Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Rio implanta cirurgia cardíaca sem corte e sem dor na rede estadual

Cardiologista Márcio Montenegro e o paciente João Soares Batista, de 78 anos
Foto: SECOM/RJ
Cardiologista Márcio Montenegro e o paciente
João Soares Batista, de 78 anos
Procedimento faz substituição de válvula aórtica por meio de cateterismo, sem a necessidade de abrir o tórax para operar o coração
 
O aposentado João Soares Batista, de 78 anos, foi o primeiro paciente do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac), no Rio de Janeiro, a ser submetido a um procedimento novo na rede estadual de saúde. O procedimento implantado troca a válvula aórtica por meio de cateterismo. Desta forma, o paciente não precisa abrir o tórax para operar o coração.
 
Uma semana depois de ser operado, João Batista já recebeu alta, na quarta-feira (5), e foi para casa.
Portador de uma estenose aórtica grave, que pode dificultar ou até impedir a passagem de sangue do coração para o resto do corpo, João já não conseguia se movimentar direito.
 
O procedimento que foi feito no aposentado é indicado para pacientes considerados inoperáveis e pode ser usado como opção de tratamento para aqueles que têm alto risco cirúrgico. Já nos pacientes com médio ou baixo risco, a técnica tradicional continuará sendo indicada.
 
De acordo com o cardiologista Márcio Montenegro, que coordenou o procedimento, os candidatos a se submeterem à nova técnica são selecionados pela equipe do Iecac e passam por avaliação da equipe do Instituto, além de realizarem exames como ecocardiografia, cateterismo e tomografia. Os resultados são analisados também pela empresa que fabrica as válvulas.
 
No tratamento padrão, o paciente precisa ser entubado e o coração para, para que a válvula seja trocada. Pela nova técnica, é feito um corte na artéria femural do paciente, onde é inserido um cateter que levará a válvula até o coração, sem a necessidade de parar o funcionamento do órgão. A média de internação de um procedimento para o outro cai de dez para quatro dias.
 
" Quando falamos em custos temos que levar todos esses fatores em consideração, que é a recuperação, o tempo que esse paciente ficará internado, e não apenas um único valor" , acrescentou o diretor do Iecac, Antônio Ribeiro.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário