Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Renda familiar determina consumo de alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos são aqueles que não utilizam agrotóxicos em seu cultivo, sendo, dessa maneira, mais saudáveis. Estudo realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP) buscou avaliar a disponibilidade de alimentos orgânicos nos domicílios brasileiros e descobriu que existe uma relação entre o consumo desses produtos e a renda familiar.
 
A economista doméstica Edinéia Dotti Mooz, autora do estudo, explica que a busca por alimentos que sejam produzidos de forma sustentável é um processo que vem se fortalecendo mundialmente. A pesquisa baseou-se em dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), que foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 19 de maio de 2008 e 18 de maio de 2009, e considerou uma amostra de 55.970 mil domicílios em todo Brasil.
 
A pesquisadora descreveu a disponibilidade domiciliar de alimentos orgânicos no Brasil de acordo com as regiões brasileiras, o rendimento mensal familiar e a contribuição dos grupos alimentares. O estudo analisou, também, o conteúdo de energia, macronutrientes (carboidratos, lipídeos e proteínas), fibras, vitaminas, minerais e carotenoides, oriundo dos alimentos orgânicos e caracterizou as famílias segundo as condições sociodemográficas.
 
Edinéia explica que foi possível verificar uma diferença entre a disponibilidade de produtos orgânicos, notadamente quando são consideradas as grandes regiões, situação domiciliar e rendimentos.
 
Os resultados mostraram que quanto menor o número de morados por domicílio, independente da região, maior a disponibilidade de alimentos orgânicos. Além disso, quando maior a renda, maior o consumo desses alimentos.
 
Fonte: Agência USP, 03 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário