Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 30 de maio de 2014

Anvisa suspende venda de Resfenol em gotas e de lote de antibiótico


Foto: Reproduçao
Anvisa suspende venda de Resfenol em gotas
Resfenol não apresentava estudos clínicos que comprovassem sua eficácia; lote de antibiótico continha menos comprimidos
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta sexta-feira, 30, a suspensão de comercialização do remédio antigripal Resfenol (solução oral em gotas), produzido pela farmacêutica Kley Hertz S.A. Indústria e Comércio. O motivo da ação foi que a empresa não apresentou os estudos clínicos necessários para comprovar o efeito prometido pelo medicamento. 
 
A farmacêutica informa, por meio de uma nota em seu site oficial, que apresentou estudos e que eles foram aprovados pela agência reguladora, sendo formalizado em publicação no Diário Oficial da União em 17/02/2014.
 
A Kley Herts S/A Indústria e Comércio ainda completa que, devido à falta de interesse comercial, "a empresa decidiu não renovar o registro da apresentação do medicamento Resfenol solução oral em gotas. Desta forma, decidiu por não realizar estudos clínicos necessários para renovação". Ainda na nota, a farmacêutica declara que não houve registro de reclamações ou problemas de eficácia e segurança durante os mais de 20 anos em que o medicamento ficou no mercado.
 
Já o lote 09411231 do antibiótico Cefalexina 500mg (comprimido) foi retirado de circulação por conta de uma falha na embalagem: a caixa informava que viriam 10 comprimidos, quando só havia oito dentro dela.

iG

Após morte de amigo, homem desenvolve camisinha que promete aumentar prazer

Reprodução/ DailyMail
O método contraceptivo é composto por um adesivo de
 poliuretano em forma de “U” que envolve o pênis
Norte-americano Charles Powell irá buscar ajuda financeira para produzir produto
 
Depois de seu amigo ter morrido em decorrência do HIV, o norte-americano Charles Powell desenvolveu um novo modelo de camisinha.

Segundo ele, o preservativo é mais resistente, mais seguro e permite maior sensibilidade ao homem durante as relações sexuais.

De acordo com o inventor, o método contraceptivo é composto por um adesivo de poliuretano em forma de “U” que envolve o pênis. Há também uma espécie de tampa que é colocada na ponta do órgão masculino.
 
Segundo Powell, o dispositivo de prevenção chamado Cap Galatic oferece a solução para três problemas muito comuns que os homens têm: a falta de sensibilidade, problemas para retirar o preservativo da embalagem e para colocar.
 
― A parte superior do preservativo é mais grossa, por isso ele é mais seguro que uma camisinha normal.
 
Entretanto, segundo Jason Warriner, diretor clínico da instituição de caridade de saúde sexual Terence Higgins Trust,  o  preservativo não oferece proteção contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), como a herpes, que pode ser transmitida pelo contato direto da pele.
 
― Há também o risco de que o sêmen vaze por baixo da “tampa” do dispositivo, o que deixaria dispositivo inútil.
 
A partir do domingo (1º), a empresa abrirá um fundo para investimentos com o objetivo de financiar o desenvolvimento e a aprovação do produto junto à FDA (Food Drugs and Administration).
 
R7

Com dores insuportáveis, mulher rasteja em corredor de hospital implorando por analgésico

Margaret Lamberty curled up in agony on the floor at the University Hospital of North Staffordshire
Foto: Reprodução/DailyMail
Margaret Lamberty, 45 anos, morreu em abril; ela teria sido abandonada pela equipe do hospital
 
A cena é de arrepiar. Margaret Lamberty, 45 anos, foi fotografada se arrastando no corredor do hospital da Universidade de North Staffordshire, na Inglaterra, implorando por analgésicos. Segundo a família, ela sofria de dores insuportáveis que a fazia agonizar. De acordo com o Daily Mail desta quinta-feira (29), a foto foi feita três dias antes de ela morrer por falência múltipla de órgãos, em 30 de abril.
 
De acordo com a família, a equipe do hospital “abandonou a mulher”, que estava internada desde abril, após sentir fortes dores de estômago. Ela estaria deitada em lençóis manchados de sangue e morreu em decorrência de um coágulo de sangue em seu intestino, que provocou a falência múltipla de órgãos.
 
Margaret tinha um histórico de coágulos de sangue, mas os médicos afirmaram aos familiares que não conseguiram realizar os testes adequados quando ela deu entrada no hospital.
 
A filha da vítima Laura Lamberty afirmou que a mãe sofria de doença arterial, mas estava sob controle.
 
A família explicou à publicação que vai tomar medidas legais contra o hospital. Segundo Laura, a mãe foi largada em uma sala sozinha e morreu com dor agonizante.

 — Foi horrível o que ela viveu. Estamos determinados a obter justiça para descobrir a verdade sobre o que aconteceu. Ninguém deveria passar pelo que ela passou
 
Daily Mail / R7

Ação em hospital de SP troca cigarro por frutas

Renato Araújo/ABr
Levantamento do hospital mostra que 65% dos fumantes com câncer
 atendidos no hospital estadual não conseguem largar o cigarro
Público também vai tirar dúvidas sobre os malefícios do tabagismo no Icesp
 
Pacientes, visitantes e colaboradores do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) fumantes serão convidados a largarem o cigarro em ação que será realizada nesta sexta-feira (30). No evento, os dependentes do tabaco poderão trocar seus cigarros por um kit composto por frutas, um cartão-fidelidade para marcar os dias sem fumo e um certificado de participação no evento.
 
O público também vai poder tirar dúvidas sobre os malefícios do tabagismo com especialistas do instituto, além de levar para casa materiais informativos
 
Levantamento do Icesp aponta que 65% dos fumantes com câncer atendidos no hospital estadual não conseguem largar o cigarro mesmo após receber o diagnóstico da doença. A pesquisa mostra, ainda, que cerca de 25% do total de pacientes atendidos na instituição nos últimos anos têm histórico de tabagismo.
 
O estudo revela também que 70% dos pacientes homens e 40% das mulheres com tumores de bexiga são ou foram fumantes. Dentre os diversos tipos de tumores que podem ser desenvolvidos devido ao uso de cigarros também estão as que se manifestam na região da cabeça e pescoço, como o câncer de laringe. Dos pacientes tratados nesse serviço, 83% são fumantes ou têm histórico de tabagismo.
 
Os efeitos nocivos que o cigarro provoca são extremamente prejudiciais para os pacientes em tratamento, dificultando a cicatrização após cirurgias oncológicas e aumentando o risco de complicações durante o período de radioterapia, por exemplo. Além disso, alguns quimioterápicos podem surtir efeito bem menor no organismo de um tabagista, enquanto os efeitos colaterais como náuseas, vômitos, perda de apetite e sintomas respiratórios são intensificados.
 
o médico coordenador do Grupo de Apoio ao Tabagista do Icesp, Frederico Fernandes, disse que o "cigarro é uma das fontes de poluição ambiental mais perigosa".
 
— Os danos atingem todo o corpo e estão ligados a outros graves problemas de saúde como as doenças cardiovasculares. Quem convive com fumantes também é atingido tornando-se um tabagista passivo. Ao inalar a fumaça do cigarro passa a ter mais chances de desenvolver tumores.
 
R7

Incontinência urinária pode ter relação com gravidez e parto


Foto: Reprodução
Incontinência urinária pode ter relação com
gravidez e parto
Evitar uso de fórceps e lacerações do esfíncter anal pode reduzir incidência do problema
 
Por Dr. Fábio Laginha
 
A incontinência urinária (IU), que é a perda de urina de forma involuntária, é o sintoma mais conhecido dos Distúrbios do Assoalho Pélvico (DAP). O assoalho pélvico consiste nas estruturas (ossos, músculos, fáscias, ligamentos e órgãos) que dão suporte às vísceras de uma forma dinâmica, para manter a continência urinaria e fecal e seu esvaziamento, quando necessário, além de participar da resposta sexual normal.
 
A posição bípede, falta de exercícios, trabalho e postura (antigamente as mulheres trabalhavam, urinavam e evacuavam com a postura de cócoras) faz com que a musculatura fique mais flácida e disfuncional.

Estudos mostram que de 25% a 30% das mulheres apresentam algum tipo de Distúrbio do Assoalho Pélvico (DAP): Incontinência Urinária, prolapsos dos órgãos pélvicos (bexiga, reto ou intestino), Incontinência Fecal (IF) ou Síndrome da Bexiga Hiperativa (BA). Esses sintomas estão associados em mais de 70% dos casos.

Metade das pacientes com o problema tem mais de 80 anos, e com o aumento da expectativa de vida é esperado um aumento do número de pacientes até o ano de 2050. Isso tem um imenso impacto na qualidade de vida, custo emocional e assistencial. Em 1997, mais de 250 mil mulheres nos EUA foram submetidas a cirurgias de correção de prolapso, sendo uma das indicações mais comuns de cirurgias em mulheres. A grande dúvida é qual o papel da gestação e parto normal na gênese deste problema.
 
Observamos que o DAP tem mais chances de acontecer em mulheres que fizeram parto normal e fórceps, ao passo que as chances da incontinência urinária acontecer são menores naquelas que nunca engravidaram ou não fizeram parto normal, em uma proporção de 3:1.
 
O momento antes do nascimento, em que a cabeça do feto roda para a sua expulsão, é crucial. É quando pode acontecer estiramento, necrose e denervação muscular. A capacidade de elasticidade e recuperação das lesões depende de cada pessoa, por isso a dificuldade de se mensurar previamente.

Algumas mulheres, por exemplo, têm alterações na composição do colágeno e podem apresentar prolapsos mesmo sem nunca terem engravidado - dessa forma, não podemos dizer que a gravidez e o parto são causas exclusivas da incontinência urinária.
 
O peso fetal está intimamente relacionado ao risco, assim como a idade materna acima de 30 anos, que dobra o risco de desenvolver DAP e de forma mais grave. O peso do bebê pode afetar o funcionamento do assoalho, bem como obrigar a mulher a fazer mais força durante o parto, aumentando o risco de incontinência. Já a idade avançada pode comprometer a capacidade de recuperação da pele e sua elasticidade.
 
Para minimizarmos este problema, podemos atuar abreviando o período expulsivo, evitando o uso de fórceps e de lacerações do esfíncter anal.
 
Fisioterapias especializadas, cirurgias para a correção e medicamentos melhoram muito a qualidade de vida das pacientes, com uma taxa grande de recuperação. Ainda precisamos saber qual a paciente de maior risco para tentarmos diminuir a incidência deste problema tão pouco discutido e que muitas mulheres sofrem caladas sem saberem que existe tratamento.
 
Minha Vida

Miopia pode ser corrigida com laser apenas quando está estabilizada

Foto: Reprodução
Correção da miopia com laser
Alguns pacientes sofrem progressão do problema por tempo indeterminado
 
Por Dr. Alfredo Tranjan Neto
 
É comum encontrarmos crianças no período escolar que começam a anotar incorretamente as informações da lousa e o rendimento na escola começa a cair. Muitos pais repreendem o filho, mas não se dão conta do problema. Um certo dia, a professora passa pela carteira do aluno e percebe anotações erradas no caderno e desconfia que ele tenha miopia. Em seguida, os pais são notificados e o diagnóstico é confirmado pelo oftalmologista.
 
A miopia se deve a um alongamento do globo ocular por seus pólos anterior e posterior. Ou seja, o olho míope é aquele que tem o diâmetro anteroposterior superior ao normal, assim o paciente tem a dificuldade em enxergar objetos que estão longe. A doença se origina também devido ao aumento da curvatura da córnea, ou também ao início da catarata, ou a espasmos da acomodação. Todas essas causas produzem um aumento da refração do cristalino.
 
Em situação normal, os raios de luz focam ou convergem em nível da retina, graças ao poder de acomodação do cristalino. Nos olhos míopes, há o diâmetro anteroposterior acima do normal, ou seja, são mais longos. Então os raios luminosos não focam na retina e sim antes desta. Com isso, faz com que não se veja bem um objeto à distância. Se este objeto estiver perto do olho, tem-se uma visão normal, mas se estiver distante, tem-se uma visão borrada.
 
Ela ocorre normalmente na fase de crescimento da criança e se estabiliza no fim da juventude ou início da fase adulta, por volta dos 18 anos de idade. Porém, existem casos raros de miopias progressivas que evoluem mesmo após 20 anos de idade. Nestes pacientes diagnosticados, a correção pode ser através de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa, mas só se pode pensar em cirurgia quando a miopia estiver estabilizada há pelo menos um ano.
 
Há casos raros da miopia não estabilizar, são as chamadas malignas, que evoluem para altos graus da condição. Nestes pacientes, deve-se ter um acompanhamento rigoroso com seu oftalmologista, com avaliação de fundo de olho.
 
Para as crianças que não chegaram à idade adulta, é recomendada a utilização dos óculos ou de lentes de contato de pacientes, que necessitam de lentes corretivas com elevados graus, sendo adaptadas mesmo em crianças pequenas. Já a indicação estética ou para a prática de esportes ocorre quando o jovem manifesta desejo de usá-las e tem condições de cuidar delas.
 
A cirurgia corretiva é indicada após um ano de estabilização, e hoje é muito segura, sem riscos e com resultados excelentes, corrigindo até nove graus da doença. O laser altera o formato da córnea e melhora a forma pela qual a luz é focada ou refratada pelo olho. Também remodela o formato da córnea e, pelo ajuste do feixe de luz do laser, trata altos graus de miopia e o disco corneano é recolocado na sua posição original.
 
O procedimento ambulatorial dispensa internação. Os pontos também são dispensáveis pelo alto poder de aderência natural da córnea. Muitos pacientes relatam melhoria da visão no dia seguinte à cirurgia e retornam à sua vida normal em um ou dois dias.
 
Minha Vida

A alimentação saudável do paciente com câncer

Alimentação do paciente com câncer
Getty Images
Alimentação do paciente com câncer
Entenda os principais cuidados que essas pessoas precisam ter, desvende mitos e confira dicas de nutrição
 
Por Dr. Roberto Navarro
 
Dentro dos quatro cantos do mundo ouve-se comentários diversos sobre os cuidados da alimentação no paciente com câncer. Apesar das controvérsias, estes cuidados devem existir e já são um fato consumado. 
 
Sabe-se, por exemplo, que determinados tipos de câncer levam a alterações metabólicas que aumentam muito o gasto energético do organismo, levando o paciente à perda de peso progressiva e deixando o seu equilíbrio nutricional ainda mais vulnerável. Por isso é sempre importante um cálculo correto do total calórico a ser ingerido no dia a dia do paciente oncológico, a fim de compensar este gasto calórico extra causado pela doença e evitando assim uma desnutrição acelerada. 
 
É sempre interessante utilizar alimentos com alta densidade energética, ou seja, aqueles com alto valor calórico e nutricional mesmo em pequenos volumes, como azeite extravirgem, oleaginosas e suplementos alimentares específicos.
 
Outra questão a ser avaliada são os efeitos colaterais secundários às frequentes sessões de quimioterapia ou radioterapia às quais os pacientes oncológicos são submetidos. Alguns efeitos frequentes são: enjoos, vômitos, perda do apetite e dificuldade para mastigar e engolir os alimentos, principalmente após radioterapias em regiões que afetam boca e esôfago.  Muitas vezes a maneira como o alimento é preparado deverá ser modificada para facilitar a mastigação e a deglutição, como preparações mais pastosas, temperatura adequada e evitar condimentos irritantes da mucosa do esofágica e gástrica.
 
É prudente evitar os alimentos industrializados como enlatados e embutidos e as frutas, verduras e legumes contaminados por agrotóxicos, preferindo as versões orgânicas. Isto porque eles possuem produtos químicos como agrotóxicos, bisfenol A (usado na indústria dos plásticos), alguns edulcorantes, conservantes, metais tóxicos (arsênico, chumbo, mercúrio, alumínio) e estas substâncias vêm sendo estudadas como potenciais promotores de alguns tipos de câncer.
 
Muitos estudos têm observado que vários compostos chamados de bioativos (polifenóis, flavonóides, carotenóides, glicosinolatos) encontrados em alimentos vegetais como hortaliças, legumes, verduras, frutas, cereais integrais e sementes têm um efeito protetor (diminuidor do risco) contra alguns tipos de câncer. 
 
Mesmo que o indivíduo já tenha desenvolvido o câncer e esteja em tratamento do mesmo é importante encorajar o paciente oncológico a ter uma alimentação mais rica nestes compostos a fim de diminuir o risco de uma recidiva ou aumentar sua sobrevida.  Estes compostos bioativos estão presentes nos pigmentos que dão cor aos vegetais, por isso quanto mais cores diferentes (laranja, verde, amarelo, roxo, vermelho) estiverem presente na alimentação diária do paciente, mais benefícios serão alcançados. Invista em saladas bem coloridas pelo menos duas vezes ao dia.
 
Mais uma questão a ser considerada é o aumento do stress oxidativo, trata-se da elevação da produção de substâncias chamadas radicais livres, desencadeado dentro do nosso organismo pelo próprio câncer e também muitas vezes pelos medicamentos quimioterápicos em uso.  Para diminuir o impacto da elevação desta excessiva oxidação celular é importante que a alimentação do paciente oncológico seja rica em antioxidantes como: selênio (oleaginosas como castanhas, avelãs, amêndoas), vitamina C ( laranja, limão, acerola, goji berry, goiaba) e vitamina E ( abacate, gérmen de trigo, óleos vegetais como azeite extra virgem).
 
De um modo geral é muito importante a atenção nutricional no paciente oncológico, sendo necessário orientação especializada de nutricionistas e médicos nutrólogos à fim de melhorar o prognóstico, a qualidade de vida e a sobrevida destes pacientes.
 
Dicas
 
Algumas dicas nutricionais são importantes para determinadas situações, como seguem abaixo:
 
Náuseas, enjoos e desarranjos intestinais:
  • Evite beber líquidos durante as refeições.
  • Evite alimentos gordurosos e frituras.
  • Não fique muitas horas sem se alimentar, pois com estômago muito tempo vazio haverá aumento do enjoo.
  • Chupar picolé de fruta cítrica (por exemplo, limão) pode diminuir o enjoo.
Falta de apetite
  • Prepare pratos visualmente atrativos, bem coloridos e de consistência que facilite a deglutição pelo paciente. Acrescentar novos alimentos também ajuda no estímulo para se alimentar.
  • Coma devagar e em ambiente apropriado.
  • Faça refeições mais leves, fracionadas a cada 3 horas.
Dificuldade para engolir ou dor na boca
  • Dê preferência aos alimentos de fácil mastigação e deglutição (gelatinas, mingau, purês, suflês, pudins). Sucos e vitaminas de frutas batidas no liquidificador são opções interessantes.
  • Fazer bochechos com solução de bicarbonato de sódio a 3% após cada refeição pode diminuir a acidez da boca e diminuir a dor bucal.
  • Evite alimentos muito ácidos, muito salgados e condimentos picantes.
  • Alimentos de consistência muito dura também podem atrapalhar.
Mitos e verdades
 
Alguns mitos também podem confundir a alimentação adequada do paciente com câncer, como segue abaixo:
 
Mito: Após cirurgias a cicatrização pode ficar prejudicada se comer carne de porco, peixes e ovos.
Verdade: Não existe oficialmente esta recomendação pela nutrologia.
 
Mito: Evitar alimentos ácidos durante a quimioterapia.
Verdade: Apenas nos casos de câncer na região da boca, faringe e esôfago, após radioterapia nestas regiões, os alimentos ácidos podem causar desconforto. Nos casos de quimioterapia não há esta recomendação.
 
Mito: A beterraba pode substituir a carne vermelha para tratar a anemia.
Verdade: Embora seja um alimento saudável, ela não tem o mesmo teor de ferro quando comparada à carne vermelha.
 
Mito: Comer carne vermelha pode aumentar o tamanho do tumor.
Verdade: Existe correlação de uma dieta rica em carne vermelha com maior risco de desenvolver câncer do aparelho digestivo.  Para diminuir este risco o ideal é limitar a ingesta até 300 gramas por semana.  Porém, já estando com câncer e fazendo tratamento do mesmo, a carne vermelha não piora a doença.
 
Minha Vida

Cuidados com o consumo de sódio na alimentação infantil

Consumo de sódio na alimentação infantil
Getty Images
Consumo de sódio na alimentação infantil
Saiba qual é a quantidade desta substância que as crianças e bebês podem ingerir e como evitar o excesso
 
Você sabe qual é a quantidade de sal que sua família consome diariamente? Se não faz a mínima ideia, fique atento. Afinal, são inúmeros os estudos, nacionais e internacionais, que demonstram que adultos e crianças consomem, rotineiramente, sal em excesso. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009), crianças de 10 a 13 anos de idade, consomem, em média, 2,8 gramas de sódio por dia, ou seja, acima da recomendação de 1,5 gramas de sódio por dia (o que equivale a 3/4 de colher de chá de sal por dia) e pior, acima da ingestão máxima de 2 gramas/dia recomendada pela Organização Mundial da Saúde. 
 
Para as crianças de 4 a 8 anos de idade, recomenda-se 1/2 colher de chá de sal por dia (1,2g de sódio/dia) e para crianças de 1 a 3 anos, a recomendação é de 1 colher de café de sal por dia (1g de sódio/dia). Entre 7 meses e 1 ano, o consumo diário de sal deve ser menor que 500 mg de sódio, que são facilmente atingidas através dos alimentos sem acrescentar sal na preparação das papinhas.  
 
Ingerir sal em excesso, favorece a retenção de líquido pelo organismo e aumenta o volume de sangue, que por sua vez, elevam a pressão arterial. Também aumenta o risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC). O excesso de sódio tem potencial efeito adverso no colesterol sanguíneo, na função renal e nos ossos. 
 
A seguir, algumas estratégias para você manter o consumo de sal de seu filho sob controle: 
 
1- Nas primeiras sopas e papinhas, você não precisa colocar sal, porque o paladar do bebê é melhor para os alimentos adocicados, como cenoura, beterraba e mandioquinha. Na papinha de legumes natural, se quiser, use caldo de carne ou de frango caseiro, e não há necessidade de adicionar mais sal. Saiba que caldos industrializados (em pó, cubo ou lata) têm quantidades exageradas de sal e não devem ser utilizados.  
 
2- Desconfie da quantidade de sal se, após a refeição, o seu filho reclamar de sede, mesmo depois de beber água. 
 
3- Elimine o sal de mesa. Isso evita que os parentes que fazem as refeições a mesa com seu filho diminuam ou eliminem o hábito de adicionar sal no alimento já preparado. Lembre-se que a criança forma os hábitos alimentares através da observação do comportamento familiar.  
 
4- Experimente temperos naturais como: alho, cebola, orégano, cheiro verde, manjericão, louro, alecrim e muitas outras. As ervas frescas e secas conferem sabor especial aos pratos e muitas vezes o sal pode ser eliminado da preparação. 
 
5- Compre esporadicamente alimentos industrializados. Isso vale tanto para o salgadinho de pacote quanto para a sopa pronta, temperos concentrados, enlatados, macarrão instantâneo, embutidos, sucos de caixinha, refrigerantes, congelados e muitos outros. Além do alto teor de sódio, eles geralmente também são ricos em açúcares, gordura saturada e gordura trans. 
 
Minha Vida

Prefeitura de Quatro Pontes - PR abre concurso público

A Prefeitura Municipal de Quatro Pontes, no Estado do Paraná, publicou edital n° 039/2014 de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 19 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.050,41, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas são para as funções de Pedreiro, Operário, Fiscal de Obras, Encanador/Eletricista, Operador de Retroescavadeira, Operador de Rolo Compactador, Operador de Trator Pneu/Varredeira, Telefonista, Professor, Educador Infantil, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Procurador Jurídico e Professor Educação Física.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período de 1º a 15 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 60,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente em 27 de julho de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. Haverá aplicação de Prova Prática e Análise de Títulos.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Iguatu - PR publica edital de concurso público

A Prefeitura de Iguatu, no estado do Paraná, publicou edital de  concurso público 001/2014, para contratação de novos profissionais em cargos de níveis fundamental, médio e superior, para preenchimento de 18 vagas no quadro geral de servidores do município. As remunerações variam entre R$ 724,00 e R$ 6.800,00, por jornada de trabalho de 8h a 40 horas semanais.

O concurso será executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL, e 5% das vagas serão reservadas aos candidatos com necessidades especiais.

As vagas são para os empregos de Advogado, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais/Zeladora, Farmacêutico Bioquímico, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Médico Veterinário, Motorista, Odontólogo, Operador de Máquinas Agrícolas e Máquinas Pesadas, Pedreiro, Professor de Educação Física, Técnico em Administração, Técnico em Enfermagem e Terapeuta Ocupacional.

As inscrições deverão ser feitas a partir das 10 horas de 02 de junho até 17 de junho de 2014, somente via internet, no endereço eletrônico www.fauel.org.br. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 80,00.

O concurso constará de provas objetivas para todos, além de avaliação de títulos para cargos que exigem ensino superior; prova prática para os cargos de Auxiliar Administrativo, Motorista, Operador de Máquinas Agrícolas e Máquinas Pesadas, Pedreiro e Técnico em Administração; e teste de aptidão física para Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Serviços Gerais/Zeladora.

A prova objetiva será realizada na cidade de Iguatu, estado do Paraná, na data provável de 06 de julho de 2014 em local e horário a serem divulgados por edital específico.

O concurso público tem validade de dois anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Escola de Saúde Pública do Ceará lança edital de processo seletivo

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) lançou edital de processo seletivo nº. 46/2014 para profissionais das áreas da saúde, educação ou ciências agrárias, para atenderem as demandas dos planos de Vigilância em Saúde Ambiental, dos Cursos Livres em Vigilância Epidemiológica e o plano de Qualificação e Atualização em Vigilância Sanitária por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde – CEVIG da Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP, com objetivo de formar profissionais capacitados para responder às necessidades dos municípios e regiões de saúde do Estado do Ceará.
 
A seleção será utilizada para convocar os candidatos em caráter temporário. Os bolsistas deverão ter formação superior especificamente nas áreas da saúde, atuando em regime de trabalho de 40 horas semanais, por subsídios de até R$ 2.640,00.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.esp.ce.gov.br, até o 3 de junho de 2014.
Os candidatos serão avaliados em duas etapas, 1º habilitação de Currículo, 2º Memorial descritivo entrevista, que podem ser feitas até 3 de junho de 2014, pelo site: www.esp.ce.gov.br.

O resultado preliminar será divulgado provavelmente no dia 04 de junho de 2014.
 
O certame terá validade de 01 ano para efeito de convocação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a contar da data de sua homologação.

Prefeitura de Virmond - PR reabre inscrições de concurso público

A Prefeitura de Virmond, no estado do Paraná, lançou o edital nº 07.01/2014 de concurso público n° 01/2013, para o provimento de 97 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração para os cargos pode chegar a R$ 9.927,47. 
 
As oportunidades são para Advogado, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Ação Social, Agente de Apoio Educacional, Agente de Endemias, Artífice, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Dentista, Desenhista, Eletricista de Veículos, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Inseminador de Animais, Inspetor de Aluno, Médico Cardiologista, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Motorista, Nutricionista, Operador de Escavadeira, Operador de Pá-Carregadeira, Operador de Patrola, Operador de Retroescavadeira, Operador de Rolo Compactador, Operador de Trator Agrícola, Professor, Psicólogo, Técnico de Desporto Individual e Coletivo, Técnico em Agropecuária, Técnico em Controle Interno, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Telefonista, Topógrafo, Vigia e Zootecnista. 
As inscrições foram reabertas e serão efetuadas através do site www.saber.srv.br, no período de 08 horas de 03 de junho até 03 de julho de 2014. As taxas variam de R$ 30 a R$ 100. 
 
Todos os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, além de prova prática ou prova de títulos, dependendo do cargo pretendido. A prova escrita objetiva será realizada em 20 de julho de 2014, em horário e local a serem divulgados no edital de homologação das inscrições. O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 20 de julho de 2014, às 21 horas.
 
O concurso terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Prefeitura de Guariba - SP realiza concurso público

A Prefeitura de Guariba, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 003/2014, com a finalidade de preencher 02 vagas para as funções de Instrutor de Dança e Auxiliar de Saúde Bucal (nível médio) por salários variados de R$ 872,69 e R$ 1.070,33, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As inscrições, no valor de R$ 20,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 02 a 15 de junho de 2014.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 29 de junho de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Concórdia - SC abre vaga

Divulgado o extrato do edital nº. 2/2014 para a realização de processo seletivo, da Prefeitura de Concórdia, no estado de Santa Catarina. O certame tem como objetivo o preenchimento temporário de 01 profissional na função de Técnico de Enfermagem do SAMU. O aprovado receberá salário de até R$ 1.474,04 em regime de 40 horas semanais.
 
Benefícios:
  • Auxílio-alimentação de R$ 125,00;
  • Seguro de vida em grupo (com participação de 0,23% sobre o vencimento base);
  • Vale-transporte, opcional (com participação de 3% sobre o vencimento base);
  • Plano assistencial de saúde, opcional (com participação de 5% sobre o vencimento base);
  • Adicional de insalubridade, no percentual de 20% sobre o salário mínimo.
Inscrição
As inscrições serão realizadas de 5 de junho a 4 de julho de 2014, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Atalípio Magarinos, 326, Centro, Concórdia/SC.
 
Deverá ser entregue no ato da inscrição a seguinte documentação:
  • Carteira de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Certificado de conclusão de Curso Técnico de Enfermagem, expedido de acordo com a legislação, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.
A seleção será constituída de prova de títulos.
 
Consideram-se títulos, os documentos autenticados em cartório que comprovem:
  • Cursos de capacitação no SAMU;C
  • Cursos de urgências;
  • Tempo de experiência no SAMU;
  • Tempo de experiência atuando como técnico de enfermagem;
  • Habilitação como instrutor em cursos de urgências/primeiros-socorros.
A listagem classificatória será afixada no mural interno do Centro Administrativo Municipal, no mural da Câmara de Vereadores, no mural da Secretaria Municipal de Saúde e no site www.concordia.sc.gov.br, a partir do dia 7 de julho de 2014.
 
A validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2014, com possibilidade de prorrogação pelo prazo de 1 ano ou até a homologação de concurso público, o que sobrevier primeiro.
 
O edital encontra-se disponível no site www.concordia.sc.gov.br.

Prefeitura de Boa Esperança do Sul - SP abre processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Sul, no estado de São Paulo, através da Empresa Assessorarte Assessoria de Serviços Técnicos Especializados Ltda, abriu edital de processo seletivo n° 02/2014, destinado ao provimento de 36 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 2.300,09 por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde da Família, Cuidador Social, Assistente Social, Enfermeiro PSF e Cuidador Pedagógico.

Inscrições
As inscrições se realizarão exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.assessorarte.com.br, até 05 de junho de 2014.

Taxas
Ensino Fundamental Completo R$ 30,00;
Ensino Superior Completo R$ 50,00.
 
Provas
As provas serão aplicadas na data prevista de 15 de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados.

Gabaritos
O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado na data provável de 16 de junho de 2014, por meio de Edital, através de afixação na Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Sul, localizada na Praça João Pessoa, 409, Centro Boa Esperança do Sul – SP e no endereço eletrônico www.assessorarte.com.br em caráter informativo.

Validade
O certame terá validade de 24 meses, contados a partir da sua homologação, podendo ser prorrogado até pelo mesmo período, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Sul.

SES - PE lança seleção para 74 empregos de níveis médio e superior

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES- PE) publicou quatro editais para seleção pública simplificada, regidos pelos nºs 048, 049, 050 e 051, os quais visam a contratação de 74 profissionais, sendo 63 para cargos de nível Superior e 11 para cargos de nível Médio/Técnico.

Os salários variam entre R$ 1.170,00 e R$ 3.820,00, por jornada de 20 ou 40 horas semanais.

As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de junho de 2014, nos horários e locais especificados nos respectivos editais, publicados no Diário Oficial da última quarta-feira (28/06).

Do total de oportunidades, 11 são para auxiliares de necropsia nos Serviços de Verificação de Óbito (SVO) de Recife e Caruaru; 36 para enfermeiros e 6 para assistentes sociais para a Central de Regulação Hospitalar e Central de Transplantes de Pernambuco, em Recife, Caruaru e Petrolina; 18 profissionais de nível Superior para atuar na Secretaria-Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES, na Escola Pública de Saúde de Pernambuco, nas Gerências Regionais de Saúde (Geres) e no Programa Mais Médicos; e 3 sanitaristas para atuar nas Geres de Palmares, Garanhuns e Serra Talhada, vinculados à Diretoria Geral de Planejamento da SES.

Conforme consta, a seleção será realizada em uma única etapa denominada Avaliação Curricular, de
caráter classificatório e eliminatório, nas datas, horários e locais a serem divulgadas.

O resultado final da seleção será divulgado no Diário Oficial do Estado e na Internet através do endereço eletrônico www.saude.pe.gov.br, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar comunicados, convocações e o resultado final da seleção.
 
O prazo de validade é de 24 meses, prorrogável por igual período.

Prefeitura de Presidente Alves (SP) anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Presidente Alves, Estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo n° 001/2014, com a finalidade de preencher 06 vagas para a função de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental), com salário de R$ 763,26 em carga horária de 40h semanais.
 
A organização, aplicação e correção do processo seletivo público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 31 de maio a 08 de junho de 2014.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 29 de junho de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 02  dias.

A validade do certame será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Presidente Alves - SP

A Prefeitura Municipal de Presidente Alves, Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de ocupar 03 vagas para os cargos de Pedreiro e Técnico de Enfermagem (níveis fundamental e técnico). Os salários variam de R$ 763,26 e R$ 924,72 em carga horária de 40 e 44 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção do concurso serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 31 de maio a 08 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 25,00 e R$ 35,00 de acordo com o emprego escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 29 de junho de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 02  dias.
 
A validade do concurso será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Treviso - SC tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Treviso, no estado de Santa Catarina, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 50 vagas de trabalho, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 799,08 e R$ 4.068,00, por jornada desempenhada de 20, 30 ou 40 horas semanais.

Cargos
As chances são para as funções de Agente Administrativo; Agente de Licitações; Agente de Pessoal; Agente Operacional de Serviços Diversos Externos; Agente Operacional de Serviços Diversos Internos; Arquiteto; Assistente Social; Atendente Odontológico; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Contabilidade; Auxiliar de Vigilância Sanitária e Ambiental; Dentista; Enfermeiro; Farmacêutico; Fiscal de Obras, Postura e Tributos; Fisioterapeuta; Motorista I; Nutricionista; Operador de Máquinas Pesadas; Orientador Pedagógico; Professor - Artes; Professor - Educação Física; Professor - Ensino Fundamental; Professor de Educação Infantil; Recepcionista; Técnico em Enfermagem; Telefonista; Veterinário e Vigilante.

Inscrições
As inscrições foram prorrogadas até 27 de junho de 2014, no horário das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, em dias úteis. A realização das inscrições será no Setor de Arrecadação, na sede provisória da Prefeitura Municipal de Treviso (SC), situada na Rua José Piacentini, s/nº, Bairro Centro. Nos dias 19 e 20 de junho de 2014, não haverá expediente na Prefeitura Municipal de Treviso, em virtude do feriado de Corpus Christi.

Taxas
Ensino fundamental incompleto - R$ 50,00;
Ensino fundamental completo - R$ 50,00;
Ensino médio completo - R$ 75,00;
Ensino superior completo - R$ 100,00.

Provas
Este certame será composto por provas teóricas, de títulos e práticas. A prova escrita, com duração máxima de 3h e 30min, será realizada provavelmente em 20 de julho de 2014, no horário das 08h às 11h e 30 min, na  Escola de Educação Básica Udo Deeke, localizada a Av. Prof. José F. Abatti, 748 – Centro - Treviso – SC.

Já a prova prática será realizada no dia 20 de julho de 2014, na sede provisória da Prefeitura Municipal de Treviso (SC), situada na Rua José Piacentini, s/nº, bairro Centro.

Validade
O concurso público, para todos os efeitos, tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Treviso (SC).

Prefeitura de Novo Oriente de Minas - MG tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Novo Oriente de Minas, no estado de Minas Gerais, anunciou a realização de concurso público por meio do edital 01/2014. De acordo com o edital, os 44 aprovados, se nomeados no período de validade do certame, serão enquadrados no regime Estatutário e farão jus a remuneração de até R$ 5 mil por jornada semanal de 20 ou 40 horas.
 
Cargos
Agente de Endemias, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Condutor de Veículo Automotor, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal de Postura, Fiscal de Obras e Edificações, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Médico (Cardiologista, Cirurgião Geral, Generalista, Ginecologista, Oftalmologista, Pediatra, Psiquiatra e Urologista), Odontólogo, Operador de Máquina Operário e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrição e Seleção
As inscrições foram prorrogadas e deverão ser realizadas via internet,  pelo endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, até 17 de junho de 2014. Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado atendimento presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Novo Oriente de Minas, situada à Praça João Roque, nº 01, Centro, CEP 39817-000. As taxas variam de R$ 51 a R$ 350.
 
Segundo a publicação, o concurso será constituído de prova objetiva, para todos os cargos, e prova prática, apenas para os candidatos aos cargos de Condutor de Veículo Automotor e Operador de Máquinas. As provas serão aplicadas na data prevista de 20 de julho de 2014, em horários e locais que serão divulgados oportunamente. O gabarito provisório será divulgado na data prevista de 22 de julho de 2014, às 14 horas e o resultado final anunciado 30 dias após serem realizadas todas as etapas do edital.

Prefeitura de Divinópolis - MG abre vaga para Enfermeiro

A Prefeitura de Divinópolis, no Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publica edital nº. 12/2014 de processo seletivo, destinado à contratação de 01 Enfermeiro - 20 horas – Diretoria de Regulação. O vencimento mensal será de R$ 1.406,66 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Os interessados deverão entregar Currículo Padronizado na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, de 30 de maio à 05 de junho de 2014, no horário das 7h30 às 11h e de 13h às 17h.
 
Requisitos mínimos:
  • Ser brasileiro (a) nato ou naturalizado (a);
  • Idade mínima: 18 anos;
  • Escolaridade/Habilitação: Diploma, devidamente registrado no órgão competente, de conclusão de curso superior em Enfermagem.
Os candidatos será avaliado através do currículo.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de 29 de maio de 2014, pág. 25 a 26.

SES - MT lança edital com 638 vagas de trabalho

A Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso (SES-MT) lançou edital n° 05/2014 de processo seletivo, com o objetivo de preencher 638 vagas em cargos de nível superior, sendo 10 para Coordenadores e 628 para Docentes (23 vagas das 638 são para portadores de deficiência). Os contratados devem atuar nos cursos de formação e especialização profissional técnica, qualificação profissional e aperfeiçoamento a serem realizados entre os anos de 2014 e 2016. As remunerações podem chegar até R$ 1.000,00.
 
As vagas são para lotação nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra dos Garças, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Juína, Paconé, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.
 
As inscrições serão realizadas até 6 de junho de 2014, na Gerência de Documentação e Registro Escolar da ESPMT, que fica na Avenida Adauto Botelho, nº 552 Coxipó - Sul, Cuiabá-MT.

O processo de seleção compreenderá análise curricular, na qual serão considerados os títulos, os cursos na área de didática, a capacitação pedagógica e a experiência como docente e na área pretendida.

O resultado preliminar das avaliações será divulgado provavelmente no dia 12 de junho de 2014, a partir das 14h nos endereços eletrônicos www.saudemt.gov.br/escola e www.saude.mt.gov.br. O resultado final sairá no dia 17 de junho de 2014.

Prefeitura de Formiga - MG abre processo seletivo

Publicado o edital nº. 003/2014 para a realização de processo seletivo da Prefeitura de Formiga, no Estado de Minas Gerais. A seleção visa a formação de cadastro reserva para o cargo de Agente Controle de Endemias, por  salário de até R$ 765,11 em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
Para inscrever-se, o candidato deverá comparecer na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, no Edifício Antônio Vieira, localizado à Rua Dr. Teixeira Soares, nº. 264, Centro, em Formiga - MG, no período de 02 a 06 de junho de 2014 no horário das 8h às 16h.
 
A data, local e os horários das provas serão divulgadas na Sede Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, no Edifício Antônio Vieira, localizado à Rua Dr. Teixeira Soares, nº. 264, Centro, em Formiga – MG e no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mg.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 29 de maio de 2014, pág. 32 a 34.
 
Edital / Publicações

FSNH de Novo Hamburgo - RS abre concurso com 124 vagas

A Fundação de Saúde Pública do Município de Novo Hamburgo (FSNH), no Rio Grande do Sul, divulgou edital n° 01/2014 de concurso público, que visa preencher 124 vagas e formar cadastro de reserva em cargo de Agente Comunitário de Saúde (ensino fundamental completo).

O salário dos Agentes será de R$ 972,52 por jornada de trabalho de 200 horas mensais, além de benefício de auxílio alimentação no valor de R$ 180,00.

As inscrições devem ser realizadas até 22 de junho de 2014, pela internet, através do site www.fundacaolasalle.org.br/concursos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 31,00.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente das 9h30 às 12h30 de 20 de julho de 2014, em local a ser divulgado no dia 12 de julho pela organizadora. A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório, composta por 40 questões sobre conhecimentos específicos (15), Legislação (15) e Língua Portuguesa (10).

No dia 21 de julho sairá o gabarito preliminar e no dia 19 de agosto de 2014 o resultado final das provas objetivas.

Este concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do Edital de Encerramento, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo.

Prefeitura de Ilha Solteira - SP publica edital de concurso público

A Prefeitura de Ilha Solteira, no estado de São Paulo, divulgou o edital nº 001/2014 de concurso público, destinado ao preenchimento de 29 vagas para contratações imediatas e formação de cadastro de reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A carga horária semanal é de 20 ou 40 horas, por remuneração de até R$ 6.260,72.

Os cargos oferecidos são para Agente Comunitário de Saúde, Agente Controlador Interno, Agente de Segurança, Agente Fiscal de Saneamento, Coordenador do CREAS, Desenhista, Engenheiro Agrônomo, entre outros.

As inscrições podem ser realizadas até 12 junho de 2014, através do site: www.eplconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 60,00.

A data provável para a aplicação da prova objetiva é 06 de julho de 2014, na cidade de Ilha Solteira - SP. Os locais de provas serão divulgados na data prevista de 1º de julho de 2014 e estará disponível no saguão do Paço Municipal e no endereço eletrônico: www.eplconcursos.com.br.

O gabarito da prova será divulgado a partir de 07 de julho de 2014, afixado em edital na Prefeitura e divulgado no site www.eplconcursos.com.br.

O resultado final do concurso será afixado em Edital na Prefeitura de Ilha Solteira e divulgado no site www.eplconcursos.com.br, a partir do dia 19 de agosto de 2014.

A validade do concurso público é de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Órgão Oficial de Publicação do Município, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Caibi – SC abre seletivo

A Prefeitura de Caibi, no estado de Santa Catarina, publicou o edital nº 001/2014 de Processo Seletivo, para contratação de Médico que preste serviço na rede municipal de saúde. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, por salário de R$ 9.502,20.
 
Os interessados devem ter graduação em Medicina e registro no Conselho da categoria.
 
As inscrições estarão abertas até 27 de junho de 2014, pelo site www.nwclassifica.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 150.
 
A Prova Objetiva será aplicada provavelmente em 20 de julho de 2014, das 9h às 12h, em local a ser informado oportunamente pelo www.nwclassifica.com.br.
 
Será de dois anos o prazo de validade do seletivo, podendo ser prorrogado.   

CIAS – MG abre vagas para o Samu em Sete Lagoas

O Consórcio Intermunicipal Aliança Para a Saúde-CIAS, unidade no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais, está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo regido pelo edital nº 01/2014. A finalidade é contratar 87 profissionais para as funções de Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Condutor Socorrista, Radia Operador, Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM), Auxiliar de Serviços Gerais, Almoxarife e Auxiliar Administrativo.
 
Os selecionados vão atuar no SAMU em Sete Lagoas, sob o regime celetista, por salários entre R$ 913,60 e R$ 2.982,21, em jornadas de trabalho de 12 a 44 horas semanais.
 
O período de inscrição será de 02 a 04 de junho de 2014, na Secretária Municipal de Saúde de Sete Lagoas, localizada à Rua Marechal Deodoro nº. 212, Centro, Município de Sete Lagoas/MG. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A seleção será composta de duas etapas: Entrevista e Análise de Curriculum. O período provável para a realização da entrevista será de 16 a 18 de junho de 2014.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de três meses, com chance de haver prorrogação por mais três meses.  

Pró- Saúde – AC abre vagas para Aprendiz

A Serviço Social de Saúde do Acre (Pró-Saúde) lançou o edital nº 01/2014 de Processo Seletivo para contratação de estudantes para o Programa Aprendiz. As oportunidades contemplam candidatos de nível fundamental e médio, por jornada de 20 horas semanais e auxílio de R$ 362.
 
As inscrições devem ser feitas até 04 de junho de 2014, pelo site www.ciee.org.br.
 
A prova online de seleção será feita no ato da inscrição, o que será considerada a primeira etapa do processo.
 
Nos sites www.ciee.org.br e  http://www.prosaudeacre.com.br será dado o resultado final, com data prevista para 10 de junho de 2014.

Número de cesarianas no Brasil é mais que o triplo do recomendado pela OMS

Foto: Reprodução
Cesariana
Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que no máximo 15% dos partos sejam cesarianas, no Brasil o índice é de 52%, chegando a 88% na rede privada. Os dados estão na pesquisa inédita Nascer no Brasil: Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, feita pela Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde, divulgada ontem (29).
 
A pesquisa acompanhou o pré-natal e o parto de 23.894 mulheres em maternidades públicas, privadas e mistas em 191 municípios em todos os estados. A coleta de dados ocorreu de fevereiro de 2011 a outubro de 2012. Para a coordenadora da pesquisa, Maria do Carmo Leal, os resultados são alarmantes, já que a intervenção cirúrgica expõe a mãe e o bebê a riscos desnecessários.
 
“Um prejuízo que a criança pode ter é ela nascer antes do tempo que estaria pronta para nascer e, portanto, pode ter dificuldade para respirar, pode precisar ir para uma UTI [Unidade de Tratamento Intensivo] neonatal, e isso é um imenso prejuízo no começo da vida, essa separação da mãe. Para a mãe, o primeiro risco é que a cesárea é uma cirurgia,  e como tal tem maior chance de hemorragia, de infecção, e também a recuperação da mulher é pior na cesárea do que no parto vaginal”, comparou.
 
No Brasil, 28% das mulheres começam o pré-natal querendo a cesárea, enquanto a média mundial é de 10%. O dado preocupa a pesquisadora, que defende uma mudança na cultura do parto no país.
 
“Tem uma cultura na sociedade, muitas mulheres hoje realmente já acham que a cesárea é uma boa forma de ter parto. E para os médicos também, é conveniente para eles que a cesárea aconteça porque organiza a vida deles, marca uma atrás da outra e não fica à disposição do tempo que você não controla, que é o tempo de nascimento de cada criança. É verdade que médicos podem induzir a mulher a fazer a cesárea, mas o sistema está todo organizado de uma forma a promover isso”.
 
Segundo Maria do Carmo, nos países desenvolvidos que também vinham aumentando as taxas de cesárea, os índices começaram a diminuir por causa das evidências científicas de riscos para a mulher e para o bebê na gestação em questão e também nas seguintes. Para ela, governo e sociedade precisam se mobilizar para reverter o quadro.
 
“Há necessidade de políticas públicas, há necessidade das mulheres se movimentarem também, lerem mais sobre o parto e sobre o risco da cesárea. As mulheres tem um papel importante, que é se informar, mas acho que tem que ter uma mudança de atitude, de cultura médica também. Não acontece tão facilmente”, avaliou.  “O Ministério da Saúde tem trabalhado muito, já teve várias iniciativas para diminuir a quantidade de cesáreas no país e não tem obtido sucesso”, acrescentou.
 
Com o tema A Mãe Sabe Parir e o Bebê Sabe Como e Quando Nascer, o estudo também mostra que, mesmo nos partos normais, o atendimento não atende às boas práticas recomendadas pela OMS, o que provoca dor e sofrimento desnecessário. Entre as práticas comuns estão a de deixar a mulher em trabalho de parto apenas no leito, sem estímulo para caminhar e sem alimentação durante o período, a de oferecer remédios para acelerar as contrações e a de deixar as mulheres darem à luz deitadas, de costas.
 
Os dados ainda apontam que, no Brasil, entre as mães de baixo risco, apenas 19,8% tiveram presença contínua de acompanhante, 25,6% puderam se alimentar, 46,3% foram estimuladas a se movimentar e 28% tiveram acesso a procedimentos não farmacológicos para alívio da dor. Apenas 5% dos partos ocorre sem intervenções, enquanto no Reino Unido o número chega a 40%.
 
Quanto aos cuidados com o bebê, entre os recém-nascidos saudáveis, apenas 28,2% tiveram contato pele a pele com a mãe após o nascimento, 16,1%  receberam o seio na sala de parto e 44% mamaram na primeira hora. O alojamento conjunto foi verificado em 69% dos casos. As intervenções nos bebês também são altas: 71% tiveram as vias aéreas superiores aspiradas, 39,5% passaram por aspiração gástrica, 8,8% foram para o inalador e 8,7% para a incubadora.
 
Das mulheres ouvidas para o levantamento, cerca de 30% não desejaram a gravidez, 2,3% tentaram interromper a gestação e 60% iniciaram o pré-natal tardiamente, após a 12ª semana. Do total de mulheres, 19% eram adolescentes,  sendo que 42% delas fizeram cesárea, e, com isso, “estarão expostas a mais riscos nas gestações futuras”, segundo o estudo.
 
Agência Brasil

Ministério da Saúde revoga portaria que regulamentava aborto legal pelo SUS

Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde revogou ontem (29) portaria que incluía procedimentos para casos de aborto, previstos em lei, na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS)
 
A pasta alega que a Portaria 415, publicada no dia 22 de maio, foi revogada porque não houve acerto sobre detalhes da publicação com os gestores municipais e estaduais, antes da publicação.
 
A primeira portaria estipulava o valor de R$ 443 pelo procedimento, e segundo a assessoria de imprensa do ministério também houve inconsistência no cálculo do impacto financeiro que o procedimento causaria aos cofres públicos.
 
De acordo com o ministério, a mudança trazida pela portaria era apenas burocrática, uma vez que a interrupção da gravidez, em casos permitidos pela legislação, já é feita pelo SUS.
 
Agência Brasil

Justiça condena União a melhorar condições do Hospital do Andaraí

Foto: Reprodução
Hospital do Andaraí
As condições precárias do Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro, resultaram em condenação da Justiça Federal, divulgada ontem (29), obrigando a União a realizar melhorias naquela unidade hospitalar
 
A medida foi tomada a partir de ação civil pública, proposta pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e aditada pelo Ministério Público Federal (MPF), que passou a ser co-autor da ação.
 
A decisão foi da juíza da 12ª Vara Federal, Fabíola Utzig, que se pronunciou nos autos informando que as reformas previstas para o setor de emergência estavam atrasadas, ou não se iniciaram. De acordo com a sentença, o caso justifica a imposição de multa para garantir a conclusão das obras, “de forma a impedir que pacientes sejam atendidos ou internados nos corredores". Obriga também a aquisição de mobiliário, de modo a que "não existam pacientes aguardando atendimento no chão ou internados em cadeiras”.
 
Ainda de acordo com a magistrada, a União tem 180 dias para solucionar o problema de superlotação no hospital. A sentença determina também que se faça licitação para concluir a obra de substituição do telhado do prédio, na zona norte do Rio. Além disso, deverá ser feita, em 30 dias, a substituição das esquadrias das janelas, que estão fechadas por tapumes, bem como a compra de 200 biombos. A União foi condenada ainda a contratar 122 profissionais de enfermagem e a prorrogar os contratos temporários dos enfermeiros que trabalham na unidade. Caso as determinações não sejam respeitadas, a União ficará sujeita ao pagamento de multa.
 
Procurada, a direção do Hospital Federal do Andaraí informou, em nota, por meio da assessoria de imprensa, que não havia sido oficialmente notificada da decisão judicial. “A partir da data do recebimento da respectiva notificação, a unidade terá o prazo legal de 30 dias para recorrer da decisão, por compreender que parte das pendências apontadas no processo, tais como a contratação de 122 enfermeiros e a prorrogação dos contratos temporários, já foram solucionadas, e as demais [pendências] encontram-se em adiantada fase de conclusão”, informou.

Agência Brasil

Brasil precisa valorizar e distribuir pediatras

Foto: Reprodução
Debate realizado por comissão da Câmara analisou falta de especialistas em algumas regiões do País
 
Governo Federal, parlamentares e médicos discutiram nesta terça-feira (27), na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, a falta de valorização dos médicos pediatras e a situação da pediatria no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos planos de saúde complementar. Segundo números divulgados pelos debatedores, atualmente, a maioria dos especialistas médicos são pediatras, mas ainda assim há uma carência em várias regiões do Brasil, principalmente por causa da má distribuição desses profissionais.
 
O deputado Antonio Brito (PTB-BA), que solicitou a audiência, destacou o consenso entre os participantes de que é necessário melhorar a remuneração e valorizar o médico pediatra.
 
“Valorizando o pediatra, se diminui o custo no futuro, pois a criança pode deixar de adoecer no futuro com um bom tratamento pediátrico”, afirmou.
 
Saúde suplementar
O representante da Agência Nacional de Saúde (ANS) na audiência, Teófilo José Rodrigues, destacou o aumento dos beneficiários de planos privados de saúde e a intensa fiscalização da agência nesse setor. Segundo ele, a principal preocupação é garantir o atendimento ao beneficiário.
 
Rodrigues ressaltou que a ANS suspende a comercialização de planos que não oferecem pediatria. “É uma punição que fere o bolso da operadora, e ela não pode comercializar o plano. Isso tem feito com que muitas operadoras modifiquem a sua forma de atuar ou melhorem esse atendimento para voltar a comercializar esse produto”, declarou.
 
Capacitação
A coordenadora adjunta do Ministério da Saúde, Tatiana Coimbra, reconheceu que o ideal seria a distribuição igualitária de pediatras em todas as regiões do País, mas, como isso não é possível, o governo vem capacitando médicos para que possam atuar nesta área.
 
“Onde o pediatra estiver, se ele puder atender a criança, a gente sabe que ele é o profissional mais adequado. Porém, existem médicos de família que também atendem muito bem a criança. Eles têm condições de fazer esse atendimento”, disse Tatiana Coimbra.
 
A audiência finalizou com o compromisso entre os participantes de formarem um grupo de trabalho para estudar de que forma é possível amenizar o problema da distribuição de médicos pelo País e, principalmente, a formação de diretrizes para a valorização do pediatra.
 
Saúde Web

SP define plano de contingência para desastres durante a Copa

Reprodução
Ao custo de R$ 8,2 mi, estruturas estarão equipadas com antídotos e poderão mobilizar hospitais da capital
 
A Secretaria de Saúde de São Paulo anunciou um plano de contingência para atendimento médico de vítimas em desastres durante eventos de massa no Estado, incluindo a Copa do Mundo – que começa no dia 12 de junho. O investimento será de R$ 8,2 milhões.
 
Nos dias de jogos na capital paulista, duas tendas infláveis a um quilômetro do estádio Itaquerão poderão ser utilizadas como hospitais de campanha. Contarão com equipes formadas por médicos e enfermeiros, além de equipamentos, remédios e itens de primeiros-socorros. Elas só serão armadas em caso de necessidade.
 
Durante todos os dias da Copa do Mundo, os médicos do GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências) da Secretaria, além de estarem equipados com uma mochila contendo materiais de atendimento pré-hospitalar, terão à mão kits com diferentes tipos de antídotos para a desintoxicação dos pacientes, para o caso de ataques ou acidentes com produtos tóxicos ou mesmo no caso de emergências químicas e bioterrorismo.
 
Para facilitar o atendimento médico a turistas estrangeiros, a Secretaria confeccionou um manual de palavras e termos médicos traduzidos em 11 idiomas, com cinco mil exemplares, a serem usados pelas equipes do GRAU e pelos hospitais definidos como referência para o atendimento. Esse manual será utilizado como um “dicionário” e inclui palavras como partes do corpo humano, doenças, sintomas, diagnósticos e outras expressões.
 
Duas barracas-chuveiro e 10 chuveiros infláveis irão garantir o processo de descontaminação de eventuais vítimas de emergências químicas e bioterrorismo, apoiando o Corpo de Bombeiros e as Forças Armadas. Os chuveiros serão distribuídos a hospitais considerados estratégicos, definidos pela Secretaria. Além disso, os hospitais irão receber antídotos específicos, como para casos de envenenamento por cianeto e até mesmo por armas químicas, como gás sarin.
 
A Secretaria também comprou botas, luvas, máscaras e roupas especiais para emergências químicas e biológicas, tenda de pressão negativa e macas para transporte de vítimas contaminadas, entre outros materiais. Todos os hospitais sob gestão estadual da região metropolitana entregaram à Secretaria seus respectivos Planos de Contingência para atendimento de vítimas de desastres. A Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de 128 hospitais na Grande São Paulo, elaborou também um plano para gerenciamento de atendimento a desastres e catástrofes.
 
Mobilização
Quinze hospitais, em princípio, serão utilizados para encaminhamento de torcedores feridos no caso de alguma contingência. Eles estão situados na zona leste de São Paulo ou em cidades do entorno, como Guarulhos, Santo André, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos (veja lista abaixo).
 
Outros 11 também poderão ser utilizados, dependendo do número de acidentados, incluindo o Hospital das Clínicas, a Santa Casa de São Paulo e o Hospital São Paulo, da UNIFESP/SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). Em uma situação excepcional, com milhares de vítimas, todos os hospitais da região metropolitana serão acionados. O hospital mais próximo do estádio é o Santa Marcelina de Itaquera.
 
O plano de contingência contempla, ainda, um planejamento de fluxo de solicitações e atendimento constituído entre o Aeroporto de Guarulhos e Viracopos, Porto de Santos e a Secretaria da Saúde. Com o estabelecimento deste fluxo, a pasta manterá canal direto com o aeroporto, prestando orientações e enviando médicos e enfermeiros para o local, se necessário.
 
Em 2013 a pasta organizou e realizou 13 treinamentos, teóricos e práticos, nas áreas de atendimento a emergências químicas, bioterrorismo, ações táticas, emergências nucleares e comando de incidentes. No total, 120 médicos e enfermeiros foram capacitados.
 
Saúde Web

ANS disponibiliza versão 3.02 do Padrão TISS

Reprodução
Versão substitui o padrão 3.01, que passaria a ser obrigatório nesta sexta-feira (30). Confira os cinco aspectos que compõem o padrão!
 
Estão disponíveis os componentes da versão 3.02.00 do Padrão TISS, conforme previsto no artigo 3º da Instrução Normativa DIDES IN 51. A versão 3.02.00 substitui a versão 3.01.00 e a data limite para sua adoção é de 31 de agosto de 2014.
 
O padrão TISS está organizado em cinco componentes:

1) Organizacional
O componente organizacional do Padrão TISS estabelece o conjunto de regras operacionais.
 
2) Conteúdo e estrutura
O componente de conteúdo e estrutura do Padrão TISS estabelece a arquitetura dos dados utilizados nas mensagens eletrônicas e no plano de contingência, para coleta e disponibilidade dos dados de atenção à saúde.
 
3) Representação de Conceitos em Saúde
O componente de representação de conceitos em saúde do Padrão TISS estabelece o conjunto de termos para identificar os eventos e itens assistenciais na saúde suplementar, consolidados na Terminologia Unificada da Saúde Suplementar – TUSS.
 
4) Segurança e Privacidade
O componente de segurança e privacidade do Padrão TISS estabelece os requisitos de proteção para assegurar o direito individual ao sigilo, à privacidade e à confidencialidade dos dados de atenção à saúde. Tem como base o sigilo profissional e segue a legislação.
 
5) Comunicação
O componente de comunicação do Padrão TISS estabelece os meios e os métodos de comunicação das mensagens eletrônicas definidas no componente de conteúdo e estrutura. Adota a linguagem de marcação de dados XML – Extensible Markup Language.
 
 
Saúde Web