Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Extrato de chá verde ajuda a queimar as gordurinhas localizadas

Vendido em farmácias de manipulação, o extrato de café verde queima gordura localizada e seca até 3 Kg por mês
 
 Emagrecer não é fácil, mesmo fazendo dieta. E quando a gente consegue, muitas vezes ainda fica culote aqui, um pneuzinho ali, uma gordurinha no músculo do tchau... Pois não é que tem um produto novo no mercado que, dizem os especialistas que acelera o metabolismo e queima gordura localizada deixando a cintura fininha e secando até 3kg por mês. É o extrato de café verde vendido em farmácias de manipulação. O café verde nada mais é que o grão antes de ser torrado.
 
"O extrato faz o corpo consumir aquela gordura armazenada Por isso, está sendo recomendado para mulheres que querem perder peso", diz a nutricionista Tereza Cristina Mascarenhas, de Belo Horizonte. "A dose recomendada é um total de 200 mg por dia, em duas partes, antes do almoço e no fim da tarde", orienta a especialista, acrescentando que você pode ingerir a substância nessa dosagem por seis meses.
 
Extrato suga gordura localizada
Quando a gente come carboidratos (arroz ou massa, por exemplo), o fígado armazena parte deles e os transforma em moléculas de açúcar. No momento em que você faz qualquer exercício físico, o corpo retira açúcar do sangue, do fígado ou do tecido gorduroso pra aguentar o esforço. "Mas nunca sabemos, exatamente, de onde é retirado esse açúcar. O extrato de café verde, rico em ácido clorogênico, faz o corpo consumir apenas o açúcar da gordura localizada. Por isso ele emagrece", explica o médico ortomolecular e dermatologista Amilton Macedo de Araújo, de São Paulo.
 
Não precisa cortar o cafezinho!
Se você fizer a dieta do extrato de café verde, não precisa abandonar o cafezinho depois do almoço, tá? ‘"Tomando uma xícara de café preto por dia e o extrato de café verde, não haverá uma sobrecarga de cafeína. "Só tome cuidado para não consumir à noite, porque pode dar insônia", diz a farmacêutica Aline Tadaieski, de São Paulo.
 
Os alimentos que turbinam sua dieta
Assim como extrato de café verde, alguns alimentos ajudam a queimar gordura. A nutricionista Tereza recomenda incluir estes ingredientes no cardápio para acelerar os resultados:
 
1. De manhã, tome uma xícara de chá de hortelã, que é diurético, ou de chá verde, que queima gordura. Se quiser, adoce com açúcar mascavo.
 
2. Acrescente azeite de oliva extravirgem na salada, que aumenta a saciedade e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.
 
3. Além de temperar a comida, a pimenta ajuda o corpo a queimar gordura. Só não vá comer com acarajé!
 
4. No lanchinho da tarde, que pode ser uma fruta ou um pote de iogurte desnatado, acrescente pedacinhos de gengibre. Huuummm
 
5. Antes de dormir, tome um copo de leite desnatado quentinho com canela, que também acelera o metabolismo.

Fonte M de Mulher

Coma alimentos bioativos para ter mais saúde

Alho negro
Os alimentos bioativos fazem bem mais do que apenas nutrir. Eles são alimentos que ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas e cardíacas, bem como diabetes e obesidades. E são doenças que afetam uma porcentagem muito grande no mundo. Por isso investir em alimentos bioativos é super importante. Veja alguns alimentos e comece a usá-los em seu cardápio diário.
 
1. A semente mexicana conhecida como chia, é excelente fonte de ômega 3. Também regula o intestino se consumida diariamente junto com iogurtes ou salada de frutas. Você encontrar em casas que vendem produtos naturais. Duas colheres por dia são suficientes.
 
2. O alho negro é cheio de antioxidantes que eliminam os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento). Ele não tem aquele sabor ardido, pois ele passa por um processo de fermentação e envelhecimento modificando sua cor e sabor, passando a ficar adocicado.
 
3. A uva, é rica em antocianina, fitoquímico azulado que ajuda prevenir doenças cardíacas e tumores.
 
4. A pimenta-vermelha possuía capsaicina, substância que aumenta a temperatura corporal e faz o corpo queimar mais calorias, e ainda ela tem flavonóide, que atuam na prevenção do câncer.
 
5. Os óleos, tambéms são bioativos. Prefira por óleo de coco ou azeite de oliva, ambos com alto teor de ácidos moninsaturados, que reduzem o colesterol ruim e prevenir doenças cardíacas. Use na salada, e bom apetite.
 
Fonte Moda e Você

Alto nível hormonal coloca jovens negros em maior risco de doença cardiovascu

Inibidores do hormônio aldosterona podem ser a chave para controlar a pressão arterial e reduzir a proensão a doenças
 
Cientistas da Georgia Health Science University, nos EUA, descobriram que o aumento dos níveis do hormônio aldosterona coloca jovens negros em maior risco de doenças cardiovasculares.
 
A pesquisa sugere que inibidores do hormônio podem ser a chave para controlar a pressão arterial e reduzir o risco cardiovascular em jovens negros.
 
A equipe analisou um grupo de 191 jovens negros e brancos saudáveis com idades entre 15 e 19 anos.
Os resultados mostraram que apenas nos jovens negros, o maior nível de aldosterona foi associado com menor excreção de sódio, aumento da pressão arterial e alargamento da câmara esquerda de bombeamento do coração.
 
O aumento de sódio faz o corpo reter mais líquido, o que aumenta a pressão arterial. O alargamento anormal da câmara de bombeamento do coração, chamado de hipertrofia ventricular esquerda, leva o coração a ter que trabalhar muito contra a pressão arterial alta para empurrar o sangue e oxigênio para o corpo. Tudo isso aumenta o risco de doença cardiovascular nessa população.
 
Estudos anteriores têm mostrado que homens negros têm dificuldade em reduzir a pressão arterial após estresse em função do comprometimento da capacidade de eliminar sódio.
 
"Pode ser uma boa ideia considerar drogas que ataquem aldosterona nesses indivíduos", afirma a pesquisadora Diana G. Murro.
 
Embora os inibidores de aldosterona sejam utilizados para tratar a hipertensão refratária, eles normalmente não são utilizados em negros, possivelmente porque não têm sido bem estudado nesta população.
 
O hormônio aldosterona esteroide, produzido pela glândula supra-renal, é parte de um sistema renina-angiotensina-aldosterona, que ajuda o corpo a regular a pressão sanguínea e a retenção de sódio. Aldosterona age nos rins, levando-os a reter sódio, o que aumenta a pressão arterial. Enquanto isso pode ser um trunfo em algumas situações, como ter acesso limitado a água durante um período prolongado, pode tornar-se prejudicial devido ao consumo excessivo de sódio.
 
A equipe ressalta que mais estudos semelhantes são necessários com jovens hipertensos ou pessoas com histórico familiar de pressão alta para confirmar as conclusões.
 
Fonte isaude.net

Acompanhamento de gestante asmática pode evitar parto prematuro

Assistência ajuda a evitar complicações para o recém-nascido como prematuridade, baixo peso e tamanho deficiente
 
A asma não controlada durante a gestação pode causar sérios problemas para a mãe e bebê. Um bom acompanhamento médico da gestante asmática pode minimizar seu desconforto e evitar complicações para o recém-nascido como prematuridade, baixo peso e tamanho deficiente. É o que indica estudo realizado pelo Centro de Pesquisas em Alergia e Imunologia Clínica, no Ambulatório de Asma na Gravidez do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que verificou a relação entre o controle da doença durante a gestação e o crescimento neonatal.
 
O estudo descritivo, tipo série de caso, foi realizado com 34 pacientes atendidas no ambulatório, de dezembro de 2011 a junho de 2012. As pacientes foram divididas em dois grupos, de acordo com o controle da asma, e comparadas com relação à frequência de recém-nascidos prematuros; pequenos para a idade gestacional (PIG); com baixo peso ao nascer; índice de APGAR (condições de vitalidade) e via de parto.
 
Vinte (59%) pacientes encontravam-se com a asma controlada ao fim da gestação e 14 (41%), não controlada. Dos recém-nascidos, cinco (14,7%) foram considerados PIG; dois (5,9%) prematuros e três (8,8%) com baixo peso. Das 14 pacientes com asma não controlada, quatro compareceram apenas à primeira consulta de asma, seis usaram irregularmente a medicação e as demais apresentaram quadro de asma de difícil controle. No mesmo grupo, seis recém-nascidos (42,9%) apresentaram déficit de crescimento uterino. Não houve diferença quanto à via de parto. Em relação ao APGAR, não foram registrados valores abaixo de 7 entre as asmáticas controladas.
 
O obstetra do HC e pesquisador Mauro Aguiar desenvolveu o estudo a partir da sensibilização de professores de obstetrícia e pneumologia - envolvidos com o atendimento a gestantes asmáticas - que perceberam uma lacuna na assistência e na pesquisa a respeito do atendimento a gestantes com a doença. " Os resultados deste trabalho estão de acordo com a literatura e reforçam a importância do controle adequado da doença durante a gravidez. A asma pode se iniciar na gravidez, mas é raro, normalmente a paciente tem asma desde a infância e, ao engravidar, a manifestação da doença se torna imprevisível" , explica Aguiar.
Com informações da UFPE
 
Por isaude.net

Rio implanta cirurgia cardíaca sem corte e sem dor na rede estadual

Cardiologista Márcio Montenegro e o paciente João Soares Batista, de 78 anos
Foto: SECOM/RJ
Cardiologista Márcio Montenegro e o paciente
João Soares Batista, de 78 anos
Procedimento faz substituição de válvula aórtica por meio de cateterismo, sem a necessidade de abrir o tórax para operar o coração
 
O aposentado João Soares Batista, de 78 anos, foi o primeiro paciente do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac), no Rio de Janeiro, a ser submetido a um procedimento novo na rede estadual de saúde. O procedimento implantado troca a válvula aórtica por meio de cateterismo. Desta forma, o paciente não precisa abrir o tórax para operar o coração.
 
Uma semana depois de ser operado, João Batista já recebeu alta, na quarta-feira (5), e foi para casa.
Portador de uma estenose aórtica grave, que pode dificultar ou até impedir a passagem de sangue do coração para o resto do corpo, João já não conseguia se movimentar direito.
 
O procedimento que foi feito no aposentado é indicado para pacientes considerados inoperáveis e pode ser usado como opção de tratamento para aqueles que têm alto risco cirúrgico. Já nos pacientes com médio ou baixo risco, a técnica tradicional continuará sendo indicada.
 
De acordo com o cardiologista Márcio Montenegro, que coordenou o procedimento, os candidatos a se submeterem à nova técnica são selecionados pela equipe do Iecac e passam por avaliação da equipe do Instituto, além de realizarem exames como ecocardiografia, cateterismo e tomografia. Os resultados são analisados também pela empresa que fabrica as válvulas.
 
No tratamento padrão, o paciente precisa ser entubado e o coração para, para que a válvula seja trocada. Pela nova técnica, é feito um corte na artéria femural do paciente, onde é inserido um cateter que levará a válvula até o coração, sem a necessidade de parar o funcionamento do órgão. A média de internação de um procedimento para o outro cai de dez para quatro dias.
 
" Quando falamos em custos temos que levar todos esses fatores em consideração, que é a recuperação, o tempo que esse paciente ficará internado, e não apenas um único valor" , acrescentou o diretor do Iecac, Antônio Ribeiro.
 
Fonte isaude.net

Atendimento a usuários de droga de São Bernardo é referência internacional

Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Álcool e Drogas em São Bernado do Campo, São Paulo
Foto: Prefeitura de São Bernado do Campo
Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Álcool e Drogas
em São Bernado do Campo, São Paulo
Município apresentou experiências no atendimento às pessoas em uso abusivo de álcool e drogas em conferência latino-americana
 
A experiência do município de São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, no atendimento às pessoas em uso abusivo de álcool e drogas foi relatada pela psicóloga e secretária adjunta da Secretaria de Saúde do município, na IV Conferência Latino-americana sobre Políticas de Drogas, realizada na última semana, em Bogotá, na Colômbia. São Bernardo foi o único município brasileiro a relatar sua experiência.
 
Convidada pelos organizadores do encontro, ela integrou o painel sobre "Políticas de drogas nos cenários locais", no qual teve a oportunidade de falar sobre os projetos de saúde mental voltados a usuários de drogas de São Bernardo, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Álcool e Drogas, que funcionam em regime 24 horas, as repúblicas terapêuticas, nas quais os usuários ficam abrigados provisoriamente, o Nutrarte, núcleo de geração de renda, e o Consultório de Rua, unidade móvel que percorre os pontos de consumo de drogas e álcool para o oferecimento de cuidados em saúde.
 
A IV Conferência Latino-americana sobre Políticas de Drogas é considerada o maior encontro da América Latina sobre o tema e reuniu representantes de governos e agências multilaterais, organizações não governamentais e especialistas de vários países.
 
Esta quarta edição teve como objetivos promover o intercâmbio entre acadêmicos, gestores da saúde e representantes da sociedade civil sobre as estratégias de prevenção e tratamento adotadas nos diferentes países e debate do problema sob o enfoque dos direitos humanos. O Brasil esteve representado por técnicos do Ministério da Saúde, instituições acadêmicas e ONGs.
 
Fonte isaude.net

Novo medicamento reduz efeito colateral após transplante de medula óssea

Primeiro estudo em seres humanos mostra promessa para prevenção da doença do enxerto contra o hospedeiro após transplante
 
Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, descobriram que uma nova classe de drogas é capaz de impedir que os pacientes desenvolvam um efeito colateral grave e mortal do transplante de medula óssea.
 
O estudo, o primeiro a testar este tratamento em pessoas, combinou o medicamento Vorinostat com drogas padrão dadas após o transplante, e reduziu a incidência de
 
doença do enxerto contra o hospedeiro para 21% dos pacientes em comparação com 42% dos pacientes que normalmente desenvolvem a condição com o tratamento atual.
 
Os resultados do estudo foram apresentados na 54th Annual Meeting of the American Society of Hematology.
 
"A doença do enxerto contra o hospedeiro é a complicação mais grave do transplante que limita a nossa capacidade de oferecê-lo mais amplamente. Estratégias de prevenção atuais têm permanecido praticamente inalteradas ao longo dos últimos 20 anos. Este estudo nos anima e pode levar a uma nova forma de prevenir esta condição", afirma o principal autor do estudo Sung Choi.
 
Vorinostat é aprovado pela Food and Drug Administration EUA (FDA) para tratar certos tipos de câncer. Mas os pesquisadores, liderados por Pavan Reddy, descobriram em estudos de laboratório que a droga também tem efeitos anti-inflamatórios que poderiam ser úteis na prevenção da doença do enxerto contra o hospedeiro, quando as células doadas começam a atacar outras células no corpo do paciente.
 
O estudo contou com 47 adultos mais velhos que foram submetidos a um transplante de medula óssea com células doadas por um parente. Os doentes receberam a medicação padrão utilizada depois de um transplante para evitar a reação do enxerto contra o hospedeiro. Eles também receberam Vorinostat, fornecido por via oral.
 
Os pesquisadores descobriram que Vorinostat era seguro e tolerável para esta população vulnerável. Além disso, as taxas de morte do paciente e reincidência de câncer entre os participantes do estudo foram semelhantes às médias históricas.
 
Os resultados são idênticos aos encontrados em estudos de laboratório utilizando ratos.
 
"Esta é uma abordagem totalmente nova para a prevenção da doença do enxerto contra o hospedeiro. Especificamente, Vorinostat tem como alvo desacetilases de histonas, que são diferentes das moléculas visadas pelos tratamentos tradicionais. Vorinostat tem um efeito duplo como um anticâncer e um agente anti-inflamatório. Isso o torna potencial para o uso na prevenção da doença do enxerto contra o hospedeiro, pois ele também pode ajudar a prevenir a reincidência da leucemia", afirma Choi.
 
Os pesquisadores agora esperam testar Vorinostat em pacientes que receberam um transplante de um doador não aparentado, o que acarreta um risco ainda maior de reação do enxerto contra o hospedeiro. Este tratamento ainda não está disponível fora do ensaio clínico.
 
Fonte isaude.net

Traumas de infância causam mudanças genéticas duradouras no DNA

Alterações epigenéticas deixam vítimas mais propensas
a transtornos de ansiedade e humor
Descoberta de variante genética que aumenta susceptibilidade a doenças psiquiátricas pode melhorar tratamento de vítimas
 
Cientistas do Instituto Max Planck de Psiquiatria de Munique, na Alemanha, descobriram que traumas sofridos na infância deixam marcas no DNA de algumas vítimas.
 
A pesquisa sugere que abusos causam alterações epigenéticas que deixam vítimas mais propensas a transtornos de ansiedade e humor, como depressão e transtorno de estresse pós-traumático.
 
A equipe liderada por Elisabeth Binder mostrou, pela primeira vez, que variantes genéticas do gene FKBP5 podem influenciar alterações epigenéticas neste gene induzidas por trauma inicial.
 
Em indivíduos com predisposição genética, o trauma provoca alterações a longo prazo na metilação do DNA que conduzem a uma desregulação duradoura do sistema hormonal do stress. Como resultado, as pessoas afetadas são menos capazes de lidar com situações estressantes ao longo da vida.
 
A equipe espera que as descobertas permitam desenvolver novas estratégias de tratamento para pacientes individuais, bem como o aumento da consciência pública sobre a importância de proteger as crianças dos traumas e suas consequências.
 
Muitas doenças humanas resultam da interação dos genes individuais e de influências ambientais. Eventos traumáticos, especialmente na infância, constituem fatores de alto risco para o surgimento de doenças psiquiátricas na vida adulta. No entanto, se o estresse precoce vai leva a um distúrbio psiquiátrico depende em grande parte da predisposição genética das pessoas.
 
Binder e seus colegas examinaram o DNA de quase 2 mil afro-americanos que passaram por vários traumas na infância ou na vida adulta. Um terço das vítimas de trauma ficou doente e estava sofrendo de estresse pós-traumático.
 
A análise mostrou que o risco de desenvolver estresse pós-traumático aumentou com a severidade do abuso apenas nos portadores de uma variante genética específica no gene FKBP5. FKPB5 determina a eficácia com que o organismo vai reagir ao estresse, e assim regula todo o sistema hormonal do estresse.
 
Para entender os mecanismos desta interação gene-ambiente, os cientistas compararam modificações da sequência de DNA de vítimas que não haviam ficado doentes, com o daqueles que adoeceram.
 
Eles foram capazes de demonstrar que a variante genética FKBP5 faz diferença fisiológica para os afetados, também nas células nervosas. Estresse extremo e concentrações elevadas de hormônios do estresse causam a chamada mudança epigenética. Um grupo metil é retirado do DNA, provocando um aumento acentuado na atividade de FKBP5. Esta mudança duradoura é gerada principalmente através de traumas na infância.
 
"Dependendo da predisposição genética, trauma de infância pode deixar marcas epigenéticas permanentes no DNA, reprimindo a transcrição de FKBP5. A consequência é uma desregulação permanente do sistema de regulação do estresse da vítima, o que pode levar a doenças psiquiátricas", afirma o pesquisador Torsten Klengel.
 
A equipe acredita que o estudo melhora a compreensão das doenças psiquiátricas que surgem a partir da interação de fatores ambientais e genéticos. Os resultados vão ajudar a individualizar o tratamento especial para os pacientes que foram expostos a traumas na infância e, assim, têm mais risco de doenças.
 
Fonte isaude.net

Consumo diário de tomates reduz risco de depressão pela metade

Pessoas que ingeriram tomates de 2 a 6 vezes por semana forma 46% menos propensas a sintomas depressivos.
Pessoas que ingeriram tomates de 2 a 6 vezes por semana forma
 46% menos propensas a sintomas depressivos
Pesquisa sugere que dieta rica em tomate pode ter um efeito benéfico na prevenção de sintomas depressivos
 
Comer tomates apenas algumas vezes por semana pode reduzir pela metade as chances de sofrer depressão. É o que revela estudo realizado por pesquisadores da China e do Japão.
 
A pesquisa revela que pessoas que ingeriram tomates de 2 a 6 vezes por semana forma 46% menos propensas a sintomas depressivos em comparação com pessoas que comiam a fruta menos de uma vez por semana.
 
Segundo os pesquisadores, comer outros alimentos saudáveis, como couve, cenouras, cebolas e abóboras tem pouco ou nenhum efeito sobre o bem-estar psicológico.
 
Os tomates são ricos em substâncias químicas antioxidantes que são classificadas como capazes de proteger contra algumas doenças.
 
Eles são uma fonte particularmente boa de licopeno, antioxidante que lhes confere a cor vermelho escuro e têm sido associados com redução do risco de câncer de próstata e ataques cardíacos.
 
 
A equipe, liderada por Kaijun Niu e seus colegas da Tianjin Medical University analisaram os registros de saúde mental e hábitos de dieta de cerca de 1 mil homens e mulheres com 70 anos ou mais.
 
Eles investigaram relatórios preliminares que mostraram que o licopeno também pode promover o bem-estar psicológico e a saúde física, reduzindo o estresse oxidativo, ou dano às células cerebrais saudáveis.
 
Os resultados mostraram que pessoas que comem tomates entre 2 e 6 vezes por semana são 46% menos prováveis de sofrer de depressão.
 
A pesquisa sugere ainda que comer tomate todo dia reduz o risco de sintomas depressivos em 52%.
 
Os pesquisadores disseram que ainda não podem afirmam se o licopeno dos tomates afeta diretamente a mente, ou se simplesmente protege contra a depressão causada quando as pessoas desenvolvem doenças potencialmente fatais como o câncer.
 
"Estes resultados sugerem que uma dieta rica em tomate pode ter um efeito benéfico na prevenção de sintomas depressivos. Por outro lado, não foi observada relação com o consumo de outros tipos de vegetais", concluem os autores.
 
Fonte isaude.net

Crianças com epilepsia dizem ter vida melhor do que os pais imaginam

Estudo afasta a ideia de que quem tem deficiência é insatisfeito com a própria vida
 
As crianças com epilepsia enfrentam muitos desafios: os desafios da aprendizagem, os efeitos colaterais cognitivos, as dificuldades escolares e o estigma social em relação a outras crianças. Por isso, normalmente, os pais dessas crianças acreditam que a qualidade de vida delas é substancialmente pior, quando comparados aos filhos saudáveis.

Porém, cientistas que decidiram ouvir o lado das crianças com epilepsia obtiveram uma resposta surpreendente: para elas, a vida é igual a das outras crianças. Essa conclusão foi feita por um estudo publicado na revista norte-americana Value in Health desse mês. A análise de 143 crianças com epilepsia e que tinham, pelo menos um irmão saudável, foi feita por meio de entrevistas pessoais com as crianças, de idade média de 12 anos, e com os respectivos pais.

Os pesquisadores descobriram, então, que as avaliações dos pais em relação à qualidade de vida dos filhos ( sobre aspectos como comportamento, saúde geral, autoestima e função física) era significativamente mais baixa para os filhos com epilepsia. Já para essas crianças, sua qualidade de vida era igual a dos irmãos saudáveis. 
 
A diferença de ponto de vista se deve a dois motivos, de acordo com a principal autora do estudo, Cristine Baca Bower, do Departamento de Neurologia da UCLA. "A ideia de que ter uma doença crônica ou uma deficiência não significa necessariamente que a pessoa está insatisfeita com sua vida, apesar do que os outros possam pensar. A percepção dos pais de seus filhos epilépticos pode ser distorcida por pensarem que o filho está doente", afirma a pesquisadora.

Além disso, as preocupações de uma criança com epilepsia podem, e na maioria das vezes, diferem das de um pai. Segundo a médica Cristine Baca, é importante reconhecer essa diferença de perspectiva para a melhora dos ensaios clínicos que avaliam os medicamentos antiepilépticos e dos programas de manejo clínico e inserção social desse tipo de criança."A descoberta que tivemos é importante, também, para o desenvolvimento de serviços de apoio adequados para as crianças com epilepsia, enquanto estas fazem a transição para a idade adulta", afirmou a cientista.

Cerca de 45.000 crianças americanas menores de 15 anos de idade desenvolvem epilepsia a cada ano. Existem muitas causas para o aparecimento da condição, incluindo problemas com o desenvolvimento do cérebro antes do nascimentos, a falta de oxigênio durante ou após o parto, traumatismos cranianos, tumores, convulsão com febre prolongada, genética ou infecções no cérebro. 

Fonte Minha Vida

Estímulos cerebrais podem tratar epilepsia

Estimulação cerebral profunda é indicada para quem não responde bem à terapia
 
A estimulação cerebral profunda poderá ser uma alternativa de tratamento para adultos que sofrem crises constantes. Nos Estados Unidos, a FDA (Food And Drugs Administration), órgão de regulamentação, recomendou a aprovação do método, com base em resultados de estudos anteriores.

O último desses estudos, feito na Universidade de Stanford teve duração de dois anos e mostrou que a estimulação cerebral profunda, por meio de impulsos elétricos realizados por eletrodos colocados no cérebro, reduz a frequência de crises de epilepsia e pode ser alternativa para quem não responde a terapias normais.
 
O estudo, publicado na revista Epilepsia, avaliou a segurança e a eficácia da estimulação elétrica em 110 adultos que tinham crises epilépticas constantes e não respondiam ao tratamento com remédios.

Na primeira fase, que durou três meses, os pesquisadores implantaram eletrodos em todos os participantes, mas apenas metade recebeu estimulação eletrônica. Os resultados mostraram que aqueles que receberam a estimulação cerebral profunda tiveram uma redução de 40% nas crises epiléticas.

O outro grupo foi tratado com remédios básicos e apresentou redução de apenas 15% nas crises. Passados os três meses, o grupo de pessoas que tinha se submetido ao tratamento simples com remédio, passou também a receber estímulos por eletrodos.

A avaliação foi refeita após dois anos e mostrou que 54% dos participantes, dos dois grupos, tiveram uma redução na frequência de seus ataques epilépticos. Além disso, as crises não se manifestaram mais em 13% dos pacientes, o que comprovou eficiência no tratamento.
 
Entenda a epilepsia
A epilepsia é uma desordem neurológica que provoca crises recorrentes e pode causar perda temporária da consciência, convulsões e manifestações sensitivas e sensoriais.

O tratamento padrão é feito a base de remédios anti-epilépticos, porém, não funcionam de forma eficaz em até um terço das pessoas que sofrem desse problema.

A estimulação elétrica profunda promete ser uma terapia promissora para a epilepsia. Entretanto, cientistas afirmam ser necessário ainda outros tipos de estudo para determinar ao certo em quais casos, a estimulação será recomendada.
 
Fonte Minha Vida

Rouquidão constante pode indicar sérios problemas de saúde

Calos nas cordas vocais e câncer de laringe são algumas das possiblidades
 
Quem nunca ficou rouco de tanto torcer pelo seu time ou de gritar em um show da sua banda predileta? A rouquidão é comum depois de um esforço vocal excessivo. Ela é resultado de um edema ou vermelhidão nas cordas vocais e costuma melhorar em poucos dias. O problema está quando essa rouquidão persiste por meses. Aí é preciso procurar ajuda.

A voz e, por conseguinte, a fala humana é o resultado de um engenhoso processo de modulação do ar que vem dos pulmões de modo a produzir efeitos sonoros complexos. Essa modulação se inicia nas cordas vocais - que ficam na laringe, na altura do chamado pomo de Adão - e prossegue com ajustes finos pela garganta e língua até que o ar saia pela boca e nariz.
 
As cordas ou pregas vocais são, na verdade, músculos revestidos de mucosa que encurtam e esticam para criar diferentes sons. Quando forçamos demais a voz, criamos um edema (inchaço) nas cordas vocais, além de vermelhidão, que fazem com que nossa voz fique mais áspera e rouca. A rouquidão recebe a denominação médica de disfonia.

É fácil entender que um atleta como, por exemplo, um jogador de futebol, está mais sujeito a sofrer lesões musculares nas pernas do que a população em geral, justamente por levar a musculatura dos membros inferiores ao limite. Da mesma forma, os chamados profissionais da voz, cujos representantes mais populares são os professores, cantores e operadores de telemarketing, exigem demais das cordas vocais e, por isso, estão mais propensos a terem problemas de voz. A lesão mais comum das cordas vocais nesses casos são os chamados "calos" ou nódulos, que melhoram com fonoterapia e repouso vocal.
 
Mas, sem dúvida, a lesão da corda vocal mais preocupante é o câncer de laringe que, assim como o câncer de pulmão, tem forte associação com cigarro e bebidas alcoólicas. Qualquer pessoa que fume e apresente rouquidão por mais de duas semanas deve fazer um exame das cordas vocais. Quando detectado precocemente, o câncer de laringe tem uma chance de cura de cerca de 90%.

O exame das cordas vocais é feito com uma ótica (endoscópio) e se chama laringoscopia. Trata-se de um exame rápido, bem mais simples que a endoscopia digestiva e que não necessita de sedação ou preparo.

Uma vez estabelecido o diagnóstico da rouquidão, o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo devem trabalhar em conjunto para restabelecer a voz do paciente.

Não é difícil, portanto, manter sua saúde vocal. Sua voz também merece atenção!
 
Fonte Minha Vida

Nove motivos para procurar um fonoaudiólogo

Rouquidão, problemas de fala, audição e até estética facial melhoram com tratamento
 
A capacidade de articular bem palavras, medir o tom de voz ideal e respirar nos intervalos certos destaca-se entre as pessoas que são habilidosas em se comunicar - feliz de quem apresenta naturalmente essas características. Se este não é o seu caso, um fonoaudiólogo pode ajudar. "Nós trabalhamos a comunicação, incluindo voz, escrita e audição", afirma a fonoaudióloga Solange Gonçalves, do Hospital Universitário São Francisco, em Bragança Paulista (SP). Sucção, deglutição e mastigação são outras atividades que têm melhora no rendimento com a ajuda de sessões regulares no fonoaudiólogo.
 
Veja como uma consulta pode ajudar nestas e em outras situações.
 
Amamentação - Foto: Getty ImagesAmamentação
Quem já não ouviu mães reclamando que não têm leite ou que o bebê parece rejeitar o peito? O fonoaudiólogo atua nessa área, estimulando a sucção e deglutição do bebê e evita o desmame precoce. "Isso é feito por meio de orientações e acompanhamento da mãe, além de treinamento de equipes de saúde em hospitais, para incentivar o aleitamento materno", explica a fonoaudióloga Eliana de Martino, diretora do curso de Fonoaudiologia da Universidade Guarulhos.
 
Dificuldade em deglutir - Foto: Getty ImagesDificuldade em deglutir
Os cuidados com alimentação não se resumem apenas ao aleitamento materno. O fonoaudiólogo também ajuda pessoas que sofrem com disfagia (dificuldade de deglutir), que pode ser sequela de acidente vascular encefálico (derrame ou AVC), câncer de cabeça e pescoço, traqueostomia, entre outros. "Esses pacientes precisam de apoio profissional para conseguir se alimentar de forma segura e prazerosa novamente, sem grandes dificuldades", conta Eliana de Martino.

Por meio de exercícios respiratórios e articulatórios (lábios, mandíbula, língua, véu do palato e bochechas), o fonoaudiólogo consegue recuperar a tonicidade e elasticidade da musculatura, facilitando a passagem de alimento.
 
Rouquidão constante - Foto: Getty ImagesRouquidão constante
Ficar rouco com frequência é um bom motivo para procurar um fonoaudiólogo. "A rouquidão constante pode ser indício até de câncer, mas, na maioria das vezes, é consequência de uso inadequado da voz por esforço exagerado ao falar", explica a fonoaudióloga Rosane Goldenberg, do Rio de Janeiro. O tratamento é feito com exercícios e orientações de higiene vocal, que envolvem desde o fim do tabagismo até cuidados com a alimentação.

Para pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho, como jornalistas, atores, cantores e atendentes de telemarketing, o fonoaudiólogo é ainda mais requisitado. "Nós melhoramos a capacidade dessas pessoas de impostar a voz, por meio de respiração, ressonância, altura e intensidade, ritmo e inflexão", explica Rosane.
 
Audição - Foto: Getty ImagesAudição
O trabalho do fonoaudiólogo nessa área começa bem cedo, com o teste da orelhinha - um exame rápido, feito com um aparelho capaz de detectar problemas auditivos em recém-nascidos. "Quando o tratamento para surdez tem início nos primeiros meses de vida, há uma grande possibilidade de essa criança desenvolver a fala de modo mais eficiente", conta a fonoaudióloga Solange Gonçalves.

Ela afirma que o trabalho relacionado à surdez também não precisa se resumir apenas à linguagem de sinais (LIBRAS), mas pode envolver desde o uso de aparelho auditivo e o desenvolvimento de leitura labial até a integração desse paciente na sociedade. "Uma pessoa com perda auditiva pode entender mais facilmente o que a outra fala ao conseguir ler os movimentos dos lábios, facilitando a comunicação", explica.
 
Dislexia - Foto: Getty ImagesDistúrbios de leitura e escrita
Há casos em que a criança é muito inteligente, mas não tira notas boas na escola por ter dificuldade de ler e escrever. Isso pode ser sinal de dislexia ou outros distúrbios. "Nesses casos, a escrita costuma apresentar muitas falhas e trocas de letras, como p por b e t por d", explica Rosane Goldenberg. Por meio de exercícios psicomotores e auditivos, o fonoaudiólogo ajuda o paciente a lidar com essas dificuldades. "Além disso, ajudamos a orientar a família e os professores, já que esses distúrbios podem afetar a autoestima da criança e dificultar a convivência com os colegas", conta a profissional.
 
Idosos - Foto: Getty ImagesDoenças comuns da velhice
"Alzheimer, Acidente Vascular Encefálico (conhecido como AVC ou derrame), Parkinson e muitos outros problemas característicos da idade avançada podem provocar dificuldades de fala, mastigação e deglutição", diz Solange Gonçalves. O fonoaudiólogo acompanha esses pacientes para ajudar a reverter ou amenizar esses problemas, melhorando a qualidade de vida.
Estética facial - Foto: Getty ImagesEstética facial
As tão indesejadas marcas de expressão do rosto também podem ser alvo do trabalho de fonoaudiólogos. "Ao fazer exercícios para modificar o uso da musculatura facial, é possível deixar o rosto mais jovem", afirma a fonoaudióloga Gisele Valdstein, especialista do Minha Vida. Além de combater as linhas de expressão, esses exercícios ajudam a melhorar a aparência flácida, o olhar caído e os lábios frouxos.
 
Problemas de fala - Foto: Getty ImagesProblemas de fala
Gagueira, língua presa e trocas de fonemas são alguns dos problemas de fala que os fonoaudiólogos ajudam a tratar. "O mais comum é o Transtorno Fonológico, que é quando a pessoa tem dificuldades na percepção, organização ou produção dos sons", conta Eliana De Martino.

A fonoaudióloga Solange faz um importante alerta aos pais: crianças podem apresentar problemas de fala por usarem a chupeta e a mamadeira por muito tempo. "Essa criança geralmente não mastiga direito, respira pela boca, sofre alterações na arcada dentária e não desenvolve a musculatura da face de modo eficiente para a fala, o que pode provocar problemas na hora de articular as palavras", explica.
 
Respirador oral - Foto: Getty ImagesRespirar pela boca
Os malefícios de respirar pela boca são diversos. "Esse costume provoca deformações na arcada dentária e no céu da boca (palato), além de mudanças na disposição da língua. Tudo isso leva a mastigação inadequada, diminuição do paladar, dificuldade na articulação das palavras, entre outros problemas", afirma Eliana De Martino. Esse mau hábito prejudica até a oxigenação do cérebro, já que o respirador bucal faz a expiração maior do que a inspiração.

"Nesses casos, o fonoaudiólogo trabalha a coordenação-fono-respiratória, para que ocorra equilíbrio entre respiração oral e nasal, e ensina exercícios de articulação dos lábios, língua e bochechas, para o fortalecimento do tônus muscular", afirma Eliana.
 
Fonte Minha Vida

Misteriosa epidemia de doença renal atinge trabalhadores da América Central

Milhares de trabalhadores do setor agrícola da América Central são diagnosticados e morrem a cada ano por conta de uma misteriosa doença renal crônica (DRC) que se transformou em objeto de estudos de cientistas da região.
 
Após anos de pesquisa, os especialistas conseguiram determinar as características da doença, mas não suas causas específicas. O especialista do Programa Saúde, Trabalho e Ambientes na América Central (SALTRA), Christer Hogstedt, explicou à Agência Efe que este mal afeta especialmente trabalhadores do setor agrícola, principalmente os cortadores de cana das áreas do Pacífico de El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica.
 
Em 20 anos, foram documentados mais de 20 mil casos de DRC, o que chamou a atenção entre a comunidade científica e as autoridades de saúde. Hogstedt, ex-diretor do Departamento de Pesquisa do Instituto Nacional de Saúde Pública da Suécia, está estudando este fenômeno há duas décadas e afirma que há "muitas perguntas sem respostas".
 
Os números são claros e mostram que a incidência de DRC nestes países é elevada. Segundo dados da SALTRA, este mal é a segunda maior causa de morte entre homens em idade produtiva em El Salvador, com um taxa de 52 para cada 100 mil habitantes.
 
Na Nicarágua e Honduras, a DRC é quarta maior causa de morte entre homens jovens e, na Costa Rica, a oitava. Mas os números são alarmantes nas regiões do Pacífico: enquanto a taxa média de morte por conta da DRC na Costa Rica é de 5 por cada 10 mil habitantes, na litorânea província de Guanacaste, onde fica a maioria das plantações de cana-de-açúcar, o número chega a 45 por cada 10 mil, ou seja, a incidência nesta área é nove vezes maior que a média do país.
 
Hogstedt assegura que a evidência mostra uma relação entre o trabalho pesado agrícola nas plantações de cana e as altas temperaturas características destas regiões, mas para os especialistas o quebra-cabeça não está completo, pois essas condições estão presentes em outras zonas do mundo sem altas incidências de DRC.
 
O que chama a atenção dos especialistas é que do lado do Oceano Pacífico da América Central a doença ataque, sobretudo, pessoas jovens e saudáveis, pois este mal se apresenta, em geral, em pacientes com mais de 50 anos que sofrem de alguma outra doença crônica como hipertensão ou diabetes.
 
Para Hogstedt, a magnitude do problema é alarmante e poderia ser até maior, pois se trata de uma doença de difícil diagnóstico já que seus sintomas podem ser confundidos facilmente com outros males.
 
Alguém com DRC apresentará fadiga, fraqueza, dor de cabeça, perda do apetite, náuseas e vômitos, inchaço nas pernas, coceira, e em seus estados mais avançados, falhas na respiração pelo acúmulo de líquido nos pulmões.
 
Segundo Hogstedt, falta investigar a relação dos fatores de risco já identificados com outros de tipo ambiental e socioeconômico como a qualidade de água nestas povoações, o uso de pesticidas nessas zonas, suas características demográficas e as práticas diagnósticas.
 
Só assim, considera este cientista, será possível obter uma resposta mais concreta sobre porque estes grupos são os mais afetados. Uma das teorias mais comuns, segundo Hogstedt, é que fatores como as altas temperaturas e o esforço físico próprio dos trabalhos agrícolas, em combinação com a desidratação, pois estas pessoas que fazem trabalhos por um dia trabalham por horas sem tomar água, são a mistura ideal para a aparição da DRC.
 
Os únicos tratamentos para esta doença, que pode matar um paciente em menos de dois anos, são uma diálises (filtragem do sangue para extrair as toxinas) ou um transplante de rim, ambos de muito difícil acesso para povoações pobres como os trabalhadores agrícolas.
 
Fonte R7

UNIVASF abre processo seletivo

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abriu edital n° 45/2012 de processo seletivo. O objetivo é a contratação de 06 Professores Substitutos, classe Auxiliar, sendo os contratos de seis meses com salários de R$ 1.597,92 a R$ 2.356,41.

As oportunidades serão para atuar com as áreas de Psicologia, Histologia e Embriologia Veterinária, Ciências Farmacêuticas, Topografia e Geoprocessamento e de Expressão Gráfica em jornadas de 20h semanais, exceto para a área de Psicologia, que terá carga de 40h.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 12 de dezembro de 2012, pelo www.concurso.univasf.edu.br. A taxa é de R$ 40,00.

A previsão é de que todos sejam avaliados por meio de prova didática e de títulos.

IF Baiano divulga edital de processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, divulgou edital N° 191/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 02 vagas para Professores Substitutos para o Campus Valença. Os salários vão até R$ 3.678,74 por carga horária de 40 horas semanais.
 
A contratação será por um período de 06 (seis) meses e para concorrer o candidato deve possuir Bacharelado em Zootecnia ou Medicina Veterinária.
 
As inscrições presenciais serão realizadas nos dias úteis até o dia 13 de dezembro de 2012, das 8h00min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min, na Sala do Núcleo de Apoio à Gestão de Pessoas do IF Baiano, Campus Valença, localizado na Rua Glicério Tavares, s/n, Bate-Quente, Valença-BA. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Para inscrições via internet o candidato deverá preencher completamente a Ficha de Inscrição, devidamente assinada, e enviá-la via e-mail para o endereço eletrônico selecaotemporario@valenca.ifbaiano.edu.br até as 23h59min do dia 13 de dezembro de 2012.
 
O processo seletivo será realizado em etapas distintas, constituídas de:

- Prova de Desempenho Didático (eliminatória e classificatória);
- Prova de Títulos (classificatória).
 
As provas de desempenho didático serão realizadas no IF Baiano/Campus Valença, situado na Rua Glicério Tavares, s/n, Bate-Quente, CEP 45.400-000, município de Valença-BA.

O resultado será divulgado no sítio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano www.ifbaiano.edu.br/unidades/valenca, a partir do dia 20 de dezembro de 2012.

HEC - Feira de Santana recrutará médicos

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, Bahia, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), abrirá em novembro processo de recrutamento e seleção de novos médicos. Serão contratados médicos para as seguintes especialidades: Pediatria, Medicina Intensiva e Anestesiologia.
 
Os interessados deverão enviar currículo para a diretoria médica do hospital, através do e-mail edilma.silva@irmadulce.org.br, no período de 26 de novembro a 15 de dezembro. O assunto do e-mail deverá conter a especialidade do candidato. As informações são do site Acorda Cidade.

Concurso Prefeitura de Santana do Ipanema - AL

Com a finalidade de preencher 402 vagas, a Prefeitura de Santana do Ipanema, estado de Alagoas, abre inscrições para concurso público voltado à selecão de profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
 
O certame oferece salário que varia entre R$ 650,00 a R$ 2.200,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Administrador, Analista Ambiental, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biomédico, Contador, Economista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo e Civil) Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor de Planejamento e de Ações em Serviços Público, Gestor em Controle Interno, Gestor em Recursos Humanos, Gestor em Tecnologia de Informática, Informação e Comunicação, Médico (Cardiologista, Clínico Geral, PSF, Trabalho, Ginecologista Obstetra, Ortopedista, Pediatra, Pneumologista e Psiquiatra), Músico, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Professor (Ciências, Ed. Física, Ens. Religioso, Geografia, Historia, Inglês, Matemática e Português), Psicopedagogo, Relações Públicas, Secretário Executivo, Terapeuta Ocupacional, Turismólogo, Veterinário, Zootecnista, Agente Arrecadador, Assistente de Serviços Administrativo Educacionais, Assistente em Serviços Administração, Assistente em Serviços de Assistência Social, Assistente em Serviços de Saúde, Assistente Técnico em Turismo, Condutor Socorrista, Educador Social, Facilitador Social, Fiscal de Obras e Conduta, Fiscal de Tributos Municipal, Motorista em Serviços da Assistência Social, Motorista em Serviços de Ação Municipal, Motorista em Serviços de Saúde, Motorista Escolar, Orientador Social, Técnico Agropecuário, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Informática, Informação e Comunicação, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho na Saúde, Agente de Controle de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle Sanitário, Auxiliar do Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Auxiliar de Serviços de Apoio a Assistência Social, Auxiliar de Serviços de Apoio à Saúde e Operador de Máquinas Pesadas.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, no período entre 19h00min do dia 16 de novembro e 23h59min do dia 17 de dezembro de 2012.
 
O candidato que não tiver acesso a internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados na Associação Comercial de Santana do Ipanema, situada na Rua Coronel Lucena, nº 127, Centro, Santana do Ipanema/AL, no período de inscrição (exceto sábados, domingos e feriados), no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00.
 
Prova
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 10 de março de 2013, na cidade de Santana do Ipanema, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, a partir do dia 05 de março de 2013. O gabarito preliminar será divulgado a partir das 21 horas do dia 12 de março de 2013.
 
Os documentos devem ser apresentados em envelope e entregues no local indicado no edital de convocação para a prova de títulos, a ser publicado no dia 15 de abril de 2013.
 
Será permitido o envio dos títulos pelos correios, via sedex ou carta registrada, ambos com Aviso de Recebimento (AR), desde que o recebimento do envelope de correspondência na sede da COPEVE-UFAL ocorra no período de 16 a 18 de abril 2013. O envelope deverá ser remetido à sede da COPEVE-UFAL, situada no Campus A. C. Simões, na Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, CEP 57.072-970, Maceió, AL.
 
O resultado preliminar da prova de títulos será publicado até o dia 07 de maio de 2013, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Água Branca - AL

A Prefeitura de Água Branca, Estado de Alagoas, através de sua Comissão Coordenadora de Concurso Público, vem a público, informar que, foram extintos os cargos de Secretário Escolar, de nível superior. Em seu lugar, passam a fazer parte os cargos de Secretário Escolar (07) e Secretário Escolar (PD) (01), de nível médio. A jornada de trabalho será de 30h semanais e o vencimento será de R$ 736,76.

Para o cargo de Técnico de enfermagem existem apenas 04 (quatro) vagas. O Código “223” refere-se ao Cargo de “Técnico de Laboratório” e não ao Cargo de “Técnico de Laboratório(PD)”.

Já para a função de Professor de Ensino Fundamental I, o salário passa a ser de R$ 906,87 para quem têm o ensino médio com Magistério, Normal ou cursando 50% de Licenciatura em Pedagogia e no caso do profissional com Curso Superior Completo (Licenciatura em Pedagogia), o salário será de R$ 1.360,31.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Prefeitura de Água Branca, Estado de Alagoas, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 276 vagas, sendo 80 para cargos de nível fundamental, 89 para nível médio e 107 para nível superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 5.500,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso será realizado na cidade de Água Branca – Estado de Alagoas, sob a responsabilidade da Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura - FAPEC.
 
Cargos
Nível Fundamental: Eletricista, Motorista CNH B e D, Operador de Máquina, Auxiliar de Serviços administrativos Educacionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Vigilância Escolar, Coveiro, Jardineiro, Operador de Trator Agrícola e Pedreiro;

Nível Médio: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Assistente Administrativo Educacional, Assistente De Bibliotecário, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Digitador, Guarda Municipal, Técnico de Enfermagem, Técnico Em Informática e Técnico em Nutrição;

Nível Superior: Assistente Social, Biomédico, Contador, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Procurador, Professor, Psicólogo, Psicólogo Escolar e Secretário Escolar.

Inscrições
As inscrições serão exclusivamente realizadas pela internet no endereço eletrônico da FAPEC (www.fapec-al.com.br), até o dia 28 de dezembro de 2012. Será necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição, nos valores de R$ 40,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para os cargos de nível médio e R$ 90,00 para os cargos de nível superior.

Provas e Gabaritos
O Cartão de Convocação para a prova objetiva poderá ser retirado através do endereço eletrônico da FAPEC, a partir do dia 19 de fevereiro de 2013. A prova objetiva será, preferencialmente, realizada na cidade de Água Branca, nos dias 23 (sábado) e/ou 24 (domingo) de fevereiro de 2013, em horário previamente informado nos Cartões de Convocação do candidato. A duração das provas será de 03 horas para todos os cargos.

O gabarito será divulgado até às 12:00 (doze) horas do dia 26 de fevereiro 2013. Já o resultado final será publicado na data provável de 29 de março de 2013.

Validade
O concurso terá validade de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

UFPE lança edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fivulgou edital N° 62/2012 de processo seletivo com o objetivo de ocupar 21 vagas para Professor Substituto. A remuneração será de acordo com a titulação do profissional, podendo o valor variar de R$ 1.553,19 a R$ 4.300,00 em regime de 20 e 40 horas semanais.
 
De acordo com o edital, as oportunidades são para lecionar as disciplinas Língua Brasileira de Sinais (Libras), Teoria da Literatura, Morfologia, Cálculo Diferencial e Integral 1 e 2, Enfermagem Fundamental e Médico Cirúrgica, Enfermagem Materno Infantil, Bases da Fonoaudiologia, Clínica Integrada, Ciências Contábeis, Engenharia Econômica, Construção Civil, Fenômenos de Transporte e Hidrologia, Inglês e Ginecologia.
 
As inscrições estarão abertas entre às 8h do dia 10 de dezembro até às 17h do dia 19 de dezembro de 2012, nas secretarias dos departamentos e dos núcleos. A taxa de inscrição é de R$ 70,00.
 
A seleção constará de julgamento de títulos e prova escrita e/ou prova didática ou didático-prática.

Processo seletivo FURB - SC

A Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, em Santa Catarina, através da Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, lançou edital n° 104/2012 de processo seletivo para contratação de Professor Universitário, em caráter temporário. As oportunidades na docência são para as áreas de infectologia, hematologia, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, semiologia, ortopedia e medicina legal.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas nos dias 15 e 16 de novembro de 2012, pessoalmente ou procuração na Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - DGDP, na sede da Universidade Regional de Blumenau - FURB, localizada na Rua Antônio da Veiga, nº 140, na cidade de Blumenau/SC - Bloco A, Sala 108, das 8h às 11h30min e das 14h às 18h, nos dias úteis. O valor da taxa é de R$ 88,89.
 
Provas
O processo seletivo será realizado de prova de títulos e capacidade didática nas seguintes datas, horários e locais:

- 24 e 25 de janeiro de 2013 Ortopedia e Semiologia - Campus I J-105 as 8:00 horas.
- 29 e 30 de janeiro de 2013 Cardiologia e Ginecologia/obstetrícia - Campus I J-105 as 8:00 horas.
- 30 e 31 de janeiro de 2013 Hematologia - Campus I J-105 as 14:00 horas.
- 31 de janeiro e 01 de fevereiro - Medicina Legal - Campus I J-105 às 13h30min.

Validade
O prazo de validade do certame para contratação de professor em caráter temporário será de um (um) ano, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Prefeitura de Campo Alegre (SC) publica edital de processo seletivo

A prefeitura de Campo Alegre, estado de Santa Catarina, publicou edital Nº. 014/2012 para realização de processo seletivo visando a contratação de pessoal em caráter temporário. São ofertadas vagas de nível superior para o cargo de médico plantonista, com remuneração de até R$ 32,02 a hora, acrescida de mais 40% de gratificação especial médica, por jornada de trabalho de 12 horas semanais até o máximo de 60 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 10 de dezembro de 2012, na Prefeitura de Campo Alegre, situada à rua Cel. Bueno Franco nº 292, centro, no horário das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.
 
O critério de classificação do presente processo seletivo será de tempo de serviço do candidato na área.
 
A lista do resultado final será divulgada no quadro de avisos da Prefeitura de Campo Alegre/SC e publicado na imprensa, sendo a classificação final dos candidatos, feita em ordem crescente de pontos.
 
O processo seletivo será válido por um ano, podendo ser prorrogada se necessário por apenas mais um ano.

Edital / Publicações

Prefeitura de Lindóia do Sul (SC) abre processo seletivo

Divulgado através do Diário Oficial dos Municípios extrato do edital Nº. 09/2012 para realização de processo seletivo em Lindóia do Sul, estado de Santa Catarina. A seleção destina-se ao preenchimento de vagas de nível superior para o cargo de Médico da Estratégia Saúde da Família - ESF, com carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas nos dias 17 a 21 de dezembro de 2012, no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, no Departamento de Recursos Humanos no Centro Administrativo, situado na Rua Tamandaré, 98, centro, Lindóia do Sul/SC.
 
O processo seletivo será constituído de prova de títulos.
 
Maiores informações na Prefeitura Municipal.

Concurso Prefeitura de Quebrangulo - AL

A Prefeitura Municipal de Quebrangulo, Estado de Alagoas, publicou edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público. São ofertadas 93 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 1.022,62.
 
Do total de vagas oferecidas para cada cargo, durante o prazo de validade deste concurso público, pelo menos 5% serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência.
 
Cargos
Gari, Pedreiro, Vigilante Escolar, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Motorista, Guarda Municipal, Agente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Consultório Dentário, Professor, Secretário Escolar, Técnico de Higiene Dental, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Biomédico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Psicólogo e Professor.
 
Inscrição
As inscrições prorrogadas seguem abertas até o dia 19 de dezembro de 2012 e poderão ser realizadas no endereço eletrônico - www.amigapublica.com.br/concursos.
 
Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, as inscrições poderão ser realizadas de segunda à sexta-feira das 09h às 13h, exceto feriados e pontos facultativos, na sede do TELECENTRO, em Quebrangulo/AL, durante todo o período de inscrição.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 34,00 e 49,00;
Nível médio: R$ 49,00;
Nível superior: R$ 79,00.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 27 de janeiro de 2013, em locais e horários que serão divulgados através de edital específico, a ser publicado na internet, no endereço eletrônico www.amigapublica.com.br/concursos e no quadro de avisos da Prefeitura de Quebrangulo/AL.
 
O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em até 05 dias após a realização da prova, e será afixado no quadro de avisos da Prefeitura de Quebrangulo/AL e através do site - www.amigapublica.com.br/concursos.
 
Validade
O concurso público será válido por 02 anos, prorrogável, a critério da administração do município de Quebrangulo, por igual período, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado do mesmo.

Edital / Publicações

Vagas de estágio na Prefeitura de Lindóia do Sul - SC

Está aberto o edital nº 01/2012 de processo de seleção de estagiários para o município catarinense de Lindóia do Sul, com 4.642 habitantes. As contratações serão realizadas no exercício de 2013 e a validade do processo seletivo será de 02 anos, a contar da assinatura do mesmo.
 
Os interessados deverão se inscrever do dia 10 a 14 de dezembro de 2012, das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00, na prefeitura de Lindóia do Sul, setor de recursos humanos, situado à rua Tamandaré, 98, mediante preenchimento de ficha de inscrição.
 
A prova escrita de redação está prevista para ser realizada no dia 18 de dezembro de 2012, das 08:30 às 11.30 na câmara de vereadores de Lindóia do Sul, prédio da prefeitura municipal, podendo a data ser alterada mediante novo comunicado.
 
A lista classificatória será afixada no mural da prefeitura municipal no dia 26 de dezembro de 2012, ou em outra data a ser comunicada.

Edital / Publicações

Concurso CTA - Companhia Tróleibus Araraquara

A CTA - Companhia Tróleibus Araraquara, publicou edital n° 003/2012 de concurso público destinado ao provimento de vagas e formação de cadastro de reserva de seu quadro de pessoal. O concurso público oferece 33 vagas para cargos de nível fundamental e médio, com remuneração de R$ 672,00 a R$ 1.034,00, e carga horária de 44 horas semanais.
 
Cargos
- Ensino Fundamental: Auxiliar de Copa, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Mecânico, Borracheiro, Frentista, Funileiro, Manobrista, Mecânico, Motorista de Ônibus, Serviços Gerais.

- Ensino Médio: Auxiliar Administrativo.

- Ensino médio/Técnico: Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho.
 
Os interessados deverão efetuar a inscrição via internet acessando o site www.shdias.com.br no período das 09h do dia 10 de dezembro de 2012 até às 24h do dia 09 de janeiro de 2013. A taxa de inscrição corresponderá a R$ 45,00 (Ensino Fundamental) e R$ 50,00 (Ensino Médio).

O concurso será composto por provas objetivas para todos os cargos, previstas para serem aplicadas no dia 20 de janeiro de 2013 e provas práticas para Motorista e Manobrista. A data, o local e o horário para a realização das provas será publicado no Jornal "O Imparcial" e, em caráter informativo, estará disponível nos sites www.shdias.com.br e www.ctaonline.com.br, a partir de 15 de janeiro de 2013.

O presente Concurso Público terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Companhia Tróleibus Araraquara, por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Sapiranga (RS) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Sapiranga, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital de processo seletivo N° 132/2012, cuja meta é preencher 35 vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, ambos de nível fundamental. A remuneração é de R$ 695,93 e 40 horas semanais é a carga horária a ser cumprida.
 
O certame terá a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 20 de dezembro de 2012, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa é de R$ 20,00 para todos os cargos.
 
A Prova Escrita será aplicada provavelmente em 24 de fevereiro de 2013, no Município de Sapiranga, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 11 de janeiro de 2013.
 
O certame terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 (dois) anos, a critério do município de Sapiranga/RS.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Tremembé - SP

A Prefeitura de Tremembé, Estado de São Paulo, através da empresa Omega Consultoria e Comércio Ltda, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 05 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com salários variados de R$ 1.767,49 a R$ 2.657,68 por carga horária de 20 e 40h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do Trabalho.

Inscrições e Taxas
A inscrição deverá ser feita somente via internet através do site www.omegaitu.com.br, no período de 10 a 18 de dezembro de 2012. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 40,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas serão realizadas no Município de Tremembé/SP e está prevista para o dia 16 de janeiro de 2013 sendo que a confirmação da data da prova e as informações sobre horários e locais para realização das mesmas serão divulgadas, oportunamente, através de Edital de Convocação. O gabarito oficial deverá ser divulgado em até 03 dias após a realização da prova nos meios de comunicação.

As etapas do concurso público serão publicadas no jornal “Cidade”, nos sites www.tremembe.sp.gov.br e www.omegaitu.com.br e no mural da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tremembé.

Validade
O concurso público para todos os efeitos tem validade de 02 anos contados a partir da data de sua homologação, a qual será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

UTFPR abre processo seletivo

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) divulgou extrato do edital N° 153/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 03 vagas para Professor Substituto, de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico para o Campus de Ponta Grossa.

Serão selecionados Professores das áreas de Elétrica/Teoria de Controle, Química/Química Geral e Inorgânica e Nutrição.

O período de inscrição será de 10 de dezembro de 2012 a 13 de janeiro de 2013 e o edital completo com mais informações sobre esta seleção será publicado em breve no site www.utfpr.edu.br/concursos.

Concurso CISAMUSEP (PR)

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (CISAMUSEP), através da empresa KLC, publicou edital N° 003/2012 de seleção competitiva pública para admissão de pessoal pelo regime celetista e formação de cadastro de reservas.

São ofertadas 17 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 4.214,12 em carga horária de 20 a 40 horas semanais. Incide sobre o vencimento base de cada cargo um percentual equivalente a 20% a título de Assiduidade e Vale Refeição no valor de R$ 250,00.

As inscrições ficarão abertas até às 23h59min do dia 20 de dezembro de 2012, somente através do endereço eletrônico (www.klcconcursos.com.br). As taxas variam de R$ 65,00 para cargo de nível médio e de R$ 100,00 para cargos de nível superior.

Será divulgado no dia 28 de dezembro de 2012 a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições homologadas, assim como o horário e local de realização das provas. A realização da prova está prevista para o dia 20 de janeiro de 2013, na cidade de Maringá – PR, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.

O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia 21 de janeiro de 2013, a partir das 15h, mediante edital afixado no CISAMUSEP, disponibilizado no site (www.klcconcursos.com.br) e publicado no Diário Oficial do CISAMUSEP no dia 22 de janeiro de 2013.

A validade da seleção será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério do CISAMUSEP.

SEDS - MG lança edital de processo seletivo

A Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais lançou os editais n°s 049 e 050/2012 de processo seletivo para contratação de dois Analistas Executivos de Defesa Social/Dentista. As vagas são para preenchimento imediato, mas também será formado cadastro reserva, com lotação na Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria (em São Joaquim de Bicas) e para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (CERESP, em Betim).
 
A remuneração será no valor de R$ 1.216,36 por jornada de 30 horas semanais.
 
Inscrição
Os candidatos deverão efetivar sua inscrição no dia 10 de dezembro de 2012 acessando o site da Secretaria de Estado de Defesa Social (www.seds.mg.gov.br), link: Processos Seletivos / Em andamento /PSS Nº 49/2012 - DENTISTA - CERESP DE BETIM ou PSS Nº 50/2012 - DENTISTA
- SÃO JOAQUIM DE VICAS e realizar o cadastro preenchendo a ficha de inscrição, que deverá ser salva e impressa para envio até o dia 11 de dezembro de 2012 junto com os documentos necessários nos seguintes endereços:
 
- Secretaria de Estado de Defesa Social - Diretoria de Recrutamento e Seleção - DRS/SRHU/SEDS - Cidade Administrativa - Rodovia Prefeito Américo Gianetti, S/Nº - Bairro Serra Verde, Edifício Minas - 5º andar, Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-900. Horário: 09 às 16:00H.

- Centro de Remanejamento do Sistema Prisional - CERESP - Betim - BR 262 - KM 360 - Bairro Pingo D´Água - CEP: 32530 - 005 - Betim - MG. Horário: 08:30 às 17:00.

- Penitenciário Professor Jason Soares Albergaria - Avenida C, nº 550 - Bairro Primavera - CEP 32.920-000 - São Joaquim de Bicas / MG. Horário: 08:30 às 17:00.
 
A seleção dos candidatos será através de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório e entrevista gravada, de caráter eliminatório.
 
O prazo de validade do processo será de 12 meses, contados a partir da data da publicação, podendo ser prorrogado por igual período.