ser adquiridas na sede da prefeitura, situada à Avenida Primeiro de Janeiro, nº 1748 – Centro – Araújos/MG, ou através do telefone (37) 3288-3000, das 12h às 17h.

Concurso Prefeitura de Serafina Corrêa - RS

A Prefeitura de Serafina Corrêa, no interior do Rio Grande do Sul, publicou o edital de concurso público nº 256/2014. O objetivo é contratar profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior. A remuneração prevista para os contratados é de até R$ 9.830,18, em carga horária que vai de 12 a 44 horas semanal.
 
São oferecidas 44 vagas, mais o cadastro de reservas, para os cargos de agente administrativo, auxiliar, agente de controle de endemias, arquiteto, assistente social, atendente de consultório dentário, atendente de educação infantil, auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, dentista, enfermeiro, farmacêutico, fiscal sanitário, gari, gestor público, jardineiro, médico, motorista, professor, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 24 de outubro a 16 de novembro de 2014, através do site www.concursosss1.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para todos os cargos será de R$ 44,08.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 14 de dezembro de 2014, em local e horário a serem informados antecipadamente.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa Concursos SS1, terá validade pelo prazo de até dois anos, prorrogável, uma vez, por igual prazo, a critério do Município de Serafina Corrêa.

UFRJ abre concurso com mais de 130 vagas

O Diário Oficial da União traz, na edição desta quinta-feira, 23 de outubro de 2014, o anúncio da realização de concurso público na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Através do edital n° 390/2014, foram disponibilizadas 133 vagas na instituição de ensino. Os salários ofertados variam entre R$ 1.640,34 e R$ 3.392,42, mais auxílio alimentação no valor de R$ 373,00, auxílio pré-escolar de R$ 89,00 por dependente, auxílio transporte e auxílio saúde.
 
Do total de vagas 5% serão destinadas aos candidatos portadores de deficiência e 20% aos candidatos negros e pardos, assim declarados.

Cargos
- Nível superior: arquiteto, arquivista, engenheiro de telecomunicações, nutricionista, programador visual, técnico desportivo e tecnólogo/analista de relações internacionais;

- Nível médio/técnico: administrador de edifícios, assistente em administração, técnico em farmácia, auxiliar de enfermagem, operador de rádio/ telecomunicações, sonoplasta, técnico de laboratório, técnico em alimentos e laticínios, técnico em artes gráficas e técnico em som;

- Nível fundamental: auxiliar em administração.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas unicamente via internet, por meio do site www.pr4.ufrj.br, no período compreendido entre as 10h do dia 04 de novembro e as 23h59 minutos do dia 23 de novembro de 2014.

Taxas
O valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00 para os cargos da classe "E", de R$ 70,00 para os cargos da classe "D" e de R$ 60,00 para o cargo da classe "C".

Provas
O concurso terá aplicação de provas objetivas para todos os candidatos, além de prova prática em alguns casos. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 01 de fevereiro de 2015, exceto para o cargo de auxiliar em administração cujas provas ocorrerão no dia 08 de fevereiro de 2015.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de um ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da UFRJ.

Concurso Prefeitura de Ubatuba - SP

Com intuito de contratar 464 profissionais de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Ubatuba, em São Paulo, publicou o edital de concurso público nº 002/2014. A remuneração é de até R$ 2.841,25 por jornada de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Aos candidatos que se declararem negros, índios e quilombolas será reservada a cota de 20% (vinte por cento) das vagas para cada cargo. Já aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico (Auditor, Cardiologista, Clínico Geral, Dermatologista, Trabalho, Ginecologista/Obstetra, Oftalmologista, Ortopedista, Pediatra, Regulador e Urologista), Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Professor de Educação Básica II – Artes, Psicopedagogo, Analista de Sistemas, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto, Assistente Social, Biólogo, Contador, Educador Físico, Engenheiro (Agrônomo, Ambiental, Civil e Florestal), Fiscal de Tributos, Geógrafo, Jornalista, Veterinário, Publicitário, Químico, Sanitarista, Sociólogo, Turismólogo, Técnico em Aquicultura, Técnico (Contabilidade, Enfermagem, Gestão Ambiental, Informática, Nutrição, Segurança do Trabalho e Turismo), Topógrafo, Agente (Administrativo, Atividade Agropecuária, Trânsito, Educacional, Epidemiológico e Operacional de Defesa Civil), Almoxarife, Auxiliar de Necropsia, Bombeiro Civil, Comprador, Desenhista, Educador Social, Fiscal (Obras e Saúde Pública), Intérprete de Libras, Mestre de Obras, Motorista, Operador (Máquinas e Trator Agrícola), Pintor Letrista, Tesoureiro, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Endemias, Ajudante de Manutenção, Auxiliar de Topografia, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Marceneiro, Pedreiro, Pintor, Operador de Balança, Operador de Motosserra, Vigia, Ajudante de Obras, Ajudante Geral, Auxiliar de Serviço de Campo, Auxiliar de Serviços Gerais, Cortador de Pedras, Gari e Jardineiro.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas das 17h00min do dia 24 de outubro às 23h59min do dia 20 de novembro de 2014, no site www.idecan.org.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00 e 35,00;
Nível médio: R$ 40,00 e 45,00;
Nível superior: R$ 65,00.
 
Prova
O concurso será composto de 5 etapas, sendo:
 
1ª etapa – provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos e prova escrita discursiva (redação) somente para os cargos de Jornalista, Publicitário e Psicólogo, ambas de caráter eliminatório e classificatório;

2ª etapa – provas práticas somente para os cargos de: Carpinteiro, Cortador de Pedras, Eletricista, Encanador, Gari, Marceneiro, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Motosserra, Operador de Trator Agrícola, Pedreiro, Pintor e Pintor Letrista, de caráter classificatório e eliminatório;

3ª etapa – avaliação de títulos somente para os cargos de nível superior na área de educação de caráter apenas classificatório;

4ª etapa – avaliação física somente para os cargos de Agente de Trânsito, Agente Operacional de Defesa Civil e Bombeiro Civil, de caráter apenas eliminatório;

5ª etapa – comprovação de requisitos e exames médicos, de caráter apenas eliminatório.
 
As provas escritas objetivas e discursiva (redação) serão realizadas na data provável de 21 de dezembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 15 de dezembro de 2014, no endereço eletrônico do IDECAN - www.idecan.org.br.
 
As provas práticas serão realizadas na cidade da Estância Balneária de Ubatuba/SP, em local e data que serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site do IDECAN www.idecan.org.br.
 
Os títulos, acompanhados do formulário de envio de títulos devidamente preenchido e assinado, deverão ser enviados (original ou cópia autenticada em cartório), impreterivelmente, via SEDEX ou Carta Registrada com Aviso de Recebimento – AR, para a sede do IDECAN – Caixa Postal 8552, CEP: 70.312-970 Brasília/DF, em período oportunamente divulgado no edital de convocação para envio de títulos.
 
O edital de convocação contemplando os locais e horários para a realização da avaliação física será divulgado na internet, por meio do site www.idecan.org.br juntamente com a relação dos candidatos convocados para esta etapa.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 (dois) anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso AMVAPA - SP

Foi divulgado edital de concurso público n° 001/2014 do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema - AMVAPA, no estado de São Paulo. Há 12 vagas, mais cadastro de reserva, para os empregos públicos de Médico Regulador, Médico Intervencionista, Agente Administrativo e Escriturário (níveis médio e superior).

O concurso será realizada por meio da empresa PRIME Concursos. Os salários variam de R$ 1.200,00 a R$ 9.700,00 em carga horária de 24 e 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até o dia 09 de novembro de 2014, exclusivamente pela internet, através do site www.primeconcursospublicos.com.br, com a efetivação após pagamento do respectivo boleto, que deverá ocorrer até o dia 10 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 40,00, R$ 50,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova escrita objetiva será realizada em data, horário e local a ser divulgado pela Comissão Especial do Concurso Público através da imprensa regional e pelos sites www.amvapa.com.br e www.primeconcursospublicos.com.br.

O gabarito da prova escrita será disponibilizado nos sites www.amvapa.com.br e www.primeconcursospublicos.com.br.

O concurso terá validade por 02 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Serafina Corrêa - RS abre processo seletivo

A Prefeitura de Serafina Corrêa, estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Concursos SS1, publicou o edital de processo seletivo nº 255/2014, que visa a contratação de vários profissionais de nível fundamental.
 
São oferecidas 22 vagas, para o cargo de agente comunitário de saúde, em carga horária de 40 horas semanal. O salário previsto para os contratados é de R$ 1.014,00.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 24 de outubro a 16 de novembro de 2014, através do site www.concursosss1.com.br.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 14 de dezembro de 2014, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
O processo seletivo terá validade pelo prazo de até dois anos, prorrogável, uma vez, por igual prazo, a critério do Município de Serafina Corrêa.

Prefeitura de Fraiburgo – SC promove seleção na área da saúde

Por meio do edital nº 0039/2014, a Prefeitura de Fraiburgo, em Santa Catarina, anunciou a realização de processo seletivo para contratação de agente comunitário de saúde.
 
Podem participar da seleção, interessados com escolaridade mínima de nível fundamental. O salário oferecido é de R$ 1014,00, que compete a carga de 40 horas semanais.
 
Serão realizadas inscrições na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Avenida Rio das Antas nº 185, Centro, das 8h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00, somente em dias úteis, do dia 24 de outubro ao dia 7 de novembro de 2014.
 
A classificação ocorrerá por meio de análise de títulos. A lista dos candidatos considerados aptos será divulgada no mural e site da Prefeitura: www.fraiburgo.sc.gov.br e no Diário Oficial dos Municípios.

Concurso UNICENTRO

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), estado do Paraná, lançou edital de concurso público N° 086/2014-DIRCOAV/UNICENTRO, visando preencher 52 vagas de nível superior para o cargo de Professor nas áreas de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Estatística, Matemática, Ciência da Computação, Química, Comunicação Social, História, Linguística, Letras/Artes, Educação, Ciências Humanas, Letras, Linguística, Educação Física, Saúde, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Administração e Ciências Contábeis. A remuneração pode chegar a R$ 10.372,63.
 
As inscrições, no valor de R$ 240,00, são realizadas do dia 3 a 27 de novembro de 2014 no site www.unicentro.br, e a entrega da documentação exigida para a inscrição é realizada no Protocolo do Campus Santa Cruz (Rua Salvatore Renna – Padre Salvador, 875, Santa Cruz, Guarapuava, Paraná), no Protocolo do Campus CEDETEG (Rua Simeão Camargo Varela de Sá, 03, Vila Carli, Guarapuava, Paraná), no Protocolo do Campus de Irati (PR 153, Km 07, Riozinho, Irati, Paraná), ou por correspondência postada por SEDEX.
 
Para os candidatos que optarem pelo envio da documentação exigida por correspondência postada por SEDEX, a inscrição via Internet e o envio da documentação exigida são realizados no período de 3 a 27 de novembro de 2014, ao endereço:
 
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO - Diretoria de Concursos, DIRCOAV, Concurso Público para Admissão de Professores não Titulares, edital Nº 086/2014-DIRCOAV/UNICENTRO, Rua Salvatore Renna – Padre Salvador (Antiga Presidente Zacarias de Goes), 875, Santa Cruz, Caixa Postal 3010 - Guarapuava, PR - CEP 85.015-430.
 
Documentos necessários para inscrição:
  • Requerimento de inscrição, gerado no momento da inscrição via Internet;
  • Uma fotografia 3x4 recente, a ser colada em campo próprio no requerimento de inscrição;
  • Declaração firmada p elo candidato em que aceita as normas d o c oncurso, gerada no momento da inscrição via Internet;
  • Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição, acompanhado do boleto bancário. Não são aceitos comprovantes de agendamento bancário;
  • Procuração por instrumento particular, com firma reconhecida e com poderes específicos, para que o outorgado promova a entrega da documentação de inscrição para o Concurso Público, caso a entrega não seja realizada pelo próprio candidato. A entrega da documentação por correspondência postada por SEDEX, durante o período determinado, não necessita de procuração;
  • Requerimento de condições especiais para realização das provas;
  • Fotocópia da Cédula de Identidade, ou documento equivalente com fotografia;
  • Fotocópia do documento de inscrição no Cadastro de Pessoa Física, CPF/MF, ou documento equivalente que contiver o número do documento de inscrição no Cadastro de Pessoa Física, CPF/MF;
  • Se estrangeiro, comprovante de naturalização brasileira ou de nacionalidade portuguesa com privilégio legal;
  • Fotocópia do Título de Eleitor;
  • Fotocópia do comprovante de votação na última eleição ou certidão de quitação das obrigações eleitorais, que pode ser obtida na página do TSE, no endereço eletrônico www.tse.gov.br, ou na Justiça Eleitoral da cidade de votação do candidato;
  • Gabarito para Avaliação da Prova de Títulos, devidamente preenchido, sem encadernação;
  • Curriculum Vitae encadernado com fotocópias dos documentos comprobatórios, organizados de acordo com a ordem do Gabarito para Avaliação da Prova de Títulos referido na alínea anterior.
O processo seletivo será constituído de provas escritas, didáticas e títulos.
 
O sorteio do ponto das provas escritas e didáticas está previsto para ser realizado no dia 9 de fevereiro de 2015, às 7h50min e às 12 horas, nos campus de Santa Cruz para as vagas ofertadas para as Unidades Universitárias de Guarapuava, e no Campus de Irati, para as vagas ofertadas para as Unidades Universitárias de Irati.
 
A realização das provas escritas estão previstas para 9 de fevereiro de 2015 e as provas didáticas para 11 de fevereiro de 2015 em locais e horários que serão divulgados em edital de homologação e convocação, a ser emitido pela Diretoria de Concursos a partir do dia 5 de dezembro de 2014.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo, a critério da Instituição, ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Paraná, edição de 23 de outubro de 2014, a partir da pág. 4.

Prefeitura de Fraiburgo - SC abre vagas em processos seletivos

Do dia 28 de outubro ao dia 21 de novembro de 2014, o município catarinense de Fraiburgo realizará inscrições de seis processos seletivos para contratação de profissionais de níveis fundamental e superior.
 
O primeiro edital nº 0040/2014 dispõe de vagas para profissionais graduados nas funções de fisioterapeuta, enfermeiro, terapeuta ocupacional, farmacêutico bioquímico, farmacêutico, assistente social, psicólogo, técnico em enfermagem, agente epidemiológico, odontólogo e técnico em higiene dental.  Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 1014,00 a R$ R$ 4.420,49.
 
O segundo edital nº 0041/2014 contratará professor de educação física, com formação de nível superior de ensino, por remuneração de R$ 850,00.
 
O terceiro edital nº 0042/2014 é para contratação de motorista, com habilitação a partir da categoria "D" e ensino fundamental, cujo salário é de R$ 1.010,39.
 
O quarto edital nº 0043/2014 destina-se a admissão de guarda do patrimônio (masculino), com vencimento de R$ 783,07 e escolaridade de nível fundamental. 
 
O quinto edital nº 0044/2014 propõe salário de R$ 947,24 para a vaga de instrutor de trabalhos manuais, com formação de nível fundamental.
 
O sexto e último edital nº 0045/2014 oferece vaga para engenheiro civil, pela remuneração de R$ 2.210,24.
 
As inscrições serão realizadas na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Avenida Rio das Antas nº 185, Centro, das 8h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00, somente em dias úteis.
 
A seleção será realizada através de avaliação de títulos e de prova prática para motorista. A Prefeitura divulgará em seu site: www.fraiburgo.sc.gov.br e em seu mural, uma lista com a relação dos aprovados, que também será publicada no Diário Oficial dos Municípios: www.diariomunicipal.sc.gov.br.
 
O contrato de trabalho poderá estabelecer carga horária de 12 a 40 horas semanais, variando de acordo com a necessidade e interesse do município, sendo que o contratado será remunerado proporcionalmente pelo número de horas semanais trabalhadas.

Concurso Prefeitura de Limeira - SP retifica edital

A Prefeitura Municipal de Limeira, informa que o cargo de Professor de Ensino Fundamental do Concurso Público Edital nº 03/2014 está cancelado. Os candidatos que já efetuaram o pagamento da taxa de inscrição para o mesmo podem solicitar a devolução da taxa de inscrição no valor de R$ 27,00, até o dia 21 de novembro de 2014, enviando solicitação através do email devolucao@institutomais.org.br, contendo o nome completo do candidato, n° do RG, n° do CPF e os dados bancários.
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------
 
A Prefeitura de Limeira, no estado de São Paulo, publicou os editais 02, 03 e 04/2014 para a realização de concurso público. O concurso tem como objetivo preencher 195 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 4.972,36, por jornada de trabalho de 12 a 40 horas semanais. 
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais e 20% aos candidatos afro-brasileiros.
 
Cargos: Agente de Trânsito, Arquiteto, Assessor Administrativo, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar Geral, Museólogo, Oficial de Manutenção – Encanador, Oficial de Manutenção de Máquinas e Veículos (Eletricista Veículos e Mecânico de Veículos Leves) e Técnico (Ambiental, Aparelhos Médicos/Odontológicos, Segurança do Trabalho, Suporte em Informática e Suprimentos).
 
As inscrições serão realizadas no site www.institutomais.org.br, iniciando-se no dia 14 de outubro de 2014, às 09h e encerrando-se, impreterivelmente, às 18h do dia 30 de outubro de 2014, observado o horário oficial de Brasília e/ou de forma presencial no posto de inscrição do Instituto Mais - Prefeitura de Limeira, situada à Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira, 179, Centro, Limeira/SP, no horário das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, nos dias úteis. As taxas variam entre R$ 14,00 e R$ 44,50.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, práticas, dissertativa, títulos, teste de aptidão física e peça processual.
 
As provas para os cargos de (Procurador Jurídico, Intérprete de Educação de Libras, Monitor, Professor de Educação Especial e Professor de Educação Infantil), serão realizadas na data provável de 23 de novembro de 2014. Já as provas para os demais cargos serão aplicadas provavelmente no dia 30 de novembro de 2014.
 
As informações do local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente em edital de convocação, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento e estarão disponibilizadas no Jornal Oficial do Município de Limeira, nos sites www.institutomais.org.br e www.limeira.sp.gov.br, no Setor de Atendimento ao Candidato do Instituto Mais, pelos telefone (11) 2659-5746 / 2659-5748, das 09h às 17h, nos dias úteis, ou em listagem afixada no Paço Municipal da Prefeitura de Limeira, nos dias úteis, das 09 às 16 horas.
 
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura Municipal de Limeira, ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Iretama - PR

A Prefeitura de Iretama, no estado do Paraná, por meio do Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber Ltda, divulgou edital n° 01/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 51 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 8.222,06 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para as funções de Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Administrativo I, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social, Auxiliar de Ensino, Técnico Jurídico, Agrônomo, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Farmacêutico, Técnico Inseminador, Instrutor de Música, Instrutor de Artes, Motorista, Mecânico, Médico, Nutricionista, Dentista II, Operador de Máquinas, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil, Professor e Psicólogo.

Inscrições
Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, até às 23h59min do dia 13 de novembro de 2014.

Taxas
Até o Ensino fundamental - R$ 50,00;
Ensino médio - R$ 100,00;
Ensino superior - R$ 150,00.

Provas e Gabaritos
A prova escrita objetiva será realizada provavelmente no dia 30 de novembro de 2014, em local e horários a ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições.

A publicação do gabarito preliminar da prova objetiva sairá na data prevista de 30 de novembro de 2014, às 21 horas. A prova de aptidão prática será aplicada para os cargos de Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas e será realizada no dia 13 de dezembro de 2014, em local e horário a ser publicado no Edital de divulgação das notas da prova escrita.

Já a prova de títulos será realizada no dia 13 de dezembro de 2014, das 09 às 11 horas na Prefeitura Municipal de Iretama, PR.

Validade
O concurso terá validade por 02 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Xavantina - SC

A Prefeitura de Xavantina, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é suprir seis vagas imediatas, além de formar cadastro reserva, em cargos que exigem dos candidatos formação nos ensinos fundamental e superior. O salário previsto para os contratados vai de R$ 1.388,51 a R$ 3.511,91, em carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta e operador de máquinas - (trator de pneus e máquina para retroescavadeira).
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 29 de outubro a 27 de novembro de 2014, através do site www.assconpp.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é R$ 60,00 e nível superior R$ 120,00.
Os candidatos serão selecionados através de provas objetiva e prática.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 14 de dezembro de 2014, com início às 8h30min e término às 11h30min, na Escola de Educação Básica Professor Luiz Sanches Bezerra da Trindade, localizada na Rua Irineu Bornhausen, s/nº, Centro, Xavantina, SC.
 
O gabarito preliminar provavelmente será divulgado no mesmo dia de aplicação da prova objetiva, após as 19h, nos sites www.xavantina.sc.gov.br e www.assconpp.com.br
 
As provas práticas, aplicadas exclusivamente aos concorrentes às vagas de Operador de Máquinas, serão realizadas no dia 14 de dezembro de 2014, com início às 13h30min, na Garagem de Máquinas da Administração Municipal, localizada na Rua Professor Garmus, s/nº, Centro, Xavantina, SC. 
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa Assessoria e Consultoria Pública e Privada Eireli – EPP,  terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Erval Velho - SC

No estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Erval Velho divulgou edital de concurso público nº 001/2014, ofertando 16 vagas mais cadastro reserva para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os aprovados receberão salários de até R$ 2.860,21 e atuarão em regime de 20 ou 40 horas semanais.
 
O concurso reserva o percentual de 5% das vagas existentes para os candidatos portadores de deficiência física.
 
Cargos
Agente de Serviços Gerais I/II, Mecânico, Motorista, Operador de Máquina, Técnico em Tributos, Agente Administrativo, Fiscal de Tributos, Fiscal Sanitário, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Nutricionista, Psicólogo e Professor (Língua Estrangeira – Inglês e Informática).
 
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.unoesc.edu.br, até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 21 de novembro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 20,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 40,00 e 60,00.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de provas escritas, práticas, esforço físico e títulos/apuração de tempo de serviço.
 
Para participar da avaliação de títulos e apuração de tempo de serviço, os candidatos às vagas dos cargos ao magistério Público Municipal, no período de inscrição, devem entregar no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Erval Velho, localizado à Rua Nereu Ramos, nº 204, Erval Velho/SC, CEP: 89.613-000, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, os documentos necessários à avaliação de títulos.
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 30 de novembro de 2014, nas dependências da Escola Básica Municipal Cesar Avelino Bragagnolo, localizada à Rua Honorato Vieira, nº 1072 – Centro, na cidade de Erval Velho/SC, com início às 9h.
 
O gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia de realização da prova escrita, a partir das 17h nos sites www.ervalvelho.sc.gov.br e www.unoesc.edu.br.
 
O processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante justificativa, interesse e conveniência da Administração Municipal.

E assim nasceu o Band-Aid

Quando se casou, em 1917, o jovem Earle Dickson, comprador de algodão da Johnson & Johnson em Nova Jersey, voltava do trabalho e encontrava sua esposa, Josephine, com cortes e queimaduras nas mãos, decorrentes de sua inexperiência na cozinha
 
Como cabia a ele fazer os curativos, certa vez resolveu deixar alguns prontos, para a mulher usar quando precisasse. Todas as manhãs ele preparava bandagens, colocando almofadas de gaze e algodão sobre fitas adesivas.
 
Em 1920, Dickson comentou sobre a invenção com um colega de trabalho, que levou a ideia aos irmãos Johnson, donos da empresa.
 
Em 1921 a J&J produziu nos Estados Unidos o primeiro curativo industrializado com o nome Band-Aid, utilizando o mesmo princípio dos rótulos autoadesivos. Earle Dickson foi promovido e mais tarde se tornou vice-presidente da Johnson & Johnson, até aposentar-se, em 1957.

 
No Brasil, o produto começou a ser vendido em 1947, com o nome de Pronticura e a chancela Band-Aid.

http://almanaque.blog.br/tag/johnson-johnson/

Cebrim/CFF publica 3ª edição do boletim Farmacoterapêutica, em 2014

boletim2O uso da mídia para a divulgação de epidemias é uma das estratégias da indústria farmacêutica para induzir o consumo de medicamentos
 
Nesta 3ª edição do Boletim Farmacoterapêutica – referente aos meses de julho/agosto e setembro de 2014 – o assunto é abordado no artigo “O preço pago pelo viés de publicação: o caso recente do Tamiflu”.
 
Já a seção “Segurança de Medicamentos”, traz o artigo “Risco de tromboembolismo associado ao uso de testosterona”.
 
A dica da seção “Novas Publicações”, é o livro “Assistência Farmacêutica: gestão e prática para profissionais da saúde”.

A publicação de boletins sobre medicamentos é uma das estratégias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para produzir e disseminar informações independentes sobre medicamentos.
 
Nesse sentido, desde 1996, o Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Federal de Farmácia (Cebrim/CFF) edita o boletim Farmacoterapêutica, especialmente dirigido aos profissionais da saúde.
 
O boletim Farmacoterapêutica aborda temas relacionados ao uso racional de medicamentos, incluindo artigos sobre políticas públicas, tratamentos de condições clínicas específicas, práticas frmacêuticas, farmacovigilância, traduções de documentos e artigos de interesse, entre outros.
 
 
CFF

Menarca: adolescentes devem ser bem orientadas quando ocorre a primeira menstruação

O significado do sangramento e as noções de higiene adequadas devem ser transmitidas à menina para que ela lide melhor com a situação
 
Por Dra. Andrea Hercowitz
 
A menarca, nome dado à primeira menstruação da mulher, é um fenômeno que ocorre durante a adolescência e que carrega em si uma série de sentimentos, significando em muitas culturas a entrada no mundo adulto. Associada à feminilidade e à fertilidade, a menarca é recebida por cada menina de uma forma muito individual, às vezes com alegria, mas às vezes com angústia. O tipo de reação está relacionado com a forma com que o tema foi discutido anteriormente e como a família, principalmente a mãe, recebe esta notícia. 
 
A média de idade da menarca é de 12 anos, podendo ocorrer entre os 10 e 15 anos. Ela acontece dois a dois anos e meio após o aparecimento do broto mamário e após o estirão do crescimento, em uma fase de desaceleração. A jovem que não tem o início dos seus ciclos até os 16 anos, estando com o seu corpo formado, ou seja, desenvolvimento de mamas e pelos normais, deve ser investigada. Outro motivo que justifica a procura de avaliação médica é a falta do início do desenvolvimento físico em adolescentes com 14 anos de idade. 
 
Os ciclos menstruais não costumam ser regulares no início, podendo apresentar intervalos menores que um mês ou pular alguns meses. É interessante que a adolescente faça um calendário menstrual para acompanhar o amadurecimento do seu corpo e passar a compreendê-lo cada vez melhor. As cólicas também não costumam estar frequentes no início, mesmo em famílias cujas mulheres padecem deste mal (sim, existe hereditariedade quando se trata de cólica menstrual!) e costumam aparecer quando os ciclos se tornam regulares, se é que vão aparecer. Após dois anos da menarca a maioria das adolescentes já esta com seus ciclos regularizados, mas algumas podem levar até cinco anos para que isso aconteça.                             
 
A menarca gera muitas dúvidas para as jovens inexperientes no que diz respeito aos cuidados pessoais. Relembrar o que está acontecendo no corpo, que leva ao sangramento, ajuda a adolescente a "tomar posse" da situação. Devem ser dadas orientações de higiene genital e do tempo máximo do uso do absorvente, que precisa ser trocado de tempos em tempos, no máximo a cada quatro horas, mesmo que ainda não estejam completamente utilizados. É bem comum que aconteça o contrário: aflitas com a ideia do sangramento e se sentindo sujas, muitas adolescentes tendem a se trocar com uma frequência exagerada. 
 
Ela é nadadora? Bailarina? Tem viagem da escola e estará menstruada? Existem medicamentos que ajudam a diminuir o fluxo ou até atrasá-lo ou adiantá-lo, mas devem ser usados esporadicamente, apenas em casos de real necessidade. E não podemos nos esquecer do absorvente interno. A grande maioria das meninas pode usá-lo, no tamanho mini, mas é aconselhável que se faça um exame médico prévio, para garantir que seu uso não causará nenhum problema. Aqui também deve ser ressaltada a frequência de troca, pois deixar o absorvente interno por um tempo prolongado pode causar uma doença muito séria chamada choque tóxico. 
 
As jovens que se mostram angustiadas com a chegada da menarca, em geral tem ideias errôneas sobre ela e isto deve ser corrigido. Uma das questões que mais as assusta está relacionada com o crescimento. Fala-se que ao menstruar as garotas param de crescer. Isto não é verdade, após a primeira menstruação o crescimento continua por até mais dois anos, mas em um ritmo mais lento, adquirindo-se mais cinco a sete centímetros neste período. Outra tristeza vem do pensamento de que, por ser um marco de maturidade física, o seu comportamento tenha que mudar. Brincar de bonecas, falar bobagens, ter atitudes infantis são mal vistas agora? É claro que não! Tudo tem seu tempo e a mudança de atitudes vai acontecendo aos poucos, de forma natural. 
 
A menstruação é um marco na vida da mulher. Um sinal de que o corpo está amadurecendo e tornando-se adulto, mas principalmente de que o corpo é saudável. Acolher as adolescentes no momento da menarca, orientando-as e tirando dúvidas, é um papel das famílias, médicos ou quem quer que estas jovens procurem para dividir este momento tão importante da sua vida. 
 
Minha Vida

Câncer de mama tem cura?

Sucesso do tratamento depende do tipo de tumor e momento do diagnóstico
 
Todo o câncer de mama é tratável, mas nem todos são curáveis. A depender da fase em que o tumor foi diagnosticado (o que chamamos de estadiamento) o médico ou médica utilizará estratégias diferentes para melhor tratar o paciente. A depender do estadiamento, o foco do tratamento oncológico poderá ser com intuito curativo ou paliativo.
 
O tratamento com intuito curativo: se aplica quando os tumores estão localizados na mama e até mesmo com metástase axilar (metástase regional), mas que não atingiram outros órgãos (metástase sistêmica).
 
Nesta circunstância o foco é curar o paciente, e o médico utilizará o tratamento oncológico máximo. Cirurgia é o tratamento principal, no entanto, quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia são os tratamentos utilizados a depender do grau de necessidade e da indicação médica (nem todos os pacientes vão precisar de todas as modalidades acima mencionadas de tratamento).
 
Já o tratamento com intuito paliativo: é a estratégia utilizada para os pacientes que apresentam doença metastática sistêmica (espalhamento pelo sangue das células tumorais originadas da mama para outros órgãos com: ossos, pulmão, pleura, fígado, etc.).
 
Nesta fase dificilmente a doença poderá ser curada efetivamente, mas poderá ser muito bem controlada. Fator muito importante neste tópico é o volume de doença que o paciente tem, ou seja, o grau de contaminação dos órgãos envolvidos (o que chamamos de carga tumoral). Como exemplo citamos: o número de nódulos metastáticos presentes, o tamanho destes nódulos, o número de locais acometidos (fígado isolado; fígado + pulmão; fígado + pulmão + osso) e a condição clínica do paciente. Quanto menor a carga tumoral melhor será o controle deste paciente. Nestes casos, o foco primordial do tratamento é aumentar a sobrevida, reduzir os sintomas (dor, falta de ar, perda de apetite, perda de peso) e melhora/preservar a qualidade de vida dos pacientes.                            
 
Ou seja, mesmo para os pacientes com doença em fase metastática sistêmica temos tratamento a oferecer. O foco aqui é cronificar a doença permitindo que a paciente viva o maior tempo e da melhor forma possível.          
 
Quando um câncer está curado?
Este assunto é bastante controverso. Antes havia a ideia do "número mágico" de 5 anos após o tratamento, o que, muitas vezes, esta relacionado com término da hormonioterapia (que em geral dura 5 anos). É verdade que a maioria das recidivas ocorre nos cinco primeiros anos após o tratamento, mas nos dias de hoje entendemos que o tumor de mama pode apresentar recidivas tardias (após cinco ou mesmo 10 anos do tratamento inicial) na dependência do tipo biológico do tumor.
 
Logo, este número de cinco anos já não pode ser aplicado nos dias de hoje de forma rigorosa, necessitando sim um controle médico periódico por toda a vida, ao menos uma vez ao ano após este período de cinco anos. Reforçamos que este controle médico anual já é o mínimo que uma mulher após os 40 anos de idade necessita realizar com o mastologista/cirurgião oncologista (mesmo sem diagnóstico prévio de câncer) conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica.
 
Bem, mas as pacientes não precisam viver com o fantasma da possibilidade de recidiva pela vida toda, uma vez que esse medo impedirá o pleno objetivo do tratamento médico que é que os pacientes vivam bem. O nosso entendimento atual é que o paciente deve se sentir curado logo após o término do tratamento cirúrgico e término da quimioterapia/radioterapia, uma vez que não mais exista evidência de doença. Ou seja, o paciente deve tão logo quanto possível aproveitar toda a plenitude de sua vida já na fase pós-tratamento, e não esperar os 5 anos para começar a aproveitar a vida novamente. Mas deve sempre manter um estreito controle médico.
 
Caso o tumor retorne algum dia (recidiva), a depender se esta recidiva ocorreu na mama, na axila ou em algum outro órgão, o tratamento seria reiniciado valendo as estratégias de tratamento comentadas no inicio do texto.                            
 
O câncer de mama, assim como todos os demais tumores, terá sua maior chance de cura quanto mais precocemente for diagnosticado, ou seja, quanto menor for o tamanho do nódulo mamário no momento do diagnóstico, associado a ausência de metástase nos gânglios da axila e ausência de metástase nos demais órgãos.                            
 
Outro critério cada mais vez em destaque é o subtipo do câncer de mama. Nem todos os tumores de mama são iguais. Existem tumorais mais agressivos e tumores menos agressivos, é o que chamamos de comportamento biológico do tumor. Para tumores de comportamento biológico menos agressivo as chances de cura serão maiores, e para aqueles de comportamento biológico mais agressivo as chances de cura serão menores. 
 
Evitando a recidiva
Os principais cuidados para o tumor não voltar (recidiva) consistem em, primordialmente, realizar o tratamento médico correto e adequado (cirurgia, quimioterapia e/ou hormonioterapia, radioterapia, etc.) na dependência da indicação médica. Ou seja, é o grau de adesão do paciente ao tratamento oncológico. A paciente não deve abandonar o tratamento no meio, deve se envolver com o tratamento e seguir as recomendações médicas.                            
 
Os principais fatores relacionados à redução do risco de recorrência tumoral, associado a realização do tratamento oncológico acima mencionados são:                            
  • Controle adequado de peso, uma vez que pacientes com obesidade apresentam mais recidivas que pacientes magras
  • Prática de atividade física regular
  • Alimentação adequada
  • Hábitos saudáveis de vida
  • Não utilização de anticoncepcional oral ou de terapia de reposição hormonal
  • Redução ou parada do consumo de bebida alcoólica
  • Redução ou parada do tabagismo.
Chamamos aqui a atenção para a gravidez. A gravidez já foi tida anteriormente como um fator que piorava a sobrevida das pacientes que tiveram câncer de mama, mas hoje em dia já é vista como algo possível e sem piora na sobrevida das pacientes. Para aquelas pacientes que desejam fortemente engravidar após o tratamento do câncer de mama, será necessária uma conversa muito específica com seu médico ou médica para entender o risco primário da doença voltar (baseado no estadiamento inicial) e a suspensão da hormonioterapia para aquelas que estão utilizando esta modalidade de tratamento. Para isso, será necessária uma avaliação multidisciplinar envolvendo mastologia/cirurgião oncologista, oncologista clínico e ginecologista/obstetra.
 
Em resumo, todas as pacientes são tratáveis e este tratamento irá depender da fase em que o tumor foi diagnosticado. O tratamento sempre terá o objetivo de cuidar bem do ser humano e ofertar a ele o melhor método disponível para que possa ser efetivamente curado, ou para aqueles casos em que a cura não seja possível, que ele possa viver com dignidade e com qualidade de vida pelo maior tempo possível.
 
Minha Vida