Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ferramenta cirúrgica melhora tratamento de pacientes com apneia do sono

Obstrução na parte de trás da língua (BOT) pode desempenhar um papel significativo em apneia do sono
Obstrução na parte de trás da língua (BOT) pode desempenhar
 um papel significativo em apneia do sono
Abordagem pode tornar a cirurgia uma opção mais viável para pessoas que sofrem de apneia obstrutiva do sono
 
Pesquisadores da Wayne State University, nos EUA, demonstraram que uma nova ferramenta cirúrgica pode melhorar o tratamento de pacientes com apneia do sono.
 
Os resultados sugerem que a cirurgia robótica transoral (TORS) tem potencial para tornar a cirurgia uma opção mais viável para pessoas que sofrem do distúrbio.
 
A segurança e a tolerabilidade da técnica foram recentemente estabelecidas para a remoção de tumores cancerígenos na parte de trás da garganta.
 
Pacientes com apneia são normalmente tratados com pressão positiva (PAP), que é extremamente segura e muitas vezes eficaz. No entanto, nem todos os pacientes com a condição podem tolerar PAP, que envolve o uso de uma máscara durante o sono que obriga as vias aéreas a ficarem abertas para que possam continuar respirando sem interrupção.
 
Para os pacientes que não toleram PAP, a cirurgia pode ser uma alternativa viável. Um procedimento comum, a uvulopalatofaringoplastia (UPPP), tem como alvo a obstrução ao nível do palato mole, mas só é eficaz em menos de 50% dos casos.
 
Segundo os pesquisadores, a abordagem não funciona para muitos pacientes, pois a obstrução do fluxo de ar pode ocorrer em vários níveis da garganta e a UPPP só aborda o bloqueio no nível do palato mole.
 
"Para ser maximamente eficaz, o cirurgião deve avaliar cada paciente individualmente para identificar o local exato ou os locais de obstrução das vias aéreas e, em seguida, dirigir os tratamentos cirúrgicos para atender a essas obstruções", afirma o pesquisador Ho-Sheng Lin.
 
A obstrução na parte de trás da língua (BOT) pode desempenhar um papel significativo em apneia do sono. Tradicionalmente, o tratamento cirúrgico da obstrução BOT tem sido um desafio, porque é difícil para os médicos visualizarem e operarem naquela região.
 
Usando um dispositivo robótico chamado de Sistema Cirúrgico da Vinci, Lin agora pode obter um melhor acesso à região do BOT de forma segura e precisa para remover o tecido excessivo que causa a obstrução das vias aéreas.
 
No atual estudo, a equipe testou 12 pacientes - nove mulheres e três homens - que foram submetidos à ressecção BOT via TORS.
 
"Apesar de passarem apenas pelo procedimento BOT, os resultados cirúrgicos dos nossos pacientes pareciam semelhantes aos que foram submetidos a BOT além de outras cirurgias das vias aéreas superiores", afirma Lin.
 
Melhorias significativas foram observadas no índice de apneia e hipopneia (IAH) em 75% dos pacientes.
 
Embora os resultados pareçam promissores, Lin afirma que, devido à natureza única de cada pacientes com apneia, assim como ao tamanho pequeno da amostra, é necessário mais trabalho com grupos maiores, a fim de melhor avaliar a eficácia do TORS em pessoas com BOT.
 
isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário