Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Verdades sobre o queloide

Se a cicatriz, apresentar coceira, vermelhidão ou elevação, é recomendável
procurar um médico imediatamente para iniciar o tratamento.
Saiba tudo sobre essa cicatriz endurecida que pode causar dor e é mais comum em negros e mestiços: queloide!
 
Quando o corpo sofre algum tipo de trauma, como acontece em cirurgias ou acidentes, imediatamente ele inicia um processo de cicatrização, que consiste no aumento da produção de colágeno. E é justamente no decorrer desta fase que pode surgir o queloide. “No caso dessa lesão, uma intensa proliferação de fibras elásticas acaba dando origem a uma cicatriz com aspecto elevado e endurecido. Em algumas delas, além do visual nada agradável, a pessoa pode sentir uma certa dificuldade de realizar os movimentos do corpo de acordo com o local afetado”, explica a dermatologista Miriam Sabino de Oliveira, de São Paulo.
 
Perfuração do lóbulo da orelha, cirurgia, acne e até catapora são os principais fatores desencadeantes deste fenômeno que, além dos sintomas visíveis, podem trazer muita coceira e dor. A dermatologista Gabriela Casabona do Hospital Samaritano (SP) esclarece, no entanto, que há algumas pessoas que têm uma predisposição a este mal. “Esse tipo de cicatriz é mais recorrente em negros, mestiços e orientais. O queloide pode ocorrer também em todas as faixas etárias, embora raramente seja encontrada em recém-nascidos e idosos. O mais comum é acontecer entre a puberdade e os 30 anos”, afirma a especialista. Dra Miriam ainda completa: “Alguns locais do corpo estão mais suscetíveis, como a face, o tórax, o ombro e o pescoço”.
 
Tratamento para o queloide
Há alguns tipos de condutas médicas para atenuar o queloide, uma vez que ele não regride espontaneamente. Ele pode receber radiação, infiltração de corticóides em cicatrizes mais amenas e aplicação tópica deste mesmo princípio no local afetado. A lesão também pode ser extraída por meio de cirurgia, mas existe a possibilidade de surgir outro queloide ainda maior na região.
 
O ideal é observar a área ferida e fazer um acompanhamento do processo de cicatrização. “Em alguns casos, são feitas aplicações de silicone no local ou ainda em forma de placas, após um procedimento cirúrgico, e em pacientes mais predispostos”, relata Dra Miriam. Se a cicatriz, portanto, apresentar coceira, vermelhidão ou elevação, é recomendável procurar um médico imediatamente para iniciar o tratamento.

Fonte Revista 7 Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário