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quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sonho do bumbum avantajado vira pesadelo entre as venezuelanas

AFP
Desde 2011, cirurgião plástico já atendeu 400 pacientes
Em 2012, governo proíbe o uso de substâncias de preenchimento com fins estéticos
 
Aumentar o bumbum para reconquistar o marido fez Mercedes cair na tentação de injetar no corpo biopolímeros sintéticos, substâncias que mataram 15 venezuelanos desde 2011.
 
— A dor á tanta que não aguento ficar nem cinco minutos sentada.
 
Há dois anos, por pressão das amigas e pela baixa autoestima provocada pelo momento ruim que seu casamento atravessava, Mercedes decidiu ir a um salão de beleza em Caracas, onde lhe aplicaram 560cc do gel em cada nádega.
 
"Não pesquisei do que se tratava, só que deixava mais bonito", relata Mercedes à AFP enquanto aguarda, de pé, em um consultório médico na esperança de poder tirar os biopolímeros que hoje viajam pelo seu corpo.
 
Dias depois de aplicada a injeção, ao custo de 5.000 bolívares (800 dólares no câmbio oficial), ela diz ter sentido uma forte ardência nos glúteos, uma dor com a qual aprendeu a conviver, juntamente com a recriminação da família.
 
Mercedes diz ter voltado com o marido, apesar da crise conjugal. Infelizmente, não quer mais ficar nua para esconder os glúteos arroxeados, nem se sente à vontade para fazer sexo com o marido.
 
— Peço perdão a Deus e à Virgenzinha que possa sair disso, porque não tenho vida.
 
Não aos biopolímeros
Astrid de la Rosa, que sofre danos causados pela migração do gel para a base das costas e o quadril, decidiu criar em 2011 a Fundação Não aos Biopolímeros, que registra pelo menos 15 mortos por transtornos relacionados com este silicone.
 
Atualmente, há 40 mil casos em sua base de dados, um número crescente apesar de, em novembro de 2012, o governo ter proibido o uso de substâncias de preenchimento, como os biopolímeros, com fins estéticos.
 
O governo iniciou uma ofensiva contra centros estéticos que continuam aplicando as substâncias. A Justiça processou alguns esteticistas e médicos, enquanto outros casos são investigados.
 
— Há inclusive casos recentes de meninas a quem os pais deram de presente a injeção de biopolímeros em glúteos e seios aos 15 anos, e agora se arrependem. São injetados tanto em salões de beleza como por cirurgiões plásticos.
 
Omar Guerrero, de 35 anos, professor em uma academia de San Cristóbal, no estado de Táchira (oeste), deixou que um enfermeiro lhe aplicasse a substância nos peitorais para exibir uma musculatura maior.
 
Por telefone, ele conta à AFP que está prostrado em uma cama há dois anos, quando o gel migrou para os músculos intercostais, limitando o movimento de sua caixa torácica e, com isso, a respiração.
 
— Não posso fazer exercícios, não posso correr, estou morto em vida.
 
Guerrero conta que pela aparência de seu peitoral aumentado, é discriminado nos hospitais "como se tivesse HIV", vírus causador da Aids.
 
O jovem recorreu ao consultório de um dos dois médicos que estão retirando a substância do corpo das pessoas: um no estado de Zulia (oeste) e outro em Caracas. Lá falaram a respeito do risco de morrer após uma cirurgia.
 
— Não sei mais a quem pedir por um milagre. Isto é um inferno.
 
"Uma doença incurável"
O consultório do cirurgião plástico Daniel Slobodianik, no leste de Caracas, está lotado de pacientes. Dos nove casos que tem agendados para atender esta tarde, sete são de mulheres com biopolímeros implantados, tanto da capital como do interior do país, entre elas Mercedes.
 
— No total, devo ter atendido 400 pacientes desde 2011.
 
Na sala, entre outras, estão uma mulher de 60 anos, quase imóvel devido à dor causada pela inflamação provocada pelos biopolímeros; duas primas que injetaram o produto juntas e, embora não sintam dores, estão alarmadas com as notícias; e uma mulher que quer engravidar e teme pelas consequências para seu bebê.
 
Slobodianik é um dos médicos que retiram a substância com uma cirurgia —  ao custo 6.000 dólares (quase R$ 14 mil) — ainda considerada "experimental" pela SVCP (Sociedade Venezuelana de Cirurgia Plástica), pois nem sempre garante melhora ou recuperação absoluta. O presidente de SVCP, Jesús Pereira afirma que "a única forma de justificar a intervenção é quando o material tenta sair do corpo".
 
— É uma situação especial que pode gerar septicemia (infecção generalizada) e, com isso, a morte.
 
Na SVCP, preferem que as mulheres com biopolímeros façam tratamentos com esteroides, que Pereira afirma que podem melhorar entre 48% e 62% a situação do paciente.
 
No entanto, Slobodianik diz já ter operado 50 mulheres e três ou quatro homens, só quando manifestam sintomas como dores ou ardor, mudanças de coloração na área e alergias na pele.
 
— O biopolímero não pode ser totalmente retirado, sempre fica um vestígio da substância com o qual o organismo vai lutar (...) É uma doença imunológica crônica (...) que 100% das pacientes que têm biopolímeros - todas - vão sofrer. É uma doença incurável.
 
R7

Justiça impede CRM-MG de negar registro a médicos estrangeiros

Conselho Regional de Medicina / Divulgação
Declaração do presidente foi duramente criticada
Juiz considerou que entidade médica busca resguardar "reserva de mercado"
 
Se depender da Justiça, o CRM-MG (Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais) terá que emitir a contragosto os registros provisórios para os médicos estrangeiros do programa Mais Médicos que vierem trabalhar no Estado.
 
Isto porque o juiz titular da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais, João Batista Ribeiro, negou o pedido da entidade, que ajuizou ação civil pública contra a União para não ser obrigado a entregar o documento aos trabalhadores que não tiverem seus diplomas revalidados no Brasil.
 
O magistrado considerou que negar o registro aos médicos intercambistas “causaria à Administração o perigo da demora inverso, sob o aspecto de deixar ao desamparo cidadãos hipossuficientes das camadas mais pobres de nossa sociedade”. Para o juiz, o CRM defende a "reserva de mercado" enquanto as vítimas "lamentavelmente, são os doentes e usuários dos órgãos do sistema público de saúde".
 
Polêmica
Na semana passada, o presidente do CRM-MG, João Batista Soares, causou polêmica ao afirmar que os médicos mineiros não devem socorrer os colegas estrangeiros em caso de erros. Contrário à determinação da Medida Provisória 621/13, assinada pela presidente Dilma Rousseff, que não obriga os profissionais a passarem pelo exame de revalidação de diploma no Brasil, ele promete cumprir as exigências previstas na Lei 3.628, que regulamenta os requisitos para obtenção do registro médico. Além do exame, os estrangeiros vão ter que comprovar fluência no português para receberem o registro das mãos do conselho mineiro.
 
— Se um médico não tiver registro, isso significa no nosso entendimento exercício ilegal da profissão. Não há discriminação, pode ser de qual nacionalidade que for, ele vai ser denunciado.
 
R7

Vantagens e desvantagens de se ter uma esteira em casa

O mundo moderno e a rotina a qual muitas pessoas são submetidas diariamente criaram a necessidade da prática de exercícios físicos  de maneira mais acentuada que outrora, visto que o sedentarismo tem se tornado um problema real à maioria das famílias.
 
Diante desse panorama, é também válido afirmar que nem sempre, em meio à rotina diária, é possível encontrar, de fato, tempo para frequentar academias ou outros locais nos quais possam ser feitos exercícios, e é nesse momento que surge a primeira vantagem em  fazer os exercícios a partir de casa, sendo que a esteira é uma das excelentes opções surgidas quando o assunto vem à tona.
 
Sabendo da importância da esteira para aqueles que desejam fugir do sedentarismo, nesse artigo falaremos de maneira detalhada sobre ela, bem como quais são os benefícios, desvantagens e até mesmo, cuidados que deverão ser tomados com uma esteira em casa.
 

Naturalmente que as vantagens de possuir uma esteira em casa são maiores que as desvantagens, entretanto, alguns cuidados precisam ser observados, e na sequência falaremos melhor sobre eles. A principal vantagem observada em possuir uma esteira em casa, é a otimização do tempo, visto que ela será usada para a prática de exercícios trazendo consequentemente melhora à saúde e ao condicionamento físico, por outro lado, as desvantagens se dão em dois extremos.
 
O primeiro extremo é que o fato dela estar localizada em casa pode acabar gerando o comodismo e consequente falta de comprometimento com a prática dos exercícios, o que não é recomendado, e o outro extremo é que, pelo fato de poder se exercitar a qualquer hora pode-se acabar cometendo excessos na esteira, o que também é prejudicial, portanto, o ideal aqui é que haja equilíbrio para que existam apenas benefícios.
 
Um cuidado importante a ter em relação a esteira para que a caminhada seja de fato benéfica é utilizar calçados que possam amortecer o impacto das passadas, sendo ainda importante optar na hora da aquisição da esteira, por aquela que possua bom sistema de amortecimento. Uma ressalva válida sobre a esteira e sua utilização é que ela não é recomendada a pessoas que já sofreram lesões em regiões lombares, coluna, quadris, joelhos, ou até mesmo tornozelos, sob pena de acabar tendo uma recorrência.
 
Dito os principais pontos, desvantagens e cuidados que se deve levar em consideração com uma esteira em casa, traremos na sequência uma lista com dez das maiores vantagens que podem ser observadas quando da utilização da mesma.
 
Veja todas as vantagens da esteira em casa
 
Ambiente tranquilo e familiar
Diferente do ambiente externo, diante de tumultos em academias ou mesmo de corridas e caminhadas a céu aberto em lugares públicos, a esteira em casa fará com que o usuário se exercite em seu próprio habitat, que por tendência é tranquilo e familiar.
 
Controle sobre aspectos externos
Exercitando em casa em uma esteira, não contará com aspectos externos indesejados como chuva, sol em excesso, ventos, tempestades, etc., ao invés disso poderá controlar a temperatura ambiente, os momentos de pausa, e principalmente o tipo de som que deseja ouvir durante a atividade.
 
Controle da dinâmica
Quem corre na esteira em casa, possui total controle sobre o ritmo de treino que deseja, podendo alternar a velocidade e o período de tempo desejado, diferentemente do que acontece quando corre ao ar livre em parques ou avenidas ou até mesmo em academias, visto que é grande a concorrência pelos equipamentos em determinados horários.
 
Controle de riscos
Correndo na esteira é possível ter um maior controle em relação aos riscos do que poderia ter correndo em um ambiente externo, visto que problemas como irregularidades do terreno e declives não serão observados na esteira.
 
Controle sobre os atributos da esteira
Esse talvez seja um dos maiores benefícios de ter a esteira em casa, pois a escolha será feita pela própria pessoa levando em consideração os pontos positivos do equipamento, como por exemplo, qualidade de absorção de impacto, força, capacidade de peso, etc, o que será fundamental para a utilização do equipamento adequado ao perfil do usuário.
 
Comodidade e conforto
Quem possui uma esteira em casa não terá problemas com comodidade e conforto, diferente do que acontece em academias ou parques públicos, será possível lançar mão do equipamento sempre que desejar, e ainda, ter à disposição televisão, vídeos, alimentação, e tudo o mais necessário para o conforto.
 
Controle sobre os gastos calóricos e resultados
As esteiras geralmente procedem de fábrica equipadas com medidor de gasto calórico o que é essencial durante um período de atividade para saber quanto em calorias já foi gasto em determinado período permitindo ao usuário estimar quanto resta para alcançar seu objetivo no treino.
 
Minimiza os riscos de lesões
Correndo na esteira é possível minimizar os riscos de lesões musculares, e/ou ortopédicas que geralmente acontecem devido à sobrecarga de peso em terrenos que não contribuem com a absorção de impactos.
 
Treino sem interrupções
Correndo ou caminhando em parques ou academias, o usuário está sempre passivo de ser interrompido seja por outros pedestres, outros praticantes das atividades físicas, ou até mesmo veículos, já treinando em casa na própria esteira as possibilidades de interrupções são praticamente nulas uma vez que o usuário possui total controle sobre seu tempo e período de treino.
 
Pode utilizar a esteira para recuperar-se de lesões
A esteira também pode ser utilizada por aqueles que estão se recuperando de lesões, portanto, possuir uma em casa será fundamental para ditar o ritmo adequado à reabilitação e recondicionamento do corpo, diferentemente do que acontece utilizando equipamentos em academias ou mesmo se aventurando logo de início em caminhadas em lugares públicos.
 
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Justiça Federal em Pernambuco extingue processo contra Mais Médicos

De acordo com a decisão, o órgão competente para julgar esse tipo de ação seria o STF 
 
A 1ª Vara Federal de Pernambuco extinguiu nesta quarta-feira (28) ação proposta pelo Cremepe (Conselho Regional de Medicina de Pernambuco) questionando o registro provisório dos médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos.
 
O juízo da 1ª Vara Federal de Pernambuco extinguiu o processo sem resolução do mérito, que questionava a constitucionalidade da MP (Medida Provisória) 621, que instituiu o programa.   
 
De acordo com a decisão, o órgão competente para julgar esse tipo de ação seria o STF (Supremo Tribunal Federal), por isso o processo foi extinto. A decisão ressaltou ainda que a MP que criou o Mais Médicos tem força de lei ordinária e, como tal, deve ser observada.  
 
A Justiça Federal em Minas Gerais indeferiu também pedido similar do CRM-MG (Conselho Regional de Medicina de Minas) para que fosse desobrigado de fornecer o registro provisório para médicos estrangeiros que fazem parte do Mais Médicos e não têm o diploma revalidado no Brasil. Com as decisões, os conselhos não poderão negar o registro.
 
Na segunda-feira (26), o governo federal publicou decreto determinando que a carteira provisória dos médicos com diploma estrangeiro que atuarão pelo Mais Médicos deverão trazer mensagem expressa quanto à vedação ao exercício da medicina fora das atividades do programa.  
 
De acordo com o decreto, o registro provisório do "médico intercambista" deverá ser solicitado ao Conselho Regional de Medicina do estado onde o médico atuará.  
 
R7

Exame de sangue detecta risco de rejeição após transplante de órgãos

Tecnologia monitora marcador liberado na corrente sanguínea por células do órgão transplantado que estão morrendo
 
Um exame de sangue capaz de detectar lesões precoces em órgãos transplantados pode permitir uma intervenção terapêutica mais oportuna em pacientes que receberam transplantes e, assim, ajudar a evitar mais danos.
 
O novo método, criado por pesquisadores da University Medical Center Göttingen, na Alemanha, usa a tecnologia Droplet Digital PCR (ddPCR?) para superar os obstáculos de testes anteriores, que eram tanto demorado quanto dispendiosos.
 
Pacientes de transplante são frequentemente sujeitos a rejeição de órgãos: a rejeição aguda de transplantes de fígado nos três anos seguintes é de quase 22%, enquanto o risco de rejeição de coração e pulmão é de cerca de 50%. Além disso, quase a metade de todos os transplantes de rins falha dentro de 10 anos.
 
DNA livre de células derivado do enxerto (GcfDNA) na circulação dos receptores de transplante é um biomarcador potencial de rejeição. No entanto, as tentativas anteriores para determinar GcfDNA, que requerem o sequenciamento paralelo do DNA do doador e do receptor, são caros e requerem um tempo longo de recuperação.
 
A equipe, então, desenvolveu um novo método na tentativa de solucionar estes inconvenientes.
 
Os pesquisadores aplicaram a tecnologia ddPCR? para quantificar o cfDNA em pacientes recentes de transplante hepático e em pacientes estáveis submetidos a um procedimento de transplante há mais de seis meses antes.
 
A tecnologia ddPCR lhes permitiu desenvolver um teste de laboratório de baixo custo e rápido, que detecta cfDNA sendo liberado na corrente sanguínea por células do órgão transplantado que estão morrendo.
 
"GcfDNA de células do enxerto que estão morrendo é o indicador mais direto e sensível da rejeição de órgãos e precisávamos de um instrumento que pudesse medir isso.DdPCR acrescentou um nível adicional de confiabilidade e precisão ao tradicional PCR", afirma o autor sênior do estudo Ekkehard Schuetz.
 
A equipe acredita que, agora, será capaz de detectar a rejeição subclínica e realizar a intervenção precoce capaz de evitar uma rejeição total. Este teste pode ser útil para personalizar imunossupressão e para melhorar os resultados a longo prazo", destacam os autores.
 
isaude.net

Ferramenta cirúrgica melhora tratamento de pacientes com apneia do sono

Obstrução na parte de trás da língua (BOT) pode desempenhar um papel significativo em apneia do sono
Obstrução na parte de trás da língua (BOT) pode desempenhar
 um papel significativo em apneia do sono
Abordagem pode tornar a cirurgia uma opção mais viável para pessoas que sofrem de apneia obstrutiva do sono
 
Pesquisadores da Wayne State University, nos EUA, demonstraram que uma nova ferramenta cirúrgica pode melhorar o tratamento de pacientes com apneia do sono.
 
Os resultados sugerem que a cirurgia robótica transoral (TORS) tem potencial para tornar a cirurgia uma opção mais viável para pessoas que sofrem do distúrbio.
 
A segurança e a tolerabilidade da técnica foram recentemente estabelecidas para a remoção de tumores cancerígenos na parte de trás da garganta.
 
Pacientes com apneia são normalmente tratados com pressão positiva (PAP), que é extremamente segura e muitas vezes eficaz. No entanto, nem todos os pacientes com a condição podem tolerar PAP, que envolve o uso de uma máscara durante o sono que obriga as vias aéreas a ficarem abertas para que possam continuar respirando sem interrupção.
 
Para os pacientes que não toleram PAP, a cirurgia pode ser uma alternativa viável. Um procedimento comum, a uvulopalatofaringoplastia (UPPP), tem como alvo a obstrução ao nível do palato mole, mas só é eficaz em menos de 50% dos casos.
 
Segundo os pesquisadores, a abordagem não funciona para muitos pacientes, pois a obstrução do fluxo de ar pode ocorrer em vários níveis da garganta e a UPPP só aborda o bloqueio no nível do palato mole.
 
"Para ser maximamente eficaz, o cirurgião deve avaliar cada paciente individualmente para identificar o local exato ou os locais de obstrução das vias aéreas e, em seguida, dirigir os tratamentos cirúrgicos para atender a essas obstruções", afirma o pesquisador Ho-Sheng Lin.
 
A obstrução na parte de trás da língua (BOT) pode desempenhar um papel significativo em apneia do sono. Tradicionalmente, o tratamento cirúrgico da obstrução BOT tem sido um desafio, porque é difícil para os médicos visualizarem e operarem naquela região.
 
Usando um dispositivo robótico chamado de Sistema Cirúrgico da Vinci, Lin agora pode obter um melhor acesso à região do BOT de forma segura e precisa para remover o tecido excessivo que causa a obstrução das vias aéreas.
 
No atual estudo, a equipe testou 12 pacientes - nove mulheres e três homens - que foram submetidos à ressecção BOT via TORS.
 
"Apesar de passarem apenas pelo procedimento BOT, os resultados cirúrgicos dos nossos pacientes pareciam semelhantes aos que foram submetidos a BOT além de outras cirurgias das vias aéreas superiores", afirma Lin.
 
Melhorias significativas foram observadas no índice de apneia e hipopneia (IAH) em 75% dos pacientes.
 
Embora os resultados pareçam promissores, Lin afirma que, devido à natureza única de cada pacientes com apneia, assim como ao tamanho pequeno da amostra, é necessário mais trabalho com grupos maiores, a fim de melhor avaliar a eficácia do TORS em pessoas com BOT.
 
isaude.net

Tecnologia utiliza a internet para controlar movimentos de pessoas à distância

Andrea Stocco usa uma bobina de estimulação magnética sobre a região esquerda do córtex motor do cérebro
Foto: University of Washington
Andrea Stocco usa uma bobina de estimulação magnética
sobre a região esquerda do córtex motor do cérebro
Primeira interface cérebro-cérebro humana pode tornar possível transmitir conhecimento entre dois cérebros
 
Pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, desenvolveram o que eles acreditam ser a primeira interface cérebro-cérebro humana não invasiva.
 
Testes mostraram que a tecnologia permitiu que um pesquisador fosse capaz de enviar um sinal cerebral por meio da internet para controlar os movimentos da mão de um colega.
 
Usando gravações elétricas cerebrais e uma forma de estimulação magnética, Rajesh Rao enviou um sinal ao cérebro do pesquisador Andrea Stocco, do outro lado do campus da universidade, fazendo com que o dedo de Stocco se movesse em um teclado.
 
Enquanto pesquisadores da Universidade de Duke demonstraram a comunicação cérebro-cérebro entre dois ratos e os pesquisadores de Harvard demonstraram isso entre um humano e um rato, Rao e Stocco acreditam que esta é a primeira demonstração de interface cérebro de humano para humano.
 
"A internet foi uma maneira de conectar computadores e, agora, pode ser uma maneira de conectar o cérebro. Queremos levar o conhecimento de um cérebro e transmiti-lo diretamente de cérebro a cérebro", afirma Stocco.
 
Para a pesquisa, Rao sentou-se em seu laboratório usando uma touca com eletrodos conectados a uma máquina de eletroencefalografia, que mede a atividade elétrica no cérebro. Stocco estava em seu laboratório no campus vestindo uma touca de natação marcada com o local de estimulação para a bobina de estimulação magnética transcraniana, que foi colocada diretamente sobre o córtex motor esquerdo, que controla o movimento da mão.
 
Rao então olhou para a tela do computador e jogou um simples videogame com sua mente. Quando ele deveria disparar um canhão em um alvo, ele se imaginou movendo a mão direita (tomando cuidado para não realmente mover sua mão), levando um cursor a acertar o botão "disparar". Quase instantaneamente, Stocco, que usava fones de ouvido com bloqueio de ruído e não estava olhando para uma tela de computador, involuntariamente moveu seu dedo indicador direito para empurrar a barra de espaço no teclado na frente dele, como se fosse disparar o canhão. Stocco comparou a sensação da sua mão em movimento involuntariamente como a de um tique nervoso.
 
"Foi emocionante e assustador assistir a uma ação imaginária do meu cérebro se traduzindo em ação efetiva por outro cérebro. Este foi basicamente um fluxo unidirecional de informações do meu cérebro para o dele", destaca Rao.
 
À primeira vista, a descoberta traz à mente todos os tipos de cenários de ficção científica. No entanto, a equipe ressalta que esta tecnologia lê apenas certos tipos de sinais cerebrais simples, não os pensamentos de uma pessoa. E isso não dá a ninguém a capacidade de controlar suas ações contra a sua vontade.
 
De acordo com Stocco, daqui a alguns anos, a tecnologia poderia ser usada, por exemplo, para uma pessoa com deficiência poder comunicar o seu desejo, digamos, para se alimentar ou beber água. Os sinais do cérebro de uma pessoa para outra funcionariam mesmo se eles não falassem a mesma língua.
 
A equipe planeja realizar um experimento capaz de transmitir informações mais complexas de um cérebro para o outro. Se isso funcionar, então eles vão conduzir o experimento em um maior número de participantes.
 
isaude.net

Composto presente em produtos de limpeza preserva tecido muscular após lesão

Injeções de percarbonato de sódio produzem oxigênio capaz de alimentar tecidos quando o fluxo sanguíneo é interrompido
 
Pesquisadores da Wake Forest Baptist Medical Center, nos EUA, demonstraram que um composto presente em detergentes comum de roupas é capaz de preservar o tecido muscular após uma lesão grave.
 
A equipe espera que o composto que gera oxigênio pode um dia ajuda a salvar e reparar membros e tecidos.
 
O estudo realizado com ratos mostrou que injeções de percarbonato de sódio composto (SPO) podem produzir oxigênio suficiente para ajudar a preservar o tecido muscular quando o fluxo sanguíneo é interrompido.
 
"Alguns detergentes comerciais geram bolhas de oxigênio para ajudar a limpar as roupas ou remover manchas. Nós modificamos o material para que possa ser injetado no músculo e dar um impulso de oxigênio para retardar sua morte até a cirurgia e restaurar o fluxo sanguíneo. Aplicações potenciais incluem o tratamento de amputações, lesões por esmagamento de acidentes de carro ou até mesmo lesões causadas por explosão", afirma o coautor Benjamin Harrison.
 
SPO é uma combinação de carbonato de sódio e moléculas de peróxido de hidrogénio. Na presença de água, decompõe-se em oxigênio e outros sais. A formulação atual utilizada pelos pesquisadores gera oxigênio por cerca de três horas.
 
"Normalmente, quando o fluxo de sangue para o tecido muscular é reduzido devido a uma lesão grave, o músculo começa a morrer. Fornecer oxigênio extra para músculos privados de oxigênio após lesão é atualmente um grande desafio médico", destaca Harrison.
 
O projeto atual mediu os efeitos da injeção de SPO em músculos sedentos.
 
Os resultados mostraram que SPO foi eficaz na preservação da função e da homeostasia nos músculos privados de oxigênio.
 
A equipe afirma que mais trabalho é necessário para determinar se SPO será eficaz nos músculos maiores e podem ser dispersos por todo o músculo, assim como se pode ser aplicado em humanos.
 
isaude.net

UFES abre concurso público

A Universidade Federal do Espírito Santo abriu edital n° 124/2013 de concurso público para provimento de 04 vagas para Professor de Magistério Superior do Quadro Permanente desta Universidade. Os vencimentos vão até R$ 8.049,77 e o período de inscrição será do dia 05 de agosto a 03 de setembro de 2013.
 
Para os Departamentos de Matemática Aplicada/CEUNES e de Ciências Naturais/CEUNES, caso não haja inscritos no período regular, será reaberto o prazo de inscrição de 04 de setembro a 03 de outubro de 2013. A taxa é de R$ 250,00.

As inscrições serão realizadas nos seguintes endereços:

- Departamento de Educação, Política e Sociedade/CE/UFES, Avenida Fernando Ferrari, nº 514, Campus Universitário Alaor Queiroz de Araújo, Goiabeiras, Vitória, ES. CEP: 29.075-910 - de segunda à sexta-feira, no horário de 09h às 13h. Telefone (27) 4009-2534;

- Secretaria do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação/CE/UFES, Avenida Fernando Ferrari nº 514, Campus Universitário Alaor Queiroz de Araújo, Goiabeiras, Vitória, ES, de segunda à sexta-feira , no horário de 14h às 17h. Telefone: (27) 4009-2535;

- Departamento de Ciências Naturais - Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP 29.932-540, São Mateus - ES – de segunda a sexta-feira, de 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 16:30h. Telefone (27) 3312-1658;

- Secretaria do Departamento de Matemática Aplicada - Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP 29.932-540, São Mateus- ES – de segunda à sexta-feira, de 8:00h às 11:00h e das 13:00h às 16:00h. Telefone (27) 3312-1615.

Constituirão provas do concurso:
-Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
-Prova de aptidão didático-prática, de caráter eliminatório e classificatório;
-Prova de plano de trabalho, de caráter apenas classificatório;
-Prova de títulos e de publicação de trabalhos científicos referidos no curriculum vitae do candidato, de caráter apenas classificatório.

As avaliações serão realizadas em datas, locais e horários a serem divulgados.

O concurso terá validade pelo prazo de dois anos, contada a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Presidente Kennedy (ES) realiza processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, publicou o edital nº 05/2013 de processo seletivo para contratação de 15 profissionais de nível superior, com remuneração de até R$ 14 mil. As vagas são para os seguintes cargos: Assistente Social, Farmacêutico, Médico ESF, Médico Plantonista e Psicólogo. 
 
Para participar da seletiva, o interessado deverá se inscrever entre os dias 23 de agosto e 02 de setembro de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Presidente Wilian Santos Borges, nº 32, Centro, DAS 8h às11h e 12:30h às 16h. 
 
A seleção será constituída de avaliação de títulos e terá validade pelo período de 24 meses. 

Concurso HEMOBRÁS 2013: Edital e Inscrição

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia - HEMOBRÁS, está realizando o concurso público nº. 1/2013, sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, com o objetivo de preencher 183 vagas para profissionais de níveis médio e superior. O salário oferecido é de até R$ 4.854,44, acrescido de benefícios como reembolso parcial de seguro saúde (valor máximo de R$ 262,47 para o titular e R$ 131,24 para dependentes), auxílio alimentação (R$ 564,80), vale transporte e outros.
 
De acordo com o edital, a lotação dos aprovados que forem nomeados será em Brasília (DF), Recife (PE), Região Metropolitana do Recife (PE) e Goiana (PE). Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Analista de Gestão Corporativa, Especialista em Produção de Hemoderivados/Biotecnologia, Assistente Administrativo e Técnico em Produção de Hemoderivados/Biotecnologia.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever através do site da FCC (www.concursosfcc.com.br), no período entre as 10 horas do dia 12 de agosto as 14 horas do dia 13 de setembro de 2013 (horário de Brasília).
 
A taxa de inscrição é de R$ 80,00 para os cargos de Analista de Gestão Corporativa e de Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia; e R$ 60,00 para os cargos de Assistente Administrativo e de Técnico(a) em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia.
 
Prova
O concurso será constituído de provas objetivas de conhecimentos básicos e de conhecimentos específicos.
 
A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 20 de outubro de 2013, em Recife (PE), Brasília (DF), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP), em locais e horários que serão divulgados oportunamente, como também serão informados aos candidatos por meio de Cartões Informativos encaminhados por correio eletrônico (e-mail). O gabarito será divulgado a partir do dia 25 de outubro de 2013.
 
O candidato que não receber o Cartão Informativo até o 3º dia que antecede a aplicação das provas ou em havendo dúvidas quanto ao local, data e horário de realização das provas, deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC da Fundação Carlos Chagas, pelo telefone (0XX11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, úteis, das 10 às 16 horas (horário de Brasília), ou consultar o site da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogáveis por igual período, a critério da administração da Hemobrás.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 31 de julho de 2013, pág. 120 a 135.

Concurso Universidade Federal do Ceará (UFC)

A Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou os editais nº 262 e 263/2013 de concurso público destinados ao provimento de 60 vagas de nível superior. Há oportunidades para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Arquiteto e Urbanista, Auditor, Bibliotecário Documentalista, Engenheiro, Fisioterapeuta, Geólogo, Produtor Cultural, Psicólogo, Secretário Executivo, Técnico em Reabilitação ou Fisioterapia e Técnico em Segurança do Trabalho. A remuneração é de até R$ 3.511,70.
 
A solicitação de inscrição será admitida exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ccv.ufc.br, no período compreendido entre 8 horas do dia 26 de agosto e as 23h59min do dia 8 de setembro de 2013, observado o horário de Fortaleza. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 100.
 
Segundo os editais, os certames constarão de duas provas de múltipla escolha, que serão aplicadas provavelmente no dia 6 de outubro de 2013, para os candidatos que concorrem às vagas do edital 262/2013, e 29 de setembro de 2013 para aqueles que concorrem às oportunidades do edital 263/2013. As provas serão aplicadas no município de Fortaleza, exclusivamente, no local a ser informado no endereço eletrônico da CCV. Os gabaritos das provas serão divulgados a partir das 16 horas do dia 6 de outubro de 2013. 
 
O concurso será válido por 01 ano, a contar da data da publicação do seu resultado, no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Itapajé - CE: Edital e Inscrição

A Prefeitura de Itapajé, no estado do Ceará, por meio do Instituto NEO EXITUS, abriu edital N° 001/2013 de concurso público para provimento de 1.980 vagas, sendo 495 imediatas e 1.485 para cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 15.600,00 por carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Controle de Endemias, Agente de Tributos Municipais, Agente Municipal de Transito, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Dentista, Enfermeiro, Enfermeiro – CAPS, Enfermeiro – PSF, Farmacêutico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fisioterapeuta – NASF, Fonoaudiólogo – NASF, Médico - Clínico Geral, Médico - PSF, Médico Psiquiatra - CAPS, Motorista, Nutricionista, Nutricionista – NASF, Operador de Máquinas Pesadas e demais cargos.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 30 de agosto de 2013, por meio dos sites www.neoexitus.com.br ou www.funcepe.org.br.

As taxas são de R$ 120,00 para os Cargos de Nível Superior, R$ 80,00  para os Cargos de Nível Médio e R$ 60,00 para os Cargos de Nível Fundamental.

As provas objetivas e a Prova Discursiva/Produção Textual terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 29 de setembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados na internet, no endereço eletrônico www.noexitus.com.br ou www.funcepe.org.br no dia 20 de setembro de 2013. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.neoexitus.com.br ou www.funcepe.org.br, em data a ser determinada no caderno de provas e, na omissão desta, 48 horas após a realização das mesmas.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

UFRB prorroga inscrições de concurso

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) prorrogou as inscrições do edital nº 1/2013 de abertura de concurso público para reforço em seu quadro de pessoal Técnico-Administrativo. Serão selecionados 39 candidatos, por meio da aplicação de Prova Escrita para todos os cargos.
 
Há vagas para Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Enfermeiro, Médico do Trabalho, Médico-Veterinário, Nutricionista, Psicólogo (nível superior), Técnico em Edificações, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais (nível médio e técnico) e Auxiliar em Administração (nível fundamental). Os vencimentos vão de R$ 1.547,23 a R$ 3.138,70, valores que serão atualizados, conforme tabela disponível no edital (item 2.1.2).
 
As inscrições serão realizadas até 30 de agosto de 2013, exclusivamente no sítio www.fundacaocefetbahia.org.br/ufrb/servidor/concurso.asp. As taxas variam de R$ 45 a R$ 65, a depender do cargo pretendido.
 
As provas para todos os cargos serão aplicadas exclusivamente nos municípios de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, provavelmente no dia 29 de setembro de 2013. Os gabaritos, as questões das provas aplicadas e os resultados de cada uma das etapas serão divulgados pela Fundação CEFETBAHIA a partir do primeiro dia útil após a aplicação das provas e/ou do resultado de cada uma das etapas previstas.
 
Os candidatos ao cargo de Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais ainda passarão por prova prática.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de prorrogação. O edital completo está disponível no Diário Oficial da União de 29 de julho de 2013, seção 3, a partir da página 82, e na página da Fundação CEFETBAHIA.

UFBA lança edital de processo seletivo para docentes

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) divulgou o edital nº 10/2013, de convocação para contratação de docente por tempo determinado.
 
Vagas por unidade e área de formação
As 63 vagas disponíveis estão distribuídas entre as seguintes unidades da instituição:
 
FACULDADE DE ARQUITETURA - Evolução da Arquitetura - 01 vaga; Geometria da Representação - 01 vaga; Tecnologia Aplicada à Arquitetura - 01 vaga;
 
ESCOLA POLITÉCNICA - Engenharia Mecânica - 03 vagas; Engenharia Ambiental - 01 vaga; Construção e Estruturas - 01 vaga;

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - Geologia - 02 vagas; Geofísica - 02 vagas; Oceanografia - 01 vaga;
 
INSTITUTO DE MATEMÁTICA - Ciência da Computação - 01 vaga; Matemática - 01 vaga;
 
INSTITUTO DE QUÍMICA - Química Orgânica - 02 vagas; Química Geral e Inorgânica - 02 vagas;
 
INSTITUTO DE BIOLOGIA - Biologia Geral - 01 vaga; Botânica - 01 vaga; Zoologia - 01 vaga;
 
FACULDADE DE FARMÁCIA - Análises Bromatológicas - 01 vaga; Análises Clínicas e Toxicológicas - 02 vagas;
 
FACULDADE DE ODONTOLOGIA - Odontologia Social e Pediátrica - 02 vagas;
 
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - Ciências da Biofunção - 01 vaga; Ciências da Biorregulação - 02 vagas; Fonoaudiologia - 03 vagas;
 
INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - Saúde Coletiva I - 02 vagas;
 
FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA - Medicina Interna e Apoio Diagnóstico - 01 vaga; Medicina Preventiva e Social -

01 vaga; Neurociências e Saúde Mental - 02 vagas; Patologia e Medicina Legal - 02 vagas; Pediatria - 01 vaga; Saúde da Família - 01 vaga;
 
ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - Anatomia, Patologia e Clínicas Veterinárias - 01 vaga;
 
ESCOLA DE NUTRIÇÃO - Ciência dos Alimentos - 01 vaga; Ciência da Nutrição - 02 vagas;
 
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - Comunicação - 01 vaga;
 
FACULDADE DE DIREITO - Direito Público - 01 vaga;
 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - Educação I - 01 vaga;
 
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - Ciência Política - 01 vaga;
 
INSTITUTO DE PSICOLOGIA - Psicologia - 01 vaga;
 
INSTITUTO DE LETRAS - Letras Românicas - 01 vaga;
 
ESCOLA DE DANÇA - Dança - 01 vaga;
 
Campus Edgard Santos, Barreiras/BA, na Unidade de Ensino: INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - 04 vagas;
 
e Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista/BA, na Unidade de Ensino: INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - 05 vagas.
 
Período de inscrições
De acordo com o edital, as inscrições ocorrem em dois períodos distintos: para o processo seletivo de contratação de docentes por tempo determinado, ocorrerá no período de 26 de agosto a 04 de setembro de 2013; para o processo seletivo simplificado, no período de 05, 06 e 09 de setembro de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 20,00.
 
As informações serão prestadas pelos Departamentos e Coordenações Acadêmicas da Unidade de Ensino a que estiver vinculada a seleção, assim como as inscrições que serão apenas presenciais.
 
O prazo de validade da seleção será de um ano contado a partir da data da publicação do resultado.
 
O edital está publicado no Diário Oficial da União de 23/08/2013, página 85, seção 3.

Concurso UESC (BA)

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na Bahia, disponibilizou o edital n° 156/2013 de concurso público para contratação de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto. O certame oferece 27 vagas nas áreas de Engenharia, Ciência da Computação, Matemática, Estatística, Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia, Geografia, Direito e Filosofia.
 
As inscrições serão realizadas no período de 02 de setembro até as 15h30 de 1º de outubro de 2013, pelo site da UESC www.uesc.br/concurso. A taxa é de R$ 150.
 
O concurso será realizado no Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz e constará de prova escrita, prova didática e prova de títulos. As provas realizar-se-ão em data e local a serem divulgados, oportunamente, por meio da Portaria de Homologação que será disponibilizada no site de inscrições.
 
O prazo de validade do certame é de dois anos, contado a partir da publicação da sua homologação no Diário Oficial do Estado, prorrogável uma única vez, por igual período, a critério da UESC.

Concurso Prefeitura de Pedrão - BA

A Prefeitura de Pedrão, localizada no estado da Bahia, anunciou a realização de concurso público, por meio do edital Nº 01/2013. São ofertadas 143 oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com vencimentos de até R$ 7 mil, por jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos 
Auxiliar de Almoxarifado, Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Infraestrutura, Porteiro, Recepcionista, Motorista – categoria B e D, Guarda Municipal, Agente Administrativo, Eletricista, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Técnico de Enfermagem, Técnico de Vigilância Sanitária, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Classe, Enfermeiro, Médico (PSF e P.A.), Odontológo do PSF, Fisioterapeuta, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Professor Nível I, Psicopedagogo e Professor (Matemática, História, Geografia, Educação Física, Inglês, Língua Portuguesa, Artes e Ciências). 
 
Inscrição, Seleção e Validade 
As inscrições ficarão abertas no período de 19 a 30 de agosto de 2013, na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Rua Renato Valverde, 39, Centro, ou pelo site www.seprod.com.br. As taxas variam de R$ 30 a R$ 80. 
 
A seleção constará de prova objetiva, para todos os cargos, prova prática, para os cargos de Motorista “B” e “D”, e prova de títulos, apenas para os candidatos que concorrem às vagas de nível superior.
 
Segundo o edital, a prova objetiva será aplicada na data prevista de 06 de outubro de 2013. 
 
O certame será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Prefeitura de Buritirama - BA

A Prefeitura de Buritirama, no estado da Bahia, publicou edital nº 01/2013 de concurso público para o provimento de cargos em todos os níveis de escolaridade, a ser executado pela Consultte Projetos e Assessoria LTDA. De acordo com o edital, a remuneração pode chegar a R$ 6.095, por jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
No total, a oferta é de 150 vagas, distribuídas entre os cargos de: Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Motorista Auto Leve - Categoria A/B/C, Motorista Auto Pesado - Categoria D/E, Nutricionista, Bibliotecário, Vigia, Professor NI, Professor de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Inglês, Médico (Clínica Médica e Ginecologista), Nutricionista, Enfermeiro, Técnico de Laboratório, Técnico de Radiologia, Vigia, Recepcionista, Mecânico, Operador de Perfuratriz, Operador de Máquinas Pesadas, Engenheiro Sanitarista, Assistente Social, Psicólogo, Auxiliar Administrativo e Educador Social.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, entre os dias 02 e 13 de setembro de 2013, no site da organizadora www.consulteconcursos.com.br. A taxa de participação varia de R$ 40 a R$ 80. 
 
A seleção contará de prova objetiva e prova de títulos, para todos os cargos, além de prova prática apenas para os candidatos que concorrem às vagas de Motorista e Operador de Máquinas Pesadas. As provas serão realizadas no Município de Buritirama / BA e ocorrerá em data, horário e local a serem publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e por meio da internet, no endereço eletrônico www.consulteconcursos.com.br.
 
O resultado do concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Buritirama. 

Concurso Prefeitura de Vitória da Conquista - BA 2013

A Prefeitura de Vitória da Conquista, terceiro maior município do estado da Bahia, e a organizadora AOCP, divulgaram o edital nº 01/2013 para realização de concurso público, com oferta de 1.148 vagas e remuneração de até R$3.626,16. As oportunidades estão distribuídas entre 86 cargos dos níveis Fundamental, Médio, Técnico e Superior.
 
Cargos
Nos níveis Fundamental e Médio, há vagas para os cargos de Gari, Auxiliar de Obras e Serviços (diversas áreas), Auxiliar de Serviços Gerais (diversas áreas), Oficial de Obras e Serviços (várias especialidades), Operador de Máquinas e Equipamentos, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente de Segurança Patrimonial, Auxiliar Administrativo, Mecânico, Motorista, Agente Administrativo, Agente de Fiscalização, Agente de Trânsito, Agente de Tributos, Assistente Administrativo, Atendente de Sistema de Informação, Atendente Fazendário, Educador Social, Fiscal Sanitário, Instrutor de Artes (diversas áreas), Instrutor de Esportes (diversas modalidades), Instrutor de Música (diversos instrumentos), Mobilizador Social, Monitor Escolar, Oficial de Serviços, Técnico Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Desenhista Técnico, Instrutor de Informática, Mestre de Obras, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico de Nível Médio, Técnico de Saúde Bucal, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Agrimensura, Técnico em Geoprocessamento, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Radiologia, Técnico em Suporte de Redes, Técnico em Suporte e Manutenção de Computadores, Professor Fundamental I – Nível I, Técnico em Tráfego e Transporte e Topógrafo.
 
As vagas de nível Superior são para: Administrador, Advogado, Analista Ambiental, Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Auditor Fiscal, Jornalista, Bibliotecário, Biólogo, Contador, Design Gráfico, Economista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiros (diversas especialidades), Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Fotógrafo, Geógrafo, Geólogo, Médicos (diversas especialidades), Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogos, Pedagogo, Psicólogo, Professores (várias disciplinas), Técnico de Nível Superior, Técnico em Assuntos Culturais,  Técnico Fazendário e Terapeuta Ocupacional.   
 
As inscrições estarão abertas até 13 de setembro de 2013, por meio do site da organizadora AOCP (www.aocp.com.br). As taxas de inscrição custam R$ 42,00, R$ 62,00 ou R$ 102,00, dependendo do cargo pretendido.
 
As provas objetivas para todos os cargos serão aplicadas provavelmente no dia 3 de novembro de 2013. Para alguns dos cargos, ainda haverá a fase de comprovação de experiência, curso introdutório, prova de títulos ou prova prática.
 
O Cartão de Informação do Candidato, contendo informações sobre horários e locais de prova, deverá ser emitido pelos inscritos na página de inscrição. O gabarito preliminar e o caderno de questões serão divulgados um dia após a aplicação da prova objetiva.
 
Edital completo, anexos e retificações: http://www.aocp.com.br/concurso.jsp?id=313

Concurso SENAC do Amapá 2013

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Administração Regional no Amapá - SENAC/AP, abriu edital n° 001/2013 de processo seletivo para ocupação de vagas existentes em seu Quadro Permanente de Pessoal e para a manutenção de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A lotação dos servidores selecionados e contratados será nas unidades nos municípios de Macapá e Santana (Amapá).
 
O processo seletivo, que está sob a responsabilidade da CONED e da Comissão de Processo Seletivo do SENAC/AP, oferece 449 vagas, sendo 47 imediatas e as demais para composição do cadastro reserva. As chances são para Artífice de Manutenção, Jardineiro, Motorista, Porteiro, Auxiliar de Administração, Instrutor (Costureiro, Cabeleireiro, Manicure/Pedicure, Depilação, Garçom, Cozinheiro, Conservação e Zeladoria e Estética), Operador de Caixa, TE - Ciências Contábeis, TE - Ciências da Computação, TE - Psicologia, TE - Qualquer Área, TE: Pedagogia - Supervisão Escolar e demais cargos. O salário oferecido é de até R$ 2.227,00.
 
Para realizar sua inscrição, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.coned.com.br, no período compreendido entre 08 horas do dia 26 de agosto e 23 horas do dia 13 de setembro de 2013. As taxas variam de 55,00, R$ 60,00 e R$ 75,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá as seguintes etapas:
1ª ETAPA: exames de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas, para todos os cargos.

2ª ETAPA: Curso de Formação para os cargos de Instrutor (Costureiro, Cabeleireiro, Manicure/Pedicure, Depilação, Garçom, Cozinheiro, Conservação e Zeladoria e Estética).
 
A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 03 de novembro de 2013, em Macapá. A confirmação da data e a informação sobre horário, local e sala constarão no Cartão de Confirmação da Inscrição.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do SENAC/AP.

Concurso Prefeitura de Ferreira Gomes - AP

A Prefeitura de Ferreira Gomes, no estado do Amapá, torna público a aditivação e a retificação nº 02/2013 ao Edital nº 001/2013 do concurso público, que visa o provimento de 304 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimento básico de até R$ 1.965,02, por jornada de 20 a 40 horas semanais.

Cargo
Motorista Rodoviário, Motorista Marítimo, Merendeira, Servente, Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Agente de Fiscalização Ambiental, Agente de Licenciamento Ambiental, Fiscal de Tributos, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Contabilidade, Técnico em Agropecuária, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Assistente Social, Psicólogo, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Professor, Auxiliar de Disciplina, entre outros cargos detalhados no edital, disponível na íntegra no site www.intelectus-ap.com.br.

Inscrição
A inscrição será recebida no período de 28 de junho a 06 de setembro de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Ferreira Gomes, Av. Hildemar Maia, 281/ com Princesa Isabel. (Ação Social) ou em Macapá na sede da INTELECTUS - Av. Ernestino Borges, 591- Altos – Centro ou por meio do site www.intelectus-ap.com.br e, ainda, nos postos avançados definidos pela Intelectus. A taxa varia de R$ 45 a R$ 65, de acordo com o cargo escolhido.

Seleção e Validade
O concurso constará apenas de prova objetiva, que será aplicada provavelmente nos dias 21 e 22 de setembro de 2013. Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados em até 03 dias de transcorridas as provas e afixados nos principais logradouros do município (Escolas, Câmara municipal e Prefeitura) e no site da Intelectus.

O prazo de validade do concurso público esgotar-se-á em dois anos, a contar da data de publicação do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério administração municipal.

Fundação Josué Montello lança edital de processo seletivo

A Fundação Josué Montello, através do contrato firmado com a Universidade Federal do Maranhão (CT: 007.008.020/2013), abriu edital de Processo Seletivo N° 01/2013, destinado à contratação de 39  profissionais, para o exercício de atividades técnicas especializadas de nível médio e superior, a serem prestadas nos Estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará, pelo prazo de 31 meses em regime celetista.
 
Os salários variam de R$ 2.643,50 e R$ 5.287,00 em carga horária de 44 horas semanais.

Cargos
- Assessores técnicos de Nível Superior para os Estados do MA, TO, PA, PI e CE;
- Assessores técnicos de Nível Médio para o Estado do TO e MA.

Inscrições
As inscrições deverão ser feitas através do site da fundação: www.fjmontello.com.br, no período de 29 de agosto a 02 de setembro de 2013.
 
Seleção
O processo seletivo obedecerá as seguintes etapas: Inscrição; Habilitação: Entrevista; Classificação; Convocação e Contratação. A convocação para entrevista e a divulgação dos resultados será disponibilizada na página: www.fjmontello.com.br.
 
As entrevistas ocorrerão nos dias 10 a 12 de setembro de 2013, no Estado para o qual se inscreveu o candidato, exceto no Estado do Tocantis, onde as entrevistas acontecerão no município de Imperatriz/MA. Os locais das referidas entrevistas serão oportunamente divulgados na página da Fundação Josué Montello.

O resultado final será publicado na data prevista de 18 de setembro de 2013.
 
Validade
O prazo de validado do processo seletivo é de 02 anos, a contar da data da sua publicação, podendo ser prorrogado, 1 (uma) única vez, por igual período, por conveniência do Projeto.

UECE (CE) lança edital de processo seletivo

A Universidade Estadual do Ceará - UECE, lançou edital nº. 17/2013 de processo seletivo para professores de práticas médicas do curso de medicina da entidade. São oferecidas 35 vagas para o cargo de docente com direito à remuneração de até R$ 935,98.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet (www.uece.br/cev), no período de 03 a 10 de setembro de 2013.
 
Para concretizar sua inscrição, os candidatos deverão enviar juntamente com a Ficha de Inscrição, o Modelo de

Currículo devidamente preenchido e assinado para o e-mail da Coordenação do Curso de Medicina
coordenacao.medicina@uece.br.
 
Seleção
A seleção será constituída de entrevista e análise de currículo. As datas e locais de entrevista serão posteriormente divulgadas no site da Universidade Estadual do Ceará - www.uece.br.
 
O resultado final, com a lista dos aprovados, será divulgado no site da UECE.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data de circulação do Diário Oficial do Estado que publicar a Resolução que homologar o resultado da Seleção, prorrogável apenas uma vez, por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado, de 27 de agosto de 2013, pág. 23 a 25.

Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Acaraú - CE abre vagas

O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Acaraú, no Estado do Ceará, publicou edital de processo seletivo nº. 001/2013. O certame está oferecendo 16 vagas para profissionais de nível superior, com salário de até R$ 4.151,67 por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
Do total de vagas previstas neste edital, 5% serão reservadas aos candidatos portadores de deficiências, compatíveis com o exercício da função.
 
Cargos
Psicólogo e Médico especialista (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Oftalmologia, Urologia, Otorrinolaringologia, Cardiologia, Cardiologia/Ergometria, Cardiografia/Ecocardiograma e Mastologia).
 
Inscrição
A inscrição deverá ser efetuada gratuitamente no período de 2 a 13 de setembro de 2013, durante o horário de expediente, ou seja, de 8:00h às 12h e das 13:00h às 17h00, na sede do Consórcio, localizado na  Rua José Otacílio Martins Rocha, S/N, Bairro: Campo de Aviação, Acaraú-CE.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
  • Cópia da identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Diploma de conclusão do ensino médio ou técnico;
  • Certificado de conclusão do curso de formação na área pretendida pelo candidato, , bem como em original declarações ou certidões para comprovação de cursos ou experiências na área para qual o candidato está concorrendo;
  • 02 fotos 3x4 coloridas.
 
Prova
O certame constará de análise de curriculo/documental e entrevista.
 
A Análise Curricular e Documental será realizada na data provável de 16 a 20 de setembro de 2013, pela Comissão Coordenadora da Seleção Pública Simplificada, formada por funcionários do CPSMA.
A entrevista está prevista para ser realizada nos dias 23 e 24 de setembro de 2013.
 
O resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado – DOE e fixado no quadro de avisos do CPSMA.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 12 meses, a contar da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado, de 27 de agosto de 2013, pág. 86 a 90.

Concurso Prefeitura de Nova Brasilândia (MT)

Foi divulgado edital  nº. 001/2013 para realização de concurso público da Prefeitura de Nova Brasilândia, no Estado do Mato Grosso. O concurso oferece 06 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O vencimento varia entre R$ 825,74 e R$ 3.000,00 e carga horária de 40 horas semanais.
 
Do total de vagas oferecidas no concurso e as vagas que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso público, 10% ficarão reservadas aos candidatos portadores de deficiência.
 
Cargos
Eletricista de Instalações, Técnico em Enfermagem, Psicólogo, Advogado, Operador de Máquinas Agrícola e Contador.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período entre 30 de agosto e às 23h de 26 de setembro de 2013, através do site: www.exataplanejamento.com.br.
 
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 25,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Serão disponibilizados computadores para os candidatos que não possuem acesso no endereço localizado na Avenida Vereador Genival Nunes Araújo, 267 - Centro, em Nova Brasilândia - MT no horário de 08h00min as 11h00min e das 13h00 as 17h00min.
 
Prova
O concurso será realizado em 5 etapas, sendo: 1ª etapa - provas objetivas de múltipla escolha, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; 2ª etapa - prova de redação apenas para os cargos de nível superior, de caráter apenas classificatório; 3ª etapa - prova de títulos apenas para os cargos de nível superior, de caráter apenas classificatório; 4ª etapa - prova prática, de caráter eliminatório e classificatório; 5ª etapa - comprovação de requisitos, apresentação de atestado médico e curso específico de formação (quando for o caso), de caráter apenas eliminatório, após a homologação do concurso.
 
As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas, assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis no site www.exataplanejamento.com.br, no mural da Prefeitura de Nova Brasilândia e no Jornal Oficial dos Municípios, disponível no endereço www.amm.org.br, com data prevista para 08 de outubro de 2013, a partir das 16h00min.
 
A prova objetiva e a redação estão previstas para serem realizadas no dia 13 de outubro de 2013, em local e horário a serem divulgados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.exataplanejamento.com.br e no jornal oficial dos Municípios (disponível no site: www.amm.org.br).
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site www.exataplanejamento.com.br, no dia subsequente ao da realização da prova objetiva e no mural da Prefeitura de Nova Brasilândia e no jornal Oficial dos Municípios - www.amm.org.br.
 
A avaliação de títulos, somente para os cargos de nível médio e superior, deverão ser entregues ou enviados via SEDEX, com Aviso de Postagem (AR), para a Comissão Especial para Supervisionar e Acompanhar a realização do Concurso Público, no endereço localizado na Avenida Vereador Genival Nunes Araújo, 267 - Centro - Nova Brasilândia/MT - Centro - CEP: 78.860-000, até o dia 27 de setembro de 2013.
 
A prova prática para os cargos de Operador de Máquinas Agrícola, será realizada na data provável de 13 de outubro de 2013, em locais e horários serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.exataplanejamento.com.br e no jornal oficial dos Municípios (disponível no site: www.amm.org.br).
 
Validade
A validade do concurso público é de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 28 de agosto de 2013, pág. 68 a 82.

IFBA lança edital de processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu edital N° 11/2013 de processo seletivo para contratação de professor temporário. São 70 vagas destinadas aos campi Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.
 
Os vencimentos podem chegar a R$ 2.968,02, mais R$ 373,00 de Auxílio Alimentação. A carga horária varia de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de setembro de 2013, exclusivamente no site www.ifba.edu.br. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00, deve ser efetuado até o dia 13 de setembro.
 
É possível solicitar isenção desta taxa, no período de 28 a 31 de agosto, caso o candidato esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou seja membro de família de baixa renda, de acordo com instruções e normas estabelecidas no edital.
 
O processo seletivo será realizado em uma única etapa constituída de prova de desempenho didático (eliminatória e classificatória) e avaliação de títulos (classificatória).
 
As datas e os locais definitivos para realização dos sorteios e das provas serão divulgados  posteriormente através do sítio www.ifba.edu.br e na portaria do prédio da Reitoria.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, desde que seja conveniente ao IFBA. 

Concurso Prefeitura de Salto da Divisa - MG

A Prefeitura de Salto da Divisa, no estado de Minas Gerais, através da empresa MSM Consultoria e Projetos Ltda, publicou edital N° 001/2013 de concurso público de provas para provimento efetivo de 46 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários são de até R$ 6.000,00 em carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de agente administrativo, assistente social, auxiliar de biblioteca, auxiliar de laboratório, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviços gerais, biblioteconomista/bibliotecário, cirurgião dentista, bioquímico, contador, enfermeiro, farmacêutico, fiscal, fisioterapeuta, médico clínico geral, motorista, nutricionista, operador de máquinas pesadas, psicólogo, técnico de enfermagem, técnico de higiene dental e técnico de radiologia.
 
As inscrições, nos valores de R$ 35,00 a R$ 100,00, estarão abertas entre os dias 1º a 30 de novembro de 2013, no Salto da Divisa, na Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura no horário de 08 às 12 horas no endereço situado à Av. Alziton Peixoto, 72 – Centro - Salto da Divisa/MG, ou pela internet, no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br.
 
O concurso público será realizado em duas etapas, sendo que a primeira etapa consistirá  de provas objetivas de múltipla escolha e prova prática para Operador de Máquinas Pesadas.
 
As provas objetivas de múltipla escolha e as provas práticas serão realizadas no dia 12 de  janeiro de 2014, podendo ser aplicadas no turno matutino ou vespertino nas Escolas do  Município de Salto da Divisa de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de  Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Avenida Alziton  Peixoto, 72 – Centro - Salto da Divisa/MG e no site: www.msmconsultoria.com.br.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 14 de janeiro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de 01 ano, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal), sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no Edital dentro do prazo de validade do certame.

Universidade Federal de Santa Catarina abre processo seletivo

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou edital n° 242/DDP/2013 de processo seletivo com o objetivo de preencher 20 vagas no cargo de Professor. Os salários podem chegar a R$ 4.649,65, em jornadas semanais de 20 ou 40 horas.  
 
As vagas são para os Centros de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências da Educação e para o campus de Curitibanos. A inscrição, no valor de R$ 20, será recebida até 30 de agosto de 2013, nas Secretarias dos respectivos Departamentos e Campus. 
 
O concurso compreenderá prova didática e prova de títulos. O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contado a partir da data de publicação da portaria de homologação do resultado final.
 
Maiores informações no site www.segesp.ufsc.br/concursos/.

Concurso Prefeitura de Sarandi (PR) tem inscrições prorrogadas

Foram publicados os editais 048 e 049/2013 de concurso público da Prefeitura de Sarandi, no estado do Paraná. Há 109 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 7.676,99, mais Gratificação de Produtividade e Desempenho, por carga horária de 20 a 40h semanais. O concurso será executado pelo FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri.

As vagas são para os cargos de Educador Infantil, Professor de Educação Infantil, Professor Magistério, Auxiliar de Serviços Gerais (feminino), Auxiliar de Serviços Gerais (masculino), Engenheiro Florestal, Médico Plantonista Clínico Geral, Médico Plantonista Pediatra e Orientador Social. 10% das vagas oferecidas serão reservadas às pessoas com deficiência.

Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 09 de setembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília (DF). A inscrição poderá ser realizada também na Agência do Trabalhador de Sarandi sito à Rua Salvador Jordano, nº. 548, cidade de Sarandi, Estado do Paraná, no horário compreendido das 7hs30min às 11hs30min e das 13hs às 17hs, em dias úteis.

As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data prevista de 29 de setembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, a partir das 19 horas do primeiro dia útil subsequente a realização da prova objetiva.

O prazo de validade do concurso será de dois  anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso COREN - SP 2013: Edital e Inscrição

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN - SP), por meio da Fundação VUNESP, lançou edital nº 02/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 72 vagas e à formação de cadastro reserva, para profissionais de níveis médio e superior. A remuneração é de até R$ 7.791,00 por jornada de 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Mensageiro, Recepcionista, Telefonista, Agente de Almoxarifado, Agente Administrativo, Técnico em Informática, Técnico em Edificações, Técnico de Som e Imagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente de Laboratório, Simulação Realística, Auxiliar de Fiscalização, Auditor, Auxiliar de Recursos Humanos, Analista de RH, Secretário, Bibliotecário, Designer Gráfico, Analista de Segurança da Informação, Assistente de Comunicação, Contador, Administrador de Banco de Dados, Analista de Sistemas, Analista da Qualidade, Enfermeiro em Educação Permanente, Enfermeiro de Educação, Fiscal e Advogado.
 
As inscrições deverão ser efetuadas no período das 10 horas do dia 02 às 16 horas de 27 de setembro de 2013, exclusivamente, pela internet, no site www.vunesp.com.br. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 95,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A realização da(s) prova(s) está prevista para 10 de novembro de 2013, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações que serão divulgadas acerca deste concurso público, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. A confirmação da data e informações sobre o local e horário de aplicação da(s) prova(s) serão oportunamente divulgados.
 
As provas serão realizadas concomitantemente na cidade de São Paulo, Araçatuba, Botucatu, Campinas, Itapetininga, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos ou em municípios vizinhos.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado.
 
O edital completo, as retificações e demais informações podem ser lidos aqui: http://www.vunesp.com.br/cren1301/