Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Médico explica morte súbita de lutador de MMA

Reprodução/Facebook
Leandro Caetano de Souza morreu nesta quinta-feira (26) no Rio
De acordo com especialista, desidratação pode levar à alteração de pressão e inconsciência
 
O lutador de MMA Leandro Caetano de Souza, o Leandro Feijão, de 26 anos, morreu vítima de um AVC (acidente vascular cerebral) do tipo hemorrágico, de acordo com seus familiares. Por ser jovem, o neurologista da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro Rafael Brandão explica que a causa mais provável do AVC foi o rompimento de um aneurisma cerebral.
 
— Cerca de 5% da população tem uma falha na artéria que leva o sangue para o cérebro. Há um enfraquecimento do vaso, por isso, em casos de pessoas com hipertensão ou alterações congênitas, poderá haver o rompimento dessa artéria e levar ao AVC. Dependendo da gravidade, o paciente poderá morrer.
 
Ainda segundo o médico, a suposta perda drástica de peso do lutador antes da pesagem para a luta — algo recorrente entre os esportistas desta modalidade — pode ter levado à desidratação.
 
— Quando há desidratação súbita, o funcionamento do organismo muda completamente. Uma das consequências é, por exemplo, a abrupta alteração da pressão arterial. Este aumento na pressão pode ter sido fator para a ruptura do aneurisma.
 
Souza tinha meta de perder 13 kg em dois meses e estava fazendo dieta sem carboidratos, segundo um de seus técnicos, André Chatuba.
 
Além da alteração de pressão arterial, a desidratação pode provocar problemas na função renal, náuseas, vômito, diarreia, perda da consciência e até morte.
 
— Grande parte do nosso organismo é feito de água. E seu bom funcionamento depende disso.
 
Necessidade de acompanhamento médico
Para evitar problemas graves como esses, o neurologista alerta para que “profissionais que realizam atividades rigorosas” façam acompanhamento médico.
 
— Há especialidade médica para isso [esportes como o MMA]. A medicina esportiva é altamente divulgada e preparada para evitar estes tipos de situações indesejadas. Se ele tivesse recebido plena assistência, essa fatalidade poderia ter sido evitada.
 
Assista ao vídeo:



R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário