Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Pesquisadores britânicos acreditam que o brócolis pode reduzir avanço da artrose

BBC
O brócolis encontrado nos supermercados tem o composto
glucoraphanin, mas em menor quantidade
Tipo de vegetal, enriquecido com nutrientes, está sendo usado em estudo para proteger as articulações
 
Pesquisadores britânicos acreditam que comer uma grande quantidade de brócolis pode diminuir, e até mesmo prevenir, a artrose (também conhecida como osteoartrite).
 
Depois do sucesso de estudos feitos em laboratórios, uma equipe da Universidade de East Anglia, no leste da Inglaterra, está iniciando os testes em humanos.           
           
Testes feitos em células e em ratos mostraram que um composto encontrado no brócolis - que os seres humanos também podem obter a partir da couve de bruxelas e do repolho - bloquearam uma enzima fundamental destrutiva, que causa danos à cartilagem.           
           
Os pesquisadores estão pedindo a 20 pacientes para comer uma dose diária de um brócolis "supercarregado" de nutrientes, conhecido como Beneforte – criado a partir do cruzamento entre o brócolis padrão e um parente selvagem da Sicília.
                         
Superdose
O corpo humano pega esse composto encontrado no vegetal, o glucoraphanin, e o transforma em outro, chamado sulforafano, que parece proteger as articulações.
 
Os voluntários farão a dieta por duas semanas antes de se submeterem a cirurgia para ter seus joelhos artríticos reparados.           
           
Rose Davidson e sua equipe vão examinar o tecido que for removido para ver o impacto, se houver, que o brócolis teve.              
           
Ela disse: "Nós estamos pedindo aos pacientes para comer uma dose diária de 100g do brócolis durante duas semanas. Essa é uma dose normal, de bom tamanho - cerca de um punhado - e é uma quantidade que a maioria das pessoas ficaria feliz em comer todos os dias."
 
Embora seja altamente improvável que essa quantidade seja o suficiente para causar qualquer grande mudança em duas semanas, Davidson espera que seja o suficiente para oferecer alguma evidência de como o "super" brócolis pode beneficiar os seres humanos.
 
"Eu não acredito que vá reparar ou reverter a artrose ... mas pode ser uma maneira de preveni-la", disse ela.       
                  
Sua equipe quer verificar se o sulforafano chegou até a articulação, e se está causando mudanças benéficas nas células.
 
Dieta especial
Outros 20 pacientes, que também serão submetidos à cirurgia de joelho, e que não estão fazendo a dieta, serão utilizados como um grupo de comparação.
 
Alan Silman, da Arthritis Research UK, que está financiando o trabalho de Davidson, disse: "Até agora, pesquisas não conseguiram demonstrar que alimentos ou dietas podem desempenhar qualquer papel em reduzir a progressão da artrose, por isso, se estes resultados puderem ser replicados em humanos , seria um enorme avanço.”
 
"Nós sabemos que praticar exercício, e manter um peso saudável, podem melhorar os sintomas e reduzir as chances da doença progredir, mas a pesquisa adiciona uma nova informação, que diz como uma dieta especial pode desempenhar um papel."
 
Os resultados dos testes feitos em animais encontrados por Davidson estão na publicação científica Arthritis & Rheumatism .
 
Mais de 8,5 milhões de pessoas na Grã-Bretanha têm artrose
 
BBC Brasil/iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário