Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cirurgias plásticas em pessoas acima dos 65 anos: número que não para de crescer

Com a expectativa de vida cada vez mais alta no Brasil, os idosos procuram viver com maior qualidade de vida - e a estética está inclusa nesse "pacote".

Na última década, a expectativa de vida média dos brasileiros aumentou de 68 para 74 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Junto com essa longevidade, uma série de outras questões associadas também apresentou crescimento, - e uma dessas questões envolve a cirurgia plástica. Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo (SBCP-SP), com médicos de todo o país, revelou que na última década 56,04% dos cirurgiões registraram um aumento no atendimento de pacientes com idade acima de 65 anos. Ou seja, fica visível que o público que aderiu às cirurgias plásticas está cada vez mais abrangente.
 
"O preconceito que existia com homens que recorriam ao bisturi em busca de melhorar algum aspecto físico diminuiu, a procura de cirurgiões plásticos por adolescentes - seja por questões estéticas ou até por saúde - aumentou, e os idosos, que procuram uma maior qualidade de vida e autoestima, também fazem parte de um novo público que procura os cirurgiões plásticos" comenta o Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico da Clínica Michelangelo, de Curitiba - PR.
 
Aspectos que fizeram com que a procura por cirurgias plásticas aumentasse por parte dos idosos foram as mudanças culturais e o aumento da qualidade de vida. "Hoje em dia é comum encontrar pessoas nessa faixa etária que são profissionalmente ativas e com atividade social intensa", diz Pacheco.
 
No ranking mundial da cirurgia plástica, o Brasil ocupa o segundo lugar com 905 mil procedimentos realizados em 2011, perdendo apenas para os Estados Unidos, com 1,1 milhão de cirurgias. Esses dados pertencem a uma ampla pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) em parceria com a SBCP-SP.
 
Pacheco lembra que qualquer cirurgia plástica pode ser realizada nessa faixa etária - desde que haja uma boa saúde física e psíquica. "As limitações que podem ocorrer são devido a doenças pré existentes e/ou o uso crônico de alguns medicamentos", explica.
 
De acordo com Pacheco, as pessoas nessa faixa etária que procuram tratamentos estéticos, aparecem com a intenção de realizar procedimentos que proporcionem um rejuvenescimento seguro, com resultados naturais e o menor risco possível. "Na maioria dos casos, essas pessoas já criaram seus filhos, possuem uma situação econômica estável e têm como objetivo uma melhora em sua auto-estima e qualidade de vida", observa.
 
O médico comenta que os processos que envolvem as pálpebras, cirurgia da face, rejuvenescimento das mãos, correção das rugas, sulcos, manchas e tratamentos a laser normalmente são os mais procurados por essa faixa etária, que pode aproveitar da evolução das cirurgias e dos recursos anestésicos para uma recuperação cada vez mais rápida e menos dolorida.
 
Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário