Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ginecologista dá dicas para curtir o verão longe da TPM

Chocolate deve ser evitado no período de tensão menstrual
Alimentação leve, exercícios físicos regulares e alternativas hormonais são alguns dos itens
 
Para que os sintomas incômodos da TPM não acabem com a vontade de se divertir e curtir os momentos que só o verão oferece, algumas modificações nos hábitos alimentares e a prática de atividade física, ou ainda medicamentos à base de progesterona podem ajudar.
 
Quem aconselha é a ginecologista Rosa Maria Neme, diretora do Centro de Endometriose São Paulo. Ela explica que métodos hormonais bloqueiam a menstruação e, dessa forma, diminuem os sintomas da TPM.
 
O sistema intrauterino medicado com progesterona e o uso de novas pílulas contraceptivas que apresentam o hormônio com efeito diurético têm sido consideradas as novas armas no combate ao problema — comenta.
 
Mas é possível, também, controlar os sintomas de uma forma mais natural, mantendo uma dieta equilibrada e consumindo nutrientes adequados que influenciam na maneira benéfica sobre a saúde feminina e aliviar o desconforto dessa fase.
 
No verão, o consumo de frutas e alimentos leves se torna mais frequente, o que auxilia no combate ao inchaço típico desse período por possuírem um efeito diurético. São indicados os alimentos ricos em ácidos graxos essenciais encontrados no óleo de prímula, o ginko biloba, o chá verde e frutas, como melão e melancia. Já os alimentos que contém fibras, como legumes e verduras em geral, diminuem os níveis de estrógeno nessa fase do ciclo menstrual, amenizando os sintomas da TPM.
 
Durante esse período de tensão pré-menstrual é importante evitar bebidas alcoólicas, chocolate em excesso, cafeína, refrigerantes a base de cola e carne vermelha por serem alimentos estimulantes e que podem piorar os sintomas — enfatiza a especialista.
 
Aproveitando o clima quente e alegre do verão, é recomendável que durante essa fase as mulheres façam exercícios preferencialmente aeróbicos, que são responsáveis por liberar uma carga maior de endorfina, minimizando, assim, os sinais de TPM relacionados à tristeza, irritabilidade e agressividade.
 
Manter um programa regular de atividade física ajuda a aliviar o estresse e mantém os níveis hormonais mais estáveis, evitando alterações bruscas de humor — ensina.
 
Além de tratar o estresse e equilibrar o funcionamento dos hormônios, essas atitudes ajudam a manter a boa forma.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário