Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Exames: Diagnóstico laboratorial da Hepatite

A hepatite, doença que ataca o fígado, é uma doença viral, provocada por cinco diferentes tipos de vírus (A, B, C, D ou E). Ocasionalmente pode ser desencadeada por outras doenças (p.ex., mononucleose infecciosa e febre amarela), medicamentos (metildopa, isoniazida, nitrofurantoína) ou drogas (álcool ou drogas injetáveis).
 
Pode ter evolução aguda ou crônica. Na maioria dos indivíduos, a inflamação se inicia abruptamente e dura apenas algumas semanas.
 
De acordo com os diferentes vírus, pode ser transmitida por via oral, por saliva, urina, fezes, ato sexual ou transfusões de sangue. A água é um veículo de transmissão importante.
 
A hepatite viral aguda pode produzir desde uma doença menor semelhante a uma gripe até uma insuficiência hepática fatal. Em geral, a hepatite B é mais grave que a hepatite A e, ocasionalmente, é fatal. A hepatite C tem uma evolução pouco previsível. A doença aguda comumente é leve, mas a função hepática pode melhorar e, em seguida, piorar repetidamente durante vários meses.
 
A hepatite A é a mais benigna e geralmente não leva a conseqüências para o individuo, podendo inclusive passar despercebida.
 
Já a hepatite B é uma doença mais grave, geralmente transmitida por transfusões ou por usuários de drogas que compartilham da mesma agulha. Também pode ser transmitido ao recém nascido durante o parto. Pacientes com doenças renais crônicas e que se submetem a hemodiálise também apresentam maior risco de contrair a hepatite B.
 
O vírus da hepatite C é responsável por cerca de 80% dos casos de hepatite, originados por transfusões sangüíneas, além de muitos casos isolados de hepatite aguda. Ele é mais freqüente em usuários de drogas injetáveis. Também pode decorrer da transmissão sexual, mas esta é pouco freqüente. O vírus da hepatite C é responsável por muitos casos de hepatite crônica e por alguns casos de cirrose e de câncer de fígado.
 
Outros vírus causadores da hepatite são: o vírus da hepatite D e o vírus da hepatite E.

Diagnóstico

A hepatite viral aguda é diagnosticada baseando-se nos sintomas apresentados pelo indivíduo e nos resultados dos exames de sangue que avaliam a função hepática. Em aproximadamente 50% dos indivíduos com hepatite viral aguda, será detectado um fígado sensível e um pouco aumentado de tamanho.
 
Exames iniciais que devem ser realizados quando há suspeita de Hepatite:
  • Hemograma completo; TGO e TGP (transaminases glutâmico oxalacetica e glutâmico pirurvica, exame que avalia a função hepática); Gama-GT; Fosfatase alcalina;
  •  
  • Bilirrubinas; Glicose;
  •  
  • Amilase (em pacientes com história de ingestão de bebidas alcoólicas);
  •  
  • Uréia / Creatinina, em pacientes com idade superior a 40 anos;
  •  
  • Urina (EAS), em crianças e pacientes do sexo feminino;

Diagnóstico Sorológico Específico:

A partir da situação clinica que se deseja investigar, deve se selecionar ao testes mais apropriados para cada situação.
 
Para o diagnostico de qualquer tipo de hepatite devem ser tomadas as mesmas medidas na colheita das amostras:
 
Material: Coleta de sangue suficiente para obter 0,5 ml de soro ou plasma (EDTA), para cada tipo de vírus que se deseja pesquisar. Observar Jejum de 8 horas
 
Conservação: Até 14 dias entre 2 e 8O C
 
Método utilizado: Imunoensaio enzimático
 

Observação:
As amostras de pacientes tratados com heparina podem coagular parcialmente e podem produzir resultados errôneos devido à presença de fibrina. Para prevenir este fenômeno deve se colher a amostra antes da terapia com heparina.

O que vai ser pesquisado
?
 
Hepatite aguda tipo A:
O diagnóstico etiológico está baseado na detecção sorológica da fração IgM anti-HAV e IgG anti - HAV.
 
Hepatite aguda tipo B:
O diagnóstico etiológico está baseado na detecção sorológica do HBsAg, anti-HBc IgM, HBeAg/Anti-HBe.
 
Hepatite aguda tipo C:
O melhor teste sorológico para o diagnóstico da hepatite aguda tipo C é a pesquisa do HCV-RNA
 
Como interpretar o resultado ?
 
Valor de referência para qualquer um deles: Negativo. Casos com valor de referencia positivo devem ser interpretados pelo medico, segundo o exame solicitado.
 
 
 Fontes:

  • Manual de exames - Instituto de Patologia Clinica Hermes Pardini – 2003/2004.
  • Manual Merck: Distúrbios do Fígado e da Vesícula
Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário