Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Como fazer a higiene íntima do bebê

Saiba como fazer a higiene íntima do bebêOs genitais da criança são mais sensíveis e pedem cuidado especial no banho e troca de fraldas
 
Os bebês são tão frágeis quanto parecem! A pele é mais sensível e pede diversos cuidados, inclusive na hora do banho. "Toda a pele do bebê é mais fina e, portanto, mais sensível que a dos adultos. O mesmo vale para a região genital", considera o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da MBA Pediatria.

Por isso mesmo, a higiene íntima do bebê deve ser diferenciada. É preciso achar a medida: limpar de forma delicada, mas sem ter medo de eliminar toda a sujeira. "A falta de limpeza, ou fazê-la sem os devidos cuidados de higiene pode permitir que a urina e as fezes ajam sobre a região, provocando processos inflamatórios locais que, além de serem muito doloridos, podem evoluir para infecções", comenta o especialista.

Difícil conseguir esse equilíbrio? Separamos algumas dicas para você fazer a higiene íntima do seu bebê sem riscos e garantir a saúde do pequeno desde cedo! 
 
Bebê na banheira - Foto: Getty ImagesCuidados gerais do banho
Dar banho pode ser muito assustador quando o bebê é pequeno. O mais importante nessa hora é acertar nos itens utilizados. "A temperatura da água deve estar entre 36,5 e 37,5 °C e prefira usar os produtos que o pediatra indicar, normalmente os sabonetes neutros e xampus os mais hipoalergênicos possíveis", ensina o pediatra Marcelo Reibscheid, médico do Hospital e Maternidade São Luiz. Uma dica boa é evitar sabonetes perfumados, já que esses produtos tem maior potencial para causar alergias. 
 
Menina no banho - Foto: Getty ImagesMenina: cuidados no banho
Os pais não podem ter medo de fazer a higiene da garota: tão importante quanto higienizar a parte externa da vulva é limpar também dentro dos grandes lábios. "Como o órgão da menina é interno, é mais fácil ter fezes escondidas", comenta Reibscheid. "Se os detritos se acumularem, pode ocorrer um processo inflamatório que resulta na fusão dos grandes lábios devido a uma fibrose", conclui o especialista. O processo é reversível, mas pode muito bem ser evitado. É comum que as meninas tenham a chamada pseudomenstruação, ou seja, soltem um pouco de sangue, não se assuste. Elas também podem ter um corrimento amarelo clarinho.

Para fazer essa higiene da forma correta, utilize água e sabonete neutro, e passe um algodão umedecido em toda a região. Não introduza uma haste flexível na vagina da menina, isso pode até romper seu hímen. Se preferir usar esse instrumento, limite-o apenas a região da vulva e dos grandes lábios. Não é indicado usar sabonete íntimo, que normalmente só é recomendado a partir dos 8 a 10 anos, sob orientação do pediatra. 
 
Menino no banho - Foto: Getty ImagesMenino: cuidados com o pênis no banho
Ao contrário dos adultos, os bebês tem uma pele que reveste a ponta do pênis. "A grande maioria dos meninos nasce com a glande coberta pelo prepúcio", explica o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da MBA Pediatria. Ela não pode ser movida na hora de lavar, o que na verdade torna essa higienização até mais simples. "A tendência normal é que quase todos apresentem uma exposição da glande no máximo até os 12 anos, mas normalmente enquanto ainda são pequenos", finaliza o especialista. O pediatra normalmente acompanha a evolução dessa pele, para ver quando ela se soltará.

Quando a glande finalmente se tornar exposta, é preciso ter um cuidado maior na sua higienização. "Tenta-se uma pequena abertura do prepúcio, sem forçar e, se houver secreção no local, retirá-la passando levemente um pano ou algodão embebido em água ou óleo neutro", descreve Sylvio Renan. 
 
Menino no banho - Foto: Getty ImagesMenino: cuidado com o saco escrotal no banho
O saco escrotal não precisa de tanto cuidados assim, mas não deve ser negligenciado. "Uma das 'assaduras' mais comuns no menino ocorre logo abaixo da bolsa escrotal, pela presença de fezes na região não percebida pelos pais", considera o pediatra Sylvio Renan de Barros. Portanto, limpe todo seu entorno e o levante para higienizar a parte de baixo, e não deixar nenhum resíduo de fezes, que pode ser acumular ali pois as do bebê são mais líquidas que as do adulto. 
 
Pai trocando as fraldas do bebê - Foto: Getty ImagesCuidados gerais da troca de fraldas
É preciso limpar muito bem o bebê ao trocar as fraldas, tendo ele feito xixi ou cocô. E o melhor material para isso é algodão com água limpa e morna. "Os lenços umedecidos não são proibidos, até falo que os pais podem usar quando saem com o bebê, mas evite o uso excessivo, pois pode causar irritação e alergias", ensina Reibscheid. Pomada para assaduras é outra questão de depende do pediatra. Alguns indicam o uso de óleo de amêndoa, outros recomendam pomadas sem medicamentos, que sirvam apenas como uma camada protetora para pele. 
 
Mãe trocando a fralda da filha - Foto: Getty ImagesMenina: cuidados na troca de fraldas
A limpeza da menina durante a troca de fraldas merece o mesmo tipo de cuidado do que a hora do banho: sempre limpar dentro dos grandes lábios, para evitar o acúmulo de fezes lá dentro, mas sem invadir o canal vaginal! Outro detalhe importante está no sentido da limpeza: "ela deve ser feita sempre da vagina para o ânus, igual na higiene da mulher, para evitar contaminações na genitália e infecções urinárias", salienta o pediatra Reibscheid. Isso porque a uretra da mulher é mais curta do que a do homem, e as das pequenas são mais curtas ainda! "Por isso, a infecção urinária é mais frequente em meninas que em meninos", considera Sylvio Renan de Barros. 
 
Pai trocando a fralda do filho - Foto: Getty ImagesMenino: cuidados na troca de fraldas
No menino, os cuidados também são semelhantes ao banho também: enquanto o prepúcio está firme sobre a glande, não forçar para puxá-lo, e quando ele se soltar, limpar dentro também. O saco escrotal também precisa de cuidado, evitando irritações no tecido abaixo dele. Vale ressaltar que o sentido de limpeza também é do pênis para o ânus, para que as bactérias de um não vão para o outro, mesmo que as infecções urinárias sejam mais frequentes nas meninas. E não esqueça que os meninos podem urinar enquanto você está fazendo a troca de fraldas, por isso vale cobrir o pênis com um paninho. 
 
Minha Vida

Médico explica morte súbita de lutador de MMA

Reprodução/Facebook
Leandro Caetano de Souza morreu nesta quinta-feira (26) no Rio
De acordo com especialista, desidratação pode levar à alteração de pressão e inconsciência
 
O lutador de MMA Leandro Caetano de Souza, o Leandro Feijão, de 26 anos, morreu vítima de um AVC (acidente vascular cerebral) do tipo hemorrágico, de acordo com seus familiares. Por ser jovem, o neurologista da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro Rafael Brandão explica que a causa mais provável do AVC foi o rompimento de um aneurisma cerebral.
 
— Cerca de 5% da população tem uma falha na artéria que leva o sangue para o cérebro. Há um enfraquecimento do vaso, por isso, em casos de pessoas com hipertensão ou alterações congênitas, poderá haver o rompimento dessa artéria e levar ao AVC. Dependendo da gravidade, o paciente poderá morrer.
 
Ainda segundo o médico, a suposta perda drástica de peso do lutador antes da pesagem para a luta — algo recorrente entre os esportistas desta modalidade — pode ter levado à desidratação.
 
— Quando há desidratação súbita, o funcionamento do organismo muda completamente. Uma das consequências é, por exemplo, a abrupta alteração da pressão arterial. Este aumento na pressão pode ter sido fator para a ruptura do aneurisma.
 
Souza tinha meta de perder 13 kg em dois meses e estava fazendo dieta sem carboidratos, segundo um de seus técnicos, André Chatuba.
 
Além da alteração de pressão arterial, a desidratação pode provocar problemas na função renal, náuseas, vômito, diarreia, perda da consciência e até morte.
 
— Grande parte do nosso organismo é feito de água. E seu bom funcionamento depende disso.
 
Necessidade de acompanhamento médico
Para evitar problemas graves como esses, o neurologista alerta para que “profissionais que realizam atividades rigorosas” façam acompanhamento médico.
 
— Há especialidade médica para isso [esportes como o MMA]. A medicina esportiva é altamente divulgada e preparada para evitar estes tipos de situações indesejadas. Se ele tivesse recebido plena assistência, essa fatalidade poderia ter sido evitada.
 
Assista ao vídeo:



R7

Como eliminar as olheiras com remédios naturais

Olheiras , essas listras escuras irritantes sob os olhos, podem ser originadas por vários fatores, desde as hereditárias, até problemas de circulação e hormonal, mesmo que elas são normalmente associadas com a falta de descanso. 
 
Em qualquer caso, é fácil de esconder com produtos cosméticos, por isso é melhor tratá-los, se você quer fazer isso sem sair de casa em nós te daremos algumas dicas para remover olheiras naturalmente.
 
1.A máscara de pepino é um clássico da avó que realmente funciona, porque ele restaura frescor para o visual e reduz as olheiras. Corte fatias finas de pepino e coloque-os sobre os olhos por cerca de 25 minutos e depois enxague com água fria, e já verá a diferença.
 
2. Outro clássico é a infusão efetiva de camomila ou hortelã . Deixe as infusões preparadas esfriar, na geladeira e coloque-os na área dos olhos com uma bola de algodão, como as fatias de pepino. O mesmo procedimento, mas com o chá com proteína funciona muito bem.
 
3. O morango tem grandes propriedades anti-inflamatórias que faria maravilhas na redução de olheiras. Prepare um molho com a polpa, deixe esfriar um pouco e coloque-o sobre a área por cerca de meia hora, em seguida, enxague com água fria.
 
4. O kiwi é um outro aliado na luta contra as olheiras devido ao seu grande teor de vitaminas e nutrientes. Funcionar bem para reduzir a inflamação e esticar a pele. Aplicar na mesma forma que o pepino.
 
5. Batatas cortadas e colocadas na área reduzir progressivamente as olheiras. Rale uma batata crua, coloque-o em um guardanapo e colocá-lo em círculos escuros, como gaze. Deixe-o por cerca de 20 minutos.
 
6. Para melhorar o efeito desses truques casa é uma boa ideia para tentar descansar mais durante a noite para usar produtos cosméticos para reduzir as bolsas sobre os olhos e quando aplicá-los faça batendo suavemente para estimular a circulação da área.
                         
Este artigo foi escrito por Bruno Loura e é propriedade do Como Fazer.

Entidades organizam marcha para pedir aprovação de projeto que aumenta recursos para saúde

Agência Brasil
Expectativa é reunir 5.000 pessoas durante a mobilização,
nesta segunda-feira (30
Objetivo é lançar campanha em defesa do SUS, cuja principal bandeira será o seu financiamento
 
Preocupado com os rumos do debate sobre o financiamento da saúde no Brasil, o CNS (Conselho Nacional de Saúde), junto com outras entidades, está programando uma marcha pela Esplanada dos Ministérios para pressionar parlamentares a aprovar o projeto de lei de iniciativa popular que obriga a União a destinar, anualmente, o mínimo de 10% da receita corrente bruta para a saúde. A expectativa, segundo a presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, é reunir 5.000 pessoas durante a mobilização, que deve ocorrer em 30 de outubro.
 
— Vamos às ruas em uma ação nacional que terá representação de todos os estados. Nosso objetivo é lançar uma campanha em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), cuja principal bandeira será o seu financiamento. Vamos para o Congresso Nacional para pressionar os parlamentares, com disposição para o diálogo, claro. Mas acreditamos que a pressão popular tem papel fundamental nessa questão.
 
A limitação dos recursos destinados ao setor foi apontada por especialistas que participaram na semana passada de seminário, organizado pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), como um dos principais gargalos para a concretização de princípios do SUS, entre eles a oferta de serviços de qualidade de forma integral. Na próxima quarta-feira (2), parlamentares também vão discutir o tema e podem avançar para solucionar o impasse.
 
No mês passado, mais de 800 mil assinaturas em apoio ao projeto de lei de iniciativa popular que traz a proposta de destinação dos 10% da receita bruta foram entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A medida é considerada inviável pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior.
 
Como alternativa, o governo sinalizou, na semana passada, que pretende destinar 15% da receita corrente líquida para a área. Segundo a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a intenção é incluir uma emenda na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Orçamento Impositivo, em tramitação no Senado. A receita corrente líquida da União é a soma de todas as receitas do governo federal com tributos e contribuições, excluídas as transferências constitucionais para estados e municípios.
 
R7

Doenças isquêmicas do coração são principais causas de morte em São Paulo

O levantamento destacou o registro de 27 mil casos em 2011 com cerca de 75 mortes por dia em todo estado
 
Um levantamento inédito feito pela Secretaria da Saúde mostra que doenças isquêmicas do coração, dores ou desconfortos no peito são as maiores causas de morte em todo estado de São Paulo. O levantamento destacou o registro de 27 mil casos em 2011 com cerca de 75 mortes por dia.

As doenças isquêmicas do coração ocorrem por causa da formação de placas gordurosas nas artérias, diminuindo o fluxo de sangue que passa pelo coração. Existem dois tipos de isquemia: a crônica e a aguda. Na crônica, o paciente sente dores no peito com alguns períodos de intervalo. Já a aguda é considerada um infarto.

As principais causas das isquemias no coração são diabetes, hipertensão, colesterol alto e pessoas que tenham histórico de problemas cardíacos na família, principalmente pai e mãe. Outros fatores que podem contribuir são o avanço da idade e o sedentarismo.

Os pacientes que estiverem com sintomas como dores ou pressão no peito e falta de ar devem procurar um médico imediatamente e nunca esperar a dor passar ou tomar algum medicamento sem orientação médica.
 
Isaude.net

Antifúngico usado em todo mundo consegue erradicar HIV

O Deferiprone, um medicamento sistêmico usado para remover o
 excesso de ferro do organismo em pessoas que têm beta-talassemia
 major, tem o mesmo efeito
O Ciclopirox, eliminou completamente o vírus da Aids em cultura de células sem registro de retorno após o fim do tratamento
 
Pesquisa realizada por uma equipe internacional descobriu que Ciclopirox, um creme antifúngico utilizado em todo o mundo, elimina completamente o HIV em cultura de células, sem registro de retorno do após o fim do tratamento.

O estudo também descobriu que o Deferiprone, um medicamento sistêmico usado para remover o excesso de ferro do organismo em pessoas que têm beta-talassemia major, tem o mesmo efeito.

Como ambas as drogas já são aprovados para uso em seres humanos (tanto na Europa e os EUA) os pesquisadores acreditam que a perspectiva de eliminação global de HIV e AIDS fica mais próxima.

Para evitar a invazão de vírus, as células do nosso corpo tem uma maneira se matam. Quando o sistema imune detecta a presença de um vírus, provoca um processo chamado de apoptose celular que faz com que células infectadas cometam o suicídio.

Mas o vírus da imunodeficiência humana (HIV) tem uma maneira de contornar isso: ele desabilita a capacidade da célula hospedeira para cometer suicídio, permitindo-lhe continuar a explorar os recursos da célula para alimentar o seu crescimento e disseminação.

Neste novo estudo, os pesquisadores descobriram que as drogas inibem a expressão de certos genes do HIV e limpam as mitocôndrias da célula hospedeira, reativando o processo do suicídio celular.

Outra vantagem dos novos medicamentos é que eles não afetaram as células saudáveis, não infectadas com o HIV. E curiosamente, o vírus não se recuperou quando o tratamento foi interrompido.
 
Medical News Today
 
Isaude.net

Mortalidade por câncer é menor nos países europeus que gastam mais em saúde

Em países que gastam menos US$ 2.mil anuais/pessoa com saúde, 60% dos doentes morrem após diagnóstico do câncer de mama
 
A mortalidade por câncer é menor nos países da União Europeia com maior despesa sanitária, especialmente em casos de câncer de mama, mostra estudo apresentado no Congresso Europeu de Câncer 2013, em Amesterdã, capital holandesa.

Nos países que gastam em saúde menos de US$ 2.000 anuais por pessoa, como a Romênia, Polônia e Hungria, cerca de 60% dos doentes morrem após o diagnóstico da doença, enquanto nos que despendem entre US$ 2.500 e US$ 3.000, como Portugal, a Espanha e o Reino Unido, a mortalidade fica entre 40% e 50%. Na França, Bélgica e Alemanha, com gasto acima de US$ 4.000, a mortalidade está abaixo de 40%.

Segundo os autores do estudo, citados pela Agência EFE, a riqueza e o maior gasto sanitário estão associados tanto a uma maior incidência de câncer, quanto à menor mortalidade pela doença. O trabalho está publicado na revista científica especializada Annals of Oncology.

Um dos autores, o oncologista espanhol Felipe Ades, destacou que quanto mais dinheiro se destina à saúde, menor é o número de mortes após o diagnóstico de um câncer e que essa relação é "mais evidente" no caso do câncer de mama.

Os investigadores também observaram que, apesar de todas as iniciativas para harmonizar as políticas sanitárias públicas, há uma "diferença significativa" entre o gasto sanitário e a incidência de câncer nos 27 estados da União Europeia, que é ainda mais clara entre os países europeus orientais e ocidentais.

O estudo analisa os motivos da maior incidência da doença nos países da Europa Ocidental, mas sugere que este fato se deve em parte à existência de maior número de programas de triagem, que permitem detectar casos de câncer nas fases mais precoces e mais tratáveis terapeuticamente.
 
Isaude.net

Café rico em proteínas e gorduras pode ser benéfico para diabéticos

Prato composto em sua maior parte por proteínas e gorduras. Pesquisa afirma que é uma opção para o café da manhã dos diabéticos tipo 2
Foto: Divulgação
Prato composto em sua maior parte por proteínas e gorduras.
Pesquisa afirma que é uma opção para o café da manhã dos
 diabéticos tipo 2
A pesquisa da Universidade de Tel Aviv foi apresentada durante encontro anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes
 
Um grande café da manhã rico em proteína e gordura parece oferecer mais benefícios para as pessoas com diabetes tipo 2 do que os cafés de baixa caloria.

A conclusão é de pesquisa apresentada na reunião anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes. A pesquisa é dos professores Daniela Jakubowicz, da Universidade de Tel Aviv, Israel, e Hadas Rabinovitz, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Levantamentos anteriores já haviam mostrado que pessoas que têm o costume de tomar o café da manhã tendem a ter menor IMC bem como os níveis de glicose no sangue em jejum mais favoráveis do que as pessoas que não têm este costume. Neste estudo, os pesquisadores analisaram o efeito do tamanho e composição deste "café" no controle da glicose no sangue, e sua associação com perfil hormonal em adultos com diabetes tipo 2.

O estudo foi realizado de forma aleatória com participação de adultos com diabetes tipo 2 com sobrepeso e sem dependência de insulina. Os participantes foram expostos à dietas balanceadas com baixas calorias relacionadas com um grande café da manhã (BB) ou pequeno-almoço (SB), (33% contra 12,5% do consumo energético total diário respectivamente).
 
A dieta BB incluiu um maior percentual de proteína e gordura. As medidas antropométricas foram avaliadas a cada 2 semanas. Marcadores de inflamação em jejum, hormônios e perfil lipídico foram colhidos no início do estudo e após um período de acompanhamento de 13 semanas.
 
Dos 59 participantes inscritos, 47 completaram o estudo. No final, as maiores reduções da HbA1c e da pressão arterial sistólica (PAS) foram observadas no grupo BB. Além disso, a dosagem da medicação usada normalmente por diabéticos foi reduzida para maior parte dos participantes do grupo BB, enquanto no SB, a maior parte dos pacientes teve sua dose da medicação diabética aumentada.

À medida que o estudo progredia, os pesquisadores verificaram que os registros de fome aumentaram significativamente no grupo SB, enquanto o grupo BB registrava um aumento nos registros de saciedade.
 
"O grupo BB mostrou uma vontade reduzida para comer e uma menor preocupação com a comida, enquanto o grupo SB registrava aumentos na preocupação com os alimentos e uma maior vontade de comer ao longo do tempo.
 
Concluimos que existe a possibilidade de que um grande café da manhã rico em proteínas provoque a supressão da secreção de grelina, aumentando a sensação de saciedade," afirma Jakubowicz.
 
Isaude.net

USP recruta pacientes para testar terapias com videogames em casos de AVC

Foto: Cecília Bastos/ USP Imagens
Foto: Cecília Bastos/ USP Imagens
Avaliação equilíbrio com paciente: para os idosos saudáveis,
o uso dos jogos propicia excelentes resultados
A pesquisa atual selecionou jogos que, além de movimentar o corpo, têm potencial de estimulação cognitiva
 
O Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Fofito) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) está recrutando pacientes vítimas de Acidente Vascular Encefálico (AVE - nova sigla para AVC) para pesquisas sobre o potencial terapêutico de videogames.

Resultados de levantamentos anteriores apontam que para os idosos saudáveis, o uso dos jogos propicia excelentes resultados no controle da marcha (velocidades e habilidades para andar) e é potencialmente benéfico para prevenir os dois grandes problemas de saúde pública dessa população: o declínio cognitivo, associado à idade, e os problemas de equilíbrio, que aumentam a frequência de quedas, ligadas diretamente à morbidade nessa faixa etária.

Na pesquisa atual, foram selecionados, dentre os games que utilizavam o corpo todo, aqueles que também tivessem potencial de estimulação cognitiva, envolvendo aspectos como memória, atenção e tomada de decisão. Afinal, para atravessar uma rua não basta a habilidade motora (dar os passos), mas também é preciso decidir que velocidade terá a marcha; se é o momento certo de fazer a travessia; como lidar com imprevistos - um cachorro que surge, um carro que avança etc. É, portanto, um casamento entre habilidades motoras e cognitivas.

Os estudos realizados com idosos saudáveis envolviam dois grupos: o controle fazia os exercícios convencionais, enquanto o grupo experimental, além desses, passava também pelo treinamento com o Nintendo Wii. Os testes mostraram que os idosos que fizeram o treinamento com o game melhoraram seu equilíbrio, cognição e funcionalidade em relação aos que fizeram apenas a fisioterapia convencional.

Uma das explicações para esse resultado, de acordo com a professora Maria Elisa Pimentel Piemonte, orientadora dos trabalhos, é que essas pessoas já tinham um bom nível para as habilidades requeridas - mas, quando a complexidade do treino foi aumentada, os integrantes do grupo experimental manifestaram um potencial que estava latente.

Para idosos saudáveis, portanto, do ponto de vista de política de saúde, o impacto potencialmente benéfico é muito maior, considera a pesquisadora, porque eles podem comprar o jogo e operá-lo em casa, sem a necessidade de assistência de um fisioterapeuta.

Para pacientes com doença de Parkinson, também há vantagens em associar os games à fisioterapia convencional, mas é preciso tomar vários cuidados: nem todos os jogos servem a todos os propósitos, e também é necessário contar com a presença de um profissional para dar assistência. "Não é mágica, não se aplica a todo mundo. Há recomendações de uso e é preciso selecionar bem os jogos", diz a professora

Quem pode participar

Para as pesquisas em andamento com pacientes de AVE no Laboratório de Aprendizagem Sensório-Motora do Fofito, foram selecionados jogos que forçam a simetria. A razão é que essas pessoas vivem uma assimetria: um dos seus lados se movimenta mais que o outro, numa relação chamada contralateral em relação ao hemisfério cerebral atingido se foi o hemisfério direito, o lado do corpo afetado será o esquerdo, e vice-versa.

Depois da adaptação e da avaliação inicial, os pacientes vão passar por um treinamento de catorze sessões com os jogos ao longo de sete semanas. Ao final, o estudo espera determinar quando ocorre a aprendizagem e se as habilidades de equilíbrio desenvolvidas terão repercussão nas atividades do dia a dia. Três pesquisas de mestrado e uma de doutorado vão se basear nesses testes clínicos.

Os pacientes interessados precisam ter tido o AVE há pelo menos seis meses e têm que ser capazes de ficar em pé para conseguir jogar. Informações na secretaria do Fofito, pelo fone (11) 3091-7451, com Rose.
 
Isaude.net

Concurso Prefeitura de Álvaro de Carvalho - SP

A Prefeitura de Álvaro de Carvalho, no estado de São Paulo, por meio da empresa CEMAT, publicou editais N° 01/2013 de concurso público e processo seletivo, destinados ao provimento de 26 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

No Edital de concurso público, existem duas vagas para Médico Clínico Geral, uma para Pediatra e uma para Ortopedista, funções que exigem o ensino superior em Medicina e registro no Conselho de Classe com especialidade na área. O salário é de até R$ 7.865, 20 em jornada de 40h semanais e de até R$ 3.932,60 para o regime de 20h semanais.

Já no Edital de processo seletivo, será disponibilizado 22 vagas e cadastro reserva para profissionais com salários variados de R$ 713,31 a R$ 2.026,59 em jornadas de 30h e 40h, para os seguintes cargos:

- Ensino Fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Balcão e Costureira;

- Ensino Médio: Monitor de Capoeira, Monitor de Informática, Monitor de Projetos Sociais e Monitor de Transporte Escolar;

- Ensino Superior: Bibliotecário, Coordenador de Projetos Sociais, Coordenador do CRAS, Engenheiro-Agrônomo, Farmacêutico e Professor de Educação Básica I (PEB I).

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 30 de setembro de 2013, pelo site www.cematconcurso.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Validade
Todos os candidatos serão avaliados por meio de provas escritas, de caráter classificatório, com questões equivalentes ao grau de escolaridade exigido por função. As provas serão realizadas na cidade de Álvaro de Carvalho-SP, na E.M.E.F. Governador Mário Covas, localizada à Avenida Santa Cecília, n° 198, Centro, na data prevista de 06 de outubro de 2013 (domingo), no horário com início às 8h30.

O concurso público terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir e a critério da Administração Municipal.

Já o processo seletivo terá validade de 1 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Prefeitura de Concórdia - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Concórdia, município localizado a 480 km de Florianópolis, Santa Catarina, lançou edital nº. 2/2013 de processo seletivo visando ao preenchimento de 02 vagas mais cadastro reserva para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, integrante do Programa Estratégia Saúde da Família - ESF.
 
O regime de trabalho será de 40 horas semanais e a remuneração de R$ 783,29, acrescido de benefícios como R$ 115,00 de auxílio-alimentação, seguro de vida em grupo e plano assistencial de saúde. São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas do dia 9 de outubro a 8 de novembro de 2013, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à rua Atalípio Magarinos, 326, centro, Concórdia/SC.
 
Deverá ser apresentada no ato da inscrição a seguinte documentação:
  • Carteira de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Comprovante  do número de dependentes;
  • Comprovante de Residência;
  • Cartão de cadastro da família, expedido pelo Programa Estratégia Saúde da Família;
  • Comprovante de Escolaridade (certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente).
Prova
O certame será composto de prova escrita e títulos.
 
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 1º de dezembro de 2013, das 08h às 12h, em local a ser publicado no edital de homologação das inscrições, a partir do dia 20 de novembro de 2013.  O gabarito será divulgado a partir do dia 02 de dezembro de 2013, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde e através do site www.concordia.sc.gov.br.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da homologação do resultado, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Balneário Arroio do Silva - SC

A Prefeitura de Balneário Arroio do Silva, estado de Santa Catarina, lançou edital nº 01/2013 de concurso público, oferecendo 86 postos de trabalho para quem possui níveis fundamental, médio ou superior. De acordo com a publicação, a remuneração pode chegar a R$ 7.968,27, por jornada de 10 a 40 horas semanais. 
 
Cargos
Arquiteto, Assistente Social, Cirurgião Dentista ESF, Enfermeiro ESF, Farmacêutico/Bioquímico, Médico ESFFisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor, Agente Administrativo, Auxiliar de Consultório  Odontológico ESF, Fiscal de Obras e Serviço, Fiscal Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem ESF, Monitor de Dança, Monitor de Artes Manuais, Servente de Escola, Auxiliar Serviços Gerais, Motorista, Operador de Equipamento, Aux. Operac. Creche, Lubrificador/Lavador e Merendeira. 
 
Inscrição e Seleção
A inscrição poderá ser realizada pelo site www.energiaessencial.com, até 22 de outubro de 2013. As taxas de participação variam de R$ 50 a R$ 100. 
 
O concurso será constituído de prova escrita, que será aplicada no dia 17 de novembro de 2013. O gabarito será anunciado em 18 de novembro, já o resultado final estará disponível no dia 28 de novembro deste ano. 

Concurso Prefeitura de Arvoredo - SC

Com o intuito de preencher 06 vagas, a Prefeitura de Arvoredo, no estado de Santa Catarina, anunciou a realização de concurso público por meio do edital nº 01/2013. As chances são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Fiscal de Tributos e Obras, Farmacêutico e Técnico em Esportes, com vencimentos de até R$ 3.575,66, por jornadas de trabalho entre 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser realizadas no período de 9 de setembro até às 14h59 de 9 de outubro de 2013, pelo site www.incapel.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 80 a R$ 150.
 
O processo de seleção será constituído de prova objetiva, que será realizada provavelmente no dia 27 de outubro de 2013, na Escola de Educação Básica Professora Benta Cardoso, na Rua Fioravante Massolini, nº. 87, Centro, no município de Arvoredo/SC.
 
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Araçoiaba da Serra - SP

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra, no estado de São Paulo, abriu edital N° 001/2013 de concurso público, para contratação de profissionais com níveis fundamental, médio e superior. A remuneração para os cargos pode chegar a R$ 1.628,79, por jornada de 20 a 40 horas semanais. 
 
As vagas são para Mecânico II, Motorista, Motorista de Ambulância, Assistente Administrativo II, Eletricista Predial, Fiscal de Postura, Técnico em Agropecuária, Técnico em Gesso, Agente de Desenvolvimento Infantil, Assistente Social, Enfermeira, Farmacêutico, Médico Plantonista, Médico Veterinário, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período de 28 de setembro a 13 de outubro de 2013.  A taxa de inscrição vai de R$ 35 a R$ 54.
 
O concurso público será de provas com valoração de títulos para o cargo de Agente de Desenvolvimento Infantil e, exclusivamente, de provas para os demais cargos. Os candidatos aos cargos de Motorista e Motorista de Ambulância também serão avaliados por meio de prova prática. 
 
As provas objetivas, para todos os cargos, serão realizadas provavelmente no dia 10 de novembro de 2013, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e também nos sites www.consesp.com.br e www.aracoiaba.sp.gov.br
 
A validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Prefeitura de Itupiranga - PA

A Prefeitura de Itupiranga, no estado do Pará, abriu edital de concurso público N° 001/2013, destinado ao provimento de vagas para o preenchimento do quadro de pessoal efetivo administração direta, para atuação na área urbana e área rural do município. Há 584 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.890,00.

Cargos
- Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços e Obras Públicas (4+1 PNE), Auxiliar de Serviços Gerais (9+1 PNE), Cuidador Social (9+1 PNE) e Servente (81+4) ;

- Nível Fundamental Completo: Agente Comunitário de Saúde (13) e Motorista (9+1 PNE);

- Nível Médio/Técnico: Agente de Serviços Sociais (9+1 PNE), Agente de Trânsito (29+1 PNE), Assistente de Atividades Culturais e Desportivas (9+1 PNE), Assistente Técnico Administrativo I (6+1 PNE), Auxiliar Administrativo (5+1 PNE), Escriturário (29+1 PNE), Fiscal (11+1 PNE), Técnico em Enfermagem (9+1 PNE), Técnico em Informática (4+1 PNE), Técnico em Laboratório (4), Técnico em Radiologia (3) e Técnico em Vigilância Sanitária (4);

- Nível Superior: Advogado (2), Assistente Social (3), Assistente Técnico Administrativo II (5+1 PNE), Bibliotecário (2), Enfermeiro (5+1 PNE), Engenheiro-agrônomo (2), Farmacêutico (2), Fisioterapeuta (3), Odontólogo (2), Psicólogo (3), Técnico Pedagógico (8+2 PNE), Terapeuta Ocupacional (2), Professor de 1ª a 4ª Série (153+7 PNE), Professor de Biologia (17+2), Professor de Educação Física (20+2 PNE), Professor de Geografia (18+2 PNE), Professor de História (16+1 PNE), Professor de Matemática (20+2 PNE) e Professor de Português (16+1 PNE).

Inscrições e Taxas
A inscrição será efetuada apenas via internet, através do site www.ivin.com.br, até o dia 20 de outubro de 2013. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas serão realizadas na cidade de Itupiranga, Estado do Pará, provavelmente, nos dias 10 e 17 de novembro de 2013. Os participantes de nível superior, aprovados na primeira fase, serão submetidos à prova de títulos.

Os locais e os horários de aplicação das Provas serão divulgados no site da Organizadora: www.ivin.com.br, no Portal do Candidato, na sede da Organizadora na sede do Município de Itupiranga, com antecedência mínima de até 05 dias da data de realização. Os gabaritos serão divulgados nos dias 11 e 17 de novembro de 2013.

Validade
O concurso valerá por dois anos, a partir da homologação final, com possibilidade de ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Maringá - PR abre concurso público

A Prefeitura de Maringá, no estado do Paraná, lançou os editais de nº 40 e 41/2013 de concurso público para ampliar seu quadro de pessoal, com a oferta de 30 vagas, mais cadastro reserva, para cargos de todas as escolaridades. De acordo com os editais, os profissionais selecionados, quando devidamente contratados, farão jus a remuneração de até R$ 9.275,78.
 
As oportunidades são para Agente Ambiental, Atendente de Consultório Dentário - PSF, Médico - PSF, Médico Regulador/Intervencionista - SAMU e Teleatendente - SAMU, contratados por meio do regime celetista, e para Médico em várias especialidades, Técnico de Laboratório – Análises Clínicas e Técnico em Segurança do Trabalho, no regime estatutário. 
 
As inscrições serão recebidas entre 30 de setembro e 21 de outubro de 2013, pelo endereço eletrônico www.fadct.org.br. A taxas variam de R$ 20,34 a R$ 278,27. 
 
O concurso ocorrerá por meio apenas de prova objetiva e prova de títulos. A prova objetiva será realizada na cidade de Maringá, em locais e horário que serão disponibilizados para consulta no site de inscrições, a partir da data provável de 06 de novembro de 2013.
 
O resultado final das provas objetivas e o resultado da prova de títulos serão publicados no Órgão Oficial do Município e divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br.
 
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura de Maringá.

Concurso CONSAÚDE

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE), que compreende as unidades do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), Hospital Regional de Itanháem (HRI), Centro Formador de Recursos Humanos (CEFORH), Complexo Ambulatorial Regional (CAR), Serviço de Atendimento Médico às Urgências (SAMU) e o Laboratório Regional, divulgou dois editais de concurso
 público nº 001 e 002/2013, para ocupação de mais de 200 postos de trabalho, incluindo vagas para portadores de necessidades especiais e cadastro de reserva.
 
Estão sendo oferecidas 231 vagas nos niveis fundamental, médio e superior, tanto para início imediato quanto cadastro reserva. Aprovados irão trabalhar nas unidades do Consórcio nas regiões do Vale do Ribeira e Litoral Sul paulista. Os salários vão até R$ 11.971,74 por carga horária de 12 a 40 horas semanas.
 
As vagas disponíveis compreendem os cargos de Analista Contábil, Auxiliar Administrativo, Oficial de Serviço de Manutenção – eletricista e Refrigeração e Ar Condicionado, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Técnico de Gesso, Técnico em Farmácia, Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia Médica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado, Farmacêutico, Fisiotepeuta e Médicos de diversas especialidades, dentre outras categoria profissionais.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.assessorarte.com.br, até o dia 15 de outubro de 2013. Os candidatos com nível fundamental completo terão uma taxa de R$ 30,00, os que possuírem nível médio ou técnico, R$ 37,50 e, por fim, profissionais com ensino superior completo terão o custo de R$ 52,50.
 
O concurso constará de Provas Objetivas que versarão sobre Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos, e Prova de Títulos. As provas objetivas serão aplicadas provavelmente nos dias 10 e 24 de novembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados.
 
O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado, no dia seguinte após a realização das provas objetivas, por meio de Edital, através de afixação no prédio do CONSAÚDE, situado na Rua dos Expedicionários nº 140, em Pariquera-Açu, Centro e nos endereços eletrônicos www.consaude.org.br e www.assessorarte.com.br em caráter informativo.
 
O concurso terá validade de dois anos, contado da data da homologação de seus resultados, podendo o prazo ser prorrogado, a critério do CONSAÚDE, por igual período.

Concurso CAUSC

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, por meio do Diário Oficial da União (27 de setembro de 2013, pág. 162), publicou extrato do edital nº. 1/2013 para a realização de concurso público. O concurso será executado pela Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos - FEPESE, que visa o provimento de 20 vagas e formação de cadastro de reserva em empregos de nível superior e médio, com remuneração que varia entre R$ 2.042,92 a R$ 5.794,20.
 
Cargos
Nível médio: Secretaria, Assistente Técnico, Assistente Administrativo Financeiro e Assistente de Comissões;

Nível superior: Arquiteto Fiscal, Analista Técnico, Analista Administrativo/Financeiro, Analista Jurídico e Analista de Compras, Contratos e Licitações.
 
A inscrição será efetuada via internet, no endereço eletrônico - causc.fepese.org.br, das 16 h do dia 27 de setembro às 16 h do dia 30 de outubro de 2013.
 
As provas escritas do presente concurso público serão realizadas unicamente na cidade de Florianópolis, na data provável de 17 de novembro de 2013.

Concurso Prefeitura de Entre Rios do Oeste - PR

A Prefeitura de Entre Rios do Oeste, no Paraná, publicou o edital 01/2013 de concurso público, para o provimento de vagas de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 1.950, por jornada de 20 a 40 horas semanais. 
 
Cargos
Agente de Desenvolvimento, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Departamento, Auxiliar de Serviços Gerais, Cantineira Zeladora, Educador Infantil, Encanador, Engenheiro Civil, Fiscal de Posturas, Fonoaudiólogo, Instrutor de Esportes, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Pedreiro, Professor de Arte, Professor de Educação Física, Psicólogo, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Vigilância
Sanitária, Telefonista, Topógrafo e Zeladora Merendeira.
 
Inscrição e Seleção
A inscrição deverá ser realizada no endereço eletrônico www.fadct.org.br, solicitada no período entre 30 de setembro e 17 de outubro de 2013. As taxas oscilam entre R$ 50 e R$ 120. 
 
O concurso constará de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 10 de novembro de 2013, prova prática e prova de títulos. Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta na internet, no endereço www.fadct.org.br, a partir da data de 04 de novembro de 2013.
 
Validade
O certame terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Processo Seletivo Prefeitura de Conceição do Mato Dentro - MG

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, no estado de Minas Gerais, publicou o edital N° 034/2013 de processo seletivo, para o preenchimento de 03 vagas para cargos de níveis médio e superior. As vagas são para os cargos de Coordenador, Técnico de Nível Superior e Técnico de Nível Médio, por salários de até R$ 2.500 e jornada de 40 horas semanais. Os candidatos irão atuar no Programa Acessuas/Trabalho. 
 
As inscrições serão realizadas no dia 30 de setembro de 2013, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, situada à Rua Basílio Santiago, n 91, Centro Conceição do Mato Dentro /MG. 
 
A avaliação dos candidatos será realizada após serem efetivadas todas as inscrições. O resultado final será anunciado em 1º de outubro de 2013. 

UFMA realiza processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo n° 240/2013 da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), destinado à contratação de 18 Professores Substitutos/Temporários.  Os salários variam de R$ 1.914,58 a R$ 4.649,65 conforme a titulação apresentada pelo candidato, para trabalhar em jornadas de 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 30 de setembro a 18 de outubro de 2013, junto à Subunidade Acadêmica que oferece a vaga, de acordo com o horário de expediente da mesma. A taxa é de R$ 50,00.

A contratação dos profissionais será pelo período de seis meses, com possibilidade de renovação a cada seis meses, mediante manifestação de interesse da Subunidade Acadêmica, não podendo exceder a dois anos.

Prefeitura de Orleans - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Orleans, no estado de Santa Catarina, publicou edital nº 010/2013 de processo seletivo, visando a contratação em caráter emergencial, de 14 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, para jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de até R$ 10.302,57.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Coletor de Resíduos, Cozinheiro, Gari, Mecânico, Motorista, Operador de Equipamentos, Vigia, Pedreiro, Carpinteiro, Medico da Saúde da Família, Auxiliar em Saúde Bucal e Agente de Apoio e Zeladoria da SF.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever do dia 30 de setembro a 30 de outubro de 2013, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min, no Departamento de Gestão Pessoas, localizado na Rua XV de Novembro, 282, Centro, Orleans/SC, com o preenchimento do requerimento de inscrição.
 
Prova
Os candidatos serão avaliados através de prova escrita objetiva e prática.
 
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 08 de novembro de 2013, das 09h às 11h, para todos os cargos, no EEB. Toneza Cascaes, situado à Rua Luiz Pizzolatti Sobrinho, 22 Santista, Orleans/SC. O gabarito das provas será disponibilizado no site www.orleans.sc.gov.br, a partir das 19 horas do dia 08 de novembro de 2013, no mural da Prefeitura de Orleans.
 
A prova prática será realizada após a divulgação do resultado dos classificados na prova escrita.
 
O edital encontra-se publicado no site orleans.sc.gov.br.

Prefeitura de Porto Belo - SC abre processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Porto Belo, no estado de Santa Catarina, abriu processo seletivo nº 01/2013, visando a contratação emergencial e temporária de 26 profissionais de níveis fundamental e superior. Os vencimentos variam de R$ 714,95 a R$ 7.539,64 por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Médico Clínico Geral, Auxiliar de Cirurgião Dentista, Agente Comunitário (ESF - Bairro Araçá), Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista. São reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, 5% das vagas, por cargo oferecido, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas até o dia 24 de outubro de 2013, no horário das 13:30 às 17:30, na Secretaria de Saúde.
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar cópias e originais dos documentos:
  • Todos os Certificados exigidos para o cargo, bem como aqueles que comprovem a experiência profissional;
  • Tempo de serviço na Área de Atuação;
  • Carteira de identidade/ CPF;
  • Carteira de Motorista para o cargo específico de Motorista.
ProvasA prova escrita objetiva será realizada na data provável de 03 de novembro de 2013 às 09:00 horas, com duração de 03 horas, em local a ser divulgado na data da homologação das inscrições, a partir do dia 28 de outubro de 2013. O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 04 de novembro de 2013.
 
A prova prática, para o cargo de motorista, será feita após a realização da prova escrita, sendo no mesmo dia e local da prova escrita, a partir das 14h.
 
Validade
O Processo Seletivo terá validade de 1 ano, a contar da data do ato de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, desde que haja interesse por parte do Município de Porto Belo.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 27 de setembro de 2013, pág. 549 a 555.

Universidade Federal do Maranhão - UFMA realiza concurso público

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abriu o edital n° 241/2013, de concurso público, para o provimento de 25 vagas nos cargos de Professor auxiliar, Adjunto e Assistente, por salários de até R$ 8.049,77. 
 
Os interessados, portadores de Diploma de Doutorado, devem fazer suas pré-inscrições no período de 30 setembro a 25 de outubro de 2013. Os concursos nas áreas que não tiverem candidatos (Doutores) inscritos terão abertas pré-inscrições de candidatos portadores de Diploma de Mestrado e Especialização, no período de 04 a 13 de novembro de 2013, junto à Divisão de Expediente, Protocolo e Arquivo da Universidade Federal do Maranhão. As taxas de inscrição variam de R$ 120 a R$ 180. 
 
A seleção será composta de provas escrita, didática, prática e de julgamento de títulos, que será realizada no período provável de 16 a 20 de dezembro de 2013.
 
O certame terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Assembleia Legislativa do Mato Grosso

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso divulgou os editais de nºs 01 e 02/2013 para realização de concurso público, que prevê o preenchimento de 430 postos de trabalho. O certame prevê a ocupação de 91 vagas em cargos de nível médio, com salário de R$ 2.286,22, para preenchimento imediato e a composição de um quadro reserva com 127 nomes. Há também cargos de nível superior, os quais somam 74 vagas imediatas e 130 para formação de cadastro reserva, com salário é de R$ 5.034,88.
 
Além dessas vagas, são destinadas 08 vagas para cargo de procurador legislativo, sendo 03 para contratação imediata, por salário de R$ 6.057,00. Do total de vagas, 10% ficarão reservadas aos candidatos portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Nível Superior: Administrador; Analista de Sistemas - Administração de Rede de Segurança; Analista de Sistemas - Banco de Dados; Analista de Sistemas - Organização, Sistemas e Métodos; Analista de Sistemas - Programador; Arquiteto; Arquivista da TV; Arquivista Documental; Assistente Social; Bibliotecário; Contador; Economista; Editor de Texto; Enfermeiro; Engenheiro Civil; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Engenheiro Eletricista; Fisioterapeuta; Jornalista; Pauteiro da TV; Professor de Espanhol; Professor de Inglês; Professor de Português; Psicólogo; Publicitário; Radialista; Repórter Apresentador da TV; Revisor de Texto; Técnico Legislativo de Nível Superior.

Nível Médio: Almoxarife; Auxiliar de Repórter; Auxiliar Técnico da TV; Copeiro; Editor de Imagens; Editor de Pós-Produção; Editor Gráfico; Garçom; Motorista; Operador de Áudio da TV; Operador de Master da TV; Operador de Som; Operador de Vídeo da TV; Produtor Programador da TV; Repórter Cinematográfico da TV; Repórter Fotográfico; Secretário; Serviços Gerais; Técnico Hidráulico; Técnico Legislativo; Técnico de Manutenção da TV; Técnico em Eletricidade; Técnico em Informática - Rede/Telefonia; Técnico em Informática - Suporte.
 
Inscrições
As inscrições poderão ser pagas até o dia 04 de novembro de 2013. O comprovante de inscrição do candidato estará disponível no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/almt. A inscrição para cargos de nível superior é de R$ 120; R$ 70 para nível médio e R$ 150 para procurador.
 
Provas
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), supervisionada pela Comissão do Concurso da Assembleia Legislativa, aplicará as provas de acordo com o seguinte cronograma, considerando o horário oficial de Mato Grosso:
 
- Candidatos aos cargos de procurador farão a prova escrita objetiva no dia 7 de dezembro, das 8h às 12h. A prova escrita discursiva de conhecimento específico será no dia 8 de dezembro, das 14h às 19h. Ambas serão realizadas em  Cuiabá.
 
- As provas para os cargos de nível superior e médio também serão no dia 08 de dezembro de 2013, das 08h às 12h e das 14h às 18h, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.
 
A prova prática será aplicada somente para os cargos de editor de texto, editor de imagens e de pós-produção, repórter fotográfico, operador master da TV e de vídeo, repórter cinematográfico, auxiliar técnico da TV, editor gráfico, operador de áudio da TV, operador de som, técnico de manutenção da TV, técnico em eletricidade e hidráulico, pauteiro da TV, repórter apresentador da TV e radialista.

O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Administração da ALMT.
 
Para ter acesso aos editais e demais atualizações: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/almt, pelo telefone 0800-2834628 ou por e-mail: concursoalmt@fgv.br.

Prefeitura de Santa Bárbara - MG abre processo seletivo

O Município de Santa Bárbara, em Minas Gerais, abriu os processos seletivos nº 002, 003, 005, 006, 007, 008, 010, 019, 0023, 0024 e 0025/2013, com a finalidade de preencher 11 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público. A remuneração dos contratados poderá ser de até R$ 4.164,72 por jornada de 20, 30 ou 40 horas semanais. 
 
Cargos: Técnico em Edificações (1), Motorista (2), Geografo (1), Técnico Agrícola (1), Engenheiro Civil (1), Instrutor de Esporte (1), Nutricionista (1), Professor de Música (1), Regente de Ensino II (1), Inspetor Escolar (1) e Turismologo (1).
 
As inscrições serão recebidas até o dia 08 de outubro de 2013, no horário das 08h às 11h e das 13h às 17h, em dia de expediente, nas seguintes secretarias:
 
Secretaria Municipal de Obras/Vias Públicas; Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Serviços Urbanos; Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação/Emprego; Secretaria Municipal de Turismo, Cultura/Desenvolvimento Econômico; Secretaria Municipal de Governo, Esporte/Juventude e Secretaria Municipal de Educação.
 
Encerrado o prazo de inscrições, a comissão da secretaria responsável deverá, em 03 dias, prorrogáveis por mais 03 em caso de necessidade, examinar a documentação apresentada pelo candidato e avaliar se estão satisfeitas as exigências deste certame, divulgando a lista de classificação dos candidatos considerados aptos.
 
Os certames serão constituídos de prova de títulos e a lista de classificação será divulgada nos quadros de aviso da Prefeitura de Santa Bárbara.
 
A validade dos processos seletivos será de 01 ano, período durante o qual as convocações observarão a lista de classificação.
 
 O edital 005 encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 26 de setembro de 2013, pág. 38 a 40. Já os demais editais foram publicados no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 27 de setembro de 2013, pág. 71 a 89 e da 111 a 117.

SPDM - MT lança edital de processo seletivo

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), no DSEI Xavante de Mato Grosso, publicou o edital nº 131/2013, informando sobre a realização de processo seletivo para contratação de 15 profissionais nos cargos de Arquiteto, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Geólogo, Técnico de Enfermagem e Técnico de Saneamento/Ambiental (níveis técnico e superior). A remuneração pode chegar a R$ 6.102,00.

Os interssados deverão fazer suas inscrições até o dia 1º de outubro de 2013, via internet no site www.saudeindigena.spdm.org.br/vagas.

A seleção dos candidatos constará de análise curricular e entrevista presencial que ocorrerá no dia 11 de outubro de 2013, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Escola Senador Fellinto Muller, localizada na rua Amaro Leite, nº. 619, centro, Barra do Garças - MT.

Os nomes dos candidatos convocados para início imediato do trabalho serão divulgados no endereço: www.spdm.org.br, no dia 14 de outubro de 2013, e também estarão disponíveis na sede do DSEI Xavante.

O processo seletivo têm caráter eliminatório e classificatório, compreendendo prova teórica, entrevista, avaliação de títulos, experiência e perfil profissional por comissão examinadora.

Concurso Prefeitura de Canhoba - SE

A Prefeitura de Canhoba, no estado de Sergipe, publicou o edital Nº 01/2013, de concurso público, com o objetivo de preencher 23 vagas para todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 7.500,00, por jornada de trabalho entre 30 e 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Agente de Saúde, Técnico em Enfermagem, Professor de Educação Básica com Especialização em Ed. Física, Farmacêutico, Nutricionista, Engenheiro Civil, Procurador Jurídico, Atendente de Consultório Médico/Odontológico, Clínico Geral, Enfermeiro - PSF, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Assistente Social - CRAS e Psicólogo - CRAS. 
 
As inscrições ficarão abertas no período de 30 de setembro a 29 de outubro de 2013, na Praça Américo Silveira da Rocha, 32, Centro, Secretaria de Administração – Canhoba – SE, ou pelo site www.seprod.com.br. As taxas são de R$ 30 a R$ 80. 
 
O concurso constará de prova objetiva, prova prática e avaliação de títulos.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 1º de dezembro de 2013 e o gabarito parcial disponibilizado no dia 03 de dezembro. A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso UFSJ abre vagas para docentes de Medicina

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais, publicou os editais de concurso público para contratação de docente - em nível auxiliar - para ocupar várias vagas nas áreas da Medicina. São oferecidas nove vagas no total, todas com regime de trabalho de 40 horas semanais, para o curso de Medicina em São João del-Rei, que terá início no primeiro semestre letivo de 2014.
 
O salário será pago por vencimento básico de R$ 2.714,89,  mais acréscimo de R$ 110,22 a R$ 1.934,76, de acordo com titulação do candidato.
 
As inscrições começam no dia 1° e finalizam em 31 de outubro de 2013, podendo ser feitas no Setor de Concursos e Procedimentos Admissionais (Secop), no Campus Santo Antônio da Universidade, situado na Praça Frei Orlando, 170, centro de São João del-Rei, ou via Sedex, seguindo as instruções em edital. Os horários de atendimento para a inscrição são 09 h às 11 h e de 14 h às 17 h.
 
Os inscritos participarão de três etapas de avaliação: prova escrita, prova prática e prova de títulos. Será aprovado o candidato que obtiver a maior média aritmética das notas, atribuídas por membros da banca de avaliação.
 
Para consultar os editais, acesse o link www.ufsj.edu.br/secop/cpd_sede_andamento_2013.php (os documentos encontram-se nos últimos tópicos desta página eletrônica).

Pessoas com diabetes apresentam maior risco de desenvolver certas doenças oculares

Pessoas com diabetes apresentam maior risco de desenvolver certas doenças oculares Júlio Cordeiro/Agencia RBS
Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS
Em seus estágios iniciais, a doença ocular diabética, muitas vezes,
não apresenta sintomas
Especialista dá dicas de como prevenir problemas causados aos olhos em decorrência da doença
 
Atualmente, as estatísticas revelam que já contamos com 300 milhões de diabéticos em todo o mundo e podemos chegar a 380 milhões nos próximos 15 anos. A estratégia é educar para prevenir. Para muitos especialistas, o melhor que se pode fazer é disseminar conhecimentos básicos para que as pessoas possam evitar o aparecimento da doença. Acredita-se que 80% dos casos de diabetes poderiam ser evitados com a adoção de medidas dietéticas e a prática de atividades físicas.
 
Para a oftalmogista Roberta Valletri, é fundamental importância que o paciente seja assistido por uma equipe multidisciplinar de profissionais. Endocrinologistas, nutricionistas, oftalmologistas, cardiologistas, dentre outros profissionais de saúde têm o seu papel específico no enfrentamento desta doença.
 
— Logo após receber o diagnóstico de diabetes, o paciente precisa ser informado que ele apresenta um maior risco de desenvolver certas doenças oculares, incluindo retinopatia diabética, glaucoma, catarata e descolamento da retina. Mas, ele pode preservar a sua visão e reduzir suas chances de desenvolver doenças oculares, agindo preventivamente — alerta a oftalmologista.
 
Confira cinco dicas para prevenir o desenvolvimento dessas doenças:
 
01. Faça um exame abrangente de fundo de olho pelo menos uma vez por ano
— Em seus estágios iniciais, a doença ocular diabética, muitas vezes, não apresenta sintomas. Um exame de fundo de olho permite que o seu oftalmologista examine mais detalhadamente a retina e o nervo óptico, visando identificar sinais de danos antes que você note qualquer alteração na visão. Acompanhe regularmente a saúde dos seus olhos para que o seu oftalmologista possa iniciar o tratamento o mais cedo possível, mesmo que os sinais da doença ainda não sejam tão evidentes — recomenda a médica.
 
02. Controle o açúcar no sangue
— A visão nas pessoas com diabetes pode ser alterada devido à hipoglicemia ou à hiperglicemia. Isso é temporário e é corrigido quando a glicemia volta aos níveis normais. Uma dica importante é fazer controle estrito da glicemia por 24 horas antes dos exames de visão, para evitar a prescrição desnecessária de óculos. O açúcar elevado no sangue também pode danificar os vasos sanguíneos dos olhos. Manter um bom controle de açúcar no sangue ajuda a prevenir estes problemas — alerta Roberta.
 
03. Mantenha a pressão arterial e o colesterol em níveis saudáveis
— A pressão arterial elevada e o colesterol alto podem colocá-lo em maior risco de doença ocular e perda da visão. Mantendo ambos sob controle, isso não só irá ajudar os seus olhos, mas a sua saúde em geral — ensina a médica.
 
04. Parar de fumar
— Se você fuma, o risco de retinopatia diabética e outras doenças oculares relacionadas ao diabetes é maior. Desistir do tabaco vai ajudar a reduzir esse risco — afirma Roberta.
 
05. Faça exercícios físicos
— Exercício físico é bom para os olhos. Também é bom para o seu diabetes. O exercício regular pode ajudar seus olhos a ficarem mais saudáveis, ajudando no controle do diabetes. Um conselho? Caminhe de 30 a 45 minutos, pelo menos três vezes por semana — diz a oftalmologista
 
Zero Hora

Casal cujo filho morreu de câncer aos 11 ajuda a criar casa de cuidado paliativo para crianças

O empresário Waldir Beira Junior e a psicóloga Priscila Machado Beira no quarto do filho Francesco, que morreu aos 11 anos
Eduardo Anizelli/Folhapress
O empresário Waldir Beira Junior e a psicóloga Priscila Machado
Beira no quarto do filho Francesco, que morreu aos 11 anos
Francesco Beira, filho do empresário Waldir Beira Júnior, 48, e da psicóloga Priscila Machado, 39, morreu em 2011, aos 11 anos, por consequência de um tumor cerebral. Na reta final, os pais decidiram cuidar dele em casa. Nesta terça (1º) será aberto em São Paulo um centro de cuidados paliativos para crianças, com a ajuda de recursos doados pela família.
 
Leia o depoimento do casal à Folha.
 
O Francesco nasceu uma criança normal, saudável. Quando tinha um ano e cinco meses, acordou um dia com o pescoço torto. Levamos ao pediatra e ele achou que podia ser torcicolo.
 
Dias depois, apresentou vômitos em jatos, levamos de novo ao médico e descobrimos um tumor que ocupava um quarto do seu cérebro.
 
O primeiro neurocirurgião não deu esperança. Aconselhou-nos a voltar para casa e esperar o fim. Inconformados, consultamos outro neuro, que indicou a cirurgia.
 
Após 14 horas de intervenção, foi possível remover toda a massa tumoral. Ele ficou com sequelas, precisou de traqueostomia para respirar e sonda para se alimentar. Também não falava e não movimentava o braço direito.
 
Iniciamos uma série de terapias, ele melhorou bastante, mas três meses depois uma nova ressonância apontou que o tumor tinha voltado quase do mesmo tamanho. Outra cirurgia foi feita.
 
Ao todo, foram sete recidivas do câncer, seguidas de cirurgias, químio por nove anos e 30 sessões de radioterapia.
 
Atividades
Mesmo assim, Francesco era uma criança feliz. Com muita físio e outras terapias, conseguiu desenvolver bem a coordenação motora. Nadava, pintava, ia para a escola. Viajou com a gente para a Europa, para a Disney.
 
Arrastava um pouco a perna, tinha a boquinha um pouco torta, mas brincava como qualquer criança.
 
Em 2009, ele teve a recidiva no lugar mais nobre do cérebro, no tronco cerebral.
 
Continuamos a químio, mas não havia mais nada a fazer. Foi necessário colocar uma válvula intracraniana.
 
Ele começou a apresentar uma decadência física grande, não andava, não fazia xixi, cocô.
 
O neuro decidiu fazer uma cirurgia para melhorar a qualidade de vida, tirando um pouco da massa tumoral. Era uma cirurgia arriscada, sabíamos que o caso era incurável, mas confiávamos que ele teria mais qualidade de vida.
 
E, dentro daquela situação, ele teve. Já na UTI recuperou alguns dos estímulos.
 
Intensificamos as terapias [além do oncologista e de uma clínica-geral, fisioterapeutas, fonouaudióloga, terapeuta ocupacional e psicóloga cuidavam do menino], ele teve uma melhora visível.
 
Mas a saúde dele piorou em abril de 2010. Teve um sangramento no cérebro. Passou a usar cadeira de rodas, não falava, respirava graças a uma traqueostomia.
 
Intensificamos as sessões de reabilitação, mas ele não respondia. Para não estressá-lo, decidimos manter só as terapias necessárias para a qualidade de vida. Dispensamos uma fonoaudióloga. Meu filho não iria mais falar. Mantivemos a fisioterapeuta. Não queríamos vê-lo atrofiar.
 
Passeios
Decidimos que ele teria mais prazer. Bloqueávamos um dia da semana para passear. Na cadeira de rodas, com o aparelho de respiração, enfermeira, íamos a museus, parques.
 
Ele foi ficando pior. Para a comunicação, usávamos uma folhinha com as letras, e ele ia apontado para cada uma com o dedo da mão esquerda até formar as palavras.
 
Tinha dificuldade para dormir e a gente não descobria por quê. Até que ele disse que tinha medo de passar mais um Natal no hospital. Já tinha passado três internado. Prometemos que ele passaria aquele Natal em casa.
 
No dia 17 de dezembro, ele entrou em coma e tivemos que interná-lo às pressas. Ele saiu do coma, só mexia os olhos. Conseguimos levá-lo para casa na manhã do dia 25. Cumprimos a promessa, ele passou o Natal em família. Mas, no dia 27, o aniversário dele, já tinha voltado para a UTI do hospital.
 
Conforto
No início de janeiro de 2011, cientes de que a medicina não podia fazer mais nada por ele, o trouxemos para casa. Ele precisava dormir bem, longe do barulho incessante, da luz forte e das manipulações [exames, medição de pressão, aspiração] da UTI. Enquanto víamos perspectiva de cura, o hospital era a tábua de salvação. Depois, passou a ser um fardo.
 
Queríamos que ele tivesse paz e montamos uma UTI no quarto dele. Concentrávamos as manipulações em um determinado horário e ele tinha horas de tranquilidade.
 
Nessa reta final, ele só mexia o olho direito, no sentido vertical. Um olhar para cima era sim, e para baixo, não.
 
Ele esteve lúcido o tempo todo, as irmãs [Giovanna, hoje com 15 anos, e Chiara, 5] iam brincar com ele. Ele colecionava carrinhos e, da cama, continuamos comprando brinquedos pela internet.
 
Montamos uma rotina para dar paz a ele até o final. Ouvíamos música. Deitávamos com ele na cama e ficávamos abraçados, beijando-o. Começamos a lembrar os bons momentos juntos.
 
Na semana da sua partida, numa terça-feira, ele entrou em coma. Não acordou mais. No sábado, teve morte cerebral. No domingo, acordamos com o alarme das máquinas. O monitor mostrava os batimentos cardíacos caindo. Segurei [Waldir] uma mãozinha dele e a Giovanna pegou a outra. Às 10h45, o coração parou. Era 13 de fevereiro de 2011. Ele tinha 11 anos.
 
Foi uma experiência intensa. Pensamos nas mães cujos filhos estão morrendo sozinhos na UTI, olhando para o teto. Sem a companha dos pais, dos irmãos, justamente no momento em que um mais precisa do outro.
 
Foi pensando na importância desse cuidado, do amor e carinho no fim da vida, que decidimos apoiar financeiramente a construção do hospice. Usamos os recursos da conta do Francesco.
 
Oferecer a uma outra criança tudo aquilo que o nosso filho teve de bom no fim da vida era o melhor que tínhamos a fazer.

Folhaonline