Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Justiça Federal em Pernambuco extingue processo contra Mais Médicos

De acordo com a decisão, o órgão competente para julgar esse tipo de ação seria o STF 
 
A 1ª Vara Federal de Pernambuco extinguiu nesta quarta-feira (28) ação proposta pelo Cremepe (Conselho Regional de Medicina de Pernambuco) questionando o registro provisório dos médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos.
 
O juízo da 1ª Vara Federal de Pernambuco extinguiu o processo sem resolução do mérito, que questionava a constitucionalidade da MP (Medida Provisória) 621, que instituiu o programa.   
 
De acordo com a decisão, o órgão competente para julgar esse tipo de ação seria o STF (Supremo Tribunal Federal), por isso o processo foi extinto. A decisão ressaltou ainda que a MP que criou o Mais Médicos tem força de lei ordinária e, como tal, deve ser observada.  
 
A Justiça Federal em Minas Gerais indeferiu também pedido similar do CRM-MG (Conselho Regional de Medicina de Minas) para que fosse desobrigado de fornecer o registro provisório para médicos estrangeiros que fazem parte do Mais Médicos e não têm o diploma revalidado no Brasil. Com as decisões, os conselhos não poderão negar o registro.
 
Na segunda-feira (26), o governo federal publicou decreto determinando que a carteira provisória dos médicos com diploma estrangeiro que atuarão pelo Mais Médicos deverão trazer mensagem expressa quanto à vedação ao exercício da medicina fora das atividades do programa.  
 
De acordo com o decreto, o registro provisório do "médico intercambista" deverá ser solicitado ao Conselho Regional de Medicina do estado onde o médico atuará.  
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário